Mistério em primeiro plano

Publicação: 21/08/18
A trama de “Segundo Sol” passará por uma série de reviravoltas a partir do capítulo 100, previsto para ir ao ar no final do mês. Na pele do vilão Remy, Vladimir Brichta estará no centro dos acontecimentos da história escrita por João Emanuel Carneiro. Nas próximas semanas, o irmão de Beto Falcão, papel de Emílio Dantas, será assassinado, gerando um mistério sobre o autor do crime.

Personagem de Vladimir Brichta terá fim trágico em Segundo Sol
Personagem de Vladimir Brichta terá fim trágico em Segundo Sol

De volta às novelas após “Rock Story” e a série “Cidade Proibida”, o ator celebra o sucesso do atual trabalho e confessa que ficou surpreso com a torcida do público para que o personagem permaneça no folhetim. “Meu objetivo sempre foi deixar saudade, mas me surpreendi com o retorno do público pedindo para o personagem ficar”, vibra. Na trama, Remy deixou a posição de perdedor da família Falcão para aquele que dá as cartas do jogo, ficando com as vilãs Karola e Laureta, papéis de Deborah Secco e Adriana Esteves, nas mãos. Ciente de todo o sucesso do personagem e à frente de uma obra aberta, João Emanuel não revela se a morte de Remy será verdadeira ou apenas um blefe. No entanto, o crime irá influenciar na vida de muita gente, já que não faltam suspeitos. “Acho que a lacuna que ele (Remy) deixa na trama vai ser preenchida com muito suspense, o que enriquece ainda mais a história dele”, aponta Vladimir. “Segundo Sol” conta com a direção artística e geral de Dennis Carvalho e direção geral de Maria de Médicis.

Sem parar
Recém-saída de “Deus Salve o Rei”, Marina Ruy Barbosa já está envolvida com os trabalhos de “O Sétimo Guardião”, próxima novela das nove. A atriz, que interpretará Luz da Lua, participou de leituras com Bruno Glagliasso, José Loreto e Caio Blat. A trama escrita por Aguinaldo Silva tem estreia prevista para novembro e está em fase inicial de gravações.

Premiação em destaque
O programa “Greg News”, produzido pelo Porta dos Fundos, ganhou o prêmio da ABRA (Associação Brasileira de Roteiristas), por melhor série de tevê de humor. Desde maio de 2017 no ar pela HBO, a produção é apresentada por Gregório Duvivier e tem como roteiristas o próprio Gregório, Arnaldo Branco, Bruno Torturra, Carol Pires, Denis Burgierman, Gustavo Suzuki, Renata Corrêa e Valentina Castello Branco.

O projeto está em sua segunda temporada e já tem a terceira confirmada para o ano que vem.

Primeiros competidores
Xuxa Meneghel se prepara para comandar a quarta temporada do “Dancing Brasil”, da Record. A nova leva de episódios contará com as participações da jornalista Juliana Rios, a humorista Dadá Coelho, as atrizes Camila Rodrigues e Pérola Faria, a cantora Lu Andrade, a influenciadora digital Fran Grossi e a dançarina Valéria Valenssa. O “reality show” estreia em setembro.

Na vida real
A banda Z4, protagonista da série homônima do SBT e da Disney Channel, ganhará formato fora da televisão. O grupo fará seu show de estreia no dia 1º de setembro, no Espaço das Américas, em São Paulo. A produção conta a história de quatro garotos que formam uma “boy bad” e         são produzidos por Zé     Toledo, papel de Werner Schunemann.

Foi bem
Para a participação de Fausto Silva no quadro “Linha do Tempo”, do “Altas Horas”. A produção fez um apanhando interessante da carreira do apresentador, relembrando momentos importantes de sua trajetória na tevê e no rádio.

Foi mal  
Para a estreia de mais uma temporada do “Masterchef Profissionais” na Band. Sem o sucesso de outros anos, o “reality show” perdeu o gás e tem estreado edições em um curto intervalo de tempo.






União faz a força

Publicação: 18/08/18
O “Criança Esperança” é uma tradição da grade da Globo. O evento beneficente movimenta boa parte do elenco e da programação da emissora. Neste ano, Dira Paes, Leandra Leal, Flavio Canto e Lázaro Ramos contarão com os reforços de Fernanda Gentil, Jonathan Azevedo e Camila Pitanga na apresentação do show do “Criança Esperança”, que acontece neste sábado, dia 18. Desenvolta e carismática à frente do “Esporte Espetacular”, Fernanda vibra com a oportunidade de falar sobre temáticas importantes da sociedade e ajudar ao próximo. “É uma campanha muito especial para mim pelo impacto que tem e a ferramenta de transformação que ela é. Ser uma mínima parte dessa engrenagem é muito gratificante, espero corresponder às expectativas e que todo mundo seja mobilizado e sensibilizado de alguma maneira pelo que vamos falar lá, durante o show”, valoriza.

Equipe que irá apresentar o Show do Criança Esperança
Equipe do show do ''Criança Esperança''

Já o estreante Jonathan se sente bastante próximo da produção. O ator deu início à carreira artística após ingressar em um projeto que já foi apoiado pelo “Criança Esperança”. “Quando eu entrei na Spectaculu (escola de arte e tecnologia que trabalha a formação e inserção profissional de jovens, no Rio de Janeiro), as atividades estavam quase parando e foram as doações que ajudaram o trabalho a continuar. Hoje, mais de 10 anos depois, sou mobilizador e apresentador do show. É uma realização pessoal”, vibra ele, que ganhou bastante repercussão ao interpretar o traficante Sabiá em “A Força do Querer”. O show contará com as participações de nomes como Ivete Sangalo, Liniker, Wesley Safadão, Mumuzinho, Djavan e Caetano Veloso com seus respectivos filhos. Outros nomes da emissora também estarão no show e no “Mesão da Esperança”. São eles: Bruno Gagliasso, Glória Maria, Mateus Solano, Maju Coutinho e Tony Ramos.

Subindo ao altar
Com diversos casais em sua história, “Orgulho & Paixão” é uma novela de casamentos. Durante três dias, o elenco se reuniu para gravar as sequências da união entre Ernesto e Ema, interpretados por Rodrigo Simas e Agatha Moreira. As cenas, que estão previstas para irem ao ar na segunda, dia 20, contaram também com a presença de 60 figurantes. A atriz, que realizou seu primeiro casamento na ficção, teve um vestido feito exclusivamente para ela e assinado pela figurinista Beth Filipecki. “O vestido de Ema é romântico e representa toda a memória afetiva da personagem desde o início. São mais de 10 metros de renda francesa chantilly em um vestido de época e contemporâneo ao mesmo tempo”, aponta Beth.

Fogo na cozinha
Os competidores do “MasterChef Profissionais” irão enfrentar vários percalços para conquistar o prêmio final do “talent show”. Nesta temporada, ocorrerá a maior prova da história do programa, com 350 pessoas no jogo das estrelas da NBB. Além disso, os participantes também irão cozinhar no meio da natureza, sem nenhum equipamento, tendo de produzir o próprio fogo e usando apenas ingredientes locais. “Eles são muito preparados. É show atrás de show”, elogia Ana Paula Padrão, que segue à frente do comando da produção. O programa tem estreia marcada para o próximo dia 21.

Som sertanejo
Naiara Azevedo gravou uma participação na trama de “Malhação”. Na história infantojuvenil, a cantora sertaneja participará da fictícia Festa do Ano. Recentemente, Naiara integrou o elenco da última temporada do “Show dos Famosos”.

Foi bem
Para o desempenho de Larissa Maciel em “Jesus”, da Record. Na pele de Claudia e com uma atuação sóbria, ela é destaque do folhetim bíblico ao lado de Nicola Siri, que interpreta Pôncio Pilatos.

Foi mal  
Para João Baldasserini, que vive o ambicioso Emílio em “O Tempo Não Para”, da Globo. O ator é bom, mas parece que está sempre sendo escalado para os mesmos papéis. Na atual novela das sete, ele interpreta novamente um tipo atrapalhado e sedutor.




Um novo rumo

Publicação: 17/08/18
Ao longo dos capítulos de “Segundo Sol”, Osmar Silveira se mantém atento e preparado para as nuances de uma obra aberta. Quando recebeu a sinopse para viver Narciso, o ator se deparou com um personagem mimado, egocêntrico e “playboy”. Porém, durante as últimas semanas, ele viu seu trabalho enveredar por um caminho diferente.


Osmar Silveira vive Narciso na novela Segundo Sol
Osmar Silveira vive Narciso na novela Segundo Sol

“O personagem está mais humano. Foi legal porque, no começo, o público não gostava muito do Narciso por conta das primeiras impressões ruins. Mas, principalmente nos últimos capítulos, o Narciso teve quase uma redenção e caiu no gosto popular”, explica. Antes de integrar o elenco da atual novela das nove, Osmar participou de “O Rico e Lázaro”, trama bíblica da Record. Em seus últimos dias de gravação, recebeu uma ligação da produtora de elenco do folhetim da Globo. “Fiz um vídeo com um apanhado das minhas cenas e enviei para a produção. Eles fizeram uma avaliação e me chamaram para fazer o Narciso. Fiquei muito feliz com o convite. Era uma oportunidade para seguir trabalhando e viver de arte”, valoriza Osmar, que estava em busca de personagens diferentes em sua carreira. “Era algo novo. Vinha fazendo muitos papéis de bonzinho, príncipe e bíblicos. Pude ter a chance de fazer algo com uma personalidade mais dúbia”, completa. Durante o período de preparação, Osmar se informou sobre o universo das drogas em que seu personagem está inserido. Para isso, viu filmes, séries e documentários sobre o tema. “Anotei tudo o que achei importante em um caderno. Às vezes, dou uma olhada até hoje para ver o que posso utilizar em cena”, afirma.

Papéis invertidos
Após participar de “Deus Salve o Rei”, Mel Maia assume a apresentação do “Tamanho Família” deste domingo, dia 19. Como parte das ações de promoção do “Criança Esperança”, Márcio Garcia deixa o comando da produção e participa como convidado. O apresentador enfrenta a família do cantor Dudu Nobre. “Me senti honrada e prestigiada. Ter o Márcio ali no palco foi um calmante. Foi como se eu estivesse mexendo na casa dele com ele por perto, o que fez me sentir em casa também e mais tranquila”, vibra Mel, que dividiu o comando do programa com JP Rufino. O “Tamanho Família” também contará com um balé formado por uma equipe mirim e a Família Lima terá a companhia de Eduarda Brasil, vencedora do “The Voice Kids” nos microfones.

Repaginada no visual
Muitas mudanças virão pela frente para Juliana Paiva ao longo da trama de “O Tempo Não Para”. Na pele da astuta Marocas, a atriz vive uma jovem que ficou congelada por 132 anos e desperta nos dias atuais. Para se desapegar do século XIX, a personagem cortará os cabelos em breve. “Esse é o momento em que Marocas começa a viver esse novo século e a se apropriar de algumas coisas. Não será um corte supermoderno, mas só de cortar é um ato de ‘revolucionário’. Vamos tirar cerca de 30 centímetros”, adianta a caracterizadora Juliana Mendes. À frente do elenco da novela, Juliana está empolgada com a nova fase de Marocas e com as possibilidades artísticas que irá descobrir durante os próximos capítulos. “Acho que é sempre bom poder brincar de se ver diferente, ainda mais eu, como atriz. A mudança no visual da Marocas simboliza um grito de liberdade. Ela sempre foi uma moça à frente do seu tempo. Essa é uma mudança de padrão”, defende a atriz.

Foi bem
Para a simpática série “Z4”, do SBT. Bem produzida e com boa escalação, a produção conta com roteiro interessante e um pouco além dos apresentados em suas novelas infantis.

Foi mal  
Para a distância com a realidade de diversos temas da atual temporada de “Malhação”. A novela não consegue reproduzir de forma madura e inteligente os dilemas e situações dos adolescentes. Tudo é muito artificial.






Um passo de cada vez

Publicação: 16/08/18
Nathalia Serra está em um momento de descobertas na tevê. Após participar da temporada de “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz”, a atriz encara seu segundo papel fixo na televisão em “O Tempo Não Para”. Novata no vídeo, ela se encanta e aprende bastante ao observar seus colegas de cena. “Antes de ‘Malhação’, eu não tinha ideia de como uma novela invade a casa das pessoas, e como é maravilhoso o reconhecimento do seu trabalho por estar no ar, em um meio de comunicação de massa. Fiz grandes amigos naquele elenco e aprendi como nunca. Sinto que estreei com o pé direito, e que foi o primeiro de muitos trabalhos que ainda estão por vir na televisão”, vibra.

Nathalia Serra interpreta Elza em seu segundo trabalho na TV
Nathalia Serra interpreta Elza em seu segundo trabalho na TV

Na atual trama das sete, Nathalia interpreta Elza, braço direito da elegante Carmen, papel de Christiane Torloni. Descobrindo aos poucos a personalidade da personagem, a atriz está encantada com o enredo central escrito por Mário Teixeira. “Além do elenco incrível, a história nos faz viajar e mostra a trajetória de pessoas que ficam congeladas por anos. Eles voltam à vida e são obrigados a se readaptar fora do seu tempo”, explica ela, que foi convidada para a produção através dos diretores Adriano Melo e Leonardo Nogueira. “Eles também me dirigiram na temporada de ‘Malhação’”, completa.

Conhecimento
A Globo investe no crescimento artístico e profissional de seu elenco. A área de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico da emissora promoveu um seminário para os atores com Juan Carlos Corazza, nos Estúdios Globo. Fundamentado na metodologia do Studio Corazza, o curso tem como objetivo a conquista de maior compreensão, segurança e liberdade no trabalho do ator. As aulas aconteceram entre os dias 30 de julho e 10 de agosto. No seminário, 17 atores participaram das aulas de corpo e de atuação com exercícios de concentração, expressão e imaginação, no total de 15 sessões, ministradas por Corazza e Betina Waissman. Alice Wegmann, Andreia Horta, Claudia Abreu, Daniel Oliveira, Du Moscovis e Fabio Assunção foram alguns dos presentes. “Que privilégio poder parar e se reabastecer sem que isso tenha um objetivo direto. Se você consegue treinar, aprofundar a sua leitura do texto e vasculhar a maneira mais rica que pode fazer, é bom para qualquer outro tipo de texto, em qualquer outro lugar que esteja interpretando. Ter essa oportunidade é uma coisa maravilhosa, um investimento profundo intelectual e prático”, valoriza Claudia.

Drama familiar
Com momentos de virada na trama de Luzia/Ariela e Manu, papéis de Giovanna Antonelli e Luiza Arraes, “Segundo Sol” tem alcançado bons índices de audiência. No capítulo desta terça, dia 14, a novela registrou 36 pontos e 51% de participação, sendo o recorde da produção em São Paulo. Já no Rio de Janeiro, o folhetim marcou 40 pontos e 56% de participação.

Ao lado do telefone
Durante todo o próximo fim de semana, mais de 170 artistas passarão pelos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, para atenderem aos telefonas de doações do “Criança Esperança”. Neste sábado e domingo, dias 18 e 19, a Globo promoverá mais uma edição do “Mesão da Esperança”.

Foi bem
Para as reportagens especiais sobre os 40 anos do “Globo Esporte”. O programa exibiu matérias sensíveis e que revisitaram momentos importantes da produção. Além disso, a participação de Léo Batista, primeiro apresentador do jornalístico esportivo, foi um luxo.

Foi mal  
Para a overdose de “Vai Que Cola” na programação do Multishow na estreia da nova temporada. O canal a cabo abusou da presença dos personagens em sua grade. Além das incontáveis reprises, o “sitcom” dominou outros programas e ganhou até um documentário.




Com afinco

Publicação: 15/08/18
Rodrigo Andrade é um profissional empenhado. No ar em “Jesus”, da Record, o ator de 34 anos se debruçou nos estudos para interpretar o apóstolo Simão Zelote. Apesar de passar diversas horas nos estúdios, Rodrigo afirma que o período de composição para um novo personagem é um dos momentos mais prazerosos de seu trabalho. “Por ter poucas referências, a composição fica um pouco mais complexa. Embora exista a mesma verdade, os costumes e os trejeitos eram muito diferentes de hoje em dia. Mas isso é o que me dá mais prazer, o trabalho”, valoriza o ator, que participou de “workshops” com historiadores oferecidos pela emissora. “Eles explicaram como eram os costumes na época e o estilo de vida daquelas pessoas. Depois assisti a muitos filmes, séries, tudo o que remetia à época e comecei a minha composição pessoal, através de exercícios de imaginação para criar o universo do personagem e tudo que precisa”, completa.

Rodrigo Andrade interpreta Simão Zelote na série bíblica da Record
Rodrigo Andrade interpreta Simão Zelote na série bíblica da Record

Na história escrita por Paula Richard, Simão Zelote passou por diversas dificuldades na vida. Quando criança, viu o pai ser executado na fogueira pelo centurião Petronius, papel de Fernando Pavão, o mesmo que o salvou de um incêndio. No entanto, o personagem muda radicalmente quando passa a seguir Jesus, de Dudu Azevedo, e se torna um dos doze apóstolos. “Inicialmente, ele participa do grupo Os Zelotes, rebeldes que lutavam contra o império romano e sua tirania. Depois que conhece Jesus, acredita fielmente nele e deixa o grupo para se tornar discípulo. É um privilégio ajudar a contar a história do homem mais importante que já esteve aqui. Esse personagem é distante de tudo o que já fiz”, vibra. Após uma série de trabalhos na Globo, “Jesus” é a primeira novela de Rodrigo na Record. Anteriormente, o ator já havia recebido convites para participar de outras produções da emissora. “Por conta da agenda e outros compromissos profissionais, não tinha conseguido ainda. Este ano, por sorte, a agenda estava mais flexível e deu certo. Fiquei muito feliz que deu certo, pois estava empolgado para participar”, ressalta.

Entra e sai
O elenco de “Popstar”, que estreia em setembro, passou por mudanças. João Côrtes irá substituir Fábio Lago no “reality show” musical. Na emissora, o ator participou da novela “Sol Nascente” e das séries “Carcereiros” e “Os Experientes”. Já na música, João tem o projeto do álbum Elevador Gourmet, ao lado do pai e arranjador, Ed Côrtes, que é o responsável pela produção do CD.

Turma jovem
Fabiana Karla participará da atual temporada de “Malhação”. Na história, ela viverá Penha da Paz, tia de Maria Alice, papel de Alice Milagres. Seu último trabalho na tevê havia sido na série “Dra. Darci”, do Multishow. As primeiras sequências com a atriz vão ao ar no final do mês.

Participação especial
Anitta gravou o episódio de abertura da animação “Clube da Anittinha”, que será exibida pelos canais Gloob e Gloobinho, a partir de outubro. O primeiro episódio é o único que a artista aparece em “live-action”, com objetivo de contextualizar e explicar o desenho animado e, logo, já se transforma na personagem Anittinha. A animação abordará temas bem-humorados, ressaltando valores como amizade, afeto, a importância do brincar e respeito às diferenças.

Para não pegar o controle
O Comedy Central irá investir também em seus intervalos de programação. A partir desta quarta,15, o canal estreia a animação brasileira “Animatoons”. Os episódios, exibidos em pílulas de até 3 minutos, serão veiculados nos intervalos. A produção aborda diversos temas como “coisas que provavelmente já aconteceram com você” e personagens que fogem às regras do mundo real. Felipe Castanhari é responsável pela concepção e direção do projeto. O “youtuber” também participa dos roteiros.

Foi bem
Para o desempenho de Tammy Di Calafiori em “Orgulho & Paixão”. Na pele da fria Fani, a atriz mostra uma nova faceta na tevê através de uma personagem complexa e de poucas emoções.

Foi mal  
Para a escalação de Cleo Pires para viver a vilã Betina em “O Tempo Não Para”. Além de ser uma escolha óbvia para o papel de antagonista, a atriz não se afasta muito do que já vem mostrando há anos na televisão. Cleo não consegue apresentar nenhum frescor em seu trabalho atual.