Começou a batalha

Publicação: 09/01/19
Marcos Lopes
lopesrn@hotmail.com

As férias agora fazem parte do passado, e a realidade é a largada de mais uma temporada de futebol e com a expectativa que 2019 seja infinitamente melhor do que foi 2018, especialmente em nível de Campeonato Brasileiro, com o América conseguindo sair do buraco da Série C e com o ABC voltando para a Série B.

Tudo começa no Estadual
Para desespero de poucos e alegria de muitos, a quarta-feira marca a largada de mais uma edição do Estadual que vale e vale muito. É através deles que se garante vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e para o primeiro degrau do Brasileiro, a Série D, e o sentimento que tenho é que a competição que começa hoje deve ser a melhor dos últimos tempos. Favoritos? Sempre ABC e América despontam como os favoritos.
Surpresas? Penso que Santa Cruz, Globo e Potiguar me parecem que são os que podem, pela ordem, surpreender na competição. ASSU, Força e Luz e Palmeira vejo como coadjuvantes.

A força de Ranielle
A tragédia pessoal que se abateu sobre Ranielle Ribeiro e família, com a morte da esposa dele, Ana Letícia, abalou todo mundo sem exceção e me chamou atenção a fala de Ranielle ontem na coletiva quando ele disse que pediu para que o ABC suspendesse qualquer tentativa de adiar a estreia do alvinegro no campeonato. Ranielle Ribeiro disse que estava de volta ao trabalho e que vai para a beira do campo hoje, como homenagem à memória da esposa que era, segundo ele “uma grande incentivadora da minha carreira”. O treinador disse ainda que precisava “pisar aqui novamente e retomar a minha vida”. Mesmo na tragédia e afogado na dor da perda, Ranielle mostrou uma sensibilidade e força que impressionam.
Os jogos Dois jogos abrem o Estadual nesta quarta-feira, com ABC x Globo e Potiguar x Palmeira. Na quinta, tem ASSU x Força e Luz no Edgarzão e Santa Cruz x América na Arena das Dunas.

Pressionado
Não resta dúvida que Luizinho Lopes, é o treinador mais pressionado a partir desta quarta-feira. Chegou ao América com a missão de resgatar o espaço que o time rubro perdeu em nível de conquista no Estadual e principalmente de sair do atoleiro da Série D.

Quarta rodada
Pode ser chave para os treinadores de ABC e América. Quem largar mal e tropeçar no clássico pode balançar, ou vai dizer que não pode? Pode sim! Ranielle e Luizinho sabem que vivem no fio da navalha.

Estádios
Campeonato Estadual começou na última quarta-feira, e os clubes envolvidos na competição tem duas opções de estádios como mandos de campo. O ABC além do Frasqueirão fez opção também pela Arena das Dunas, o América tem como mando principal a Arena das Dunas e opção dois, a Arena América que ainda não está concluida. O ASSU tem o Edgar Montenegro, e como segunda opção, a Arena das Dunas.

Estádios I
O Força e Luz tem como principal mando a Arena das Dunas e como opção, o Frasqueirão. Principal mando de campo do Globo é o Barrettão e a segunda opção é o Nazarenão. Palmeira, principal opção é o Nazarenão e depois Arena das Dunas. Potiguar manda seus jogos no Nogueirão e também colocou a Arena das Dunas como segunda opção, e o Santa Cruz manda seus jogos na Arena das Dunas e em segundo plano no Barrettão.

Nogueirão, a novela se repete
Mais uma vez o estádio Leonardo Nogueira em Mossoró entrou o ano parcialmente liberado pela Polícia Militar. Na vistoria realizada na última segunda-feira, o estádio foi liberado até o próximo dia 7 de fevereiro. É exigida a instalação de catracas eletrônicas e a numeração das arquibancadas. E o detalhe é que as exigências de agora não são novas, já tinham sido feitas na vistoria de 2017.

Portões fechados
A estreia do ABC na Copa do Nordeste, marcada para o próximo dia 15, no estádio Frasqueirão contra o Sergipe será de portões fechados, bem como o confronto contra o CRB válido pela quarta rodada da competição. A punição é punição pelos incidentes que ocorreram no Frasqueirão na partida contra o Sampaio Corrêa pela fase semifinal da Copa NE em 2018. Somente na quinta rodada, contra o Salgueiro é que o torcedor terá acesso ao estádio.