De outros Carnavais

Publicação: 24/02/17
O Carnaval faz parte da rotina de Fátima Bernardes há bastante tempo. Antes de assumir a bancada do “Jornal Nacional” ou migrar para o entretenimento, a jornalista comandou a transmissão dos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro entre os anos de 1994 e 1997. Agora, além de apresentar o “Encontro com Fátima Bernardes”, ela também busca um espaço na agenda para participar da cobertura da folia carioca. Desde 2014, a apresentadora voltou a narrar o evento. “As pessoas envolvidas com o Carnaval mergulham com muita paixão e conseguir transmitir um pouco dessa alegria, euforia, dessa vontade de vencer tem muito a ver com eles. Eu e o Alex (Escobar) estamos visitando juntos os barracões. Tenho certeza de que será uma parceria bem bacana, estamos bem empolgados”, vibra ela, que, nos últimos anos, dividiu a transmissão com Luis Roberto. “São dois profissionais acostumados a lidar com emoção, o que faz muita diferença nessa cobertura”, completa. Os desfiles acontecem nas noites de domingo e segunda, dias 26 e 27. Milton Cunha e Pretinho da Serrinha completam o time, comentando todos os detalhes do evento. Além disso, Mariana Gross atua como repórter na cobertura da arquibancada popular nos dias de desfile do Grupo Especial.

Presença especial
Sérginho Groisman participou do primeiro dia de “workshop” da nova temporada de “Malhação”. O apresentador esteve com o elenco nos Estúdios Globo e acompanhou os trabalhos ao lado do diretor Paulo Silvestrini e do autor Cao Hamburger. A trama tem estreia prevista para 24 de abril.

Difícil de aguentar
As temperaturas altas estão sendo um problema para o elenco de “Novo Mundo” durante as externas da próxima novela das seis. Por conta dos figurinos pesados de época, os atores estão sofrendo com o calor. Gabriel Braga Nunes, que vive o vilão Thomas, chegou a ter queda de pressão e precisou ser atendido no ambulatório durante uma das gravações.

Em fase de teste

De férias nos Estados Unidos, Patrícia Abravanel retorna ao Brasil para gravar a nova temporada do “Show do Milhão”. Desta vez, a competição de perguntas e respostas será com crianças. A ideia de colocar a apresentadora à frente da produção foi do próprio Silvio Santos. No entanto, o comitê artístico da emissora quer que ele siga na função. Em breve, Patrícia gravará um piloto do programa que será avaliado pelos executivos do canal. A produção tem estreia prevista para o segundo semestre.

De volta

A Globo marcou para 13 de março a estreia de “Senhora do Destino”, no “Vale A Pena Ver de Novo”. A novela de Aguinaldo Silva substituirá “Cheias de Charme”.

Dramas de mãe e filha
Ainda sobre reprises, o Viva leva ao ar, a partir de 8 de maio, “Por Amor”. Esta será a segunda exibição da novela de Manoel Carlos, que completa 20 anos. Em 2010, o folhetim garantiu o 1º lugar no total de indivíduos e no público adulto durante seu horário principal (16h30).

Foi bem

Para os videoclipes finais do “Tá no Ar: A TV na TV”. Parodiando assuntos do dia a dia e músicas conhecidas, a produção mostra sempre letras e composições de qualidade e com um humor inteligente e irônico.

Foi mal  

Para a escalação de Roger Flores no comando do “Troca de Passes”, do SporTV. O ex-jogador não tem desenvoltura para apresentar o programa e, por muitas vezes, se mostra perdido e pouco confortável na função.

hhh
Hoje, o SBT dá início à transmissão da cobertura do Carnaval de Salvador. Celso Portiolli, Helen Ganzarolli, Karyn Bravo e Léo Sampaio ficarão responsáveis pela apresentação da festa.


De olhos bem abertos

Publicação: 23/02/17
Marina Moschen preza pela observação quando inicia um trabalho de pré-produção para uma nova novela. No ar em “Rock Story” como a mimada Yasmin, a atriz de 20 anos ficou bastante tempo observando pessoas finas e elegantes para compor sua atual personagem. “Tudo é baseado em um exercício de olhar o outro. Temos de treinar o olhar. Fico observando e prestando atenção ao que se passa pela cabeça dessas mulheres que são parecidas com a Yasmin. Fiquei observando o comportamento de pessoas em shopping caros, por exemplo”, explica ela, que cortou os cabelos especialmente para a trama de Maria Helena Nascimento. “Quando eu fiz o teste, já sabia que precisaria cortar. Foi ótimo porque ficou diferente do último papel”, completa. A atual novela das sete é o primeiro trabalho de Marina após protagonizar a última temporada de “Malhação”. Agora, ela contracena com atores veteranos e novatos em todos os momentos da história. “Foi muito bom estar em ‘Malhação’ para conhecer tudo. Éramos um grupo de adolescentes desbravando esse universo da tevê, conhecendo luz, câmera e posicionamento. Foi uma experiência maravilhosa”, lembra.

Procura-se
A equipe do “Tamanho Família” já está em fase de pré-produção para a segunda temporada. O programa de Márcio Garcia está atrás de familiares que compartilhem algum talento, como o canto, por exemplo. Os escolhidos participarão do quadro “Talento em Família”.

Tempo de descanso
Rosane Svartman e Paulo Halm só devem voltar ao ar em 2019. A dupla foi responsável por assinar o texto da bem-sucedida “Totalmente Demais”. Com calma, os dois já trabalham em uma nova sinopse para apresentar à Globo.

Dobradinha de novo
Letícia Braga e Julia Dalavia dividirão o mesmo papel novamente em “Os Dias Eram Assim”, próxima trama das 23 horas. As duas interpretarão Nanda em fases distintas. Na minissérie “Justiça”, Letícia viveu Mayara na infância e, logo depois, Julia assumiu o papel da garota de programa quando adulta. “Os Dias Eram Assim” tem estreia prevista para abril.

Linha e agulha
Parte do elenco feminino de “Belaventura”, nova novela da Record, participou de aulas de costura e bordado. Rayanne Morais e Bárbara Borges estiveram nas aulas. O folhetim escrito por Gustavo Reiz tem estreia prevista para o final do primeiro semestre.

Cardápio variado
À frente do “Que Seja Doce” e da nova temporada do “The Taste Brasil”, Felipe Bronze ganhará mais um programa na grade do GNT. A partir do dia 8, o “chef” de cozinha estreia o “Perto do Fogo”. A produção mostra receitas  feitas na brasa de uma churrasqueira, desde um tradicional churrasco brasileiro a um tiramissu feito com bolo assado na grelha. Cada episódio trará um tema inspirado por diferentes culinárias, como a japonesa, espanhola e italiana, ou ingredientes, como a mistura de carne e frutos do mar.

Foi bem
Para as participações de Marco Luque no “Altas Horas”. O ex-“CQC” se encaixou rapidamente ao programa e se mostra em constante movimento ao criar novos personagens para a produção de Serginho Groisman.

Foi mal  
Para o momento de interatividade do “Vídeo Show” na estreia de Sophia Abrahão na bancada. O programa selecionou apenas mensagens de elogios do fã clube da atriz. Ficou parecendo que queriam massagear o ego dela.

hhh

Nesta quinta, Betty Faria, Ney Latorraca e Evandro Mesquita participam do “Amor & Sexo”.

Hoje, Rodrigo Hilbert encerra a temporada do “Tempero de Família: Colônia de Férias”.


De olho na tela grande

Publicação: 22/02/17
Todo ano, Christiane Pelajo se programa para acompanhar a premiação do Oscar. No entanto, desta vez, a jornalista irá unir trabalho e prazer na hora de assistir à noite de gala do cinema internacional. Há pouco mais de três semanas, ela foi escalada para substituir Maria Beltrão, que está de licença médica até março, na transmissão do evento pela Globo. “Não estava esperando o convite porque a Maria sempre faz. Gosto muito de cinema e fiquei muito empolgada com a oportunidade. Estou tão focada na transmissão que nem parei para pensar em quão surpresa fiquei com o convite”, explica. Por conta dos desfiles de Carnaval, a emissora exibe os melhores momentos do Oscar 2017 na segunda, dia 27 de fevereiro, às 15h20. A gravação, no entanto, acontece, ao vivo, na noite de domingo. Para estar afiada nos comentários durante a cobertura, Christiane tem assistido aos filmes indicados e lendo matérias sobre a premiação na imprensa americana. “Já perdi a conta de quantos filmes assisti. Estou me preparando loucamente. A emissora também dá um ótimo material de apoio”, afirma ela, que dividirá a transmissão com Miguel Falabella e Artur Xexéo. “Fizemos uma reunião essa semana. Falo com o Xexéo o dia inteiro (risos). Adorei conhecer o Miguel, sou fã do trabalho dele”, completa. Além do Oscar, Christiane também está substituindo Maria Beltrão na apresentação do “Estúdio I”, da GloboNews. A produção é bastante diferente do factual “Jornal GloboNews Edição das 16h”, comandado pela jornalista. “É uma produção com mais assuntos de variedades. É bom para mostrar versatilidade e me adaptar a um estilo diferente. Conversei com a Maria antes de substituí-la. Sou muito fã dela”, vibra.

Ritmo de festa

O Carnaval será a grande pauta do “Como Será?” do próximo sábado, dia 25. O repórter Alexandre Henderson visita a Portela e a Beija-Flor para o quadro “Hoje é dia de... Escola de Samba”. Em entrevista, o carnavalesco Paulo Barros conta alguns dos segredos da inovação dos seus desfiles. Além disso, Selminha Sorriso e Rodney - porta-bandeira e mestre de bateria da azul e branco de Nilópolis - apresentam o projeto social tocado por eles e que forma ritmistas, passistas, mestres-salas e porta-bandeiras. O cenário do programa também ganha decoração especial, com diversas cores e personagens típicos da festa.

Tudo pronto
A Globo encerrou as gravações de “A Cara do Pai”, série protagonizada por Mel Maia e Leandro Hassum. A produção volta ao ar no segundo semestre.

Universo obscuro
O universo das novelas é bastante rico artisticamente. Em um único trabalho, muitos profissionais têm a chance de encontrar renomados autores, diretores e um elenco estelar. Maurício Machado que o diga. Em “A Lei do Amor”, o intérprete do deputado Arlindo Nacib logo se encantou com a oportunidade de ser dirigido por Denise Saraceni e trabalhar em uma obra escrita por Maria Adelaide Amaral, que assina o folhetim ao lado de Vincent Villari. “É uma das maiores dramaturgas do país. Tem um selo de qualidade e respeito estar em um projeto dela. A Denise também tem uma delicadeza e gentileza com os atores. Estou muito feliz por estar na minha primeira novela das nove. Isso tem uma repercussão diferente”, valoriza. Após se envolver em um escândalo de corrupção, o deputado fugiu do país e segue foragido. “Estamos na expectativa do que irá acontecer. Mas deve ter um desfecho. A impunidade não pode ficar assim”, aponta ele, que pesquisou universo político para compor o papel.

Foi bem
Para o simpático “Prazer em Receber”, do GNT. Apresentado por Lenny Niemeyer, a produção é cercada por boas conversas e convidados interessantes.

Foi mal  
Para o pouco uso da trama das gêmeas Lorena e Júlia, interpretadas por Nathalia Dill em “Rock Story”. Escondida nos Estados Unidos, a vilã Lorena ainda não mostrou exatamente a que veio na história e, apesar do bom trabalho da atriz, não tem muita função na novela.

hhh
Nesta quarta, o “Programa do Gugu” apresenta uma reportagem sobre a superação do cavaleiro Rodolpho Riskalla, que perdeu as pernas após uma meningite.

# Hoje, o “Encontro com Fátima Bernardes” recebe a bateria da Mangueira.


Dos livros de história

Publicação: 21/02/17
Família Real Portuguesa, Império e Brasil colônia foram palavras que fizeram parte do dia a dia escolar de Letícia Colin na juventude. Agora, aos 27 anos, ela volta a se reencontrar com esse universo histórico em “Novo Mundo”, próxima novela das seis da Globo. Para interpretar a imperatriz Maria Leopoldina, Letícia participou de um “workshop” sobre o contexto em que se passa a trama com o professor de história Francisco Vieira. Além disso, para incorporar outros detalhes da primeira esposa de Dom Pedro I, vivido por Caio Castro, a atriz também realizou aulas de piano. “Eu sabia pouco sobre ela, mas tinha noção de sua importância para o Brasil. Ela se reinventou. Passou por cima de crenças profundas da realeza ao chegar ao Brasil e entender que seria necessário mudar. Amo a Leopoldina, ela é muito maravilhosa. Quero que as pessoas sintam o que eu sinto por ela”, vibra a atriz, que está de folga da tevê desde o fim de “Nada Será Como Antes”. “Agradeço aos autores por escreverem sobre essa figura tão importante para a nossa história. E por me darem a oportunidade de ser a Leopoldina”, completa Letícia, referindo-se à dupla Thereza Falcão e Alessandro Marson. Além da atriz, “Novo Mundo” conta com Léo Jaime, Rodrigo Simas, Ingrid Guimarães, Agatha Moreira, Giullia Buscacio, Jonas Bloch, Sheron Menezzes, Vanessa Gerbelli e Leopoldo Pacheco no elenco.

Sétima arte
Ator, roteirista e diretor, Miguel Falabella está em constante contato com o universo cinematográfico. Não à toa, ele foi escolhido para comentar o Oscar 2017 na Globo ao lado de Artur Xexéo e Christiane Pelajo. “O Oscar é um assunto que me interessa profundamente. Minha ligação com ele é de público mesmo, sou um telespectador. E irei nessa linha, trazendo informações que interessem às pessoas em geral, falar sobre o que elas querem saber”, afirma. O ator está previsto para voltar ao ar em breve com a série “Brasil a Bordo”, que ainda não tem data de estreia definida.

Mais um pouco
Francisco Vitti seguirá até o fim da temporada de “Malhação”. O intérprete do personagem Felipe continuará sendo utilizado na trama de Nanda, papel de Amanda de Godoi. A produção termina em abril.

Vivendo em outros tempos
A Record deu início às gravações de “Belaventura”, nova novela da emissora. Escrita por Gustavo Reiz, a produção conta com Rayanne Morais e Bernardo Velasco como protagonistas. A estreia está prevista para o final do primeiro semestre.

Dicas de decoração
A decoração da casa do “Big Brother Brasil” também chamou a atenção do púbico. Móveis, como o sofá e a mesa de centro da sala, ficaram entre os itens de cenografia mais pedidos do mês de janeiro da programação da Globo.

Episódios garantidos
O Gloob irá produzir uma segunda temporada da série “Valentins”, assinada por Claudia Abreu e Flavia Lins e Silva. Os trabalhos estão previstos para março. A atriz irá se dedicar à reta final da novela das nove e à produção infantil ao mesmo tempo

Foi bem
Para a guinada da trama de “Sol Nascente” em sua reta final. Com vilões e mocinhos bem delimitados, a história se tornou mais palatável, compreensível e interessante. Até o casal Alice e Mário, vivido por Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso, ganhou maior entrosamento em cena.

Foi mal  
Para o desnecessário “Casa da Tentação”, do “João Kléber Show”, da RedeTV!. A produção é fraca e é apenas uma desculpa para mostrar modelos esculturais na tevê. Com uma cara “fake”, o programa perde com a falta de naturalidade das participantes.

hhh
Nesta terça, Emilly, Manoel e Vivian disputam a preferência do público no paredão do “Big Brother Brasil”.


Trabalho do mistério

Publicação: 18/02/17
Interpretar a “patricinha” Jéssica, de “A Lei do Amor”, é uma “caixinha de surpresa” para Marcella Rica. Inicialmente esnobe e com caráter duvidoso, a personagem ganhou uma redenção de suas maldades antes mesmo do fim da trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Ao longo dos capítulos, a filha de Salete, papel de Claudia Raia, se prostituiu, virou amante do vilão Tião, de José Mayer, se arrependeu e construiu uma relação com o médico Bruno, vivido por Armando Babaioff. “Não esperava a redenção dela, também não sabia que ela seria agredida pelo Tião. Foi algo bem marcante e importante para construir com muito cuidado. Acho que o melhor da Jéssica é essa oportunidade de viver com a mesma personagem tantas nuances, fases e situações”, aponta a atriz, que está aproveitando as diversas fases do papel. “A Jéssica só me trouxe coisa boa, aprendo todo dia um pouco. Sou pura gratidão pela oportunidade de contar essa história e poder passar por tantas nuances, descobrir coisas novas, conviver com essa equipe incrível e esse elenco tão extraordinário e generoso”, completa. Em sua primeira novela das nove, Marcella está experimentando a intensa repercussão de um dos horários mais visados da grade de programação. “As pessoas comentam sempre das duas fases - alguns a preferem na versão mau caráter (risos), outras adoraram a nova fase, se divertem com as cenas do posto... Tem sido muito bacana”, vibra.

Câmera e ação

A Globo marcou para o próximo mês o início das gravações da nova temporada de “Malhação”. Com o subtítulo de “Viva as Diferenças” e ambientada em São Paulo, a produção tem autoria de Cao Hamburger e direção de Paulo Silvestrini.

Bloco na rua
A cobertura do Carnaval é um dos principais momentos da programação da Globo. Neste ano, cerca de 2500 profissionais trabalharão na transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. A emissora também fará uma cobertura pela internet. Pelo Globo Play, o país inteiro pode assistir, gratuitamente, à transmissão ao vivo das principais festas do Brasil, direto do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.

Poucas mãos

A próxima trama das 23 horas, “Os Dias Eram Assim”, contará com um time enxuto de colaboradores. As autoras Angela Chaves e Alessandra Poggi irão trabalhar ao lado de Mariana Torres. A supersérie tem estreia prevista para abril.

Sob avaliação

Carlos Lombardi pretende terminar neste mês a sinopse de sua nova novela para a Record. Depois, a obra será entregue à emissora para avaliação pela direção. Desde sua chegada ao canal, em 2012, o autor assinou apenas uma novela, “Pecado Mortal”, que foi exibida entre 2013 e 2014.

Paz e sossego
O Bis irá exibir uma programação especial para os telespectadores que preferirem fugir da folia de Carnaval. A partir do dia 25, o canal leva o ar 96 horas de shows, documentários, especiais e séries nacionais. Entre os principais nomes selecionados estão artistas como Kiss, Iron Maiden, U2, Tiago Iorc e Freddy Mercury.

Foi bem

Para a interessante chamada de “Novo Mundo”, próxima novela das seis. Com qualidade, o pequeno vídeo dá o recado da novela diretamente e de forma instigante.

Foi mal  

Para o “Casa TVZ Verão”, do Multishow. O programa é uma confusão de pessoas falando ao mesmo tempo e sem qualquer assunto relevante entre um clipe e outro.

hhh
Paloma Bernardi, Thaís Melchior, Raphael Vianna e Sheila Mello participam do “Programa da Sabrina” deste sábado.

# Neste sábado, o “Altas Horas” recebe Deborah Secco, Giuliana Morrone, Carol Castro, Nando Reis e Preta Gil.