quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Shoppings do país esperam movimento menor na Copa

- Publicidade -

São Paulo (AE) – Os shopping centers esperam um movimento menor durante a Copa do Mundo, aponta pesquisa do Ibope Inteligência divulgada ontem. De acordo com o levantamento, 62% das empresas acreditam que o número de visitantes cairá significativamente, especialmente nos dias de jogos.

Apesar de 79% dos entrevistados afirmarem que prepararam ações de marketing específicas para o período (como eventos e promoções), 29% não têm certeza sobre os benefícios do torneio para os lojistas. Mesmo assim, 37% devem contratar funcionários e mais da metade vai alterar seu horário de funcionamento durante o mundial de futebol.

Segundo o Ministério do Turismo e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 3,7 milhões de turistas devem circular pelo País entre junho e julho, sendo 365 mil estrangeiros. Esse público deve gastar quantia estimada em R$ 6,7 bilhões.

Porém, como será decretado feriado por muitos municípios nos dias de jogos, a previsão é de que o movimento caia. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) divulgou em abril que espera perder 11 dias de faturamento durante a Copa do Mundo.

Expediente
O comércio potiguar irá manter funcionamento normal durante os jogos da Copa do Mundo realizados em Natal e terá horário diferenciado nos dias de partidas da seleção brasileira. A decisão, divulgada esta semana, foi tomada em conjunto pelas entidades do comércio.

Nos dias de jogos do Brasil, o comércio de rua fechará 2 horas antes, e não reabrirá após os jogos. Já os supermercados suspendem as atividades 30 minutos antes, e voltam normalmente 30 minutos depois.

A maioria dos shoppings funcionará até 1 hora antes dos jogos do Brasil, e reabre uma hora depois do jogo. Mas a decisão será de cada administração.

Segundo o vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal, Augusto Vaz, a Lei Geral da Copa estabelece que cabe ao Município decidir se será feriado ou não nos dias de partidas na cidade e à União, sobre os dias de jogos da seleção. “A Prefeitura de Natal definiu que os dias de jogos da Copa  em Natal serão ponto facultativo. Por isso, decidimos manter o funcionamento do comércio normal. Agora estamos na torcida para que a União não decrete feriado nos dias dos jogos do Brasil para não termos um custo maior com horas extras”, diz.

Para Vaz, a decisão tomada pelas entidades do comércio foi uma forma de amenizar os prejuízos do comércio em dias de jogo. De acordo com  ele,  o comércio está dividido entre os setores que estão otimistas com a realização da Copa e os que não terão muito retorno com o evento. “Os setores de bares, restaurantes, hotelaria, turismo estão bastante otimistas. Já outros setores buscam formas de se beneficiarem também”, destaca.

A Fecomércio/RN também esteve a frente das reuniões para definição do horário do comércio na Copa. A Federação informou que essa definição foi a mais viável para o setor e que, com isso, os lojistas conseguirão diminuir as perdas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas