quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Preços aceleram

- Publicidade -

A inflação medida pelo IGP-M acelera para 0,74%, na segunda prévia de junho, segundo a  Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em maio, na segunda leitura, a alta havia sido de 0,01%. Dentre seus componentes, o Índice de Preços ao Produtor Amplo, com peso de 60%, avançou 0,60%, ante deflação de 0,20% no mesmo período do mês passado. A soja em grão pulou de 1,94% para 9,83% e o farelo de soja de 1,12% para 17,27%), o leite in natura (2,87% para 3,99%). Na contramão, as reduções relevantes ficaram com tomate (-13,47% para -19,16%), laranja (-16,13% para -15,93%), cana (-2,61% para -2,30%.

Mobilização

Com exceção dos deliquentes travestidos de manifestantes, o Brail está assistindo a uma grande mobilização contra os baixos investimentos públicos em saúde, educação, segurança e mobilidade. As lideranças políticas estão perplexas com o despertar da cidadania. Já se fala em um custo oficial da Copa de mais 10% chegando a R$ 28 bilhões

Varejo

Os artigos para o lar lideraram as vendas em shopping centers em abril. O segmento que inclui eletrodomésticos, móveis e roupas de cama, mesa e banho tiveram destaque de vendas muito positivo nos shopping com alta de 23,28% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra pesquisa realizada pela TNS Research Internacional, sob encomenda da Abrasce.

Intenção

O brasileiro planeja consumir mais em junho, mostra o indicador da Confederação Nacional do Comércio. A base de comparação fraca levou a uma melhora no índice de intenção de consumo. No entanto, no confronto com igual mês em 2012, o brasileiro ainda está menos disposto a gastar dinheiro com bens duráveis ou não.  Em maio, o indicador mostrava retração de 6,2%.

Crédito

Após dois meses consecutivos de expansão, a procura das empresas por crédito recuou 4,2% em maio, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com maio de 2012, a demanda das empresas por crédito reduziu-se em 9,0% e, no acumulado dos primeiros cinco meses de 2013, a procura por crédito caiu 5,8% frente ao mesmo período do ano passado.

Hora da redefinição

Da mesma forma como a sociedade pressiona para a  redução da idade penal para 16 anos,  a especialista em demografia Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), propõe redefinir o conceito na Lei no 10.741/2003, o Estatuto do Idoso, que completa 10 anos em outubro. A proposta de Ana Amélia é aumentar a idade para 65 anos. Ela lembra que em 1994, a esperança de vida ao nascer da população brasileira foi estimada em 68,1 anos. Entre 1994 e 2011, este indicador aumentou 6,0 anos e, entre 2003 e 2011, 2,8 anos, alcançando 74,1.

Mineração

O governo anuncia o novo marco regulatório para o setor de mineração esperando elevar os investimentos no setor. O Rio Grande do Norte pode se beneficiar da nova legislação.

1

A comitiva empresarial do RN na Alemanha, cumprindo uma programação de nove dias entre Frankfurt, Munique e o estado da Renânia Palatinado, discute o transporte intermodal. Algumas empresas alemãs serão visitadas, como a Juwi AG (energias renováveis), Kalzip GmbH (construção civil), Sketkellerei Schloss Wachenheim AG (logística e bebidas), entre outras.

2

Mais um leilão de frete de milho será realizado amanhã  (20). O contrato prevê a remoção do milho de Mato Grosso do Sul (Sidrolândia e São Gabriel do Oeste) e de Mato Grosso (Sorriso) e a sua entrega para o Nordeste, incluindo Maceió e Palmeira dos Índios, Ceará (Lavras da Mangabeira e Sobral) e Natal. A contratação de transporte é para 12.097 toneladas de milho a granel.

3

Fechada uma parceria entre as três maiores empresas de transporte de contêineres do mundo, incluindo a Maersk Line. Elas concordaram em compartilhar navios em uma tentativa de minimizar prejuízos causados por excesso de capacidade  de diminuição nas taxas de frete. A Maersk Line firmou uma aliança operacional com suas duas maiores rivais, a MSC Mediterran Shipping Company, baseada na Suíça, e a CMA CGM, da França.

Cidades

A etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades acontece hoje e amanhã, realizada pelo Ministério das Cidades, na Estácio Câmara Cascudo, na avenida Alexandrino de Alencar e pretende discutir melhorias para desenvolvimento urbano local. Com o tema “Quem muda a Cidade Somos Nós – Reforma Urbana Já”, a conferência é realizada em parceria com governos, prefeituras e sociedade civil.

Inscrições

Reconhecendo os empreendedores sociais, a Laureate International criou em 2008 o “Prêmio Laureate Brasil”, voltado para jovens entre 18 e 29, de diferentes partes do país, que tenham desenvolvido propostas para mudar a desigualdade social. As inscrições estão prorrogadas até o dia 23 de junho para o recebimento de projetos, com o nome do autor ou de um coautor. Os interessados podem inscrever-se:  www.premiolaureatebrasil.com.br, seja aluno UnP ou não.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas