sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

DER entrega acesso norte no dia 22

- Publicidade -

Igor Jácome e Karla Larissa
repórter

Mesmo com início das operações  alterado para o dia 31 de maio, o Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, em São Gonçalo do Amarante, deve ter o acesso norte, pela BR-406, liberado na próxima quinta-feira (22), de acordo com o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN), Demétrio Torres. Para utilizar a via, porém, quem for de Natal no sentido do terminal precisará usar um desvio provisório, porque o viaduto em construção no trecho só deve ser entregue no dia 15 de junho. De acordo com o DER/RN, apesar do desvio formar um cruzamento na via não está prevista a instalação de semáforo no trecho, por se tratar de “um cruzamento temporário”.
Desvio provisório cruza a BR-304, mas não está prevista a instalação de semáforo no trecho
Quem seguir para o novo terminal no sentido Natal/Ceará Mirim, entrará à direita, contornando por trás do canteiro de obras do viaduto e cruzará a BR. “O desvio já está pronto. Já pode ser usado”, afirmou Demétrio. Porém também não havia sinalização no local. Segundo a assessoria de imprensa do DER, a responsabilidade pela instalação de um semáforo seria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas ela adiantou que, por se tratar de um fluxo temporário, isso não irá ocorrer.

#SAIBAMAIS#A reportagem também entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelas vias federais, para questionar a falta de sinalização. No entanto, o órgão informou que o trecho está “delegado” ao DER. A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do Detran, mas não foi atendida. O viaduto será composto por 24 vigas, pesando 25 toneladas cada uma. Os três pilares centrais do viaduto ainda estão sendo erguidos e a alça superior ainda não começou a ser feita.

Demétrio confirmou que a construção do acesso norte está em fase de conclusão, mas não definiu a porcentagem. “Só posso fazer isso com medição. Só posso dizer em quanto estamos quando meço”, afirmou. Ainda de acordo com ele, não foi necessário aumento no número de trabalhadores para acelerar a obra, nem reajuste no orçamento. “Eu fiz licitação para contratar outra empresa justamente para não aumentar o valor”, lembrou.

O custo das desapropriações também não foi divulgados. “Eu não divulgo para não causar especulação. Mas todos foram pagos igualitariamente”, justificou. Ontem (19), no final da manhã, os operários concluíam a pavimentação do acesso norte ao aeroporto, pela BR-406. “A sinalização (horizontal e vertical)  começou a ser instalada hoje (ontem) e também vai estar pronta. Está tudo dentro do cronograma”, afirmou. Enquanto esteve no local, porém, a reportagem não encontrou nenhum trabalho nesse sentido.

Já o acesso sul, com obras praticamente paralisadas, tem mantida previsão de entrega para início do segundo semestre. O principal problema enfrentado pelo Governo seria as desapropriações. A via passa por dentro de duas fazendas. Como alternativa o DER confirmou a construção de um acesso pela RN-160. No trecho, as máquinas ainda trabalham fazendo terraplanagem. A previsão é de que conclusão ocorra até o dia 15 de junho, quando a Copa já terá começado.

O anel viário da Via Metropolitana, que interligará as BRs 406  (Ceará-Mirim), 304 (Macaíba) e a estadual RN-160 (São Gonçalo do Amarante) ao aeroporto, foi  orçado em  R$ 73 milhões. A obra foi licitada em 2009, mas só teve início em agosto de 2013 e tinha conclusão prevista para maio deste ano. Apenas o acesso norte deverá ser entregue agora.

Iluminação
No último sábado (17) a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante inaugurou a iluminação do acesso norte. No total, a obra de iluminação prevê a instalação de 237 postes, dos quais 102 no trajeto entre a BR-406 e o novo aeroporto e outros 95 braços de lâmpada na rodovia federal. Parte da iluminação não foi concluída, segundo o município, porque depende da conclusão de serviços da empreiteira que conduz as obras da estrada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas