É complicado

Publicação: 24/02/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

O empate com o Força e Luz na última quinta-feira ainda não foi digerido pela torcida rubra. E não poderia ser diferente. A equipe rubra não rendeu. Como o estadual é uma competição de tiro curto uma partida onde você não pontua pode fazer a diferença no final da competição. Não dá para ficar se lamentando. É trabalhar para sair da incomoda situação.

Jogo difícil
A equipe alvinegra volta à campo logo mais às 16h 00 quando enfrentará o Potiguar em Mossoró. O técnico Ranielle Ribeiro já avisou que poupará alguns titulares. Além sã ausência do atacante Wallyson que foi expulso contra o Santa Cruz. A equipe alvinegra é a atual líder do 2° turno e quer continuar assim. Mas, a equipe alvinegra não terá tarefa fácil.

Na bronca
A torcida rubra está na bronca com a equipe. E não poderia ser diferente. A equipe rubra não vem se encontrando. Eu tenho dito que, a torcida tem toda razão do mundo em reclamar. Xingar. Vaiar. Mas, nos estádios. Nunca nos treinamentos. No local de trabalho dos profissionais. Até porque a mesma torcida que vaia e a que aplaude dias depois. Simples assim.

Saindo do sufoco
Uma vitória em cima do Baraúnas e um empate contra o América. Estes são os dois últimos resultados da equipe elétrica.  Dois ótimos resultados. Até porque dos 6 pontos disputados conquistou 4 deles. Jogando fechadinho e explorando os contra-ataques a equipe de Ranilson Cristino busca se manter na Primeira Divisão em 2019. Torço para que dê certo.

Felipe Moreira
O atacante do Força e Luz, Felipe Moreira, estava a mais de 7 meses sem atuar. Chegou a equipe de Ranilson Cristino e em duas partidas já marcou 2 gols. Ainda fora de forma, mesmo assim, o atacante tem mostrado qualidade. Reencontrando seu condicionamento físico, Felipe Moreira, ainda pode ser útil a equipes como ABC e América, visando as séries C e D. É assim que vejo.

Não é banco
O meia Juninho Tardelli não é banco na equipe rubra nem aqui nem na China. Junto com Cascata o meia Tardelli é um dos poucos diferenciado na equipe rubra. Na partida contra o Força e Luz foi Tardelli quem perdeu a bola que ocasionou o gol de empate do clube elétrico, contudo isso não significa dizer que o meia não tenha qualidade. Juninho Tardelli joga com uma perna só na equipe rubra.

De volta 
E quem já está treinando junto com os demais jogadores do Globo é Romarinho. O rápido atacante rescindiu seu contrato com o Fluminense e passa a ser mais uma opção para o técnico Renatinho Potiguar. Aliás, entendo que Romarinho passa a ser um dos onze titulares da equipe de Ceará-Mirim. Será um importante reforço.

Cada vez mais difícil
A equipe do Baraúnas está se afundando cada vez mais. Com a derrota para o Força e Luz a equipe de Mossoró assumiu a lanterna da competição. E posso até estar enganado, contudo não vejo forças na equipe tricolor para sair da incomoda situação. Acredito que, se nos dois próximos compromissos o Leão do Oeste não obtiver bons resultados, dificilmente conseguirá reverter a situação.

Sinceridade
A sinceridade do garoto Matheus em sua apresentação no Corinthians foi ímpar. Indagado pelos reportes sobre quem era o seu ídolo Matheus não titubeou. Responde de imediato que era Wallyson seu ex-companheiro do ABC. Muitos responderiam Messi, Neymar ou Cristiano Ronaldo. Parabéns garoto pela sinceridade.

Não pode voltar a se engasgar
A equipe rubra volta a campo amanhã jogando no Arena das Dunas quando enfrentará o Baraúnas. E me nego a acreditar que a equipe volte a se engasgar. Na última partida a equipe de Pachequinho apenas empatou com Força e Luz que é o vice lanterna da competição. Amanhã pega o atual lanterna. Não pode pensar em outro resultado que não seja uma vitória.


Torcida única

Publicação: 22/02/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

A Policia Militar encaminhou ofício a FNF e Ministério Público, recomendando torcida única no clássico ABC x América marcado para o estádio Frasqueirão, No documento, a Polícia Militar alega risco de confronto entre as torcidas. Existe a possibilidade de liberação das torcidas, desde que o clássico seja na Arena das Dunas. Se a direção do ABC aceitará ou não é uma outra história. Agora, em permanecendo no Frasqueirão será com torcida única.

Isso não existe
Alguns membros de uma torcida organizada do América entraram no campo de treinos na última terça-feira e ameaçaram alguns jogadores. Segundo o diretor do clube rubro, Leonardo Bezerra, a direção não compactua com este tipo de atitude. Os jogadores estavam no seu local de trabalho. Tenho o mesmo pensamento. Lugar de torcedor é na arquibancada em dias de jogos. Isso que aconteceu não existe. Simples assim.

Messi
E quanto mais os caras falam mal de Messi mais ele segue dando show. Impressiona o quanto o argentino joga. Messi de fato parece um extraterrestre. Joga como poucos. Não é à toa que já conquistou 5 bolas de ouro. Junto com Cristiano Ronaldo são de fato os melhores do mundo. Tem uma qualidade e poder de definição que nenhum outro consegue ter. Ainda tem, no mínimo, mais uns 6 anos atuando como titular em qualquer equipe do mundo.

Gostei
Gostei do grupo do América na primeira fase da série D. Além do clube rubro tem ainda, Imperatriz/MA, Belo Jardim/PE e Guarani/CE. Se analisarmos friamente não dá para negar que o América é o favorito. Contudo, no futebol todo cuidado é pouco. O grande problema da série D é o tal do mata-mata. O clube tem que passar da primeira fase e disputar três mata-mata. E convenhamos que não é tarefa nada fácil.

Sobram
No âmbito do futebol brasileiro, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, sobram em relação aos demais. Não falo apenas dos elencos. Falo da estrutura financeira. Do gerenciamento. Não é à toa que sobram hoje em seus respectivos campeonatos estaduais. Os três clubes juntos são responsáveis pelo pagamento dos maiores salários do futebol brasileiro. O Flamengo tem um grande gestor que está conseguindo colocar as contas em dia. O Palmeiras um grande patrocinador, no caso a Crefisa. E o Cruzeiro tem vários investidores. Não tem segredo. Se fizer a coisa bem feita os resultados acontecem.

Cartão de visita
O atacante Matheus, ex-ABC, fez bonito no seu primeiro treino com a camisa do Corinthians. O atacante estreou marcando um belo gol no treino de ontem. Matheus driblou o goleiro Cássio e marcou com o gol vazio. O jogador foi muito aplaudido pelos seus companheiros e recebeu incentivos de todos. Torço para que Matheus vá longe. Aliás, com certeza irá.

Pensamentos diferentes
O técnico Pachequinho pensa diferente de Leandro Campos. Na equipe de Pachequinho, Cascata e Tardelli, não jogam juntos. E o técnico mostrou sua preferência por Cascata como titular. O meia Tardelli vai ter que brigar por posição. Digo sempre que, respeito a opinar dos outros, mas se Tostão, Pelé, Gerson e Rivelino, puderam jogar juntos, porque não Cascata e Tardelli? Tenho a opinião de que, se deve colocar para jogar os melhores. Simples assim. Mas, vamos esperar para ver se Pachequinho acertou na sua preferência por deixar Tardelli no banco.

Tenho que reconhecer
Tenho um amigo, funcionário da agência bancaria que tenho conta, que ontem tirou uma onda comigo. A aproximadamente 60 dias fui à agência e ele me disse, "o Vasco vai passar fácil pela pré-libertadores". Respondi que não acreditava. Ontem, tive que reconhecer que o mesmo tinha razão. Grande George. Parabéns pelo seu Vasco da Gama.

Perde um bom jogador
O Força e Luz perdeu um dos poucos bons jogadores do seu elenco. O Piraju sai do clube elétrico e vai disputar o Campeonato Brasiliense. Desde a primeira partida contra o América quando foi goleado por 5x0 que eu disse que havia gostado muito do futebol do meia. Que Piraju possa ser feliz na sua nova empreitada.


Primeiro título

Publicação: 20/02/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

O técnico do ABC, Ranielle Ribeiro, conquistou seu primeiro título como técnico de futebol. Ranielle Ribeiro já foi campeão várias vezes, porém como técnico efetivo essa foi a primeira vez. Agora, tenho certeza que, Ranielle Ribeiro, sabe que de nada adiantará ter sido campeão do 1º turno e perder o campeonato. Parabéns ao Ranielle Ribeiro.

Quer a recuperação
O América vem para o 2º turno querendo a recuperação. Aliás, precisa da recuperação, pois sabe que agora só resta um único tiro. Ou seja, a conquista do 2º turno. Ou o clube rubro vence ou corre o risco de ver o ano de 2019 começar mal. Até porque não teria mais uma vez a Copa do Nordeste. Portanto, a recuperação é uma necessidade. Um clube centenário como o América não pode ficar por mais de 2 anos sem conquistar um título estadual. A torcida rubra deverá pressionar bastante a equipe nos jogos neste 2º turno. E não poderia ser diferente. Clube grande é assim que funciona.

Ridículo
O fato ocorrido neste final de semana por ocasião do clássico entre Bahia e Vitória foi ridículo. Por conta da comemoração de um gol, vários jogadores brigaram em campo, e acabaram provocando uma grande confusão. Sendo que sete deles acabaram expulsos. E olha que antes da partida os jogadores concederam entrevistas chamando o clássico da paz. Uma verdadeira aberração. Uma idiotice sem tamanho. Depois alguns jogadores ainda cobram paz nas arquibancadas. Que a punição seja grande aos envolvidos.  

Falecimento
Faleceu no último domingo o ex-diretor de futebol do Alecrim, Adilson Tomé. Representante comercial Adilson Tomé chegou a nossa cidade no final dos anos 70. Foi durante alguns anos diretor de futebol do Alecrim no final dos anos 80. Adilson Tomé foi também durante anos presidente da ARP – Associação Recreativa Potiguar -, uma associação que reúne 40 amigos no município de Macaíba e que tem 38 de criação. Sendo que Adilson Tomé foi o seu fundador. Associação ao qual eu também faço parte a mais de 30 anos. Que Adilson Tomé segui na sua nova caminhada em paz.

Amanhã começa tudo de novo
Amanhã terá início o 2º turno do Campeonato Estadual. O ABC receberá o Santa Cruz no estádio Frasqueirão. O Assu receberá o Potiguar. Já na quinta-feira o América receberá o Força e Luz. No próximo dia 14.03.18 a rodada será fechada com Baraúnas e Globo. Cada clube terá sete jogos para buscar seu principal objetivo, ou seja a conquista do 2º turno do nosso estadual. Que possamos ter um 2º turno tão disputado como foi o 1º turno, quando chegamos a última rodada com três clubes em condições de conquistar um título.

Pachequinho
Na próxima quinta-feira teremos a estreia do técnico do América, Pachequinho. Na realidade no último compromisso do clube rubro Pachequinho esteve no Arena das Dunas, mas não ficou no banco de reservas. A equipe foi comandada por Júlio Terceiro que é o auxiliar técnico do clube rubro. Que Pachequinho possa ser feliz na sua nova missão.

Muitas goteiras
Me chamou a atenção o número excessivo de goteiras no estádio Frasqueirão. Tudo bem que foi um dia atípico com muita chuva, porém a quantidade de goteiras impressionou. Como a imprensa trabalha com muitos componentes de energia o risco de choques passou a ser real. As cabines ficaram completamente inundadas. Acredito que a direção do clube é ciente de que, já está passando da hora de se fazer alguns reparos no Frasqueirão. Que o dinheiro anda curto ninguém pode negar. Mas, alguma coisa precisa ser feita para que a situação não fique ainda pior.

Toma que a lanterna é tua
O Força e Luz venceu ao Baraúnas por 3x1 e saiu da lanterna. O novo lanterna é justamente a equipe tricolor mossoroense. Situação é cada vez mais complicada para o Leão do Oeste. O Força e Luz agora encara o América na quinta-feira no Arena das Dunas. Já o Baraúnas fechará a rodada no próximo dia 14.03.18 no estádio Nogueirão contra o Globo.       


Hoje sai o campeão

Publicação: 17/02/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

Hoje, finalmente, teremos a grande decisão do 1º turno do Campeonato Estadual. ABC, América e Santa Cruz, disputam o título. Os dois primeiros jogam em casa. Já o tricolor joga em Mossoró contra o Potiguar. Continuo entendendo que o ABC é o principal favorito à conquista do título. Mas, o América quer fazer a sua parte vencendo o Globo por uma boa margem de gols. O Santa Cruz corre por fora e mesmo tendo chances a dificuldade é bem maior que os dois primeiros colocados.

De saída?
Pelas informações que circularam ontem nas redes sociais, tudo indica que, o atacante Wallyson está mesmo de saída do ABC. Seu destino deverá ser o Vitória/BA. Como Wallyson fez um contrato com o alvinegro onde ele poderá sair a qualquer momento, caso receba alguma proposta de algum clube da série A, dificilmente o atacante disputará o 2º turno do estadual. Com certeza será uma perda considerável. Até porque recentemente o clube perdeu o garoto Matheus. Mas, é vida que segue. Caso se confirme a sua saída só me resta desejar boa sorte a Wallyson.

É lavanderia mesmo
Segundo o jornal “Sport”, o meio-campista Iniesta, do Barcelona, tem uma proposta do Tianjin Quajian para receber € 35 milhões (R$ 140 milhões, na cotação atual) por ano no clube. É mole? Tenho dito que, no meu entendimento os clubes chineses usam os mesmos para lavagem de dinheiro. Não tem outra explicação. Como você pode pagar tanto dinheiro a um único profissional? 140 milhões por ano dá mais de 10 milhões de reais por mês.

Torcida promete ir
Mesmo com o clube na segunda colocação na competição, contudo ainda com possibilidades de conquistar o título do 1º turno, a torcida rubra promete comparecer hoje ao Arena das Dunas para incentivar a sua equipe na partida contra o Santa Cruz. O América tem que vencer, e vencer bem, ao Globo. De preferência com uma boa margem de gols. Além disso torcer contra o ABC que enfrentará o Assu. A torcida rubra tem feito a diferença em diversos jogos. Que hoje mais uma vez possa comparecer em grande número na tarde de hoje.

Em alta 
O garoto Matheus tem recebido muitos elogios da crítica do sudeste do país. Mais especificamente da imprensa de São Paulo. Nomes como Rivelino e Leão fizeram rasgados elogios ao garoto. A grande maioria dos comentários que tive oportunidade de assistir de diversos comentarista levam muita fé no futuro de Matheus com a camisa do timão. Que assim seja. Que o garoto possa ter a cabeça no lugar. E que encontre seu futuro financeiro.  

Vai para o tudo ou nada
O técnico interino do América, Júlio Terceiro, vai para o tudo ou nada na decisão de hoje. Júlio começa a partida contra o Globo atuando com apenas um volante. Vai com dois meias. E, três atacantes. Alguns poderão dizer que ele não deveria começar assim. No meu entendimento Júlio Terceiro está coberto de razão. Se dará certo ou não é outra história. Mas, a equipe rubra não precisa apenas vencer. Precisa vencer e por uma boa diferença de gols. Sendo assim, calcinha de veludo, bundinha de fora.

Pé no chão 
O técnico do Santa Cruz, Fernando Tonet, tem demonstrado muita cautela quando se fala na conquista do título do 1º turno. Fernando Tonet tem os pés no chão. Fala com muita propriedade. Em entrevista concedida a Rádio Globo o técnico disse que, “embora o Santa Cruz ainda possa conquistar o título do 1º turno, dificilmente isso deverá acontecer, pois a vantagem de ABC e América é muito grande em relação a nossa equipe”. Assino tudo o que disse o técnico do Santa Cruz.

Mais uma boa opção 
O zagueiro do América, Adriano, já está à disposição do técnico Pachequinho. Tenho dito que, de todos os zagueiros do elenco rubro eu entendo que, Adriano, é o melhor deles. Se será titular ou não aí já não é mais comigo. Como Negretti e Thiago Sala vinha bem ninguém havia questionado. Como a zaga tomou 3 gols na partida contra o Santa Cruz alguns já não tem a mesma opinião. Acredito que em breve Adriano poderá ser visto com a camisa de titular. Com qual número e jogando ao lado de quem já tenho como responder.

Voltam 
Na decisão de hoje contra o Assu o técnico do ABC, Ranielle Ribeiro, terá as voltas de Arês e Guedes. Com certeza dos dois serão titulares na tarde de hoje. Guedes é um jogador diferenciado na equipe alvinegra. Tanto marca como sabe sair para o jogo. Já Arês hoje tem uma sombra para a sua posição. Vitinho tem entrado muito bem quando chamado pelo técnico.      


Tadeu

Publicação: 15/02/18
Pedro Neto
pedroneto1704@gmail.com

O atacante Tadeu deixou o América. Na realidade Tadeu nunca foi unanimidade entre dirigentes e torcedores rubros. O atacante não conseguiu render na equipe rubra. Marcou alguns gols na série D do ano passado, porém este ano não conseguiu jogar. Que seja feliz na sua nova casa.

Boa sorte
O atacante Matheus trocou o ABC pelo Corinthians/SP. O garoto deve embarcar nos próximos dias para a capital paulista. Matheus vive um momento único na sua carreira. Não é para qualquer um sair de um clube do Nordeste direto para um dos maiores clubes do futebol brasileiro. Que Matheus possa ter a cabeça no lugar em um momento tão importante na sua vida. Bia sorte garoto.

Depois de amanhã
No próximo sábado saberemos quem será o campeão do 1° turno. ABC, América e Santa Cruz são os que ainda seguem vivos. Quem conquistar o 1° turno garante no mínimo R$ 1 milhão de reais para o início de 2019. Como os jogos serão todos no mesmo horário acredito que logo após às 18h00 de sábado saberemos quem estará fazendo a festa.

É bonito de se ver
Não me canso de dizer. Como é bonito de se ver a Liga dos Campeões. É  uma festa atrás da outra. São grandes jogos dentro de campo. E fora das quatro linhas as torcidas fazem uma grande festa. É muita grana envolvida. Estádios sempre lotados. Mas, estamos falando de grandes clubes. De países de primeiro mundo. Quem sabe se um dia não poderemos ver isso por aqui.

Já está na segunda fase
No meu entendimento a equipe alvinegra já está classificada para a 2° fase da Copa do Nordeste. Na pior das hipóteses na segunda colocação. Como cada clube ainda tem três jogos na competição, e 9 pontos serão disputados, o ABC só perde uma das vagas se Globo ou Ferroviário/CE fizerem uma campanha completamente diferente dos três primeiros.

Tudo para ser o primeiro
Acredito que está próximo de Neymar ser número 1 do mundo. O atacante da seleção brasileira vive um grande momento na sua carreira. Acredito que a Copa da Rússia será o divisor de águas. Neymar gera polêmicas do nada. Tudo ele diz e motivo de discórdia por parte de alguns. Mas, ninguém pode negar o quanto ele joga.

Futebol é mesmo assim
Tem 15 dias que a torcida do América estava feliz da vida com a vitória no clássico sobre o ABC. Bastou uma derrota para o Santa Cruz para que tudo mudasse. A direção demitiu o técnico Leandro Campos e contratou Pachequinho. Demitiu também o atacante Tadeu. Quer dizer, tudo aquilo que estava certo a aproximadamente 15 dias já não está mais para alguns torcedores. Respeito quem pensa assim, porém não concordo. Não é porque perdeu uma partida que está tudo errado.

Edson
Não se pode negar a confiança que o goleiro Edson passa a torcida alvinegra. Edson aparece quando a equipe mais precisa. Sem dúvida alguma um goleiro que faz a torcida ter tranquilidade. Foi um dos indicados pelo técnico Geninho. Que possa permanecer atuando por mais alguns anos no alvinegro.

Na bronca
A forma que o América perdeu para o Santa Cruz deixou os dirigentes do clube furiosos. O vice-presidente Eliel Tavares disse que não se conforma com a postura dos atletas, que aceitaram de forma passível o resultado, que praticamente tirou o primeiro turno das mãos alvirrubras.

Osso duro
O Santa Cruz tem se mostrado um adversário cruel com o América. O Clube que estreou no ano passado na divisão principal do Estadual, nunca perdeu do Alvirrubro. Nos confrontos  estão registrados dois empates e uma vitória tricolor.