Sisu abre consulta de vaga

Publicação: 16/12/17
Tadeu Oliveira
tadeuoliveira@tribunadonorte.com.br

O Ministério da Educação liberou o acesso à consulta de vagas a serem oferecidas na primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No total, são 239.601 oportunidades em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. As inscrições, feitas exclusivamente pela internet, começam em 29 de janeiro e vão até 1º de fevereiro.

Com base na nota do Enem
O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Enem 2017 e obtido nota acima de zero na prova de redação.

Crise nas universidades
A famosa Universidade Metodista de São Paulo, referência em educação na região do ABC paulista, demitiu esta semana cerca de 50 professores, mestres e doutores, das três unidades localizadas na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Dentre os cursos afetados estão a graduação e a pós-graduação (mestrado e doutorado) de Administração, Psicologia, Ciências da Religião e Comunicação Social, um dos mais atingidos pelas mudanças. O curso de pós-graduação em Comunicação Social, que faz 40 anos em 2018 e é referência em pesquisa científica na área, foi praticamente desmontado após as demissões. A Instituição alega corte de gastos e perda de 3 mil alunos para justificar as demissões.

Conteúdo educacional
O Instituto NET Claro Embratel, responsável pelas iniciativas de responsabilidade social das três marcas, anuncia o lançamento de um portal de conteúdo voltado para as áreas de Educação, Cultura e Cidadania. O novo site permite mais interatividade e engajamento dos visitantes em ações realizadas nas cidades, apresenta os projetos da instituição e ainda traz conteúdos como planos de aula, vídeos e podcasts, além de ferramentas que facilitam a acessibilidade. Na parte de Educação, é possível acessar planos de aula, matérias e vídeos explicativos que amplificam a experiência educativa. Já na seção de Cultura, os visitantes poderão conhecer os projetos que promovem a inclusão social por meio do conhecimento.

Avaliadores
Até a próxima segunda-feira, 18, os docentes da educação superior com cadastro no e-MEC podem manifestar interesse em integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. As inscrições devem ser feitas por um formulário elaborado pela Diretoria de Educação Superior e disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Oferta de vagas
A solicitação de vagas para estudantes que desejem ingressar na rede estadual de ensino começa em 26 de janeiro. Os responsáveis deverão acessar o SIGEduc, preencher a solicitação de matrícula de acordo com a disponibilidade das vagas remanescentes e buscar a escola escolhida, em no máximo cinco dias, para efetivação da matrícula. A oferta de novas vagas seguirá até 9 de fevereiro. Caso não apareça indicativo de greve dos professores, ano letivo deve começar cedo, em 19 de fevereiro.

Programa de estágio
Até o dia 7 de janeiro, universitários podem se inscrever para o processo seletivo gamificado do McDonald's. Esta é a segunda vez que a rede utiliza dinâmicas de jogos para selecionar candidatos para o seu programa de estágio. Os candidatos serão convidados a participar de um desafio online e receberão uma pontuação para posicioná-los no ranking. Para concorrer, o estudante deve ter com previsão de formação entre Julho/2019 a Julho/2020.


Mostra de robótica aborda biomas

Publicação: 09/12/17
Tadeu Oliveira
tadeuoliveira@tribunadonorte.com.br

Neste final de semana, a Escola Roboeduc realiza a sua 16ª Mostra de Robótica. O evento, que marca o fim do ano letivo na unidade de ensino, conta com cerca de 120 apresentações e permanece aberto ao público das 9h às 12h. Este ano, o tema abordado pelos alunos são os espaços geográficos conhecidos como Biomas. Orientados pelos professores, durante todo o segundo semestre de 2017, os alunos da Roboeduc colocaram a mão na massa e construíram seus próprios robôs. Muito trabalho e estudo em equipe resultam nesta grande apresentação. Na exposição, os visitantes vão poder interagir com os robôs criados pelos alunos. Cada turma conta com dois kits de robótica para fazer suas criações, que podem ser NXT, EV3, Moss, pETe e arduino. De acordo com o pedagogo da escola, Eronilson Angelo da Silva, a programação é um incentivo a criatividade e desenvolve o conhecimento científico dos alunos. “A Mostra estimula o planejamento e a execução dos projetos. Assim, estamos trabalhando tanto as habilidades, como atitudes investigativas”, explica. Vá lá, a mostra começa hoje.

Membro titular da ABC
Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgou na quarta-feira (6), o resultado das eleições para novos membros titulares, correspondentes e afiliados. O professor José Renan de Medeiros, do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, será membro titular da área de Ciências Físicas da ABC, com posse prevista para 2018. Podem se tornar titulares os cientistas radicados no Brasil há mais de 10 anos e que apresentem destacada atuação científica. Atualmente, José Renan é membro titular do Conselho Científico do Instituto Internacional de Física de Natal e coordenador geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos do Espaço.

Gestão escolar
A entrega do Prêmio Gestão Escolar 2017, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ocorreu na segunda-feira (4), em Bonito (MS). A vencedora foi a escola de ensino fundamental “Mont Alverne”, de Ituporanga (SC), com um projeto de gestão pedagógica participativa, que envolve pais e comunidade no planejamento das ações da escola. Outro exemplo de boa prática de gestão do trabalho vencedor foi a revitalização da biblioteca, que passou a ter um cantinho da leitura. Além disso, a escola passou a realizar uma avaliação institucional, para verificar como os pais e comunidade escolar estão percebendo a escola. Bom exemplo.

Mente inovadora 1
O professor Jonathan Ferreira, da escola estadual Professor Luís Soares, localizada em Natal, conquistou o primeiro lugar entre as práticas exitosas do programa MenteInovadora, realizado pela Secretaria de Educação do RN, em parceria com o grupo Mind Lab. O resultado foi divulgado durante o seminário de boas práticas realizado na quarta-feira (6) no auditório Angélica Moura, na sede da SEEC. Defendendo o projeto Plano Cartesiano e Moonwalk, o professor levou para sala de aula uma nova forma de estudar a relação dos eixos cartesianos utilizando os jogos do programa MenteInovadora.

Mente inovadora 2
Vencedor do programa “MenteInovadira”, o professor da Escola Estadual Luís Soares, Jonathan Ferreira vai representar o RN no 1º Encontro Nacional de Professores Aplicadores da Metodologia, na sede da Mind Lab, em São Paulo, no dia 15 de janeiro de 2018.  Na ocasião, cada estado irá apresentar a sua atividade premiada e haverá uma troca de experiências entre os participantes.

Vaga para novatos
A solicitação de vagas para estudantes que desejem ingressar na rede estadual de ensino começa em 26 de janeiro. Os responsáveis deverão acessar o SIGEduc, preencher a solicitação de matrícula de acordo com a disponibilidade das vagas remanescentes e buscar a escola escolhida, em no máximo cinco dias, para efetivação da matrícula. A oferta de novas vagas seguirá até o dia 9 de fevereiro de 2018.


Perfeita relação família e escola

Publicação: 02/12/17
Tadeu Oliveira
tadeuoliveira@tribunadonorte.com.br

Focado na história de Marlon Baracho de Oliveira, personagem de matéria publicada aqui mesmo na Coluna Anote, tenho mais segurança para afirmar que a união entre escola e comunidade fortalece o ensino e aprendizagem em sala de aula.

Cada vez mais que o ambiente escolar abre suas portas aos acontecimentos diário dos discentes, mais são fortalecidas as práticas educacionais. É assim que acontece em Cruzeta e é assim que devia acontecer em todo o país.

Quem mostra o caminho da escola é a família. Enumeras pesquisas apontam para o papel das famílias na melhoria da qualidade da educação nas escolas e de seus filhos. Estudo tem destacado que a educação da mãe é fator importante para o melhor nível da educação dos filhos. Quero acredita nisso.

Para o entendimento de Marlon Baracho, um garoto de apenas 15 anos, aluno de escola pública, em Cruzeta(RN) e conquistador de medalhas de ouro, a escola começa em sua casa. Com simplicidade, ele fala da convivência familiar e comunitária - pai, mãe, avô, professores, amigos - para melhoria de seus estudos e facilidade com ensino da matemática.

Eu não quero ampliar o discurso que o menino fala sobre escola para criação de gênios, mas para formação de cidadãos. Todo conteúdo de aprendizagem começa na coletividade para chegar à escola.

Conexão Felipe Camarão
O projeto educacional Conexão Felpe Camarão está celebrando mais um ano de atividade através do seu evento: Conexão Brasil. Na manhã de hoje, sábado (2), a partir das 8h, no parque das Dunas, acontece o Encontro de Capoeiras, seguindo do Encontro de Rebecas, e para finalizar a manhã, o espetáculo Conexão Brasil, com apresentação dos Flaustistas, do Quarteto Babini, Orquestra da Escola de Violino do IFRN e o Conexão Percussiva, do professor Samir Tarik e Conexão Felipe Camarão. O projeto conta com patrocínio da Cosern e parceiros.

Respostas para o Amanhã
Está aberto o período de votação online da 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Nessa etapa, os 25 projetos vencedores regionais podem ser avaliados pelo público geral, que encontra na página oficial do programa a descrição detalhada de cada trabalho, com os vídeos e as propostas desenvolvidas pelos alunos e professores. Para votar, basta acessar, até dia 3 de dezembro, o site do projeto. Os cinco vídeos mais votados serão considerados vencedores pelo Júri Popular, em cerimônia, que acontecerá em São Paulo, no dia 5 de dezembro. O programa tem como objetivo estimular jovens, estudantes do ensino médio de escolas públicas em todo o país, a assumirem posições protagonistas na sociedade, empregando os conhecimentos de disciplinas como Ciências, Matemática, Física e Biologia, para propor soluções às necessidades de suas comunidades.

Outro tenente
Numa boa reportagem na TV Rocord sobre a presença da estudante de Tenente Laurentino, Maria Luísa Baracho, em Brasília, representado o RN no projeto “Jovem Senador”, o Senador José Agripino disse que a representante potiguar era da cidade de “Tenente Ananias”. Luísa Baracho e mais 26 alunos estudantes de todos os estados estiveram no plenário e diversos setores do Senado Federal. Agripino elogiou a iniciativa e a menina de Ten. Laurentino.

Quero Aprender
Criado para contribuir nos estudos dos alunos da Rede Estadual de Educação, o Projeto #QueroAprender continuará, mesmo no período de férias, com a sua plataforma de estudos disponível, contendo conteúdos não somente de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, mas úteis, também, para revisão por parte dos estudantes mais atentos. Português, matemática, inglês, espanhol, artes, redação, física, componentes curriculares cobrados no exame, são algumas das áreas que a equipe de professores envolvidos no projeto vem dedicando atenções.

Narrativas do Silêncio
Uma oficina básica de fotografia para pessoas surdas, totalmente traduzida em Libras, será ministrada entre os dias 04 a 08 deste mês, das 18h30 às 20h30, no IFRN , dentro do projeto Narrativas do Silêncio. As inscrições para a oficina de fotografia em Libras são gratuitas, podendo ser feitas por celular ou presencialmente, na Associação dos Surdos, no Centro SUVAG e na Associação dos Surdos de Parnamirim.


Nova forma de aprendizado

Publicação: 25/11/17
Tadeu Oliveira
tadeuoliveira@tribunadonorte.com.br

De acordo com informações da assessoria do Eniac, uma instituição de ensino que tem como premissa utilizar a inovação tecnológica a serviço da aprendizagem, educar estudantes que têm acessos a qualquer informação por meio de um computador ou smartphone é um grande desafio para os profissionais da educação. Este é o caso da Geração Alpha, composta por pessoas nascidas após 2010 e que tem contato com a tecnologia desde o nascimento. Mais do que saber “tudo” sobre qualquer assunto, o grupo do futuro se preocupa em descobrir onde obter a informação certa e como colocá-la em prática de forma efetiva. Mas, de que forma o ensino precisa se adequar para agregar valor na vida escolar e acadêmica da nova geração? De acordo com Daniel Serrano, professor do Centro Universitário Eniac, “as instituições de ensino não podem romper a realidade e dividir a vida das crianças entre os momentos pessoais e os didáticos. A tecnologia que os acompanha no dia a dia é utilizada, também, no ensino. Não é uma questão de escolher entre um projeto didático ou tecnológico, mas sim, acrescentar a tecnologia aos projetos didáticos”.

Novidades
O Complexo Educacional Contemporâneo inaugurou, nesta semana, o YouTube Studio, um espaço para produção de vídeos por parte dos estudantes, baseado na troca de conhecimento. A ideia da escola é aproveitar o interesse dos jovens pelos youtubers para difundir conteúdos didáticos. A novidade conta com equipamentos para gravação e edição de vídeos e veio acompanhada do Google Lounge, ambiente descolado e pensado para estimular o uso de ferramentas educacionais online.

Renovação do Fies segue até dia 30
Boa notícia para os estudantes que ainda não concluíram a renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): o prazo do segundo semestre de 2017 foi prorrogado para 30 de novembro. Adotada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, a medida tem como finalidade permitir que todos os alunos beneficiados pelo Fies possam fazer o aditamento. “É importante que os estudantes realizem suas renovações de contrato até o dia 30, pois esta será a última prorrogação do ano”, adverte o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro. Anteriormente estabelecido em 31 de outubro, esse prazo foi estendido para 20 de novembro e, agora, representa a última chance para os interessados em garantir a continuidade do financiamento. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre.

A cinco dias da aplicação 2017, 78,4% dos inscritos já preencheram o questionário do estudante. Este é um requisito para acesso ao cartão de confirmação da inscrição, documento com informações sobre o local de prova, horários e atendimentos especiais aprovados, no caso de quem solicitou.

Enade
As provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) serão aplicadas neste domingo (26) às 13h30 (horário de Brasília), para 537.260 concluintes da educação superior em todo o país. Nesta edição, o exame vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistemas de informação; dos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química; e dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes.

Viagem pedagógica
Os alunos da Escola Estadual Maria Arioene de Souza, em Campo Redondo, participaram de uma viagem pedagógica ao histórico município de Areia, na Paraíba. Participaram cem estudantes, a direção da Escola e os professores. A viagem pedagógica no começo deste mês contou com aulas de campo em visitas ao Engenho Triunfo; ao Museu do Brejo Paraibano dentro da UFPB; a Trilha do Cumbe; a primeira Igreja Católica de Negros da Paraíba; ao primeiro teatro paraibano; e ao Museu do pintor Pedro Américo.


“Pedagogia da selfie”

Publicação: 18/11/17
Tadeu Oliveira
tadeuoliveira@tribunadonorte.com.br

Imagens de caras e bocas em redes sociais testemunham idas e vindas de gestores educacionais para realizações de cursos, palestras, seminários e etc e tal no exterior e em outros estados brasileiros, longe da sofrida encosta potiguar. Na história do Brasil nunca ouvi falar em quantidade de eventos destinados ao pessoal do segmento educacional. É embarque e desembarque quase diário.

Educação de bagagem
Caso dependesse exclusivamente de voos, check-in, marcação de passagens e ponte aérea a educação potiguar estava no sétimo céu, em céu de brigadeiro, por causa do destino e conteúdo de seus gestores. Porém  lembro da letra da música de Chico Buarque e Franci Hime “Meu Caro Amigo”: Mas o que quero lhe dizer é que a coisa aqui tá preta.

Prêmio para Major Sales
Na última terça-feira (14), aconteceu em Recife a etapa regional do Prêmio Itaú-Unicef, iniciativa que busca reconhecer e estimular as boas parcerias entre organizações da sociedade civil e escolas públicas no desenvolvimento de ações de educação integral que ampliem tempo, espaços e conteúdo de aprendizagem para crianças e adolescentes. Nesta etapa foram selecionadas as quatro parcerias premiadas do Nordeste, totalizando 32, que receberam R$ 20 mil, tanto a OSC como a escola. Entre os premiados está o projeto “Circulando a Cultura na Escola”, parceria de três anos entre a Associação Comunitária Sociocultural de Major Sales e a Escola Municipal Antônio José da Rocha.

Premiação nacional
A parceria concorrerá agora à premiação nacional, que será no 11 de dezembro, no auditório Ibirapuera em São Paulo, quando serão anunciadas as quatro parcerias premiadas nacionais (uma de cada porte orçamentário) e organização e a escola receberão mais R$ 100 mil cada uma. Vamos continua na torcida para Escola Antônio José da Rocha, em Major Sales e registrando aqui os acontecimentos.

Não esquecer
Os estudantes que ainda não concluíram a renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos, pois o prazo final termina nesta segunda-feira, 20 de novembro.

Filme
Nos últimos dias repercutiram nas redes sociais um vídeo com comentários pessoais do jornalista William Waack e o preconceito racial ganhou espaço e destaque com a tag #coisadepreto. Diante da polêmica e da necessidade de ampliar a discussão do tema, o projeto Direito ao Cinema da Estácio, exibe o longa “Estrelas Além do Tempo” – chamado de Hidden Fugures originalmente. A sessão acontece hoje, sábado (18), logo mais às 9h, na Estácio Alexandrino.

Superação da violência
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu um tema muito bom para Campanha da Fraternidade do próximo ano ser trabalhada pelo professor em sala de aula: “Fraternidade e Superação da violência. A campanha terá início após o carnaval, na quarta-feira de cinza. É assunto especifico para atividades com alunos do ensino fundamental e ensino médio, pode anotar e pesquisar.

Exame de OAB
Neste domingo (19), milhares de estudantes testam seus conhecimentos na primeira fase do XXIX Exame da Ordem. Serão 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. A 2ª fase (prova prático-profissional) será realizada no dia 21 de janeiro de 2018. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharéis e estudantes de Direito dos dois últimos semestres da graduação. A aprovação no Exame é requisito obrigatório para entrada no quadro da OAB como advogado.