O novo Barreira Roxa

Publicação: 18/08/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa foi o tema principal da 76ª reunião do Conselho Regional de Turismo do Polo Costa das Dunas, realizada na terça-feira passada no Centro de Convenções de Natal. Com inauguração prevista para novembro, o equipamento permitirá que os alunos vivenciem a rotina do trabalho, com clientes e desafios reais, dentro de um ambiente monitorado pela equipe do  Senac. Participaram da reunião, entre outros, o gerente de Alimentos e Bebidas do Hotel, Márcio Basso, e o gerente do Centro de Educação Profissional, Reinalvo Orecic. Eles falaram sobre o andamento das obras, a nova infraestrutura, capacidade de atendimento e impactos positivos para o desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Norte.

Após a modernização, o Barreira Roxa contará com novos espaços como adega, café, salão de jogos e academia de ginástica. Além disso, todas as suítes, a área de lazer, restaurante e o centro de eventos estão sendo inteiramente reformados, com novos equipamentos e mobiliário. O hotel contará com 150 leitos e centro de eventos para cerca de 300 pessoas. Nos últimos três anos, o Senac realizou cerca de 4.500 matrículas no segmento de turismo, hospitalidade e lazer no Rio Grande do Norte. Com a inauguração dos novos espaços do Hotel e a Escola Barreira Roxa, a previsão é duplicar a capacidade de atendimento.

Festival Gastronômico da Pipa
O Festival Cultural e Gastronômico da Pipa dará início ao seu tradicional concurso gastronômico na próxima sexta-feira (24), com o lançamento do Guia Oficial do Concurso Gastronômico 2018, que contará com a participação das melhores cozinhas das praias de Pipa e Tibau do Sul. O concurso tem como objetivos o aprimoramento das técnicas gastronômicas e o incentivo à competitividade, fazendo a avaliação das receitas inscritas, dos profissionais e dos estabelecimentos participantes. Este ano terá duração de aproximadamente um mês (de 24 de agosto a 22 de setembro). A competição está dividida em quatro categorias: Entrada - lanches, petiscos, tira-gostos, crepes, pizzas e sanduíches; Prato principal - almoço ou jantar; Sobremesa - doces diversos e Drinks - bebidas com ou sem álcool.

Entre os estabelecimentos participantes estão Hotel Sombra e Água Fresca, Spa da Alma, Pipa Privilege, Ponta do Madeiro, Ponta do Pirambu, Oca Toca, Pipa Lagoa, Espaço Lampião, MP Restaurante, Dall Italiano, Camarão da Fazenda, Casarão Restaurante, Chez Marília, Golfinho Restaurante e Bar, Restaurante Caxangá, Pauá Hotel Boutique, Golde’s Restaurante, Real de 14, Sunset Marinas, Creperia Marinas, Barraca da Neide, Kausai Cevicheria,  e Quintal Restaurante e Tapiocaria.

A escolha dos vencedores se dará por júri técnico. Uma comissão de técnicos visitará os estabelecimentos anonimamente para avaliação das receitas, levando em consideração os critérios de harmonia de sabor e textura, criatividade e conceito, técnica utilizada, apresentação do prato (estética) e serviço (somente para a categoria prato principal); e também por júri popular, no qual o público poderá votar através do QR Code que estará disponível em cada estabelecimento participante. Serão premiados os três estabelecimentos mais bem votados de cada categoria e também o restaurante com melhor serviço prestado. dentro da categoria prato principal.

Interiorização do turismo em foco
Terminou ontem o Encontro de Negócios Serras do Agreste Potiguar. A ação teve início na última terça-feira e foi realizada pela Secretaria Estadual de Turismo, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial. O intuito foi levar desenvolvimento e sustentabilidade à região, assim como promover a interiorização do turismo. Participam do Encontro a Dandara Turismo (RN), Potiguar Turismo (RN), Acauã Turismo (RN), Luck Receptivo (RN), Anauê Receptivo (RN), Bagarim Tour (PB), Mais Brasil Turismo (PB), Trajjetus (PB) e Criativa Turismo (PB). Os profissionais do setor vivenciaram diversas experiências nas Serras Potiguares, como trilha, rapel e gastronomia. Ontem, todos os empresários participaram de uma Rodada de Negócios, apresentando ofertas de serviços para a região.

Senac-RN promove capacitação
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), contratou o Senac para a realização de cursos profissionalizantes em 20 municípios que integram os polos de desenvolvimento turísticos do Estado. A previsão é atender cerca de mil pessoas, entre agosto e novembro. A realização dos cursos conta com financiamento do Banco Mundial, de modo que as capacitações serão disponibilizadas de forma gratuita à população.

A iniciativa está alinhada com um dos princípios orientadores do Plano Estratégico do Turismo para o Rio Grande do Norte 2018-2028, que é fornecer oportunidades equitativas para aqueles que trabalham no setor. O plano fundamenta a modernização dos profissionais de turismo, preenchendo lacunas de conhecimento, com o intuito de melhorar cada vez mais a qualidade do serviço turístico, repercutindo diretamente na competitividade do destino.

O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, explica que a escolha dos cursos ocorreu a partir de um diagnóstico detalhado dos produtos e serviços turísticos desses destinos, com apontamento do mapa de carências que tem prejudicado o desenvolvimento do turismo na região. Entre as capacitações disponibilizadas, estão os cursos de Culinária Regional, Inglês para Serviços Turísticos, Orientador Turístico Local, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Técnicas para Garçom.

República Tcheca
Depois desta semana dedicada à Noruega, que gerou ampla interatividade com os webleitores, o blog e-turismo dedica a próxima semana aos encantos da República Tcheca, cujos atrativos vão muito além da bela capital, Praga. Vale a pena conferir!





Oportunidade de negócios

Publicação: 11/08/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O 8º Festival do Turismo de João Pessoa, que se realizará em 19 e 20 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa, com estande institucional do Rio Grande do Norte, terá um incremento em torno de 33% de expositores internacionais, em relação à edição do ano passado. Os novos voos para a Europa, os Estados Unidos e a América do Sul, partindo de Fortaleza, Recife e Salvador, podem ter influenciado na tendência.

O diretor comercial do evento, Cláudio Jr, comenta que até outubro ainda captará, possivelmente, novas empresas internacionais, mas que até o momento já contabiliza quase 55 produtos e serviços do Exterior. A notícia é boa para o turismo potiguar, que pode aproveitar a ocasião, no Estado vizinho, para iniciar ou alavancar negócios com agências, operadores e empresas aéreas internacionais.

Entre as empresas aéreas do Exterior, estarão no Festival a Alitalia, Gol, Delta, Air France-KLM, Air Europa, Condor e Copa Airlines. Já entre as operadoras que vendem (ou recebem) internacional estarão a Trend, Masterop, Azul Viagens, E-htl, Europlus, G7, Noronha Brasil, OFB, R11, Rhema, Lusanova e Transmundi, entre outras.

Claudio Jr registra ainda a presença de parques temáticos internacionais no evento, como Disney Destinations e Kennedy Space Center, além dos destinos Argentina, Itália, Israel, Peru, Tailândia, Turks e Caicos, Ushuaia e alguns outros.

“O momento é bom para o Turismo do Nordeste. No Festival, observo que tanto os buyers internacionais desejam conhecer o mercado local, quanto os agentes e operadores da região pretendem conhecer empresas do exterior”, ressalta o diretor comercial do Festival JPA.

A edição do ano passado reuniu em torno de 3.500 participantes. Para este ano, a previsão é de aumento de 10% no número de profissionais presentes.

Argentina investe no Nordeste
O Ministério do Turismo da Argentina, por meio do Instituto Nacional de Turismo (Inprotur), estará presente na 8ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, onde pretende ratificar o crescimento de chegadas de turistas brasileiros naquele país. Os principais pontos turísticos da Argentina estarão concentrados em um estande com 100 metros quadrados, que contará com uma sala para a realização de reuniões para atendimento aos agentes de viagens.

De acordo com o Ministério do Turismo argentino, estarão atendendo ao público, no estande, as equipes dos destinos Ushuaia - capital da província de Tierra del Fuego -, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, conhecida como a Cidade do Fim do Mundo, além de El Calafate - principal resort província de Santa Cruz - e da província de Neuquen.

Nos primeiros cinco meses de 2018, conforme o Ministério, foram registradas 502.394 chegadas de viajantes do Brasil, o que representa 6,4% a mais do que no mesmo período do ano passado. Em 2017, porém, foram 1.246.304 chegadas de visitantes brasileiros, o que representou 15% a mais do que em 2016.

Em termos de conectividade aérea com o Nordeste, a Gol Linhas Aéreas tem mostrado incremento, com voos da Argentina para várias capitais. Desde julho do ano passado, mantém inclusive uma frequência semanal entre Buenos Aires e João Pessoa.

Ibis Natal tem cozinha show
Recém-inaugurado, o Ibis Natal, próximo ao Sebrae-RN e em frente à Arena das Dunas, oferece como diferencial a “cozinha show”, um espaço envidraçado no qual os clientes possam ver o preparo dos pratos. O chef Fabio Lima, que já atuou em outros endereços da Accor Hotels no Brasil, será o responsável pela elaboração do cardápio e pelo treinamento da equipe. Alguns pratos serão a paella potiguar (arroz com frutos do mar) e a carne seca acompanhada de queijo coalho, vinagrete, feijão verde e farofa.

“A chegada da marca Ibis a Natal é um marco muito importante para nós, pois esta é uma das poucas capitais brasileiras em que ainda não atuávamos. O hotel levará a Natal os conceitos e práticas da hotelaria econômica internacional e um cardápio gastronômico para agradar não só nossos hóspedes, mas também os moradores da cidade”, revela o vice-presidente executivo de Operações das Marcas Econômicas da Accor Hotels América do Sul, Franck Pruvost.

ABIH-RN comemora, Abrasel reclama
A Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal se reuniu na terça-feira passada (7). Na oportunidade, os parlamentares membros do colegiado avaliaram junto com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RN) o desempenho do setor turístico em Natal durante o primeiro semestre e o mês de julho, ainda considerado alta temporada. Duas impressões distintas foram estabelecidas na reunião. A ABIH-RN afirmou que houve incremento na ocupação da rede hoteleira no período avaliado. Por sua vez, a Abrasel RN apontou uma situação difícil para esse segmento da economia, o de alimentação fora do lar.

Para o presidente da Comissão, vereador Paulinho Freire, o que importa é a necessidade de aquecer o turismo na cidade, sobretudo na baixa estação. Já o vereador Felipe Alves sugeriu, para a próxima reunião, a presença do secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar, para informar sobre o andamento das obras do Centro de Convenções de Natal, que já deveria estar ampliado e modernizado, segundo o cronograma oficial.

Noruega no blog e-turismo
Nosso blog e-turismo, hospedado no portal desta, vai dedicar a próxima semana à Noruega. Serão posts originários de viagem particular realizada por este jornalista em junho passado. Serão mostradas três cidades: Oslo, Bergen e Trondheim. O conteúdo é imperdível, já que são locais ainda pouco visitados pelo turista brasileiro. Dá uma passadinha por lá!





Julho na hotelaria nacional

Publicação: 04/08/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

De acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, a alta do dólar, que vem refletindo no turismo interno, alavancou a média de ocupação da hotelaria nacional na segunda quinzena de julho. Outro ponto favorável foi o fim da Copa do Mundo. O levantamento também apontou uma recuperação das taxas de ocupação no país, em comparação a 2017, mas o setor mostra-se preocupado com a retração da diária média nos principais destinos.

As férias na Argentina também ajudaram a aquecer a ocupação em destinos como Rio de Janeiro e Santa Catarina, que estão vendo também uma maior circulação de turistas do Mercosul e países latinos. No Rio de Janeiro, os finais de semana de julho no interior, sobretudo na Região Serrana, vêm registrando taxa media de ocupação de 88 a 90%. Na capital, a expectativa (os números oficiais ainda não foram divulgados) é fechar o mês com 60% de ocupação, contra os 56,85% registrados no ano passado.

Em São Paulo, julho registrou crescimento médio de ocupação no litoral e no interior de 4% a 7% em relação a 2017. A capital tem confirmado crescimento de 1% de ocupação durante o período, notadamente porque o próprio período de férias diminui a hospedagem de negócios, segundo a ABIH Nacional.

No Ceará, apesar da Copa, Fortaleza registrou média de 83% em julho, devido sobretudo ao seu carnaval fora de época, o Fortal. No ano passado a taxa foi de 82%. Salvador, que vem comemorado recuperação em sua hotelaria, registrou taxa de ocupação superior a 60% no mês passado, contra 56,8% registrados no mesmo período de 2017.

Recife, por sua vez, alcançou 60%. Em 2017, essa taxa foi de 65%. Com essa retração pontual, o destino Porto de Galinhas também viu sua taxa de ocupação cair para 80% esse ano, sete pontos percentuais abaixo de julho de 2017. Natal, como mostra a nota abaixo, cravou 67% de ocupação média em seus hotéis durante o mês passado. No segundo semestre de 2017 e início de 2018, Maceió viu a abertura de quatro hotéis, mas vem mantendo sua ocupação no patamar de 72% durante o mês de julho.

No Sul do país, Santa Catarina também registrou queda na ocupação durante a primeira quinzena do mês, segundo a ABIH Nacional, e fecha o mês com 70%. Em 2017, a ocupação foi de 82%. No Rio Grande do Sul, Porto Alegre registrou ocupação na ordem de 57%, ficando seis pontos percentuais acima de 2017. Na Serra Gaúcha, Gramado baterá 85% de ocupação, perdendo somente 1% de sua ocupação em relação a 2017. No Paraná, Curitiba fecha o mês com 63% de ocupação. Já Foz do Iguaçu alcançou 76% de ocupação em julho passado.

RN cresce no mês passado
O mês de julho foi o melhor dos últimos anos para a rede hoteleira do Rio Grande do Norte. Segundo estatísticas fornecidas pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), o índice de ocupação hoteleira no mês passado foi de 67,33%, com alta de 9% em relação aos 58,3% em julho de 2017. Foi mais alta também do que os 56,5% de 2016 e os 51% de 2015. O índice representa um total de R$ 248 milhões deixados pelo setor do turismo, com acréscimo aproximado de R$ 34 milhões na economia potiguar, se comparado a julho de 2018 e a julho de 2017.

A ocupação hoteleira em Natal foi de 76,2% em julho, 7,2% a mais do que os 69% de julho de 2017. Na Pipa, a média de ocupação foi de 62,8%, que significam 3,2% a mais do que os 59,6% do ano passado. A maior alta foi mesmo registrada em Mossoró: 63%, contra 46,6% em 2017. A alta foi de 16,4%.

Chilenos podem estar a caminho
“O Chile é responsável pela emissão de 347 mil turistas/ano para o Brasil”.

A afirmação é de Renata Rossini, chefe do setor de Turismo e Investimentos da Embaixada do Brasil no Chile. De olho nesses turistas, que são o terceiro público estrangeiro que mais visita o Brasil, o Rio Grande do Norte participou na quinta-feira passada do Meeting Brasil, em Santiago. Os investimentos nesta ação contaram com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Além da rodada de negócios, quando os agentes e operadores têm oportunidade de tirar dúvidas sobre o RN, houve ainda capacitação para os agentes de viagens chilenos, na qual foi apresentado o vídeo da campanha Tudo Começa Aqui, que mostra a diversidade de atrativos turísticos do Rio Grande do Norte.

Em entrevista ao portal Dot News, a subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela, explicou que o Chile é um mercado que vem sendo trabalhado e os frutos já começam a aparecer.

“Estivemos em Santiago em maio, agora em agosto e voltaremos em outubro. A hotelaria já começa a ter registro de hóspedes chilenos. Mostramos que o Rio Grande do Norte, além do clima e das belas praias, tem uma rica gastronomia, turismo de sol e mar e de aventura, desde o kitetsurf ao rapel. Ou seja: é um destino eclético", informou ao jornalista chileno.

Uruguaios também na mira
O mesmo Meeting Brasil aconteceu na quarta-feira passada (1) em Montevidéu, no Uruguai, e também contou com a participação do Rio Grande do Norte.

“O Brasil é um destino que tem atraído cada vez mais os uruguaios. Essas capacitações permitem que a gente conheça melhor o país, em especial o Nordeste, que passamos a vender mais nos últimos anos”, comentou Fernando Cambon, diretor da Audavi do Uruguai - Associação Uruguaiana de agentes de viagens.

“Recentemente participamos de um famtour onde conhecemos de perto as belezas naturais do RN. Agora percebemos que no interior tem turismo de aventura, algo muito procurado por nossos clientes”, comenta Denis Severo, operador de turismo de Montevidéu.

Em entrevista ao portal hostel.lat, especializado em turismo e economia do setor, a subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela, declarou que essa é a segunda ação do Governo do RN no Uruguai neste ano e em outubro o Estado estará em Montevidéu novamente. 

Participam da série de quatro eventos na América do Sul a gerente do Projeto Governo Cidadão, Ana Guedes, e os jornalistas Janaína Mulatinho (repórter) e João Vital (fotógrafo). O Meeting Brasil será realizado na próxima semana nas cidades de Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia).

Turismo de eventos em foco

Publicação: 27/07/18
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Natal Convention Bureau irá realizar na próxima terça-feira (31), a partir das 8h30, na sala Pitangui do Centro de Convenções de Natal, o workshop “A importância do Centro de Convenções e do Natal CVB para o Turismo de Eventos”. A ação tem parceria com a Secretaria de Turismo do RN e a Emprotur.

Nos últimos anos, Natal vem sendo apontada como uma das cidades do país com maior potencial para exploração do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, o que significa Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras), devido sobretudo à sua capacidade técnica para receber eventos corporativos, típicos de baixa estação, que garantem a ocupação dos hotéis e giram a cadeia produtiva do turismo durante o ano inteiro.

Desde companhias aéreas até contratações de recepcionistas, passando por serviços em restaurantes, receptivos, táxis, shoppings, enfim, toda a economia é impactada com o turismo de eventos, que de acordo com estudos realizados injeta o triplo de verbas do chamado turismo convencional.

Além da rede hoteleira, que possui mais de 30 mil leitos, Natal também conta com espaços para eventos em diversos formatos. Após a conclusão da reforma do Centro de Convenções, prevista para novembro deste ano, a capacidade total do equipamento passará de seis para 12 mil pessoas, o que abrirá portas para eventos médicos e técnicos-científicos de grande porte.

Presidido por Francisco Barbosas, o Natal Convention Bureau tem 13 conselheiros e quatro diretores,  além de equipe técnica nos setores de captação de eventos, relacionamento e administrativo/financeiro. Presta assessoria gratuita às entidades interessadas em realizar eventos na cidade. Possui 90 associados em diversos segmentos (agências de viagem, organizadoras de eventos, montadoras, audiovisuais, etc) e trabalha com o objetivo de apoiar e captar eventos regionais, nacionais e internacionais.  

ABIH-RN e Potiguar "invadem" Sampa
Com objetivo de promover o Rio Grande do Norte aos agentes de viagens e público final até a quinta-feira da próxima semana (2), a ABIH-RN e a agência Potiguar Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e Emprotur, estão realizando ações de divulgação através de blitzen nas lojas CVC e multimarcas em São Paulo (capital) e interior paulista.
A estratégia de marketing prevê distribuição de brindes em lojas e nas ruas. Conta com vans adesivadas com imagens do Rio Grande do Norte, que passarão por São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Osasco, Guarulhos, Sorocaba, Jundiaí, Campinas, Limeira, Piracicaba e Americana.
Hotéis participantes - Bello Mare, Bello Mare Comfort, Imirá, Natal Dunas, Best Western Majestic, Marsol, Ocean Palace, Porto Suites, Pipa Lagoa, Praiamar Natal, Praiamar Express, Serhs Natal, Visual Praia, Wish - GJP e Yack Beach.

Natal terá Good Game Convention
Após o sucesso da Campus Party, Natal será palco da Good Game Convention (GGCON), evento focado em jogos digitais e tecnologia. Criado pelos produtores potiguares Rodrigo Machado, da Spotted Fest, e Jomardo Jomas, do festival Mada, o evento contará com diversas áreas que vão desde palcos para campeonatos, palestras, áreas de freeplay e realidade virtual à presença de youtubers e influenciadores digitais.
A GGCON acontecerá nos dias 8 e 9 de setembro. Serão 24 horas de conteúdo divididas em dois dias. Entre os destaques da programação estão os campeonatos de jogos como League of Legends, Counter-Strike, concursos de Cosplayers e a presença de grandes nomes do atual cenário do mundo digital, além de palestras (em um palco de 360º) sobre desenvolvimento de jogos, mercado, redes sociais e programação computacional. 

Senac-RN abre vagas no Turismo
O Senac RN está com processo seletivo aberto para contratação em seus quadros na Grande Natal e no município de Mossoró. Há diversas oportunidades disponíveis para profissionais do segmento de Turismo e Hospitalidade, bem como vaga para Instrutor de Inglês. A maioria dos selecionados atuará no Hotel Senac Barreira Roxa, na Via Costeira, cuja reinauguração está prevista para novembro.

As inscrições estão disponíveis até a próxima segunda-feira (30). Para participar, os interessados deverão enviar currículo e formulário de disponibilidade e documentos exigidos no edital (de acordo com o cargo) através do e-mail editalsenac@rn.senac.br. Deve constar obrigatoriamente no assunto do e-mail o cargo/função para o qual está se candidatando, assim como a respectiva jurisdição. 

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira será através da análise dos currículos. Já a segunda será por meio da avaliação de conhecimentos específicos. Todos os detalhes do processo seletivo estão disponíveis no Edital, que pode ser acessado no endereço www.rn.senac.br/trabalhe-conosco.

Presente no Rio Grande do Norte há mais de 70 anos, o Senac conta com cerca de 500 colaboradores no estado. A Instituição possui nove unidades fixas e três unidades móveis. Desde 2014 integra o ranking do Guia Você S/A – As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, referência nacional em boas práticas na área de Gestão de Pessoas.

Turismo internacional cresce 5,94% 
A receita gerada pelo turismo internacional no Brasil, de janeiro a junho, registrou alta de 5,94% na comparação com o primeiro semestre de 2017. Em visita a destinos brasileiros no período, os viajantes estrangeiros deixaram no País US$ 3,24 bilhões, US$ 180 milhões a mais que nos primeiros seis meses do ano passado (US$ 3,06 bi). Os dados são do Banco Central do Brasil. A variação positiva acompanha a alta na chegada de turistas internacionais no período. A entrada de turistas estrangeiros no Brasil aumentou 8% no primeiro semestre, em comparação com os primeiros seis meses de 2017.

Noruega no nosso blog

Publicação: 20/07/18
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

É cara para a realidade brasileira. Mas é sensacional. A natureza dá o tom. Pincela e reluz. A aquarela de matizes encanta. Às vezes até mesmo boreal, cadenciando cores na aurora. Em outros momentos emoldurando fiordes, que desafiam o curso das águas. Mas também há pedras no meio do caminho. No meio dos caminhos da Noruega há sempre pedras. Emblemáticas, desafiantes, de cores e morfologia diversas. Pedra sobre pedra. Assim se pavimenta um trekking, uma mera trilha, a busca por novos ângulos que também permitem janelas para o mar.

A Noruega tem atrações diferenciadas. E densas. De harmoniosas aldeias de pescadores no Sul ao reverenciado Sol da Meia Noite no Círculo Polar Ártico (no verão). Do invejável Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a constatações sócio-econômicas que nos fazem repensar conceitos, o país onde não há reprovação no sistema de ensino é quase uma aula. Literalmente. De desenvolvimento. De natureza. De vida, mesmo.

Dez dias pelas três maiores cidades da Noruega - Oslo, Bergen e Trondheim - podem ser suficientes para um excelente aperitivo. Foi o que fiz, em férias recentes. Dá para se envolver. Rola um clima. Por mais exuberante que seja o espetáculo da neve de novembro a março (sim, a metade do ano), o período mais indicado pera visitar o país nórdico é justamente de abril a setembro. O final da primavera e o início do outono são belíssimos. O verão tem dias quentes, de até 30 graus, mas mesmo assim nunca se esqueça do casaco, pois subitamente a temperatura - sobretudo à noite, que não escurece no verão - pode virar negativa. Incrível, Mas é fato.

Quem quiser conhecer um pouquinho da Noruega, nosso blog vai postar sobre vários ângulos durante a próxima semana. De fiordes a passeios cênicos de trem. De rios, lagoas e braços de mar a trilhas tortuosas. Das tradicionais casinhas de madeiras a hábitos nórdicos e à própria herança viking. Tudo, claro, com muitas fotos. Não perca! Basta acessar www.tribunadonorte.com.br, clicar em blogs e selecionar e-Turismo. Programe a Noruega em seu roteiro. Como disse no início do texto. É (muito) cara. Mas vale (muito) à pena.

Mais um resort na Pipa
A praia da Pipa vai ganhar mais um resort de alto padrão em breve. As obras de construção do Île de Pipa já estão em ritmo avançado. A área de 16 mil m² fica localizada na Av. Baía dos Golfinhos. Segundo informações que nos chegam, trata-se de um sofisticado e inovador empreendimento a cargo da  Urbaniza e a Vertical Engenharia.

Estão sendo construídos 99 apartamentos tipo flat, com opções de 43 m² e 64 m², além de áreas de lazer. Piscinas adulto com spa (raia de 25 metros) e infantil; deck molhado; praia artificial privativa; lounge bar; restaurante; espaço fitness; recepção e segurança 24 horas, com garagem e manobrista são os principais equipamentos do resort.

O Île de Pipa foi desenhado pela arquiteta Patrícia Anastassiadis e pelo paisagista Benedito Abbud, que uniram suas experiências em um projeto arrojado e aconchegante, visando o público que prima pela qualidade e investimentos de alto retorno. O resultado será um resort que privilegia a contemplação, o descanso e o prazer da natureza. As construções ficam rodeadas pela vegetação e imersas nas águas dos lagos e piscinas. A água, inclusive, é o elemento principal do Île, conectando os espaços externos. Desde a chegada, passando pelas áreas comuns de encontro, até os ambientes privativos de cada flat.

O cenário é de praia no conjunto aquático. As palmeiras, os coqueiros e as plantas se integram às texturas de pedra e madeira escolhidas para os jardins do empreendimento, criando um clima harmônico. Aliado a isso, o programa de lazer e relaxamento oferecido aos clientes fazem do Île de Pipa um autêntico resort.

Azul amplia oferta para Mossoró
Há um pouco mais de um mês, Mossoró voltou ao cenário da aviação nacional com operações regulares da Azul para Recife, que possibilitam conexões para outros cem destinos nacionais e sete internacionais. Desde 13 de junho, quando o voo inaugural pousou na cidade potiguar, a empresa já realizou 17 operações e transportou mais de 1.300 Clientes.

Mossoró se tornou a 107ª base de operação da Azul e o 99º aeroporto do país atendido pela empresa. Com quatro voos semanais, a rota para o Recife ganhará mais duas novas frequências a partir de 4 de novembro.

O vice-presidente de Receitas da companhia, Abhi Shah, faz um balanço positivo do primeiro mês de operação na cidade e destaca a importância da conectividade para alimentar os voos com origem ou destino à cidade do Rio Grande do Norte.

“Em apenas um mês, já temos a certeza de que a abertura desse mercado trouxe benefícios incontáveis para a região, que tem respondido com uma taxa de ocupação muito satisfatória até aqui. Não tenho dúvidas de que podemos aumentar a oferta nessa rota e trazer mais clientes", afirma Abhi.

Ministro prestigiará Festuris Gramado
O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, confirmou sua participação na solenidade de abertura da 30ª edição do Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo, que se realizará no Palácio dos Festivais, no dia 8 de novembro. Ele também vai participar de Feira de Negócios do evento, no Serra Park, no dia 09 de novembro, à tarde. O Rio Grande do Norte participa do Festuris Gramado, com estande institucional, desde a primeira edição.

Lummertz recebeu o convite oficial das mãos 0dos CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, em Brasília. A Feira Internacional de Turismo é uma das plataformas de geração de negócios e promoção turística mais reconhecidas e respeitadas da América do Sul. Anualmente recebe mais de 10 mil profissionais de Turismo de todo o mundo e na 30ª edição deve ter em exposição mais de duas mil marcas e destinos.