Atendimento...

Publicação: 03/11/09
Chegou à Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal, dia 5 último, uma denúncia do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Sobre a atuação da médica Bárbara Luiza com receituário contendo o nome da SMS, sem que ela integre o quadro da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o presidente da CMS, Marcelo Medeiros, a denúncia foi feita por um paciente que foi atendido na Associação Bem Estar da Redinha.

... Personalizado

Associação de apoio ao vereador Enildo Alves.

Ele garante que, apesar do seu nome ter sido citado, não atende no local. O líder da prefeita afirma que a denúncia tem origem política, e que Bárbara e o marido também médico Fernando Carriço atendem voluntariamente na Associação a pedido dele. O vereador  aproveitou o ensejo e apresentou na CMN projeto de lei que obriga o município a garantir qualquer exame ou medicamento independente, se solicitado por entidade pública, filantrópica ou privada, que seja ou não filiada ao SUS. “Exigir que a receita seja do SUS é institucional”, alegou o vereador.

Seria aviso?

Um morador da praia de Ponta Negra ligou nas primeiras horas da manhã do domingo de feriadão.

Em estado de êxtase, falou de um momento inusitado que viveu.

Ao mergulhar na praia ainda deserta (pelo horário) dois peixe-bois juvenis apareceram ao seu lado.

“Vinte e cinco anos morando aqui nunca vi isso antes. São peixes ainda selvagens, não tinham rádio transmissor. Nunca foram capturados. Isso reforça que não se deve jogar dejetos neste mar”, alertou.

Em tempo: todas as espécies de peixe-boi marinho encontram-se ameaçadas de extinção e estão protegidas por leis ambientais em diversas partes do mundo.

Estranho

Após anos prestando serviços públicos, o Instituto Suvag do RN (instituição reconhecida no município, no Estado e pela Federação como filantrópica) não foi escolhida no chamamento público para prestação de serviços do projeto ‘Caravana da Saúde Escolar.  A escolhida foi uma clínica privada. Coincidência: de acordo com o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde, o novo Instituto contratado foi criado no dia dois de julho deste ano. O Suvag apresentou denúncia à Câmara Municipal e ao Ministério Público.

Futuro-passado

Conversando com um engenheiro, a coluna ficou ainda mais surpresa com as obras na Via Costeira. Ele disse que os postes colocados ao longo da VC são de ferro, mas deveriam ser de concreto. Motivo: pela maresia, a durabilidade dos postes de ferro gira em torno de cinco anos.

Atraso

Por falar em futuro, que futuro esperam os empresários da Pipa?

Praia conhecida mundialmente pelos seus encantos e belezas naturais, é um dos destinos turísticos mais badalados do Brasil. Mas como pode um famoso destino turístico não aceitar cartão de crédito em bares e restaurantes?

Qual o turista que viaja com o bolso cheio de dinheiro?

Pior: os dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil estavam sem dinheiro durante o feriadão que levou muita gente ao paraíso.

Exemplo

Enquanto isso, em Fortaleza, por exemplo, as barracas de praia são patrocinadas por cartões de crédito. E as maquininhas vão até os clientes.

Lamentável

Até para morrer é difícil neste Rio Grande de Poti.

Quando se é pobre, então, chega a ser humilhante para os familiares que ficam. Noite de sexta-feira, por volta das 22h, José Elionado Salviano, 32, morreu ao chocar sua moto com uma caminhonete Toyota de Tibau do Sul, no distrito de Umari. Um acidente terrível - o freio do guidon entrou em sua cabeça.

Ninguém podia mexer no corpo até a chegada do ITEP.

Mas o carro só chegou às 5h40. Corpo estendido no chão, familiares em choque e em espera angustiante diante da cena...

Cena-poderosa

75 procuradores da República, entre os cerca de 400 que estiveram em Natal participando de encontro nacional, foram convidados para o jantar que Priscila e Henrique Alves ofereceram, sexta-feira.

De políticos: o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, a governadora Wilma de Faria, o senador Garibaldi Filho e os deputados estaduais Robinson Faria e José Dias.

Da República: o atual procurador-geral Roberto Gurgel, o ex e implacável Antônio Fernando. Jantar fino-trato com o grifo Olimpo, regado a Black Label e borbulhas Chandon.

Quando José Dias passou ao lado da Abelhinha, a pergunta não quis calar, após vê-lo em conversa-cumprimento com Wilma de Faria, toda de verde (uma homenagem bacurau?): - “Eu vi o senhor conversando unha e cutícula e a governadora, deputado. Afinidades?

JS, gentil, porém firme: - “Não, não estava unha e cutícula. Apenas nos cumprimentamos civilizadamente”. Dos procuradores do RN: Caroline Maciel e Marcelo Alves Dias.  No comando do agradável e agitado que levou procuradores a bailar: Camila Masiso, Jolian Azevedo, Silvinho e Jubileu.

Festa

Nem tudo foi tristeza em Pipa.

Mais um feriado prolongado e a praia estava repleta, pousadas lotadas. Na ‘broadway’, concentração de belos, belas...e os nem tanto assim. De partidóns-highlander de Natal: Ronaldo Lopes, Murillo Felipe, Nino Morais  (Paulo Monte levou falta). De casal belo: Júlia Arruda e Renato Quaresma – depois de jantar no Vivenda, brindes na badalada creperia Arumã. Maurício Villarim voltou para Natal apaixonadón, sonhando em ser cunhado da jornalista Janaína Amaral.

Paio

Na belíssima casa de Ronaldo Lopes, à beira-mar de Pipa, Fellinto Murilo pilotou o fogão no preparo de uma suculenta feijoada. No Pipa Natureza, Villarim era o ‘barmen’ fazendo caipifrutas para sua nova paixão, numa disposição que até os amigos de longas datas desconheciam. O que não faz o amor à primeira olhada...

Alexandre Mulatinho – para quem ainda não sabe – é um exímio churrasqueiro, ao lado do sangue-bom de garfo e faca Júnior Lima.

O dentista Kleiber Mendonça era só vida boa paparicando o barrigão de seis meses da mulher Iraneide.

Frase do dia

"Não deverá ser para criar dificuldades”  - Da senadora Rosalba Ciarlini, em pedido a Hugo Chavéz, ao se declarar favorável à entrada da Venezuela ao Mercosul

Colmeia

O Manary tem nova gerente de A&B e Eventos: Flávia Mclaren.

Em Santiago, Chile, Gina Robinson, gerente de Promoção Internacional da Emprotur, participa da Feira VYVA ACHET 2009.

Colaboração: Anna Claudia Costa