quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Obras no entorno da Arena preocupam

- Publicidade -

Faltam apenas 11 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil. Em Natal, o primeiro jogo será realizado na sexta-feira, dia 13 de junho, às 13h. O palco para o evento esportivo está quase pronto. O estádio Arena das Dunas foi inaugurado oficialmente no dia 26 de janeiro e foi entregue à Federação Internacional de Futebol (Fifa) no dia 22 de maio.
O Estádio Arena das Dunas foi inaugurado oficialmente no dia 26 de janeiro e entregue à Federação Internacional de Futebol (Fifa) no dia 22 de maio. Obras no entorno e estruturas móveis preocupam
Apesar de inaugurado há cinco meses, o estádio ainda passa pelos últimos retoques para receber as oito seleções que vão disputar quatro partidas até o dia 24 de junho. Na última semana, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, cobrou um maior comprometimento das autoridades para que tudo esteja pronto e testado antes do jogo entre México e Camarões. “Precisamos de comprometimento total de todos envolvidos aqui em Natal para garantir que tudo estará pronto para 13/6”, escreveu em uma rede social após visita de inspeção ao estádio Arena das Dunas e aos projetos de mobilidades que ainda estão sendo executados no entorno da praça esportiva.

Além do estádio, outros equipamentos públicos que surgiram a partir da definição de Natal como cidade-sede do Mundial ainda não estão prontos mesmo com o evento esportivo prestes a começar. Administrações municipal e estadual correm contra o tempo para tentar finalizar as obras antes do início da Copa. No entanto, já se sabe que algumas intervenções não estarão prontas.

Por outro lado, outros setores como o turismo comemoram com números positivos. Confira outros aspectos da Copa do Mundo em Natal.

#Saúde
Na última sexta-feira, dia 30, a coordenadora da Rede de Urgências e Emergências da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e responsável pelas ações em Saúde para a Copa do Mundo, Narielly Galvão, apresentou, no auditório do Hospital da Polícia Militar, o planejamento das ações do Estado para atender as demandas de saúde que venha acontecer no período dos jogos do Mundial.

Narielly Galvão falou dos investimentos que foram feitos, não só por conta da Copa, mas, sobretudo para ampliar a oferta de serviços de saúde à população potiguar. Entre as ações efetivadas pela Sesap, no último ano, ela citou a implantação de 65 novos leitos de UTI, a criação do Complexo Estadual de Regulação, o aumentou de 45% para 75% da cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no Estado, a integração da Central de Regulação Médica do Samu RN com a Central de Gerenciamento de Emergência do Corpo de Bombeiros, as reformas e ampliações em andamento na Rede Estadual de Saúde, que estão permitindo um maior oferta de leitos de retaguarda clínica, entre outras.

“Desde de março de 2013, as equipes técnicas da Sesap vêm se preparando através de planos estratégicos para atuação nos jogos desse Mundial. São ações que abrangem o Estado como um todo, não apenas o município sede. Foram preparados os Planos de Contingência Hospitalar, os Planos de Resposta a Incidentes com Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (QBRN) e com Múltiplas Vítimas (IMV), a construção de fluxos para atendimento a pacientes em grandes eventos com base na classificação de risco. Também investimos em capacitações e treinamentos de servidores e voluntários”, destacou Narielly Galvão.

Além dos dados referentes às ações internas a saúde estadual, a coordenadora apresentou o que foi feito em termos de articulação com outros setores. “Fizemos inúmeras reuniões com gestores dos municípios que fazem parte do Cinturão Turístico, mostrando a importância das ações de vigilância epidemiológica para prevenirmos a entrada de doenças no nosso estado. Como a atualização da caderneta de vacinas dos trabalhadores da linha de frente do turismo. Lançaremos, em breve, um Guia de Saúde para o Viajante, que foi elaborado em português, inglês e espanhol”, pontuou.

# Hospedagem
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) divulgou as estimativas do setor para a Copa do Mundo e informou que a procura por reservas em hotéis, pousadas, albergues, pensões e motéis nas cidades-sede atingiu a expectativa dos empresários para o período. De acordo com a federação, em Natal, a previsão de 70% de ocupação é considerada “muito boa”.

Além de Natal, Recife, Porto Alegre, Fortaleza e Brasília aparecem em seguida no ranking da taxa de ocupação da rede hoteleira durante a Copa. Em Brasília, a previsão de ocupação de 70% é considerada “muito boa” pela federação, já que em julho a cidade costuma registrar poucas reservas em virtude do recesso do Congresso Nacional.

# Porto
A Codern afirma que a obra do Terminal de Passageiros do Porto de Natal está em fase de conclusão. O cronograma para conclusão da obra era para o final de maio. Mas a pedido da Presidência da República, segundo a diretoria da Codern, deverá ser inaugurado entre os dias 10 e 14 de junho.

Navios
A Codern está com quatro solicitações de navios de passageiros para desembarcar no Terminal no período da Copa do Mundo. Mas, até agora, nenhum foi confirmado. O diretor de Novos Negócios da Codern, Ricardo Amaury, explica que espera-se essas confirmações agora no início de junho. “Normalmente, esta confirmação é feita com 10 dias de antecedência, então esperamos até o início do mês”.

Ricardo Amaury disse que não tem detalhes sobre a nacionalidade do navio e dos passageiros, bem como a quantidade.

Pedro Terceiro salienta que o Terminal de Passageiros do Porto de Natal não deve ser utilizado apenas para passageiros, mas por moradores da cidade, que poderão frequentar o restaurante, café e lojas, previstos para funcionar no Terminal.

“Será um local aprazível, os natalenses poderão apreciar o pôr do sol no rio”.

# Orla
O projeto da Reestruturação da Orla Urbana contempla cerca de sete quilômetros de orla, da Praia do Forte até Ponta Negra. Deverão ser feitas adequações do passeio público, implantação de novos mobiliários urbanos, ciclovias entre as praias do Meio e Forte, adequação e distribuição dos quiosques e implantação de banheiros acessíveis, além da criação de áreas de depósito para guarda de materiais dos quiosques, rampas e escadarias para acesso à faixa de areia, sinalização adequada, área de estacionamento, substituição de iluminação pública, iluminação decorativa, paisagismo, áreas de recreação infantil e academia da Terceira Idade.

# Sinalização
Segundo a Semob, as placas de sinalização bilíngue já estão prontas, mas a Secretaria aguarda o aval da Caixa Econômica Federal, para assinar a ordem de serviço. Duas empresas venceram a licitação: a empresa Sitran, de Belo Horizonte (MG), vai instalar dez painéis eletrônicos de mensagem variadas (PMVs), a custo de R$ 3,2 milhões, que informarão a quem trafega por Natal como se encontra o trânsito, além de outras informações úteis sobre a cidade. A empresa potiguar Apoio será a responsável pelo fornecimento e instalação de 145 placas de sinalização, que abrangem três modelos, a um custo de R$ 551 mil.

O prazo para a instalação é de 30 dias, a partir da liberação dos recursos por parte da Caixa. Ainda haverá placas de sinalização de destino para o Estádio Arena das Dunas, Aeroporto, hotéis e Fan Fest, que vai ocorrer na Praia do Forte. Essas placas também estão prontas e deveriam ser instaladas até o final de maio.

# Fifa Fan Fest
A Prefeitura do Natal divulgou o nome de 45 atrações confirmadas para se apresentarem durante os 31 dias da Fifa Fan Fest. Além disso, foi informado que não haverá estacionamento para quem for ao evento de carro ou motocicleta. Os veículos ficarão estacionados em vias públicas próximas da estrutura que está sendo montada na Praia do Forte. Aproximadamente 200 policiais serão responsáveis pela segurança do evento.

A empresa responsável pela montagem da arena onde o evento será realizado – Prática Eventos – garantiu que entrega o espaço pronto até o dia 5. Entre os dias 8 e 10, um evento teste deverá ser realizado para garantir que no dia 12 tudo esteja perfeito.

Entre os espaços que estão sendo montados, está um estacionamento de 250 vagas para abrigar os veículos da equipe de produção. Entretanto, não há espaço definido para estacionamento de veículos do público em geral.

De acordo com a Semob, um trecho de 600 metros entre a marginal da avenida Café Filho e o viaduto de Brasília Teimosa será interditado. As ruas Hildebrando de Góis e 25 de Dezembro, além da própria avenida Café Filho, são alternativas para os motoristas. Para que o fluxo de veículos seja o mínimo possível, a secretaria aumentou o número de ônibus que fazem o percurso no local. “Teremos um reforço em 24 linhas com 189 ônibus responsáveis por 1.402 viagens”, detalhou Elequicina dos Santos, titular da Semob.

# Segurança
Doze mil homens vão atuar nas áreas de segurança e defesa pública durante a realização da Copa do Mundo, em Natal. Exército, Marinha e Aeronáutica serão responsáveis por 4.700 militares enquanto a Força Nacional e todas as polícias vão às ruas com um efetivo de 6.300 policiais.

Áreas próximas à Arena das Dunas, Fifa Fan Fest, espaço aéreo e mar terão patrulhamento específico com barreiras físicas  ou linhas imaginárias. Trânsito sofrerá alterações horas antes do início das partidas e as ações preventivas não estarão restritas aos quatro dias de jogos.

Veja outras ações:
<O controle do fluxo de veículos e pedestres nas proximidades da Arena e Fifa Fan Fest será efetuado nos Pontos de Verificação Veicular (PVVs), que são barreiras fixas onde aproximadamente 30 homens da Semob, Guarda Municipal e PM vão agir no local;

< Serão instalados nos dias de jogos (13, 16, 19 e 24 de junho) a partir da 0h01 de cada dia, no entanto, a triagem e o bloqueio do trânsito começam seis horas antes dos jogos;

<Haverá restrições no espaço aéreo de Natal nos quatro dias de jogos. A dimensão das áreas é calculada a partir da localização da Arena, ficando assim estabelecido:


< As delegacias de plantão zonas Sul e Norte, 5ªDP, 2ªDP, 4ªDP e 15ªDP vão dar suporte, funcionando em horário estendido.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas