sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Fórum aprova Arena, mas teme por obras de mobilidade

- Publicidade -

As notícias em relação aos preparativos de Natal para sediar a Copa de 2014 geraram uma expectativa negativa nos parlamentares que compõem a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados. Porém, após assistirem a uma apresentação dos projetos destinados para  a cidade, durante o Fórum Legislativo nas Cidade-Sedes, realizado ontem na Assembleia Legislativa, todos deixaram a capital potiguar acreditando que a cidade vem cumprindo o cronograma e, em se tratando da construção da Arena das Dunas, acreditam que o estádio estará pronto no prazo definido pela Fifa. A grande interrogação no entanto é com relação às obras de mobilidade urbana: nenhuma saiu do papel.

Fábio Faria (centro) comanda os trabalhos do Fórum realizado na Assembleia LegislativaA comitiva formada pelo presidente da CTD, Jonas Donizette (PSB/SP), dos deputados federais Renan Filho, Romário, Acelino “Popó” Freitas e o propositor do evento, o deputado Fábio Faria; além da governadora Rosalba Ciarlini, da prefeita de Natal Micarla de Sousa e dos presidentes da Assembleia Legislativa do estado, Ricardo Motta, e da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins, também visitou o canteiro de obras da Arena das Dunas.

O ex-jogador Romário reconheceu que entrou no fórum pronto para despejar críticas sobre as autoridades potiguares e que depois de acompanhar as explanações do secretário da Secopa, Demétrio Torres, e do secretário municipal da Juventude, Esporte e do Lazer (Sejel), Rodrigo Cintra, teria ficado mais otimista com a condição natalense.

Opinião idêntica é a do deputado Jonas Donizette, para quem diante das informações colhidas basta agora os membros da comissão cobrarem das autoridades a execução de tudo aquilo que lhes foi apresentado.  “A gente percebeu que a questão do estádio precisa se desenrolar um pouco mais, foi feito um contrato com a OAS, mas ainda não saiu o financiamento do BNDES. Nós vimos que o serviço de terraplanagem foi iniciado e existe  um compromisso de que as obras de fundação, que estavam previstos para dezembro, podem ser iniciadas em outubro. Agora vamos acompanhar  a situação frente aos dados colhidos e cobrar o cumprimento dos prazos”, informou o deputado paulista.

O maior entrave dos projetos brasileiros para o Mundial de 2014 estão sendo registrados na obras de mobilidade urbana. “Talvez esse não seja o problema maior de Natal, soube que a prefeita assinou contrato com a Caixa Econômica Federal para tocar os projetos que, por sua vez, ainda estão no papel. Mas em outras capitais visitadas, a parte de transporte público tem nos deixado bastante preocupados. Essas obras são diferentes das dos estádios, onde o terreno está pronto para receber a construção. Ela envolve desapropriações e questões que mexe com o cotidiano da cidade. A mobilidade  urbana é a nossa grande preocupação no momento”, frisou Jonas Donizette.

O projeto de reforma do aeroporto Augusto Severo, deu ranquilidade que os deputados esperavam. O superintendente da Infraero para região Nordeste, Fernando de Castro, garantiu que obra deixará o terminal de passageiros apto a receber o público que virá a Natal em 2014, e que a mesma ficará pronta até meado de 2012.

O deputado Acelino “Popó” Freitas, destacou que a apresentação do projeto de reforma do aeroporto potiguar foi a melhor realizada pelas cidade-sedes e que voltará para Brasília mais tranquilo em relação a condição de Natal. “Tenho certeza de que no final das contas tudo vai dar certo, mas temos de cobrar agilidade e seriedade na aplicação das verbas públicas. Eu me preocupo muito com o legado que o evento deixará para nossa população, não seria justo que a realização de tamanho investimento não traga nenhum ganho para sociedade”, ressaltou.

Prefeitura inaugura sala temática no Nélio Dias

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, acompanhada do titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejelm), Rodrigo Cintra, inauguraram, no início da manhã de ontem, a Sala da Transparência da Copa do Mundo 2014. O espaço tem como objetivo disponibilizar todos os documentos referentes às ações que estão sendo desenvolvidas em Natal para o Mundial de Futebol. Entretanto, somente a partir de hoje, documentos como as plantas e perfis de três intervenções do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, estarão disponíveis.

 Além da Sala, o Município irá disponibilizar nos próximos dias no sítio da Prefeitura de Natal na internet, o Portal da Transparência. Ontem, uma placa com as datas mais importantes da Copa do Mundo, desde o anúncio do Brasil como sede até a possível data de abertura do Mundial em 2014, estava fixada em uma das paredes da Sala. Ao lado dela, uma foto de como ficará o Estádio Arena das Dunas, além de uma ilustração da planta baixa e outra do corte tridimensional do projeto arquitetônico cuja responsabilidade é do Governo Estadual.

“Os projetos foram expostos durante a solenidade de abertura da Sala da Transparência. Mas, com certeza, a partir de amanhã (hoje), quem quiser ver o que está sendo feito é só vir aqui”, disse o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer adjunto, Bruno Anderson.

Para explicar a incompreensível linguagem técnica dos projetos do estádio e das obras de mobilidade urbana aos leigos, o secretário adjunto da Sejelm, Bruno Anderson, afirmou que uma arquiteta estará à disposição dos visitantes durante o período de funcionamento da Sala da Transparência. Além dos projetos arquitetônicos, a Sala irá disponibilizar cópias de todos os contratos, aditivos e balanço financeiro dos investimentos que estão sendo realizados em Natal e região metropolitana com vistas ao campeonato.

Município fala em drenagem na Arena e reforma no ABC

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e o superintendente da Caixa, Roberto Linhares, assinaram, ontem, um convênio para a construção de um túnel de drenagem da Arena das Dunas. A obra está orçada em R$ 126 milhões, que é o valor do contrato.

O projeto do túnel prevê a ligação da área do estádio até o Rio Potengi, contribuindo para o fim de enchentes nas proximidades da praça esportiva. A construção do túnel para a drenagem era um dos passos iniciais necessários para professguir o andamento das obras do novo estádio.

De acordo com Micarla, Natal está cumprindo todos os prazos estabelecidos no cronograma e aguarda a liberação de R$ 338 milhões, também fruto de convênio com a Caixa, para o primeiro lote de obras referentes à mobilidade urbana. Alem disso, a prefeita comemorou o contrato para a construção do túnel. O prazo de entrega é no final de 2013.

FRASQUEIRÃO

A prefeita de Natal também assinou o contrato  e o Termo Aditivo para que a estrutura do campo de treinamento do ABC Futebol Clube seja utilizada como Centro Oficial de Treinamento (COT) pelas seleções dos países que terão jogos do Mundial sediados no Arena das Dunas.

Além da estrutura de treinamento do ABC, os campos de futebol da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também já se disponibilizaram e enviaram documentação necessária para FIFA, com o objetivo de servir como COT durante a Copa do Mundo de 2014 em Natal.

O presidente do ABC, Rubens Guilherme falou sobre obras. “Até o final de 2012 deveremos nos adequar completamente a todas as medidas solicitadas”, disse o presidente alvinegro. A prefeita Micarla de Sousa ressaltou que também serão feitas adequações na infraestrutura urbana no entorno do Centro de Treinamento do ABC, no que diz respeito às vias de acesso, de estacionamento e sinalização de trânsito.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas