Uma bela partida

Publicação: 17/07/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

A equipe alvinegra realizou uma bela partida contra o Confiança no último sábado quando goleou a equipe sergipana por 4x0. Sobrou disposição, garra, vontade e dedicação a todos os atletas que participaram da partida. Assim um grande futebol dentro de campo. Do goleiro Edson aos jogadores que entraram no 2º tempo, todos mostraram que querem tirar o clube alvinegro da situação em que ele se encontra. No próximo domingo tem o Salgueiro. Mais uma vez é vencer ou vencer.

Título merecido
A Seleção da França conquistou seu Bicampeonato Mundial. A equipe francesa venceu a Croácia no último domingo por 4x2. Para uma seleção que venceu seis jogos e empatou apenas uma, não perdendo nenhuma partida, posso dizer sem medo de errar que o título foi mais do que merecido. Parabéns a todos os franceses. 

Sampaoli
O técnico Sampaoli não é mais o comandante da Seleção Argentina. Sampaoli foi demitido pela AFA no último sábado. A Seleção Argentina teve uma participação discreta na Copa do Mundo da Rússia. Passou com dificuldades pela primeira fase e foi desclassificada pela França na segunda fase em uma partida espetacular. Comandar a Seleção do Chile é uma coisa. Comandar a Seleção Argentina é outra completamente diferente.

Modric
Na minha coluna de sábado, 14.07.18, tive oportunidade de dizer que, estava entre Mbappé e Modric, a escolha do melhor jogador da Copa do Mundo da Rússia. E deu o Croata. Sem dúvida alguma Modric foi merecedor. O meia jogou muito nessa Copa do Mundo da Rússia.

Entra para um seleto grupo de jogadores
Aos 19 anos, Mbappé, entrou para o seleto grupo de campeões mundiais que conquistaram o feito antes de completarem 20 anos. O uruguaio Rubén Morán (Copa do Mundo de 1950), o italiano Giuseppe Bergomi (Copa do Mundo de 1982), e Pelé (Copa do Mundo de 1958), eram os três jogadores que haviam conquistado este espaço atuando como titulares nas suas respectivas seleções. Parabéns ao garoto Mbappé.

Dois bons jogadores
Assisti ontem Imperatriz 1x0 Treze, pela primeira partida das semifinais da série D. E mais uma vez tive oportunidade de ver o bom futebol apresentado pelo meia Eloir e pelo atacante Júnior Chicão do clube maranhense. Espero que os nossos dirigentes possam ter anotado nas suas cadernetinhas os nomes desses dois jogadores.

Foco agora é no Salgueiro
Após golear o Confiança no último final de semana por 4x0 a equipe alvinegra foca agora o Salgueiro no próximo domingo no estádio Frasqueirão. É vencer ou vencer. Em vencendo a equipe alvinegra volta definitivamente a brigar pelo acesso à série B. E se isso não for possível se distanciará muito da parte de baixo da tabela. Acredito que se a equipe alvinegra repetir o mesmo futebol apresentado contra a equipe sergipana, dificilmente a equipe alvinegra deixará escapar mais uma vitória.

Muitos se fizeram presentes
Na missa realizada no último sábado por ocasião do aniversário do América na Sede Social da Rodrigues Alves, muitos americanos marcaram presença. Mesmo o clube passando por um péssimo momento dentro de campo nos últimos anos, ninguém deixa de torcer. Não se muda de clube. Digo sempre que o dirigente passa, porém o clube fica. O América é mu8ito maior que todos. O segredo é todos os rubros se darem as mãos e procurarem tirar o clube da atual situação.

Tem feito bonito
No último sábado assisti Santa Cruz 1 x1 Globo. A equipe de Higor Cezar mais uma vez fez bonito. Tomou um gol aos 35 minutos do 2º tempo, contudo teve forças para buscar o empate aos 48 minutos com o atacante Max. O Globo segue mais vivo do que nunca na série C.  


Mais uma decisão

Publicação: 14/07/18
O ABC volta à campo hoje às 16h00 no estádio Frasqueirão. A equipe alvinegra enfrentará o Confiança/SE. Mais do que nunca a equipe alvinegra precisa da vitória. Qualquer outro resultado pode deixar a equipe de Ponta Negra em uma situação ainda mais perigosa na série C. Com 15 pontos ganhos e na 7ª colocação o ABC não pode se dar ao luxo de nem mesmo empatar. É vencer ou vencer.

Terceira colocação
Hoje tem a decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo na Rússia. Bélgica e Inglaterra jogam em Moscou. A seleção inglesa ainda não digeriu bem a derrota para a Croácia de virada. Já a Bélgica quer a vitória para chegar onde nunca chegou. Na realidade a equipe belga poderia ter chegado mais longe, contudo encarou nas semifinais a França a acabou derrotada pela equipe francesa. Acredito em um grande jogo.

Zagueiro Henrique
O zagueiro Henrique começa como titular pela primeira vez no ano na equipe alvinegra. Como Danrlei foi expulso contra o Botafogo/PB e Samuel não vive um bom momento o técnico Ranielle Ribeiro optou pela zagueiro gaúcho como titular. Henrique terá a oportunidade de mostrar o seu futebol ao torcedor alvinegro.

Decisão
Amanhã tem a decisão da Copa do Mundo da Rússia. França e Croácia decidem quem será o novo campeão mundial. A equipe francesa quer o seu segundo título. Já a seleção croata quer o seu primeiro título. Acredito que grande parte dos torcedores espalhados pelo mundo torcerão a favor da equipe da Croácia. Contudo, creio que a equipe francesa chega mais forte para a decisão. Que possamos ter um grande jogo ao meio dia de amanhã.

Quem será?
Amanhã saberemos quem será escolhido pela Fifa como o melhor jogador da Copa do Mundo da Rússia. Os principais nomes estão de fora da lista. Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, não deverão aparecer entre os favoritos. Posso estar enganado, porém acredito que a disputa ficará entre Mbappé da França e Modric da Croácia. Até porque realizaram grandes jogos pelas suas respectivas seleções.

Motivo de chacota
O atacante Neymar segue sendo motivo de chacota pelo mundo afora pelo teatro na Copa do Mundo da Rússia. Neymar é um jogador excepcional, contudo sua conduta em campo sempre deixou muito a desejar. Desde a época em que surgiu no Santos. Neymar teve tudo para ser o grande nome da Copa do Mundo da Rússia, mas suas simulações mancharam a sua imagem que já vinha desgastada desde a sua saída do Barcelona. Que Neymar possa melhorar sua postura dentro das quatro linhas. Até porque já não é mais nenhum menino.

Volta
O atacante Leandrão está de volta a equipe alvinegra na tarde de hoje. Leandrão ficou de fora das duas últimas partidas da equipe alvinegra. Tenho dito que de nada adiantará jogar Leandrão, Rodrigo Rodrigues e Leandro Cearense, se a bola não chegar. Se os laterais não chegarem a linha de fundo. Se os meias não chegarem de trás. Leandrão sabe fazer gols, contudo se a bola não chegar nem ele nem nenhum outro atacante conseguirá balançar as redes do adversários. Que hoje seja o dia de Leandrão e do ABC.

Reassume a posição
O goleiro Edson está de volta ao gol da equipe alvinegra. Edson passa uma grande tranquilidade ao torcedor abecedista. O goleiro ficou por quase 2 meses ausente dos gramados. Na partida decisiva nas semifinais da Copa do Nordeste contra o Sampaio Correia Edson voltou, porém sentiu novamente a contusão e foi novamente para o DM. Parece que agora a volta aos gramados é para ficar.

Deixará saudade
A Copa do Mundo da Rússia chega ao seu final na tarde de amanhã. França e Croácia fazem a grande final. Mesmo com o Brasil não chegando a final a Copa da Rússia deixará saudade. Foram grandes jogos e uma grande festa fora das quatro linhas. As torcidas deram um show à parte. Daqui a 4 anos começa tudo de novo. Só que desta vez no Qatar. Então, um até breve a todos que fizeram essa grande festa acontecer.


Fora da série C

Publicação: 12/07/18
O ala Vitinho está fora da série C. O exame do jogador constatou que Vitinho precisará passar por uma cirurgia. Vitinho se machucou na derrota contra o Santa Cruz por 3x0. Sem dúvida alguma um dos poucos reservas que o técnico Ranielle Ribeiro podia contar. Jogador deverá voltar nos próximos dias ao Internacional onde fará a sua cirurgia e depois se recuperar para que possa voltar a jogar em 2019.

Chegou
A Seleção da França garantiu a sua chegada a final da Copa do mundo da Rússia. A equipe francesa quer o bicampeonato. Em 1998 a Seleção da França conquistou pela primeira vez a competição ao derrotar a Seleção Brasileira por 3x0. Na última terça-feira a equipe venceu a Bélgica por 1x0. A jovem equipe francesa tem tudo para conquistar o bicampeonato mundial. Das seleções que chegaram a Copa da Rússia a França é uma das poucos que entraram como favorita. Brasil, Argentina, Alemanha e Espanha, eram as outras seleções poderiam ter chegado.

Apoio da torcida
A equipe alvinegra vai precisar muito do apoio do seu torcedor na partida do próximo sábado contra o Confiança no estádio Frasqueirão. Digo sempre que se com o apoio do torcedor a situação é difícil, imagina então sem o seu apoio. Acredito que a frasqueira se fará presente ao Frasqueirão, pois a equipe dentro de campo promete dar a resposta.

Proposta
O zagueiro Tonhão recebeu proposta de um clube do futebol português. Porém, a informação é que a direção do ABC não deverá emprestar o atleta ao clube português já que a transação não renderia bônus ao alvinegro. A ideia é que o jogador seja emprestado a um clube brasileiro. Tonhão vinha realizando boas partidas pelo alvinegro, contudo nos últimos jogos seu futebol caiu muito de produção. Que possa ser feliz em sua nova empreitada.

Parabéns
Na última terça-feira o Alecrim completou 50 anos da conquista do título invicto de 1968. O alviverde vive um momento complicado da sua história. No ano passado o Alecrim caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Estadual. O verdão é um clube tradicional do futebol potiguar. Aliás, do futebol nordestino. Parabéns a todos os que fazem o clube alviverde.

No próximo sábado
O América faz 103 anos no próximo sábado. O clube alvirrubro tem uma história. São muitas conquistas ao longo desses 103 anos de existência. Vive um péssimo momento, e isso é fato. Agora, precisa se recuperar com a máxima urgência, pois tem dado tudo errado nos últimos anos no futebol rubro. Que a direção rubra possa ter a capacidade de superação. Que o clube rubro possa se reencontrar em um futuro bem próximo.

Continua de fora
O atacante Leandrão continua de fora da equipe alvinegro. No próximo sábado o ABC volta a campo quando enfrentará o Confiança no estádio Frasqueirão. O atacante está na fase de transição. Acredito que para o confronto da outra semana contra o Salgueiro o atacante possa estar de volta a equipe alvinegra. Leandrão pode ser útil a equipe alvinegra nesta reta final da série C.

Vai pegar uma pauleira
O Globo enfrentará no próximo final de semana o Atlético/AC em Rio Branco. Sem dúvida alguma a equipe de Higor Cezar pegará uma pauleira. O clube acreano ainda não perdeu, aliás nem mesmo empatou atuando dentro do seu estádio. Venceu todas as partidas. E tomou apenas dois gols dentro de casa em toda a série C. Mas, quem sabe se não será a vez do Globo de mudar essa história.

Pode estar voltando
O goleiro Edson já deverá estar à disposição do técnico Ranielle Ribeiro para a partida contra o Confiança no próximo final de semana. Edson está a um bom tempo no DM. Voltou contra o Sampaio Correia, mas sem a menor condição física. Edson é um jogador bastante experiente e que pode ser muito útil a equipe aos mais jovens da equipe alvinegra. Se será titular ou não caberá ao técnico a decidir. Contudo, passa muita tranquilidade ao torcedor alvinegro.


Área perigosa

Publicação: 10/07/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

Com a derrota para o Botafogo/PB por 2x0 no último final de semana a situação do clube de Ponta Negra ficou ainda mais complicada. No momento o clube alvinegro é o sétimo colocado no seu grupo em uma posição bastante incomoda, pois está a 2 pontos do penúltimo colocado que a Juazeirense, e a 4 pontos do último colocado, no caso o Clube do Remo. Como terá dois compromissos em casa contra Confiança e Salgueiro, a equipe não pode pensar em outro resultado que não seja duas vitórias. É vencer ou vencer.

Inveja branca
Hoje, às 15h00, teremos Bélgica e França. Poderia ser Brasil e França, contudo a incompetência dos nossos jogadores não nos deixaram chegar à semifinal da Copa do Mundo. No meu entendimento quem passar para a final entre os dois será o campeão mundial de 2018. Não vejo Inglaterra e Croácia com forças para bater na Bélgica ou na França. Continuo acreditando que a seleção francesa é a favorita, porém não se pode desprezar a seleção belga. Acredito em uma grande partida na tarde de hoje.

No mínimo foi irresponsável
Gosto muito do futebol do zagueiro Danrlei do ABC. Agora, ele no mínimo foi irresponsável na partida do último domingo contra o Botafogo/PB. Danrlei cometeu um pênalti desnecessário e acabou expulso por ter agredido o atacante do clube paraibano de forma ridícula. Acredito que o atual momento pelo qual passa a equipe alvinegra tem mexido com os nervos de alguns jogadores, entre eles destaco Danrlei.

Jogando para a torcida
Quando alguns pedem que o torcedor tenha direito a voto na eleição para presidente, de fato não é bem isso que eles querem, porém eles gostam mesmo é de jogar para torcida. Se o voto do torcedor fosse, de fato, a redenção dos clubes do futebol brasileiro eu seria o primeiro a concordar. Contudo, não é por aí. Na realidade o que alguns querem mesmo é estar nos braços da torcida. É fazerem graça para a torcida. Simples assim.

Absurdo
O que alguns marginais da torcida do Santa Cruz fizeram com três torcedores do Clube do Remo é um absurdo. Agrediram com socos, pontapés e paus a três homens indefesos. Aproximadamente 30 integrantes da torcida tricolor bateram nos três indefesos torcedores do clube de Belém. Lamentável. Triste. Não é assim que se faz futebol.

Três do Nordeste
Dos quatro clubes que subiram para a série C de 2019, três deles são do Nordeste. Imperatriz/MA, Treze/PB e Campinense ou Ferroviário/CE (coluna foi fechada antes do término da partida de ontem). O outro clube que subiu foi o São José/RS. Isso é muito bom para o Nordeste. A série c de 2019 promete ser vibrante.

É muita grana
Pouco menos de um ano depois de balançar o mercado da bola ao levar Neymar do Barcelona por 222 milhões de euros (R$ 820 milhões, à época) o Paris Saint-Germain fez uma oferta ainda maior por outro craque brasileiro. Segundo informações o clube enviou uma oferta de 270 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão) a um dos agentes de Philippe Coutinho para que o meia deixe a Catalunha rumo a Paris. No futebol Europeu o que não falta é dinheiro.

Perdeu uma grande oportunidade
O Globo perdeu uma grande oportunidade de estar brigando na parte mais alta da tabela ao empatar em 1x1 com o Juazeirense no último final de semana. Se tivesse vencido a equipe de Higor Cezar estaria no G4. É bem verdade que o clube de Ceará-Mirim está invicto a seis jogos, foram quatro empates e duas vitórias, contudo poderia estar sonhando mais alto.

Preocupante
Na rua muitos torcedores vem conversar sobre o atual momento pelo qual passa o ABC. A preocupação de 99% deles é com uma possível queda para a série D. Eu tenho dito que até gostaria de pensar diferente deles, contudo não tenho como. O risco de queda de fato é muito grande. É que a equipe caiu de produção em momento inoportuno. Próximo do término da série C. Restam cinco rodadas e para não depender de ninguém o alvinegro precisará vencer três partidas. A equipe de Ranielle Ribeiro vive um péssimo momento. Tem que buscar forças onde não tem para sair dessa situação.

Proposta
A diretoria executiva do América vai apresentar ao Conselho Deliberativo uma proposta que permite que o sócio tenha direito a voto nas eleições do clube. A proposta do América é a venda de títulos patrimoniais. Serão 600 novos sócios patrimoniais, com valor de 3 mil e 200 reais, sendo que 200 reais é pago no ato da adesão, com o restante sendo divididos em 30 parcelas de 100 reais. O Sócio Patrimonial terá o direito de votar para eleger o Conselho Deliberativo que depois elege o Presidente conforme o estatuto. A direção acredita que poderá ter estes novos sócios já nos próximos dias.


Os mesmos

Publicação: 07/07/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

O fato do ABC contratar um Executivo de Futebol remunerado parece que não agrada a uma meia dúzia de seis do futebol potiguar. Primeiro veio Gustavo (Ex-Fluminense) que durou pouco tempo no clube. Depois o clube alvinegro contratou Rodrigo Pastana que realizou um bom trabalho, contudo foi detonado por essa meia dúzia de seis. Logo depois o clube alvinegro contratou Ferdinando Teixeira que ficou aproximadamente 2 anos no comando. Detalhe, todos eles na gestão do ex-presidente, Rubens Guilherme. N atual gestão de Paulo Tarcísio o clube contratou Giscard Salton. Pois muito bem, como que num passe de mágica, coincidentemente, os mesmos de sempre vem para as redes sociais detonar o atual Executivo de Futebol. Parece que o cargo interessa muito a essa meia dúzia de seis, pois eles buscam o este espaço como macaco procura banana.  

Tem que se recuperar
O ABC volta a campo neste final de semana sabendo que nenhum outro resultado lhe serve a não ser uma vitória. A equipe alvinegra enfrentará o Botafogo/PB em João Pessoa. A equipe de Ranielle Ribeiro deverá ter novidades. Uma já está certa. Como Tonhão não jogará mais pelo alvinegro o técnico deverá escolher um novo jogador para a posição. Danrlei e Vinicius disputam a vaga. Já nas outras posições o técnico ainda não divulgou quem sai e quem entra. Contudo, independentemente disso a equipe vai precisar se redobrar para sair da incomoda situação em que se encontra. 

Quitando os compromissos
O diretor financeiro do América, Walmir Nunes, concedeu entrevista ao repórter da Rádio Globo, Marcos Lira no dia de ontem. Walmir Nunes informou a Marcos Lira que o clube rubro estará quitando todas as suas dívidas com os funcionários até a próxima quarta-feira. É que até essa data o clube estará recebendo a grana da Timemania. Mesmo sem ter receita de Televisão ou de grandes patrocinadores a direção rubra tem honrado os seus compromissos. Seja com funcionários, ou com jogadores. Dentro do possível tudo tem sido pago.

Tem idiotas em todo lugar
Júlio Cocielo usou o seu canal no You Tube para se pronunciar após ser acusado de racista. Muitas pessoas se mostraram indignadas com o que disso o dito cujo durante a semana. Tudo começou quando Cocielo fez um post considerado racista sobre o jogador francês negro Mbappé durante a partida entre França e Argentina, pela Copa do Mundo da Rússia, no último sábado (30). “Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein”, disse o youtuber no Twitter. Tem gente que não merece nem mesmo resposta.

Continuarão bancando
Apesar de alguns poucos pedirem a cabeça do diretor financeiro do América, Walmir Nunes, o presidente do Conselho Deliberativo, José Rocha, e o presidente do clube, Eduardo Rocha, continuarão bancando a permanência do diretor financeiro. Walmir Nunes é o homem de confiança dos dois presidentes. Como o cargo é de confiança nada mais justo. Os dois juntos convidam, e desconvidam, quem bem quiser. Estão certos. Quem sabe onde o sapato aperta são eles.

Leandro Cearense
O atacante Leandro Cearense pode aparecer como novidade no ataque do ABC na partida contra o Botafogo/PB neste final de semana. O jogador poderá entrar na vaga de Leandrão que ainda não está completamente curado da contusão. Como Rodrigo Rodrigues não esteve bem diante do Santa Cruz, aliás nem ele nem nenhum outro da equipe, não será surpresa se Ranielle Ribeiro colocar Leandro Cearense como titular. Acredito que essa possibilidade passa a ser grande.

Pode retornar ao G4
O Globo pode retornar ao G4 neste final de semana. Para isso precisará vencer o Juazeirense e torcer para que outros clubes que estão próximos dele não pontuem. O Globo está a cinco jogos sem derrotas. A essa altura da competição quem chega ao G4 quer se manter. Mas, não se pode esquecer que vencer em casa é obrigação. E, sempre que possível se beliscar lá fora.