Caminhada Histórica será 17/11

Publicação: 12/10/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Memória, cultura e lazer se encontram na 7ª Caminhada Histórica do Natal, que se realizará em 17 de novembro, a partir das 14h, com saída da Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta. O evento percorre 19 monumentos e atrações históricas. A inscrição pode ser feita mediante a doação de 2kg de alimento não perecível (exceto sal) por pessoa, que devem ser entregues à instituições parceiras, em troca do kit do caminhante.

“Aproximadamente 30 mil pessoas já participaram das seis últimas edições. Para este ano aguardamos um público muito bom, acima de cinco mil pessoas, e por isso estamos trabalhando para trazer novidades”, destaca Jarbas Filho, diretor da Viva Entretenimento, idealizador e promotor do evento.

Na programação da Caminhada Histórica haverá o 1º Concurso de Música da Cidade do Natal – Cantando a História. A competição reunirá canções inspiradas na capital potiguar, especialmente em seu centro histórico, suas tradições e seus atrativos turísticos. Serão selecionadas 15 músicas para a final. Elas integrarão o CD “Cantando a História”. Os finalistas serão divulgados no dia 30 de outubro e todos irão se apresentar no dia da Caminhada. Os três melhores compositores, além do melhor intérprete, recebem troféu e premiação financeira.

A participação é aberta para todos os compositores residentes no Rio Grande do Norte. As inscrições estão abertas, até 26 de outubro, através do e-mail concursocantandoahistoria@gmail.com, pelo qual também pode ser solicitado o regulamento do concurso. Em fase final de planejamento, o Concurso de Fotografia Histórica de Natal, que contará com categoria para fotógrafos profissionais e amadores, será outra atração da próxima Caminhada Histórica.  

Cidade Viva com Outubro Rosa
O projeto Cidade Viva terá um domingo diferente. E por uma boa causa. A proposta do evento de amanhã, que sempre se abre à prática de esportes e lazer da população e do turista, todos os domingos, em uma das faixas da Via Costeira, abraçará o Outubro Rosa com a promoção da primeira edição da Caminhada Um Pé na Prevenção, aberta a todos que quiserem participar.

A concentração acontece às 15h, próximo ao Centro de Convenções. Mil camisetas foram confeccionadas para a caminhada e todas já foram vendidas. Mas qualquer cidadão pode ir vestido da forma que quiser. O percurso de 2,5 quilômetros será o mesmo do Cidade Viva, do Centro de Convenções até o Wish Natal, onde estará montado palco para várias ações.

 A campanha Outubro Rosa alerta para conscientização às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. A prevenção, aliada a hábitos saudáveis, evita em até 28% a ocorrência do câncer de mama.

O Cidade Viva é um projeto promovido pelo Governo do Estado. Acontece todos os domingos, das 15h às 19h30, em uma das faixas da Via Costeira, que fica interditada da rotatória em frente ao Centro de Convenções até o Wish Natal para a prática de esportes, lazer, caminhada e contemplação. Para este domingo, a Caminhada Um Pé na Prevenção conta com promoção do Grupo Mulheres no FDS.

UFRN promove Semana de Turismo
O Departamento de Turismo da UFRN realiza de quarta a sexta desta próxima semana a 14ª edição da Semana de Turismo da UFRN. O local desta vez será a área de eventos da Arena das Dunas. A programação inclui conferências, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, minicursos e oficinas. Mais detalhes no site.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas através deste link acima. Custa R$ 25 até a próxima sexta-feira e R$ 35 a partir do dia 13. Os inscritos pagantes poderão participar em mais de um minicurso ou oficina por dia, desde que não haja choque de horários.

Com o tema “Diversidade de gênero, sexualidade e étnico-religiosa no mercado turístico”, a Semana de Turismo da UFRN tem como objetivo debater os pontos atuais do mercado turístico e da comunidade acadêmica da área.

Para o professor Ricardo Lanzarini, organizador do evento, a Semana de Turismo da UFRN é um evento consolidado. "Neste ano estamos tratando da diversidade porque acreditamos que é necessário que o turismo e a atividade turística sejam, cada vez mais, democráticos e inclusivos. São temas fundamentais na formação do profissional que atuará no mercado de trabalho, cada dia mais global e aberto à diversidade", ressalta.

Natal pra Você: resistência
A revista Natal pra Você emplaca sua quadragésima-sétima edição com um amplo passeio pelo litoral e pelo interior do Rio Grande do Norte. Na capa, ao invés de uma praia, como é mais comum, uma inovação: Açude Gargalheiras, sob as lentes da fotógrafa Carla Belke.

Com programação visual de Francisco Marrocos, que atua nesta TRIBUNA DO NORTE, a revista - que pertence a este jornalista, responsável pelos textos e pela edição da Natal pra Você - será distribuída em dois importantes eventos que fecham o calendário nacional de feiras de turismo.

Nos próximos dias 19 e 20 de outubro (sexta e sábado da próxima semana) a publicação estará mais uma vez no Festival do Turismo de João Pessoa, agora denominado JPA Travel Market. Já de 8 a 11 de novembro, como também sempre acontece, será distribuída no Festuris Gramado, que chega à sua 30ª edição.

Feriadão: quase 100% de ocupação
Dados levantados pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) indicam que este feriadão de 12 de outubro será de alta na ocupação hoteleira de Natal e Tibau do Sul/Pipa. A estimativa é que 97% dos leitos sejam ocupados em Natal e 96% em Tibau do Sul/ Pipa. Ou seja: a se confirmar a previsão, os índices serão semelhantes aos registrados no pico da alta estação, na primeira quinzena de janeiro.




Natal com Azul Viagens

Publicação: 06/10/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A Prefeitura de Natal, através da secretaria municipal de Turismo, firmou parceria com a Azul Viagens, uma das maiores operadoras do Brasil. A parceria consiste na realização de workshops com apresentação da cidade e capacitação de mais de 1.200 agentes de viagens em 12 cidades até fevereiro do próximo ano.

Além da Prefeitura, também são parceiros nessa iniciativa o Governo do Estado, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN) e a Prefeitura de Mossoró, que este ano passou a contar com voo regular da companhia aérea Azul, a partir do Recife. O lançamento oficial da parceria aconteceu na semana passada, durante a Abav Expo, em São Paulo.

 A secretária de Turismo de Natal, Christiane Alecrim, ressaltou que a parceria com a Azul Viagens é importante pela proximidade com a companhia Azul Linhas Aéreas e pode permitir a realização de voos com tarifas mais competitivas para Natal, além de maior conectividade aérea, um dos principais desafios para o destino.

“A Azul Viagens é uma operadora em ascensão, com a qual desenvolvemos ações promocionais, e é um importante parceiro da Prefeitura e dos empresários do turismo para o fortalecimento do destino”.

 A estratégia da Prefeitura de Natal na Abav, que se encerrou na sexta-feira passada, foi mostrar os pontos turísticos tradicionais e divulgar os eventos realizados na cidade, algo que já tem se tornado um diferencial na atração de visitantes, como o Natal em Natal e o Carnaval.

“O carnaval de Natal se consolidou e já é o terceiro maior do Nordeste, atrás apenas de Recife e Salvador. Tem potencial para se tornar também um atrativo turístico para visitantes de outras regiões do Brasil e até mesmo internacionais, pois permite aliar momentos de lazer com a folia que acontece em polos específicos da cidade que não impedem ou atrapalham o chamado turismo de sol e mar durante o dia”, comenta o secretário de Comunicação da Prefeitura de Natal, Heverton de Freitas, que também participou do evento em São Paulo.

O estande do Rio Grande do Norte na Feira da Abav abrigou, além dos representantes da secretaria de Turismo de Natal, outros quatro municípios: Mossoró, Extremoz, São Miguel do Gostoso e Guamaré, assim como os hoteleiros que participaram de rodadas de negócios realizadas durante o evento.

“É importante somar esforços, porque se otimiza os recursos e não há uma competição entre os destinos do Estado, mas uma soma de interesses que se complementam para atrair os turistas e com isso gerar emprego e renda no nosso Estado”, enfatiza Christiane Alecrim.

Segunda Guerra no Parque da Cidade
A exposição “Natal na Segunda Guerra Mundial” está em cartaz no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Contém fotos, cartas, medalhas e fardamentos usados pelos soldados no combate e apoio aos aliados, além de peças de aviões e automóveis.

“Temos também a réplica de um carro Jeep muito utilizado na época e que faz parte do acervo da Fundação Rampa”, informa Fred Nicolau, que é coordenador da exposição, pesquisador, colecionador e um dos fundadores da Fundação Rampa.

O acervo histórico é composto por quadros e expositores contendo medalhas, cartas, emblemas e uniformes com a cobertura, como as boinas e quepes eram chamados à época, além das peças dos automóveis e aeronaves e da réplica do Jeep, que foram adquiridos ao longo dos anos nos Estados Unidos pelos pesquisadores Fred Nicolau e Augusto Maranhão, outro integrante da Fundação Rampa.

Segundo Fred Nicolau, a paixão pela história da segunda Guerra Mundial começou aos 8 anos de idade, quando ele começou a montar aviões de brinquedo. Daí em diante, foi adquirindo livros de engenharia aeronáutica, peças para montagem e descobriu uma nova profissão: Design de Aviões e não Engenharia Aeronáutica, como chegou a prestar vestibular.

Em 2003, Nicolau encontrou um veterano da Marinha, que serviu durante três anos em Natal e foi fundamental para ajudar-lhe a contar a história e importância da participação das cidades de Natal e Parnamirim na segunda guerra.

“É muito importante que as novas gerações saibam dessa importância da nossa cidade e o motivo de recebermos tanta influência americana na nossa cultura”, explica Nicolau.

CVC dá 50% ao acompanhante
Para dar um incentivo a mais aos consumidores que querem economizar nas próximas férias, a CVC, maior operadora de viagens das Américas, iniciou na quarta-feira passada uma promoção para liquidar os últimos lugares nos voos fretados e bloqueios, para viagens dentro do Brasil.

A operadora oferece até 50% de desconto para o 2º passageiro, nos voos fretados e bloqueios da operadora CVC, para embarques nos meses de outubro a dezembro, incluindo embarques para o período de Natal e Réveillon. Com esta promoção, os clientes da operadora podem economizar até R$ 1.500 no valor total do pacote, dependendo do destino e da saída escolhida.

Com embarques a partir de várias capitais do país, dentre elas São Paulo e interior (Campinas e Ribeirão Preto), Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, entre outras cidades, os descontos no aéreo são para mais de 20 destinos nacionais, rumo ao Nordeste (Porto Seguro, Natal, Maceió, Recife, Fortaleza, Ilhéus, Aracaju e Salvador), Rio de Janeiro, Caldas Novas, Foz do Iguaçu, Porto Alegre e Vitória.

Melhor Idade viaja mais
As viagens internacionais de passageiros da terceira idade cresceram 7% este ano no Brasil, segundo pesquisa exclusiva da agência virtual ViajaNet. A participação dos consumidores brasileiros com mais de 55 anos já representa 22% das compras no País de bilhetes aéreos para o exterior.De acordo com o levantamento, que avaliou o perfil de compra de janeiro a setembro deste ano em comparação com o mesmo período do exercício anterior, a procura dos consumidores da terceira idade por destinos nacionais também aumentou (4%) de 2017 para 2018. No caso dos voos domésticos, os cidadãos com mais de 55 anos já representam 15% de toda a ocupação.Para o head of marketing do ViajaNet, Gustavo Mariotto, as viagens aéreas têm se tornado cada vez mais atrativas ao público da terceira idade, sobretudo para os destinos internacionais, à medida em que há uma enorme variedade de lugares turísticos preparados para receber este público.






RN investe na França

Publicação: 29/09/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br


A principal feira de turismo da França e uma das mais conceituadas da Europa, a IFPM Top Resa, encerrou ontem sua sua 40ª edição com mais de 1.500 expositores. O Governo do RN esteve presente, representado pelo secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar, e pela coordenadora de Promoção Internacional da Emprotur, Ana Paula Vieira.

O evento, que acontece em Paris, propõe um panorama completo do turismo de lazer, negócios e eventos. Durante os quatro dias da feira, mais de 30 mil profissionais, entre compradores do setor, jornalistas, influenciadores digitais, público final e autoridades do turismo do mundo todo visitam o local.

O Rio Grande do Norte participou da feira pelo quarto ano consecutivo, com balcão no estande da Embratur. Foi uma presença importante, segundo o secretário, já que o mercado turístico nordestino tem sido foco dos franceses nos últimos anos.

“Em razão do voo direto de Paris para Fortaleza, o mercado nordestino, como um todo, tem sido privilegiado e nosso Estado tem despontado entre as demais opções, além do Ceará. Mantivemos excelentes contatos com empresas aéreas locais, interessadas em expandir o mercado nordestino, notadamente o de Natal”, destacou Manuel Gaspar.

Em reunião do secretário com o embaixador do Brasil na França, Paulo C. de Oliveira, outro assunto foi posto em pauta: a colaboração da companhia aérea Air France, antiga Aéropostale, com o acervo documental do primeiro voo sobre o Atlântico Sul, em 12 de maio de 1930. O piloto francês Jean Mermoz levou 21 horas e 10 minutos para levar um hidroavião Latècoère entre Senegal e Natal, onde hoje está localizada a Lagoa do Bonfim.

“Foi um marco da aviação mundial e, assim que concluirmos as obras do Museu da Rampa, este acervo contribuirá bastante para recontarmos essa história”, concluiu o secretário.

Serhs oferecerá all inclusive
O Serhs Natal Grand Hotel anuncia a implantação, a partir de outubro, do sistema all inclusive. O pacote vai oferecer as três refeições – café da manhã, almoço e jantar – em qualquer um dos cinco restaurantes do hotel, assim como a possibilidade de degustar alimentos e bebidas nos três bares e também na área da piscina.

Haverá possibilidade, porém, de comprar alimentos e bebidas por fora. Se o hóspede quiser apreciar um drink importado não contemplada no pacote, terá desconto. Um exemplo é a dose de uísque escocês de primeira linha, que na carta custa R$ 23 mas o hóspede all inclusive pagará R$ 10 no Sports Bar.

Outra novidade para quem escolher esse tipo de pacote é o fato de as reservas de mais de quatro noites darem direito a um dia no Circuito das Águas, com “tratamento” no Spa Kensho, que inclui piscina aquecida, jacuzzi, saunas seca e a vapor e ducha holandesa.

Até o final deste ano estará concluída a modernização do hotel do grupo catalão. O investimento é de R$ 2,5 milhões. Inclui ampliação da área de convenções, substituição de equipamentos e nova decoração em várias áreas. Todos os 396 apartamentos do hotel terão suas cortinas trocadas.

A modernização do SERHS Natal Grand Hotel será concluída com a troca no piso do Kids Club, espaço exclusivo para crianças, que passará a ser impermeável e mais macio, com tecnologia de absorção de impactos, o que garantirá mais segurança.

Nova feira no Nordeste
Pernambuco recebe de quarta a sexta da próxima semana um evento pioneiro na região. A HFN – Hotel & Food Nordeste chega para impulsionar principalmente os negócios voltados para o turismo e a gastronomia. O evento pretende conectar fornecedores de serviços, tecnologia e produtos aos meios de hospedagem e alimentação fora do lar nordestinos. Serão mais de 120 expositores e uma vasta programação que pretende contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor.

A visitação à feira é aberta ao público, mas é necessário cadastramento prévio no site www.hfne.com.br, onde há informações sobre inscrições e valores para participar das palestras, oficinas, cursos de capacitação e demais atividades. O evento, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, sempre das 15h às 21h, é uma realização da Insight Feiras & Negócios com as regionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE).

Na programação, estão confirmadas oito palestras sobre gestão de bares e restaurantes e experiências gastronômicas no Gourmet Experience, que reunirá consultores, chefs e restaurateurs, para discutir temas atuais do setor no Brasil. Haverá também nove palestras especiais direcionadas à gastronomia no Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste.

Outro destaque é o Beer Business HFN/ Coffee Business HFN, com dez estandes de fornecedores de cerveja artesanal e café de Pernambuco. Lá haverá negócios, palestras, demonstração e degustação de produtos. Destaque também para a Startup HFN, com startups que estarão apresentando inovação e tecnologias junto a um conteúdo que contemplará os principais gestores das áteas afins.

Turismo com sétima arte
O Ministério do Turismo anunciou o lançamento do Grupo Temático de Promoção do Turismo Cinematográfico no Brasil e no Mundo, formado por representantes de órgão governamentais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Agência Brasileira de Promoção de Ex-portações e Investimentos (Apex), assim como instituições ligadas ao turismo e à produção audio-visual.

“O cinema faz parte da nossa cultura. É preciso inovar e unir forças com a economia criativa para dinamizar o turismo e a promoção dos destinos brasileiros com locações de cinema do Brasil e do mundo”, disse Vanessa Mendonça, diretora de Marketing e apoio à Comercialização do MTur.








Entrevista: Leandro Martins

Publicação: 21/09/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Entrevista: Leandro Martins, diretor da Datashow

O segmento de eventos está se reinventando no RN?
A adaptação aos novos tempos é inevitável. É uma questão de vida e morte para as empresas em qualquer segmento. Seguindo esta linha,o segmento de eventos do RN tem trabalhado forte para surpreender os clientes na qualidade dos seu produtos e serviços, em capacidade de resposta aos desafios de todo tipo, bem como na capacitação dos profissionais envolvidos neste mercado que segue como um dos que mais crescem no país, com alto índice de empregabilidade. A abertura e modernização recente de novos espaços para eventos contribui para que o estado esteja preparado para receber eventos de diversos portes, fortalecendo a realização de negócios para os mais de 20 segmentos envolvidos neste segmento no estado do RN.

As empresas de evento do RN investem devidamente em tecnologia? 
Entendemos que eventos são experiências e, claro, a tecnologia é um dos principais aliados nesta área. A tecnologia estimula os convidados para que uma marca, um conteúdo ou uma ação sejam lembrados. E que sua mensagem seja realmente fixada. O uso correto destas tecnologias contribui para que os participantes tenham total foco no tema central do evento. A criatividade e a tecnologia caminham juntas para conseguir entrar em contato com o lado emocional do público. Sendo assim, é primordial investir e desenvolver tecnologias que auxiliem e facilitem na realização de eventos. Entender as necessidades do organizador e sugerir as tecnologias apropriadas para cada ambiente do evento. A criação destas interações irá proporcionar uma imersão do participante, seja com o tom da luz do ambiente, a escolha da música correta, a decoração visual através das tecnologias para exibições de conteúdo ou com as facilidades de totens de autoatendimento, sinalização digital e totens de carregamentos de telefones móveis, dentre outros.

Dá para sobreviver só com a demanda local? Como conquistar novos mercados?
Acredito ser necessário, primeiramente, estabelecer um foco de atuação. Após esta etapa, cabe observar e entender, seja em qualquer área, quais as soluções que poderiam ser criadas para facilitar nas atividades do seu cliente, proporcionando algo único e exclusivo. Temos que sempre estar atentos às mudanças, capacitando e contagiando a equipe de colaboradores com os objetivos que a empresa deseja alcançar. Por fim, coloco a criatividade como pilar fundamental para qualquer empresa. Fazer muito com pouco.

O Centro de Convenções de Natal, quando ampliado, estará à altura do mercado?
A ampliação do espaço físico do Centro de Convenções de Natal irá colaborar para a chegada de bons eventos. Considero que Natal tem dois diferenciais competitivos estratégicos: a grande ofertas de leitos disponíveis e a localização do Centro de Convenções, que está integrado com o setor hoteleiro e restaurantes, e de frente para o cartão postal da cidade, a praia de Ponta Negra. Sendo assim, precisávamos da cereja do bolo. Ou seja: um Centro de Convenções com infraestrutura maior, com espaços para auditórios e ambientes de feiras integrados, capaz de receber eventos de maior porte. No entanto, precisamos ficar atentos a um fator muito importante: a gestão deste grandioso equipamento, visto que precisamos de um corpo técnico administrativo bem preparado e profissionalizado, tanto no setor comercial quanto no operacional. Precisamos de um espaço que proporcione o desenvolvimento do segmento turístico de eventos no Estado. Tem que gerar a realização de negócios e empregos diretos e indiretos.

A Data Show tem sede em Natal? Tem franqueadas ou representações pelo Brasil?
Nossa empresa possui duas sedes: Natal e Fortaleza. A partir destas unidades, atendemos em todo o território nacional. Buscamos ao longo dos anos desenvolver tecnologias com produtos e serviços exclusivos e com uma qualidade exemplar. Somos especializados no segmento de congressos científicos e eventos corporativos. Com este perfil alinhado, fomos ganhando a confiança e fidelizando nossos clientes, que se sentem seguros, surpreendidos e encantados a cada evento realizado.

Ceará aposta nos britânicos
As novas operações da Air France-KLM para Fortaleza serviram de incentivo para a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apoiar um famtour, que é uma ação de promoção voltada a profissionais do turismo, com dez operadores e agentes de viagens do Reino Unido. Entre os dias 7 e 14 de setembro, os profissionais conheceram destinos do Ceará (Fortaleza e Aquiraz) e, ainda, atrativos do Rio de Janeiro.

Os passeios tiveram foco em estrutura, hotéis, atrativos turísticos, restaurantes e experiências locais. O itinerário foi pensado de modo a casar a promoção da nova rota aérea para Fortaleza e apresentar o Rio de Janeiro, por ser o destino turístico brasileiro mais demandado pelo trade britânico.

De acordo com Lígia Barbosa, da Embratur, responsável por acompanhar o grupo durante as visitas, a ideia é, basicamente, dar continuidade aos trabalhos de divulgação no Reino Unido das novas rotas aéreas da Europa para a capital cearense. Em abril desse ano, o Instituto promoveu um treinamento na Embaixada do Brasil em Londres para agentes de viagens e operadores de turismo locais, que deu destaque ao destino Ceará, bem como a outros roteiros no

Durante a ação, os profissionais britânicos fizeram city tour pelas cidades, passando por atrativos como Museu de Fotografia de Fortaleza, passeio de buggy, Beach Park, resorts, Cristo Redentor, Confeitaria Colombo, Museu do Amanhã, Pão de Açúcar, além de visitarem hotéis, restaurantes e praias famosas das cidades.

O famtour foi promovido por meio de parceria entre Embratur; companhias aéreas Air France-KLM e Gol; Secretaria de Turismo do Ceará; Rio Convention & Visitors Bureau; Hotel Dom Pedro Laguna, no Ceará; Ernanitur, empresa de receptivo do Ceará; Hotel LHS, no Rio de Janeiro, e Intertouring/Brazil Mais, agência de turismo, que acompanhou o grupo na capital carioca.












Festuris Gramado vai bombar

Publicação: 15/09/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

“Turismo e Negócios sempre Viajam juntos”. Com este tema, o Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo prepara uma edição que promete ser histórica e deverá movimentar o setor turístico da Serra Gaúcha de 8 a 11 de novembro. Por ser a trigésima edição, muitas novidades estão sendo anunciadas desde o início do ano pela organização. Algumas delas: criação do Meeting Festuris, Espaço Tech e Corporativo, Espaço Influência e mudança de identidade e no layout dos lançamentos que ocorrerão em outubro. Haverá mudanças também na estruturação da feira, na promoção e na organização.

Prova de que a Feira de Negócios virá com força em 2018 é a adesão de grandes marcas e destinos internacionais, que irão pela primeira vez a Gramado. O evento já conta com 75% dos espaços comercializados e trará como novidade a participação de importantes ícones como Disney, Espanha, Costa do Marfim, EUA, Câmara Árabe (com a representação de 20 países do Oriente Médio), Puerto Varas, África do Sul, Paraguai e Rota da Bairrada. Ao todo, serão mais de duas mil marcas e destinos em exposição numa área de 22 mil metros quadrados.

“Como uma feira internacional referência para a América do Sul, vemos que o nosso trabalho nos últimos 30 anos, de incentivo ao Turismo, se justifica com a procura e alta demanda de grandes marcas e destinos nacionais e internacionais. Este ano, mais do nunca, vamos mostrar uma feira renovada, com muitas novidades, corredores lotados e geração de negócios efetivos aos participantes. Este é o nosso perfil e será potencializado em novembro, porque trabalhamos duro para isso. O resultado é a grande participação de marcas e profissionais e esta projeção palpável de grande crescimento para 2018”, destaca Marta Rossi, CEO do Festuris Gramado.

RN: há 30 anos no evento
Como sempre acontece em todos os anos, o Rio Grande do Norte terá estande institucional no Festuris Gramado. O espaço está a cargo da Secretaria de Turismo do RN, através da Emprotur. Com esta ação, o Estado potiguar se torna um dos poucos no Brasil que participa do evento desde sua criação, em 1989. Na ocasião, o Rio Grande do Norte promoveu uma concorrida Noite Potiguar, com animação de Arnaldo Farias. O presidente da Emproturn (era com N no final mesmo) à época era Ezequiel Ferreira de Souza. O diretor de Promoções era Fernando Bezerril. O assessor de imprensa da Emproturn, que também esteve presente, era este colunista.

Negócios e Sabores na Pipa
Com o tema “Bons Ventos nos Negócios e Sabores”, o Festival Cultural Gastronômico da Pipa dá início à programação da cidade gastronômica na próxima quarta-feira (19). As atividades seguem até o dia 22. A arena principal ficará localizada na Avenida Baía dos Golfinhos e será dividida por Vila dos Chefs (onde os chefs convidados comercializarão pratos assinados por eles), Vila da Pipa (com estabelecimentos da Pipa comercializando seus pratos) e Vila de Negócios (com estandes de patrocinadores e fornecedores do mercado local). Entre as atrações programadas estão oficinas gastronômicas, palestras sobre empreendedorismo, shows e ativações culturais, ações integradas com os restaurantes participantes e a presença de chefs convidados cozinhando ao vivo.

O Concurso Novos Talentos contará com a participação de estudantes de gastronomia do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos como Paraíba e Pernambuco. A competição será formada por duplas e os participantes terão que preparar uma entrada, um prato principal ou uma sobremesa com o ingrediente tema desta edição, o milho.  Os pratos serão julgados pela comissão organizadora do evento, formada por profissionais da gastronomia. Serão premiados os três primeiros lugares.

Integração com os moradores
E para que a comunidade possa participar ativamente, o Festival  Cultural Gastronômico da Pipa terá o concurso “Melhor Feijão da Pipa”, no qual membros da comunidade se inscrevem e apresentam o feijão para uma banca de jurados que faz a degustação às cegas. Está previsto também o “Concurso da Melhor Receita com Ostra”, parceria com o Sebrae, que motiva os chefs locais a criarem receitas usando a ostra, produto cultivado localmente. Outro momento importante será o “Tacho Beneficente”, cuja renda será revertida para o Projeto Afeto.

Fortaleza luta por novos voos
Além da rota Fortaleza-Londres pela Norwegian Air, o Governo do Ceará está negociando com outra companhia aérea low cost (baixo custo) para operar no Estado. A informação é do secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, que reforça a expectativa de que o novo voo internacional possa ser viabilizado ainda neste ano. No Brasil, quatro companhias internacionais estão em processo de regularização junto à Agência Nacional de Aviação (Anac) para atuar neste formato no mercado brasileiro.

O secretário explica que, por questões estratégicas, ainda não pode adiantar o nome da empresa. Mas o que se discute são novos voos diretos do Aeroporto de Fortaleza para a Europa em rotas ainda não cobertas. "Ainda não podemos falar porque não está fechado, mas as negociações estão bem adiantadas, mais até do que com a Norwegian", diz Arialdo.

A companhia norueguesa, que é a terceira maior low cost da Europa e a sexta do mundo, deve começar a sua incursão no mercado aéreo brasileiro com uma rota que interliga Londres ao Rio de Janeiro. De acordo com entrevista concedida pelo CEO do grupo, Bjørn Kjos, ao site FlightGlobal, a expectativa é implementar os voos na primavera europeia de 2019. Ou seja, entre os meses de março a junho.

Segundo Arialdo, o foco é fazer de Fortaleza a segunda rota no País. Há dez dias foi realizada uma reunião com a diretoria da empresa durante agenda na Suécia.