sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Princesa vê jogo em Natal

- Publicidade -

Uma simples troca de presentes marcou a presença da realeza em Natal. No final da tarde de ontem, a princesa herdeira do Japão, Hirako Tottori Takamado, presentou a governadora Rosalba Ciarlini em reunião à portas abertas, porém restritas, na Pinacoteca do Estado. No encontro, foram discutidos os potenciais econômico e turístico do Rio Grande do Norte, mas nenhuma parceria comercial foi fechada entre o Estado e o país. A princesa veio à capital potiguar acompanhar o jogo da seleção japonesa, que aconteceu na noite desta quinta-feira, no Arena das Dunas.
A princesa do Japão Hirako Takamado chegou ao RN em voo comercial, vindo de São Paulo
O Governo do Estado presenteou o Japão com um quadro do artista plástico potiguar Dorian Gray. Em troca, a delegação nipônica ofereceu uma garrafa de saquê – cachaça japonesa feita com arroz –, uma flâmula da bandeira do país e a camisa dez da seleção japonesa, personalizada com o nome da princesa. Natal foi a única cidade do país a receber a visita da representante da família imperial, segundo informações da Embaixada do Japão.

A Princesa foi recepcionada pela Guarda de Honra da Polícia Militar  e pela banda da PM, que fez uma breve apresentação do hino japonês. Em seguida conheceu as dependências do Palácio da Cultura e se reuniu com a Chefe do Executivo Estadual e os Secretários de Estaduais de Cultura, Izaura Rosado, de Esporte e Lazer Joacy Bastos, de Turismo, Gina Robson e o presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a realeza se mostrou muito curiosa quanto às potencialidades do Estado, quanto à fruticultura e à mineração, além das atividades turísticas. “Ela veio à Natal com a curiosidade de conhecer nossa cultura, nossa economia. Perguntou do porquê do nome da cidade Ela também nos disse que os japoneses estavam gostando muito da cidade. Eu falei bastante sobre as possibilidades do Estado. Em breve poderemos ter algumas missões de investidores”, adiantou a governadora.

A reunião contou com a presença  das secretarias de cultura, esporte, turismo e da Emprotur. Segundo Rosalba, a princesa se mostrou muito entusiasmada com o futebol. Hirako Takamado, além de princesa do Japão, também é embaixadora da seleção japonesa.

Apesar de fazer parte da realeza imperial do Japão, a princesa optou por uma chegada simples. Ela viajou no vôo comercial 1240, da Gol Linhas Aéreas, vindo de São Paulo, acompanhada apenas por quatro assistentes do consulado japonês. O desembarque aconteceu por volta das 13h40, no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

No desembarque, a princesa Takamado conversou com a imprensa. “Estou aqui para apoiar esse jogo muito importante para o Japão e agradeço todo o apoio do consulado”, declarou. Sobre a partida, ela afirmava que possuía uma previsão, mas que preferia não falar. O jogo, porém, terminou em zero a zero.

O jogo foi assistido pela princesa em companhia da governadora e do secretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke, no camarote privado, também sem acesso à imprensa. Logo após, Sua Alteza participou de um jantar com representantes da comunidade nipônica potiguar, no restaurante Guinza. A previsão era que a princesa Takamado deixasse Natal ainda na noite de ontem.

Hisako Tottori entrou para a Família Imperial Japonesa após se casar com o príncipe Takamado, de quem é viúva e com quem teve 3 filhas. Atualmente a Princesa é presidente de mais de 20 instituições ligadas ao esporte, intercâmbios culturais e meio ambiente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas