sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Auditores de obras públicas conhecem conceitos da Arena Pantanal

- Publicidade -

A visita técnica integrou as atividades de um simpósio realizado em Cuiabá

Com 35% dos serviços executados, a Arena Pantanal recebeu nesta quinta-feira (10) a visita técnica de um grupo de cerca de 200 auditores de obras públicas que atuam em tribunais de contas de todo o país. O evento integra a programação do VIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, em Cuiabá (MT).

Antes da visita, o assessor técnico da Secopa, engenheiro João Paulo Curvo, falou sobre  o conceito de sustentabilidade do novo Verdão e detalhou as etapas do processo de construção do empreendimento. De acordo com ele, a preocupação com a sustentabilidade foi um dos fatores que levaram o projeto a ser premiado internacionalmente (The Americas Property Awards 2010) como uma das melhores obras públicas das Américas. “Reaproveitamento de luz solar, água da chuva, ventilação, entre outras práticas sustentáveis até mesmo na fase de obras são fatores essenciais para obtenção do atestado de construção verde”, ressaltou.

A Arena Pantanal é um dos oito estádios brasileiros que buscam a “etiqueta” LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de certificação de edificações para verificar e atestar a qualidade ambiental de um empreendimento.

As práticas sustentáveis podem resultar na economia de 30% a 50% no uso de energia e água, por exemplo. Além disso, as edificações que contemplam tais atributos reduzem em cerca de 35% as emissões de CO2 em relação aos empreendimentos tradicionais.

Para o diretor técnico do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, Elci Pessoa, é positivo o conceito de sustentabilidade empregado na arena de Cuiabá, que tem a exuberância do Pantanal como um dos atrativos para os torcedores. “Um dos temas do simpósio é a sustentabilidade ambiental e a visita ao canteiro de obras é um bom exemplo para mostrar na prática alguns pontos debatidos no evento”, explicou.

Multiuso

A obra do novo estádio de Cuiabá inclui a construção de uma arena esportiva e um complexo de lazer. O empreendimento terá capacidade para 43.600 espectadores e foi concebido para receber, além dos jogos de futebol, eventos como shows, concertos, congressos e feiras que devem garantir a sustentabilidade financeira da arena.

* Fonte: copa2014.gov.br

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas