Indústria reduz expectativa

Publicação: 21/03/20
Luiz Antônio Felipe
laf@tribunadonorte.com.br

Sinal de tempos difíceis pela frente. A expectativa da indústria nacional recua em março. A Sondagem Industrial, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), também revela que o número de empregados e a produção caíram nas pequenas e médias empresas. O índice de evolução do número de empregados ficou em 48,5 pontos no caso das pequenas empresas e 49,5 pontos, no caso das médias empresas. A produção das pequenas e médias empresas também caiu no mês. A Sondagem Industrial foi feita com 1.950 pequenas, médias e grandes indústrias entre os dias 2 e 11 de março, antes de a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar pandemia de coronavírus.

Positivo
A análise destaca que, apesar de os índices de expectativas terem caído de fevereiro para março, eles continuam bem acima da linha divisória de 50 pontos. Ou seja, os empresários mostram expectativa de aumento da demanda e da quantidade exportada, assim como elevação nas compras de matérias-primas e do número de empregados para os próximos meses.

Queda
Outra prévia da Sondagem da Indústria, da Fundação Getúlio Vargas, também sinaliza recuo de 3,3 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação ao número final de fevereiro, para 98,2 pontos. Esse mês seria o primeiro resultado negativo depois de quatro altas na margem e seis em médias móveis trimestrais.

Recessão
O secretário-geral da ONU, António Guterres, considera que é “praticamente certo” que a economia global entre em recessão em razão da pandemia do coronavírus. Pegou os grandes frontalmente, a partir da China, depois os Estados Unidos, Alemanha, Japão, entre outros países de PIB elevado e que fazem a diferença.

COMMODITIES
Com a retração do consumo, a arroba do boi caiu para R$ 188,00. Ontem, o dólar, o ouro, o petróleo e o Ibovespa recuaram. Cotações negativas em uma semana nervosa.

Prorrogação x prazo
Os empresários que pretendem prorrogar financiamentos e empréstimos devenm analisar as opções. Os bancos não suspendem a cobrança de juros no período seja por 60 ou 90 dias da prorrogação. É o começo de uma bola de neve se a retomada da atividade econômica demorar muito. O Banco do Nordeste anunciou a possibilidade de prorrogar empréstimos e financiamentos por até seis meses, contratados com empresas impactadas pela crise econômica gerada pela pandemia do novo Coronavírus. A medida emergencial tem como foco principal as micro e pequenas empresas. Será possível também prorrogar dívidas de outros portes de empreendimentos.

Vírus
O impacto na economia da China pelo coronavírus deve elevar os preços no Brasil. Parte do país asiático voltou a funcionar, ainda sob efeito da epidemia de coronavírus. Mas, com a produção industrial em ritmo muito baixo, os especialistas preveem que efeitos se sentirão em breve por aqui.

Chuvas
Muita chuva no interior do Nordeste, conforme a previsão da meteorologia. De forma gradual, açudes e barragens estão “tomando” água, enquanto os rios, perenes e temporários, tem um grande reforço com o escoamento dos afluentes. Melhor vai ser se o fenômeno La Niña se confirmar em maio.

Armazenagem
No começo de fevereiro a barragem de Sobradinho acumulava 32,18% e Três Marias, 37,14%, da capacidade de armazenamento de energia. Ontem, Sobradinho já estava com 62,29% e Três Marias com 97,87%. È muita água armazenada, para suportar muitos meses sem chuvas, com tarifa elétrica verde.

Garantia
Mais de 76 mil agricultores familiares receberão benefício do Garantia-Safra em março, inclçusive, no Rio Grande do Norte (São Miguel, Serra do Mel e Japi). Os agricultores moram em 92 municípios do Nordeste e de Minas Gerais. O montante em recurso autorizado para esses agricultores de março até o mês de julho de 2020 chegará a R$ 65 milhões.

Risco
Fabricar álcool gel em casa, segundo especialistas é um risco. Misturas inadequadas podem trazer prejuízos à saúde já que não há garantias da concentração correta. As pessoas devem evitar a compra desses produtos, sem ter a certeza como é a sua fabricação.