Sobre construção escolar

Publicação: 18/02/17
Enquanto outros bairros precisam de unidades de ensino para demanda do ensino fundamental, a prefeitura de Natal inaugura uma nova escola na Cidade da Esperança – Escola Municipal Professora Ivonete Maciel – perto de uma outra da mesma rede de ensino, a escola Professor Celestino Pimentel. Construir escola próxima de outra pode ser um planejamento (ou a falta de...) nada satisfatório, sem realizar pesquisa sobre demanda, mesmo que seja reivindicação de lideranças comunitárias. Recursos para duas unidades deveriam ser aplicados numa escola que já existe, melhorando o ambiente, novas salas de aula, qualificando e horando os vencimentos dos professores. Os problemas na educação são velhos e repetidos, falta aprender a planejar os gastos com o ensino.

Ensino Médio Solenidade de abertura do seminário das equipes das Escolas contempladas pelo Programa de Fortalecimento do Ensino médio no Rio Grande do Norte, acontece nesta segunda-feira (20), no Praiamar Hotel, em Natal. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Educação do RN.

Sala Google Natal ganhou esta semana as suas primeiras salas Google, saldo da parceria positiva entre o Complexo Educacional Contemporâneo e o Google for Education, já em uso em 190 países. Os espaços descolados e totalmente conectados têm grande potencial de aprendizagem e convergem todos os aplicativos da ferramenta. Instaladas de forma permanente na escola, uma em Lagoa Nova e outra em Cidade Verde, as salas estão entre as primeiras nesse formato da Região Nordeste.

Trilhas Potiguares
Estão abertas, até 25 de fevereiro, as inscrições para os interessados em participar como alunos ou coordenadores do Trilhas Potiguares 2017, programa de extensão da UFRN. Este ano as viagens acontecem de 30 de julho a 5 de agosto em municípios do interior com até 15 mil habitantes.

Casa das Palavras

O Projeto Casa das Palavras chega a Santa Cruz levando diversas atividades como oficinas, palestra e apresentações culturais. As ações são todas gratuitas e serão realizadas nos dias 21 e 22 na praça Coronel Ezequiel, no IFRN e no Teatro Candinha Bezerra. Entre os destaques, estão o maestro Bebem Dantas (Cruzeta), os poetas e cordelistas Antônio Francisco entre outros.


Potiguar tem maior nota do país

Publicação: 11/02/17
A mossoroense Anna Karoline Almeida Soares (16) alcançou a maior nota do Brasil em Linguagens no Enem 2016. Cerca de 5,6 milhões de estudantes fizeram essa prova, e a aluna foi a única a atingir a margem entre 800 e 900 pontos; sua nota foi 846,4. Filha de professores, a mãe de Geografia e o pai de Inglês, Anna Karoline sempre teve afinidade com idiomas e interpretação de texto. Também foi desde criança que ela escolheu que seria médica, sendo aprovada neste último Sisu para Medicina na Universidade Estadual do RN. Na escola em que estudou desde os 3 anos de idade – Colégio Diocesano Santa Luzia, parceiro do Sistema Ari de Sá –, Anna Karoline sempre foi boa aluna e procurava assimilar o conteúdo em sala de aula.

Fera Foca no Enem

“No ensino médio, eu assistia às aulas de manhã, buscando aproveitá-las ao máximo e, em casa, apenas revisava o conteúdo em cerca de uma hora. No último ano, além de revisar, separava uma hora e meia para focar no Enem e tentava produzir de duas a três redações por semana”, conta.  Já nos fins de semana, apenas assistia a aulas nas manhãs de sábado e o restante do tempo utilizava para lazer e descanso. “É importante se desligar para não ficar doente, se não de nada adianta os estudos”, finaliza.

Na marca do pênalti
Professores da rede estadual se preparam para dar o pontapé inicial do ano letivo com uma greve geral. A greve, poderia se dizer, está na marca do pênalti, e a bola já na demarcação da cal esperando apenas ser chutada. Os times estão esperando o apito do juiz, e o tapetão pode vir a ser escalado para resolver um problema que deveria ser definido dentro de campo.
 
Sem incentivo

Preste atenção, dados de 2014 apontam que entre os jovens das 923.609 famílias que viviam em 8.763 assentamentos no Brasil, 15,58% não foram alfabetizados; 42,27% cursaram apenas até a antiga 4ª série; 27,27% concluíram o ensino fundamental; 7,36% fizeram uma parte do ensino médio e 6,04% concluíram a Educação Básica.

Macau no Museu Nacional

Publicação: 04/02/17
Em uma das principais salas do Museu Nacional do Rio de Janeiro, logo no saguão principal, está exposto um meteorito que caiu em Macau (RN) no ano de 1836. A peça é resultado de uma pesquisa realizada pelos geólogos brasileiros Celso de Barros Gomes, da USP (Universidade de São Paulo), W. S. Crurvello, do Museu Nacional do Rio de Janeiro acompanhado dos cientistas norte-americanos K. Kiel, da Universidade do Novo México e E. Jarosewich, do Instituto Smithsonian, de Washington, que estiveram na região de Macau e Açu, em busca de restos de um meteorito, que caiu do céu no dia 11 de novembro de 1836.

E tem mais
O Brasil tem apenas 62 meteoritos registrados e catalogados, apesar das estatísticas sugerirem a existência de milhares de exemplares espalhados por seu território, além de pelo menos uma centena preservada por particulares. O maior deles, com 4,53 toneladas, oriundo do da região do Sistema Solar entre os planetas Marte e Júpiter, foi encontrado no interior baiano em 1784. No Museu Nacional, em São Cristóvão, no Rio, estão expostos vários meteoritos brasileiros e estrangeiros, com destaque para o de Macau (RN).

Clube de Leitura
A educadora potiguar Miriam Dantas, que integra o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), entrou para o time de curadores do Clube de Leitura Quindim, para colaborar com a escolha dos livros que toda criança merece ler. Representantes de diferentes regiões compõem o conselho, como Adriana Calcanhotto, Walcyr Carrasco e Ziraldo.

Concurso público
O Conselho Regional de Farmácia do RN prorroga o período de inscrição do concurso público para cargos e formação de cadastro reserva. É possível se candidatar ao certame até às 23h e 59 minutos do dia 12 de fevereiro de 2017, por meio do site www.consulpam.com.br. As vagas são para advogado (1), farmacêutico-fiscal (1) agente administrativo (1) e contador (reserva).
 
Capacitação As merendeiras que atuam nas escolas estaduais vão passar por uma reciclagem a partir deste mês. O curso de capacitação em boas práticas de manipulação e segurança alimentar em unidades de alimentação escolar tem como objetivo orientar as colaboradoras na manipulação dos alimentos conforme estabelecido na legislação sanitária da Anvisa. Na capital, as aulas serão realizadas no colégio Atheneu.


Inscrições abertas para o RN Vida

Publicação: 21/01/17
Continuam abertas as inscrições para o ano letivo 2017 do Centro Integrado de Esporte e Cultura RN Vida, do Governo do Estado. O projeto, que atende crianças e adolescentes da rede pública de ensino, na faixa etária entre 7 e 16 anos, oferece aulas de natação, judô, futsal, vôlei, jiu-jitsu, karatê, ginástica rítmica, ginástica aeróbica, capoeira, balé clássico, música e artes plásticas. Para realizar a matrícula - que segue até o dia 28 de fevereiro - os interessados devem se dirigir ao RN Vida, no Caic, em Lagoa Nova, das 8h às 17h, portando os seguintes documentos: declaração de matrícula da escola, originais e cópias do RG e CPF do responsável e do aluno, duas fotos 3x4, original e cópia do comprovante de residência. As vagas são limitadas.

Consulta Até 10 de fevereiro próximo, os brasileiros podem participar da consulta pública sobre o Enem. Três perguntas objetivas abordam alternativas de mudanças dos dias de aplicação de provas e possibilidade de aplicação por computador. Uma pergunta discursiva permitirá ao cidadão dar sugestões para o aprimoramento do exame. As sugestões devem ser apresentadas na internet, na página do Inep, com a informação do CPF.
 
Para onde vais?
Gestores estão preocupados com a pequena procura, até agora, para preenchimento de novas vagas em algumas tradicionais escolas públicas de Natal. A preocupação dos professores, com a carência de alunos, é que tem demanda mas os pais não estão procurando matricular seus filhos. Qual é o motivo?

Estágio
Representantes da Universidade Federal do RN e do Instituto Euvaldo Lodi estão articulando formas de ampliar oportunidades de estágios para alunos da UFRN. Neste primeiro encontro foram discutidas ações nas quais a Universidade possa apresentar seus cursos e áreas de atuação ao setor empresarial, em parceria com o IEL e outros sistemas também integrantes da Federação das Indústrias do RN. 

Mensalidade parcelada
Os alunos que ingressam na Estácio a partir do início de 2017 podem contar com uma facilidade para pagar suas mensalidades: o Parcelamento Estácio, ou PAR, permite que o aluno pague metade do valor total do curso enquanto estiver estudando e a outra metade após a formatura.


Biosev abre inscrições para trainne

Publicação: 14/01/17
A Biosev, segunda maior processadora global de cana-de-açúcar, prorrogou as inscrições para o Programa de Trainee 2017 na unidade Estivas, localiza no município de Ares (RN). O prazo para confirmar a participação foi estendido e vai até a próxima sexta-feira, dia  20 de janeiro.

E tem mais Em sua unidade Potiguar, a Biosev busca profissionais para atuar na área Agrícola, em manutenção automotiva com o curso de Engenharia Mecânica, e na área Industrial, nos processo e fabricação de açúcar para os cursos de engenharias Química, Industrial, Produção e Produção Industrial. A companhia busca profissionais formados entre dezembro de 2013 e dezembro de 2016 e também possui oportunidades em operações localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O programa, que começa em abril e terá duração de dezoito meses, se divide em três etapas. O jovem passará os primeiros três meses por integração e job rotation nos diversos processos agroindustriais. Nos seis meses seguintes, o profissional irá aprofundar conhecimentos e habilidades na área de escolha, ao mesmo tempo em que desenvolve um projeto de melhoria de processos. Na etapa final, o trainee será preparado para assumir a nova função, mais próxima da operação. Durante o processo, eles serão acompanhados por tutores das respectivas áreas e profissionais de Recursos Humanos, passando por avaliações periódicas.

Escola de Trânsito
O Detran/RN formou a primeira turma da Escola Pública de Trânsito (Eptran), criada pelo Órgão no final do mês de novembro do ano passado. A capacitação foi direcionada a Vistoria Veicular e aperfeiçoou 63 servidores do Detran e da Polícia Militar com o intuito de aprimorar o conhecimento nas áreas de identificação de veículos, propondo inibir a falsificação, a clonagem de automotores e maximizar o serviço de vistoria veicular realizado no âmbito do Departamento.
 
Open Planet
Natal agora é sede da primeira unidade da Escola de Tecnologia Open Planet. A escola é especializada no ensino de programação, robótica e desenvolvimento de games para crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos. Seja bem vinda ao mercado potiguar.