quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Mineirão e Castelão têm iniciativas para celebrar o dia da Mulher

- Publicidade -

Canteiro de obras de dois dos estádios da Copa vão se transformar em área de prestação de serviços e em palcos para discussão sobre direitos e shows

Batom, rímel e lápis de olho em vez de pregos, martelos e trena. No Dia Internacional da Mulher (8/3), nesta quinta-feira, o canteiro de obras do Mineirão, em Belo Horizonte vai se transformar em um verdadeiro salão de beleza. O horário de trabalho de cerca de 60 mulheres será mais curto, pois das 16h às 18h elas cuidarão da estética e terão acesso a serviços de beleza e relaxamento.
 
Tendas serão instaladas na área externa do estádio, onde está sendo construída a esplanada. Durante a ação, cerca de 30 profissionais do Sesc Minas e empresas parceiras oferecerão serviços de corte, escova de cabelo, maquiagem e massagem corporal. Do Senac Minas, 12 alunos farão o atendimento de spa das mãos na carreta Senac Móvel de Imagem Pessoal.

Em Fortaleza também haverá ações em homenagem às mulheres. A partir das 17h, uma solenidade comemorativa contará com a participação da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, cuja história de luta contra a violência motivou a criação da Lei que leva o seu nome. A noite será encerrada com show Mulher de Lei, do cantor Tião Simpatia.

A defensora pública e coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Mônica Barroso, fará a palestra “O Ceará e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”. Também serão distribuídos exemplares do texto da Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/2006) que aumenta o rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.

Durante o evento, haverá uma homenagem especial às mulheres que trabalham na obra de reforma, ampliação e modernização do Castelão. A pedreira Francisca Falcão Damasceno, a arquiteta Patricia Cavalcante e a engenheira Ana Elisa Lima Neves serão homenageadas em nome das demais.

Obras

Atualmente, 1.700 operários estão trabalhando nas obras do Mineirão, que já obteve avanço de 50%. Cerca de 80 operários foram alfabetizados no canteiro de obras no ano passado, e neste ano são mais 60 inscritos nas aulas, que contam com curso de informática. Em março começa a montagem da nova arquibancada inferior. O Mineirão terá 64 mil lugares, além de uma esplanada em seu entorno com capacidade para 65 mil. No estacionamento, serão 2.500 vagas. A tribuna de imprensa comportará até 3.000 jornalistas. Atualmente, as obras se encontram na terceira e última etapa. A previsão é de que o estádio seja entregue em 21 de dezembro de 2012.

O Castelão fechou fevereiro com 59,2% de execução, de acordo com relatório do consórcio construtor. Das quatro etapas do projeto de reforma e modernização, duas já foram finalizadas. Dentro do projeto, também já estão sendo montados os primeiros dos 60 pilares que vão sustentar a nova cobertura do Castelão. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira).

* Fonte: copa2014.gov.br

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas