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Promoções ajudam concessionárias a aquecer vendas

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O número de veículos emplacados no Rio Grande do Norte caiu 6,64% em maio, na comparação com abril, mas, impulsionado pelas condições de financiamento mais favoráveis ao consumidor e por promoções das montadoras, conseguiu se manter em curva de crescimento no acumulado dos primeiros cinco meses do ano. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a  alta, de janeiro a maio, foi de 20,14%, sobre o mesmo período de 2009. O presidente da entidade no estado, Tomás Guimarães Filho, diz que as vendas do setor desaceleraram depois de março, com o fim do IPI reduzido, mas já voltaram a emitir sinais de aquecimento, com o cenário econômico favorável. “Esperamos crescer entre 8% e 10% este ano”.

Número total de emplacamentos no RN chegou a 5.485, 7,78% maior que o de maio de 2009O balanço da Fenabrave leva em conta os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos. De acordo com os dados, o número total de emplacamentos chegou a 5.485, 7,78% maior que o de maio do ano passado. O maior número de emplacamentos no foi registrado no segmento de motos. Ao todo, 2.820 veículos desse tipo foram emplacados nesse período no estado, com crescimento de 16,96% sobre o mesmo mês de 2009. “Esse segmento sofreu muito no ano passado com a crise, mas, com a retomada do crédito, voltou a crescer e deverá continuar nesse ritmo”, diz Filho.

Para o grupo que inclui automóveis e comerciais leves,  o  total de emplacamentos caiu 9,55% em relação a abril, 2,17% na comparação com maio de 2009, mas cresceu 15% de janeiro a maio deste ano. A soma dos emplacamentos de veículos enquadrados nas duas categorias chegou a 2.529, de acordo com o balanço. O diretor comercial das   concessionárias Pontanegra Fiat e Salinas Ford, Marcelo Coutinho diz que os desempenhos negativos estão ligados ao fim do IPI reduzido e ao fato de os consumidores terem antecipado as compras para março e abril, quando ainda havia estoques de produtos com o imposto menor.   

Desde o final de maio, o movimento tem sido, no entanto, de retomada.  Houve crescimento significativo da demanda. “As próprias montadoras perceberam que o consumidor se afastou e começaram a lançar ofertas agressivas”, frisa o executivo.

Ele diz que, na Pontanegra, houve crescimento de 26% nas vendas, na comparação com abril e de quase 30% em relação a maio de 2009. Na Salinas, o movimento foi contrário, com recuo, respectivamente, de 12% e de 5%. “A marca Fiat teve percepção mais rápida do que estava acontecendo no mercado e  soltou a promoção a tempo”, explica. De acordo com ele, para chamar de volta o consumidor às compras, as montadoras têm comercializado carros com preços de antes do aumento do IPI. Mas as promoções variam de acordo com o produto oferecido.

Brasil

Nacionalmente, foram comercializados 405.833 veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários e outros) em maio de 2010, contra 430.279 no mês anterior, uma queda de 5,68%. O saldo do acumulado do ano é, no entanto, positivo, com  aumento de 13,23%, passando de 1.815.027 unidades para 2.055.225, no mesmo período de 2009. “Os números não mostram tendência de queda nas vendas. O setor já esperava estabilização do mercado, pois o ritmo estava acelerado, motivado pela redução da alíquota do IPI e também pelas promoções”, diz Sérgio Reze, presidente da Fenabrave. Na comparação com maio de 2009, o setor cresceu 4,44%.

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