quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Serviços investem, de olho na Copa

- Publicidade -

Karla Larissa
repórter

O setor de serviços deverá ser o principal beneficiado com a realização da Copa do Mundo em Natal.  A expectativa de bons resultados com o evento, que estreia na capital no dia 13 de junho, fez com que grande parte das  empresas do setor, especialmente ligadas ao turismo, investissem em melhorias na estrutura, contratações e, principalmente, qualificação profissional.

Dados da Fecomércio RN mostram que o setor de serviços fechou o mês de abril com um saldo positivo de mais de 1 mil postos de trabalhos com carteira assinada no Rio Grande do Norte. E no acumulado do primeiro quadrimestre, o segmento já acumula um saldo positivo de 5.146 postos. Os números são bastante superiores ao que foi registrado no mesmo período de 2013, que teve 514 vagas em abril e 2009 vagas nos quatro primeiros meses do ano.

Os destaques do ano na geração de novos empregos no setor de serviços ficaram por conta dos segmentos de Imobiliária (+ 2.210 novos empregos); Ensino (+ 1.398 vagas) e Turismo – hotéis, pousadas, bares e restaurantes – que emplacou no primeiro quadrimestre 1.244 novos empregos formais.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, diz não ter dúvidas de que este desempenho está intimamente ligado à Copa. “Este vem sendo o ano do setor de serviços. Sem dúvidas,  o setor  é o beneficiado  de primeira hora com a Copa. Atividades de lazer, alimentação, hospedagem (aí incluído o setor de corretagem de imóveis), recebem injeção direta de recursos. Temos visto isto nos números”, analisa.

De acordo com Marcelo Queiroz o setor ainda puxará, em um segundo momento, o comércio. “Com o incremento do emprego, há mais dinheiro em circulação e também deveremos auferir ganhos com o incremento esperado para o turismo no Pós-Copa”.

Marcelo Queiroz destaca os investimentos em qualificação feitos pelo setor. “Somente em qualificação de pessoal, o Sistema Fecomércio, através do Senac, capacitou no ano passado 540 pessoas em cursos de idiomas voltados para a Copa. Muitos hotéis, bares e restaurantes investiram em melhorias físicas e de equipamentos. A expectativa deste setor é muito grande”, ressalta.

Valorização
Um levantamento realizado pelo site de empregos Catho apontou aumento do salário e de vagas em áreas relacionadas ao Mundial. De 2013 a 2014,  houve um aumento de 28,2% no salário médio dos profissionais de hotelaria e turismo.

No Nordeste, o aumento de vagas de trabalho no turismo foi de 105% no comparativo entre 2013 e 2014, conforme os dados da Catho.

No âmbito nacional, considerando as vagas na área comercial, engenharia civil, hotelaria, gastronomia (restaurantes) e educação (tradutor), o aumento geral constatado em todos estes setores foi de 23,22%. As vagas para restaurantes foram as que tiveram maior crescimento nesta seleção, de 72%.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz avalia que esse é um movimento natural do Mercado. “Se há maior oferta de vagas, os profissionais melhor qualificados tendem a ser mais valorizados.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas