Beco sem saída

Publicação: 18/03/17
Tadeu Oliveira

A reforma do ensino médio, já aprovada pelo Congresso, amplia a preocupação para os mais de 1,8 milhão brasileiros que cursam a modalidade de ensino à noite, uma vez que não há como aumentar carga horária. Qualquer cristão sabe que só frequenta escola no noturno quem trabalha pelo dia, as aulas têm que ser das 19h ás 23h, e para aumentar a carga horária teria que entrar pela madrugada. A reforma do ensino médio precisava entender outra coisa: quem estuda à noite, em sua grande maioria, é o pai, a mãe, e com muito sacrifico, os filhos estudam pelo dia. É rotina da classe trabalhadora, passa o dia em mil atividades, mas reservando a noite para estudar. Não há reforma sem saber como definir o futuro de quem estuda à noite.

Cláudia Santa Rosa  A secretária estadual de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, fará parte de um grupo de trabalho que pretende construir proposta para formação de professores em todo o país. O trabalho, que objetiva construir um documento com orientações sobre como fazer formação continuada de docentes, com foco no estudante, será realizado pelo Movimento Todos Pela Educação.

Trainee 
O Sistema Ari de Sá continua com inscrições abertas para o Programa Trainee SAS 2017, indicado a profissionais graduados há, no máximo, dois anos ou estudantes universitários que estejam a um ano de concluir a faculdade nos cursos de Administração, Engenharia, Psicologia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Economia, Pedagogia ou demais cursos de licenciatura.

Na China 1
  A pesquisadora potiguar Celina Guerra irá representar o Brasil, entre os dias 15 e 17 de setembro, no 6º Congresso Mundial de Alimentos e Nutrição, realizado na China. Professora da Maurício de Nassau, ela foi convidada pelo comitê organizador do evento por conta das publicações de seus artigos em revistas científicas internacionais.
 
Na China 2
Celina Guerra ministra uma palestra com base em seu artigo "Propriedades antioxidantes e antiinflamatórias de um extrato rico em polissacarídeos do cogumelo Polyporus dermoporus" dentro da temática "Fitoquímicos, produtos naturais e antioxidantes" da programação do evento. O artigo foi produzido a partir da descoberta de um açúcar (polissacarídeo) encontrado no fungo endêmico na Mata da Estrela, localizada no município de Baía Formosa (RN).


Concurso internacional de cartas

Publicação: 11/03/17
Termina no próximo dia 17 de março, o prazo de inscrição para o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas, que é realizado no Brasil pelos Correios e coordenado em todo o mundo pela União Postal Universal. O tema escolhido para este ano é “imagine que você é um assessor (a) do secretário-geral da ONU – qual o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”   O concurso é destinado a estudantes de até 15 anos, da rede pública e privada.  Os vencedores nas etapas regional e nacional e suas respectivas escolas receberão certificados de reconhecimento e prêmios em dinheiro O Concurso tem o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e melhorarem os conhecimentos linguísticos.  O Brasil é o segundo mais bem colocado em âmbito internacional, atrás apenas da China.  As recentes premiações recebidas pelos estudantes Leonardo Silva, medalha de bronze em 2015, e Laryssa Pinto, menção honrosa na edição do ano passado, comprovam o bom desempenho brasileiro.

Escola fechada em São Gonçalo
No distrito de Santo Antônio do Potengi, em São Gonçalo do Amarante, o ano letivo da Escola Municipal Roberto Freire ainda não começo, prejudicando mais de mil alunos do ensino fundamental. Uma reforma, que deveria por planejamento, ser realizada em período de férias se arrasta até agora. A previsão é que as aulas sejam iniciadas no próximo mês. Com a palavra o prefeito Paulo Emídio e o secretário da Educação, professor Abel Neto. Comenta-se que mais duas escolas estão com o mesmo problema na terra dos mártires.

Salesiano
Entre os dias 20 e 20 deste mês, os Colégios Salesiano São José e Dom Bosco realizam curso de formação de docentes para o século XXI, em parceria com a Tampere University of Applied Sciences e Häme University of Applied Sciences, da Finlândia. Cerca de 80 educadores salesianos, da educação infantil ao ensino médio, participarão do evento. A ideia é que, após o curso, os docentes da instituição possam aplicar o aprendizado na própria realidade, demonstrando os procedimentos e resultados às Universidades finlandesas.
 
Resultado do Enade
A Estácio comemora os resultados do Enade alcançados pelas quatro unidades em Natal, divulgados pelo MEC. As unidades que têm maior número de cursos analisados no Ciclo 2015 registraram uma evolução no IGC – Índice Geral de Cursos, de 38,5% em relação ao Ciclo 2014. O IGC leva em consideração a média dos indicadores registrados pelo CPC – Conceito Preliminar de Cursos, nos últimos três anos, como a qualificação do corpo docente, infraestrutura e desempenho dos alunos.


Campanha da Fraternidade nas escolas

Publicação: 04/03/17
A Campanha da Fraternidade deste ano aponta para o desenvolvimento de ações de caráter educativo em salas de aula junto aos jovens e adultos do ensino básico em todas as redes de ensino. “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”, pode ser executado de forma interdisciplinar, com cada disciplina trabalhando o mesmo assunto proposto.

E tem mais

As temáticas propostas pela Campanha da Fraternidade têm como objetivo conscientizar a sociedade em relação a problemas sociais que afetam a população brasileira, buscando caminhos de transformação.  Assim, a educação escolar não pode ficar de fora, que por lei, conforme disposição do Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visa o pleno exercício da cidadania.

Programa Jovem Aprendiz
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN entrou 2017 com uma ação que pretende modificar o cotidiano de estudantes e empresas parceiras: sua adesão ao programa Jovem Aprendiz, mantido pelo Governo Federal. Já no primeiro semestre deste ano, são, aproximadamente 1.500 alunos dos cursos técnicos aptos e capacitados a assumir uma vaga no mercado de trabalho formal. No RN, o IF conta com 132 cursos ofertados em 21 unidades.

Seleção de bolsista
O projeto Museu Espaço Marte, do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN está com inscrições abertas para bolsista das seguintes áreas: engenharias, física e biologia. A seleção será feita com base em entrevista e análise de currículo, que deve ser enviado por e-mail até hoje, 4 de março de 2017. Os candidatos devem ter disponibilidade para 20 horas de trabalho semanais, motivação e paciência para trabalhar com crianças e jovens, além de interesse na geração de produção acadêmica.

Apostilhas gratuito

A Secretaria Estadual de Educação do RN está disponibilizando para estudantes e professores apostilhas com os conteúdos didáticos voltados para as disciplinas de matemática, física, português, química e biologias –matérias com maiores dificuldades de aprendizagem. Basta acessar o portal da SEEC.


Potiguares ingressam na Escola Sesc

Publicação: 25/02/17
Quatro novos potiguares que irão ingressar na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), no Rio de Janeiro. Os caicoenses Wiliana Medeiros, Matheus Medeiros e Arthur Junqueira, e a macaibense Jéssica Alves serão os representantes do RN que irão estudar na Esem a partir de março deste ano. Eles foram aprovados no concorrido processo seletivo e vão cursar o ensino médio na mais qualificada e moderna escola do Brasil.  A Esem é uma instituição de primeiro mundo que oferece uma formação completa que inclui, além da grade pedagógica normal, aulas de Inglês, Espanhol, música, teatro e a prática de esporte. Há toda uma gama de conteúdo para os jovens de todo o Brasil. Tarefa nada fácil ser aprovado no seletivo.

E tem mais A Escola Sesc de Ensino Médio, com sede no Rio de Janeiro, é uma escola de referência no país, com turmas de no máximo 15 alunos que recebem todo o suporte acadêmico, com sólida formação em inglês, espanhol e tecnologia, atividades artísticas, culturais e esportivas, além de intercâmbio com escolas norte-americanas. Além dos quatro selecionados para este ano, outros 34 alunos potiguares já concluíram o ensino médio na Esem. Eis boa notícia para o grupo, mãos à obra.
 
Brasil Alfabetizado O MEC prorrogou até 6 de março as inscrições do programa Brasil Alfabetizado, inicialmente previstas para terminar na segunda-feira, 20. A prorrogação do prazo permite aos gestores municipais ampliar as condições para a adesão. O problema é que, em função de mudança de prefeitos municipais, boa parte dos gestores está tomando conhecimento somente agora dos programas do governo federal.

Avaliação do ensino médio e o papel do Enem

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do qual faz parte a Prova Brasil, será ampliada neste ano letivo e passará avaliar o ensino médio de forma censitária. Isso significa que todos os alunos do terceiro da modalidade de ensino deverão fazer o exame, ainda sem data definida. A mudança reforça o novo papel do Enem, que deixará de diagnosticar o desempenho dos alunos da etapa e passará a servir exclusivamente para o ingresso ao ensino superior. 


Sobre construção escolar

Publicação: 18/02/17
Enquanto outros bairros precisam de unidades de ensino para demanda do ensino fundamental, a prefeitura de Natal inaugura uma nova escola na Cidade da Esperança – Escola Municipal Professora Ivonete Maciel – perto de uma outra da mesma rede de ensino, a escola Professor Celestino Pimentel. Construir escola próxima de outra pode ser um planejamento (ou a falta de...) nada satisfatório, sem realizar pesquisa sobre demanda, mesmo que seja reivindicação de lideranças comunitárias. Recursos para duas unidades deveriam ser aplicados numa escola que já existe, melhorando o ambiente, novas salas de aula, qualificando e horando os vencimentos dos professores. Os problemas na educação são velhos e repetidos, falta aprender a planejar os gastos com o ensino.

Ensino Médio Solenidade de abertura do seminário das equipes das Escolas contempladas pelo Programa de Fortalecimento do Ensino médio no Rio Grande do Norte, acontece nesta segunda-feira (20), no Praiamar Hotel, em Natal. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Educação do RN.

Sala Google Natal ganhou esta semana as suas primeiras salas Google, saldo da parceria positiva entre o Complexo Educacional Contemporâneo e o Google for Education, já em uso em 190 países. Os espaços descolados e totalmente conectados têm grande potencial de aprendizagem e convergem todos os aplicativos da ferramenta. Instaladas de forma permanente na escola, uma em Lagoa Nova e outra em Cidade Verde, as salas estão entre as primeiras nesse formato da Região Nordeste.

Trilhas Potiguares
Estão abertas, até 25 de fevereiro, as inscrições para os interessados em participar como alunos ou coordenadores do Trilhas Potiguares 2017, programa de extensão da UFRN. Este ano as viagens acontecem de 30 de julho a 5 de agosto em municípios do interior com até 15 mil habitantes.

Casa das Palavras

O Projeto Casa das Palavras chega a Santa Cruz levando diversas atividades como oficinas, palestra e apresentações culturais. As ações são todas gratuitas e serão realizadas nos dias 21 e 22 na praça Coronel Ezequiel, no IFRN e no Teatro Candinha Bezerra. Entre os destaques, estão o maestro Bebem Dantas (Cruzeta), os poetas e cordelistas Antônio Francisco entre outros.