Plano de Fortalecimento para Natal

Publicação: 06/04/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Será lançado na próxima terça (10), às 9h, na Fecomércio RN, o Plano de Fortalecimento Institucional da Gestão Municipal do Turismo de Natal, que foi elaborado pela Start Consultoria e desenvolvido pelos consultores Keila Brandão, Marília Gonçalves e Jodibel NiKolas, dentre outros. Conheça alguns detalhes desta iniciativa, em primeira mão.

Qual o objetivo do Plano?
Dotar o município de Natal dos instrumentos necessários para o desenvolvimento da atividade turística, aperfeiçoando a capacidade de gestão municipal a partir dos princípios de sustentabilidade, participação social, articulação e cooperação intersetorial e interinstitucional nos processos de planejamento, decisão, execução e avaliação da atividade turística. Está baseado em duas vertentes: estruturação administrativa e organizacional do órgão gestor do turismo; e gestão estratégica e participativa do turismo.

Bate papo com Marília Gonçalves/turismóloga

Há cerca de um ano e meio, a Prefeitura apresentou o Plano de Marketing Turístico de Natal. O plano que será mostrado agora tem alguma relação com o anterior?
Sim. O Plano de Marketing Turístico de Natal, que foi entregue ao município no final de 2016, integra um dos pilares do planejamento turístico do destino, juntamente com o PDTIS (elaborado em 2013), e agora com o Plano de Fortalecimento Institucional. Todos esses planos são viabilizados pelo Ministério do Turismo, por meio de programas como o Prodetur. Este novo plano é muito mais voltado à gestão do destino e de sua oferta. Aborda,inclusive, a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Turismo, com as respectivas atribuições e competências dos funcionários, e as formas deintegração entre o setor turístico com os demais setores de apoio e infraestrutura nos setores público e privado.

Quais os principais pontos identificados durante a consultoria?
Podemos identificar pontos positivos e negativos mediante as intervenções realizadas. Alguns problemas identificados são de fácil resolução e não implicarão em custos para a Setur Natal, necessitando apenas de adaptações internas e melhoria de processos. Também realizamos uma revisão no regimento interno da secretaria e na Lei do Funatur, permitindo que nosso Fundo Municipal de Turismo se torne viável. Acredito, porém, que a maior necessidade observada durante o diagnóstico foi o a realização de um concurso público para a secretaria, visto que seu corpo efetivo de funcionários está para se aposentar.

Então neste plano é contemplada a abertura de concurso para contratação de turismólogos para a Setur Natal?
Sim. Dentre as 55 ações propostas há algumas pensadas para a área de gestão de pessoas da Setur Natal, que incluem treinamentos, melhoria da comunicação interna dos colaboradores, avaliação de desempenho dos setores e a realização de concurso público para admissão de 22 funcionários. Dentre esses cargos, sugerimos cinco vagas para turismólogos e as demais para outras formações que complementam a equipe multidisciplinar almejada, formada por estatístico, tecnólogo em eventos,jornalista e publicitário, dentre outros.

Consultoria do turismo alemao
Os municípios de Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Serra de São Bento receberam recentemente a visita do especialista em turismo alemão Hans-Peter Sattler. A iniciativa faz parte da agenda de trabalho da parceria internacional existente entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac RN, e a Câmara do Comércio da Cidade de Trier, na Alemanha.

As realidades observadas em cada município serviram de base para um treinamento ministrado na capital potiguar nesta semana. Formado em Hotelaria e Gastronomia, e com mestrado em Business Coaching & Change Management, o professor Hans-Peter Sattler tem experiência na realização de treinamentos e consultorias no segmento em países da Europa, África e América do Sul.

O potencial turístico de parques, dunas, lagoas, trilhas, paredões e tantas outras atrações naturais existentes no Rio Grande do Norte foram foco do treinamento realizado pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, dentro da parceria mantida com o estado alemão da Renânia Palatinado, neste caso específico com a Câmara do Comércio da cidade de Trier. Desde segunda (02) até esta sexta-feira (06), Sattler apresentou cases internacionais no segmento, bem como detalhou estratégias para estruturar e desenvolver destinos turísticos naturais no estado.  

Divulgaçao de Natal no aeroporto de Brasília
A Inframerica, empresa que administra os aeroportos de Natal e de Brasília, promove nas mídias institucionais do terminal aéreo brasiliense campanhas de incentivo ao Turismo de Natal. Por mês, aproximadamente 1,5 milhão de passageiros utilizam o Aeroporto de Brasília, considerado o terceiro mais movimentado do país. O anúncio de Natal pode ser visto nas telas de todos os portões espalhados no salão de embarque, no balcão de informações e nas salas vip do terminal da capital federal. A Inframerica faz este trabalho de maneira voluntária, sem ônus a terceiros. A empresa informa ainda que continuará a promover o destino Natal com novas campanhas ao longo do ano.

Rafael Mota assume presidência da CTur
O deputado federal Rafael Motta foi eleito presidente da Comissão de Turismo (CTur) da Câmara dos Deputados em eleição realizada na quarta-feira passada. O parlamentar é o primeiro potiguar a presidir essa comissão permanente da Casa. que tem assento no Conselho Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo . "Fico feliz por estar à frente desta comissão, sobretudo por ser do Rio Grande do Norte, um estado que tem no turismo um dos carros-chefe de sua economia. O Turismo é uma das alternativas para o país sair desta crise. Faço parte desta comissão há três anos consecutivos e agora assumo sua presidência, o que para mim é uma alegria enorme", afirmou o deputado.


Saiba como será a Femptur

Publicação: 16/03/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A quarta edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que se realizará na sexta e sábado da próxima semana (23 e 24 de março), das 14h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, terá 116 estandes, entre municípios hoteleiros, empresas de passeio, agências de receptivo, meios de hospedagem e aplicativos turísticos, além de espaços específicos destinados à cultura, shows musicais e teatrais, artesanato, agricultura familiar, gastronomia e exposições diversas. A previsão de participação é de cerca de cinco mil pessoas nos dois dias. Na edição de 2017, circularam quase 3.800 visitantes na Femptur, que tem entrada gratuita, mediante rápido credenciamento na secretaria do evento, além de estacionamento gratuito. 

Fórum
O Fórum de Turismo do RN, que chega à sua nona edição, acontece paralelamente à Femptur, com oito painéis que discutirão, entre outros temas, captação de voos para Natal, novos modelos de gestão de centros de convenções, gestão de destinos turísticos internacionais, regionalização, produto turístico, impacto das festas populares na economia dos municípios e marketing digital no Turismo.

Palestra internacional
O Sebrae lançará no Fórum de Turismo do RN, no dia 23 (sexta da próxima semana), às 17h30, o Programa Lidera Turismo, que terá a palestra "Gestão de Destinos Turísticos: Boas Práticas Internacionais", a cargo de Pere Muñoz Perugorria.

Bacharel em Direito pela Universidade das Ilhas Baleares, tem Pós-Graduação em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Barcelona. Ele é também Mestre em Gestão Cultural  pela  Universidade Complutense de Madri.

Coordenador do Centro de Cultura e Natureza Lluc – Patrimônio Mundial da Humanidade em Maiorca, na Espanha, foi responsável pela área de Projetos Estratégicos da Fundação Barcelona Media.

Cultura
Além de espaços com ênfase na cultura, como o que reunirá o acervo do Museu da Rampa e do Instituto Câmara Cascudo, a Femptur terá duas exposições de fotografias (Carla Belke e Canindé Soares) e uma mostra de artes plásticos, com quadros de Eliezer Andrade. O espaço Encantos Criativos também terá uma conotação cultural, através da inserção de moradores da Vila de Ponta Negra e do bairro das Rocas na atividade turística.

Espetáculos
Entre as atrações culturais que se apresentarão no palco da Femptur, das 19h às 22h, nos dois dias do evento, destaque para a Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União, de Santa Cruz, fundada em 1950 e reconhecida como Patrimônio Histórico do Município. É formada, em sua maioria, por crianças e jovens. Tem cerca de 30 componentes. 

O Grupo de Dança Mistura de Ritmos, de Touros, apresentará o espetáculo, ainda inédito, "Aqui Nasceu o Brasil". A apresentação busca retratar fielmente a versão de que o Brasil foi descoberto no litoral potiguar. Todas as atrações turísticas de Touros são abordadas no concerto, além de ritmos como makulelê, forró e xaxado. 

Outra atração, entre vários espetáculos previstos, será o Balé Popular Terras Potiguares, de Passa e Fica. É uma montagem cênica as danças e brincadeiras do Pastoril. São 35 componentes que elaboram sete sequências folclóricas através da música, dança e teatro. O grupo difunde, através da arte, o legado cultural deixado pelas três matrizes que formam a base do país.

Literatura
Serão lançados alguns livros durante a Femptur. Um deles é de autoria do ex-palestrante do Fórum de Turismo do RN, Jodrian Freitas, consultor no segmento Turismo de Aventura. Trata-se da publicação "Gestão de Risco", voltada para esportes radicais, que será lançada às 18h do dia 24 de março no palco da Femptur. Outra novidade estará a cargo do Sebo Vermelho. Será o lançamento da biografia de Alzira Soriano, primeira prefeita eleita no Brasil e primeira mulher na América Latina a assumir o governo de uma cidade: Lages, no Rio Grande do Norte.

Gastronomia
O Espaço Gastronômico da Femptur reunirá bar, Raffe Cervejaria Artesanal, restaurante Paçoca do Pilão, Creperia 84, Pirata´s Rock e Pizza, Toka Pastelaria e Hamburgueria, Planeta Lanches e Zé Dindin, entre outras operações.

Artesanato
O genuíno artesanato potiguar estará representado por amplos estandes a cargo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (Sethas) e da Prefeitura de Natal (Semtas). Haverá exposição, oficinas vivas e comercialização das peças.

Agricultura familiar 
Uma feira de agricultura familiar com oito barracas, a cargo da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), comercializará produtos como queijos, doces, geleias, mel, biscoitos, cachaças, licores e produtos orgânicos, em geral.  Holandeses voltarão ao RNA parceria iniciada há dois anos entre o Governo do RN e os holandeses foi sacramentada essa semana com a confirmação de dois voos semanais de Amsterdã, na Holanda, para Natal. A operação começa a partir do próximo mês de novembro.

As tratativas com a Corendon – uma das três maiores empresas holandesas – foram iniciadas ainda em janeiro de 2016, quando a equipe da Secretaria de Turismo do RN esteve presente à principal feira de turismo da Holanda, a Vakantiebeurs.

“O trabalho de negociação com o mercado internacional é demorado e geralmente leva de dois a três anos, a exemplo desses voos. Também plantamos uma semente em Madri e devemos colher voos da Espanha para julho de 2019”, projeta o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Serão 189 passageiros em cada aeronave. A estimativa é de que, entre novembro de 2018 e abril de 2019, desembarquem em Natal mais de 10 mil holandeses, com gasto médio de 700 euros por estadia, o equivalente a R$ 30 milhões injetados na economia potiguar nesse período.

Em contrapartida, o Governo do Estado investirá 200 mil dólares, com recursos do Governo Cidadão, por meio de empréstimo do Banco Mundial, e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN) entrará com mais 100 mil dólares, revertidos em hospedagem e divulgação do Estado.


Agricultura familiar no Turismo

Publicação: 09/03/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Mais uma etapa do projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo nos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras foi iniciada com a comercialização dos produtos da agricultura familiar na cadeia do turismo.

A ideia do projeto de Dinamização é desenvolver uma nova rota turística no Estado neste pedaço do Agreste potiguar, a partir do protagonismo da comunidade aliado à infraestrutura turística e divulgação.

Até essa fase de comercialização, a equipe da Setur, que coordena o projeto, realizou inúmeras visitas aos agricultores para definir o valor dos produtos a serem vendidos.

A lista de produtos disponíveis foi apresentada aos empresários da região na quarta-feira passada. Os itens estarão à venda na Central de Comercialização, no espaço Titanic, em Serra de São Bento.

E em continuidade às ações do projeto no território, nesta sexta-feira (9), às 14h, será promovida uma reunião na Câmara Municipal de Serra de São Bento com presença do Banco do Nordeste, Agência de Fomento do RN e Sebrae. Em pauta, assuntos relativos a linhas de crédito, financiamento e empreendedorismo.

Os três municípios que compõem esta nova rota turística idealizada pela Setur RN são conhecidos pelas serras, turismo de aventura, simplicidade e clima agradável. O objetivo do projeto, que conta com recursos do Governo Cidadão através de empréstimo do Banco Mundial, é levar desenvolvimento e sustentabilidade à região.

Golden Tulip Ponta Negra hospeda animais
Dia 14 de março, no Brasil, é o dia nacional dos animais. A data foi escolhida para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados a todos os animais. Muitos deles fazem parte da família, principalmente os domésticos, mas na hora de viajar nem sempre é possível levá-los na “bagagem”. Para quem quiser curtir momentos de lazer ao lado do bichinho de estimação (cães e gatos), o hotel Golden Tulip Natal Ponta Negra recebe toda a família de braços abertos.

Para isso, basta fazer a reserva pelo  site “O Bom de Viajar” e escolher a opção “Meu Pet Vai Comigo!”. O limite é de um animal de estimação por reserva. O valor adicional para hospedar o bichinho é de R$ 47,25 por dia. No ato do check-in, será preciso apresentar a carteira de vacinação na recepção com todas as doses em dia. A vacina antirrábica deverá ter sido aplicada por mais de 30 dias e a menos de um ano. E, claro, o pet precisa estar saudável. O hotel autoriza passeio por toda a área externa e eles podem ficar sozinhos no quarto por algumas horas.

Meios de hospedagem no RN fiscalizados
Um alerta aos meios de hospedagem de Natal. Na próxima semana, entre os dias 14 e 16, fiscais do Ministério do Turismo e técnicos da Secretaria de Estado do Turismo do RN (Setur RN) irão fiscalizar 50 estabelecimentos. O objetivo é combater a irregularidade relativa ao Cadastur, que é o sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos. Embora pertença ao Ministério do Turismo, é coordenado, no Rio Grande do Norte, pela Secretaria de Turismo.

No próximo dia 14, às 15 horas, no Centro de Convenções de Natal, será realizada uma reunião com o trade e representantes de classe, além de instituições parceiras, visando alinhar as ações para execução da referida fiscalização.

“O Cadastur não só é obrigatório, mas traz benefícios aos meios de hospedagem e demais categorias turísticas envolvidas. Muitos turistas procuram por segurança e confiabilidade nos serviços de receptivo, de restaurantes, hospedagem ou outros envolvidos na cadeia turística, e esse cadastro confere esses critérios”, ressalta o secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar.

Posteriormente, as demais atividades também serão fiscalizadas, em data a definir. A Lei nº 11.771/2008 instituiu o cadastro obrigatório para sete atividades – meios de hospedagem, agências de turismo, acampamento turístico, guias de turismo, organizadora de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas.

No cadastro opcional encontram-se oito atividades: restaurantes, cafeterias, bares e similares; centro de convenções; locadora de veículo para turistas; casa de espetáculos; equipamento de animação turística; empreendimentos de entretenimento e lazer e parque aquático; empreendimentos de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva; e prestador especializado em segmento turístico.

Com o lançamento do Cadastur 3.0 no último mês de fevereiro, os interessados executam seu cadastro direto no site, onde encontram as informações para a sua realização.

Anualmente são cadastrados e renovados uma média de 300 prestadores de serviços turísticos no RN, entre empresas e guias de turismo, mas, segundo a coordenadora do setor, Graça Pessoa, ainda está abaixo do que seria o ideal, baseados na quantidade de empresas que executam essa atividade, além da obrigatoriedade mencionada.

A fiscalização faz parte da operação “Verão Legal 2018”, do Ministério do Turismo, com parceria dos órgãos oficiais de turismo de todos os Estados, percorrendo todas as capitais brasileiras, no intuito de aumentar a formalização e legalização dos meios de hospedagem e, posteriormente, as demais atividades.

Brasil emite 25 mil vistos eletrônicos

A política de facilitação de vistos que vem sendo adotada pelo governo federal já pode ser considerada exitosa. A medida faz parte do Brasil + Turismo, programa criado pelo Ministério do Turismo para estimular o setor de viagens no país e que pretende chegar a 12 milhões de turistas estrangeiros em 2022. Levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores mostra que, desde a entrada em vigor da ação, em novembro, o Brasil já concedeu 24.553 e-Visas para os quatro países beneficiados: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão.

Em fevereiro, o número de vistos concedidos para os viajantes das nacionalidades atendidas alcançou a marca de 25.604 autorizações - vistos tradicionais e eletrônicos. Destes, 18.328 foram e-Visas, ou seja, 72% do total de vistos emitidos. Os americanos foram os que mais aproveitaram a facilidade (13.358), seguido dos australianos (2.170), canadenses (1.769) e japoneses (1.031).

RN é destaque em Lisboa

Publicação: 02/03/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Rio Grande do Norte está sendo destaque em uma das maiores feiras de turismo da Europa: Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que prossegue até domingo, em Lisboa, com mais de mil expositores de quase 40 países.

Após realizar ampla campanha de divulgação em Portugal em 2015, e de repetir o feito nos anos seguintes, a Secretaria de Turismo do RN tem um dos três estandes do Brasil na BTL. E é o maior deles, com 54 m2.

“Essa aposta no mercado lusitano, assim como o argentino, tem se mostrado eficaz. Hoje são os dois maiores emissivos turísticos internacionais do nosso Estado. Mas ainda temos muito a crescer com este mercado”, destacou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

A presença potiguar é viabilizada com recursos do Governo Cidadão, por intermédio de empréstimo do Banco Mundial. No evento circularão mais de 40 mil pessoas e uma estimativa de 38 mil visitantes profissionais.

Além do Estado potiguar, representado pela equipe da Secretaria de Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), estão presentes o prefeito de Maxaranguape, Luiz Eduardo, e as secretárias de Turismo de Tibau do Sul e de Santa Cruz, Beth Bauchwitz e Marcela Pessoa, respectivamente, além do trade turístico.

Na agenda do RN no evento já houve várias reuniões da equipe da Setur RN e da Emprotur com importantes operadores internacionais de países como Rússia, Itália, Reino Unido, França, Colômbia e, claro, Portugal.

“É um evento importante para nossa estratégia de promoção junto ao mercado europeu, sempre potencial para nossos destinos”, reforçou o presidente da Emprotur, Manuel Gaspar.

RN cresce na Abreu Viagens
O resultado das campanhas de divulgação e da presença marcante nas feiras de turismo em Portugal foi bastante nítido em 2016, já que a capital potiguar foi a única cidade no Brasil a registrar crescimento de vendas na maior agência de Portugal e uma das maiores da Europa: Abreu Viagens.

Segundo seu diretor, José Manuel Ferraz, nos quatro primeiros meses de 2016 houve queda generalizada de 4,9% nas vendas para o Brasil. No tocante aos destinos, em todas as outras cidades houve redução acima de 10%. A única exceção foi Natal, com crescimento de 40% no número de passageiros com relação ao ano anterior.

As promoções da baixa temporada
Passada a folia do carnaval, o mês de março dá as boas-vindas ao período de baixa temporada no calendário do turismo, o que significa redução de tarifas e economia ao bolso do consumidor, já que neste período viajar pelo país pode custar, em média, 35% a menos do que se comparado com a alta temporada.

Segundo a operadora CVC, se no início do verão um pacote completo para Porto de Galinhas (PE), com aéreo, sete noites de hospedagens e passeios custava R$ 1.978, hoje a mesma viagem pode ser encontrada a partir de R$ 1.250, ou seja, uma redução de 36%. Já um pacote de sete noites em Fortaleza, com passagem aérea, hospedagens e passeios, teve seus valores reduzidos de R$ 2.148 para R$ 1.407, gerando uma economia de 33,5%.

Para o diretor de Vendas da CVC, Emerson Belan, os preços mais acessíveis são explicados por conta das promoções das redes hoteleiras, que aproveitam o período de menor movimentação para atrair mais turistas e garantir suas ocupações durante o período.

“Além de poupar dinheiro, quem tem disponibilidade só tende a ganhar se viajar na baixa temporada. Além dos preços mais baixos, os hotéis e atrações turísticas estão tranquilos e garantem ainda mais conforto ao cliente”, comenta Belan.

América do Sul e Caribe têm pechinchas
Os preços mais acessíveis também podem ser encontrados nos destinos internacionais, como é o caso da América do Sul e do Caribe. Com saída em abril, um pacote de três noites em Buenos Aires sai por a partir de R$ 940, já incluindo passagem aérea e hospedagem. Já para o Caribe, é possível encontrar viagens para Cancun, por exemplo, com valores a partir de R$ 2.999, incluindo quatro noites de hospedagem com regime all inclusive, passagens aéreas e traslado.

Algumas companhias aéreas, aproveitando o período da baixa temporada, também reduziram os preços dos bilhetes, como é o caso da Avianca Brasil. Para se ter uma ideia, uma passagem de ida e volta para Santiago (Chile) com saída de São Paulo custa hoje, em média, US$ 164. A tarifa é quase 32% menor do que a aplicada nos períodos de alta temporada.

Dos quase quatro milhões de clientes que viajaram com a CVC ao longo do último ano, mais de 60% deste fluxo optaram por embarcar nos meses de março a junho e de agosto a novembro. Apesar de ser uma período maior, com oito meses de duração. contra quatro meses da alta, esse grande volume de embarques comprova que a baixa temporada tem um público fiel, acostumado a programar suas viagens para esse período.

Cine Fest RN será em abril
O Festival de Cinema do Rio Grande do Norte (Cine Fest RN) promete colocar o Estado potiguar no mapa dos grandes festivais do gênero no país. O lançamento está previsto para 1º de abril, no Rio de Janeiro, com presença de atores e curadores de renome nacional.

O evento é uma realização do Governo do Estado, via Secretaria de Turismo do RN, e da Engady Cine Video. Conta com recursos do Banco Mundial, por meio do Governo Cidadão. O Festival acontecerá entre 24 e 29 de abril, com exibição de filmes inéditos nas salas do Cinemark Natal. Mostras itinerantes percorrerão locais das zonas Sul e Norte da capital, e também na praia de Pipa.

O Festival será composto por Mostra Competitiva de Longas Nacionais, Mostra Competitiva de Curtas Nacionais e Mostra Competitiva de Curtas Potiguares. Além das mostras de cinema, será promovido o concurso fotográfico com temática sobre o Rio Grande do Norte, intitulado Turismo e Cultura no Elefante. As melhores obras serão premiadas e integrarão a exposição Cultura no RN.


Paixão de Cristo. Veja como será

Publicação: 24/02/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 160 km do Recife, se prepara para receber, de 24 a 31 de março, milhares de turistas que, durante a Semana Santa, irão assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo.

A encenação conta a vida de Jesus e começa com o Sermão da Montanha. Termina com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. Os espetáculos começam diariamente às 18h, mas os portões são abertos ao público às 16h.

A cidade-teatro possui nove palcos-plateia. A arrojada cenografia reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Jesus, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo.

Confira o elenco deste ano
Outro ponto alto da Paixão de Cristo é o elenco de artistas formado por destacados atores e atrizes que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas.

Como acontece todos os anos, a encenação contará também com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Renato Góes, ator que tem se destacado atuando no cinema, em novelas e minisséries da TV, que viverá uma nova e marcante experiência interpretando o papel de Jesus na Paixão.

Ao seu lado estarão nomes como Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro.

Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo. Além disso, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais, incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contra-regras, maquiadores, cabeleireiros, e costureiras, entre outros.

As várias maneiras de participar
Quem optar por pacotes de hospedagem no Recife ou em Porto de Galinhas pode adquirir o passeio para assistir ao espetáculo na Luck Viagens (81 3366-6222 ), nas lojas da CVC em todo o Brasil e em várias agências de viagens.

O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa tapioca. No Recife, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas.

Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em entrar em cena junto com os atores do espetáculo.

São dois dias de hospedagem, nos quais os turistas assistem à peça no primeiro dia e, no segundo, atuam como figurantes juntamente com todo o elenco (Pousada da Paixão, 81 3732-1574, www.pousadadapaixao.com.br).

As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br), custam de R$ 100 a R$ 140, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras pelo site, o valor do ingresso pode ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

Chocofest será em Nova Petrópolis (RS)
O Chocofest, maior evento de Páscoa do Brasil, está de volta. Em uma ação da Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis, com apoio da prefeitura do município, o evento passa a integrar o calendário de eventos da cidade serrana gaúcha.

Em sua última edição, em Gramado/RS, o Chocofest recebeu mais de 400 mil visitantes e provocou a lotação da rede hoteleira da Região das Hortênsias no fim de semana de Páscoa.

O Chocofest já teve edições em Canela, Gramado e agora chega a Nova Petrópolis para ser um marco para o setor de Turismo e Eventos da cidade. A Prefeitura de Nova Petrópolis espera receber para o Chocofest na Magia da Páscoa mais de 100 mil visitantes.

Pronatec
Estão abertas as pré-matrículas online para o programa Pronatec Turismo Voluntário, parceria dos ministérios do Turismo e da Educação. Nesta etapa serão ofertadas 207.375 vagas para 24 cursos destinados a pessoas maiores de 15 anos, residentes em qualquer unidade da federação.Os cursos profissionalizantes têm carga horária que variam de 160h até 300h. Na lista de oferta estão cursos de Inglês, Espanhol, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Mensageiro, Recepcionista, Reciclador, Agente de Microcrédito, Produtor de Cerveja, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, entre outros.

Tap cresce no Brasil
Em janeiro passado, a Tap atingiu um total de 1,1 milhão de passageiros e taxa de ocupação de 79%. Os números são os mais altos já registrados pela aérea no primeiro mês do ano em toda a sua história. Representam crescimento de 16% em relação a janeiro de 2017. A maior taxa de ocupação ocorreu nas operações do Brasil: 90,2%.O Brasil teve papel de destaque nesse crescimento. Só a rota Lisboa-São Paulo registrou 32 mil passageiros. Em média, as rotas no país obtiveram crescimento de 17%. Natal continua com três ou quatro operações semanais (depende do período) da Tap. O cenário deverá mudar a partir de maio, com a chegada da Air France-KLM a Fortaleza, através de voos para Paris e Amsterdam. Não se sabe se a Tap diminuirá suas tarifas, já que agora terá concorrência forte no Nordeste, mas é bem provável que mantenha ou aumente suas frequências, sob pena de perder o "monopólio".