Parece, mas não é

Publicação: 29/04/17
João Côrtes precisou se reinventar na quarta e última temporada de “O Negócio”, da HBO, na hora de compor novamente o jovem Eric. O ator, que entrou na série durante terceira temporada, viu seu personagem ganhar outros traçados a partir da nova leva de episódios. Apesar de viver o mesmo papel, ele percebeu rapidamente que seu trabalho precisaria de uma construção diferente da anterior. Afinal, Eric retorna à trama com uma nova maturidade e outra relação com o pai, Ariel, interpretado por Guilherme Weber. “Busquei mais aprofundamento em cada sentimento novo que iria surgir para essa personagem. Para mim, como ator, foi uma delicia me jogar no drama, e, ao mesmo tempo, na comédia extremamente inteligente que surge da relação com o Ariel”, explica. Na nova temporada, após brigar com o pai, Eric volta a trabalhar no clube de prostituição de Ariel. “Eric é um menino de coração puro e bom. Apesar de viver e trabalhar em um ambiente de mentiras e traições, ele quer fazer o bem. A trama dele está muito baseada na relação complexa com o pai”, defende o ator, que participou recentemente de “Sol Nascente”, da Globo. “Gostei muito da experiência. É uma outra pegada e ritmo. Acredito que todas as experiências são extremamente válidas. Só de poder viver cada plataforma (teatro, tevê e cinema) já é uma honra”, valoriza. Além da atuação, João também investe na carreira musical. O ator está se preparando para lançar seu primeiro CD solo. O álbum irá se chamar “Elevador Gourmet” e será produzido por seu próprio pai. “Farei uma releitura de músicas pop para o jazz”, planeja.

Turma reunida
Alcides Nogueira contará com dois colaboradores em “Tempo de Amar”: Tarcísio Lara Puiati e Bíbi Pieve. O autor escreve a próxima novela das seis ao lado de Bia Corrêa do Lago. A obra é baseada no argumento escrito por Rubem Fonseca. Jayme Monjardim será o responsável pela direção artística.

Mais humor, por favor
A comédia terá espaço no “Conversa com Bial”, novo “talk show” da Globo. A produção contará com as participações do roteirista Renato Terra e integrantes do Sensacionalista, conhecido site de humor. O programa terá a participação de humoristas no palco e fora dele.
 
Ao ataque
O futebol segue como uma das principais medidas da Band para alavancar a audiência. A partir do próximo dia 20 de maio, a emissora irá exibir a 21° edição da Copa do Mundo Sub 20 Masculino Fifa 2017. A competição acontece na Coréia do Sul e contará com 24 seleções, divididas em seis grupos. O Brasil não participa do evento.

Guarda-roupa novo
O “Esquadrão da Moda” estreia um novo cenário a partir deste sábado, dia 29. O programa é comandado por Isabella Fiorentino e Arlindo Grund. A produção está no ar desde 2009.
 
Mistura musical
 O cantor Buchecha participa do próximo episódio de “Mister Brau”. O artista irá se apresentar no fictício programa “Os Brau”. “Me divirto sempre com as tramas e com a musicalidade do programa e amei mais ainda participar. Acredito que o seriado abre um leque ainda maior de assuntos pertinentes e até indispensáveis”, vibra. A cantora Iza também estará no novo episódio.

Foi bem
Para a estreia do “Era Uma Vez Uma História”, da Band. Apresentando um formato diferenciado, a produção consegue misturar cultura e entretenimento, driblando o tom didático.

Foi mal  
Para o fraco trabalho de edição do “Programa do Porchat”, da Record. Desde a estreia, o “talk show” ainda mantém um excesso de cortes bruscos e secos durante a produção.

hhh
# O estilista Ronaldo Fraga reconhecido por se preocupar com a utilização de tecidos e mão de obra locais em suas coleções, é um dos convidados do estúdio do “Como Será?” deste sábado.
# Neste sábado, Rogério Flausino e Laura Neiva participam do “Estrelas Solidárias”.
# Amanhã, Dani Calabresa e Rodrigo Sant’anna são os convidados do “Tamanho Família”.

Trabalho completo

Publicação: 28/04/17
Bela Carrijo está atenta a todos os momentos de um novo projeto. No ar na série “Vade Retro”, a atriz entrou no projeto para absorver e aprender ao máximo dentro da tevê. Já durante o período de pré-produção, ela mergulhou a fundo no processo de leituras antes do início das gravações. Além disso, a interação com o elenco e a direção foi crucial para Bela durante a composição. “Tem um processo muito detalhista e rico de leituras. O Mauro Mendonça (Filho) ajuda bastante a gente a entender o texto e os personagens. Tudo isso deixa o clima de trabalho diferente e mais produtivo”, afirma. Na história, ela vive Ema, uma freira que passa em uma seleção para cuidar da mãe da protagonista Celeste, vivida por Monica Iozzi. “Passo em uma entrevista com a Celeste e começo a trabalhar dentro da casa dela. Tem um efeito surpresa na história que ainda não posso contar (risos)”, despista a atriz, que recorreu a memórias antigas para construir a personagem. “Estudei em colégio de freira e foi uma referência direta para mim. Procurei um jeito mais calmo de falar”, completa. Além da produção da Globo, Bela também pode ser vista na terceira temporada de “Questão de Família”, do GNT, onde vive a sedutora Juliana. A personagem é vizinha do protagonista

Pedro, de Eduardo Moscovis, com quem mantém uma relação. “É uma delícia fazer a série. A Juliana e o Pedro têm caso meio solto, mas ela acabou engravidando dele.

Agora, tem um namorado novo e os dois estão sempre brigando”, explica.

Muito trabalho

Françoise Forton está escalada para a próxima novela das seis, “Tempo de Amar”, escrita por Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago. A atriz também está no elenco da série “Prata da Casa”, do canal Fox, que tem estreia prevista para 10 de maio.

Bola em jogo
Luciano Huck viajou para Barcelona, onde gravou uma matéria para o “Caldeirão do Huck”. O apresentador gravou com o jogador de futebol Neymar. A reportagem ainda não tem data de exibição definida.
 
Espaço para criação
A Globo inaugurou, nesta semana, a Casa dos Roteiristas, um espaço voltado para a criação de séries, programas de humor e outros formatos de dramaturgia semanal para a tevê aberta, fechada e plataformas digitais. O local será supervisionado por Jorge Furtado, George Moura, Cláudio Paiva, Marcius Melhem, Mauro Wilson, e a dupla Marçal Aquino e Fernando Bonassi. O novo ambiente fica localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, ou seja, longe dos Estúdios Globo, na Zona Oeste do Rio. Ao todo, 11 redações funcionarão no local, que também terá palestras, cursos, leituras e outras ações.
 
Astros em campo

Na próxima terça, dia 2, a Globo irá exibir o jogo entre Real Madrid e Atlético de Madrid pela semifinal da Liga dos Campeões da Europa. A partida contará com a narração de Galvão Bueno e comentários de Casagrande, Juninho e Arnaldo Cesar Coelho. Já o jogo de quarta, dia 3, entre Mônaco e Juventus, irá ao ar apenas no GloboPlay e no site globoesporte.com. A Band não transmitirá os jogos de ida. A emissora exibirá apenas as partidas de volta nos dias 9 e 10 de maio.

Foi bem
Para a volta do “Profissão Repórter” na grade da Globo. Comandado por Caco Barcellos, o programa apresenta reportagens interessantes e atuais. Além disso, a equipe do jornalista mostra um trabalho de alta qualidade em apuração e edição.

Foi mal  

Para o horário tardio do “Profissão Repórter”. Praticamente escondido na programação, o jornalístico merecia ir ao ar mais cedo. Difícil brigar com o sono e acompanhar as reportagens até o fim.

hhh
# Nesta sexta, Marcelo Rezende participa do “Legendários”, comandado por Marcos Mion.
# O “Globo Repórter” mostra, hoje, como é a rotina dos catadores de material reciclável.
# O humorista Ceará participa do “Treme Treme” desta sexta.


Ponto certo

Publicação: 27/04/17
Trabalhar com humor crítico é uma questão delicada. Mas Marcius Melhem conhece bem os detalhes que envolvem esse tipo de projeto. Por isso, muitas vezes, o ator e roteirista precisa lidar com as críticas exacerbadas ao seu trabalho. À frente dos textos das temporadas de “Zorra” e “Tá no Ar: A TV na TV”, o humorista não se influencia pelos comentários negativos que possam surgir ao longo do caminho. “Tenho a liberdade de fazer a cena que quero e as pessoas, de falar mal e criticar. O barato do país é a gente fazer a piada que quer e ouvir de tudo depois. Óbvio que sempre buscamos os aplausos e agradar, mas não dá para se pautar por isso”, explica. Envolvido com a nova temporada do “Zorra”, o ator mantém um olhar observador sobre os fenômenos e acontecimentos da sociedade. A ideia é que as piadas e esquetes do programa tenham uma linha de identificação com o público. “Tudo o que faz parte da vida das pessoas está no programa. O que a gente faz é aguçar o sentido de observação e ficar muito atento às coisas que impactam o dia a dia das pessoas, falar sobre o que elas estão vivendo”, defende Marcius, que evita piadas apenas para criticar “Não dá para ficar só na crítica e esquecer o humor”, completa.

Rainha das águas
Isis Valverde, que interpreta a Ritinha de “A Força do Querer”, participa do quadro “Mulheres Espetaculares”, do “Esporte Espetacular”, do próximo domingo, dia 30. Juliana Sana leva a atriz para praticar “stand up paddle” na praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Na produção, Isis terá de encarar uma travessia de dois quilômetros em mar aberto, com cerca de 40 competidores. A atriz vai precisar superar o medo de mar aberto que tem desde a infância, quando, aos 12 anos, foi levada pelas ondas e teve muita dificuldade para voltar à margem.

Nos tribunais
Após participar de “A Lei do Amor”, Arianne Botelho está escalada para um novo trabalho na Globo. A atriz fará parte do elenco da série “Segredos de Justiça”, do “Fantástico”, protagonizada por Gloria Pires. A produção está em fase de gravação e estreia em junho.
 
Fim da folga
Mylla Christie fará uma participação em “Carinha de Anjo”, novela infantil do SBT. Na trama, a atriz viverá Alessandra, a psicóloga da protagonista Dulce Maria, papel de Lorena Queiroz. Seu último trabalho na tevê havia sido na série “José do Egito”, da Record.
 
Lotação máxima
A Record pretende estrear em junho o reality show “A Casa”, apresentado por Marcos Mion.

Nesta semana, a emissora abriu inscrições através do site oficial. O programa é uma versão brasileira do formato licenciado pela Fremantle, e tem por objetivo confinar 100 pessoas em uma casa com estrutura e alimentação para apenas quatro pessoas. Os participantes passarão por diversas provas e restrições.
O último a sair leva o prêmio.

Foi bem
O alto nível do roteiro da terceira temporada de “Mister Brau”. Mesmo com texto cômico e focado no universo da música, a série conseguiu apresentar novas temáticas e promover interessantes discussões sociais de forma natural.

Foi mal  
Para Roberto Justus à frente do “Power Couple Brasil”. O apresentador não se encontrou dentro do formato da produção e parece estar sempre desconfortável diante do vídeo, sem muita mobilidade e naturalidade.

hhh
# Nesta quinta, a Band estreia a primeira temporada de “Shark Tank Brasil”.
# Dan Stulbach estreia à frente do “Era Uma Vez Uma História”, da Band, nesta quinta.
# A cantora Ludmilla é a entrevista do “Lady Night” de hoje.
# Hoje, o “chef” Pedro de Artagão é o convidado do “The Taste Brasil”, do GNT.


Com um olhar curioso

Publicação: 26/04/17
Uma obra aberta é marcada pela imprevisibilidade. No ar em “Malhação” como o jogador de vôlei Giovane, Ricardo Vianna acompanha de perto as nuances de seu personagem na trama. Ao longo dos capítulos, o ator viu seu papel ganhar mais destaque e importância no enredo principal. “Me surpreendi pelo crescimento durante a história. Não tinha a noção de até onde uma obra aberta poderia ir. Essa curva do personagem não tem limites e isso me deixou surpreso”, explica. O ator foi se acostumando aos poucos com a repercussão nas ruas. Em diversos momentos, ele se surpreendeu com o carinho das pessoas em locais públicos. “Me assustou o poder da televisão. Não tinha noção do quão palpável isso era. Nessa reta final, estou mais acostumado, mas ainda acho estranho quando sou abordado. É uma fase que vivo. Fico feliz com o carinho porque só escuto coisas boas”, valoriza ele, que analisa um crescimento maior de seu desempenho diante das câmeras desde sua estreia na temporada. “Fazer estúdio era muito difícil para mim. Era um espaço limitado, tinha uma câmera logo atrás, uma luz na cara... Tive de me adaptar. Agora, já consigo saber como me favorecer mais para a câmera”, completa. Após fazer seu “debut” em “Malhação”, Ricardo confessa que não planeja sair da televisão tão cedo. “Cria” do teatro, o ator também quer investir no cinema em breve. “Gostei muito de fazer tevê. Achava que era algo totalmente diferente. Quero seguir na profissão. Não me vejo fazendo outra coisa”, planeja.

Um dia de espera
A Globo alterou a data de estreia do novo programa de Pedro Bial. O “Conversa com Bial”, que iria ao ar no próximo dia 1º de maio, será exibido no dia 2. O “talk show” irá ocupar a vaga do extinto “Programa do Jô”.
 
De volta à dramaturgia
José Loreto entrará para o elenco de “Os Dias Eram Assim”. Na trama, o personagem do ator irá seduzir Monique, interpretada por Letícia Spiller. Recentemente, ele participou da bancada da última temporada do “Amor & Sexo”.
 
Pré-estreia na “web”

Com estreia prevista para o segundo semestre, “Filhos da Pátria” irá ao ar primeiro na internet. A Globo irá lançar a série antecipadamente na plataforma GloboPlay. A produção é escrita por Bruno Mazzeo e protagonizada por Fernanda Torres e Alexandre Nero.
 
Por região

O SBT irá investir mais em sua programação local. A partir de maio, o SBT Rio estreia seu primeiro programa de linha de show. O “Cozinheiro vs Chef” é uma parceria da 5e60 Conteúdo. A produção terá a apresentação de Isabele Benito e do cozinheiro Rubens Zerbinato desafiando 13 “chefs” renomados do Rio de Janeiro. Ao todo, serão 13 episódios.

Outro tipo de humor

Lucas Salles participará da primeira temporada de “A Vila”, do Multishow. Recentemente, o humorista deixou o elenco do “Pânico na Band”. A produção é protagonizada por Paulo Gustavo e tem estreia prevista para agosto. Ao longo da temporada, o “sitcom” terá episódios temáticos a partir dos subgêneros da comédia: aventura, terror, comédia romântica, comédia policial etc.

Foi bem

Para os movimentados e acelerados capítulos de “Rock Story”. A trama de Maria Helena Nascimento não enrola muito nos mistérios e está sempre com bons ganchos e revelações, como a falsa gravidez de Diana, papel de Alinne Morais, e as armações de Néia, de Ana Beatriz Nogueira.

Foi mal  
Para Xuxa Meneghel à frente do “Dancing Brasil”. A apresentadora não parece à vontade no palco da produção, deixando evidente a leitura robótica do TP durante a competição.

hhh
# Nesta quarta, o “Profissão Repórter” apresenta diferentes histórias de vida sobre travestis e transexuais no Brasil.
# Paulinho Serra faz uma participação no episódio de “Treme Treme” desta quarta.
# A cantora Naiara Azevedo é a convidada de hoje do “Lady Night”, apresentado por Tatá Werneck.



Para quebrar a cabeça

Publicação: 25/04/17
Priscila Steinman queria mergulhar em um universo totalmente diferente de seu dia a dia. Por isso, quando leu o perfil psicológico de Laura, sua personagem na série “Questão de Família”, do GNT, logo se animou. O novo trabalho significaria longas horas de estudos e infinitas possibilidades de criar a partir de diversas situações dramáticas. “Laura é misteriosa, ambígua e com um passado traumático, então isso possibilita um desenho surpreendente. Para mim, foi um grande abismo desvendar essa personagem. Foi um desafio em diversos aspectos: foi a minha primeira protagonista na televisão e, por ela ser uma lutadora, exigiu muito fisicamente de mim”, vibra. Na história, Laura é uma advogada de temperamento forte e extremamente sedutora. Após crescer no subúrbio e ser criada pelo pai, ela faz de tudo para esconder seu passado. Ao longo dos episódios, acaba se envolvendo com Pedro, papel de Eduardo Moscovis. “Ela é tridimensional e intensa. Parece que tem um furacão passando por dentro dela, mas só o que consegue externalizar é uma brisa ambígua e seca. Ela tem certa tendência a depressão, já ficou internada em clínica”, explica. Para compor a personagem, Priscila assistiu como ouvinte a diversas audiências em um tribunal no Centro do Rio. Além disso, viu filmes como “Perdas e Danos” e “O Casamento de Rachel”. “Adoro a etapa do processo criativo”, valoriza.

Alerta importante

Glória Perez irá abordar o jogo da Baleia Azul, desafio com 50 níveis que incentiva jovens ao suicídio, na trama de “A Força do Querer”. A autora é conhecida pelo “merchandising” social em suas novelas.

Tudo pronto

A equipe de “Malhação” encerrou, na última semana, as gravações da atual temporada da novela adolescente. O último capítulo será exibido no próximo dia 5.
 
Pequenas mudanças

A Band mudou o título do “reality show” “Primeiro Encontro”. Agora, a produção amorosa se chamará “À Primeira Vista”. As inscrições seguem abertas através do site oficial do programa.
 
Troca-troca
O elenco do “remake” de “Os Trapalhões” sofreu sua primeira baixa. Armando Babaioff deixou a produção e será substituído por Bruno Gissoni. Ele interpretará Dedé Santana. Babaioff chegou a participar das leituras e ensaios com o resto do elenco.

Resumão da semana

A reprise de “Tieta”, do Canal Viva, ganhará uma maratona dos capítulos da semana aos domingos. A programação vai ao ar, a partir do dia 7, às 19h. O folhetim protagonizado por Betty Faria estreia no próximo dia 1º de maio, substituindo “A Gata Comeu”.

Foi bem

A elegante abertura do “Fantástico”. Sem perder a essência, o programa criou uma abertura diferente e interessante, mas que ainda remete ao programa. Um trabalho direto e criativo.

Foi mal  
Para a necessidade de Faustão em querer que o público adivinhe a identidade do artista durante as apresentações do “Show dos Famosos”, do “Domingão do Faustão”. Com uma fraca caracterização, fica evidente desde o começo qual participante está se apresentando no palco.

hhh

# Nesta terça, os participantes do “MasterChef Brasil” preparam um menu de serviço de bordo para uma companhia aérea.

# Hoje, Ludmilla estará à frente do “Música Boa Ao Vivo”. A cantora Anitta não poderá apresentar o programa por conta de compromissos no exterior.