Principal mudança

Publicação: 23/02/17
Na reunião de terça-feira, na CBF, com os presidentes dos clubes que disputarão a série B, é que é que o campeão da Série B deste ano terá vaga garantida nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2018. Outra mudança anunciada foi a extinção de venda de mandos de campo para fora do estado do time mandante. A proposta foi aprovada, a exemplo da Série A, por unanimidade.

Agora é Copa do Nordeste
O ABC já voltará a campo no próximo sábado de Carnaval. A equipe alvinegra viajará até Maceió, onde enfrentará o CRB, pela Copa do Nordeste. Não será um jogo fácil. Muito pelo contrário. Será um jogo complicado. A equipe do CRB é muito boa. O técnico Geninho sabe que um outro resultado que não seja uma vitória poderá deixar o ABC já praticamente de fora da próxima fase da competição.

Em casa
A equipe do América teve uma semana inteira apenas de treinamentos. No sábado de Carnaval a equipe receberá no Arena das Dunas o Vitória/BA. Caso perca ou empate em casa a equipe rubra poderá se complicar nos dois últimos jogos, pois receberá o Sergipe em casa e jogará contra o Botafogo/PB, lá em João Pessoa. É vencer ou vencer. Simples assim.

Só em março

A segunda partida da decisão do Campeonato Estadual de 2017 só será realizada no próximo dia 05.03.17. Enquanto o Globo apenas treinará até lá, com o ABC será totalmente diferente.  O alvinegro terá dois jogos muito importantes, e por duas competições distintas. No sábado tem o CRB em Maceió pela Copa do Nordeste. Já na quarta-feira, dia 01.03.17, receberá o Audax/SP, pela Copa do Brasil, visando passar para a próxima fase. Como podemos observar o alvinegro não terá tempo para descansar.

Boa contratação

O Assu anunciou a contratação de Barata como seu novo técnico. Gostei da escolha. Barata realizou um bom trabalho no Baraúnas. Contudo, como havia divergências com a direção do clube mossoroense o técnico acabou sendo demitido. Agora é trabalhar forte no Assu e quem sabe sonhar com a conquista do 2º turno.

Tem que se recuperar

O Potiguar/M que será um dos nossos representantes na série D terá que mudar por completo visando o 2º turno. A equipe rubra decepcionou no 1º turno onde conquistou apenas 7 pontos. Ficando à frente apenas de Santa Cruz e Alecrim. A direção já mudou o comando técnico duas vezes. Como podemos observar, talvez, seja justamente este o problema. Algumas dispensas foram realizadas, assim como novas contratações foram feitas. Tem que mudar da água para o vinho.

Estreia em casa
O ABC fará sua estreia na série B jogando em casa. Diante do seu torcedor. E, isso é muito bom. Agora, os dois jogos seguintes serão fora de casa. Sendo que logo na segunda rodada já enfrentará sua primeira pedreira. O Internacional/RS no estádio Beira-Rio. Série B né moleza não amigos. Não se pode errar. Tem que montar um bom elenco. E, formar uma boa equipe com jogadores diferenciados.

Thiago Lima Muito bom o meia do Globo. Jogador tem uma qualidade diferenciada. Sabe jogar. Sabe bater na bola. O fato de ser canhoto o faz ter ainda mais habilidade. É difícil você não ter um meia canhoto e ele não saber jogar. Na última partida decidindo o 1º turno contra o ABC o meia pode fazer a diferença.

De volta O volante Somália poderá ser a novidade na equipe rubra que enfrentará Vitória no próximo sábado. Muito embora ele ainda não esteja 100%. Em razão disso eu acredito que Somália deveria ficar de fora para não ocorrer novamente o que ocorreu por ocasião da sua estreia. Somália será muito útil a equipe rubra para o restante da temporada.


Incoerência

Publicação: 21/02/17
Confesso que não entendo porque tanta zuada em relação aos locais das duas partidas que decidirão o 1º turno do estadual. Já não tinha sido dito, antes mesmo do início do Campeonato Estadual, que as duas partidas seriam realizadas no Arena das Dunas? Dos oito clubes que disputam o Campeonato Estadual cinco deles votaram favoráveis, e que os outros três, ABC, Baraúnas e Globo, foram voto vencido? De que a maioria prevalece sobre a minoria? Ou estou enganado? Agora, na final do turno, vem dirigentes quererem mudar o que já foi definido lá atrás. É muita incoerência.

Coerência

O presidente do Globo, Marconi Barreto concedeu uma entrevista para a Rádio Globo no dia de ontem. Marconi Barreto disse em alto e bom som, de que, votou favoravelmente para que os dois jogos finais fossem realizados nos campos dos respectivos finalistas, porém como foi voto vencido não acha justo que se mude a regra do jogo agora. No seu entendimento seria uma virada de mesa. Uma decisão de tapetão. Coerência pura. Se fosse outro estaria se aproveitando da situação para mudar o discurso. Parabéns a Marconi Barreto pela postura.

Demitido  O técnico Barata foi demitido pelo Baraúnas na tarde de ontem. Apesar do clube vir realizando um bom Campeonato Estadual a direção optou pela demissão. Segundo se comentou na imprensa mossoroense o técnico estava desgastado com a direção do tricolor. É vida que segue.

Não foi por uma partida
Nas redes sociais muito se falou sobre a desclassificação do América da decisão do 1º contra o ABC. Para alguns torcedores o clube rubro perdeu a oportunidade por perdido para o Globo, que jogou a partida inteira com um jogador a menos. Para outros por ter empatado com o Santa Cruz na sua primeira partida do estadual. Para outros por conta do pênalti perdido aos 48 minutos do 2º tempo na partida contra o ABC. Não vejo assim. No meu entendimento o América ficou de fora por conta de tudo o que ocorreu neste 1º turno como num todo. Dentre eles os citados acima. Agora, escalações equivocadas do Felipe Surian. Substituições equivocadas. E, os vários jogadores que se encontram no DM deixando o técnico com poucas opções. Junte tudo isso e você chegará a mesma conclusão que a minha.

É dúvida

O zagueiro Léo Fortunato poderá ficar de fora da primeira partida da decisão do 1º turno que ocorrerá amanhã. O zagueiro sentiu um desconforto e está sendo observado pelo médico, Roberto Vital. Caso não possa atuar a equipe alvinegra sentirá sua falta. Principalmente se o escolhido para o substituir for Thiago Sala. Não que Thiago Sala seja um mal jogador, mas no ABC ele ainda não aconteceu. Acredito que Osvaldo pode ser a melhor opção de Geninho. 

Uma grande festa

Acredito que teremos uma grande festa amanhã à noite por ocasião da primeira partida da decisão do 1º turno. Até porque tanto os torcedores do ABC como os torcedores do Globo sabem que quem conquistar o 1º turno já estará garantindo Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2018. E, isso significa dinheiro em caixa. Que tenhamos uma noite de muitos gols.  

Ainda buscando reforços
O Alecrim ainda busca reforços visando o 2º turno do Campeonato Estadual. A equipe que atuou contra o ABC, mesmo sendo derrotada, já apresentou melhora. Principalmente na zaga com as entradas de Geilson e David. A equipe verde ainda precisa de um atacante para jogar ao lado de Léo Bahia que vem sendo um dos destaques da equipe. E, este atacante poderá ser o Felipe Moreira que se encontra em Natal.

Pode se complicar
Apesar de já ter 9 pontos o Assu pode se complicar neste 2º turno. Isso em decorrência do que vem acontecendo fora das quatro linhas. Segundo os dirigentes do Assu a equipe ficou 10 dias sem treinar e os salários estão em atraso. E, quando se atrasa salários de jogadores profissionais todos nós já sabemos o que ocorre.



Saem de cabeça erguida

Publicação: 18/02/17
O pedido de renúncia ao conselho Deliberativo do ABC, feita por cinco conselheiros, Augusto Azevedo, Ricardo Furtado, Anecildo Batista, Ilo Peixoto e Roberto Medeiros, não chega a ser nenhuma novidade. Na realidade, desde que a atual direção assumiu, ficou muito evidenciado, de que, os antigos diretores seriam “esquecidos”. De que o discurso antes da vitória, de unir a todos por um ABC mais forte, não passava de blefe de campanha eleitoral. Parabenizo aos cinco pela forma que saíram. Sem atacar ninguém. Sem agredir a quem quer que seja. Sem ir para as redes sociais fazer acusações levianas e descabidas. Tenho certeza de que quem perde com a saída dos cinco ex-conselheiros é o ABC. Até porque todos eles têm relevantes serviços prestados ao clube. Mas, a decisão foi tomada por eles. Então, que seja respeitada.

Um olho no gato e outro no peixe

O América volta a campo amanhã quando enfrentará o Assu no estádio Arenas das Dunas às 17h00. No mesmo horário jogarão em Ceará-Mirim Globo e Baraúnas. O clube rubro sabe que precisa vencer o camaleão de todo jeito. Torcendo para que Globo e Baraúnas empatem. Quer dizer, o América ficará com um olho no gato e outro no peixe. Todavia, é bom a equipe rubra tratar de vencer o seu jogo, pois de nada adiantará Globo e Baraúnas empatarem se a equipe rubra não conseguir vencer ao Assu. Simples assim. 

Vai com a equipe reserva
O ABC vai para o jogo de hoje, quando enfrentará o Alecrim, no estádio Arena das Dunas, com a sua equipe reserva. E, Geninho não está errado. O ABC terá nos próximos dias jogos bem mais importantes. E, por três competições distintas. O alvinegro terá as duas partidas pela final do Campeonato Estadual. A partida contra o Audax pela Copa do Brasil. E, as três últimas partidas na primeira fase da Copa do Nordeste. Portanto, é bom dar uma segurada nos titulares.

Estreias

A equipe do alecrim terá duas novidades na partida de logo mais contra o ABC. Geilson e David estreiam hoje pela equipe verde. Sem dúvida alguma será um Alecrim mais forte. Até porque no ano passado os dois foram titulares da equipe alviverde que disputou o 2º turno contra este mesmo ABC. Acredito em um Alecrim melhor para o restante da competição.

Jogo dos desesperados
Potiguar e Santa Cruz fazem o jogo dos desesperados logo mais à noite em Mossoró. A equipe mossoroense tem 4 pontos na tabela de classificação. Já o Santa Cruz tem apenas 2 pontos. Caso a equipe príncipe vença a partida abrirá 4 pontos para este mesmo Santa Cruz. E, ainda por cima deixará o Alecrim com a vice-lanterna já que a equipe alviverde tem, no momento, 5 pontos. Agora, se vitória for do Santa Cruz o Potiguar é quem assumirá a lanterna. Como podemos ver um jogo de 6 pontos. Bom, vamos ver como é que fica.

Ainda acredita
O Baraúnas perdeu a partida para o América no meio de semana e uma grande oportunidade de jogar bem mais tranquilo amanhã contra o Globo. Mas, mesmo assim a equipe mossoroense ainda acredita que pode chegar à final do turno contra o ABC. Para que isso ocorra será necessário a equipe vencer ao Globo por qualquer resultado, e torcer para que o América não vença ao Assu por uma diferença de 4 gols. Que ainda dá isso é verdade. Contudo, quando se espera por uma combinação de resultados é complicado.

Deve fazer a sua estreia
O zagueiro Osvaldo, do ABC, deve fazer a sua estreia na tarde de hoje contra o Alecrim. O jogador que veio do Sport/PE quer mostrar seu futebol. Aliás, mostrar para a torcida, pois o técnico Geninho já o conhece. Até porque foi Geninho quem deu a primeira oportunidade ao zagueiro quando da sua passagem pelo clube pernambucano. Vamos esperar para que Osvaldo possa mostra seu trabalho.


Rendeu uma boa grana

Publicação: 16/02/17
O ABC está na próxima fase da Copa do Brasil. O alvinegro empatou com o Ceilândia em 1x1, ontem em Brasília. Com a passagem o clube alvinegro receberá aproximadamente R$ 700 mil. Isso entre a passagem de fase e a renda da partida contra o Audax. Sem dúvida alguma uma grana interessante, e que chega em boa hora.

Goleiro Andrey

A direção do América negou ontem o interesse pelo goleiro Andrey. O jogador tem passagem pelo ABC. E, também pelo próprio América. Andrey é um bom goleiro, mas eu não contrataria para o meu clube. Para minha equipe. Acerta o presidente Beto Santos em não querer a contratação de Andrey.

Felipe Moreira

E quem poderá reaparecer no futebol do RN é o atacante Felipe Moreira. Atualmente Felipe Moreira está atuando no futebol da Albânia. O atacante joga pelo mesmo clube que Erick Flores, ex-ABC, jogava. Atualmente Erick Flores está atuando pelo Boavista/RJ. Felipe Moreira já jogou pelo próprio Alecrim. E, também teve passagens por América e ABC. Nos próximos dias deveremos ter novidades a respeito do assunto. 

Lateral Romano

Para quem foi considerado o melhor lateral esquerdo da série C de 2016, o lateral Romano, do ABC, tem deixado muito a desejar. Digo sem medo de errar que, se Marquinhos tiver outra oportunidade não sairá mais da equipe principal. Romano é o que você chama de lateral. Ele praticamente não passa da linha de meio de campo. Diferente de Marquinhos que é mais ala do que lateral. Na partida de ontem contra o Ceilândia, mais uma vez, Romana não foi bem. Bom, vamos ver se nos próximos jogos Romano melhora, ou se Marquinhos assume a titularidade.

Demorando

A direção do América está demorando para fazer novas contratações. Aliás, acredito mesmo que a direção estava esperando o resultado da partida de ontem contra o Baraúnas para tomar uma decisão. Até agora dois jogadores foram contratados, Somália e Lúcio Curió, e negociam com o zagueiro Alisson. Pelo menos por enquanto é o único nome citado. Mas, nas redes sociais se fala que a direção deverá contratar entre quatro e cinco novos jogadores visando o 2º turno do Campeonato Estadual.

Vai poupar
O técnico Geninho já avisou que poupará vários jogadores para a partida do próximo final de semana contra o Alecrim. Como o alvinegro já garantiu vaga na final do 1º turno está tudo tranquilo. Agora, o próprio técnico já avisou que quer ser o primeiro colocado. Portanto, quem entrar vai ter que suar muito para garantir uma vitória contra o Alecrim. Entendo como acertada a decisão do técnico.

Mais uma morte
No último final de semana ocorreu mais uma morte em uma partida de futebol. Foi no clássico realizado entre Botafogo 1x2 Flamengo. Fico me perguntando. Até quando ainda assistiremos este tipo de situação? Porque o Ministério Público e a Polícia Militar não punem com mais rigor a estes marginais que se dizem torcedores? A quem interessa ver estes marginais nos estádios de futebol? Porque alguns dirigentes de futebol insistem em dar guarita a estes marginais fazendo mimos como dando ingressos para que eles entrem de graça nos jogos? São muitas as perguntas sem respostas. Contudo, são cada vez mais frequentes o número de mortes nas proximidades dos estádios. Infelizmente é a mais pura realizada.

Antecipado
A partida entre Potiguar/M x Santa Cruz, foi antecipado do domingo para o sábado, no mesmo horário, às 17h00, no estádio Nogueirão. A partida será realizada de portões fechados, pois a equipe mossoroense foi punida por conta dos incidentes realizados no clássico. Como os dois clubes são, respectivamente, lanterna e vice-lanterna, o resultado não irá interferir em nada na classificação dos demais clubes na reta final do 1º turno.


Jogo do ano

Publicação: 14/02/17
O América terá amanhã contra o Baraúnas, em Mossoró, o jogo do ano. Sim, porque qualquer outro resultado que não seja uma vitória deixará o clube rubro matematicamente de fora de qualquer chance de conquistar o 1º turno. E, mesmo vencendo ainda dependerá dos outros. Caso não vença o Baraúnas amanhã restará ao América apenas o 2º turno, e com a obrigação da conquista, pois em isso não ocorrendo o clube rubro não terá a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste em 2018. E, terá a obrigação de voltar pelo campo de jogo da série D para a série C, pois caso isso não aconteça o clube ficará sem série em 2018.

Já foi melhor
O público de sábado no Frasqueirão, por ocasião da partida, ABC 0x0 CRB, já foi um pouco melhor em relação aos últimos. Longe de ser o esperado. O ideal. Contudo, parece que a cobrança do técnico Geninho em cima da torcida ajudou. Venho dizendo a algum tempo, de que, a torcida do ABC está devendo. Até porque o clube voltou a série B, e não se faz boas equipes sem dinheiro. Então, que a torcida ajude a direção a montar um elenco forte visando a série B. Ser torcedor apenas de redes sociais não dá.

Mais quatro contratações  
Segundo informações que circulam nas redes sociais a direção do América deverá anunciar mais quatro contratações visando o 2º turno do Campeonato Estadual e a Copa do Nordeste. Não se fala em posições, contudo com certeza um camisa 10 está no meio. O elenco do clube rubro não tem nenhum jogador que vista a camisa 10, pelo menos neste momento. Quem fez a função foi Lúcio Curió. Porém, todos sabem que não é a dele.

Amanhã tem Copa do Brasil para o ABC
O ABC já volta a campo amanhã. A equipe alvinegra vai a Brasília onde enfrentará o Ceilândia pela Copa do Brasil. A partida será realizada às 15h00, horário de Natal, pois o estádio não tem iluminação. O alvinegro joga por dois resultados para passar à próxima fase. Vitória e empate são os resultados que lhe interessam. É bem verdade que se tem muitas notícias sobre o clube do Distrito Federal, porém todo cuidado é pouco. Mas, acredito que dá para o ABC passar de fase. Em passando o próximo adversário será o Audax/SP, o mesmo que eliminou o América.

Terá uma tarefa difícil
Amanhã à noite, no estádio Barretão, o Globo receberá o Fluminense/RJ, pela Copa do Brasil. A equipe de Ceará-Mirim, acredita que dá para passar de fase. É bem verdade que não será tarefa fácil, até porque o Fluminense vem de bons resultados no Campeonato Carioca. Sendo o atual líder do seu grupo, com 100% de aproveitamento. Vejo o clube carioca como favorito, contudo no futebol nós já vimos de tudo.

Futebol de série B  Do atual elenco do ABC, eu entendo que três jogadores têm amplas possibilidades de serem titulares da equipe alvinegra na série B. Léo Fortunato, Gudes e Anderson Pedra. Hoje, sem dúvida alguma, os pilares da equipe dentro de campo. É claro que outros jogadores do atual elenco permanecerão na série B e que também poderão ser titulares. Mas, estes três têm vaga garantida. Pelo menos no meu time eles teriam.

Mudou errado  Pela segunda vez consecutiva vou me dar o direito de discordar do técnico Felipe Surian, quando das substituições feitas por ele. Primeiro em manter um jogador improvisado, Richardson, na lateral direita, quando no elenco tem Osmar, que é o titular. E, Everton, que é o seu reserva imediato. Se Everton não serve que o mandem embora. E, quando da saída de Lúcio Curió na partida contra o Vitória. Na hora eu disse que Felipe Surian deveria colocar em campo Dija Baiano, justamente para segurar os zagueiros do Vitória no seu campo. Com a entrada de Lucas Bahia o jogo passou a ser disputado em apenas um lado do campo. O resto da história todos já conhecem.

Protestando  A dupla, ABC e América, protestarão junto à Comissão de Arbitragem, contra os árbitros que apitaram seus últimos jogos. O ABC contra o árbitro da partida contra o CRB. E, o América contra o árbitro que apitou a partida contra o Vitória. Todo e qualquer clube que se sentir prejudicado tem essa prerrogativa. Agora, não acredito que isso dê em nada.

Contratou dois  A direção do Potiguar/M anunciou a contratação de dois jogadores. Um lateral esquerdo e um zagueiro. O Potiguar vive um péssimo momento no Campeonato Estadual, sendo atualmente o vice-lanterna da competição com 4 pontos na tabela de classificação. Tem que mudar dá água para o vinho nos próximos dias.