Inflação “no quadrado”

Publicação: 07/09/19
Luiz Antônio Felipe
laf@tribunadonorte.com.br

A inflação oficial pelo IPCA, desacelera para 0,11% em agosto, diz o IBGE.  O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), ficou 0,08 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de julho (0,19%).  A variação acumulada no ano de 2019 chegou a 2,54%, enquanto os últimos 12 meses registraram 3,43%. Em agosto de 2018, a taxa foi de 0,09%. Assim como no mês passado, o maior impacto foi no grupo habitação (1,19%), por conta da alta de 3,85% na energia elétrica. O registro contribuiu com 0,15 pontos percentuais no índice de agosto, que passou a vigorar com a bandeira vermelha.

Orçamento
Ao contrário do IPCA, o INPC acelera e sobe 0,12% em agosto, diz IBGE. O IGP-DI cai 0,51% em agosto ante recuo de 0,01% em julho, revela FGV. Até a cesta básica em Natal ficou mais barata.

Moedas
Queda acentuada do dólar e do preço do petróleo, que acabou fechando em alta. Nesse intervalo, a Petrobras vai faturando mais até tomar a decisão de ajustar os preços dos combustíveis à realidade do mercado. O euro  também caiu.       Nos Estados Unidos, a criação de mais emprego reforça a aposta de corte de juro da parte do FED (banco central americano).

Feiura
Pode ser feia a mulher de Emanuel Macron, presidente da França. Mais feio ainda é um País com uma arrecadação batendo recorde todo mês, com uma classe política corrupta em sua grande maioria, um poder público gastador e incompetente, Com um sistema de saúde, de boa intenção (SUS), universal, mas com os pobres nos corredores de hospitais, sem médicos e sem remédio.  

Mudanças
O governo Bolsonaro quer ampliar a reforma trabalhista e, entre outras coisa, acabar com a unicidade sindical. Tem muita gente envolvida na análise das alterações, fazendo comparações com a legislação de outras países.

Mais lançamentos no NE
O Nordeste tem a indústria mais movimentada neste ano, de acordo com o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, publicado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A intenção de lançamento de produtos pela indústria da Região Nordeste alcançou o índice de 25,2% desde janeiro até agosto. O desempenho das empresas da região supera o das quatro outras regiões, que tiveram empresas muito mais cautelosas em lançar produtos. O índice se baseia na solicitação por novos códigos de barras para novos produtos. Em agosto, o Nordeste teve alta de 15,7% em relação a julho.

Eletrônico
A produção do setor eletroeletrônico recuou 1,9% nos primeiros sete meses deste ano em relação a igual período de 2018. De acordo com a Abinee, associação do indústria do setor, a queda foi provocada pela queda de 4,7% na produção de bens eletrônicos, enquanto a área elétrica teve incremento de 0,8%.

Chuvas
Os mapas recentes do Inmet confirmam chuvas abaixo da média no Brasil central nos próximos meses, entre setembro e novembro, com El Niño enfraquecido. A previsão é de chuvas abaixo do normal sobre a maior parte da região central do Brasil, incluindo redutos produtores onde as precipitações devem ficar até 50 milímetros mais baixos do que a média histórica.

Emergência
Mediante comprovação, a aérea Latam oferece até 80% de desconto em caso de viagem de emergência por morte ou risco de morte de um familiar. Para ter direito, é necessário apresentar atestado médico ou de óbito e comprovante de parentesco. As passagens com desconto são vendidas apenas nas lojas dos aeroportos.o passageiro também pode pedir reembolso.

Shopping (I)
O Praia Shopping ganha novas operações e melhorias estruturais nos próximos meses, ampliando os setores de alimentação, serviços e produtos em geral: RN Pet, Carioca Burger Artesanal, Maria João Esmalteria, Phone.Com, Melissa e Maria e Cacau Show. O Centro Clínico Praia Shopping também traz novidades, incrementando o espaço com novas especialidades médicas e exames.

Shopping (II)
A partir de hoje, dia 7 de setembro, os potiguares que sonham em conhecer o mundo e suas diferentes culturas não precisarão ir longe. O Midway Mall recebe mais uma edição da feira itinerante Nações & Artes, mostra internacional de artesanato e decoração. A exibição está montada na praça de eventos do centro de compras e tem entrada gratuita.