Números...

Publicação: 27/12/11
Frase: "Adianta um País se gabar de ter economia superior a da Grã-Bretanha, e ter uma educação, saúde e segurança pior do que o Zimbábue??”
Da engenheira civil Ana Adalgisa Dias, diretoria Executiva Sinduscom/Coopercon, no Twitter

»Números...
A Abelhinha viu o resultado de duas pesquisas para prefeito de Natal, feitas para consumo interno de pretenso candidato.
A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) caiu na preferência. Provavelmente efeito colateral da Operação Sinal Fechado. Ostentava 18%; foi a 14,5%, e agora com 12,5%.
Em caso de sua desistência, o maior beneficiado seria Fernando Mineiro (PT).

»...Novos
O deputado Rogério Marinho (PSDB) consolidou-se em 3º lugar, abrindo uma frente para os demais. Está com 9,5% em um cenário com oito candidatos.
Quadro: Carlos Eduardo: 34%, WF: 12,5%; Mineiro: 5,0%; Hermano Morais: 4,0%; Felipe Maia: 4,0%; Micarla: 2,0%; Fábio Faria: 2,0%. Nulo/Branco 2,5%. Não Sabem 24,5%.

»Nãnão
Do item rejeição, Micarla continua degustando amargo: 71,0%. Em segundo vem Wilma, com 9,5%; após, Carlos Eduardo: 4,0%. Hermano: 1,5%; RM: 1,25%; Mineiro, FF e FM estão empados com 1,0%.

»Catarse...
Sobrevoando a Secretaria de Segurança Pública, a Vespinha captou que o sistema não foi ouvido sobre o polêmico decreto que proíbe manifestações na área externa do Centro Administrativo e o acesso de não-funcionários a partir das 18h.
Até o secretário Aldair Rocha foi pego de surpresa.
De um experiente, ouviu: - “Será que os órgãos de segurança não têm sequer condições de dar um parecer acerca do assunto?”.

»...Ditatorial...
A coluna tocou o telefone para o jurista Paulo de Tarso Fernandes, ex-chefe do Gabinete Civil.
Enfático: - “É um desatino político”.
Disse que antes de se discutir aspectos constitucionais, jurídicos, o autoritarismo levará o governo ao descrédito. Ou seja: como o direito de livre manifestação para fins pacíficos não pode ser impedido, haverá ‘desobediência’ ao decreto e, assim, o governo será desmoralizado politicamente.

»...A repensar
Paulo de Tarso lembra que quando era questionado sobre “certas medidas”, dizia que aquela é uma área pública e qualquer pessoa pode transitar. Revelou que a governadora Rosalba nunca reclamou do “barulho” das manifestações. “A única postura que o governo deve tomar agora é revogar o decreto”, aconselha.

»Tamanha...
Das horrendas histórias para contar na saúde, essa é das mais tristes e revoltantes. Dessa vez não por falta de assistência, mas pela irresponsabilidade de um trote.
Na semana passada, das três UTI´s do Samu Natal, duas estavam em atendimento (Zona Norte e Alecrim) e uma no pátio. Um homem liga em tom desesperador informando que uma moto se chocou com um carro, próximo ao Viaduto do Machadão, o rapaz foi arrastado e estava preso embaixo. A UTI disponível saiu em socorro.

»...Irresponsabilidade
Após a saída, chega ligação de Cidade Satélite para socorro a um menino de 11 anos, com necessidade especial, que sofria insuficiência respiratória. Na falta da necessária UTI, enviou-se uma ambulância básica. Colocaram oxigênio para levá-lo urgente ao Hospital Sandra Celeste. Até que veio a notícia de que a colisão moto-carro era trote. Imediatamente a UTI foi ao encontro da básica para salvar a criança, em frente ao Natal Shopping. O tempo não foi hábil e, por causa de um trote, o menino morreu, diante da mãe desesperada e da equipe socorrista impotente, indignada e arrasada.

»Até quando?
Não é de hoje que os trotes aos serviços de urgência causam sérios danos, seja polícia, Samu, bombeiros...
O número do trote para o Samu foi registrado no bina e entregue às polícias e ao Ministério Público para investigação.

»Giroflex
O jornalista Rodrigues Neto deverá substituir Rivaldo Fernandes no comando da ONG Ativa.

»Fortalecido
Além da bancada potiguar, o advogado Érick Pereira conquistou a simpatia do vice-presidente Michel Temer para a vaga da OAB no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
E Érick embarcou ontem para os EUA. Passará um mês se dedicando a um curso intensivo de inglês jurídico.

»Coisas...
Hilneth Correia caprichou na arrumação do seu apartamento, ontem, para receber um convidado poderoso: ministro Garibaldi Filho.
Motivo: entrevista para o seu programa na SimTV, que vai ao ar no próximo sábado, às 13h30.
Ele se superou. Falou do quão era feio quando jovem; da mágoa do veto no bloco Jardim de Infância (recebeu um voto contra e só teria acesso à unanimidade). Disse que deve bons momentos da sua vida ao Monsenhor Walfredo Gurgel, que certa vez lhe alentou. Num baile, ele dançava muito e WG disse a Henrique Alves: - “Tá vendo Henrique, você é bonito, mas Garibaldi é jeitoso”. HA não dançava. Nem sabia.
Leia mais declarações curiosas de Garibaldi no blog Abelhinha.

»Estendendo
Das promessas de campanha, a governadora Rosalba lança o Programa Mão Amiga, que permite a pessoas de baixa renda fazer empréstimo através do governo com juros baixos para abrir o próprio negócio.

»Garantias
O deputado Fábio Faria (PSD) deu plantão ontem em Brasília, na tentativa de liberar suas emendas, com destinação para a UERN de Apodi e individuais para várias cidades. Faltam R$ 3 milhões das individuais e seis para a UERN começar.

»Alicerces
A BSPar Incorporações termina 2011 com bons motivos no RN.
Foi recertificada dentro das normas da ISO 9001:2008 e do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). As certificações passam por avaliações periódicas (auditorias internas e externas) – a cada três anos – e a recertificação gera segurança para o cliente, com a garantia do produto.

»Chique
Cláudia e Paulo Gallindo embarcam hoje para o Rio. Serão hóspedes de Anna Cláudia e Flávio Rocha na bela casa do Condomínio Laranjeiras, na Baía de Paraty, onde passarão o Réveillon. Também o casal-amigo Lula Romero e Jorge Carvalho.

Colmeia
» Com café da manhã no Ocean Palace, a governadora Rosalba lança hoje a Operação Verão e o período de matrícula para o ano letivo 2012.
» O Pepper’s Hall prepara o Réveillon Balada, ao som D’Vibe, Forró Salgado, DJs Gunner, Gabriel Sodré, Guga Holanda, Feps e Pedro Freires.