sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Politica em campo

- Publicidade -

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, contrariou o  ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e disse que não existe um “plano B” para a questão do transporte em São Paulo. O dirigente admitiu estar preocupado com a greve dos metroviários, que tem prejudicado o trânsito paulistano, a três dias do jogo de abertura do Mundial na cidade. “Não existe plano B sobre transporte para o Itaquerão no dia da abertura. Apostamos no transporte público e essa questão tem que ser resolvida”, disse o francês.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, cobrou mais agilidade do Governo paulista em relação aos problemas de transporte
A cobrança de Valcke vai contra o discurso amenizado adotado por Rebelo na última quinta-feira. Na ocasião, o ministro disse que exista um plano alternativo que seria posto em prática caso a greve continuasse. Já o presidente eleito da CBF, Marco Polo del Nero, classificou a paralisação como “probleminha” e afirmou que o torcedor poderia ir ao estádio de carro, contrariando orientação da Fifa para que o público se locomova até a arena usando transporte público. “Há situações em que não podemos interferir. Essa não é nossa responsabilidade, mas sim da União”, completou Valcke, sobre a greve.

Bandeira
O dirigente da Fifa, que protagonizou episódios de tapas e beijos com o Brasil, exibiu uma capa de celular decorada com uma bandeira nacional, em São Paulo. “Você sabe por que uso isso? ‘Progresso’ é minha palavra favorita nesta bandeira”, disse, bem-humorado, em inglês, mas pronunciando em português uma das palavras presentes na bandeira. Ele não falou nada sobre “ordem”.

#SAIBAMAIS#Valcke se envolveu em diversas polêmicas sobre a preparação brasileira para a Copa. Ele criticou os problemas, o ritmo das obras, os entraves políticos e as reações contra a Fifa.

O auge desse conflito foi em março de 2012, quando ele afirmou que o Brasil precisava de “um chute no traseiro”, o que motivou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a pedir a troca de interlocutor da entidade que comanda o futebol mundial. O cartola se desculpou e passou a fazer afagos eventuais ao país.

Ele já admitiu que não atraiu simpatia por aqui. Amigo do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, ele havia elogiado bastante o Brasil nos meses seguintes à confirmação do país como sede da Copa de 2014, anunciada em outubro 2007.

Blatter
Em campanha pelo seu quinto mandato na presidência da Fifa, o suíço Joseph Blatter, 78, atacou seus críticos e disse ser contra a implantação de um limite de idade para o cargo. Mandatário da entidade desde 1998, o dirigente lançará sua candidatura a mais uma eleição no congresso da Fifa, que será realizado hoje e amanhã, em São Paulo. “Peço a todos os membros das federações asiáticas que mostrem união, essa é a melhor maneira de responder aos que querem destruir, não o futebol, mas destruir a entidade [Fifa]. Nossa entidade é muito forte que é certo que eles não vão conseguir destruída”, na abertura do congresso da Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês).

A AFC é a casa do Qatar, país que está sendo acusado de ter comprado votos de integrantes do comitê executivo da Fifa para conquistar o direito de organizar o Mundial em 2022.

Além da imprensa inglesa, que tem denunciado a suposta corrução no processo de escolha da sede da Copa, Blatter considera como inimigos o francês Jérôme Champagne, 55, que já lançou sua candidatura à presidência, e a Uefa.

A entidade europeia, presidida pelo também francês Michel Platini, 58, pré-candidato na eleição do próximo ano, tenta aprovar uma regra que limita em 72 anos a idade dos candidatos à presidência, o que deixaria o suíço fora da disputa. “Meu mandato chega ao fim em 2015, mas a minha missão ainda não acabou”, afirmou o cartola.

As palavras ditas por Blatter para a AFC podem ser consideradas o lançamento oficial da candidatura do atual presidente da Fifa. Até então, o suíço só havia confirmado sua intenção de concorrer ao cargo em entrevistas.

Em alta

Benzema
O atacante francês marcou dois gols na goleada sobre a Jamaica e mostrou que está pronto para ser o destaque da sua seleção

Em baixa

Robben
O craque holandês se desentendeu com seu companheiro de seleção, o zagueiro Indi, e tentou agredir o jogador durante os treinamentos

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas