Mudança de rumo

Publicação: 23/03/17
O América terá mudanças no futebol nos próximos dias. Um grupo deverá assumir o comando do futebol. Segundo informações, o advogado, Eduardo Serrano Rocha, será o principal nome. Ricardo Bezerra permanecerá no futebol. E, Hermano Morais também se juntará ao grupo. A idéia principal é ter um elenco forte para disputar a série D e brigar para voltar a série C já no ano que vem. O presidente Beto Santos continuará no cargo, porém mais voltado para a parte administrativa. O próprio presidente já reiterou inúmeras vezes que não será empecilho para ninguém,  até porque seu principal objetivo é o de ver  América bem. Nos próximos dias deveremos saber mais a fundo como funcionará o futebol rubro daqui para frente.

Agora é estadual

Ontem, o ABC encerrou sua participação na Copa do Nordeste. E, de forma decepcionante. A equipe alvinegra teve uma participação bisonha na competição pelo segundo ano consecutivo. Para um clube que disputa a série B isso é complicado. Até porque o próprio torcedor cobra imã participação melhor. A desculpa do calendário apertado não cola mais, pois todos os demais clubes também disputam outras competições. Tenho dito, e reafirmo, que o problema está nos jogadores contratados, pois para uma disputa regional a grande maioria deixa a desejar. Agora é focar o Campeonato Estadual. Até porque a equipe tem a obrigação de vencer o 2° turno para ter calendário em 2018.

Ainda acredita

Após a partida de ontem quando jogou em João Pessoa, contra Botafogo, o América agora muda o chip e volta os olhos para o Campeonato Estadual. A equipe marcou apenas 1 pontos dos 9 disputados. Restando quatro jogos a equipe tem a obrigação de vencer todos e ainda ficar torcendo contra os demais clubes para poder pensar em ainda chegar entre os dois primeiros do 2° turno. É uma missão complicada, todavia como ainda tem chances a euipe vai em busca do seu objetivo. É difícil,  mas não impossível.

Rodada cheia

No próximo final de semana teremos rodada cheia pelo Campeonato Estadual. Dois jogos no sábado. Dois no domingo. No sábado teremos no Arena das Dunas Santa Cruz x ABC. Já no domingo, também no Arena, teremos América x Globo. No jogo do sábado o Santa Cruz precisando desesperadamente de uma vitória. Só que o ABC também precisa para somar pontos visando a conquista do 2° turno. Já no domingo o Globo vai em busca da recuperação. Já o América vai em busca do seu último suspiro. Rodada promete.

Contratações
Que o ABC irá contratar visando a série B, isso é fato. Agora, com certeza os nomes não serão divulgados nestes próximos dias. Até porque se anunciarem os nomes os jogadores atuais da posição ficarão de orelha em pé. Tenho dito, e reafirmo, de que, o elenco do alvinegro é carente de no mínimo, de sete a oito contratações. Acredito mesmo que, lá pela segunda quinzena de abril é que teremos novidades a respeito deste assunto.

Vai precisar qualificar
O América deverá contratar no mínimo sete jogadores visando a Série D. Isso foi o que foi dito por Ricardo Bezerra, diretor de futebol do clube. O próprio Ricardo deixou claro que não adianta contratar por contratar. Que precisa mesmo é qualificar o seu grupo. Caso dê adeus ao estadual nas próximas rodadas, acredito que a direção rubra deverá antecipar os nomes dos novos contratados. Com a chegada de alguns, outros deverão deixar o clube rubro. Não adianta insistir com alguns jogadores que não deram certo. Tem que limpar a área para poder trabalhar com um elenco mais enxuto. E, bem mais qualificado.

Canal aberto A TV Metropolitano, já está em canal aberto, desde o último dia 15.03.17. A TV está no canal 23. Com uma programação local bastante diversificada, que vai dos Jornais pela manhã e noite, passando pelo entretenimento. Diariamente apresento o Programa Metrô Esportivo, das 13h30 às 14h10. Já aos domingos temos o programa Bola em Jogo, das 20h00 às 21h00, com Pedro Neto, Domingos Sávio, Erandir Pereira Montenegro, Ferdinando Teixeira, Carlos Henrique, Erick Dias e Marco Oliveira.

Não apareceu No Estadual ainda não apareceu o "cara". O craque. Alguns bons jogadores tem aparecido. Beleu (Baraúnas). Marco Júnior  (América). Moisés e Léo Bahia  (Alecrim) Diego Mipibú (Santa Cruz). Thiago Lima (Globo).


Complicou de vez

Publicação: 21/03/17
A goleada sofrida pelo América para o ABC complicou de vez a equipe rubra. Dos 9 pontos disputados no 2º turno a equipe americana conquistou apenas 1 ponto. Restando quatro jogos, e 12 pontos em disputa, a equipe rubra precisa vencer todas as partidas daqui para frente. Em isso ocorrendo a equipe rubra chegará aos 13 pontos. Tenho dito que a equipe tem que continuar acreditando. Mas, sem dúvida alguma a situação é bem complicada. É fazer a parte dele e torcer contra os demais. "Simples" assim.

Buscando apoio
O presidente Beto Santos agendou uma reunião com ex-presidentes e atuais dirigentes, visando buscar apoio para tirar o Clube da situação em que se encontra. Tenho dito, e reafirmo, que nesta hora, todos os americanos têm que se unir. Dar-se às mãos. Todos passam, o clube fica. Não adiantar ficar discutindo quem está certo. Ou quem está errado. Posso até discordar de alguns posicionamentos, porém vou querer sempre o melhor para o meu clube do coração. Simples assim.

Quanta lucidez
Ao término da partida o técnico Geninho concedeu entrevista coletiva à imprensa. O técnico alvinegro, mais uma vez, mostrando muita coerência, se mostrou preocupado com a atual situação do América, o maior rival do ABC. Geninho disse em alto e bom, de que, para o futebol do RN não é nada bom ver o América passando pelo atual momento. Geninho se mostrou antes de mais nada uma pessoa grata a um estado que o acolheu tão bem. Independentemente de ser o atual técnico do ABC Geninho mostrou preocupação pelo futebol potiguar. Mais uma vez mostrou muita lucidez.

É cada vez mais preocupante
É cada vez mais preocupante a atual situação do Alecrim no Campeonato Estadual. Com a derrota para o Assu por 2x1 e com o empate do Santa Cruz com o Globo em 0x0, a diferença de pontos caiu para 2. Caso permaneça assim a partida entre os dois poderá ser o balizador para sabermos quem cairá para a 2ª divisão do Campeonato Estadual. A direção alviverde tem feito o possível para dar uma condição de trabalho melhor ao elenco. Porém, a falta de recursos financeiros tem atrapalhado a diretoria. Não é fácil fazer futebol. E, sem dinheiro então é praticamente impossível.

Um ótimo desempenho contra os dois
Incrível o desempenho do Santa Cruz no Campeonato Estadual. A equipe é a atual lanterna com apenas 4 pontos ganhos. Agora, dos 4 pontos ganhos 2 deles foram em cima do Globo, que foi o campeão do 1º turno. Os outros 2 pontos em cima do América um clube centenário, e com muitas conquistas ao longo dos anos. Quer dizer, o desempenho do Santa Cruz é ótimo quando falamos apenas de América e Globo. Já contra os demais clubes o Santa Cruz ainda não marcou nenhum pontinho.

Não estou entendendo  Sempre acompanhei o trabalho de Flávio Araújo. E, gosto muito do seu trabalho. Agora, desde que retornou ao América o técnico ainda não conseguiu colocar em prática a sua forma de trabalhar. Flávio Araújo errou na escalação e nas substituições em todos os três jogos em que ele está à frente da equipe rubra. Digo sempre que quem trabalha o dia a dia com o grupo de jogadores é o técnico. Agora, até mesmo quem apenas acompanha futebol percebe que Flávio Araújo tem errado muito desde o seu retorno. Espero que nos próximos jogos o bom técnico possa rever alguns conceitos no tocante a escalações e substituições.

Gegê 
O meia Gegê esteve muito bem na partida contra o América. Não apenas pelos dois gols que marcou. Sendo o primeiro uma pintura. Porém, muito mais pela movimentação em campo. E olha que ele perdeu dois gols de dentro da grande área. Vi alguns jogos de Gegê pelo Botafogo/RJ e quando foi anunciada a sua contratação tive oportunidade de dizer de que o ABC tinha feito uma boa contratação. Continuo acreditando que Gegê ainda pode crescer no alvinegro potiguar.

Não adianta insistir 
O técnico Flávio Araújo escalou Lúcio Curió como atacante de área na goleada sofrida pelo América na partida contra o ABC. Escalar Lúcio Curió como atacante de área é insistir no erro. Desde que retornou da Coréia do Sul que Lúcio sempre deixou claro que não atuava mais jogando como referência de área. Hoje Lúcio Curió é muito mais um quarto homem de meio. Não quero acreditar que Flávio Araújo continue insistindo no erro.




Continuo com a mesma opinião

Publicação: 18/03/17
Amanhã, por ocasião do clássico rei, ABC x América, que será disputado no estádio Frasqueirão, continuo com o mesmo pensamento. Em clássico não existe favorito. Que o elenco do ABC é melhor que o do América isso é fato. Contudo, nos clássicos os jogadores crescem. É um campeonato à parte. O América vem de dois péssimos resultados. Empate com o Santa Cruz e derrota para o Potiguar. Já o ABC está a sete jogos sem vencer. Duas coisas podem pesar positivamente para o alvinegro. Jogar com o apoio da frasqueira e jogar dentro de casa, onde não perde a mais de 1 ano. Como diria o ex-atacante, Jardel, clássico é clássico e vice-versa.

Em canal aberto
Desde a última quarta-feira, 15.03.2017, que, a TV Metropolitano, está em canal aberto, com a sua programação toda local. Você poderá nos assistir pelo Canal 23. São vários programas locais. Cenários novos. Estúdio de gravação todo reformado. E, todos os programas sempre ao vivo. Roberto Guedes. Diógenes da Cunha Lima. Genésio Pitanga. Caby da Costa Lima. Pedro Neto. Estes são alguns dos nomes que fazem parte da programação da TV Metropolitano. Diariamente apresento o Programa Metrô Esportivo, que vai ao ar das 13h30 às 14h10. É a TV Metropolitano dando novas opções aos que gostam de programas da terra.    

Um bom público
Acredito que teremos um bom público no clássico de amanhã. Espero um público superior a 10 mil torcedores. Até que poderia ser maior, porém com o péssimo futebol apresentado pelas duas equipes no ano de 2017 muitos torcedores não estão prestigiando as suas equipes. Gosto de clássico com os estádios lotados. Com gozações de lado a lado. Gritos. Vaias. Provocações sadias. Apesar dos pesares espero que tenhamos um bom público e um bom jogo.

Júlio Terceiro
E quem estreia como técnico neste final de semana é Júlio Terceiro. Até recentemente o ex-volante estava como diretor de futebol do Santa Cruz. Com o pedido de demissão do ex-técnico, Lorival Santos, o presidente do clube resolveu dar uma oportunidade a Júlio Terceiro que sempre se mostrou interessado em seguir na carreira. Só me resta desejar sucesso ao Júlio Terceiro que é um cara espetacular.

Programa Esportes em Debate
O Programa Esportes em Debate, irá ao ar hoje às 13h30. Com reprise amanhã às 08h00. O nosso convidado será o diretor de futebol do América, Ricardo Bezerra. Como sempre acontece, Ricardo Bezerra não se furtou de responder a nenhuma das perguntas formuladas. A situação do América é preocupante. Contudo, o próprio Ricardo vem dizendo que tem certeza que essa tempestade vai passar. 

Tem que pontuar
O Alecrim terá um jogo complicado neste final de semana. A equipe alviverde enfrentará o Assu na cidade do mesmo nome. O Alecrim tem apenas 6 pontos na tabela de classificação e precisa pontuar para se afastar do Santa Cruz que marcou apenas 3 pontos até agora. Na última partida o verde perdeu para o Globo no Arena das Dunas por 3x1. Sendo assim, é correr contra o tempo buscando a recuperação. 

Um minuto de silêncio
Os jogos deste final de semana pelo Campeonato Potiguar terão um minuto de silêncio. O ato prestará homenagem ao Capitão Cícero Almeida, ex-presidente da FNF, que faleceu neste sábado (17), no hospital São Lucas, aos 83 anos. Almeida ficou conhecido pela constante ajuda que dava aos clubes locais. O atual presidente da FNF, José Vanildo disse que todos lembram com muito respeito da gestão do “Capitão Almeida”. “Ele marcou época na admninistração do futebol potiguar e merece o respeito e as homenagens de todos os norte-rio-grandenses”, comentou José Vanildo. O sepultamento do Capitão Cícero Almeida acontecerá às 11h da manhã, no cemitério Morada da Paz, em Emaús.


Foi show

Publicação: 16/03/17
A festa de ontem da frasqueira foi show. É assim que tem que ser. A torcida alvinegra fez bonito. Empurrou sua equipe do primeiro ao último minuto de jogo. Volto no tempo é pergunto. Será que se não tivessem feito o famoso “público zero” nas duas partidas da decisão do 1º turno do estadual a equipe alvinegra não teria sido campeã? É bem verdade que torcida não joga. Contudo, não se nega o quanto ela ajuda com seu grito de incentivo. A frasqueira é muito importante para o ABC. Que daqui para frente ele chegue ainda mais junto do seu clube de coração.

Maracás

Alguns torcedores do América me perguntaram se o zagueiro Maracás fará falta ao América. Respondi que não. Entendo que, hoje, o melhor zagueiro do elenco do América é Paulão. E, logo abaixo dele Richardson. Maracás foi contratado pelo Sampaio Correia a pedido do técnico Diá. Agora, acredito que a direção rubra ainda tem que contratar mais um zagueiro para o restante do Campeonato Estadual e consequentemente para a série D.

Deveriam ser emprestados

Alguns dos jogadores oriundos das categorias de base do ABC não vingaram. Cito principalmente Chiclete e Leozinho. Acredito que a direção do clube poderia emprestar os dois atletas a algum clube. Até porque o ideal será ver os jogadores atuando por outros clubes. Até porque se não se destacarem em clube menor o alvinegro não deve mais perder tempo, nem dinheiro, com os dois.

Agora é o clássico

No próximo domingo, às 18h00, no estádio Frasqueirão, teremos o clássico rei ABC x América. No 1º turno o alvinegro venceu por 1x0, gol de Romano, cobrando falta. Como o Globo conquistou o 1º turno, ABC e América, agora correm atrás do prejuízo. Ocorre que todos os demais clubes também querem a mesma coisa. O problema é que apenas um clube conquista o título do 2º turno. Vamos torcer para que tenhamos um grande jogo. Um grande clássico. Do tamanho e da grande de ABC e América.

Já virou a esquina do continente
Com a derrota de ontem por 1x0 para o Assu a equipe do Santa Cruz dificilmente escapará do retorno à segunda divisão do estadual. Até porque a sequência da equipe é complicada. Globo e ABC. Após estes dois jogos a equipe ainda terá Baraúnas, Potiguar e Alecrim. No meu entendimento a equipe do Santa Cruz já virou a esquina do continente.

Até amanhã

Os clubes têm até amanhã para contratarem visando o restante do Campeonato Estadual. Agora, será que ainda contratam? O grande problema é que todos os demais campeonatos ainda estão em andamento. Vejam o caso do ABC que busca contratações visando à série B, porém somente após o término do Campeonato Paulista é que os reforços deverão chegar ao alvinegro. No tocante ao América o maior problema é que os jogadores só querem vir se não aparecer um clube das séries A, B e C. A série D é o último objetivo. Essa é uma dura realidade.

Mais uma vez com atraso
A chegada da Polícia Militar ao Frasqueirão é sempre muito demorada. E, ontem por ocasião da partida contra o São Paulo não foi diferente. Os portões que deveriam ter sido abertos às 17h00 só foram abertos às 18h00. Este atraso ocorreu por conta do policiamento que ainda não havia chegado. Longas filas se formaram com os torcedores reclamando uma barbaridade. E com razão.

Agora é fazer a parte dele

Com a derrota de ontem do Santa Cruz o Alecrim respirou mais aliviado. Agora, no próximo final de semana a equipe alviverde tem que fazer a parte dela. Tenho dito que o Alecrim evoluiu nos últimos jogos. Que melhorou. Entretanto, não pode dar bobeira. O Campeonato Estadual é tiro curto. E, no 2º turno tem que se pontuar de todas as formas. Não importa se jogando mal ou bem.



De forma melancólica

Publicação: 14/03/17
Acabou de forma melancólica a Copa do Nordeste para o futebol do RN. É difícil de explicar para o torcedor potiguar de que, nossos dois representantes, ABC e América, foram eliminados ainda na primeira fase da competição. Aliás, pelo segundo ano consecutivo. Pior de tudo é saber que ficaram abaixo de clubes sem nenhuma tradição no cenário regional. No ano passado o ABC foi o último colocado do grupo, e perdendo jogos para clubes como o Imperatriz do Maranhão. Já este ano ficou abaixo do Itabaiana/SE. Já o América perdendo em casa para o Sergipe. Quando não participam da competição reclamam que não tem calendário. Quando participam servem de chacota. Assim fica difícil.

Dose cavalar

Que o técnico Flávio Araújo precisava mudar a equipe rubra em relação a que vinha jogando, isso é fato. Que alguns jogadores deveriam deixar a equipe ninguém discute. Que Flávio Araújo poderia mudar a forma da equipe jogar, isso é do conhecimento de todos. Agora, entendo que para quem chegou a Natal na última terça-feira, e que tinha realizado apenas dois trabalhos com bola, a mudança em menos de 48 horas foi dada em dose cavalar. Que Flávio Araújo é um bom técnico isso todos nós sabemos. Então, que ele possa encontrar a equipe ideal para o compromisso de amanhã contra o Potiguar/M.

Um jogão
Amanhã, o estádio Frasqueirão, deverá receber casa cheia, por ocasião da partida ABC e São Paulo, pela Copa do Brasil. O clube paulista é o favorito. Contudo, acredito que o alvinegro pode pregar uma peça jogando dentro da sua casa. E, com o apoio da frasqueira. O técnico Geninho espera a liberação dos jogadores que estão no DM para poder escalar a sua equipe. Entendo que se o alvinegro fizer 1x0 o Frasqueirão virará um verdadeiro caldeirão. Então, que a frasqueira possa jogar junto com a equipe na noite de amanhã.

Bom resultado
O Alecrim conquistou um bom resultado no último domingo em Mossoró ao empatar em 1x1 com a equipe do Baraúnas. Tenho dito que o Alecrim melhorou nos dois últimos jogos do 1º turno. Este empate contra o Baraúnas dará ao verde uma motivação ainda maior para este 2º turno.

Na pressão

A equipe do América segue hoje para Mossoró. E, jogará amanhã contra o Potiguar numa pressão enorme. Até porque empatou na estreia do 2º turno contra o Santa Cruz que é o lanterna da competição. Qualquer outro resultado que não seja uma vitória deixará a equipe rubra numa situação bem complicada ainda no início do 2º turno. Flávio Araújo sabe que a pressão faz parte da profissão. Mas, que pressão em dose forte pode fazer mal.

Motivado

O Potiguar chega motivado para a partida de amanhã contra o América no estádio Nogueirão. A vitória na estreia do 2º turno sobre o Assu por 2x0 foi determinante para dar aos torcedores da equipe rubra de Mossoró a motivação que eles estavam precisando. A chegada de um novo técnico também contribuiu para este novo momento. Vamos ver na partida de amanhã contra o América como se comportará a equipe mossoroense. Acredito em um grande jogo.

Já são seis jogos
A equipe do ABC está a seis jogos sem vitória. Para uma equipe que entrou 2017 acreditando em dias ainda melhores que 2016. Principalmente quando você olha os adversários que o alvinegro enfrentou nas últimas seis partidas. Será que quebra o jejum justamente contra um grande clube? E, com direito a passagem de fase? Espero que sim. Até porque um clube grande como o ABC não pode passar tanto tempo assim sem vitória.

Apesar de tudo
Apesar do momento ruim que a equipe passa dentro de campo. Apesar de toda a chuva do último domingo.  Apesar do péssimo horário da partida, no caso, 19h00, de um domingo. Mesmo assim, quase 3 mil torcedores rubros se fizeram presentes ao estádio Arena das Dunas por ocasião da derrota da equipe rubra para o Sergipe. Parabéns a todos os torcedores que enfrentaram todos estes pontos contrários, mas que se fizeram presentes. É assim que tem que ser.