segunda-feira, 6 de maio, 2024
25.1 C
Natal
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Romário: “Espero que em Natal tudo saia do papel”

- Publicidade -

Vicente Estevam
repórter de Esportes

Dos tempos de atleta ele trouxe a palavra franca, hoje como deputado federal e membro da Comissão de Turismo e do Desporto, Romário Faria, acompanha de perto os projetos para Copa do Mundo e atesta: “Aquilo que eu falei logo após nós conquistarmos o direito de sediar o mundial, de que faríamos a melhor Copa de todos os tempos eu retiro. Não acredito mais nessa possibilidade”. O artilheiro arrematou as palavras como quem acerta um chute certeiro da entrada da área e sem defesa para o goleiro. Numa conversa franca e direta na saída de um restaurante em Ponta Negra com a reportagem da TRIBUNA do NORTE, o parlamentar que ainda é um neófito na arte de fazer política, considera que vai se adaptando bem a nova função e demostra ser um fiscal cuidadoso com as verbas públicas aplicadas no projeto Brasil 2014. Seu maior temor é quanto o tempo desperdiçado pelas autoridades, que agora possuem um pouco mais de três anos para realizar grandes intervenções de mobilidade urbana nas cidades-sede, ele acredita que o tempo não será suficiente para cumprir com tudo aquilo que foi acordado e que alguns projetos importantes não terão condições de ficar prontos. Com relação a capital potiguar, o tetracampeão mundial disse que deixou a cidade aliviado com que pôde ver e com a bateria de informações recebidas da Secopa. Apesar de vir a Natal com alguma frequência, onde disse possuir bons amigos e sempre ser bem recebido, ele estava com uma péssima imagem da cidade, que acreditava ser realmente a mais atrasada nos preparativos para maior competição do planeta. “As notícias que tive a oportunidade de ver e ouvir me deixaram bastante preocupado com a situação natalense, mas chegando aqui pude ver que não era nada daquilo e volto a Brasília mais aliviado”, ressaltou. Mesmo com os péssimos resultados da Seleção Brasileira, Romário disse acreditar que o Brasil fará um papel muito mais bonito dentro de campo durante a Copa do Mundo que fora dele, ele disse confiar que Neymar, Leandro Damião, Lucas e outros atletas que estão surgindo no cenário nacional consigam acumular a experiência necessária até 2014 para fazer do nosso time favorito na briga pelo hexacampeonato.  
Romário espera que os projetos em Natal tornem-se realidade
Você anda muito preocupado com a realização da Copa do Mundo no Brasil?

Bastante, não só eu como todo brasileiro. Tenho andado pelas sedes, essa é a décima visita que a Comissão de Desporto e Turismo realiza e agente tem ouvido e visto muita coisa a principalmente quando se trata de mobilidade urbana, aeroporto e estádio e podemos constatar que praticamente 90% dessas cidades-sede apresentam problemas nos projetos de mobilidade urbana. Em minha opinião muitas obras já poderiam ter iniciado, os projetos seja de estádio, aeroportos ou as intervenções de mobilidade estão demorando muito a sair do papel.

Isso está te gerando algum tipo de pessimismo?

No geral eu sou sempre um cara otimista, acredito que o Brasil vai poder fazer uma Copa boa, mas a melhor de todos os tempos que eu acreditava que poderíamos realizar quando fomos confirmados como sede do Mundial de 2014, já não acredito mais que isso ocorra. Por sinal a frase que disse naquela época eu retiro agora.  Mas temos de continuar com a esperança, brasileiro é assim mesmo e resolve tudo em cima da hora. Francamente espero que ocorra da melhor forma possível e espero que o volume de dinheiro público que está sendo investido na preparação do país, não seja gasto de forma descontrolada. Pela vontade demonstrada, podemos vir até a realizar uma Copa boa, mas do jeito que as coisas andam atualmente estou achando meio complicado.

Esse atraso na viabilidade dos projetos nós devemos a quê: ao desleixo das autoridades ou à nossa burocracia?

A burocracia, os contratos mal feitos, a morosidade nas decisões dos órgãos representantes legais nos Estados, nos Municípios e dentro da própria esfera federal que não previram certos tipos de situação que estão empacando alguns projetos devido a alguns equívocos. Não tem um culpado só, na verdade o Brasil está atrasado, mas segundo a própria presidenta Dilma, em 2013 a grande maioria dos projetos estarão dentro do curso normal e sinceramente espero que o Governo tenha razão. Eu posso falar pelo que vejo e se as coisas não começarem a andar de forma mais rápida, certamente nós não poderemos apresentar um Brasil que gostaríamos de apresentar na Copa do Mundo.

Com relação à Natal, você deixa a cidade de que forma: apreensivo ou tranquilo?

Na verdade pelo que eu ouvia na imprensa, tive a oportunidade de ler na imprensa, encarava Natal como uma das sedes onde os projetos estavam bastante atrasados. Mas o que foi apresentado para gente na Assembleia Legislativa pelo secretário da Secopa (Demétrio Torres) e pelo Secretário da Juventude, Esporte e do Lazer (Rodrigo Cintra) deu para ver que era bem diferente daquilo que foi publicado pela imprensa. Agora temos de esperar se aquilo que pudemos ver através do “PowerPoint” (programa de computador) se realmente vai ser colocado em prática. Eu acredito que sim, até por que não teria motivos para o pessoal estar apresentando inverdades para essa comissão, uma vez que ela é hoje a comissão mais importante em relação às coisas da Copa do Mundo.

Mas você saiu animado desse encontro?

Espero que em Natal tudo saia do papel e que seja uma das grandes sedes do nosso Mundial. Eu particularmente gosto de Natal, venho muito a essa cidade onde as pessoas sempre me receberam com muito carinho, esse é um dos motivos que me faz esperar que Natal seja uma grande sede e acabe servindo de exemplo para as demais.

Alguma coisa que você teve a oportunidade de ver em nossa cidade te preocupou?

O que mais me preocupa, mas não é nenhuma exclusividade de Natal, são os projetos de mobilidade urbana. Aqui eles nem foram iniciados ainda e este será um grande problema que o Brasil terá em se tratando de uma Copa do Mundo, nós estamos vendo que muitas delas já deveriam ter iniciadas, algumas são projetos de grande porte e não sei se três anos serão suficientes para acabar tudo aquilo que deve ser feito até a realização do Mundial.

O Romário que já viu um Mundial de dentro do campo acredita que o Brasil fará um Mundial de que nível?

É difícil avaliar, se a Copa fosse hoje seria a pior possível. Porém como ainda temos três anos para trabalhar, muitas coisas podem mudar nesse caminho, os projetos podem enfrentar um andamento bem diferente que o apresentado atualmente. Como parlamentar e conhecendo os problemas das cidades, digo que nós não teremos condição de fazer uma Copa de alto nível. Ela vai acontecer, disso não tenho dúvida, mas não será aquele megaevento que estávamos aguardando.

Mas o que te faz pensar dessa forma, a situação está tão esquisita assim?

Como brasileiro espero que melhore a mentalidade das nossas autoridades em relação à mobilidade urbana, estádio e aeroportos. Nós enfrentamos muitas dificuldades no setor aeroportuário, basta ter apenas um feriado para que isso fique comprovado, os projetos da Infraero não saem da maquete e espero que tudo isso deixe de ser projeto e se transforme em realidade o quanto antes, que comecem a preparar o país de verdade para sediar uma Copa do Mundo, pois deixar tudo na ficção não irá adiantar muito.

E o futebol do Brasil, está te deixando preocupado?

Na verdade apesar de não termos apresentado um grande futebol nos últimos jogos, a Seleção Brasileira é aquilo que menos me deixa preocupado. Em se tratando de Brasil, da quantidade de novos valores que conseguimos revelar, acredito que o Brasil possui bem mais possibilidade de fazer uma Copa bem melhor dentro do campo de que fora dele.

Já apareceu algum sucessor para o Romário?

Romário, Zico, Pelé, Romário, Ronaldo e Maradona já tiveram sua época, hoje estamos em outra época e a vez são de outros atletas. Mas tem uns artilheiros despontando, como aquele do Internacional, o Leandro Damião, o próprio Neymar. Vamos torcer para que jogadores desse tipo se desenvolvam mais a cada dia, a cada ano e que em 2014 estejam preparados para defender bem a Seleção Brasileira.

Quem é o atleta que encanta o Romário atualmente?

Gosto do Paulo Henrique Ganso, do Neymar, do Lucas tenho visto os gols do Leandro Damião e realmente acredito que esse pessoal tem tudo para emplacar na Seleção Brasileira e dar muitas alegrias aos nossos torcedores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas