Começando mal

Publicação: 16/01/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

Os dois clubes de Mossoró começaram muito mal o Campeonato Estadual de 2018. O Baraúnas foi goleado pelo Globo por 3x0. Já o Potiguar perdeu dentro de casa pelo Assú também por 3x0. É claro que ainda tem muita água para correr em baixo da ponte, mas todo cuidado é pouco. Acredito que na quarta rodada já teremos um norte do que esperar dos clubes mossoroensses.

Voando
O meia Cascata correu feito um menino na estreia do estadual. E de sobra ainda marcou dois gols. Quando eu digo que Cascata é diferenciado ainda tem neguinho que torce o nariz. Cascata já não é mais nenhum menino, porém sobra no futebol do RN. Digo sempre que, quem sabe não desaprende. Acredito que ao longo da competição a tendência seja de crescimento. A torcida do América anda muito satisfeita com o desempenho do meia.

Tem que melhorar muito
É bem verdade que estamos no início do campeonato. Que tivemos apenas a primeira rodada. Mas, pela partida que fez, aliás que deixou de fazer contra o Força e Luz, o atacante Tadeu vai ter que melhorar muito para continuar como titular na equipe rubra. Tadeu sabe fazer gols, contudo é muito clara a sua deficiência física. Além disso, ele também deixou muito a desejar na parte técnica errando praticamente todas as bolas que recebeu. Ou melhora ou perde a posição. Simples assim.

Tem alguma coisa errada
A ausência da torcida alvinegra nos estádios nos últimos anos merece uma reflexão. Porque os torcedores do ABC sumiram dos estádios? Se joga no Frasqueirão o torcedor diz que não vai porque é longe. Longe? E o Frasqueirão mudou de lugar? Sim, porque Pinta Negra é em Natal. Se joga no Arena das Dunas o torcedor diz que não vai porque só assiste jogos da sua equipe se ela jogar em casa. Vá entender a cabeça de alguns torcedores.

Lauder
Não tenho como fazer um comentário mais detalhado sobre o atacante Lauder, do ABC. Até porque o vi atuando apenas uma vez. E tenho por hábito ver de quatro a cinco jogos para poder fazer um comentário mais detalhado. Mas, não me agradou a primeira apresentação do atacante com a camisa do alvinegro contra o Santa Cruz. Se o seu futebol for o da última partida dificilmente Lauder será titular. Em todo caso, vou esperar mais uns três a quatro jogos para poder tecer um comentário mais forte. Me passou insegurança. Pouca qualidade. Porém, é como eu disse, vou esperar um pouco mais.

Começa hoje
A Copa do Nordeste começa hoje para a equipe de Luizinho Lopes. O Globo recebe o Vitória no Barretão. E nada melhor do que começar bem uma competição. Principalmente quando se estreia em casa. Que a águia possa começar com uma grande vitória.

Não gostei do que vi
Não gostei da primeira apresentação do Santa Cruz na sua estreia no Campeonato Estadual. É claro que estamos falando da primeira partida, contudo a direção investiu muito mais que no início do ano anterior. Agora, alguns dos novos contratados não renderam. Acredito que Fernando Tonet terá um pouco de trabalho, principalmente com seus atacantes. Vamos ver como se comportará a equipe tricolor na sua próxima partida pelo estadual.

Muitas reclamações
Na primeira rodada do Campeonato Estadual ocorreram muitas reclamações por parte dos torcedores que foram ao estádio Arena das Dunas. Tanto dos torcedores do ABC no sábado, como os do América no domingo. A demora na abertura dos portões e as longas filas, foram as reclamações mais recorrentes. Recebi diversas fotos nos dois jogos. Tenho dito que, os torcedores deveriam ser recebidos com tapete vermelho. Agora, tem torcedor que chega e que fica lá fora tomando uma, deixando para entrar minutos antes das partidas começarem. Assim fica difícil. Que encontrem um meio termo para que todos possam ficar felizes.

Uma única surpresa
Na primeira rodada do Campeonato Estadual, no meu entendimento, uma única surpresa ocorreu. A goleada sofrida dentro de casa pelo Potiguar que foi derrotado por 4x1 pelo Assú. Não que o Assú possa vence ao clube mossoroense em Mossoró, mas sim pelo placar elástico. Os demais resultados entendo como sendo normais. Inclusive a goleada do América sobre o Força e Luz.


Não muda nunca

Publicação: 13/01/18
O ex-presidente do ABC, LAC, não muda nunca. Passou 6 . nas redes sociais tocando terror na gestão do ex-presidente, Rubens Guilherme. Trouxe para seu lado de três a quatro "meninos de ouro" para o ajudarem na empreitada. Bateu na direção de Rubens Guilherme como se bate em menino teimoso. Deu corda ao ex-presidente, Judas Tadeu, para que o mesmo fosse candidato em 2016. Até porque como ele não tem votos se fosse candidato não teria nem mesmo o seu voto. Dividiu o ABC em frangalhos. Assumiu o cargo de diretor de futebol e quase afundou o clube na mais grave crise da sua história. Contratou diversos ex-jogadores em atividade levando o clube ao caos financeiro. Por muito pouco o clube centenário não perdeu uma partida por WO. Deixou o ABC recentemente, mas continua tocando terror nas redes sociais, só que agora o alvo é o Executivo de Futebol, Giscard Salton, e a atual direção. E mais uma vez tendo ao seu lado seus três a quatro "meninos de ouro". Podem ter a certeza que só descansará quando Giscard Salton cair. Agora, diz amar ao ABC. Imagina se não amasse. Será que o plano é o de voltar ao cargo? E levar junto Tatá, Nixon, Daniel Cruz, Jean, entre outros grandes jogadores que ele contratou na sua gestão? Se quisesse  poderia ajudar ao ABC, contudo prefere sempre tumultuar. Para ele quanto pior, melhor. Digo sempre que, cada um dá o que tem. E tem gente que só tem o ódio para oferecer.

É hoje
Começa hoje o Campeonato Estadual de 2018. Sou suspeito para falar, pois gosto muito da competição. Mas, torço para que tenhamos uma grande competição. A FNF fez todo um trabalho visando dar um destaque ainda maior ao Campeonato. Como novidade a presença do Força e Luz após anos ausente. Torço para que público seja bem maior em relação aos anos anteriores. Lembrando que será campeão do turno quem fizer o maior número de pontos. E que só haverá disputa de campeão caso dois clubes distintos conquistem um turno cada um deles. Portanto, quem perder pontos não recupera mais. Vamos nós. Que tenhamos um grande campeonato.

Quer fazer história
E quem vai para seu primeiro trabalho como técnico de futebol, não como interino, mas sim como efetivo, é Ranielle Ribeiro. Durante anos foi o responsável pela parte física do clube ao lado de Flávio Paiva e Marcelo,Henrique. Agora Ranielle Ribeiro segue carreira solo. Quer dar continuidade a sua nova carreira. Torço muito para que dê certo, pois além de ser daqui é uma pessoa de bem. Sucesso ao novo velho técnico do ABC.

Mais de 5 meses
Após a eliminação na série D no início de agosto de 2017 o América voltará a campo,amanhã, às 16h 00, no Arena das Dunas, quando enfrentará o Força e Luz, na sua estreia no Campeonato Estadual de 2018. Virá com algumas novidades, contudo manteve uma boa base. Fred, Thiago Sala, Danilo, Robert, Robson, Cascata, Tadeu, entre outros permaneceram. Lá se vão 3 anos desde a última conquista de um Campeonato Estadual. A direção fez a parte dela dando o que podia de melhor ao técnico Leandro Campos. Agora é trabalhar para que os resultados aconteçam.

Segue buscando a parte física
O atacante Wallyson segue realizando trabalhos físicos. Wallyson busca recuperar o tempo perdido. Segundo o próprio jogador, possivelmente, ele reestreará com a camisa do ABC na quarta rodada. Justamente no clássico contra o América. Wallyson tem muito vigor físico, quando em forma é difícil de ser marcado. Acredito que poderá ser útil ao clube, porém terá que se dedicar ainda mais. Até porque já não mais aquele garoto de 19 anos. Hoje já está com 29 anos. Que possa dar a volta por cima.

Vamos ver Hoje tem Santa Cruz e ABC no Arena das Dunas na abertura do Campeonato Estadual. E amanhã tem Força e Luz e América no mesmo estádio. Cito isso porque quero ver qual dos dois jogos terá o maior número de público. A torcida do América está a mais de 4 meses sem ver a sua equipe atuando. Já a do ABC quer jogar junto para tentar tirar o clube da situação em que a antiga gestão deixou. Isso é, calamidade grande. Pelos dois jogos envolvendo nossos dois maiores clubes é que teremos uma noção de como se comportarão as duas torcidas para o restante da competição. E você torcedor, acredita que quem colocará um público maior, Santa e ABC hoje, ou Força e Luz e América amanhã?

Quer o tricampeonato
O técnico Leandro Campos quer conquistar o tricampeonato estadual. Sim, porque Leandro foi bicampeão com o ABC em 2010/2011. Agora no lado oposto o técnico quer fazer história. Alguns técnicos foram campeões trabalhando nos dois lados. Lembro em um passado mais recente de Erandyr Pereira Montenegro e Ferdinando Teixeira. Mas, nos anos 60 e 70 alguns outros também foram. Marcar a sua história sendo campeão em clubes rivais é para poucos. Então, que Leandro Campos vá em busca do seu objetivo.

Ex-presidente

Publicação: 11/01/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

Encontrei ontem, em um Shopping, com o ex-presidente do ABC José Wilson. Conversamos por alguns minutos, e como não poderia ser diferente o assunto foi sobre o alvinegro. José Wilson se mostrou muito entusiasmado com o novo momento do ABC. O ex-presidente me disse ser um entusiasta do trabalho de Fred Menezes. Para José Wilson em breve o ABC voltará a crescer. O ex-presidente também falou muito bem de Paulo Tarcísio e Tacinildo Pegado. Muito embora tenha deixado claro que o trabalho que conhece bem é o Fred Menezes. José Wilson me disse que tem ido uma vez por semana ao clube para ajudar no que pode. É o que eu sempre digo. O ABC unido é ainda mais forte.

O segundo mais caro da história
Com venda de Coutinho para o Barcelona, o Brasil emplacou os dois jogadores mais caros da história do futebol mundial. Coutinho passou a ser o segundo. O primeiro continua sendo Neymar. Eu acredito que Coutinho tem tudo para se dar bem na equipe catalã. Tem talento. Humildade. E estrela. E quando se joga ao lado de Messi tudo se torna mais fácil. Espero que Coutinho seja mais um brasileiro a fazer história na equipe espanhola. Assim como já tivemos Rivaldo, Romário, Beletti, Ronaldo, Ronaldinho, Neymar, entre outros.

Começando
Estamos a dois dias do início do Campeonato Estadual de 2018. E como não poderia ser diferente a expectativa é grande. Será o ABC Tricampeão estadual? O América conseguirá recuperar a hegemonia do futebol Potiguar? Ou será que o Globo finalmente conquistará seu primeiro título na primeira divisão?  O Força e Luz terá forças para brigar pelo título? O que podemos esperar da dupla Potiba? E o Santa Cruz brigará na parte de cima ou de baixo da tabela? E o Assú poderá ser Bicampeão? Apenas perguntas sem respostas, para um primeiro momento.

Não vejo favoritíssimo
Na primeira partida do Campeonato Estadual de 2018 que será realizada entre Santa Cruz e ABC, eu não vejo um favorito. É bem verdade que o Santa Cruz começou a trabalhar bem antes que a equipe alvinegra. Contudo, o ABC manteve a base. Se o tricolor fez boas contratações, não se pode esquecer que o técnico do alvinegro, Ranielle Ribeiro, começará a partida com nove jogadores que terminaram a série B do ano passado. E não dá para negar que isso é um fator positivo. Que possamos ter um bom jogo na tarde de sábado.

Já está de volta
E quem esteve ausente nos últimos dias do América foi o Executivo de Futebol, João Maria Belmont. O Executivo de Futebol esteve viajando a serviço do América. Agora, não se sabe se viajou visando observar algum jogador, ou se foi contratar um novo jogador. Digo sempre que João Maria Belmont é um dos caras que mais conhece futebol no nosso estado. Conhece jogadores. Conhece dos bastidores do futebol. O Executivo de Futebol será figura importante no futebol rubro este ano.

Em São Paulo
O presidente da FNF, José Vanildo, tem uma semana cheia em São Paulo. José Vanildo viajou no domingo só retornando hoje ou amanhã. Reuniões com outros presidentes de federações e outros assuntos relevantes ao futebol brasileiro estão sendo discutidos. O presidente da FNF tem se preocupado muito com o futebol potiguar. Com os clubes potiguares. Agora, vamos deixar bem claro que José Vanildo não contrata nem dispensa. Portanto, quando alguns poucos tentam colocar a culpa dos insucessos dos clubes no presidente, fazem exclusivamente por motivos pessoais. Não se pode negar a melhora do futebol do RN. Se os clubes caíram de série a FNF não pode ser culpada pela incompetência de alguns dirigentes que não souberam contratar.

O caçula
Muitos querem ver como se comportará o Força e Luz na sua estreia no Campeonato Estadual da Primeira Divisão do RN. De cara o clube de Ranilson Cristino receberá ao América. Com algumas contratações pontuais o Força e Luz quer fazer bonito. Não se pode negar que terá dificuldades, mas a confiança do grupo é grande. Acredito que fazendo uma boa estreia a confiança passará a ser ainda maior.

Continua o impasse
No Vasco da Gama continua o impasse. A justiça mandou desconsiderar a urna 7. Urna essa que foi "batizada" com 90% dos votos para o velho coronel Eurico Miranda. O candidato de oposição, Júlio Brants, acredita que desta vez será empossado como presidente do clube da colina. Assim como ocorreu aqui no RN quando, de dois a três ex-dirigentes, queriam apenas o poder pelo poder, no Vasco da Gama não é diferente. O coronel e uma meia dúzia de puxa-sacos querem apenas se dar bem. Preocupação mesmo com o clube eles não tem nenhuma. Como os daqui também não tinham.


No próximo final de semana

Publicação: 09/01/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

No próximo final de semana começa o Campeonato Estadual de 2018. Serão dois jogos no sábado e dois no domingo. Sou suspeito para falar, pois sempre deixei claro que gosto da competição. A disputa é dura. No meu entendimento ABC e América deveriam disputar o título todos os anos, pela estrutura dos dois em relação aos demais. Porém, não tem sido assim. O Globo tem mostrado suas garras nos últimos anos. Que tenhamos um público bem melhor em relação aos anos anteriores. E que seja campeão aquele que for merecedor.

Não deve ser esquecido
Todos os dias, tenho dito na Rádio Globo, e aqui mesmo na coluna de que o ano de 2017 jamais deverá ser esquecido pela torcida do ABC. É bem verdade que se olha para frente. Mas, não se pode esquecer dos erros do passado. E eu não me lembro, desde que acompanho futebol, de um ano tão negro para o clube de Ponta Negra como o ano passado. Contratações equivocadas, dinheiro mal empregado, salário dos funcionários em atraso, greve de jogadores, queda para a série C, péssima campanha na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste, ameaça de perda de partida por WO, entre outros acontecimentos internos que são citados em redes sociais. Que a nova direção, principalmente a de futebol, não cometa nem 10% dos erros cometidos pela anterior. E que jamais seja repetido.

Acreditando 
O técnico Fernando Tonet, do Santa Cruz, está confiante na sua equipe visando o Campeonato Estadual. E não poderia ser diferente. Fernando Tonet realizou um belo trabalho no Alecrim em 2016. Como o Santa Cruz tem hoje uma estrutura superior a do Alecrim, acredito eu que, a equipe tricolor da capital poderá fazer uma campanha bem melhor em 2018. Sucesso a Fernando Tonet.

Segue trabalhando
O presidente do América Eduardo Serrano Rocha segue trabalhando junto com seus diretores visando dar todo o apoio ao técnico Leandro Campos e ao plantel. Eduardo Rocha é um vitorioso no clube rubro. Diversas vezes campeão, seja como presidente, seja como diretor. Com Eliel Tavares, Paulinho Freire, João Maria Belmont e Leonardo Bezerra ao seu lado, com certeza seu trabalho será facilitado. Além do presidente do Conselho Deliberativo José Rocha. Que o ano de 2018 seja infinitamente superior ao de 2017 para o clube rubro.

Higor Leite 
O novo meia do ABC Higor Leite já se apresentou ao clube. Jogador com passagens por clubes como Fluminense, Goiás e Volta Redonda. O meia chega para tentar resolver um problema que o ABC tem desde o ano passado. A falta de um camisa 10. Não sei se Higor Leite conseguirá, porém ao menos a direção não está sendo omissa como foi a direção anterior que não contratou ninguém para jogar com a camisa 10 durante todo o ano de 2017. Higor Leite deverá estar à disposição do técnico para a segunda rodada. Após ver o atacante atuar em alguns jogos é que irei opinar sobre o atleta, até porque não conheço o seu futebol.

Fiasco total
A participação dos nossos três representantes, ABC, América e Globo, na Copa São Paulo foi um fiasco. Nas duas primeiras rodadas nossos representantes não marcaram nenhum pontinho. Duas derrotas para todos eles. Tenho dito que, para mim não é nenhuma surpresa, pois apenas o Globo investe um pouco mais nas bases. Porém, ainda um investimento modesto quando falamos de um clube de futebol. A grande diferença é que, ABC e América são cobrados pela torcida, enquanto a equipe de Ceará-Mirim tem um dono. Ou nossos dirigentes entendem de uma vez por todas que investimento não é gasto ou é melhor não ter categorias de bases.   

Tem mostrado um bom futebol 
Segundo torcedores que vão aos treinos do América o atacante Lopeu tem mostrado um bom futebol nos coletivos. Lopeu foi contratado junto ao Sergipe e briga por posição no ataque rubro. Uns três torcedores rubros me disseram que o atacante é insinuante. Que vai pra cima. Como não conheço o atacante prefiro ver o mesmo atuando para tecer maiores comentários.

Fez a direção de boba 
Após fazer a direção do Flamengo de boba durante mais de 30 dias, ontem o técnico Rueda confirmou que está de saída do clube carioca. Rueda vinha flertando com a Seleção Chilena a mais de 30 dias. Contudo a direção do Flamengo disse várias vezes que não sabia de nada. Que Rueda não havia comunicado nada ao Flamengo. E olha que Rueda chegou como uma das grandes contratações, mas sai pelas portas dos fundos pela forma que agiu com o clube carioca.


Remando forte contra a tempestade

Publicação: 06/01/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

A nova direção do ABC vem remando forte contra a tempestade que encontrou o clube. Principalmente no tocante ao futebol. Os homens que assumiram estão cientes que pegaram um grande pepino. Mas, estão trabalhando calados para colocarem a casa em ordem. Os funcionários continuam com seus salários de novembro e dezembro ainda atrasados. Alguns jogadores que atuaram em 2017 ainda não receberam o que lhes é devido. Os erros cometidos pelo ex-diretor de futebol nas contratações em 2017, que contratou jogadores como Tatá, Nixon, Daniel Cruz e Jean, entre tantos outros, fez o clube alvinegro se endividar muito, comprometendo assim o ano de 2018. Mas, acredito que trabalhando a nova direção conseguirá aprumar as velas e chegar em terra firme ainda este ano.

Coberto de razão
Em entrevista concedida a Tribuna do Norte durante a semana o presidente do América, Eduardo Rocha, foi na ferida quando se referiu a falta de bairrismo por parte dos torcedores do Rio Grande do Norte. Um ponto que me chamou a atenção foi sem dúvida alguma quando o advogado disse que, Flamengo e Corinthians/SP tem mais apostas na Timemania no nosso estado do que ABC e América. Seria trágico se nosso fosse cômico. Se, os torcedores que apostam nos clubes de outros estados apostassem nos nossos, o ABC ficaria entre os 10 primeiros do grupo 1 e o América também faria parte do grupo 1. Simples assim.

Jogo treino
O ABC faz hoje à tarde um jogo treino no estádio Frasqueirão contra a Seleção do Trairi. Será um jogo que deverá contar com um bom público, após a direção confirmar a contratação do atacante Wallyson. Na realidade o que menos vai importa será o resultado. O técnico Ranielle Ribeiro terá praticamente a mesma equipe que terminou a série B de 2017. Será uma oportunidade da torcida rever a sua equipe em ação. Até porque Wallyson será apresentado a frasqueira antes da partida. Se você torcedor alvinegro tiver oportunidade de prestigiar a sua equipe na tarde hoje dê uma chegada ao Frasqueirão. Será uma bonita festa.

Discordo 
Discordo dos que dizem que Cascata e Tardelli não podem jogar juntos no América. De imediato pergunto, porque? Todo e qualquer equipe quem tem jogadores de qualidade leva vantagem em relação as demais. Os dois meias do América tem muita qualidade. É claro que vão ter que se doar um pouco mais. Voltando não para marcar, mas para acompanhar os volantes dos adversários. Prefiro dois jogadores como Cascata e Tardelli na minha equipe a ter dois caneleiros.

Aberta no feriado 
A Livraria Câmara Cascudo abrirá hoje, em pleno feriadão, das 09h00 às 16h00. Como estamos no início do ano o fluxo de pessoas que buscam às livrarias é grande. Então, você que procura os livros do seu filho vá hoje mesmo a Livraria Câmara. A sua procura acabou.

Na próxima semana
Segundo o vice-presidente do América, Eliel Tavares, na próxima semana, mais precisamente após o dia 10.01, é que a direção do América saberá quando a equipe rubra poderá contar o futebol do zagueiro Adriano. Como é de conhecimento de todos o zagueiro ainda seu passo preso a um clube dos Emirados Árabes. Pelas informações o jogador deverá ser autorizado pela FIFA a atuar pelo América, pois seu último clube nos Emirados Árabes ficou devendo 4 meses de salários atrasos ao Adriano. Será um reforço importante para a equipe rubra.

Nenhuma surpresa 
As derrotas de Globo, América e ABC, em suas estreias na Copinha não me causam nenhum segredo. Digo diariamente nas minhas redes sociais e nas empresas que trabalho que, nossos clubes não valorizam as categorias de bases. Cito o Globo como o que ainda encontramos algum investimento. Mas, não esqueçamos que, por não ter uma cobrança do torcedor de Ceará-Mirim como tem ABC e América, isso de alguma forma facilita o trabalho dos que fazem o Globo. Enquanto os dirigentes dos nossos clubes continuarem entendem que bases é custo e não investimento, vamos continuar vendo o cachorro mordendo o rabo. Simples assim.

Disse que a equipe está pronta 
O técnico do América Leandro Campos, quando perguntado pelos repórteres no dia a dia, tem dito que a equipe rubra está pronta para o início do Campeonato Estadual. Eu não vou discordar dele. Tem mais de 60 dias que a equipe rubra realiza apenas treinamentos. Continuo acreditando que, o técnico já tem na cabeça a sua equipe para o início da competição. No máximo com uma ou duas dúvidas. A estreia será no próximo dia 14.01 contra o Força e Luz no estádio Arena das Dunas.