De casa nova

Publicação: 25/03/17
Quando fez a escolha pelo Jornalismo, Felipe Andreoli tinha seus objetivos bem delineados na cabeça. Apesar de iniciar sua carreira abordando todos os tipos de notícia, o repórter sempre mostrou uma paixão pelo esporte. Ao chegar no “CQC”, da Band, programa que o projetou nacionalmente, o jornalista teve a oportunidade de cobrir grandes eventos, como a Copa do Mundo. Agora, na Globo, ele foi aos poucos se inserindo na editoria esportiva do canal. Após participar do “Extraordinários”, do SporTV, Andreoli assume o comando do “Esporte Espetacular”, a partir deste domingo, dia 26, ao lado de Fernanda Gentil. “A parceria da Fernanda foi muito importante. Ela me orientou, sobretudo, sobre como eu devo me movimentar dentro do estúdio. E nós sentimos que a galera que assistiu ao piloto ficou surpresa pela interação e descontração, pela tabelinha que a gente fez logo de primeira”, vibra ele, que substitui Flávio Canto na produção. Por conta da nova função, o jornalista deixa o “Encontro com Fátima Bernardes”, onde estava desde 2014. Já o ex-judoca ficará responsável por reportagens especiais e entrevistas. Na edição deste domingo, Paolla Oliveira participa do quadro “Mulheres Espetaculares”. Ela e a jornalista Juliana Sana lutam jiu-jitsu.

Sem rotina
Alexandre Henderson não encara monotonia no trabalho. À frente do quadro “Hoje é dia de...”, do “Como Será?”, o apresentador vivencia uma experiência nova a cada pauta e, neste sábado, estreia a quarta temporada da produção. “Cada dia de gravação é um aprendizado novo. É um deleite saber que, a cada dia, sou apresentado a novos conhecimentos e, muitas vezes, de elementos que estão aí na nossa vida e não paramos para pensar sobre as origens e as simbologias”, vibra ele, que busca maior diversidade no quadro. “Falaremos de metrô, das mentiras que existem na História do Brasil, sobre as pessoas que amam gatos e até sobre o universo. Este ano, também estaremos mais próximos das universidades e do conhecimento que elas produzem”, completa. No primeiro episódio, Henderson mostra o funcionamento do metrô de São Paulo, passando pelo Centro de Controle Operacional e pela manutenção dos trilhos feita de madrugada. “Temos um retorno muito legal do público em relação ao quadro e, na nova temporada, eu continuarei intrépido, encarnando personagens e me emocionando...”, afirma.

Dia do bem
O começo de cada ano é especial. Para Luciano Huck, cada nova temporada do “Caldeirão do Huck” é o início de muitas novidades. Por isso, para celebrar o retorno das férias, o apresentador comanda o especial “Inspiração” no próximo dia 1º de abril. “A ideia foi criar um especial anual, que marque a estreia das novas temporadas, novas propostas e novos quadros do ‘Caldeirão’. E como a gente se inspira o ano todo na realidade, chegou a hora de inspirar quem nos inspira”, celebra.

Música na veia

Mari Moon está acostumada ao universo musical e de festivais. Por isso, não é surpresa o nome da apresentadora para comandar o especial sobre os melhores momentos do Lollapalooza 2017 pela Globo. “É muito gratificante poder falar de arte, de música, de bandas que eu acompanho e de que eu gosto”, vibra.

Foi bem

Para toda a produção de “Novo Mundo”, da Globo. Logo nos primeiros capítulos, é possível perceber os cuidados da equipe com figurino, produção de arte e cenografia para se aproximar do período histórico retratado.

Foi mal  
Para a grade repetitiva do E!. O canal a cabo abusa das reprises e determinadas produções dominam a programação, como a série “The Royals” e o “reality show” “Keeping Up With The Kardashians”.

hhhhh
# A cantora Paula Lima participa do “É de Casa” deste sábado.
# Neste sábado, a Band transmite o Miss São Paulo Be Emotion 2017. O evento conta com apresentação de Cássio Reis.
# João Guilherme e Mika participam do “Duelo de Mães” deste sábado.


De olhos bem abertos

Publicação: 23/03/17
Eline Porto se aproximou de sua personagem em “A Força do Querer”, nova novela das nove, por imersão. Ao chegar em Manaus para gravar suas primeiras cenas, a atriz começou a observar tudo e todos na cidade para se ambientar rapidamente. “Foi uma experiência ótima. Era bom estar lá para observar o local, a história da cidade e o jeito de falar das meninas. Podia ver o sotaque delas de perto, a forma como olham a vida. Foi gratificante”, explica. Na história de Gloria Perez, ela vive Janete, uma jovem apaixonada por Zeca, papel de Marco Pigossi. Por isso, está sempre implicando com Ritinha, interpretada por Isis Valverde, noiva do caminhoneiro. “Ela é uma menina do interior, determinada e muito sincera. Vai aprontar muito com a Ritinha para causar problemas na relação dela com o Zeca. Janete corre atrás do que quer e não tem muito filtro”, afirma. Apesar de gravada em Manaus, o começo da história se passará na fictícia Parazinho, interior do Pará. Para se aproximar da cultura local, Eline contou com o auxílio de uma amiga que morou em Belém durante algum tempo. “Tive um mês para estudar o texto e aprimorar o sotaque. Já conhecia um pouco da cultura de Belém e isso me ajudou bastante”, lembra ela, que foi convidada para a novela em dezembro. “Achei muito legal participar de uma produção que fala sobre o folclore brasileiro e a nossa cultura. Tem tudo para dar certo”, valoriza.

Hora de brilhar

Novela é uma trama de ciclos. A cada semana, um personagem pode ganhar mais ou menos destaque. Em “Rock Story”, será a vez de Fabi Bang, que vive a cantora Nina, aumentar sua participação nos próximos capítulos. Na história, a artista e Léo Regis, de Rafael Vitti, começarão um namoro de fachada. No entanto, a falsa relação irá incomodar Miro, papel de Guilherme Logullo, que faz dupla com Nina e finge ser seu irmão. Mas, na verdade, os dois são casados e escondem de todos. “Essa história cai como uma luva na vida da Nina. Por mais que ame o Miro, ela está acomodada nessa relação sigilosa de tantos anos e se deixa envolver pela novidade e pelo jeito moleque do Léo, por quem está realmente encantada. É muito divertido ir descobrindo aos poucos as soluções desse conflito”, aponta a atriz.

Tapete vermelho

Luciano Huck grava, nesta quinta, dia 23, o “Especial Inspiração”, do “Caldeirão do Huck”. O programa montou uma curadoria com representantes de diferentes áreas para buscar pessoas e projetos inspiradores Brasil afora. Foram escolhidos cinco empreendedores cujas histórias de vida, criatividade, doação, persistência e atenção ao próximo são exemplos positivos. Os homenageados participarão de uma festa de gala com convidados especiais: Tony Ramos, Glória Maria, Sandy, Lucas Lima, Daniella Sarayba, Flavio Canto, Laís de Souza, Rafaela Silva e Thiago Pereira.

Para surpreender

Apesar das críticas severas e pouca repercussão, “Sol Nascente” chegou ao fim com a terceira melhor audiência dos últimos quatro anos no horário. A novela das seis fechou seus 175 capítulos com média de 21,1 pontos em São Paulo. O folhetim ficou atrás apenas de “Êta Mundo Bom!” e “Flor do Caribe”.

Foi bem

Para a equipe de correspondentes internacionais do Esporte Interativo. O canal conseguiu se cercar de bons profissionais para cobrir o futebol europeu nas principais capitais, deixando os programas com mais informações.

Foi mal  

Para a falta de respeito com o horário do “MasterChef Brasil”. Toda semana, a produção começa com, pelo menos, 15 minutos de atraso em relação ao horário anunciado pela programação da Band.

hhh
Nesta quinta, a Globo exibe o jogo entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Galvão Bueno, Arnaldo Cezar Coelho, Walter Casagrande e Ronaldo participam da transmissão.

#Erick Jacquin tem a missão de salvar um restaurante argentino no “Pesadelo na Cozinha” desta quinta.


Samba no pé

Publicação: 22/03/17
À primeira vista, o nome de Helga Nemeczyk logo remete a suas origens estrangeiras. Neta de um tchecoslovaco e descendente de polonês, a loura deixa evidente sua porção europeia. Isso até poderia ser um empecilho para viver a dançarina Glenda, de “Rock Story”. Mas a carioca de 36 anos sempre manteve uma relação muito estreita com a dança. “Sou nascida e criada em Madureira (bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro). Meu avô é da Tchecoslováquia  e veio para o Brasil fugindo da guerra. Além disso, sou atriz de musical há muito anos. Por isso, sambar é bastante tranquilo para mim”, explica. Recém-chegada na atual trama das sete, Glenda volta da Europa para abalar a relação entre Nelson e Edith, papel de Thelmo Fernandes e Viviane Araújo.

No passado, os dois tiveram um caso e o sambista pode ser o pai de Amanda, papel de Laís Pinho. “Ela vai buscar a filha no Brasil ao descobrir que virou dançarina no Rebola Embola também. A chegada dela reforça o mistério se Amanda é ou não filha do Nelson”, explica ela, que irá rivalizar com Edith nos próximos capítulos. “Já gravamos cenas das duas fazendo duelo de samba. Vai ter muita briga e fofoca”, completa.

Conhecida do universo musical e de sua longa participação no “Zorra Total”, Helga sempre nutriu a vontade de fazer novelas, mas, por conta dos trabalhos nos palcos, era difícil investir no formato. “Todo ator sonha em fazer novela. Quando soube que passei para ‘Rock Story’, até tive de recusar um musical. Queria muito essa nova experiência”, afirma.

Pronto para a ação

A Globo concluiu a construção da cidade cenográfica da próxima temporada de “Malhação”. O espaço conta com mais de 6.620 m² e vai receber cerca de 80% das gravações. A cidade inclui o Colégio Estadual Cora Coralina e o colégio particular Grupo, a lanchonete e o galpão do personagem Roney, papel de Lúcio Mauro Filho, e a saída do metrô do bairro, entre outros cenários. “Passeei muito em São Paulo para a gente reproduzir o universo da cidade. O bairro de Vila Mariana tem uma mistura de prédios, vilas, bares, comércio e é bastante arborizado. Estamos trazendo vários elementos que identificam São Paulo”, explica José Cláudio, cenógrafo responsável. A novela  tem estreia prevista para maio.

Competição saudável

Camila Queiroz arranjou uma folga dos trabalhos de “Pega Ladrão”, próxima novela das sete, e participou das gravações da nova temporada de “Tamanho Família”. A atriz disputou a competição contra a família do cantor Luan Santana.

Para quem perdeu

A Globo reprisa, nesta quarta, dia 22, o último capítulo de “Sol Nascente”, no “Vale A Pena Ver de Novo”. No ar às 16h10.

Presença especial

O padre Fábio de Mello gravou uma participação especial na novela “Carinha de Anjo”, do SBT. Ele esteve nos estúdios da emissora na última segunda para realizar as sequências. As cenas ainda não têm previsão para irem ao ar. O folhetim infantil conta com uma ampla frente de capítulos gravados.

Tudo acertado

A primeira temporada do “Lady Night”, “talk show” de Tatá Werneck para o Multishow, contará com 25 episódios. A produção tem estreia marcada para o próximo dia 10 de abril e será exibida de segunda a sexta. Entre os convidados estão nomes como Anitta, Bela Gil, Bruna Marquezine, Claudia Leitte, Gregório Duvivier, Joelma, Marcelo D2.

Foi bem

Para a participação de Laura Cardoso ao longo de “Sol Nascente”. Aos 89 anos, a atriz mostrou que ainda faz a diferença no vídeo e desequilibra a trama positivamente, sendo o principal destaque do folhetim do começo ao fim.

Foi mal  

Para a frustrada trama de “Sol Nascente”, da Globo. A novela das seis não empolgou e foi uma sucessão de erros, desde a história confusa até o casal principal sem química, formado por Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso.

hhh
Hoje, a Globo estreia “Novo Mundo”, novela das seis.

# Nesta quarta, o programa “Gugu” volta a ser exibido ao vivo.


Avaliação certeira

Publicação: 21/03/17
Muitos detalhes envolvem o convite para uma novela. Luma Costa, que vive a recatada Elisa, de “Sol Nascente”, gosta de analisar bem todos os fatores que cercam seu próximo projeto. Trama, elenco e equipe são peças fundamentais para dizer sim ou não a uma nova produção. “Também valorizo muito os encontros profissionais que os trabalhos proporcionam. Às vezes, aparece a chance de ser dirigida por um determinado diretor que admiro, por exemplo. É uma avaliação bem complexa (risos)”, explica. Na atual história das seis, que se encerra nesta terça, dia 21, Elisa iniciou o enredo como uma tímida beata. No entanto, ao longo da história, a personagem começou a se soltar, descobrir o mundo e desenvolveu uma paixão proibida pelo padre Julião, papel de João Vitti. “Gostei muito das primeiras cenas em que ela começa a se soltar. Foram muito legais. Foi divertido fazer e a repercussão me deixou muito feliz. Criou-se uma expectativa muito legal para essa transformação tão libertadora. O público quer que a Elisa seja feliz. E é muito legal receber esse carinho”, afirma a atriz, que foi chamada para a novela através de um convite. “Acho que a Elisa e eu iríamos nos encontrar de qualquer jeito”, brinca.

Fora de ordem

A Globo irá mexer em sua grade de programação na próxima quinta, 23, por conta da exibição do jogo entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O “Jornal Nacional” irá ao ar mais cedo, às 19h30, e “A Lei do Amor” será exibida às 22h. Neste dia, excepcionalmente, a emissora não apresentará o Amor & Sexo.

Trabalho em grupo

Por mais que escreva sem colaboradores, Gloria Perez ainda vê a novela como um grande trabalho coletivo. À frente do texto de “A Força do Querer”, próxima trama das nove, ela estreia uma parceria com o diretor Rogério Gomes, o Papinha. “A gente se dá bem e trabalhamos em conjunto. Escrevo sozinha,  mas ouço muito as pessoas. E tem sido muito bom trabalhar com o Papinha. Compartilho todas as ideias com ele e com toda a equipe também. Criamos uma energia ótima”, valoriza.

Entre os jovens
Roberta Santiago estará no elenco da próxima temporada de “Malhação”. A atriz estava desde 2006 na Record, onde participou de trabalhos, como “Vidas Opostas”, “Rebelde”, “Balacobaco” e “Os Dez Mandamentos”.

Em alta
Silvio Santos segue atraindo boa parte da repercussão do SBT. No último domingo, o apresentador obteve 11 pontos, com pico de 14 pontos e “share” de 16% em São Paulo. Neste programa, o dono do SBT comandou a produção com novo visual: os cabelos brancos.

Para relembrar
O fim do ano ainda está longe, mas o Viva irá relembrar os especiais do cantor Roberto Carlos. A partir de 15 de abril, o canal estreia uma programação especial em homenagem ao aniversário do Rei. Serão destaques as produções exibidas entre os anos de 1996 e 2000. Apenas em 1999, em respeito a morte da esposa Maria Rita, Roberto Carlos não gravou.

Foi bem

Para as abordagens sobre machismo na trama de “Rock Story”. Através do personagem Léo Regis, de Rafael Vitti, a novela consegue apresentar a temática de forma interessante, com seriedade e sem cair no didatismo.

Foi mal  

Para o quadro “O Quarto do Pânico”, do “Pânico na Band”. Como de costume, o programa saturou o formato rapidamente, deixando a produção apelativa e sem graça.

hhh
Nesta terça, Georgiana Góes, Luana Martau, Mauricio Rizzo e Marcius Melhem encarnam o grupo musical ABBA no “Tá no Ar: A TV na TV”.

# Hoje, o público conhece os 21 competidores da nova temporada do “MasterChef Brasil”.

# Nesta terça, após o último capítulo de “Sol Nascente”, a Globo exibe uma apresentação especial de “Novo Mundo”.


Folga rara

Publicação: 18/03/17
Trabalhar nos finais de semana não é novidade para Tadeu Schmidt. O jornalista ganhou repercussão em sua carreira na editoria de esporte. Por isso mesmo, era bastante comum para o repórter estar envolvido em coberturas de Fórmula I e partidas de futebol aos sábados e domingos. Agora, apresentando o “Fantástico”, Tadeu ainda dá plantão na redação da Globo aos fins de semana. “A gente sempre chega mais cedo no domingo. Eu ou a Poliana (Abritta). Precisamos estar a postos para alguma eventualidade, como algum acontecimento sério ou os protestos, por exemplo. Esse é o nosso plantão”, explica ele, que ganha folga nas segundas. “Isso é ótimo.

Enquanto todos os seus amigos estão trabalhando ou fazendo algo, você está de folga (risos)”, completa. No “Fantástico” desde 2007, quando passou a apresentar os gols da rodada, o jornalista acompanhou diversas mudanças da revista eletrônica ao longo dos anos. Entre os quadros de maior sucesso do programa está o “Repórter Secreto”, em que desvios de verbas públicas são investigados. “É um dos mais populares. Toda semana recebemos um monte de e-mails com denúncias. Já recebemos mais de 100 mil e-mails desde a estreia, em 2015. Mais de 100 pessoas foram presas envolvidas nesses escândalos. A população está indignada com desvio de verbas e corrupção. A gente mostra isso muito nas matérias”, afirma.

Apego sério

Luciano Huck estreia, neste sábado, dia 18, uma nova temporada do “Lata Velha”, no “Caldeirão do Huck”. No primeiro episódio, o público conhece a história do dono do “Chevette tubarão”, o agente penitenciário José Lúcio Carneiro, de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O carro foi um presente de seu falecido pai, Seu João. Para garantir a reforma do veículo, ele fará uma performance da música “O Bom”, clássica canção dos anos 1960.

Eterno enquanto dure

O SBT irá estender a primeira temporada de “Fábrica de Casamentos”. Inicialmente previsto para acabar no dia 17 de junho, o programa terminará no dia 5 de agosto. Os executivos da emissora ficaram animados com a boa repercussão do projeto. Chris Flores e Carlos Bertolazzi ainda estão em fase de gravações.

Sem pressa

Betty Faria está no elenco de “A Força do Querer”, próxima novela das nove. No entanto, a atriz só aparecerá na produção a partir da metade da trama. No folhetim, ela será Elvira, antiga paixão de Garcia, de Othon Bastos. No passado, o temperamento forte dos dois não deixou que ficassem juntos. No reencontro, eles percebem que nenhum dos dois mudou.

Desdobramentos infantis

 A série “D.P.A – Detetives do Prédio Azul”, do Gloob, ganhará um “spin off”. Com 10 episódios, “Vlog da Mila - Os Mistérios de Ondion” acompanha a adaptação de Mila, interpretada por Leticia Pedro, em Ondion, lugar encantado para onde se muda após descobrir seus talentos mágicos. O projeto começa a ser gravado em março, no Rio de Janeiro, com direção de Vivianne Jundi. A produção irá ao ar exclusivamente no Gloob Play e nas plataformas VOD das tevê por assinatura. A série tem estreia prevista para maio.

Foi bem

Para a estreia da nova temporada do “Globo Repórter”. Além de movimentar a grade noturna de sexta da Globo, o programa voltou com matérias bem trabalhadas e interessantes.

Foi mal  
Para o elenco jovem de “O Rico e Lázaro”, da Record. Os atores não passam verdade em suas atuações, deixando a trama fraca e com cara de enredo infantojuvenil. Além disso, a disparidade de interpretações fica muito evidente nas sequências com profissionais mais renomados, como Lucinha Lins e Denise Del Vecchio.

hhh
# Carolina Ferraz é a convidada do “Cinejornal”, do Canal Brasil, deste sábado.