Último jogo em casa

Publicação: 18/11/17
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

E hoje o ABC faz o último jogo de 2017 em sua casa. No Frasqueirão. O pior é que será um jogo de despedida melancólico. Triste. A equipe jogará a última árida em casa já rebaixado para a série C de 2018. Após a partida de hoje só terá mais este ano, e será frasqueira de casa contra o Ceará. Na primeira partida da série B, contra o Paraná, eu tive oportunidade de dizer que, ou o ABC contrata ou cai para a série C. O mundo quase veio a baixo por eu ter dito isso. Não preciso contar o final da história. Nunca em toda a história do clube se errou tanto é em tudo. No planejamento. Nas contratações. Nos gastos. Bom, agora é olhar para frente. Esquecer o retrovisor. O tempo não volta.

Primeira semana de trabalho
A equipe rubra segue a sua preparação visando o ano de 2018. O elenco rubro teve uma semana de avaliações médicas. Na próxima semana ainda terá mais avaliações médicas e começará a trabalhar a parte física mais forte. Sem dúvidas chegará bem melhor no início do próximo ano do que as demais. A direção ainda busca a contratação de mais um atacante que jogue pelos lados do campo. Tenho dito diariamente que, pode até dar errado, mas não se 0ode negar que a direção vem fazendo a coisa certa. Isso se chama planejamento. Lá na frente é que veremos se tudo saiu como o planejado.

Todos no mesmo barco
Ontem, no escritório de um dos cardeais do ABC, ocorreu uma reunião onde estiveram presentes representantes de todas as correntes do clube. Vários nomes estiveram presentes. Entre eles ex-presidentes e conselheiros. Entre os presentes esteve Bira Rocha que tem lutado para pacificar o clube. Para que todos sejam apenas alvinegros. Sem cor. Sem religião. Sem partido político. E tem que ser assim. Tenho dito que o ABC é maior do que todos eles. Esqueçam as diferenças e pensem apenas no melhor para o clube. Simples assim.

Foi merecido
O título conquistado pelo Corinthians na série A foi merecido. A equipe corintiana foi melhor que as demais, principalmente no 1° turno quando não perdeu uma única partida. Já no 2° turno a equipe paulista caiu de produção, contudo a incompetência dos seus correntes lhe assegurou o título. Para quem começou o ano sendo apontada como a quarta força do futebol paulista nada mal conquistar o Campeonato Paulista e a série A. É como eu digo sempre. Uma coisa é no papel. A outra é dentro de campo. E, dentro das 4 linhas deu tudo certo para o timão.

Na liderança
Com 9 pontos na tabela de classificação o Força e Luz segue líder da Segunda Divisão. O Mossoró Esporte Clube que era o líder caiu para a quarta posição com os 6 pontos que perdeu por colocar um jogador irregular na partida em que venceu ao Força e Luz por 2x0 em Mossoró. A competição segue aberta. Contudo, agora a situação está invertida. Agora a situação se inverteu. E a equipe mossoroense que terá que correr visando alcançar a equipe de Ranilson Cristino.

Acertou
O presidente da FNF, José Vanildo, acertou em cheio ao anunciar Fernando Tonet como o novo técnico da seleção do RN do Sub-19. Fernando Tonet realizou um grande trabalho no Alecrim em 2017. Inclusive decidindo o 2° turno com o América. Acredito que, apesar do pouco tempo que terá para implementar o seu trabalho o técnico pode tirar algo a mais dos garotos. Aliás, tenho que conseguirá tirar.

Júlio Terceiro
A direção do América acerta em cheio ao anunciar Júlio Terceiro como o novo auxiliar de Leandro Campos. Júlio tem uma forte identificação com a torcida rubra. Com as cores do América. Como jogador esteve três vezes atuando com a camisa rubra. Júlio Terceiro sempre mostrou muita garra como jogador. Começou como técnico no Santa Cruz onde realizou um bom trabalho. Foi convidado pelo presidente da FNF, José Vanildo, para ser o técnico da seleção do RN do Sub-19, e estava realizando um bom trabalho. Mas, não poderia perder essa oportunidade do América, pois tem amplas possibilidades de crescimento ao lado de Leandro Campos. Desejar sorte ao Júlio Terceiro que é um cara do bem.

Guarani ou Luverdense
Dificilmente não será um dos dois. Guarani ou Luverdense farão companhia ao ABC, Santa Cruz e Náutico na série C do próximo ano. Na realidade acredito que a equipe de Campinas leva uma ligeira vantagem nesta reta final de série B. Creio que a Luverdense cairá ao término da competição. Caso isso se confirme existe a possibilidade da equipe do Norte fazer do grupo em estarão nossos dois representantes, ABC e Globo, na série C.


Mais um recomeço

Publicação: 14/11/17
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

Com as renúncias de Judas Tadeu e Rodrigo Salustino a torcida alvinegra espera que tudo possa voltar ao normal pelos lados de Ponta Negra. Que seja mais um recomeço no clube alvinegro. Que possa existir novamente o diálogo entre os cardeais. É preciso acabar com as divergências. Confesso que acredito que, com a saída de uns três ex-dirigentes que fomentavam a discórdia, isso possa ocorrer. O ABC está precisando de dinheiro, paz, harmonia e pessoas dispostas a ajudar. Aquelas que apenas fomentam a soberba, arrogância e prepotência, devem passar longe do clube. Simples assim.

Bom jogador
O volante, Felipe Guedes, deu adeus ao ABC. Jogador recebeu proposta do futebol chinês e já deixou Natal. Sem dúvidas uma das poucas contratações nestes 2 últimos anos no clube alvinegro que deu liga. Felipe Guedes sempre jogou com muita dedicação. Com muita vontade.  Se doou como poucos nestes últimos meses. Que possa ser feliz nesta nova empreitada.

Zagueiro Adriano 
O zagueiro, Adriano, contratado pelo América, fez grandes partidas quando atuou pelo ABC em 2015. Adriano estava atuando fora do Brasil. Agora chega para vestir a camisa rubra com o aval do técnico, Leandro Campos. Se tiver no clube rubro o mesmo desempenho que teve com a camisa do ABC, Adriano tem tudo para ser m dos titulares da equipe em 2018.

Renunciou
Ontem, no início da tarde, o vice-presidente do ABC, Rodrigo Salustino, entregou sua carta renúncia ao presidente do Conselho Deliberativo do clube. Na realidade Rodrigo Salustino já havia dito a pessoas próximas na semana passada de que, no mais tardar na segunda-feira (ontem) entregaria sua carta renúncia. Parabéns a Rodrigo Salustino que pensou primeiro no clube. Mostrou grandeza na sua saída. Eu sempre disse que, Rodrigo Salustino e Ricardo Couto, eram os dois únicos integrantes do grupo do ex-presidente, Judas Tadeu, que sempre procuraram o diálogo. Completamente diferente de outros que fomentavam o conflito.

Eu já dizia isso a 15 rodadas passadas
ABC, Santa Cruz e Náutico, estão matematicamente rebaixados para a série C de 2018. A aproximadamente 15 rodadas eu já dizia aqui, na TV Metropolitano, no Blog da TN e na Rádio Globo de que, os três citados acima já estavam virtualmente rebaixados. Que era apenas uma questão do matematicamente. No último final de semana se concretizou a queda. Coincidentemente foram os clubes que mais trocaram de técnicos. Que mais contrataram jogadores de pouca qualidade. Que mais planejaram errado. O futebol não aceita desaforos. Aqui se faz. Aqui se paga. 

Se apresentou 
O elenco rubro se apresentou ontem. No total 18 jogadores estiveram presentes na apresentação. Será uma semana de avaliação médica. Depois vem a parte física. Na realidade a direção rubra acerta em antecipar a apresentação do elenco rubro. Entendo que a equipe rubra sai na frente em relação aos demais visando o ano de 2018.

ABC tem interesse em renovar com Edson 
O vice-presidente de futebol do ABC, Rui Barbosa, esteve ontem comigo na TV Metropolitano. Rui concedeu entrevista onde citou alguns pontos que ele entende ser necessário neste momento no alvinegro. Entre outras coisas o advogado disse que o clube tem interesse em renovar contrato com o goleiro, Edson, que deverá ser chamado para uma conversa. No entendimento de Rui Barbosa o que vem dificultando isso é o fato de não se saber até o momento quem comandará o clube pelos próximos 12 meses. Mas, que está confiante numa renovação.

Os dois com 9 pontos 
Com a vitória de ontem por 5x1 sobre o Clube Atlético Potiguar, o Força e Luz chegou aos 9 pontos ganhos na tabela de classificação da Segunda Divisão ao lado do Mossoró Esporte clube. O problema é que o clube mossoroense deverá perder 6 pontos por ter utilizado um jogador de forma irregular. Agora, ainda acontecerá o julgamento. Então, no momento os dois dividem a liderança da competição. 

Era uma criança que apenas completava o time 
No primeiro dia de julgamento nos EUA, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin foi fez sérias acusações ao atual presidente, Marco Polo Del Nero. Os dois são acusados dos mesmos crimes pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos: receber propina para beneficiar empresas de marketing esportivo. Mas só Marin está sendo julgado. Del Nero está no Brasil, país que não extradita seus cidadãos. Segundo a defesa de José Maria Marin, ele era uma criança que apenas completava o time. É amigos, quando o bicho pega não tem essa de amizade. Cada um que tente se salvar ao seu modo.


Acertou

Publicação: 11/11/17
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

Judas Tadeu acertou em cheio ao renunciar à presidência do ABC. Desgastado pelos últimos resultados do clube, o agora ex-presidente, vinha sendo muito atacado nas redes sociais pela torcida. Digo mais uma vez que, Judas Tadeu tem relevantes serviços prestados ao ABC, porém errou muito ao aceitar a imposição de alguns que estiveram ao seu lado para retornar a presidência. Foi feliz em algumas situações. E, muito infeliz em outras. Com Judas Tadeu o alvinegro conquistou o maior número de Campeonatos Estaduais. Foi com Judas Tadeu que o ABC construiu seu estádio em parceria com a Ecocil. Mas, também foi com Judas Tadeu comando que o alvinegro caiu três vezes da série B para a série C. Que possa desfrutar agora apenas como torcedor.

Negou
O presidente do América desmentiu algumas notícias que circulavam nas redes sociais sobre uma possível oferta feita ao atacante do ABC, Adriano Pardal. O advogado disse que, não conversa com nenhum jogador que tenha contrato em andamento com outros clubes. E, que também não admite que seus diretores usem desse expediente. Eduardo Rocha está viajando, contudo pediu ao assessor de comunicação do clube, Canindé Pereira, que entrasse em contato com o blog passando essa informação.    

Ainda não decidiu
Segundo informações o vice-presidente licenciado do ABC, Rodrigo Salustino, ainda não se definiu em relação ao seu futuro no clube alvinegro. Mas, o próprio Rodrigo Salustino tem dito que, no mais tardar até amanhã deverá decidir se assume a presidência ou se renunciará. Tenho dito que, no meu entendimento o melhor para Rodrigo Salustino e para o ABC é a sua renúncia. Contudo, se ele resolver assumir a presidência está no seu direito. Até porque foi eleito de forma democrática. Vamos esperar para ver qual será a escolha do vice-presidente do alvinegro.

Apresentação depois de amanhã
O elenco do América que disputará o Campeonato Estadual, Copa do Brasil e série D, se apresentará depois de amanhã. Grande parte do grupo já está chegando à Natal. A direção rubra tem procurado dar ao técnico Leandro Campos uma grande estrutura. O presidente eleito, Eduardo Serrano Rocha, se cercou de outros grandes dirigentes para buscar a recuperação da hegemonia do futebol potiguar. Se dará certo ou não apenas o tempo responderá. Mas, o planejamento está correto. Sorte ao elenco rubro.

Bira Rocha
Acerta o Conselho Deliberativo do ABC Futebol Clube, quando concede, por unanimidade, proposta que dá a Abelírio Vasconcelos da Rocha, o título de conselheiro nato do referido órgão. Bira Rocha tem relevantes serviços prestados ao clube ao longo dos anos. Lá pelos anos 70 Bira Rocha foi um dos mais atuantes dirigentes quando da formação da Junta Governativa do clube.

Armação do coronel
O velho coronel do Vasco da Gama, Eurico Miranda, segue tentando se manter no poder. Na eleição realizada na última quarta-feira, o coronel está sendo acusado pela justiça de burlar uma urna onde praticamente todos os votos foram para ele. Alguns dos nomes que constam nesta urna disseram que jamais estiveram em São Januário no dia da votação. Outros disseram que, nem mesmo sócio do clube eles são. Já outros disseram que nunca pagaram nenhum mês para serem sócios, contudo foram informados que caso Eurico Miranda vencesse a eleição eles teriam alguns benefícios. Os velhos coronéis não aprendem. Não aceitam a derrota.

Mantém a punição
A FIFA confirmou ontem que o atacante, Paolo Guerreiro, está suspenso provisoriamente por 30 dias. A contraprova deu positiva. No próximo dia 30 de Novembro o atacante será julgado na Suíça. A situação não é nada boa para o atacante. Até porque a substancia encontrada testou positivo para benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína, em exame antidoping realizado após o jogo entre Peru e Argentina, no mês passado.

Nem bem começou...
A segunda Divisão nem bem começou e já está indo para a justiça. O presidente do Força e Luz, Ranilson Cristino, entrou ontem na FNF contra o Mossoró Esporte Clube, pois segundo Ranilson Cristino, o goleiro reserva da equipe mossoroense não poderia estar relacionado na partida em que o Mossoró esporte Clube venceu ao Força e Luz por 2x0. A FNF deverá se manifestar nos próximos dias. Ou envia o caso ao TJD ou arquiva o mesmo.


Continua a novela mexicana

Publicação: 09/11/17
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

A novela mexicana em que está metido o ABC continua rendendo. Já são vários capítulos, e tantos outros ainda deverão ocorrer. Mais divido do que herança de família grande o alvinegro segue sem destino. Com dois presidentes, um licenciado (Judas Tadeu) e outro no “comando” (Paulo Tarcísio) o clube corre sério risco de se meter em situações ainda piores do que as atuais. São vários grupos dentro de um mesmo clube. Além dos cardeais, tem ainda os caciques, os barões e os torcedores que sofrem com a fogueira de vaidade de alguns que se dizem alvinegros. Pobre ABC.

Grande festa
O presidente eleito do América, Eduardo Serrano Rocha, pretende realizar uma grande festa na primeira partida oficial que será realizada no estádio Arena América. O advogado disse que ainda não tem como precisar a data, contudo será na primeira partida do 2º turno do Campeonato Estadual de 2018. Eduardo Rocha disse que colocará 5 mil ingressos à venda. Sendo que os primeiros 1 mil ingressos terão um desconto especial. Durante todo o dia da realização da partida o CT rubro receberá várias atrações. A torcida rubra não vê a hora desse dia chegar.

É uma fogueira de vaidades
A situação atual do ABC é preocupante. São vários grupos preocupados com seus egos pessoais. E, poucos preocupados com o clube. Tem o grupo de Judas Tadeu. Tem o grupo de Rodrigo Salustino. Tem o grupo de ex-presidentes onde se encontram Paiva Torres, José Wilson, Ruy Barbosa, Eudo Laranjeira e Bira Rocha, que mesmo nunca tendo sido presidente é visto como um ex. Alguns dos citados acima de fato estão preocupados com o futuro do clube. Já outros pensam assim. Primeiro eu. Segundo eu. Terceiro eu. Depois vem o ABC. É muito triste ver o que a vaidade, arrogância e prepotência, fazem contra o um clube centenário. Alguns esquecem que eles passam. E, o clube fica.

Magoado 
O vice-presidente executivo do ABC, Rodrigo Salustino, tem demonstrado sua insatisfação com o antigo grupo ao qual fez parte até recentemente. Recebi vários áudios enviados por Rodrigo Salustino a ex-presidentes e diretores. O vice-presidente se sente traído por alguns que, até recentemente estiveram ao seu lado. Segundo Rodrigo quiseram jogar a crise alvinegra no seu colo. Em outro trecho o vice-presidente reclama que foi isolado pelo grupo ao qual ele pertencia. Outro ponto citado por Rodrigo Salustino diz respeito aos vários apoios que recebeu. Inclusive grupos financeiros que estariam interessados em investir no clube.

Segunda-feira tem apresentação
Na próxima segunda-feira o elenco do América estará se apresentando ao técnico, Leandro Campos, visando o ano de 2018. Como não poderia ser diferente primeiro vem a parte médica. Depois a física. Para por último a parte com bola. A torcida rubra está ávida para ver a sua equipe em campo. Porém, acredito que apenas na 2ª quinzena de dezembro é que deveremos ter os primeiros amistosos. Direção rubra ainda busca a contratação de quatro novos reforços.

É líder 
Ao vencer o Visão Celeste ontem em Parnamirim por 1x0, o Mossoró Esporte Clube assumiu, provisoriamente, a liderança da Segunda Divisão do Campeonato Estadual. Antes do início da segundona tive oportunidade de dizer várias vezes que, Mossoró e Força e Luz eram os mais fortes candidatos ao título da competição. E tudo caminha para que um dos dois conquiste a competição.

Não tem jeito
Ontem, o Fortaleza oficializou uma proposta para ter Rogério Ceni como seu novo técnico para a temporada 2018. Fico me perguntando o que é que faz os dirigentes a agirem assim. O ex-goleiro do São Paulo ficou apenas 120 no comando do clube paulista. E saiu com 5 milhões na sua conta bancária por conta de uma multa colocada no contrato. É óbvio que Rogério Ceni também vai querer colocar isso no contrato. E podem ter a certeza de que os dirigentes aceitarão. Só gostaria de saber se eles aceitariam isso nas suas empresas privadas.

Quem será o ídolo? 
Nesta temporada, o meia Cascata, foi o escolhido como ídolo pela torcida rubra. Com a apresentação do elenco rubro na próxima segunda-feira, e consequentemente com o retorno do meia ao clube, a tendência é a de que Cascata permaneça como o número 1 da torcida. Contudo, a direção contratou Juninho Tardelli que fez uma grande série D pelo Juazeirense. Será que Juninho pode ser o cara a tomar o lugar de Cascata no coração da torcida rubra? Com o tempo saberemos. 


A carta

Publicação: 07/11/17
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

Ontem, cinco ex-presidentes do ABC, soltaram um carta aberta ao presidente licenciado, Judas Tadeu. Os ex-presidentes, José Wilson, Paiva Torres, Eudo Laranjeira, Ruy Barbosa e Bira Rocha. Na carta os ex-presidentes questionam Judas Tadeu no tocante ao seu afastamento. Os ex-presidentes pediram que Judas Tadeu retorne ao comando do clube. Entendem eles que Judas Tadeu foi eleito para um mandato de 3 anos. Sendo assim, o presidente licenciado deverá permanecer no comando até o mês de dezembro de 2018. No meu entendimento agiram corretamente os ex-presidentes.

Já renunciou
O grande dirigente do ABC, Bira Rocha, concedeu entrevista ontem ao Globo Esportivo 1º edição. Na entrevista o dirigente confirmou que o presidente do Conselho Deliberativo do clube confirmou que de fato o presidente, Judas Tadeu, já assinou a carta renúncia. Inclusive que a mesma está sem data. Como ontem ocorreu a reunião do CD, e a coluna foi fechada antes da reunião, acredito que a carta foi entregue. Caso isso tenha ocorrido a essa altura Tadeu já não deva ser mais o presidente. Porém, se não foi entregue ontem, acredito que será nos próximos dias. Já não há mais clima para Judas Tadeu continuar comandando o ABC.

Assume? 
Com a renúncia de Judas Tadeu a grande pergunta é se Rodrigo Salustino, que foi eleito como vice-presidente executivo, e que está afastado por não concordar com a administração de Judas Tadeu, assumirá o clube. Rodrigo Salustino tem cacife para comandar o ABC? Por direito, já que foi eleito democraticamente, Rodrigo Salustino deve ser o presidente do clube até o final de 2018. Agora, terá o apoio dos que estavam com Judas Tadeu? E, também terá o apoio do grupo do ex-presidente, Rubens Guilherme? Bom, eu prefiro esperar as próximas horas para ver como as pedras serão mexidas.

Tem o respeito do torcedor
Nas redes sociais muitos torcedores do América estão bastante confiantes em um ano bem diferente em 2018 para o clube rubro. Com Eduardo Rocha, Eliel Tavares, Paulinho Freire, Hermano Morais, Leonardo Bezerra e João Maria Belmont, comandando o futebol da equipe, a torcida entende que os erros serão bem menores que em anos anteriores. Digo sempre que 99,9% dos dirigentes não erram propositalmente. Apenas 1% é que erram propositalmente, quando misturam o lado dirigente com o lado empresário de jogadores de futebol. Agora, todos conhecem a conduta de Eduardo Rocha neste quesito. O advogado sempre se mostrou contrário a este tipo de situação. Eu também estou acreditando em dias melhores para o América em 2018. América e ABC fortes é o que existe de melhor para o futebol do RN. 

Três disputam a ponta
Com os resultados do último final de semana três clubes disputam a primeira posição pela Segunda Divisão do Campeonato Estadual. Mossoró Esporte Clube, Força e Luz e C.A. Potiguar.  Os três tem 6 pontos. O Mossoró é o líder pelos critérios de desempate. Briga boa. Já Visão Celeste e Palmeira de Goianinha ainda não pontuaram.

Apresentação do elenco
A direção do América anunciou que no próximo dia 30.11.17, às 19h00, acontecerá a apresentação do elenco rubro que disputará o Campeonato Estadual de 2018. Além da Copa do Brasil e da série D. A intenção da direção é lançar nesta data o Sócio América, além do Sócio Arena América 2018. A direção rubra quer colocar um grande número de torcedores na Rodrigues Alves nesta data.

Bira Rocha
É muito bom ver o presidente, Bira Rocha, ainda preocupado com a situação do ABC. Bira Rocha sempre foi um dos mais influentes dirigentes do clube de Ponta Negra. Sempre foi ouvido por todos. Aliás, por quase todos, pois existem de 2 a 3 ex-dirigentes do ABC que acreditam que sabem de tudo. Por isso mesmo não aceitam a opinião de ninguém. Torço para que Bira Rocha continue participando do grupo de homens de bem que temos nos nossos clubes.

Ainda sonhando
O ABC volta a campo hoje quando enfrentará o América/MG em Belo Horizonte. Para alguns o alvinegro ainda sonha com a permanência na série B de 2018. Respeito os que pensam assim, contudo não comungo do mesmo pensamento. Tenho dito que a equipe alvinegra já caiu para a série C. E, digo isso há aproximadamente 10 rodadas passadas. Mas, vamos para o jogo. E, torcendo para que a equipe conquiste uma grande vitória.