sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A arena degrau a degrau

- Publicidade -

O que era apenas uma meta traçada pela Secopa, com o início da implantação das arquibancadas da Arena das Dunas agora se tornou realidade. O secretário Demétrio Torres afirmou que eles vão fechar o ano com metade do projeto do estádio que irá abrigar os jogos da Copa do Mundo concluído. O cronograma está avançando e cresce o otimismo de antecipação do prazo de entrega do novo equipamento esportivo, cuja data limite foi estalecida em 30 de dezembro de 2013, pelo Comitê Organizador Local (LOC). A expectativa agora é pelo início da implantação da cobertura, prevista para ocorrer até o próximo mês de fevereiro.
#ALBUM-3778#
O setor Oeste da Arena das Dunas, considerado o ponto mais crítico por concentrar as áreas vips, sala de imprensa, camarotes e os vestiários é o que vem tendo o processo de construção mais acelerado. “Como essa será a porta principal de entrada do estádio e vai concentrar a maioria dos equipamentos para abrigar atletas, autoridades e os convidados, o setor vai requerer um tipo de acabamento mais sofisticado. Pensando nisso, resolvemos antecipar os serviços dessa área, que será a mais trabalhosa”, informou o secretário da Secopa Demétrio Torres.

Quanto a cobertura, o processo de seleção das empresas que irão fornecer o material ainda está em aberto, mas como o material terá uma estrutura independente e também será de fácil manuseio, a ideia é iniciar a montagem da mesma entre janeiro e fevereiro de 2013.

Demétrio voltou a frisar que, se a Arena das Dunas demorou muito para ter o projeto iniciado, agora está colhendo algumas vantagens e a sorte também está ajudando para o desenvolvimento  e o avanço no cronograma. “Quando entregamos aquele novo cronograma na reunião com os membros da Fifa, sabíamos que teríamos condições de aprontar nosso projeto sem atropelo algum. Como as condições climáticas nesse período nos foi favorável, devido ao baixo índice pluviométrico, e com a abundância de material e equipamentos disponíveis, nós tivemos a oportunidade de acelerar a construção e ganhar tempo”, disse o secretário, “Estamos bastante tranquilos e confortáveis em relação a esses prazos”, destacou.

Outra parte que vem transcorrendo melhor que o esperado, na visão dos engenheiros, é o processo de fabricação das peças pré-moldadas, cuja etapa final também será antecipada.

“Pela primeira vez estamos reunidos nesse canteiro de obras, não para mostrar que o andamento do projeto está dentro do cronograma. Essa parte já passou, hoje todos entendem que o projeto vai ser realizado. A desconfiança passou, agora estamos discutindo o legado que a passagem da Copa do Mundo por Natal irá deixar”, enfatizou Demétrio Torres. 

Governadora diz  que os projetos serão entregues

Presente a solenidade que marcou o início de uma nova etapa na construção da Arena das Dunas, onde também ocorreu o lançamento do Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho nos canteiros de obras, a governadora Rosalba Ciarlini ressaltou que não existe o menor risco de que nenhum grande projeto da matriz de responsabilidade do governo do RN, não esteja pronto até o início da Copa de 2014. O prolongamento da Prudente de Morais e os acessos ao aeroporto de carga e passageiros de São Gonçalo já estão garantidos. O primeiro projeto por sinal, é o mais adiantado de todos e na visão da governadora faltam apenas pequenas intervenções para que seja finalizado.

 “Estamos com o projeto do prolongamento da Prudente de Morais muito bem encaminhado, faltando apenas a construção do viaduto para que ele seja complementado. Mas isso será resolvido de forma rápida. Além dele teremos ainda um outro viaduto em Igapó, que facilitará o acesso à Zona Norte”, afirmou.

O projeto Pró-Transporte que era da responsabilidade da Prefeitura do Natal, passou para o controle do governo que espera a liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal (CEF). O mesmo está ocorrendo com a intervenção na avenida Engenheiro Roberto Freire, cujos técnicos trabalham com a possibilidade de iniciar o projeto no início de 2013.

Rosalba confirmou o acordo para construção de Hospital de Traumas, através de uma nova Parceria Público-Privada (PPP), dessa vez com a construtora Andrade Gutierrez e ressaltou ainda não ter abandonado o plano da construção de um novo estádio na Zona Norte.

Projeto visa conferir maior segurança

Os serviços no canteiro de obras da nova praça esportiva de Natal foram parcialmente paralisados ontem. O motivo foi o lançamento do Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Arena das Dunas, escolhida como projeto-piloto pela OAS para se tornar modelo de gestão e que norteará seus demais empreendimentos.

O compromisso, firmado entre o Governo Federal, centrais sindicais e empresas será incorporado às boas práticas do grupo OAS por meio da cartilha temática, que apontará as medidas de gestão e melhoria do ambiente de trabalho no dia a dia da obra.

Na ocasião a governadora Rosalba Ciarlini lembrou que é filha de um mestre de obras, que a custo de muito suor conseguiu montar uma empresa e dar emprego a outros pais de família. “Como mestre de obras meu pai nunca conseguiu um diploma, mas era chamado de doutor por respeito, por ter tido coragem de montar seu próprio negócio e dar empregos. Com esse trabalho ele ajudou a formar seus irmãos e também os filhos”, destacou.

Afirmando ter um grande respeito pelos funcionários que estão ajudando a tornar o sonho da Copa do Mundo realidade para os potiguares, a governadora reafirmou que talvez a Arena das Dunas venha a se tornar o primeiro estádio do mundo a ter uma placa com o nome de todos os funcionários que ajudaram na construção da nova arena. “Estou muito feliz por termos sido escolhidos nacionalmente para lançar um programa como esse”, disse a governadora. “Esse dia marca o reconhecimento do trabalho que está sendo feito, da valorização do espaço e do trabalhador”, completou Rosalba Ciarlini.

O assessor especial da Presidência da República, José Lopes Feijó, também presente à cerimônia, ressaltou que esse compromisso irá promover um trabalho digno, com a valorização e o respeito ao trabalhador. “É preciso estabelecer condições seguras e esse é o objetivo desse compromisso, cujo eixo é a melhoria no local de trabalho”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas