segunda-feira, 6 de maio, 2024
31.1 C
Natal
segunda-feira, 6 de maio, 2024

2015, ano difícil

- Publicidade -

Agnelo Alves
Jornalista

Não está fácil interpretar ou mesmo, simplesmente, analisar os primeiros quatro dias dos novos governos instalados no Brasil. A presidente da República é a mesma. Mas em um segundo mandato. Porém o cenário é diferente, com vinte e sete novos governadores estaduais, um deles do Rio Grande do Norte.

O fim de semana e – no caso do Rio Grande do Norte, o feriado, hoje, em homenagem aos três Reis Magos, os anunciadores da vinda de Jesus Cristo à Terra – todos esses feriados, não impediram que os gestores empossados trabalhassem. A presidente Dilma preferiu ir descansar em uma base naval no interior do Brasil, Aracati. Afinal, digamos, ninguém é de ferro.

Quem ganhou as manchetes locais foi o novo presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Cláudio Santos, seridoense da boa gema. Logo no seu discurso de posse soltou uma bomba de grande efeito a respeito da política de pessoal do Tribunal. Não há dúvida de que vai exercer um mandato confiável. O desembargador Cláudio Santos já presidiu o Tribunal Regional Eleitoral e chega à Presidência do TJ RN cercado pelas melhores expectativas, procedendo da Corregedoria Geral da Justiça.

O governador Robinson Faria terá mandado de volta para a Paraíba o secretário de Planejamento e Finanças, Eurípedes Balsanufo. Uma indicação do Sr. Henrique Meirelles. Salvo esteja totalmente equivocado – não creio – as motivações do governador para mandá-lo de volta ao lugar de onde procedeu não deixam dúvidas de que foram justas, certas.

Enfim, temos uma semana pela frente, um mês, um ano. Ajudará o governador quem alertá-lo e não apenas elogiá-lo.
Veremos.

eee
O Papa Francisco, realmente, é a personalidade de 2014 no mundo. Prêmio Nobel na certa.

eee
A presidente Dilma tem pela frente a Petrobras. Outro escândalo foi descoberto. Presidente, por favor, cuide de salvar e devolver aos brasileiros a nossa maior empresa que é orgulho nacional e lida com um produto estratégico para a economia global, o petróleo.

eee
Mais um escândalo? A Petrobras tem quadros próprios dedicados.

eee
Ninguém se iluda: 2015 vai ser um ano tão difícil ou mais difícil do que foi 2014. Aquela recomendação de “apertar o cinto” continua válida, embora eu prefira recomendar que “quem tem um tostão, economize dois”.

Difícil, muito difícil, mais possível. Economiza dois quem tem um.

eee
Tudo faz crer que 2016 será menos duro do que 2015.

eee
Uma coisa é certa: o desmantelo feito pelo PT na economia nacional foi igual ao  que fez na Petrobras. Que coisa, hein? E fez igual no governo de Brasília.

eee
A presidente Dilma promete exigir menos sacrifício dos brasileiros em face do reajuste na economia. Sem sacrifício o reajuste fracassa.

eee
A ex-governadora, Rosalba Ciarlini – informa-se – encaminhou para Robinson uma pletora de mensagens que a Assembleia aprovou. Caberá ao governador Robinson Faria decidir se veta ou sanciona. Jogou bem a ex-governadora.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas