Biosev abre inscrições para trainne

Publicação: 14/01/17
A Biosev, segunda maior processadora global de cana-de-açúcar, prorrogou as inscrições para o Programa de Trainee 2017 na unidade Estivas, localiza no município de Ares (RN). O prazo para confirmar a participação foi estendido e vai até a próxima sexta-feira, dia  20 de janeiro.

E tem mais Em sua unidade Potiguar, a Biosev busca profissionais para atuar na área Agrícola, em manutenção automotiva com o curso de Engenharia Mecânica, e na área Industrial, nos processo e fabricação de açúcar para os cursos de engenharias Química, Industrial, Produção e Produção Industrial. A companhia busca profissionais formados entre dezembro de 2013 e dezembro de 2016 e também possui oportunidades em operações localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O programa, que começa em abril e terá duração de dezoito meses, se divide em três etapas. O jovem passará os primeiros três meses por integração e job rotation nos diversos processos agroindustriais. Nos seis meses seguintes, o profissional irá aprofundar conhecimentos e habilidades na área de escolha, ao mesmo tempo em que desenvolve um projeto de melhoria de processos. Na etapa final, o trainee será preparado para assumir a nova função, mais próxima da operação. Durante o processo, eles serão acompanhados por tutores das respectivas áreas e profissionais de Recursos Humanos, passando por avaliações periódicas.

Escola de Trânsito
O Detran/RN formou a primeira turma da Escola Pública de Trânsito (Eptran), criada pelo Órgão no final do mês de novembro do ano passado. A capacitação foi direcionada a Vistoria Veicular e aperfeiçoou 63 servidores do Detran e da Polícia Militar com o intuito de aprimorar o conhecimento nas áreas de identificação de veículos, propondo inibir a falsificação, a clonagem de automotores e maximizar o serviço de vistoria veicular realizado no âmbito do Departamento.
 
Open Planet
Natal agora é sede da primeira unidade da Escola de Tecnologia Open Planet. A escola é especializada no ensino de programação, robótica e desenvolvimento de games para crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos. Seja bem vinda ao mercado potiguar.


Sermão de ano novo

Publicação: 31/12/16
O homem é o único animal que não aprende sozinho, sem ser ensinado, aprende nada. Segundo Paulo Freire, ”ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho”.

Roboeduc
Aprender brincando, explorar o raciocínio lógico e estimular a criatividade, foco e concentração. Essas são algumas das propostas da Roboeduc, 1ª escola de programação e robótica de Natal, que está com matrículas abertas para novas turmas em 2017. As aulas serão iniciadas em 23 de janeiro e restam poucas vagas. As aulas serão ministradas de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 11h30 e de 14h30 às 17h30, de uma a duas vezes por semana. A escola é dividida em quatro níveis de ensino, atendendo com eficiência crianças em todas as faixas etárias.
 
Trilhas Potiguares
Cidades com até 15 mil habitantes e interessados em receber o program Trilhas Potiguares têm até 24 de fevereiro para fazer a inscrição: trilhaspotiguares.ufrn.br

Recorro ao professor
Paulo Freire para fazer meu sermão de ano novo na data que o calendário marca o último dia do ano.  O problema é que há 30 anos, numa lubrificada máquina de escrever, eu teclava o mesmo assunto: a valorização do profissional da sala de aula, principalmente os que atuam  no ensino básico em escolas públicas.

Certa vez, falando aos profissionais da educação, Paulo Freire citava que os professores não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Cita.

Espero que em 2017 o professor seja o centro das atenções de todos os projetos da educação potiguar e que a tarefa de educar necessita de uma boa remuneração e respeito.

Feliz ano novo, apesar de tudo.


Fies: preste atenção

Publicação: 24/12/16
As mantenedoras das instituições de ensino superior interessadas em oferecer vagas para estudantes atendidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem fazer sua adesão até 23h59 de 6 de janeiro. Para participar do primeiro processo seletivo de 2017, elas devem preencher o Termo de Participação e Proposta de Oferta de Vagas no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies).

E tem mais
As instituições interessadas no Fies devem acessar o Sisfies, no módulo oferta de vagas. O diretor de políticas e programas de graduação da Secretaria de Educação Superior do MEC, Vicente de Paula Almeida Junior, explica que as regras são as mesmas dos processos anteriores. “Essa é a primeira etapa do processo seletivo de 2017. Depois da adesão das instituições, o número de vagas oferecidas para os estudantes será divulgado pelo MEC”, disse.

Rede estadual A solicitação de renovação de matrículas dos estudantes veteranos da rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira, 26 de dezembro, e segue até 06 de janeiro, devendo ser realizada pelo responsável da secretaria da Escola. Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria de Educação, na Central de Matrícula e também pelos telefones: 3232-1315 e 3232-1333.

Os campeões da matemática
A Olimpíada Brasileira de Matemática anunciou o resultado de sua edição 2016 no portal oficial da disputa. Ao todo, 252 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, inclusive algumas do RN. Participaram da OBM alunos dos ensinos fundamental, ensino  médio e universitário. Os mais bem colocados estão entre os pré-selecionados para integrar a equipe brasileira em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Matemática, a Olimpíada Iberoamericana, a Olimpíada do Cone Sul e a Competição Internacional de Matemática (apenas para universitários). O grupo iniciará o treinamento em janeiro de 2017.



RN realiza Jornada Pedagógica

Publicação: 17/12/16
Com o tema “Interfaces das Linguagens: tecer gestão e inovação para uma escola curiosa, prazerosa e aprendente”, prossegue até hoje, no auditório da Secretaria Estadual de Educação, a Jornada Pedagógica, da rede estadual de ensino. Participam do evento gestores e técnicos das Diretorias Regionais de Educação e de Cultura. A programação, que começou na quinta-feira (15), é constituída de debates e apresentações que buscam fortalecer os trabalhos realizados nas unidades de ensino do RN. A Jornada Pedagógica é o primeiro passo para inicio do ano letivo da rede estadual de ensino.

Palestra
Hoje, sábado (17), encerrando as atividades da Jornada Pedagógica da rede estadual de ensino, o professor Paulo Roberto Padilha faz palestra sobre “Interfaces das Linguagens: tecer gestão e inovação para uma escola curiosa, prazerosa e aprendente”. A discussão, que é tema do evento, será realizada pelo palestrante com espaço para dúvidas e contribuições dos professores participantes.

Pegar ou largar
Em cada ano letivo que termina, começa reclamações dos gestores de escolas particulares de Natal com relação à inadimplência e dificuldade de enfrentar a crise no ambiente das unidades de ensino. Ninguém sabe responder direito se deve diminuir o número de alunos, mando embora quem não paga, ou continuar com turmas completas, mas com a inadimplência girando em torno dos 30%. 

Revalidados Estudantes brasileiros que concluíram cursos de graduação e pós-graduação (mestrado ou doutorado) no exterior terão, respectivamente, os diplomas revalidados e reconhecidos com maior agilidade a partir de nova política do MEC. O ministro Mendonça Filho assinou nesta terça-feira, 13, no Conselho Nacional de Educação, em Brasília, portaria normativa que dispõe sobre as regras e os procedimentos para equivalência, em âmbito nacional, dos diplomas expedidos por instituições estrangeiras de educação superior.

Fies O prazo para a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil foi prorrogado para o dia 30 de dezembro. Inicialmente, o processo seria encerrado em 31 de outubro, mas já havia sido adiado para o dia 15 de dezembro. O prazo foi estendido para que nenhum estudante seja prejudicado, esperamos.




Leitura estagnada

Publicação: 10/12/16
Pelo resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), dados divulgados recentemente, o letramento no Brasil está estagnado se comparando ao resultado da pesquisa publicada em 2012, com nota calculada em 407 pontos e 51% dos alunos não conseguem atingir o nível 2. Com relação a leitura, o país ficou no 59º lugar dentre 70 países.

Novos feras
Observando recentes resultados avaliativos da educação básica, percebe-se que alunos de escolas públicas estão mais afinados e procurando participarem mais de olimpíadas de conhecimentos,   como a da matemática, da química e da língua portuguesa. Assunto que deve ser mais incentivado pelos  professores e  gestores do segmento educacional.

Sempre Neves
lançada a 10ª edição da Revista Sempre Neves, editada pela Ideia Comunicação. Este ano, a revista aborda, dentre outros assuntos, o incentivo às atividades cênicas proporcionadas pela escola, os resultados da Escola da Inteligência em pais e alunos e o fomento de estudos e experimentos científicos entre os estudantes.

Trilhas potiguares
Estão abertas as inscrições para os municípios interessados em participar da edição 2017 do programa de extensão Trilhas Potiguares, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As cidades devem ter população de até 15 mil habitantes e assumir os compromissos descritos no edital.

Dica de leitura
O grupo multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP acaba de lançar o livro Arte e educação: ressonâncias e repercussões, organizado pelos professores Sumaya Mattar, e Alberto Roiphe. A publicação tem como tema os processos de criação na educação e nas artes, que discute questões relacionadas ao ato de criação didática de professores e de artistas.