quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

A Copa de todo o Brasil

- Publicidade -

O futebol brasileiro mapeado de Norte e Sul. Esta pode ser a definição exata para o processo de escolha dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS). Dos 262 potenciais candidatos inscritos para receberem delegações da Copa do Mundo da FIFA, 154 já passaram por inspeções técnicas. Para chegar a esse número, equivalente a 65%, os técnicos viajaram milhares de quilômetros – de Boa Vista, em Roraima, a Pelotas, no Rio Grande do Sul. Os inscritos vêm de 25 das 27 unidades federativas do Brasil, o que deve garantir ao mundo em 2014 um retrato da diversidade cultural, natural e climática do país.
Na UFRN, os fiscais da Fifa realizaram a medição do campo de futebol e fiscalizaram a infraestrutura do local, que a reitoria promete transformar num centro de treinamento moderno, a tempo de receber as seleções visitantes em 2014.
“Eu estive em Santa Catarina, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro e em Tocantins. Cada um deles é como se fosse um país completamente diferente. Mas é interessante como o sentimento é igual: dos administradores do lugar à população local, todos sonham em ser a base de uma seleção”, conta André Bello, coordenador de Competição e Serviços às Equipes.

Os CTS são compostos por um campo de treinamento e um hotel oficial. Na lista de candidatos, há diferentes perfis: resorts de luxo, hotéis-fazenda, centros de treinamento de grandes clubes, faculdades e estádios tradicionais do interior do país. “É muito heterogêneo. São perfis diferentes, que podem ter como objetivo a questão comercial, o turismo local ou a simples satisfação pessoal de receber as seleções.

O importante é entender que há lugar para todos aqueles que atendem aos requisitos necessários”, afirma Valesca Araujo, coordenadora de Competição e Serviços às Equipes e que também faz parte do time que vistoria os locais inscritos.

Na etapa atual do processo, os campos estão sendo visitados pelas equipes técnicas. Para cada visita é gerado um relatório, com informações e fotos. Entre outros especialistas, uma agrônoma analisa a qualidade do solo do gramado. Depois dessa etapa, será divulgada uma lista de locais aprovados. Inicia-se então a fase de assinatura de contratos para que os CTS constem num catálogo.

“O documento é entregue à FIFA, que o repassa às seleções. O catálogo traz, obrigatoriamente, 64 locais aptos a receber as delegações. Nosso objetivo é chegar a 90. Mas é importante lembrar que a decisão final será de cada país participante”, completa André Bello. A primeira versão do catálogo será divulgada até julho deste ano. Os administradores de locais que ainda não se inscreveram ou que não foram aprovados terão uma segunda chance, ainda em 2012, e uma terceira, em 2013.

As condições básicas são analisadas por técnicos da Arena, empresa que presta serviços de monitoramento de estádios e campos ao Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo. Entre os requisitos estão a distância para um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de médio porte, a distância entre o local de treinamento e um hotel com capacidade mínima de 55 quartos, avaliação do solo, vestiários, arquibancadas, iluminação e instalações para a imprensa. No caso de projetos a serem realizados, a análise também é minuciosa, e inclui garantias financeiras de que será entregue a tempo.

Quem é quem

Além dos 12 estádios, a Copa do Mundo da FIFA terá Campos Oficiais de Treinamento (COTs) e Centros de Treinamento de Seleções (CTS). Cada uma das 12 sedes conta com o estádio e três COTs. Os COTs, obrigatoriamente localizados no mesmo município, ficam disponíveis para que os times treinem na véspera das partidas sem prejudicar o gramado do campo do jogo. Assim como os estádios, eles são equipamentos oficiais da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Já os CTS farão parte de um catálogo entregue à FIFA e repassado às seleções, que irão escolher uma das instalações como base da delegação durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. Os CTS são compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, e passam por análise minuciosa antes de serem aprovados. O Comitê Organizador Local considera inadequado e não utiliza o termo “subsede”.

Governo paulista abre crédito para os CTs

São Paulo (AE) – As cidades paulistas interessadas em sediar os centros de treinamento que receberão as seleções durante a Copa do Mundo de 2014 tiveram uma boa notícia. Por meio da Agência de Fomento Paulista, o governo do Estado de São Paulo anunciou nesta semana a criação de uma linha especial de crédito para municípios e empresas. A iniciativa consiste em oferecer juros subsidiados pelo governo (2% ao ano + IPC/Fipe), carência de 24 meses e prazo de 10 anos para pagamento.

No caso das prefeituras, a ideia é de que a linha de crédito seja utilizada no financiamento de construção, ampliação e reforma de arenas esportivas. A iniciativa privada contará com o incentivo para o incremento da infraestrutura, como construção de hotéis, pousadas e centros esportivos privados.

“Além de receberem milhares de turistas em decorrência da Copa, muitas cidades paulistas ainda têm a possibilidade de abrigar seleções, o que vai demandar muito investimento em infraestrutura, tanto do poder público quanto do setor privado”, explicou o presidente da Agência de Fomento Paulista, Milton Luiz de Melo Santos. “A iniciativa do governo do Estado é um grande impulso para essas ações.”

O anúncio foi feito durante a abertura do seminário “Cidade Base – Oportunidades e Desafios em sediar Centros de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014”, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento foi promovido pelo Comitê Paulista da Copa e teve dois objetivos: informar aos municípios sobre as exigências da Fifa e explicar as medidas oferecidas pelo governo estadual para financiar o investimento.

“Os municípios têm duas alternativas: a lei do incentivo do Esporte, onde as cidades base vão poder solicitar a possibilidade de investimentos para o município ou o financiamento por meio da Nossa Caixa Desenvolvimento, com juros de 2% ao ano. Vale para a iniciativa privada e pelas prefeituras municipais”, explicou o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

ESTRUTURA

Enquanto no Rio Grande do Norte Maxaranguape foi a única cidade que se escreveu para abrigar os treinos das seleções no período pré-copa, 43 cidades paulistas inscreveram-se para receber as seleções durante a Copa. Cinco delas foram excluídas do processo por não apresentarem condições mínimas de infraestrutura aeroportuária. Para receber as seleções que disputarão o Mundial do Brasil, é preciso que estes municípios estejam aptos a receber aviões com capacidade mínima de 120 passageiros e a bagagem correspondente, que é mais complexa do que voos comerciais, pois existe uma série de materiais esportivos necessário aos treinamento da equipe.

Nas vistorias realizadas, constatou-se que o comprimento da pista e a qualidade do asfalto de alguns aeroportos não estão dentro das normas para receber aeronaves deste porte. A condição dos hotéis também pesa na decisão.

Condições para CT

Fifa divulga lista de exigências para uma cidade se candidatar

– Não é preciso estar próximo à cidade-sede para se tornar um Centro de Treinamento de Seleções (CTS). Uma instalação composta por hotel e campo de treinamento de qualquer lugar do Brasil pode se inscrever, desde que atenda às condições necessárias.

– É preciso que o candidato a CTS esteja próximo de um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de médio porte. A, no máximo, 20 minutos de distância do campo deve haver um hotel três, quatro ou cinco estrelas. A instalação precisa oferecer, no mínimo, 55 quartos.

– Não existe um número limite de CTS por município: todos podem se inscrever e serão analisados. Na África do Sul, por exemplo, várias seleções ficaram baseadas em Johannesburgo.

– A avaliação do campo inclui a qualidade do solo, os vestiários, as arquibancadas, a iluminação, as instalações para a imprensa, etc.

– A seleção terá exclusividade na utilização do campo e do hotel por 45 dias.

– A inclusão no catálogo não garante que o CTS será utilizado. Por

isso, o COL não utiliza o termo “subsede”.

Fan Fest

O Vale do Anhangabaú será mesmo utilizado para a “fan fest” em São Paulo durante a Copa do Mundo de 2014. O local tinha a preferência dos responsáveis pela organização do Mundial no Estado e foi confirmado em reunião do Comitê Municipal da Copa. Para a oficialização, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, precisa fazer a revitalização da região.

O projeto executivo dessa revitalização está em fase de licitação. O passo seguinte é a definição de um cronograma para as obras. A Fifa anuncia os locais das “fan fest” nas 12 cidades que terão jogos no próximo mês de março. Mas ainda neste mês alguns deles deverão ser revelados pela entidade. Em Natal, além da Praia do Forte, estão inscritas a Praça Augusto Severo e o antigo terreno do Vale das Cascatas na Via Costeira.

Palco da abertura e de outros e cinco jogos do Mundial, São Paulo ainda não mostra o envolvimento popular observado na maioria das outras cidades em relação à Copa. Para tentar aumentar a mobilização, o Comitê Municipal criou o Prêmio Secopa, que será oferecido “a personalidades que contribuam para a valorização do futebol, e especialmente, da Copa” na cidade.

O Comitê Paulista fará um seminário destinado às cidades candidatas a servir como centro de treinamento e concentração de seleções durante a Copa do Mundo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas