Educação e Covid-19

Publicação: 26/09/20
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

O Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal determinou a suspensão do termo de autorização presente no Decreto Municipal da Prefeitura do Natal, que exime as escolas e o Poder Público municipal por eventual contaminação ou desenvolvimento da Covid-19 pelos alunos no retorno às atividades.

Para o juiz Bruno Ribeiro Dantas, a declaração retira da Administração Pública a responsabilidade por qualquer evento danoso que venha a ocorrer.

Ontem, foi publicado um outro Decreto que autoriza, a partir do dia 05 de outubro, “o retorno híbrido, gradual e responsável” das aulas presenciais da rede de ensino superior no Município do Natal.

Ciclistas 
O deputado Hermano Morais (PSB) apresentou projeto de lei propondo o dia 10 de outubro como Dia Estadual do Ciclista, incluindo-o no Calendário Oficial de Eventos do Estado do RN. A data é referência à fundação da Associação dos Ciclistas do RN - ACIRN, que neste ano está completando 10 anos de existência.

Línguas 
Em outro projeto, o parlamentar propõe a obrigatoriedade da inclusão de intérpretes da Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos telejornais, e nas propagandas e programas institucionais do Governo Estadual.

App contra o crime 
Aprovada na Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa, o projeto de lei do deputado Kleber Rodrigues (PL) que autoriza a criação de aplicativo (App) para denúncia de crimes de irregularidades na administração pública estadual.
A matéria deve seguir para votação em plenário.

PSOL 
O PSOL reúne sua turma neste sábado (26), às 14h30, na Câmara Municipal de Natal para discutir as orientações políticas para o pleito eleitoral de 15 de novembro.  Já no domingo, às 18h, a Coletiva do SOL promove uma live nas redes sociais para apresentar suas propostas para a cidade, à população.
Então, tá!

Acertou o gol 
Gioconda Leão, Roberto Chaves e Andréa Fernandes, diretores do DNA Center, estão com a bola dentro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) credenciados como laboratório oficial dos clubes potiguares que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro. Também será de responsabilidade do laboratório potiguar testar para coronavírus os atletas e comissões técnicas de ABC, América, Globo e Potiguar de Mossoró. Até o momento, foram realizados cerca de 240 testes.

Desova de estoque 
O Ministério da Saúde está programando para o dia 3 de outubro uma ação contra o coronavírus, aplicando na população do país o chamado kit Covid-19, que consiste na reunião das medicações cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e Ivermectina. Como é amplamente divulgado, não há comprovação cientifica na eficácia dos medicamentos como preventivo à Covid-19.  O presidente vai pessoalmente abrir a campanha Kit-Covid. 

Doe órgãos 
O Ministério da Saúde lança campanha: Doe órgãos. A vida precisa continuar. Objetivo é sensibilizar a população quanto à importância da doação, diz.

Papa na ONU
O Papa Francisco alertou os líderes mundiais sobre um colapso crescente do multilateralismo, em um discurso na 75a Assembleia Geral das Nações Unidas, na sexta-feira, 25, apelando para o fim do que ele chamou de um "clima de desconfiança" global.

Liquida 
Maior campanha promocional da cidade, a Liquida Natal 2020 irá sortear nesta edição um Toyota Etios e cinco televisores de 40 polegadas.

Justice
O falecimento da ministra Ruth Bader Ginsburg deu início a uma das mais acirradas disputas de natureza política nos EUA: a nomeação de um novo "Justice", como são chamados os ministros da Suprema Corte americana. Sobre o tema, veja a análise do advogado Paulo M. Calazans, no Migalhas. 

Fora Trump 
A propósito, o Brasil sente orgulho de se colocar como um forte aliado dos EUA e essa aliança deverá ser mantida caso Joe Biden vença as eleições presidenciais naquele país. Este foi o ponto defendido pelo chanceler, Ernesto Araújo, na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, ao ser questionado por diversos senadores sobre a relação do Brasil com os EUA.
Turismo 
A ilha de Fernando de Noronha volta a receber voos diários através da Gol Linhas Aéreas, que havia interrompido as viagens em março devido à pandemia de coronavírus. Os bilhetes já estão sendo vendidos e o retorno está previsto para o início de outubro. 







Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.