Não entendi

Publicação: 19/01/17
O Coronel Marinho, da Polícia Militar do RN, enviará ofício a FNF, sugerindo o adiamento do clássico do próximo sábado, marcado para às 19h00, no estádio Arena das Dunas. A alegação é a falta de segurança na nossa cidade. No nosso estado. É inadmissível que venha da própria polícia este assunto. É como se estivesse assinando o medo que se tem dos marginais. Dos bandidos. A Polícia deveria sim, era enfrentar isso de frente. Não ceder em nada. Bom, vamos ver como é que fica. Polícia para quem precisa de Polícia.

Ganha uma segunda chance  
O técnico do Atlético/GO, Marcelo Cabo, ganhou uma segunda chance no clube. Agora, sem dúvida alguma manchou belo curriculum com o episódio do seu ‘sumiço” por quase 40 horas. Enquanto todos o procuravam, Marcelo Cabo, estava “hospedado” em motel em um estado que foi considerado pela Polícia, como deplorável. Na primeira brecha que tiver a direção do clube o mandará passear. Disso eu não tenho dúvidas.

Medidas polêmicas
O ex-jogador de futebol, e atual diretor da FIFA, Marco Van Baster, causou polêmicas nas redes sociais, após declarações dadas à revista alemã “Sport Bild”. Vencedor de três Bolas de Ouro, Van Baster, disse que estuda a possibilidade de acabar com o impedimento no futebol. O dirigente também estuda substituir o cartão amarelo por exclusões temporárias. Outra pretensão do dirigente é acabar com as prorrogações. Van Baster também quer substituir os pênaltis por uma corrida com a bola do jogador a partir do meio de campo até o gol do adversário. Outra mudança diz respeito ao número de substituições que subiria para seis (6) durante as partidas. Cita ainda que cada jogador só pode fazer cinco (5) faltas por jogo. Quem cometer a sexta falta teria que sair de campo. E, para aliviar a pressão em cima da arbitragem, Van Baster, cita o exemplo do rúgbi onde apenas o capitão pode falar com o árbitro. Para Van Baster o jogo tem que ficar mais dinâmico. Mais interessante. Será que algumas dessas mudanças um acontecerão? Confesso que tenho minhas dúvidas.

Adiado 
O clássico mossoroense, envolvendo, Potiguar x Baraúnas, que seria disputado no próximo domingo, foi adiado para o próximo dia 25.01.17. Tudo isso para que o clássico possa vir a ser disputado no estádio Nogueirão. Como é de conhecimento de todos, o estádio Nogueirão continua interditado pelo Corpo de Bombeiros. Decisão acertada dos dirigentes dos dois clubes, e do presidente da FNF, José Vanildo. Potiguar x Baraúnas tem que jogar mesmo é no Nogueirão.

Pode voltar  O meia Ronaldinho pode estar voltando ao futebol. O Coritiba fez uma proposta oficial ao meia. Seu procurador e irmão, Assis, estuda a proposta e dará uma resposta em breve. Sempre fui fã do futebol de Ronaldinho. Agora, entendo que já passou da hora dele parar. Uma coisa é jogar profissionalmente, outra coisa é jogar sem responsabilidade alguma. E, nos últimos clubes por onde passou Ronaldinho não deixou saudade alguma. Bom, esperar para ver se Ronaldinho voltará mesmo ou se vai permanecer curtindo sua aposentadoria.

Gegê  Continuo acreditando que Gegê poderá ser útil ao ABC. O meia deverá estar à disposição do técnico Geninho já para o clássico. Agora, se será aproveitado ou não é com o técnico. Como estava treinando Gegê está bem fisicamente. Esperar para ver como se comportará no alvinegro.

Tocando o terror 
Ontem, no período da tarde, os marginais voltaram a tocar o terror em nossa cidade. Queimando ônibus e carros populares. Diante do ocorrido, quase que a partida realizada entre América x Potiguar era adiada para uma outra dada.


Obrigação da vitória

Publicação: 17/01/17
Após empatar em 0x0 com o Santa Cruz no último final de semana o América já voltará a campo amanhã. A equipe rubra enfrentará o Potiguar/M no estádio Arena das Dunas. Com as vitórias de ABC, Potiguar e Baraúnas a equipe rubra se vê na obrigação de vencer ao clube mossoroense. O Potiguar/M que jogará a segunda partida consecutiva fora de casa, sabe que em vencendo dará um grande passo para chegar entre os dois primeiros do turno. É muito cedo ainda, porém não se pode perde de vista os que estão à nossa frente.

Ameaçando abandonar
Ontem, o presidente do Potiguar/M, Marcos Fernandes, ameaçou deixar o Campeonato Estadual. O vice-presidente do Baraúnas não ficou para trás e também ameaça sair da competição. Tudo porque o capitão Daniel, do Corpo de Bombeiros da cidade de Mossoró, insiste em não atender aos apelos dos dirigentes para liberar o estádio Nogueirão. O Corpos de Bombeiros fez 13 exigências (modificações) no Nogueirão. A direção da Liga, na pessoa de Eudes Fernandes, fez 12 mudanças, deixando de fazer apenas uma delas, que foi a construção dos corrimãos. Os dirigentes pediram um prazo para construir corrimãos, entretanto o Coronel Daniel, mais uma vez, negou o pedido. Tenho dito que devemos seguir a ordem certa das coisas, porém também não precisa de tanta intransigência.

Dija Baiano
Dentre os jogadores que atuaram contra o Santa Cruz o que mais me chamou atenção foi o atacante Dija Baiano. Mostrou uma boa velocidade e movimentação. É claro que estamos falando da primeira rodada, onde muita coisa ainda irá ocorrer. O grande problema é que uma andorinha só não faz verão. Vou aguardar mais umas duas ou três rodadas para emitir uma opinião mais forte sobre o individual de alguns jogadores.

Decepcionante
Não assisti a partida entre Alecrim 0x2 Baraúnas. Mas, pelas informações que recebi de alguns torcedores do verde, a equipe foi decepcionante. Segundo o técnico Athirson, a ausência do goleiro Messi foi muito prejudicial a equipe (???). Confesso que não entendi, pois segundo informações o seu substituto (Ygo) não falhou em nenhum dos dois gols do Baraúnas. Outro ponto citado pelo técnico foi a ausência do zagueiro Marcelo (???). Mais uma vez não entendi, pois se a zaga tomou dois gols, o ataque não fez nenhum. As pessoas com quem conversei se mostraram preocupadas com a falta de postura tática da equipe de Athirson que já vem treinando junta a mais de 40 dias.

Começou 2017 como terminou 2016
O volante Anderson Pedra começou 2017 como terminou 2016. “Mordendo” forte no cangote dos adversários. Digo desde a partida pela série C, Fortaleza 0x1 ABC, lá na capital alencarina, de que Anderson Pedra, deu outra cara a equipe alvinegra. Anderson Pedra deu muito mais tranquilidade a zaga e ao setor de meio campo. Aos 90 minutos do segundo tempo o volante está correndo como se a partida estivesse começando. Se fosse técnico de algum clube, digo sem medo de errar, de que, Anderson Pedra jogaria na minha equipe titular.

Respeito, mas não concordo Na partida entre Santa Cruz 0x0 América, próximo de terminar a partida, a torcida rubra passou a vaiar a sua equipe. Respeito os torcedores que vaiaram, porém não concordo com a atitude. Não agora. Pode ser que após a terceira ou quarta rodada isso possa ocorrer. Digo sempre que lugar do torcedor protestar é na arquibancada. Agora, na primeira partida oficial da equipe é complicado. E olha que ainda tem que se dá um desconto, pois o América jogou com menos um desde os 15 minutos do 1º tempo. Vou ficar atento na partida de amanhã contra o Potiguar para saber se tal manifestação voltará a ocorrer.

Muito estranho
O técnico do Atlético/GO, Marcelo Cabo, vem intrigando a todos. Marcelo Cabo sumiu na madrugada do último domingo (15.01), mais precisamente às 03h00, e reapareceu ontem, segunda-feira, por 7 minutos, quando foi ao seu apartamento em um taxi, e voltou a sumir. A família do técnico disse que ele nunca consumiu álcool. Que também não se droga. No mínimo estranho o comportamento do técnico. Tomara que situação seja resolvida nas próximas horas.

Esperava bem mais
Devo confessar que esperava bem mais da equipe do Globo. Vou dar um desconto, assim como disse em relação aos demais clubes,  mas a equipe vem treinando a mais de 60 dias.


É hoje

Publicação: 14/01/17
Finalmente, acontecerá na noite de hoje a largada do Campeonato Estadual de 2017. Santa Cruz x América se enfrentam no Arena das Dunas às 20h00. Venho dizendo a mais de 30 dias de que deveremos ter o melhor campeonato dos últimos anos. Com o retorno do ABC a série b. A quedo do América para a série D. Com Potiguar e Globo disputando a série D. Com o Assu prometendo uma grande campanha. Com o Alecrim querendo voltar a conquistar títulos. E, com a chegada do Santa Cruz de Natal a 1ª divisão do nosso estadual. Tudo caminha para que a competição seja ainda mais acirrada. Sou fã e amante do estadual. Até porque sem ele nenhum clube do RN chegaria as competições nacionais. Então, que ao término da competição tenhamos grandes jogos. A começar por hoje à noite no Arena das Dunas com Santa Cruz x América.

Programa Bola em jogo
O Programa Bola em jogo, da TV Metropolitano, Canal 30, na Cabo Telecom, está de volta. Amanhã, domingo, das 20h00 às 21h00. Vicente Estevão, Erick Dias, Erandir Pereira Montenegro, Ferdinando Teixeira, Pedro Neto, Carlos Henrique, Domingos Sávio e Marco Oliveira, se reversão aos domingos para falar sobre o futebol do RN. Programa tem sido um dos preferidos entre os amantes do futebol potiguar.

Parabenizou
O empresário Marcone Barreto enviou ofício ao advogado José Vanildo com os seguintes dizeres “O Globo Futebol Clube, no testemunho do reconhecimento da atenção e respeito sempre mantidos coma a Federação Desportiva do RN, externa a alegria e parabeniza ao novo Secretário de Esporte da cidade do Natal/RN, José Vanildo, pela responsável missão que terá à frente desta pasta. Acredito na sua competência. Parabéns, secretário”, finaliza o ofício.

Esportes em Debate está de volta
Hoje, teremos o retorno do Programa Esportes em Debate. O nosso entrevistado será o presidente do Alecrim, Oswaldo Trigueiro. O presidente falará sobre as perspectivas do clube visando o ano de 2017. Para Oswaldo Trigueiro o Alecrim tem tudo para realizar um grande ano. O Programa Esportes em Debate irá ao ar hoje às 13h30 com reprise amanhã às 08h00. Programa promete. Pedro Neto e Santos Neto apresentam o programa.

De fora
Para a estreia de amanhã contra o Baraúnas no estádio Arena das Dunas a equipe do Alecrim não deverá contar com os jogadores Moisés, André e Neto Potiguar. Acredito que os três estão entre os jogadores de melhor qualidade no elenco. Contudo, os dirigentes estão levando muita fé no coletivo e não no individual. Bom, vamos ver se é assim mesmo. O Alecrim quer começar bem a competição, e de preferência com uma vitória em cima da equipe mossoroense.

Rádio Globo
A equipe da Rádio Globo está de volta ao batente. Hoje começamos o ano de 2017. Santa Cruz x América será o nosso primeiro jogo do ano. Campeonato Estadual. Copa do Brasil. Copa do Nordeste. Série D. E, série B. Começamos hoje e vamos até o dia 28.11.17. Deveremos ter Jogos em todos os dias da semana. Isso porque são várias competições diferentes. Como sempre a Rádio Globo se fazendo presente em todas as partidas do ano. E, mais uma vez contamos com o apoio de vocês.

Ávida pelo retorno
A torcida do América está ávida pelo retorno da sua equipe. Desde o início do mês de setembro, quando o clube foi rebaixado para à série D, que a torcida rubra não teve mais contato com a sua torcida. Os torcedores que tem comparecido aos coletivos, tem relatado nas redes sociais, de que, estão satisfeitos com o que vem assistindo. Com exceção dos dois goleiros contratados, Vinícius e Fred, que não agradaram aos torcedores, nas demais posições os torcedores tem se mostrado confiantes. Então, que a torcida rubra possa comparecer em bom número na noite de hoje ao Arena das Dunas.

Levy O lateral Levy, do ABC, vem agradando a todos que se fazem presentes nos treinamentos do ABC. Na realidade o jogador é mais um ala do que lateral. Passa bem a bola e tem bons cruzamentos. Ainda na série C de 2016, quando ABC e América, enfrentaram o Clube do Remo, eu tive oportunidade de elogiar o jogador. Que Levy possa ser feliz no seu novo clube.


Agonizando

Publicação: 12/01/17
Um dos estádios mais conhecido do mundo agoniza por falta de manutenção. Se o Brasil fosse um país sério, não é, muitos estariam presos. Outros teriam que devolver o que surrupiaram. Extintores, mangueiras e monitores já foram roubados. O descaso chega a doer. Impressiona a falta de cuidado com o bem público. Comitê Rio 2016 e a Concessionária Maracanã S.A., controlada pelas empreiteiras Odebrecht (95%) e AEG não se entendem. Todos agora esperam pela ajuda do governo estadual. Porém, dificilmente isso ocorrerá, pois não é segredo para ninguém que o governo estadual do RJ está quebrado. Falido. Que tristeza. Que absurdo. 

Com três volantes
O técnico Geninho começou o coletivo de ontem com três volantes. Márcio Passos, Anderson Pedra e Guedes. Erivelton compôs como quarto homem do setor de meio campo. Pela formação percebe-se que o técnico Geninho não tem nenhuma queda pelo meio atacante Fábio Gama que é da posição. Se Echeverria estive em condições de jogo, não tenho nenhuma dúvida de que seria o titular da equipe. Pelo andar da carruagem acredito mesmo que Geninho começará a partida do próximo domingo contra o Globo com os três volantes como titulares. Nando e Túlio Renan devem ser os dois atacantes.

Tem jeito não
No primeiro dia de trabalho no Corinthians SP a torcida já deu o ar da sua graça. Já disse como será o ano da equipe alvinegra. Cerca de 150 torcedores de uma torcida organizada foram até o local onde a equipe se apresentou e ameaçou direção e jogadores, caso os resultados não aconteçam. Outro ponto questionado diz respeito as categorias de bases, que é chamada pelos torcedores como “um balcão de negócios” dos dirigentes. Neste ponto vejo como sendo algo verdadeiro. Todos nós sabemos que isso existe. E, que não é privilégio do Corinthians. Na grande maioria dos clubes brasileiros isso ocorre. Isso acontece. Tem dirigentes que não largam o osso nunca. Fico imaginando a cabeça dos jogadores corintiano olhando para os próximos dias. Próximos meses. Complicado. Muito complicado.  

Vai no 4x4x2
O técnico Felipe Surian vai no 4x4x2 para a primeira partida pelo Campeonato Estadual de 2017. Vinícius, Everton, Daniel, Maracás e Danilo; Felipe Alves, Marcos Júnior, Michel Cury e Jussimar; Dija Baiano e Luiz Eduardo. Este deve ser a equipe titular do América visando enfrentar o Santa Cruz de Natal. Durante os coletivos da semana o técnico substituiu na segunda etapa o lateral Danilo por Michel Benhami. E, Michel Cury por Raul. Felipe Surian mantém apenas quatro jogadores que disputaram a série C de 2016 como titulares. Maracás, Danilo, Jussimar e Luiz Eduardo. Serão sete caras novas na equipe principal.

Dalberto E quem entrou no 2º tempo do coletivo de ontem no ABC como titular foi o atacante Dalberto. O jogador é um dos atacantes em quem o técnico Geninho leva muita esperança no seu futebol. Dalberto chegou ao ABC no início da série C do ano passado. No Campeonato Estadual de 2016 Dalberto esteve no Alecrim e despertou o interesse do técnico que assinou a sua contratação. No alvinegro Dalberto ainda não aconteceu, contudo pode ser uma grata surpresa para o ano de 2017.

Insensível O Capitão Daniel, do Corpo de Bombeiros da cidade de Mossoró, se mostrou bastante insensível no tocante ao futebol da cidade. Das nove exigências do Corpo de Bombeiros visando a liberação do estádio Nogueirão, oito delas foram cumpridas. Contudo, por não terem instalados os corrimãos, que estão na programação de instalação, e que ainda não foram colocados, o Capitão não liberou. O presidente da Liga de Mossoró solicitou então que um Termo de Compromisso fosse assinado, onde seria estipulado um pequeno prazo para a finalização das obras. O Capitão Daniel continuou se mostrando insensível, e disse mais uma vez não ao futebol mossoroense. A Liga de Mossoró deve buscar uma liminar na justiça visando a liberação do estádio Nogueirão. Pense numa novela que não tem fim.

Está fora da seleção brasileira
A seleção brasileira de vôlei não mais será treinada pelo grande campeão, Bernadinho. No dia de ontem, foi anunciada, oficialmente, de que Bernardinho resolveu não mais permanecer no comando da seleção brasileira masculina. Foram 16 anos de muitas conquistas. De muitos títulos. Reputo Bernardinho como o grande nome dos esportes olímpicos brasileiro nos últimos anos. Renan Dal Zotto que atuou ao lado do próprio Bernadinho como jogador na seleção assume o posto de técnico. Renan nos últimos anos vem realizando ótimos trabalhos por onde passou. Tomara que Renan consiga fazer um trabalho igual ou até mesmo melhor do que o de Bernardinho. O vôlei cresceu muito no Brasil nos últimos 20 anos.


Vamos nós

Publicação: 10/01/17
No próximo sábado começa a temporada do futebol Potiguar. E, iremos até o inciso de dezembro com o ABC na série B. Sábado teremos o início do Campeonato Estadual com Santa Cruz x América. No domingo teremos o complemento da rodada com ABC x Globo. Alecrim x Baraúnas. E, Potiguar x Assu. Será um ano de muito futebol. Campeonato Estadual, Copa do Nordeste (ABC e América), Copa do Brasil (ABC e América), série D (América, Globo e Potiguar) e série B (ABC). Que possamos ter um grande Campeonato Estadual em 2017. E, que nas competições nacionais nossos representantes possam fazer bonito. Então, vamos nós até dezembro contando com a audiência de vocês.

De volta
E, quem desembarcou ontem em Natal foi o técnico Geninho. Para alívio do torcedor alvinegro. O retorno de Geninho dá ao torcedor abecista uma tranquilidade bem maior visando o ano de 2017. O técnico foi o que de melhor aconteceu ao futebol do RN em 2016, e não apenas ao ABC. Com Geninho o ABC saiu do fundo do poço. De sexto colocado no 1° turno a Campeão Estadual. Da série C ao retorno a série B em 2017. Que este ano Geninho mantenha a mesma competência que teve em 2016.

Adriano Rufino O presidente do TJD-RN, Adriano Rufino, concedeu ontem entrevista à Rádio Globo. O presidente disse que três clubes ainda têm pendências junto ao tribunal. América, Globo e Baraúnas hoje não poderiam entrar em campo, caso o Campeonato Estadual começasse amanhã.

Túlio Renan
E quem vem agradando aos torcedores alvinegros neste início de temporada é o atacante Túlio Renan. Segundo os repórteres que acompanham os treinamentos do ABC diariamente, o jogador tem mostrado muita velocidade e qualidade. Com a saída de Jones Carioca os atacantes Túlio Renan e Caio Mancha disputam a posição. Acredito que, se de fato, Túlio Renan mantiver o bom desempenho que vem apresentando será o escolhido para jogar ao lado de Nando.

Gilberto Matuto e Nininho
O Assu anunciou a contratação dos laterais Gilberto Matuto e Nininho. Conversei com o gerente de futebol do Assu, Ariel Ferreira, que me confirmou o acerto. Não dá para não dizer que os dois não sejam rodados. São bastante rodados os dois novos contratados da equipe do camaleão do vale. Ariel Ferreira me disse ainda que o elenco do Assu não está fechado e que um meia atacante ainda pode ser contratado nos próximos dias.

Nenhuma novidade
Pela 4ª vez o português Cristiano Ronaldo foi escolhido o melhor jogador do ano. O atacante do Real Madrid teve 34,54% dos votos e venceu a disputa contra Messi (26,42%), do Barcelona, e Griezmann (7,53%), do Atlético de Madrid. Sem dúvida alguma uma conquista merecida. Cristiano Ronaldo teve um ano de 2016 maravilhoso, conquistando praticamente todos os campeonatos que participou. E, quem ficou com a 4ª colocação foi o brasileiro Neymar. Nos últimos 10 anos Cristiano Ronaldo e Messi brigam lado a lado pelo título de melhor do mundo.

Flamengo de volta ao Arena das Dunas O Flamengo aguarda apenas a confirmação por parte do Ferj para realizar o seu primeiro jogo pelo Campeonato Carioca, contra o Boa Vista, no estádio Arena das Dunas. A partida será realizada no próximo dia 20.01.17. Acredito que será um fato inédito. O Flamengo tem a maior torcida do Brasil e onde que o clube carioca jogue é sempre sinônimo de casa cheia. Até sexta-feira a Ferj deve dar o aval para que a partida seja realizada em Natal.

De volta
No próximo domingo, dia 10.01.17, estaremos de volta com o Programa Bola em Jogo, na TV Metropolitano, Canal 30, na Cabo Telecom. Vicente Estevão, Ferdinando Teixeira, Erandyr Pereira Montenegro, Carlos Henrique, Erick Dias, Pedro Neto, Domingos Sávio e Marco Oliveira, se revezam no programa aos domingos. O programa Bola em Jogo é uma das maiores audiências da TV Metropolitano.  Aguardamos vocês.

Muda o horário A partida que será realizada no próximo sábado no Arena das Dunas entre Santa Cruz x América mudou de horário. Anteriormente o jogo estava marcado para às 19h30. Contudo, agora a partida será realizada às 20h00 a pedido da TV.