Victor Júnior

Publicação: 21/09/17
O meia Victor Júnior, parece ser, mais um jogador contratado pelo direção de futebol do ABC, que veio apenas passear em Natal. Victor Júnior chegou ao clube bem referendado. A torcida acreditava que, finalmente, a equipe teria um camisa 10 para jogar ao lado de Zotti. Pois muito bem. Victor Júnior atuou por alguns momentos na sua estreia, e logo na partida seguinte, contra o Internacional, começou como titular. Contudo, foi substituído no intervalo por ter sentido uma contusão. E, de lá para cá não mais atuou. Segundo informações o meia poderia voltar esta semana a equipe, porém voltou a sentir a contusão e teve que retornar ao DM alvinegro. Imagina se o meia tivesse sido contratado por outros dirigentes ligados ao futebol que não os atuais da direção alvinegra. As redes sociais estariam fervilhando a essa altura.

Garantido na final
Com a vitória de ontem por 1x0 sobre o ABC a equipe do Globo está na final do Estadual Sub-19. A equipe de Ceará-Mirim também garantiu participação na Copa São Paulo do ano de 2018. Eu tive oportunidade de dizer durante a semana, de que, o Globo era o favorito. Muito embora a equipe alvinegra também pudesse vencer, pois tem bons jogadores. Mas, o fato de ter alguns jogadores na equipe Sub-19 que estavam atuando na equipe profissional, deu ao Globo uma condição melhor a equipe de Ceará-Mirim. Parabéns a todos os que fazem o Globo.

João Maria Belmont
O empresário João Maria Belmont segue buscando novas contratações para o América, junto aos demais integrantes do grupo ligado ao futebol, Eduardo Rocha, Paulinho Freire e Hermano Morais. João Maria Belmont tem muito conhecimento do mercado, principalmente do nordestino. Além disso, João Maria Belmont tem vários jogadores na sua agenda que podem contribuir para um para América bem melhor em 2018.

Vaidade pura
A briguinha entre Neymar e Cavani não passa de uma grande vaidade de lado a lado. Nenhum dos dois está preocupado com o clube. Mas, sim com o “eu”. A disputa pela bola para se bater faltas e pênaltis, chegou a ser ridícula na última partida. Observem que no Barcelona Neymar tinha ao seu lado o maior jogador do Mundo, no caso Lionel Messi. Mas, não lembro de uma única vez em que Messi tenha tomado a bola de Neymar ou de qualquer outro jogador que quisesse bater falta ou pênalti. Digo diariamente que, a vaidade pode acabar com qualquer bom profissional. Simples assim.

Falar menos
Na semana passada, o zagueiro Kanu, do Vitória/BA, disse antes da partida contra o São Palo, de que, iria atropelar a equipe paulista. A partida foi realizada no estádio Barradão, em Salvador. A partida terminou com a vitória da equipe tricolor por 2x1. Ao término da partida, como não poderia ser diferente, o zagueiro passou a ser zoado por todo mundo. Inclusive pelos torcedores do próprio Vitória. É amigos, no futebol é assim. Quando se fala muito, também se pode ouvir muito. Principalmente quando se fala o que não se deve. O respeito ainda deve existir.

Diariamente
Tenho recebido muitos áudios de torcedores, e conselheiros, do ABC. São áudios fortes sobre o atual momento do clube alvinegro. Não tenho dúvidas em afirmar que, a grande maioria do que se comenta é verdadeiro. Porém, entendo também que, muita coisa do que é dita chega de forma mais forte. Digamos que alguns aumentam o que de fato se passa. Na realidade alguns torcedores aproveitam todo o seu descontentamento para dar seu recadinho a direção do ABC. Tenho evitado citar os vários motivos dos áudios nas minhas redes sociais, pois muitas vezes entendo que, muita coisa do que é dita não é provada. Então, o melhor mesmo é esperar para que alguns dos citados possam vir a público desmentir, ou confirmar, o que é divulgado.

Não dá para entender
No último sábado, o vereador Klaus Araújo, concedeu entrevista na Rádio Globo, onde afirmou seu desejo de ser presidente do América. Disse em alto e bom tom, de que, colocaria seu nome a disposição do clube. Porém, só aceitará se for por consenso. Que não entrará em disputa com quer que seja. Durante os últimos dias li nas redes sociais, assim como recebi vários comentários no meu blog, onde alguns torcedores não se mostravam favoráveis a candidatura de Klaus Araújo. Quer dizer. Quando surge o novo alguns não gostam. Quando não aparece ninguém para se candidatar estes mesmos torcedores reclamam que os “cardeais” continuam no comando do futebol. Vá entender!

É cada uma
Nos dois últimos dias, as torcidas de Grêmio e Santos, protagonizaram episódios ridículos em frente aos hotéis em que se encontravam hospedados os elencos do Botafogo/RJ e Barcelona, soltando foguetões e fazendo muita baderna. Segundo estes torcedores a intenção era fazer com que os jogadores não dormissem durante a noite. Quer dizer, os caras ainda fazem futebol como se estivessem no final dos anos 80.


Descontentamento

Publicação: 19/09/17
Nas redes sociais, o descontentamento dos torcedores do ABC, é cada vez mais forte, com o atual momento da equipe na série B. A frasqueira grita cada vez mais alto nas redes sociais contra a direção do clube. Contra a direção de futebol. Áudios sendo distribuídos nas redes sociais com conversas de conselheiros. De diretores. De torcedores. Se antes a frasqueira estava dividida entre os que acreditavam e os que não acreditavam na atual diretoria, hoje fica muito evidenciado os erros cometidos. Digo sempre que, entendo muito bem o que pensa o torcedor alvinegro. É um misto de decepção com revolta. Infelizmente se falou muito. E, se errou demais. Simples assim.

Árbitro de Vídeo
Após o polêmico gol de Jô, de mão, contra o Vasco da Gama, no último domingo, quando o 4º árbitro estava a menos de 1 metro do lance, e o árbitro central a menos de 3 metros, a CBF, na pessoa do seu presidente, Marco Polo Del Nero, resolveu antecipar o uso do árbitro de vídeo, já para os próximos dias. Não dá para negar que as opiniões, favoráveis e contrárias, são muito divididas. Mas, no meu caso, sou totalmente favorável ao árbitro de Vídeo. Entendo que, as equipes que não merecerem vencer uma partida não serão beneficiadas por um erro de arbitragem.      

Thiago Sala
Gostei da renovação do contrato do zagueiro Thiago Sala com o América. Acredito que o zagueiro poderá ser útil a equipe rubra. É bem verdade que a equipe rubra não disputará a Copa do Nordeste. Mas, terá Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Série D. Com a experiência que tem, Thiago Sala, deverá assumir a titularidade da equipe.

Segue sua sina
A equipe do ABC segue sua sina na série B. Já são 7 partidas sem vitórias. A última foi contra o Brasil de Pelotas, no estádio Frasqueirão, por 1x0. Já são 6 jogos sem marcar um único golzinho. São 17 pontos ganhos em 24 partidas disputadas. Marcou apenas 15 gols. E, tomou 32 gols, até o momento. A direção de futebol já contratou 3 técnicos na competição. E, um caminhão de jogadores de baixa qualidade. Restando 14 jogos para o final da série B a equipe alvinegra precisará de 10 vitórias para escapar da série C em 2018. A equipe precisará pontuar como se estivesse disputando o título. Confesso que gostaria de acreditar, contudo fica difícil de acreditar quando se olha para o elenco de baixíssima qualidade que foi montado pela direção de futebol do alvinegro.    

Já foram vendidos 21 pilares
Dos 24 pilares que o estádio Arena América precisa para a construção dos primeiros camarotes, 21 deles já foram comprados por conselheiros e torcedores comuns. Neste caso restam apenas 3 pilares a serem vendidos para que os camarotes comecem a ser construídos. Sem dúvida alguma um gol de placa para os diretores que estão à frente do projeto Arena América. Digo diariamente que, a história do América Futebol Clube será outra daqui para frente. Disso não tenho nenhuma dúvida.

Podem voltar
Para a partida contra o Figueirense no próximo final de semana, o técnico Itamar Schulle, poderá ter de volta três jogadores que ficaram de fora da partida contra o Paysandu. Léo Fortunato, Bocão e Anderson Pedra, por motivos diversos, não enfrentaram o Papão. Dos três citados, apenas Anderson Pedra ficou de fora por contusão. Já os dois primeiros por conta dos cartões. Além dos citados acima ainda tem Victor Júnior, Eltinho, Marquinhos e Filipe, podem reaparecer. Já Osvaldo não deve reaparecer tão cedo entre os titulares.

Mais dois serão anunciados
No dia de ontem a direção do América anunciou a renovação do contrato do zagueiro Thiago Sala. Pelas informações que recebo, além de Thiago Sala, a direção deverá confirmar nos próximos dias mais dois nomes que já estão contratados. Isso é uma prova cabal de que, mesmo sem ainda ter escolhido o seu novo presidente, os homens que estão à frente do futebol rubro, Eduardo Rocha, Paulinho Freire, Hermano Morais e João Maria Belmont, seguem trabalhando firme. Forte. A intenção é montar um elenco em condições de disputar o título. De se reencontrar com as vitórias. Vamos aguardar para saber quem são os novos contratados da equipe rubra visando o ano de 2018.

Itamar Schulle
O técnico do ABC, Itamar Schulle, vem sendo muito questionado nas redes sociais pela torcida alvinegra por conta das suas escolhas na hora de escalar a equipe. Não conheço Itamar Schulle, aliás nunca falei com ele nem mesmo pelo telefone. Contudo, assim como eu disse com Geninho e Márcio Fernandes, entendo que Itamar Schulle, é técnico de futebol, e não mágico. Fazer a equipe do ABC apresentar algo de positivo com o atual elenco, é o mesmo que você querer que, um engenheiro faça uma cirurgia cardiovascular num paciente em estado terminal. Se existe alguém que não tem culpa do que acontece com o ABC é o técnico. Simples assim.    


Mais um tiro

Publicação: 16/09/17
O ABC tem mais um tiro na série B a ser dado na tarde de hoje. A equipe alvinegra enfrentará o Paysandu, em Belém, na Curuzu, às 16h300. Dos 38 tiros que tinha no início da competição, restam agora apenas 15 tiros. O pior de tudo é que, dos 15 tiros que ainda restam a equipe de Ponta Negra precisará acertar 10 deles. Não é fácil. Contudo, não se pode desistir. Enquanto a matemática estiver funcionando a equipe alvinegra precisa continuar lutando. Vencer ao Paysandu para chegar aos 20 e diminuir a margem de pontos para os que estão à sua frente na tabela. Simples assim.   

Bem na fita
Quem esteve ontem comigo, e com Ronny Peterson, na TV Metropolitano, Canal aberto 23.1, no Programa Metrô Esportivo, foi o técnico do Globo, Luizinho Lemos. Sem dúvida alguma um dos melhores técnicos do ano, não apenas do futebol do RN, contudo eu diria que do Nordeste. O Globo obteve praticamente todos os seus principais objetivos em 2017. Luizinho Lemos mostrou muita personalidade. Muita segurança. Nenhum segredo para mim, pois sempre disse nos meus comentários que o técnico do Globo tem tudo para ser um profissional de sucesso. Aliás, já é um profissional reconhecido.

Anderson Pedra
O volante Anderson Pedra está fora da partida de logo mais contra o Paysandu. Pela última partida que fez contra o Santa Cruz acredito que o Pedra fará falta. Jogando ao lado de Guedes o volante Anderson Pedra fez bons jogos pela equipe alvinegra. Agora, na ausência de Guedes em diversas partidas por contusão o futebol de Anderson Pedra caiu de produção. Bom, mais com a contratação de Djavan junto ao Botafogo/PB acredito que o jogador do clube paraibano deverá começar a partida como titular. Até porque foi indicado pelo técnico Itamar Schulle.

Absurdo
Uma das torcidas organizadas do São Paulo, reivindicou, e foi atendida, pela direção do clube, a participar de uma reunião com o grupo de jogadores, comissão técnica e direção. Juro que demorei para acreditar, contudo ao ver as imagens não pude deixar de constatar a veracidade da notícia. A torcida organizada que participou da reunião, que durou quase 2 horas, foi em clima “amistoso”. A que ponto chegaram os dirigentes do futebol brasileiro. Daqui a alguns dias, não se assustem, se alguma torcida organizada, reivindicar, e for atendida pela direção de algum clube, de que, a preleção nos vestiários deverá ser dos chefes dessas mesmas torcidas. Absurdo. Este é o meu pensamento.

No mínimo de 7 a 8 contratações
Segundo o técnico, Luizinho Lopes, do Globo, em entrevista que me concedeu no dia de ontem, confirmou que, o Globo fará de 7 a 8 contratações visando a série C de 2018. Luizinho disse que, a intenção é contratar já no início do ano. Contudo, se não for possível todos ainda na pré-temporada, no decorrer do Campeonato Estadual e na Copa do Nordeste alguns outros poderão chegar. Luizinho Lopes sabe que, uma coisa é Campeonato Estadual e série D. Outra é a série C. Pensamento mais do que correto o do técnico do Globo. Campeonato Estadual não serve como parâmetro para uma competição tão nivelada como a série C.

Começa o mata-mata da série C

Hoje, começa o mata-mata da série C. E, não será fácil. O Tupi/MG receberá o Fortaleza/CE. Após vários anos decidindo em casa a equipe alencarina jogará a última partida fora de casa. O CSA enfrentará o Tombense na casa do adversário e fará a última partida no estádio Rei Pelé. O Volta Redonda receberá o Sampaio Corrêia no Raulino de Oliveira, na noite de hoje. A equipe de São Luiz do Maranhão decidirá o acesso a série B jogando diante do seu torcedor. E, o Confiança receberá o São Bento jogando a primeira partida em casa. Já a equipe de São Paulo terá a vantagem de decidir em casa no próximo final de semana. O bicho vai pegar. Serão dois jogos de 180 minutos.

Primeira reunião
Na última quinta-feira ocorreu a primeira reunião do grupo de futebol do América. Eduardo Serrano Rocha, Hermano Morais, Paulinho Freire e João Maria Belmont, estiveram presentes na reunião. É claro que ninguém vai confirmar, contudo acredito eu que, alguns nomes já devem ter sido discutidos. Não é que o clube vá contratar jogadores nos próximos dias. Mas, com certeza alguns nomes já devem estar sendo analisados. Acredito mesmo que apenas no início do mês de novembro é que deveremos começar a ter novidades a respeito de contratações na equipe rubra.



Ainda respira

Publicação: 14/09/17
O ABC ainda respira na série B. É bem verdade que com aparelhos. Todavia, não pode desistir, mesmo com todas as dificuldades. No próximo sábado a equipe alvinegra enfrentará o Paysandu, em Belém, às 16h 30. Com certeza um jogo complicado. Difícil. Até porque a equipe paraense também briga na parte de baixo da tabela. A pressão será grande. Agora, quando se está na chuva é para se molhar. Então,  que a equipe alvinegra consiga permanecer mais vivo do que nunca. Para isso precisará vencer o papão da curuzu.

Próximos do retorno
A equipe do ABC poderá ter os retornos de alguns jogadores que estavam no DM para a partida contra o Paysandu.  Eltinho e Filipe podem ser novidades. Agora, não acredito que o técnico Itamar Schulle coloque os dois jogadores como titulares. Até porque estão sem atuar a muito tempo. Filipe tem feito falta. Até porque ele e Osvaldo são os dois melhores jogadores da zaga. Já Eltinho começou muito bem a série B, porém caiu muito de produção. Bom, vamos esperar para saber qual o pensamento do técnico Itamar Schulle no tocante à escalação.

Podem estrear
O técnico Itamar Schulle ganhará reforços visando o compromisso contra o Paysandu. Daniel, Jean e Djavan, poderão estar a disposição para isso será preciso que seus nomes saiam no BID até sexta-feira. Como vinham atuando nos ex-clubes acredito que os três jogadores tem grandes chances de atuarem no próximo sábado. Não conheço os dois atletas que vieram do Salgueiro, Jean e Daniel. Já Djavan eu conheço e digo que o ABC fez uma boa contratação. Vamos esperar que os atletas possam ajudar a equipe em um momento tão difícil pelo qual passa.

Globo em 2018
Acredito que a equipe do Globo será outra visando o ano de 2018. Não podemos esquecer que, série D é uma coisa, série C é outra completamente diferente. Além disso a equipe de Ceará-Mirim também terá Campeonato Estadual,Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Ainda tem tempo para se organizar, contudo não se pode deixar para última hora. Com certeza Luizinho Lopes já deve ter na cabeça alguns dos nomes que deverão compor o elenco visando as competições do ano que vem. Não tenho dúvidas de que, o Globo vai querer chegar ainda mais longe em 2018.

Resultados normais
Os resultados de ontem no Sub-19 podem ser considerados como resultados normais. No Arena das Dunas o América venceu ao Santa Cruz por 1x0,,gol de Marcelino. Já no estádio Frasqueirão ABC e Globo empataram em 0x0. Com este resultado a equipe rubra sai na frente em relação ao Santa Cruz, pois jogará pelo empate Já o Globo terá como vantagem o fato de decidir em casa, ou seja no estádio Barretão. Pelas informações que recebi, dificilmente Globo e América, perderão a oportunidade de decidir o título de 2017.

Na direção certa
Tido até recentemente como um dos clubes que mais devem no futebol brasileiro, o Clube de Regatas Flamengo, parece que está encontrando uma luz no fim do túnel. Na gestão do atual presidente, Eduardo Bandeira de Melo, o Flamengo parece outro clube. Pagou várias ações trabalhistas. Tem contratado jogadores de grande qualidade. Tem investido alto nas bases. Observem que recentemente o clube carioca vendeu o atacante Vinicius Júnior ao Real Madri por mais de R$ 100 -milhões de reais. E, pagou boa parte das dívidas junto aos órgãos públicos. Ontem, o site Globo.com, informou que a direção do clube trabalha para comprar nos próximos meses um terreno por R$ 175 milhões de reais. A idéia é construir o seu CT e o seu novo estádio. Se todos os dirigentes do nosso futebol tivessem a mesma visão do presidente do Flamengo o futebol brasileiro poderia ser outro.

Jogou apenas 15 minutos
O atacante Nixon, que foi contratado pelo ABC, jogou apenas 15 minutos pela equipe alvinegra. Segundo informações o jogador chegou fora de firma. Como já estamos chegando a 24° rodada fica a dúvida se o atacante conseguirá chegar ao ápice da sua condição física até o final do ano. Nixon apareceu bem nas bases do Flamengo, contudo após um determinado período o jogador caiu de produção. Vamos torcer para que Nixon ainda possa ser útil a equipe alvinegra dentro da série B.

Na bronca
Nas redes sociais os torcedores do ABC continuam na bronca com o atacante Dalberto pelos últimos acontecimentos envolvendo o atleta e o clube. Entendo como sendo uma reação normal de parte da torcida. Agora, também entendo o lado jogador. Não é fácil você trabalhar sem receber. Principalmente quando você tem familiares que dependem de você no tocante ao lado financeiro. Que este assunto possa ser definido de uma vez por todas. E, que Dalberto possa dar prosseguimento à sua carreira.


Cortando gastos

Publicação: 12/09/17
O presidente do Conselho Deliberativo do América, José de Vasconcelos da Rocha, segue cortando gastos no clube rubro. Como o cacau anda curto a direção resolveu segurar a grana para colocar a casa em ordem. Tomei conhecimento, de que, atualmente, apenas 8 garotos das categorias das bases, estão se alimentando no clube. Aliás, no clube não. Na residência de uma das cozinheiras que fica próxima ao CT. Segundo o que pude apurar o presidente do Conselho Deliberativo, José Rocha, também cortou aproximadamente R$ 12 mil reais no tocante a alguns funcionários do CT que foram demitidos. Economia mais do que necessária. Não esqueçam que o América só voltará a atuar na segunda quinzena de janeiro/2018. Portanto, até lá não se tem receitas. Apenas despesas. Parabéns ao presidente José de Vasconcelos da Rocha.

Contratando
A direção do ABC, na pessoa do presidente Judas Tadeu Gurgel, confirmou ontem que o clube contratará mais quatro jogadores nos próximos dias. Aliás, se já não tiver contratado entre o momento em que eu fazia a coluna e a circulação da Tribuna do Norte. Alguns nomes foram citados. Djavan e Roger Gaúcho do Botafogo/PB. E, Negretti do Globo. Tive oportunidade de dizer, e vou reafirmar, de que, no meu entendimento se não fosse para contratar jogadores diferenciados o melhor mesmo era continuar com os que ai estão. Insisto que, a hora de contratar já passou. Simples assim.

De parabéns
Estão de parabéns todos os que fazem a equipe do Globo. O águia foi vice-campeão da série D, disputando uma competição com mais de 70 clubes. E, na final fez bonito ao derrotar o Operário por 1x0 na partida final. Infelizmente, na partida anterior, havia sido goleado por 5x0 por este mesmo Operário. No meu entendimento foi justamente na primeira partida que a equipe de Ceará-Mirim perdeu o título. Contudo, o principal objetivo foi atingido. No caso o acesso a série C de 2018. Mais uma vez parabéns a todos os envolvidos.

Uma das piores partidas da série B
A partida do último sábado ABC 0x0 Santa Cruz, foi uma das piores da série B que assisti no ano de 2018. Impressionante a falta de qualidade de lado a lado. Os ataques de tricolores e alvinegros, foram horrorosos. Tatá, Daniel Cruz e Fabinho, pelo ABC. E, Grafite, pelo Santa Cruz, não estiveram em campo. Não foram as duas defesas que estiveram muito bem. Mas, sim os ataques que foram inoperantes. O resultado não poderia ser outro. Empate sem gols. Que a equipe do ABC possa se reencontrar nas próximas partidas.

Sem novidades no tocante a contratações
Alguns torcedores do América, cobram nas redes sociais, a divulgação de nomes de possíveis contratações visando o ano de 2018. Não tem como isso ocorrer neste momento. Estes mesmo torcedores se esquecem, de que, o clube rubro não tem receita. Não tem reserva financeira. Muito pelo contrário. Só despesas. E, neste momento o presidente do Conselho Deliberativo está mesmo é enxugando em todas as áreas. Contratações mesmo só a partir do início do mês de novembro. Pelo menos é assim que penso. É assim que vejo.

Vem muito bem
Mais uma vez, o bom zagueiro Léo Fortunato, fez um péssimo jogo contra o Santa Cruz. E, para complicar ainda mais acabou expulso de campo ao receber o 2] cartão amarelo, e consequentemente o vermelho. Não entendi a opção do técnico, Itamar Schulle, pelo Léo Fortunato em detrimento de Tonhão. Assim também como não entendi improvisar Márcio Passos como segundo zagueiro deixando Cleyton de fora da equipe. Que Cleyton caiu de produção isso é fato. Porém, caiu coincidentemente quando Osvaldo e Filipe se machucaram e deixaram a equipe. Nas partidas em que Léo Fortunato esteve em campo nesta série B a equipe do ABC, como num todo, não rendeu. Muito mais ainda a defesa que falhou em todos os jogos. Que Léo Fortunato possa recuperar o seu futebol.

Se aproximando do início
Nos próximos dias a segunda divisão do Campeonato Estadual terá seu início. E, tudo indica que a segundona promete. Tenho acompanhado as formações das equipes, e continuo acreditando que, o Mossoró Esporte Clube, tem tudo para se sair melhor do que os seus adversários. Futebol não é uma matemática exata. Muito pelo contrário. É uma caixinha de surpresas. Portanto, mesmo acreditando no potencial da equipe da terra do sal, não me surpreenderei se algum dos outros clubes que estão na disputa vier a desbancar a equipe mossoroense.