Secopa tenta mostrar segurança

Publicação: 2012-06-27 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Faltando 715 dias para o início da Copa do Mundo de 2014, o segundo homem mais importante da Fifa, Jérôme Valcke, fará sua primeira visita a Natal, juntamente com os campeões mundiais Bebeto e Ronaldo Nazário, que hoje respondem pelo Comitê Organizador Local (LOC). Última cidade junto com São Paulo a iniciar os preparativos para o Mundial, Natal chegou a ser alvo de crítica do dirigente pelo atraso em seu projeto. Os representantes potiguares querem aproveitar a estada da comitiva na cidade, para desfazer a imagem construída pelos relatórios enviados à Fifa e demonstrar ao secretário geral da entidade que o ritmo das obras da Arena das Dunas não significa motivo de preocupação para os gestores do evento.
Alberto LeandroConstrução da Arena das Dunas já se encaminha para 26% do projeto total e a previsão é chegar em dezembro com 50% do estádio prontoConstrução da Arena das Dunas já se encaminha para 26% do projeto total e a previsão é chegar em dezembro com 50% do estádio pronto

Em janeiro, irritado com o ritmo lento do projeto em Natal, Valke afirmou: “Natal está muito atrasado e teremos um monitoramento especial na cidade”. A afirmação do segundo homem mais importante da Fifa, em rede nacional de televisão, foi suficiente para gerar uma onda de incertezas em relação aos projetos da cidade que ele só conhecia através de relatórios. Jérôme Valck também não levou em consideração que a Arena das Dunas e o estádio Itaquerão/SP — devido aos problemas enfrentados para viabilizar financeiramente os seus projetos —, entraram num regime especial de construção fornecido pelo próprio Comitê Organizador Local.

O secretário da Secopa, Demétrio Torres, vai aproveitar a ocasião da vista de Jérôme Valke, Ronaldo e Bebeto, para realizar a apresentação do desenvolvimento da construção da Arena das Dunas, que se aproxima dos 26% do total do projeto e há um mês iniciou a fase de superestrutura (construção acima do solo) com a instalação das primeiras vigas para sustentação das arquibancadas.

 O contrato com o consórcio Arena das Dunas prevê a conclusão do projeto para dezembro de 2013 e o secretário Demétrio Torres faz planos de alcançar metade do projeto no próximo mês de dezembro. “Atingindo esse percentual de construção, nós vamos entrar numa fase de muita tranquilidade. Quando a cobertura for instalada, ela que já vem pronta, esse percentual de construção sofrerá um salto, restando pouquíssima coisa para fazer”, frisou Torres.

Questionado se poderia ser apresentada alguma novidade ao dirigente francês, o representante da Secopa disse “que para Valcke, a maior novidade será ele saber que Natal nunca esteve fora do cronograma traçado pelo COL”. Quanto aos projetos de mobilidade, Demétrio Torres, voltou a destacar a posição geográfica privilegiada do projeto natalense. “Diferente das demais cidades-sede nós não temos de fazer nenhuma obra de mobilidade para que o público possa ter acesso ao estádio. Mobilidade é legado e nossos principais projetos nessa área estão num raio de 30 km da arena”, ressaltou.

A visita ao canteiro de obras da Arena das Dunas terá início às 9h30. Ela será precedida de uma apresentação do projeto as autoridades presentes e logo após conferir algumas parte da construção, será iniciada a entrevista coletiva. Da capital potiguar a comitiva da Fifa seguirá para Brasília.

Pernambuco abriu novo ciclo de visitações

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou as obras da Arena Pernambuco ontem, acompanhado pelo secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, pelos membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) Bebeto e Ronaldo e pelo pintor pernambucano e embaixador da Fifa, Romero Britto. As obras no estádio alcançaram, em maio, 43% de avanço físico.

Após sobrevoo no estádio, que será palco de três partidas da Copa das Confederações e de cinco jogos da Copa do Mundo, a comitiva passou pelo mirante das obras e desceu para vistoria pelo empreendimento com os engenheiros responsáveis pelo projeto e com os secretários executivos da Copa em Pernambuco, Gilberto Pimentel e Silvio Bompastor.

No local onde será o gramado, Ronaldo e Bebeto bateram bola com os operários. André Dias dos Santos, 29 anos, é montador de andaime e foi o goleiro nas cobranças das penalidades. “Para mim foi muita emoção. Assistia aos jogos do Corinthians e pensava que um dia poderia jogar com o Ronaldo. Hoje, quando soube que ia pegar as cobranças dele (ou tentar, né?) e do Bebeto fiquei muito feliz”, disse o torcedor de Sport e Corinthians.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários