Cookie Consent
Jeep
Atualizado: 12:10:32 25/06/2022
JEEP 
O Jeep Commander e o Jeep Compass entraram em cena no reality 'No Limite' e provaram que aventuras também podem ter uma dose de conforto e sofisticação. Isso porque os modelos marcaram presença na "Prova do Privilégio" do programa, exibida no dia 21 deste mês. Além disso, a dinâmica também teve outra figura importante: Cris Marques, a nova CFO, Chief Freedom Officer, da Jeep.

Eletrificados 
iCar é o primeiro Subcompacto Elétrico da CAOA CHERY no Brasil. Modelo conta com uma autonomia de 282 km. Importado da China, será vendido em versão única. Carroceria essencialmente em alumínio de aviação, utiliza materiais compostos para obter uma estrutura leve; bateria  tem capacidade total de 30,8 kWh, com 7 estágios de regeneração de energia e um motor de 45 kW (61 cavalos).

Pesquisa 
Anunciado o ranking* dos carros (novos e usados) mais buscados pelos brasileiros em maio.  Os Sedãs lideram a lista das carrocerias mais desejadas e a tendência aponta um crescimento contínuo dos SUVs, o que coloca a categoria à frente dos Hatchback. A seguir: Picapes, Cupês, Minivan, Perua-sw,  Conversível, Buggy ... 

Volkswagen 
Os aproximadamente 4.500 trabalhadores do chão de fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), terão suas jornadas de trabalho e salários reduzidos a partir de julho deste ano. O motivo é a escassez de peças e componentes eletrônicos provocada pela  pandemia e agravada pela guerra entre Rússia e Ucrânia. 

MANUTENÇÃO. Prevenir para não remediar
Quando pensamos em cuidados com o carro, fazemos um link direto com a manutenção preventiva que é a melhor maneira de evitar surpresas em uma viagem ou no dia a dia mesmo, afinal, por meio da manutenção preventiva conseguimos detectar possíveis problemas em diferentes áreas do veículo. Com as baixas temperaturas do outono e inverno, é comum que os carros apresentem alguns problemas e é necessário tomar alguns cuidados. Por isso, quero sugerir ao motorista que submeta seu automóvel a uma  manutenção preventiva em oficina de sua confiança. Tal providência evita constrangimentos e prejuízos. 

Seguro 
A demanda por seguros de automóveis registrou alta de 30% em maio deste ano, quando comparada a igual mês de 2021. Um  indicador mede, mensalmente, o comportamento e o volume das consultas. Em maio, o INDS destaca os Estados do Paraná (32,91%), RS (30,77%) e São Paulo (24,47%), entre os três primeiros do ranking. 

Clássicos 
O 1º Encontro e Exposição de Carros Clássicos e Especiais no Kartódromo de Interlagos foi realizado no dia 23 deste mês, entre as 19h e 23h, dentro da área de box da praça esportiva ao lado no autódromo, na zona sul de São Paulo (SP). O evento produzido pela MasterMidia, fez parte do 2o- turno do campeonato da Associação dos Kartistas de São Paulo.

Produção 
Por falta de chips, Toyota corta 50 mil veículos da produção Apesar da revisão do planejamento para o mês de julho, empresa manteve inalterada sua meta anual. A  Toyota informou dia, 22, um corte no seu plano de produção global de julho. Assim,  50 mil veículos deixarão de ser produzidos em suas linhas no mês por causa da falta de chips e das interrupções no fornecimento de peças. Com o corte, a montadora deverá produzir em julho 800 mil veículos no mundo.

Produção 
Segundo a Agência Reuters, o Parlamento Europeu aprovou projeto para vetar a venda de "carros" térmicos nos países da região a partir de 2035, mas a Alemanha é contra. Entende  que continuará a haver nichos para motores a combustão. 
Brasil deixou de produzir
Atualizado: 12:42:18 11/06/2022
JEEP
A Marca conquistou 20,2% de participação no segmento SUV em maio no Brasil. No acumulado do ano, seus veículos produzidos no   País estão entre os mais vendidos de suas categorias. Em maio, mais uma vez, a Jeep® manteve a liderança entre os SUVs no Brasil com 20,2% de participação no segmento e 12.827 unidades vendidas.

Produção
A indústria automotiva brasileira deu, em maio, seus 1ºs-   sinais de reação ao produzir 205,9 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus, superando em 6,8% o volume do mesmo mês de 2021 e em  10,7% o de abril. A Anfavea diz: "foi a 1ª- vez no ano que a produção mensal superou as 200 000  unidades.

Exportações  

De veículos somaram 198,9 mil unidades até maio, avanço de 19,4% sobre igual período do ano passado e o melhor resultado para o período desde 2019, superando o resultado pré-pandemia, de acordo com os dados divulgados pela Anfavea dia 7. Para Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, o crescimento no ano foi expressivo.

Pesados
Saíram das linhas de montagem 13,9 mil caminhões ao longo do mês passado, volume que supera em 38,5% os 10,1 mil veículos fabricados em abril e que retorna ao patamar de maio de 2021, com ligeira alta de 0,3%. Os dados foram divulgados pela Anfavea (Associação das marcas), na terça-feira, dia 7 do corrente mês.
Divulgação


Brasil deixou de produzir...
Em quase  1 ano, 500.000  carros deixaram de ser produzidos no  País  por falta de “ships”, segundo a Anfavea. A entidade calcula ter, em 2021, deixado de fabricar em torno de 350.000 a 370.000 unidades e, este ano, outras 150.000 até maio. O volume de produção perdida equivale ao que saiu das fábricas brasileiras no primeiro trimestre: 496,1 mil unidades. A crise dos “ships” completou um ano em abril e, embora esteja se tornando menos aguda, segue prejudicando a programação das montadoras. Os impactos são conhecidos: fila de espera nas concessionárias, empresas priorizando a produção de modelos de maior valor agregado, locadoras com menos disponibilidade de veículos e fornecedores tendo que se adaptar aos cronogramas de produção.

Hyundai
Creta, 3º- SUV mais vendido do Brasil em 2022, ganhou um reforço para disputar as posições mais altas do ranking: a versão N Line, que  estreiou no País. A montadora, que desde 2019 vende carros  mais esportivos e sofisticados em outros Países,  lançou seu 1º- modelo no mercado brasileiro, apostando em visual exclusivo.

Caminhões
A fábrica da Volkswagen em Córdoba, Argentina, poderá montar caminhões Delivery no futuro. A VW estuda fazer com os caminhões o que fará com as motocicletas Ducati, que passarão a ser montadas em uma linha da unidade, que também produz caixas de transmissão para a Europa. Recentemente, o presidente para a América Latina, Pablo Di Si, anunciou US$ 250 milhões em investimento na Argentina.

Vendas
Algumas concessionárias de caminhões do Brasil revelaram, recentemente, os desafios que enfrentam para vender "pesados"  e atender a todas as demandas de pós-vendas. No showroom o atraso de produção afeta as entregas para os clientes do varejo, que ficam receosos com a situação e sofrem mais com o aumento de preço repassado pelas montadoras, assim como a alta nos juros para financiamento.

Pick-up
A Ram anunciou hoje que está expandindo nos Estados Unidos sua linha de modelos de uso leve (light duty) com a adição da nova e exclusiva Ram 1500 TRX Sandblast Edition 2022, oferecendo aos clientes de pick-ups superesportivas uma seleção ainda mais ampla de acabamentos. Eles querem se destacar da multidão e a nova Ram 1500 TRX Sandblast Edition permite que eles façam exatamente isso.
Como economizar combustível
Atualizado: 12:27:48 04/06/2022
Dica da Pirelli

Crucial para o funcionamento dos carros ainda hoje, momento no qual estudamos novas matrizes energéticas, as formas de economizar combustível podem contribuir para a economia doméstica e o meio ambiente. Para ajudá-lo eis algumas dicas que, somadas, podem ajudar a poupar o bolso e a natureza. 

A pressão é sua amiga

O ar é o único elemento de sustentação de um veículo. Sem ele, os pneus ficariam murchos e o carro mal conseguiria se movimentar. Por isso, há que se ter uma grande atenção com a calibragem correta de seus pneus.

“Sempre devemos atentar à calibragem dos pneus. Um pneu mal calibrado, como encontramos nas ruas, pode trazer, somente ele, um gasto de até 20% a mais de combustível. Tudo isso, com ele murcho, há um maior esforço do carro em colocar o mesmo em movimento. Aumenta-se a área de contato com o solo, criando uma maior resistência física ao rolamento”, disse Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli na América Latina.

Para saber qual a calibragem correta para seu veículo, é só consultar o manual do proprietário. Em alguns veículos, há uma etiqueta na região do batente das portas ou no bocal de combustível. Ainda há casos de pressões recomendadas distintas para diferentes cargas como, por exemplo, quando o carro está carregado com mais pessoas e bagagens do que o habitual.

Outro fator muito importante é sempre calibrar o veículo com pneus a frio, pois somente o rolar dos pneus no solo, ou deixá-los expostos ao calor, pode fazer com que a pressão interna deles suba em até 5 PSI.
 
Pneus ideais e a atenção à etiqueta veicular

Para cada medida, há alguns tipos de pneus disponíveis no mercado. O usuário não pode se limitar, na hora da compra de um pneu, em somente pesquisar sobre as dimensões de seu pneu em uma loja de pneus. Na medida 175/70 R14, por exemplo, existem alguns modelos diferentes que servem para usos diversos. Há o Pirelli Cinturato P1, o Pirelli Scorpion ATR e o Pirelli Chrono – o primeiro para uso urbano e em estradas, o segundo para uso misto e o terceiro para veículos de carga. Portanto, para a performance adequada do veículo, há de se escolher o pneu mais indicado.

“Além disso, desde 2018 nenhum pneu pode ser vendido no Brasil sem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), em uma resolução que foi regulamentada pelo Inmetro. Na etiqueta, além de parâmetros em escala do nível de aderência de um pneu em pista molhada e o quanto ele emite de ruído, há um grau muito importante na hora de escolher um pneu que melhora o consumo de combustível do seu veículo”, alerta Roberto Falkenstein. “Na etiqueta há um índice de resistência ao rolamento, que pode ir da letra G até A. Quanto mais próxima de A, menor será a resistência ao rolamento desse pneu, contribuindo, dessa maneira, para uma economia de combustível. Para efeitos de comparação, a cada diminuição de letra há uma melhora de 2% na economia de combustível do veículo”, completa Falkenstein.
 
Manutenção veicular em dia

Uma manutenção no motor e itens da suspensão podem, sim, fazer com que seu veículo tenha uma grande melhora na queima do combustível e em como seu carro percorre as estradas. Uma troca de óleo de boa qualidade, e no prazo indicado no manual do proprietário, é um ótimo começo. Seguir as orientações presentes no manual para fazer as trocas preventivas de cabos, velas e filtros também são outras indicações para que o motor de seu carro funcione “limpo”.

Não se pode negligenciar a manutenção da suspensão. As trocas dos amortecedores devem obedecer ao que está descrito no manual do veículo. Manutenções como alinhamento, balanceamento e cambagem devem ser efetuadas com frequência. “O alinhamento do veículo deve ser feito, no máximo, a cada 10 mil quilômetros. Se o usuário percorre muito de seu trajeto em terrenos irregulares, como paralelepípedos ou estradas de chão batido, esse intervalo deve ser reduzido para 5 mil quilômetros. Um carro desalinhado, além de causar um desgaste irregular dos pneus e piorar a segurança na dirigibilidade, também trará um aumento do consumo de combustível do veículo. É sempre importante, também, conferir a cambagem e balancear as rodas”, finaliza.
Sustentabilidade
Atualizado: 14:58:18 21/05/2022
Trânsito Livre

É uma palavra que se faz mais do que necessária no século XXI. E, para pensar e ser mais sustentável, a mobilidade precisa traçar uma estratégia para reduzir as altas taxas de emissão de CO2 na atmosfera terrestre. Por isso, muitos estão optando pela condução elétrica, principalmente na Europa.

Lubrificantes
Desde o interior até em peças importantes do motor, os lubrificantes estão presentes em diversas partes do carro.  São essenciais para garantir o funcionamento seguro. Os carros fazem parte do dia a dia de milhões de brasileiros. Hoje, são mais de 107 milhões de veículos nas estradas brasileiras.

Prioridade
 Primeiro automóvel deixa de ser prioridade para jovens brasileiros, diz pesquisa. Mudanças no mercado, aumento de preços e busca por flexibilidade alteram perfil de consumidores jovens. Nada de ansiedade pela maioridade legal para comprar um carro. 

Trânsito
Dirigir é uma tarefa diária para parte da população brasileira, mas muita gente ainda não sabe sobre seus direitos e deveres no trânsito, o que pode causar acidentes. Apenas em 2021, foram mais de 878 mil acidentes no País, que tem 73 milhões de veículos.

Divulgação


TOYOTA: vibra com a chegada do RAV-4 2022
A Toyota segue ofertando carros eletrificados no País e anuncia a linha RAV-4 2022. A partir deste ano, o SUV recebe atualizações no sistema de segurança e no design.Com essa novidade, a fabricante reforça a sua meta de descarbonização, oferecendo carros eletrificados. Quatro modelos no Brasil: Corolla híbrido flex, Corolla Cross híbrido flex, o recém anunciado sedã grande Camry e o RAV-4. O veículo se encontra disponível em todas as concessionárias da marca no Brasil.Disponível na versão SX Connect Hybrid, o SUV alia conforto e sofisticação a uma experiência de condução prazerosa e eficiente, graças ao motor 2.5L DOHC 4 cilindros que, somado ao motor elétrico, resulta numa potência máxima de 222 cavalos.

 Mercado 
O setor automotivo fechou o 1o- quadrimestre de 2022 com queda na produção de veículos frente ao mesmo período de 2021: recuo de 13,6%. Nas vendas a queda foi ainda maior, 21,4%. Mesmo assim a Anfavea, Associação dos Fabricantes tem boas expectativas de reação nesse segundo trimestre.

Automóveis 
Em doze anos valor do setor automotivo no ABC paulista caiu pela metade. O setor automotivo brasileiro, que tem como berço a região do ABC paulista, sofreu revezes nos últimos anos devido a sucessivas crises, como a financeira internacional, em 2008, e a recessão de 2015 e 2016, aliadas ao aumento de custo. De 2007 até 2019 o Valor do PIB do setor, caiu 51,6%.

Lançamento 
A Chevrolet lançou oficialmente o novo Equinox no Brasil. O SUV chegou ao País em 2017 e, agora, traz uma leve reestlização na dianteira, que ganhou faróis divididos em duas partes e nova grade frontal. O para-choque também foi redesenhado. O SUV será vendido em duas versões: RS, custa R$ 204.990 e Premier R$ 221.990.

Elétricos 
Tesla esmaga concorrência no ranking dos carros elétricos mais vendidos dos Estados Unidos.  Somando todas as outras montadoras, as unidades vendidas de elétricos nos EUA chegam só a 25% do total que a Tesla vendeu este ano, 113 mil unidades. A estratégia da Tesla está muito à frente das outras.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Carros elétricos: pandemia acelera vendas
Atualizado: 17:21:45 14/05/2022
Estamos vendo, há 2 anos, transformações ocasionadas pelo Coronavírus. Mas, não obstante as crises sanitária e financeira, a nova realidade fez com que população e diferentes esferas dos governos também olhassem para outras urgências mundiais, como meio ambiente e sustentabilidade. E o que se viu foi a aceleração na de carros elétricos e híbridos que colaboram para a redução de gases poluentes na atmosfera. Para ativar as suas economias impactadas, os governos centrais de diversos países injetaram internamente muitos recursos através de mecanismos de distribuição de renda e fomento. No setor automotivo os principais incentivos vieram para desenvolver a eletromobilidade, mais limpa e sustentável, o que antecipou a escalada desse  mercado nos USA, Ásia e Europa. Os Estados Unidos querem investir US$ 174 bilhões em infraestrutura para carros elétricos nos próximos anos.

Renata Moura



Recall
A GM iniciou um recall de 79.930 unidades do TRACKER Segundo a fabricante, os carros envolvidos no chamado foram produzidos de 25/10/2019 a 5/4/2022. Há risco de falha nos pré-tensionadores dos cintos de segurança dianteiros. Ao ser disparado, o sistema pode iniciar um incêndio, e causar lesões graves ou mesmo fatais, aos ocupantes do SUV. 

IPVA/PCB
Pessoas com deficiência que tem carros registrados em São Paulo podem pedir isenção de IPVA 2022. A cobrança estava suspensa desde fevereiro para quem obteve o benefício entre 2020 e 2021. O pedido deve ser feito no Site da Secretaria da Fazenda  até o dia 31 de julho. A isenção é sobre o antigo teto, de R$ 70 mil, para a compra de carros por PCDs.

Elétrico 
Com preço de R$ 142.990,00, o Renault Kwid E-Tech será o carro elétrico mais barato do Brasil. O modelo é produzido na China e começa a ser vendido entre julho e agosto em nosso País. Há tempos que a Renault aposta em veículos comerciais elétricos.

Trânsito
O bom motorista
1 . faz a manutenção periódica do carro
2 . utiliza o cinto de segurança
3 . respeita a sinalização 
4 . dá “seta” ao manobrar
5 . não usa “celular”quando dirige
6 . bebeu, não dirige jamais

Virtus
O novo VW Virtus 2023 está sendo produzido na Índia. Mas as vendas começam em junho. Logo depois, o Brasil também passará a montá-lo. Aqui a marca pretende fazer com que o modelo se descole do Polo. A ideia é que o Novo Virtus ocupe o lugar do Voyage, cujas versões com motor 1.6 deixaram de ser produzidas .   

Bugatti
A marca vai mostrar, em breve, o Chiron Pur Sport em Londres. Será a primeira  vez que o “bólido” estará em público. O modelo mantém o motor 8.0 W16, de 1.500 cv de potência. A  aceleração de 0 a 200 km/h é feita em 5,5 seg. Preço: US$ 3,6 milhões.

Range Rover
O Novo Range Rover está a caminho do Brasil. Deve chegar entre julho e agosto, na versão First Edition. É a sua 5a- geração e mantém a opção do motor V8, mas promete acelerar a eletrificação do mesmo. Para isso, ganhou versões híbridas, incluindo um plug-in (recarregável em tomadas), que roda até 113 km (100% elétrico).

Duas rodas
A Nova moto Harley-Davidson Nightster, que acaba de ser revelada nos Estados Unidos, chegará ao Brasil em 2023. Um dos destaques, o motor V2, é uma versão de 975 cm3 do Revolution Max, bem conhecido nosso. Segundo a marca, os 90 cv de potência surgem às 7.500 rpm e o torque, de 9,5 mkgf, é entregue às 5.000 rpm.
Produto
Atualizado: 16:41:08 07/05/2022
Pick-up Jeep® “Gladiator” está chegando ao Brasil para redefinir os limites da aventura entre as pick-ups no País com muita tecnologia, força e soluções inéditas ao segmento, como as portas e teto removíveis e o para-brisa rebatível para proporcionar uma incrível experiência open-air.

Vendas 
Segundo uma pesquisa, as vendas de carros usados retraíram 13,5% em relação a março, o que faz com que o acumulado do ano esteja 21,2% abaixo do registrado em 2021, ano de recorde nas trocas de titularidade. Foram vendidos 3,7 3,7 milhões de veículos usados no  1º quadrimestre de 2022.

Investimento A VW destinará US$ 250 milhões em investimentos para as suas operações argentinas até 2026. O valor integra o ciclo de R$ 7 bilhões, ou de US$ 1,2 bilhão na cotação da época do anúncio, reservados para aquela região. 

Tiggo 8 Considerado o maior salto tecnológico dentro do portfólio da CAOA CHERY, o Tiggo 8 ganha nova versão especial em homenagem ao fundador da CAOA, Dr. Carlos Alberto, que revolucionou o mercado automotivo nacional. 

POSSE: Anfavea novo presidente 
Márcio Leite (51), da Stellantis, substitui Luiz Carlos Moraes, da Mercedes. A Anfavea (Associação  das Fabricantes de Veículos) vai completar 66 anos de fundada no dia 15 deste mês e Márcio é o 20º a ocupar a posição para mandato trienal. O executivo terá muito desafios pela frente. O 1o- será a 2a- rodada de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos que não saiu da forma que estava prevista. O Governo Federal ampliou o corte na alíquota do IPI de 25% para 35%, para vários produtos em um 2o- decreto publicado em 29 de abril/2022. 

Não esqueçamos que, no caso da indústria automotiva, a 1a-rodada, em 1º de março, a redução foi de 18% e não de 25%. No preço final a diminuição ficou entre 1,2% (motores 1 litro, flex ou gasolina) e 3,7% (motores acima de 2 litros, gasolina). Os últimos representam apenas 2% das vendas totais.

Legislação 
O Governo Federal assinou deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regulamenta o Registro Nacional Positivo de Condutores. A iniciativa, prevista em lei, vai cadastrar os condutores que não cometeram “infração de trânsito” nos últimos 12 meses. O registro deve ser implantado em 12meses 

Pneus
A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, participará de 11 a 14 de maio da Autopar, uma das principais feiras de fornecedores da indústria do País, apresentando alguns destaques de seu portfólio de pneus de passeio à disposição do motorista brasileiro. Espera-se grande sucesso.

Seminovos
O mês passado trouxe alívio ao segmento automotivo. Segundo informações, as vendas de usados cresceram 29,6%, com um total de 1.086.602 carros negociados. O  “financiamento” é o principal meio dos brasileiros adquirirem um automóvel.

Segurança 
Em breve, Natal vai receber uma grande novidade em termos de segurança e embelezamento de veículos automotores. Ela chegará através do Grupo PG PRIME. Você não perde nada por esperar!

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Ranking
Atualizado: 14:53:01 16/04/2022
A Jeep encerrou o mês de março líder do mercado de SUVs. Também conquistou esse feito no trimestre, com 21% de participação entre os utilitários esportivos e 30.303 carros vendidos. Além disso, fechou com 8% da fatia do mercado nacional como um todo nos primeiros três meses do ano, um crescimento de quase 1,2 p.p. em comparação ao mesmo período de 2021(6,8%). 

Duas rodas 
A Resolução Contran 913, de 28/3/2022, proíbe o uso de pneus reformados em veículos de 2 e 3 rodas.  Não cumprir essa lei é infração grave, com pena de multa e perda de 5 pontos na CNH. Mais do que a penalidade, a utilização desse tipo de pneu pode causar sérios acidentes. Os pneus reformados colocam a vida dos motociclistas em risco, pois geram total instabilidade.

Renovar 
Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária, deverá ser regulamentado nas próximas semanas ou, no máximo, no próximo mês, estimou Glenda Lustosa, Secretária de Desenvolvimento da Indústria, vinculada ao Ministério da Economia do Governo Federal.

SUVs 
Estão entre os modelos mais populares do Brasil. Vêm crescendo em vendas nos últimos anos. Levantamento feito em 2021, diz que a categoria cresceu 27% em vendas, quando comparada a 2020. Os dados são da  Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Pneus
Atualizado: 19:01:07 02/04/2022

Cuide dos pneus do carro e economize combustível. Eles devem ser  calibrados ainda frios, a cada 15 dias. Pneu que apresente pressão inferior aos demais pode estar furado, montado em uma roda amassada ou trincada ou com sua válvula vazando. Fique atento.Nunca infle demais os pneus. Isso reduz a dirigibilidade.

Produção 
Volkswagen planeja adotar layoff para  o segundo turno em sua unidade fabril do Paraná. A VW protocolou junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba(PR) um layoff para os funcionários do 2o- turno da fábrica de São José dos Pinhais. Segundo a VW, a decisão sobre a adoção da medida, prevista por até 8 meses (a partir de maio) ainda não foi tomada.

Seguro 
O índice de fevereiro ficou estável, 5,7%, se comparado ao mês anterior. Em 2021 (5,5%), houve uma pequena diferença.  O seguro para as mulheres seguiu estável 6,0%, mesmo percentual de janeiro. Teve leve queda, passando de 5,3% em janeiro para 5,2% em fevereiro. 

Antigos 
Lenda do automobilismo nacional, o Carretera DKW Vemag, é uma das estrelas do 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos, que acontece em Águas de Lindóia, de 21 a 24 de abril. O carro é um marco na história das corridas de automóveis no País.

Este mês, a Toyota celebra mais uma importante marca, ao atingir mais de 20 milhões de veículos eletrificados comercializados no mundo desde 1997, quando lançou o Prius, até fevereiro de 2022. Esse resultado reforça o objetivo da Toyota de oferecer carros cada vez mais eficientes, com baixa ou zero emissão de CO2, a fim de colaborar com a redução de impactos ambientais causados pelos automóveis. Com robusto portfólio composto por 63 modelos eletrificados no mundo, a Toyota ajudou a evitar que 160 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera no decorrer dessas duas décadas e meia. Além disso, a empresa estima que 65 bilhões de litros de combustível tenham sido economizados nesse período com o uso desses mais de 20 milhões de veículos Toyota eletrificados. 

Eclipse Cross 
Modelo foi reestilizado e alguns pontos foram corrigidos. Conjunto óptico frontal ficou melhor. DRL tem posição mais alta. Foi eliminado o vidro-espia da tampa do porta-malas. Porta-malas melhorou, para-choques novos alongaram o comprimento (agora, 4,54 m). Pacote de segurança ativa inclui mitigação de colisão frontal. Preços: R$ 186.990 a 232.990.

Duas Rodas 
É preciso conhecer a moto. Motor, lataria, consumo de combustível etc, são importantes e precisam ser observados. A bateria é peça-chave para alcançar a potência e perceber se a moto “entrega o que promete”. A marca determina a qualidade das peças e a duração da reserva de capacidade. Quanto mais velha ela fica, mais perde essa reserva.

F1 
O cinquentenário do GP do  Brasil. Dia 30 de março de 1972, no Autódromo de Interlagos (SP). O piloto argentino Carlos Reutemann admirava o circuito e dizia que ele tinha a melhor pista do mundo. Émerson e Wilsinho Fittipaldi e Luiz Pereira Bueno concordavam. O traçado era longo, seletivo e muito desafiador.

 Inflação 
Segundo pesquisa, a inflação ao motorista acumulou alta de 17,03% nos últimos 12 meses, ocasionado pelo desarranjo das cadeias de produção em meio à pandemia. Os principais gastos: preços dos carros, o valor do combustível, serviços de reparos, peças, e impostos e tarifas ...

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.




Fábrica
Atualizado: 16:45:38 26/03/2022
Trânsito Livre

Grupo Nova Brasil, Pernambuco, anuncia o lançamento de  uma fábrica de automóveis em Araripina (Pe), onde pretende montar 1200 carros por mês, a partir de 2023. Na unidade, de 290.000 m2, serão produzidos  carros compactos e bugies em série. Um investimento de R$ 260 milhões.

 Avaliação
Pesquisa de confiabilidade feita nos Estados  Unidos pela empresa JD POWER aponta os 10 carros com mais de 3 anos de uso, menos problemas. Eis o ranking por marcas:1o- Kia; 2o- Buick; 3o- Hyundai; 4o- Genesis; 5o- Toyota; 6o- Lexus; 7o- Porsche; 8o- Dodge; 9o- Cadilac; 10o- Chevrolet.

Stellantis
Em recente almoço oferecido por executivos daquela montadora a este editor, foram  colocados sobre a mesa alguns dos planos da mesma para o Brasil. Entre eles, a intensão de lançar, nos próximos anos,  20% de modelos híbridos e elétricos. Por falar em híbridos, acaba de lançar o Compass Híbrido.

Trânsito
Após 10 anos descontinuadas, voltam a funcionar as lombadas eletrônicas nas rodovias do RN que cruzam a cidade de Natal, tipo: Av. Roberto Freire, Av Dão Silveira (BR 101), Via Costeira ...Portanto, tenha todo o cuidado, motorista, evite ser mais uma vítima da indústria de multas. Coisa de País subdesenvolvido.

Divulgação


PICK-UP: lançada a RAM 3500 em Natal
Modelo entrega quatro pilares da marca Ram: força, capacidade, luxo e tecnologia. Equipada com motor 6,7 litros, 377 cavalos, é a pick-up a diesel mais potente no Brasil. Torque de 1.150 Nm é o maior entre todas as pick-ups do mercado, colaborando para a Ram 3500 carregar até 1.752 kg e rebocar mais de 9 toneladas. Cabine da inédita versão Limited Longhorn entrega requinte extremo, com emprego de materiais nobres como couro natural e madeira legítima. Na grande lista de equipamentos, há alguns exclusivos no segmento, como os faróis Full LED Matrix direcionais e os estribos elétricos, sem falar do amplo pacote de assistências à condução e som premium. A RAM 3500 está exposta na PG PRIME Jeep da Prudente de Morais. Seu Preço: R$ 600.000.

Ranking
Recente pesquisa aponta os mais vendidos veículos novos entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Durante os dois meses, no topo da lista estão Onix e Hyundai HB20, seguidos de perto pelo Jeep Renegade, que ocupou a terceira colocação. Ao todo, foram 7.350 veículos vendidos, aproximadamente.
 
Vans
Mercedes-Benz Vans lança linha Sprinter Street com motor mais eficiente no Brasil. Modelo Street 315 CDI com o motor OM654 oferece maior potência e torque, além de apresentar menor consumo de combustível em comparação ao antecessor. Ele chega às concessionárias em maio.

Mercado 
Apesar do crescimento da economia, o setor automotivo ainda sente sinais de retração. As vendas de veículos novos no País tiveram o pior primeiro bimestre em 17 anos, de acordo com dados da Fenabrave. Isso  evidencia a nossa corrosão de renda.

Elétricos 
Para desenvolver um processo mais sustentável, que garanta a recuperação de compostos químicos das baterias em fim de vida de carros elétricos, Tupy,  BMW do Brasil e  Senai do Paraná firmaram uma parceria inédita em muito boa hora.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.


Locação
Atualizado: 15:16:27 19/03/2022
A atividade de aluguel de carros, que tem no Brasil 13.903 locadoras ativas, deu um salto de 33,5% em 2021, atingindo o faturamento bruto anual recorde de R$ 23,5 bilhões. Em 2020, tinha sido de R$17,6 bilhões, ainda sob o impacto das rígidas medidas de isolamento social causadas pela Covid-19.

Lançamento 
A Mitsubishi Motors do Brasil nos enviou um honroso convite para, no próximo dia 23,  quarta-feira, as 15,00 horas, acompanhar a apresentação do novo automóvel Eclipse Cross, modelo 2023, que recebeu  grandes atualizações, ficando, assim, ainda mais bonito e competitivo. Convite aceito. 

 Duas Rodas 
A BMW de Manaus chega a 50.000 motos produzidas desde 2016, ano em que entrou em funcionamento. A marca é mais uma conquista da fábrica, que segue a celebrar o marco de cinco anos de produção própria no Brasil. Um marco histórico. Antes, a produção era feita com um parceiro nacional.

Cuidados 
5 cuidados que você precisa redobrar com a sua moto  scooter
1) Verifique  o fluido dos freios
2) Fique atento ao nível do fluido de arrefecimento
3) Siga o plano de manutenção 
4) Limpe a carenagem
5) Atenção com frenagens e inclinações.

PRODUTO: iniciada  produção do Novo C3
A visita do CEO Carlos Tavares e diretores da Stellantis à fábrica  de Porto Real, RJ, marcou o início da produção do Novo Citroën C3. O carro será o 1o- de uma família de 3 modelos projetada para o  Brasil e países da América do Sul. O Novo C3 foi desenvolvido na região e contou com o trabalho de uma equipe multicultural do Brasil, Argentina, França, entre outros países. Versátil e com  personalidade, o Novo C3 chegará em breve aos mercados brasileiro e sul-americano, com atributos muito atraentes, como uma excelente altura livre do solo e uma posição alta para o motorista, além do conforto característico da Citroën e um dos melhores espaços internos do segmento. Sua concepção foi pensada para oferecer um carro com conectividade, qualidade e, principalmente, acessível no segmento B-hatch.

Audi 
Como parte da Conferência Anual de Mídia de 2022, a Audi apresentou o novo Audi A6 Avant e-tron concept, o próximo modelo em seu futuro A6 totalmente elétrico. O Audi A6 e-tron desfilou quase um ano atrás, no Shanghai Auto Show. O veículo Audi A6 Avant e-tron concept foi apresentado.

Mulheres 
Segundo o Denatran, as mulheres são muitas no trânsito brasileiro: até março de 2021, eram 35% do total de CNH válidas no País. Eram 25,8 milhões de motoristas mulheres circulando com cuidado: a maioria dos acidentes jamais teve mulheres na condução. Em 90% dos acidentes em 2020, os homens foram responsáveis. Nem todas sabem trocar um pneu, verificar o óleo ou porque o farol não funciona.

Evento Salão do Scooter / 
Urban Mobility vai estrear no 2o- semestre (13 e 16 de outubro), a fim de permitir a realização com mais segurança do público, com menos restrições sanitárias e com mais tempo para a organização e planejamento. Organizadores se reuniram com expositores e remarcaram a data: outubro. Até lá são esperados lançamentos e a apresentação de novos modelos no País, com desejadas novidades. 

Importados 
Modelos mais conceituados e desejados do mundo, o SUBARU Forester e o SUBARU XV são líderes de vendas da marca no País e   importados pela CAOA para o Brasil, com a garantia e expertise de uma das empresas mais premiadas no atendimento em Vendas e Pós-venda no território nacional, além de serem confortáveis e terem ótima dirigibilidade, desempenho e segurança em todo terreno.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.