sábado, 4 de maio, 2024
30.1 C
Natal
sábado, 4 de maio, 2024

Demolição inicia na próxima semana

- Publicidade -

O prazo apontado como limite para o início da demolição do ginásio Machadinho é o próximo dia 30, porém o secretário da Secopa, Demétrio Torres, acredita que o serviço deve ser iniciado já na próxima semana. As máquinas que irão realizar o trabalho de demolição vão chegar ao canteiro de obra até a próxima terça-feira e a empresa responsável pela retirada da estrutura metálica do ginásio tem até amanhã para concluir o serviço.

Funcionário da OAS supervisiona a colocação das estacas na obra“Acredito que o serviço deve mesmo iniciar na próxima semana, e a demolição total do Machadinho deve levar em torno de 20 dias, podendo variar um pouco para mais ou para menos. O maquinário necessário para derrubada da parte de concreto deve começar a chegar durante o fim de semana e devemos dar mais um passo importante do nosso projeto para Copa de 2014”, disse Demétrio Torres.

Quanto as estacas que estão sendo enfiadas no terreno, o titular da Secopa explicou que são estacas de testes do terreno, visando a definição dos parâmetros para construção das fundações da Arena das Dunas. Algumas delas servirão para fixação da central de concreto. “Neste período da obra o que não vão faltar naquela área são estacas. Mas o importante é que o projeto está avançando dentro do cronograma e sem maiores percalços”, frisou Torres.

O processo de demolição, segundo Demétrio Torres, vai custar em torno de 7% do valor total do projeto e devido a eficiência do maquinário utilizado, o trabalho deverá ter um ritmo bastante acelerado. A derrubada do Machadão também tem condições de ser realizada rapidamente, mas a OAS, empresa responsável pela construção da Arena das Dunas, não demostra tanta pressa no serviço, para evitar ocupar uma área muito grande do canteiro de obras com escombros.

Como todo material será reaproveitado na pavimentação das ruas onde irão circular o maquinário pesado, dentro do próprio canteiro, a ideia é realizar a demolição do estádio João Machado de acordo com as necessidades. A estimativa é que o trabalho gere em torno de 10 mil metros cúbicos de entulho e como as peças pré-moldadas para construção da arena serão fabricadas dentro do próprio canteiro de obras, não seria salutar ocupar a área com muito entulho. 

O que irá facilitar o processo é que estudos prévios mostraram que não será necessário realizar a demolição da grande maioria das fundações que sustentam tanto o Machadão quanto o Machadinho. “Só serão demolidas as fundações cujas localizações estiverem coincidindo com as necessárias para construção da Arena das Dunas. Pelo visto serão muito poucas, uma vez que 70% do novo estádio será construído no terreno que se encontra descampado”, chamou a atenção o titular da Secopa.

Terminada a demolição será iniciada a parte considerada como a terceira etapa do projeto, que é justamente a construção das fundações. Estas serão maiores que as do Machadão, uma vez que a Arena será maior e mais alta que o estádio atual. A previsão de entrega do estádio que vai abrigar os jogos da Copa de 2014 em Natal é para dezembro de 2013.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas