sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Concluída a demolição do Machadão

- Publicidade -

A “Era Machadão” chegou ao fim. A última parte do estádio de Lagoa Nova, que faltava ser derrubada, para dar lugar a Arena das Dunas, foi ao chão na tarde desta sexta-feira, dia 25 de novembro. Mais precisamente às 14h56. O antigo portão 5, que servia de entrada para a torcida do América, que costumava assistir as partidas do seu time ao lado direito das cabines de rádios, foi derradeira parte a ser demolida pelas máquinas que trabalham no local. Mas, no momento da ação, o João Cláudio de Vasconcelos Machado parecia não querer ficar apenas na memória dos potiguares. Na primeira investida, o cabo de aço colocado nas máquinas, que servia para puxar a estrutura, rompeu, o que atrasou a conclusão da obra.
Terminada a demolição, o Governo, através da Secopa, estima que até março do próximo ano as fundações da Arena das Dunas estarão prontas, o que concluirá uma nova fase da construção do estádio
Mas, o sopro de alívio para alguns saudosistas, que não admitiam a derrubada do Machadão, durou apenas alguns minutos. Na segunda tentativa, enfim, a estrutura veio ao chão, levantando poeira pela Avenida Prudente de Morais. “Estamos conseguindo avançar com as obras dentro do que foi planejado para este ano. Tudo que estava previsto, foi cumprido, rigorosamente”, afirmou Demétrio Torres, secretário da Secopa, órgão do Governo Estadual responsável pelo andamento das obras da Copa de 2014.

Com a conclusão das obras de demolição do Machadão concluídas, agora, de acordo com o secretário, o importante é olhar para o futuro. As fundações da Arena das Dunas é a próxima etapa a ser iniciada. “O importante é raciocinar para os próximos passos. Vamos começar um etapa muito importante, que é o início das obras de fundações da Arena das Dunas. Devemos ter tudo pronto até a metade de dezembro, para que, em março do próximo ano, essa etapa esteja concluída”, informou Torres. A Central de Bilheterias do antigo Machadão e a caixa d´água que fica no mesmo local, devem ser demolidas nas próximas semanas.

Com início no dia 21 de outubro, a demolição do Machadão ocorreu de maneira mais rápida do que o cronograma inicial traçado pela construtora OAS, responsável pelas obras. A Arena das Dunas Concessão e Eventos S/A – Sociedade de Propósito Específico, (SPE) concluiu as etapas da obra do novo estádio  previstas para 2011, com 36 dias de antecedência.

HISTÓRICO

Inaugurado em 4 de junho de 1972, agora a antiga praça esportiva de Lagoa Nova, o  Machadão foi projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa, e batizado como Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco, que ficou conhecido como Castelão. No ano de 1989 teve seu nome alterado para João Cláudio de Vasconcelos Machado, homenageando o ex-presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, que presidiu a entidade durante nove anos, entre 1965 e 1974, falecendo em 1976, antes da inauguração do Castelão.

Carnatal não atrapalha as obras

Na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, começa, em Natal, o Carnatal. O percurso da festa teve que ser alterado nesse ano, justamente porque o local que os trios passavam é o mesmo das obras da construção da Arena das Dunas. A expectativa fica por conta se, nos dias de folia, que vai ser de quinta-feira até domingo da próxima semana, as máquinas e os operários da empresa OAS, irão parar por causa da festa. Mas, de acordo com Demétrio Torres, titular da Secopa, as obras vão continuar em pleno vapor. “Não existe a possibilidade das obras pararem. Fizemos reuniões com a OAS para definir o percurso do Carnatal e nada vai atrapalhar a festa, que é importante para a Natal, nem o cronograma na construção da Arena das Dunas, que é importante para o Estado”, revelou Torres.

Para o secretário, o que precisava ser feito em relação ao Carnatal, foi realizado. “Isolamos todo o local aonde vão ficar os camarotes. Tudo foi bem planejado e as obras vão continuar”, disse.
No local da obra será realizada hoje uma pelada e uma festa de confraternização com a presença de funcionários da OAS e a imprensa
Sobre as licenças ambientais necessárias para o andamento das obras, Demétrio Torres informou que tudo que era necessário, foi feito. “Os entulhos da demolição estão sendo reaproveitados aqui mesmo. Não estamos trazendo nada de fora. Até no quesito meio ambiente, estamos adiantados, já que fizemos mais do que o solicitado pela Fifa”, afirmou.

Sobre fiscalização  da Fifa, o secretário da Secopa foi firme. “temos duas câmeras da Fifa aqui  nas obras e a entidade vem acompanhado tudo em tempo real. Nosso relacionamento com eles está muito bom”, disse, relembrando que hoje às 9h, os funcionários realizarão uma confraternização.

Centros de Treinamento são fiscalizados

Os Centros de Treinamento das Seleções (CTS) para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foram tema de uma apresentação do Comitê Organizador Local (COL) e da FIFA, na Câmara Municipal de Campinas (SP). Durante o Fórum Legislativo, organizado pela Comissão de Turismo de Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados, o diretor executivo de Operações do COL, Ricardo Trade, o gerente de Competições e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes, e o gerente de Eventos do Escritório de Acomodações da Fifa, Laly Warnecke, apresentaram aos ouvintes as especificações técnicas e o andamento do processo de triagem dos CTS, no qual o estádio Frasqueirão, de Natal, está incluído, que serão a casa das 32 seleções nacionais que participarão da competição em 2014.

Ricardo Trade apontou que o mapeamento de centros de treinamento é inédito no Brasil: “Os CTS deixarão um legado turístico e de visibilidade para as regiões que os abrigarão, que estão além das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa. A candidatura existente de mais de 20 estados brasileiros comprova que os CTS já estão espalhando o evento pelo país, o que é muito positivo”, disse o diretor executivo de Operações do COL, referindo-se aos inscritos na primeira e segunda janelas, em 2011, e lembrando, ainda, que, em 2012, haverá mais duas janelas de inscrição para a elaboração do catálogo final, que será exposto às seleções nacionais em 2013. “Estamos trabalhando com o número de 80 a 90 opções de CTS neste catálogo final, que é um número maior que o exigido pela FIFA, que é de 64 CTS, dois por seleção. No final, teremos um equilíbrio, nem poucas nem tantas opções, e essa mobilização que acontece por todo o país já é muito positiva”, complementou o gerente de Competições e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes.

Para o presidente da CTD, deputado federal Jonas Donizette, “É muito importante essa participação do COL e da Fifa, como neste Fórum, informando às cidades e aos Estados candidatos a abrigar os CTS”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas