Reformas para enxugar

Publicação: 10/02/19
A Prefeitura do Natal e o Governo do Estado prometem reformas administrativas em busca de um maior enxugamento e da maximização dos recursos. Que os gestores públicos olhem para os mais necessitados, melhorando a saúde, a educação, a segurança e a infraestrutura. O cidadão espera por uma mudança de postura dos gestores, acabando também com o emprego fácil,  o apadrinhamento sem pudor e o nepotismo cruzado. As medidas não devem e não pode atingir os setores essenciais e, sem demitir ninguém. Como diz o empresário Abílio Diniz, “elimino cargos não demito ninguém”.

TRANSPARÊNCIA

O governo Fátima Bezerra, sem hesitação e sem nenhuma conotação de caça às bruxas, precisa dar mais transparência às contas públicas e as puxar receitas e despesas dos últimos 20 anos (cinco governos). Mostrar os números para a população, ao longo desses anos, uma prestação de contas sem citar os culpados pelos erros cometidos.

Maquiagem

O Tesouro Nacional e os Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) começam a discutir para rever ”maquiagens” nos dados econômicos dos Estados. Vão encontrar coisas do “arco da velha”, quando chegar aos custos da administração pública com as aposentadorias.

Emprego


A tal da sazonalidade pega o Rio Grande do Norte de frente todo começo de ano com o aumento da taxa de desemprego e a consequente, redução de circulação de dinheiro na economia.  São os setores da fruticultura, cana-de-açúcar e do turismo em desaceleração.

REFORMA

A aprovação da reforma da Previdência abrirá caminho para a queda dos juros, diz o presidente da  Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga. Depende também da reforma tributária e fiscal, com certeza de todas as reformas pendentes.

Espaço da mídia

O jornal New York Times alcança 4,3 milhões de assinantes e  registra um novo aumento no número de assinantes no quarto trimestre de 2018. Anuncia uma meta de mais de 10 milhões de assinantes até 2025. Nos últimos três meses do ano passado, o grupo de imprensa ganhou mais de 265 mil novos assinantes digitais. A TRIBUNA DO NORTE também registra uma expansão surpreendente na mídia digital, um crescimento de 34%, ampliando a liderança.

PAGAMENTO

Os servidores estaduais vão receber amanhã a primeira parcela do salário de fevereiro. Mais uma vez, o governo utiliza a primeira e mais robusta parcela do Fundo de Participação do mês para pagar salário. Sem recursos próprios esqueçamos investimentos.

1- Mais de 5 milhões de carteiras de trabalho foram emitidas em 2018. O total é 5% superior ao de 2017, quando foram fornecidos 4,8 milhões de documentos. Teoricamente deveriam ter sido criados, pelo menos um número expressivo de empregos, o que não aconteceu. Elo contrário, o subemprego continua ganhando espaço no País.

2- As novidades e tendências mostradas na edição de 2019 da NRF, feira do varejo em Nova Iorque, serão apresentadas pelo  Natal Shopping para os lojistas de 14 shoppings da rede. O encontro  acontece na sala 1 da Cinépolis do Natal Shopping na próxima quarta-feira (13), a partir das 8h, com um welcome coffee para os lojistas convidados e tem a parceria da Câmara de Diretores Lojistas (CDL).

3- Os últimos dias de férias de verão de 2019 traz novamente à tona a necessidade de um debate para alterar o calendário de férias escolares. Uma proposta que possa alterar a sazonalidade do período de férias das famílias brasileiras, para permitir que o fluxo turístico se mantenha, pelo menos por 90 dias, a partir de dezembro de cada ano. 

NEGÓCIOS

O executivo Paulo Henrique Vieira de Souza, que foi gerente do banco Safra em Natal,   e até recentemente era superintendente regional do banco, vai instalar no RN uma empresa de assessoria na área de investimento privado, preenchendo um espaço em aberto. Embora a empresa Axios Agência de Investimentos tenha abrangência regional, vai operar diretamente de Natal.

EDUCAÇÃO

O brasileiro gasta em média até 36,12% do salário anualmente com livro escolar. A comparação é feita com base no mês em que a compra é realizada e na média salarial de R$ 2.500,00.  O Cuponation, plataforma de descontos online integrante da alemã Global Savings Group, realizou uma pesquisa fazendo uma comparação sobre o preço em livros didáticos levando em consideração a média salarial nacional.  

CRÉDITO


A UNINASSAU oferta vagas para o FIES (financiamento estudantil),  com inscrições pela internet.  A Faculdade está ofertando vagas em 40 cursos distribuídos nas unidades de Capim Macio e Prudente de Morais.  Podem concorrer estudantes que tenham renda familiar mensal bruta per capita abaixo de três salários mínimos. 

APROVAÇÃO


Foram 535 contadores potiguares aprovados no Exame de Suficiência 2018, segundo o CRC-RN. Os números oficiais foram divulgados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC),  organizadora da prova de obtenção do Registro Profissional da classe contábil. A entidade nacional também confirma a realização das duas edições do certame para 2019.

EDITAL


A rede de farmácias Drogasil lança edital de R$ 1,4 milhão para ONGs de saúde em 18 Estados, incluindo o Rio Grande do Norte. Em parceria com a Editora MOL o edital vai  selecionar ONGs que trabalham para ampliar o acesso gratuito a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde. O valor arrecadado é fruto da receita da Revista Todos, vendida em mais de 900 lojas da Drogasil pelo País.