A resenha e a velhinha surda

Publicação: 22/07/17
Em uma espécie de resenha casual em escola da rede estadual de ensino, ocorrida na quinta-feira (20), professores procuravam saber sobre os critérios estabelecidos pelo Governo do Estado para determinar os pagamentos dos servidores até um limite de 4 mil reais. Na oportunidade, não se teve uma resposta satisfatória, e o mesmo aconteceu com outros questionamentos dos educadores. Vejo, nesse exemplo extraído do cotidiano escolar, uma comunicação governamental próxima de zero. Percebi, na mesma conversa de professores, que a imagem do Governo do Estado caminha numa escala preocupante, semelhante até aquela história do telefone sem fio, das brincadeiras infantis. Fala-se uma palavra chave aqui, mas quando chega lá no final da fila ela chega totalmente diferente. No meu tempo de grupo de jovens paroquial isso era conhecido como a história de velhinha surda.

Convocação de docentes A Secretaria da Educação do RN convoca mais 208 professores para compor o quadro efetivo da rede estadual de ensino. São educadores de pedagogia, arte, arte-música, libras, educação física, ensino religioso, física, geografia, história, espanhol, inglês, português, matemática, química, biologia, sociologia e filosofia que atuarão nas 16 Diretorias Regionais de Educação e da Cultura.
 
Prêmio de melhor artigo O professor Itamir de Morais Barroca Filho (Instituto Metrópole Digital) foi contemplado no best paper award (prêmio de melhor artigo), da 17th International Conference on Computational Science and Its Applications, em Trieste, na Itália, com o trabalho intitulado: “A healthcare platform Iot-based to integrate patientes, physicians and ambulance services”. Além do título de best paper, Itamir recebeu do ICCSA and Future Internet - open access journal um prêmio no valor de EUR500.00.

Sem verba
No Rio Grande do Norte quem vai sentir mesmo o corte de verbas destinadas ao segmento educacional no atual governo (falam em torno dos 40%) será o sistema IFs - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com certeza. Problema é que tem demanda nova, criou-se diversas unidades de ensino na era petista, e agora precisa de mais recursos para continuação das atividades. Além do campus central em Natal, o IFRN possui mais 19 unidades de ensino.

Em busca de talento

A Fundação Estudar realiza no dia 31 de julho, em São Paulo, a Conferência Na Prática Gestão Empresarial, evento gratuito destinado a universitários e recém-formados. O encontro será inteiramente focado na área de gestão empresarial, a fim de conectar os jovens com diferentes organizações e apresentá-los aos diferentes mercados e funções do setor. A Conferência contará com a presença de empresas dos mais variados segmentos, como varejo, tecnologia, infraestrutura, bens de consumo, consultoria, educação, saúde, serviços e terceiro setor.

Material didático para estudos

Publicação: 15/07/17
Os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos têm à disposição material de apoio para os estudos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece, em sua página na internet, livros com conteúdos voltados para quem pretende a certificação, tanto do ensino fundamental como do ensino médio. Também há material destinado aos professores.  O material disponível pode ser utilizado como apoio durante os estudos para a certificação. Os conteúdos são estruturados de forma a atender o público que vai fazer o exame. Os livros podem ser utilizados individualmente ou com orientação de professor em sala de aula.

Curso técnico Alunos regularmente matriculado no ensino médio da rede estadual de ensino têm até 2 de agosto para realização de matrículas em cursos técnicos ofertados através da Escola Agrícola de Jundiaí (UFRN). São ofertadas 700 distribuídas em 25 cursos técnicos executados em 13 municípios do RN.

Receita produzida na escola
Fique atento que a merenda de sua escola pode ser selecionada para o concurso de melhor receita produzida nas escolas do RN. O objetivo é valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na promoção de uma alimentação saudável e adequada no ambiente escolar. Serão selecionadas as cinco melhores receitas servidas nas escolas públicas de educação básica em todo o país, uma por região, e os campeões receberão um prêmio de R$ 4.800 e uma viagem internacional. Quem sabe que a melhor seja a sua.

Avaliação escolar

Terminando o prazo para escolas particulares aderirem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica deste ano. O Saeb verifica o desempenho das escolas no Brasil e este é o primeiro ano em que fica aberto às instituições privadas, com participação facultativa. As escolas participantes, que cumprirem os critérios determinados, terão o cálculo de seu Ideb, antes restrito às escolas públicas. O indicador é divulgado a cada dois anos, e combina resultados do Saeb com os dados do censo escolar.

Seleção de professores
Associação Nova Escola está com processo seletivo aberto para professores interessados em produzir planos de aula de matemática para turmas do ensino fundamental. Os docentes interessados participarão de uma viagem de formação e serão remunerados pelo trabalho. As inscrições vão até dia 31 de julho, mais informações no site da entidade.

Projeto QueroAprender

Publicação: 08/07/17
Alunos de escolas estaduais interessados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm mais uma opção de estudo na praça: Trata-se do Projeto #QueroAprender oferecido pela Secretaria Estadual de Educação. Com apoio de professores, será programada uma série de aulões para o estudante tirar dúvidas e aprender novos conteúdos. O primeiro aulão é destinado para clientela da 1ª Diretoria Regional de Educação (Natal e Macaíba) e acontece no próximo sábado (15), no auditório do Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, em Ponta Negra.

E tem mais O aulão abordará todas as áreas de conhecimento que são cobradas no ENEM, sendo elas: Ciências da Natureza e suas tecnologias, onde os alunos poderão discutir as matérias de química, física, biologia, energia e preservação ambiental; Ciências Humanas e suas tecnologias, que inclui debates sobre história, sociologia, geografia e filosofia. Outra área que será abordada será Linguagens e Códigos, que inclui português, literatura, artes, educação física e línguas (inglês e espanhol) e a Matemática. Os organizadores esperam 3 mil alunos nos aulões.

Colégio Diocesano de Caicó
As festividades dos 75 anos do Colégio Diocesano Seridoense, em Caicó, serão comemoradas durante a tradicional Festa do Ex-aluno, que sempre ocorre durante a Festa de Sant’Ana, padroeira da cidade. No sábado (22), o festejo iniciará com missa, na Igreja de São José, às 09 horas, celebrada pelo bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos. A programação segue com as aulas da saudade das turmas homenageadas: 50 anos de conclusão (1967), 20 anos (1997) e 10 anos (2007). O churrasco de confraternização começa ao meio dia.

Lápis de Cor

A Colônia de Férias da Escola Lápis de Cor prossegue até sexta-feira (14), com uma série de atividades como oficinas de fotografia, culinária, de desenvolvimento de games 2D, skate, yoga, música, arte circense e artes plásticas. Acontece também workshop de empreendedorismo e eventos noturnos, como o Sleep Over Night e o Disco Night. Legal.
 
Superdotação

 A superdotação é tema de curso em Natal pela Faculdade UNINASSAU neste sábado (08), das 8h30 às 17h30. Embora, essas habilidades fossem vistas de forma benéfica há alguns anos, se as crianças não forem acompanhadas de maneira adequada, a alta habilidade pode levar a alterações no humor, desinteresse por algumas áreas do conhecimento e comportamento antissocial. Jackeline Martins, especialista em Psicopedagogia com Habilitação em Educação Especial, explica que a superdotação costuma ser identificada nos primeiros anos escolares.

Estudo sobre salário de professor

Publicação: 24/06/17
Tadeu Oliveira

Engana-se quem imagina que professor do ensino básico em escola particular tem melhor salário que os da rede pública de ensino. Estudo recente, referente ao ano de 2014, sobre a remuneração média dos professores em exercício na educação básica mostra essa situação.

Os dados divulgado pelo Inep revelam que a maior remuneração é dos professores da rede federal de ensino que atuam, prioritariamente, no ensino médio. A rede municipal, 45 vezes maior que a federal, paga menos da metade. E a rede privada tem os salários mais baixos.

E tem mais Além disso, segundo o estudo, existem disparidades regionais e inter-regionais na remuneração de professores. Apesar das redes de ensino serem distintas, há casos de estados em que os professores trabalham 20 horas semanais e, mesmo assim, têm remuneração maior que professores com carga de 40 horas semanais, apesar de existir o piso nacional.

Matemática 

O gabarito da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) deste ano foi divulgado juntamente com a íntegra dos cadernos de provas. O material pode ser consultado no site da Obmep. As provas foram realizadas no dia 6 de junho e a segunda fase está programada para 16 de setembro. A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada no dia 11 de agosto, no site. A novidade desta edição é que a competição também foi aberta para estudantes das escolas particulares.

Superação

Parte da história de vida e superação do jovem Welesson Almeida é contada no programa Encontro, apresentado pela jornalista Fátima Bernardes. Ele ganhou destaque na mídia por assumir vaga de professor do magistério público estadual no Rio Grande do Norte aos 21 anos de idade. Morador da zona rural no município de Santana do Mato, Welesson encontrou dificuldade para frequentar curso superior em Assú e hoje ser docente titular da disciplina de geografia.

Concurso para professores

 A Faculdade UNINASSAU Natal está com 50 vagas abertas para professores com títulos de mestres ou doutores em diversas Graduações e Graduações Tecnológicas, para disciplinas nas áreas de Humanas, Saúde e Tecnologia. Os interessados devem enviar o Currículo Lattes atualizado para os e-mails das respectivas coordenações até amanhã, dia 25

Mostra de robótica em Natal

Publicação: 17/06/17
A 15ª Mostra de Robótica Roboeduc, acontece hoje, 17 de junho, a partir das 14h, em Natal (RN). Com mais de 150 apresentações de alunos, a tarde promete unir muita criatividade e conhecimento científico. A ação marca a finalização das atividades do primeiro semestre na escola e conta com projetos assinados por crianças a partir de três anos de idade. O evento, voltado para alunos e pais, também é aberto ao público que deseja conhecer de perto atividades ligadas a esse universo e interagir de maneira mais dinâmica e didática com a robótica.

E tem mais Para aqueles que ainda não fazem robótica, mas têm interesse em saber como a escola funciona, a Roboeduc realizará, entre os dias 26 de junho e 14 de julho, mais uma colônia de férias para crianças e adolescentes. Com uma equipe de pedagogos e professores, a programação conta com oficinas de montagem de robôs, gincanas, competições de robótica, brincadeiras com vídeos, recreação e muito mais. A proposta é proporcionar a junção de lazer e educação, estimulando o desenvolvimento da criança.

Qualificação profissional
A Faculdade Uninassau está com inscrições abertas para 6.400 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Trata-se do Projeto Capacita que será realizado no próximo mês nas unidades de Natal e Parnamirim. Os cursos - com carga horária entre duas e quatro horas - abrangem temas das áreas de Saúde, Direito, Tecnologia, Educação e Negócios. As primeiras capacitações começam no dia 05 de julho. O Capacita é uma atividade de Responsabilidade Social realizada semestralmente pela Faculdade com o objetivo de levar cursos rápidos e de qualidade para a população.

Tradição e reflexão Momento que antecede recesso escolar agora no meio do ano, acontecem as tradicionais festas juninas nas escolas, marcantes da região nordestina. São memoráveis celebrações típicas em quase todas unidades de ensino da capital e interior. Pura oportunidade para alunos da educação básica conhecerem mais os costumes rurais que, com o passar do tempo, foram ficando esquecidos. O ser humano não pode ficar muito longe meio rural, sem conviver. O professor pode trabalhar toda essa situação em sala de aula, não deixar apenas para a culinária, as danças e brincadeiras. Mãos à obra.
 
Prêmio de jornalismo Jornalistas de todo o Brasil ganharam um tempo extra para participar da edição 2017 do Prêmio Estácio de Jornalismo. As reportagens veiculadas no país entre 11 de junho de 2016 e 10 junho de 2017, que tenham o Ensino Superior como tema central, poderão ser enviadas até o dia 25 de junho de 2017. Cada concorrente poderá inscrever até 5 (cinco) reportagens. A premiação irá distribuir R$ 125 mil para as melhores matérias do ano produzidas sobre o tema.