Segunda renúncia?

Publicação: 22/07/17
Segundo alguns torcedores divulgaram nas redes sociais nos últimos dias, existe a possibilidade do vice-presidente de futebol, Leonardo Arruda Câmara, renunciar ao cargo. Aliás,  muitos torcedores cobram de forma mais forte. Confesso que não acredito nesta possibilidade. E, explico. Leonardo Arruda Câmara foi o único presidente da história do ABC que renunciou ao cargo. E, ele não quer ficar marcado como sendo o único diretor de futebol a renunciar. Se uma renúncia marcou negativamente, imagina então duas. Penso que a equipe pode até cair para a série C, o que nenhum torcedor alvinegro quer, contudo creio que Leonardo Arruda Câmara tem que ir até o final. Até porque como ele mesmo faz questão de dizer, quem montou este elenco foi ele, e não o técnico Geninho.

Em busca de um bom resultado
O América enfrentará o Ceilândia logo mais às 16h00 querendo um bom resultado. Sem dúvida alguma será muito importante para a equipe rubra. Uma vitória será sensacional. Mas, trouxer um empate com gols também é um resultado que não pode ser desprezado. Tenho dito que hoje será o 1° tempo de uma partida de 180 minutos. Fazer um bom primeiro tempo hoje dará a equipe rubra a possibilidade de jogar mais tranquilo em casa. Então, que a equipe possa apresentar um bom futebol. E, trazer os 3 pontos na bagagem.

Estreia
O técnico Márcio Fernandes fará a sua estreia hoje como novo comandante do ABC. A expectativa é de que a equipe possa melhorar já na partida de hoje a tarde, afinal todos os jogadores querem mostrar ao novo comandante, de que, podem ser titulares. É bem verdade que não se muda de uma hora para outra, porém a vontade de acertar pode contribuir positivamente. Após 7 derrotas consecutivas a torcida alvinegra está ávida por uma vitória. Sucesso a Márcio Fernandes. Sucesso ao ABC.

Roberto Fernandes
Roberto Fernandes teve seu nome especulado até recentemente, como um dos possíveis substituto de Geninho no ABC. Entretanto, no mesmo dia em que a direção alvinegra anunciava Márcio Fernandes, a direção do Confiança - Se anunciava Roberto Fernandes como seu novo comandante. Aliás, a sua volta, pois na série C do ano passado Roberto foi o técnico da equipe sergipana. Deixou o clube no final do ano passado com Leandro Sena, então seu auxiliar, como técnico da equipe visando a disputa do Campeonato Sergipano. Leandro Sena foi o técnico e se sagrou campeão pelo Azulão. Agora Roberto Fernandes está de volta. Sucesso ao mesmo no seu novo trabalho.

Sidney O volante Sidney, do América, será o substituto de Robson na partida de hoje contra o Ceilândia. Sidney disputou o Campeonato Estadual pelo Potiguar-M, tendo boas apresentações. Tanto é assim que o grupo de futebol rubro, presidido por Eduardo Rocha, contratou o volante. O problema é que logo no inicio do trabalho da equipe visando a série D, Sidney sofreu uma contusão e perdeu espaço na equipe titular. Porém, é um bom jogador e que tem tudo para substituir Robson a altura.

Age corretamente
Apesar de todos os resultados adversos da equipe alvinegra em campo com 7 derrotas consecutivas, e com a inércia da direção de futebol que assiste tudo como se nada estivesse acontecendo, a oposição alvinegra não uma única manifestação nas redes sociais. Muito pelo contrário. Estão calados deixando a direção atual trabalhar. Diferente do que faziam alguns dos atuais dirigentes que atacavam os ex-dirigentes da forma mais desumana. Mas, não se podia esperar diferente de homens como Augusto Azevedo, Silvio Bezerra, Ricardo Furtado, Anecildo Batista, Rubens Guilherme e Bira Marques, entre outros. Provam que são alvinegros, e que não usam do mesmo método nefasto que um dia impuseram a eles. É assim que se faz oposição. De forma pacífica se buscando não enfraquecer ainda mais o futebol alvinegro.

Já estão trabalhando Apesar do jogo da volta só ocorrer no próximo dia 28.07.17, sexta-feira próxima,  o grupo de futebol do América já está trabalhando forte visando a partida no Arena das Dunas. Eduardo Rocha, Paulinho Freire, Hermano Morais, José Rocha e João Maria Belmont trabalham visando ter um grande público. Até porque todos sabem, de que, a torcida é o 12°Jogador. Se na última patina jogada em casa o público foi de 10 mil torcedores, na próxima partida deverá ser superior aos 15 mil torcedores. É assim que tem que ser.

Filipe Após o zagueiro Osvaldo sofrer uma contusão que o afastará por algumas semanas dos gramados, quem deverá reaparecer como titular na equipe alvinegra é o zagueiro Filipe. Até recentemente Filipe foi titular do Botafogo-SP na série C com o novo técnico do ABC, Márcio Fernandes. Acredito que a equipe não perca com a sua entrada. Filipe e Osvaldo se equiparam dentro do gramado.

Márcio Fernandes

Publicação: 20/07/17
A direção do ABC anunciou o nome do substituto do técnico Geninho. Márcio Fernandes, ex-Botafogo/SP, Guarani/SP, Vila Nova/GO, entre outros clubes é o novo técnico do alvinegro. Márcio Fernandes seguirá de São Paulo direto para Criciúma onde se encontrará com o elenco e já comandará a equipe alvinegra no próximo sábado. O técnico tem um bom currículo. Agora, tenho dito que de nada adiantará ter um bom técnico se não contratar jogadores de qualidade. É chover no molhado. Simples assim.

Deixará saudades
Não tenho nenhuma dúvida em afirmar, de que, o técnico Geninho, que deixou o ABC ontem, deixará saudade. Foi o melhor técnico que passou pelo nosso futebol nos últimos 10 anos, com todo respeito aos demais. Geninho tirou leite de pedra. E, isso é fato. Pior é ver e ouvir, poucos é bem verdade, colocando a culpa dos últimos insucessos da equipe no técnico. Geninho conquistou um Bicampeonato estadual e um acesso à Série B com jogadores de baixíssima qualidade. Com algumas poucas exceções é bem verdade. Que Geninho possa ser muito feliz no seu próximo trabalho, pois é merecedor.

Dois problemas de última hora
O,técnico Leandro Campos tem dois problemas para a primeira partida contra o Ceilândia pela 3° fase da Série D. Os volantes Robson e Jonathan. Robson já está vetado. Já Jonathan fará um tratamento forte visando a sua recuperação. Porém,  dificilmente jogará. Acredito que Sidney será o substituto de Robson. Já Somália poderá ser o substituto de Jonathan. Leandro Campos pode também colocar Marco Júnior para o meio fazendo entrar Guilherme na direita. A essa altura a luta é por um bom resultado.

De molho
O zagueiro.Osvaldo sofreu uma fratura na tíbia e ficará algum tempo afastado do futebol. Osvaldo se machucou numa dividida de bola com o atacante Bill do América/MG. O zagueiro vivia um ótimo momento na equipe alvinegra. Léo Fortunato e Filipe disputam a posição. Com a chegada do novo técnico, Márcio Fernandes, creio que Filipe leva uma pequena vantagem, pois o técnico conhece o seu futebol. Até porque recentemente Filipe trabalhou com ele no Botafogo/SP. Agora, Osvaldo fará falta pelo bom futebol que vinha apresentando.

Ainda não definiu o esquema
O técnico do Globo, Luizinho Lopes, em entrevista concedida à Rádio Globo, disse que ainda não definiu o esquema tático que utilizará na partida do próximo domingo contra o Guarany de Sobral. Mas, tudo indica que Luizinho Lopes jogará fechadinho,  assim como fez contra o Parnahyba na partida de ida. Fazer um gol fora de casa dá uma vantagem grande a equipe que joga longe de casa. Que o Globo possa fazer bonito nesta primeira partida da 3° fase da série D.

Não tem moleza
Após conhecer a sua sétima derrota consecutiva na série B o ABC já volta a campo depois de amanhã quando enfrentará o Criciúma na cidade do mesmo nome. Será que vai para a oitava derrota seguida? Ou será que apenas a mudança de técnico servirá como fator motivacional para uma mudança de postura do grupo de jogadores e da equipe? A cada rodada a equipe alvinegra se complica mais na série B. Bom, mas como sou otimista vou continuar torcendo para que as coisas mudem no clube de Ponta Negra.

Fininho
O meia Cascata está fininho. Correndo feito um garoto. E, mostrando sua qualidade técnica que nunca lhe faltou. Quando da contratação de Cascata muitos torcedores torceram o nariz, pois acreditavam que o meia já não aguentaria uma série D. Cascata não só vem aguentando como vem sendo um dos melhores jogadores da equipe rubra. Diz a lenda que quem sabe não desaprende. Pense numa verdade. Cascata está aí para provar isso.

Com razão

A torcida do ABC anda uma arara com a direção do clube. Principalmente a direção de futebol. E, a frasqueira está coberta de razão. Quando na oposição, alguns dos atuais dirigentes do alvinegro falaram muito. Destilar am ódio.  Muito veneno entre os ex-dirigentes. Passados pouco mais 18 meses como situação, o que se vê é uma direção completamente perdida. Sem saber o que fazer. E olhe que teve a felicidade de ter ao lado o técnico Geninho que fez algumas indicações. Até porque se não fosse assim continuariam perdidos como no início de 2016 quando contrataram por quilo. A frasqueira não é boba. Ela sabe quem é joio e quem é trigo.

Não é este o caminho

Publicação: 18/07/17
O bicho pegou no treino do ABC na tarde de ontem. Segundo comentários no twitter de alguns torcedores a torcida perdeu a paciência. A cobrança foi pesada, inclusive com faixas sendo colocadas na grade da arquibancada. Tenho dito que por mais que a torcida esteja chateada, e tem todo o direito do mundo, não se pode admitir que torcedores invadam o local de trabalho dos atletas para ameaçarem os referidos profissionais. Não é este o caminho.

Tem que chegar
Que dentro de campo a equipe vêm decepcionando, isso é fato. Que a campanha do clube na série B é horrível, isso é público e notório. Que a cada rodada a preocupação do torcedor só aumenta, isso é compreensível. Agora, acredito que essa não é a hora da frasqueira abandonar o ABC. De partir para a agressão. Para as ameaças. Muito pelo contrário. Essa é a hora da frasqueira chegar junto. De ir a campo. De incentivar. De apoiar. Que hoje possamos ter um bom público no Frasqueirão.

Fez bonito
A festa que fez a torcida rubra no último sábado. Foi show. Fez a diferença. 10 mil torcedores se fizeram presentes no Arena das Dunas. Tenho dito que a torcida do América comprou a briga pelo acesso. Mesmo com a partida sendo transmitida pela TV o torcedor rubro foi dar o seu apoio In Loco. É assim que tem que ser. É assim que se faz. Que no jogo da volta contra o Ceilândia este público possa dobrar. Pois, em passando para a próxima fase o América estará a dois jogos da série C. Parabéns a torcida rubra.

Diga ao povo que fico
Pela segunda vez em menos de 20 dias o técnico Geninho ensaiou sua saída do ABC. Não se pode negar que não é fácil perder seis jogos consecutivos e se manter no cargo de técnico no futebol brasileiro. Mas, mudar o técnico e permanecer com o mesmo elenco não se vai a lugar algum. O ABC está precisando mesmo é de contratações. E, de jogadores de qualidade. Geninho disso que fica pela segunda vez. Contudo, não quero acreditar que aceitará ficar pela terceira vez após pedir para sair. Geninho é quem menos tem culpa pela atual situação da equipe alvinegra. Não se faz limonada sem limão. Simples assim.

Faro de gol Que ele é pesadão, isso todos percebem. Que não tem qualidade, isso é visível. Agora, não se pode negar que Tadeu sabe fazer gols. Que tem o cheiro do gol. Geralmente Tadeu está no lugar certo. Na hora certa. Não esperem do atacante uma jogada de efeito. Um lance genial. Mas, podem ter a certeza de que, na área, Tadeu, sabe marcar gols.

Continuo sem entender
Nunca neguei a ninguém a admiração que tenho pelo trabalho de Geninho. Pois, entendo que o técnico alvinegro vem tirando leite de pedra. Mas, confesso que não entendo a birra do técnico com o meia Zotti. O meia que veio do Botafogo/SP é de longe o jogador de maior qualidade entre todos os demais do setor de criação. Entretanto, Geninho continua dando provas de que não gosta do futebol do meia. Para alguns o fato de Zotti ser lento é o principal motivo do seu não aproveitamento.  Não vejo assim, pois Lúcio Flávio também é e foi titular em todas as partidas com Geninho quando esteve no clube. Continuo acreditando que Zotti tem vaga na equipe principal.

Vive um ótimo momento
O que o lateral Danilo está jogando é uma festa. No último jogo contra o Aparecidense não foi diferente. E eu soube que ele ainda sente a contusão. Mesmo assim foi para o sacrifico. E, jogou muito. Danilo, junto com Cascata, vem se constituindo como um dos principais jogadores da equipe rubra. Que nestes próximos dois jogos continue jogando bem, até porque, agora, mais do que nunca, a equipe vai precisar do seu futebol.

Confirmadas as datas dos dois próximos jogos Ontem, a CBF confirmou que Ceilândia e América se enfrentam no próximo sábado, dia 22.07.17, às 16h00. Já o jogo da volta será realizado na sexta-feira, dia 28.07.17, às 21h00. O América tem tudo para passar de fase, porém todo cuidado é pouco. A direção rubra já deve começar a trabalhar o jogo da volta com a venda antecipada de ingressos. Independentemente do resultado da primeira partida acredito que tenhamos um público superior a 15 mil torcedores.

Estão a 4 jogos da série C América e Globo, nossos dois representantes na série D, estão mais vivos do que nunca. Estão a 4 jogos da série C. E, vendo os próximos adversários dos dois, Ceilândia – adversário do América – e Guarany de Sobral – adversário do Globo -, acredito que nossos representantes sejam favoritos. Será muito bom ver dois representantes do RN entre os 60 melhores clubes do Brasil.

O jogo do ano

Publicação: 15/07/17
Nos últimos meses tem sido sempre assim com o América.  Todo jogo é considerado o jogo do ano. E, não posso dizer diferente hoje. É matar ou morrer. Se passar de fase a equipe rubra estará a quatro jogos da série C de 2018. Caso não passe ficará 6 meses sem futebol. Então, é ou não é o jogo do ano? Vejo a equipe rubra como favorita a passar de fase, contudo todo cuidado é pouco. Respeitar o Aparecidense é uma coisa. Temer é outra completamente diferente. Jogando no Arena das Dunas a equipe rubra tem que se impor. Agora, sabendo que do outro lado também tem 11 atletas que querem a vitória. Que tudo possa sair conforme os rubros querem. Sonham.

Será que sai?

Caso a equipe alvinegra perca hoje para o Luverdense será que o técnico Geninho deixa o comando da equipe? Tenho dito que, no meu entendimento, o menos culpado por tudo isso é Geninho. Não se faz omelete sem ovos. Limão sem limonada. Não dá para dizer que é fácil segurar um técnico com seis derrotas consecutivas. Todavia, desde de dezembro do ano passado que digo que o elenco do alvinegro é carente de novas contratações. Assim como o próprio Geninho já disse em várias entrevistas. Mas, parece que a direção não entende assim. Torço para que Geninho permaneça e que tire a equipe dessa incomoda situação.

Ivan Nunes
E quem está de volta narrando para a Rádio Globo é Ivan Nunes. O narrador narrará hoje a partida Luverdense x ABC. Sem dúvida alguma um grande profissional que qualifica ainda mais a audiência da emissora. Tivemos em um passado bem recente Ivan Nunes trabalhando no dia a dia com a nossa equipe. O seu retorno só engrandece o trabalho da equipe como num todo. Sucesso Ivan Nunes. E, com certeza a torcida alvinegra estará na audiência ao seu lado torcendo por uma grande vitória.

Tem que chamar a responsabilidade
E quem pode ser a grande arma da equipe rubra na noite de hoje é o meia Cascata. Pela experiência. Pela qualidade. E, principalmente pelo carisma que tem junto ao torcedor rubro. Em sua terceira passagem pela equipe rubra Cascata é o ídolo da torcida. Que hoje, mais uma vez, Cascata chame a responsabilidade para ele. A torcida saberá agradecer.

Passando da hora
O ABC volta a campo na noite de hoje quando enfrentará o Luverdense em Lucas do Rio Verde. Com 5 derrotas consecutivas a equipe alvinegra busca desesperadamente a recuperação. Aliás, já está passando da hora de se recuperar. Até porque os demais clubes não vão esperar pelo alvinegro de Ponta Negra. E, mais uma vez Geninho terá que fazer mudanças na equipe. Anderson Pedra e Filipe estão fora pelo 3° cartão amarelo. Em compensação Felipe Guedes está de volta. O Luverdense vem de um empate dentro de casa em 2x2 com o Santa Cruz. Que a equipe alvinegra se reencontre com a vitória no jogo de logo mais.

Na terça-feira já tem nova pedreira
Após a partida de logo mais contra o Luverdense a equipe alvinegra não terá tempo para descansar. Na terça-feira o ABC já volta a campo jogando no Frasqueirão contra o América/MG. O clube mineiro briga na parte de cima da tabela. Independentemente do resultado do jogo de hoje a equipe alvinegra não pode pensar em outro resultado que não seja uma vitória contra os mineiros. Até porque jogará em casa diante do seu torcedor. A equipe alvinegra vem de três derrotas consecutivas em casa contra CRB, Guarani e Náutico. E, é bom lembrar que a equipe passou 35 jogos invicto na sua casa até ser derrotado pelo CRB. Que a frasqueira possa dar a sua contribuição na terça-feira.

Os dois podem passar de fase Nossos dois representantes na série D, América e Globo, podem passar de fase na competição neste final de semana. E, ficarem a quatro jogos da série C. O futebol do RN precisa voltar a série C, pois no momento não temos nenhum representante. Nada melhor para o futebol do RN do que ver nossos dois representantes da série D chegando a 3ª fase da competição. Que América e Globo deem essa alegria aos seus torcedores.

Atacante Gláucio O atacante Gláucio, do Globo, vive um ótimo momento na série D. Atualmente o atacante já marcou 5 gols na competição. Gláucio é novo e tem tudo para crescer na profissão. O atacante já esteve no ABC e também no América, mas não vingou. Parece que desta vez Gláucio está sabendo aproveitar a oportunidade.

Na teia de aranha

Publicação: 13/07/17
Com mais uma derrota, a quinta nos últimos cinco jogos, a equipe alvinegra, a cada rodada, se prende ainda mais na teia de aranha. O clube de Ponta Negra ocupa atualmente a 19° colocação. É uma situação extremamente perigosa. Ainda não é de desespero, contudo a luz amarela foi acesa. Para piorar ainda mais a equipe terá nos próximos dois jogos duas equipes no extremo da tabela. No sábado o ABC enfrentará a Luverdense, em Lucas do Rio Verde. A equipe da Luverdense ultrapassou a equipe alvinegra na tabela de classificação, assumindo assim a 18° posição.  Já na terça-feira o ABC receberá o América/MG que briga na parte de cima da tabela. Como podemos observar não está fácil para a equipe alvinegra sair da teia de aranha. Tem sido presa fácil.

Como caíram de produção
Impressiona como alguns jogadores do ABC caíram de produção. Eltinho, Anderson Pedra, Márcio Passos e Gegê, são alguns deles. Eltinho hoje é uma avenida. Pedra e Passos não conseguem acompanhar os meias adversários. E, Gegê não consegue acertar um passe. Pior que todos estavam bem no início da competição. Com isso perdem os jogadores que passam a ser ainda mais cobrados pela torcida, e perde a equipe alvinegra dentro de campo. É difícil de explicar o que ocorre. O que acontece.

Todos os caminhos levam à Arena
No sábado, às 19h00, a torcida rubra tem compromisso. Todos os caminhos levam o torcedor rubro ao Arena das Dunas onde a equipe jogará a partida mais importante do ano. América x Aparecidense brigam por uma vaga. Tenho dito que acredito em um público superior a 12 mil torcedores. E, não posso pensar diferente. O clube rubro está na série D. E, a torcida sabe que essa é a pior série que um clube pode disputar. Que o torcedor rubro desmarque qualquer compromisso neste horário. E, que leve o seu grito de apoio à sua equipe do coração.

Gostei

Gostei da estreia do atacante Lucas Coelho. Apesar da derrota da equipe alvinegra o ataque mostrou uma boa movimentação. Além de ter feito o gol da equipe. Aliás, o único gol. Faltou alguém no meio de qualidade para criar mais jogadas para os dois atacantes. Até pique Nando também se movimentou bem. Falta a equipe alvinegra um 8 e um 10. Aliás, até acredito que já exista o 10. Estou me referindo a Zotti. Contudo, parece que o técnico Geninho não tem o mesmo pensamento que o meu, e da grande maioria da torcida. Mas, vamos esperar que Lucas Coelho possa ser ainda melhor no sábado contra a Luverdense.

Fred

O goleiro Fred tem crescido muito nos últimos jogos. Tem feito boas defesas. Bons jogos.  Não tem comprometido. E, isso é muito bom para a equipe e para a torcida, pois transmite confiança. No início, 1uando da sua chegada, Fred não era bem visto por parte da torcida. Contudo, quando provocado em campo mostrou tranquilidade. E, agora mais do nunca, a equipe vai precisa da sua qualidade dentro das quatro linhas.

Enigma
Juro que passou a ser um enigma para mim do porquê de Zotti não ser titular na equipe do ABC. É obvio que o meia não é titular porque o técnico Geninho, que é quem escala a equipe, entende que Zotti não merece a titularidade. Mas, Zotti ser reserva de Gegê, Echeverria e Erivelton é demais. Vou buscar a resposta nos livros de enigmas. “Enigma é o nome pelo qual é conhecida uma máquina eletromecânica de criptografia com rotores, utilizada tanto para criptografar como para descriptografar”.      

Um grande público Domingo, em Ceará-Mirim, deveremos ter um grande público na partida entre Globo x Parnahyba. Até porque a águia vem de uma grande vitória fora de casa contra este mesmo adversário. O técnico Luizinho Lopes vive um momento muito na sua carreira. E, não quer perde a oportunidade de passará terceira fase da série D. No futebol nós já vimos de tudo. Mas, creio que o Globo tem tudo para conquistar a vaga.

Dois desfalques certos O técnico Geninho terá dois desfalques já certos para a partida contra o Luverdense. Zagueiro Filipe e volante Anderson Pedra estão de fora pelo 3º cartão amarelo. Felipe Guedes e Jardel viajaram para substituir os dois jogadores. Na realidade o volante Anderson Pedra caiu muito de produção nos últimos jogos. Não sei a sequência jogos anda pesando nas suas atuações, ou se é o peso da idade. Felipe Guedes volta à equipe. Já Jardel segue como opção para o banco de reservas.

Preocupa O lateral Danilo, do américa, saiu machucado ontem no treino coletivo, e passou a preocupar visando a partida do próximo sábado contra o Aparecidense. Danilo é a melhor saída de bola da equipe rubra.