terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Valcke se desculpa após o pedido de afastamento

- Publicidade -

A resposta do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foi imediata. Logo após o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enviar à Federação Internacional de Futebol um comunicado oficial pedindo o afastamento do dirigente francês dos assuntos da Copa de 2014 no Brasil, Valcke enviou um pedido, também formal, de desculpas ao governo brasileiro, na noite de ontem.
Aldo Rebelo considerou desrespeitosas as declarações de Jérôme Valcke e encaminhou ofício à Fifa
Segundo ele, a expressão “se donner un coup de pied aux fesses” é corriqueira em seu país-natal, a França, para pedir que se “acelere o ritmo” de algo. Valcke argumenta que a expressão foi traduzida ao pé da letra para o português e que isso gerou “interpretações incorretas”.

Na carta, o secretário ainda reforça o “imenso respeito e admiração” que tem pelo Brasil, país que, segundo ele, “é e sempre será a única opção para sediar a Copa do Mundo”.

O pedido de desculpas foi enviado imediatamente após comunicado oficial do ministro Aldo Rebelo, solicitando outro dirigente à frente dos assuntos da Copa no lugar de Valcke.

Tudo porque uma declaração do secretário da Fifa no último sábado, dando conta de que o Brasil precisaria de um “pontapé na bunda” para agilizar as obras do Mundial, repercutiu negativamente entre os líderes do governo brasileiro.

O governo disse, porém, que não irá se pronunciar ainda sobre se irá aceitar as desculpas e voltará a sentar à mesa com Valcke.

PARLAMENTARES

As declarações do secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao modo como o Brasil está organizando o Mundial de 2014 caíram como uma bomba entre os membros do governo nacional. Nesta segunda-feira, o presidente da Comissão que vota a Lei Geral da Copa, o deputado Renan Filho (PMDB – AL), emitiu uma nota oficial chamando o francês de deselegante, inconsequente e desrespeitoso, ao mesmo tempo em que José Sarney criticou a grosseria do dirigente ao tratar das questões políticas do País.

Na ocasião, Valcke havia destacado publicamente o atraso nas obras de infraestrutura e na votação da Lei Geral da Copa. Diferente dos discursos comedidos que praticou ao visitar as sedes da Copa do Mundo, o francês afirmou que os organizadores do torneio mereciam receber um ‘chute no traseiro’.

O assessor da presidenta Dilma Roussef xingou o secretário- geral da Fifa de “vagabundo”, em uma entrevista concedida ao jornal O Globo. Desta vez, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, José Sarney, saiu em defesa do ministro Aldo Rebelo e rotulou o dirigente da Fifa de grosseiro. “O ministro (do Esporte) Aldo Rebelo não falou apenas em seu nome e em nome do governo, mas falou em nome de todo o povo brasileiro a respeito da intromissão grosseira (do dirigente da Fifa)”, disse o político.

Renan Filho, por sua vez, afirmou que o Jérôme Valcke não possui o direito de criticar de forma desrespeitosa o andamento das obras no Brasil. O político destacou todo o esforço que vem sendo feito para que a votação da Lei Geral da Copa seja realizada com sucesso e criticou a postura imediatista que a Fifa adotou com relação aos prazos estipulados para o governo.

VISTORIAS

Entre os dias 6 e 12 de março, especialistas da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA 2014 cumprirão a segunda parte do primeiro tour de inspeções dos estádios. Desta vez, as cidades visitadas serão São Paulo (06.03), Porto Alegre (07.03), Curitiba (08.03), Cuiabá (09.03), Manaus (10.03) e Natal (12.03).

“Essas inspeções têm como objetivo analisar e adequar o planejamento operacional dos estádios, que é extremamente complexo. O plano envolve esquema especial de tráfego, checagem de segurança, orientadores de público, área de exposição dos afiliados comerciais, tendas de hospitalidade, estrutura para a TV e muito mais”, explica o gerente de operações em estádios do COL, Tiago Paes.

A primeira etapa do tour de inspeções foi cumprida em setembro de 2011 nas quatro sedes confirmadas da Copa das Confederações da FIFA 2013 – Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro – e as duas pendentes – Recife e Salvador. “Visitar o local permite ter uma perspectiva melhor em termos de espaço e distância. Caso haja algum problema, as alternativas já são discutidas ali mesmo com a sede e as outras áreas operacionais”, acrescenta Paes.

As visitas são divididas em três etapas: reunião de apresentação, visita às obras e reunião de conclusão. A equipe da FIFA e do COL será formada por quase 40 pessoas, e será recebida por aproximadamente 25 funcionários ligados à sede. Os especialistas vêm de diferentes áreas relacionadas ao complexo funcionamento dos estádios durante a Copa do Mundo da FIFA: Competições, Operações, Televisão, Protocolo, Mídia, Tecnologia, Credenciamento, Segurança, Marketing, Ingressos e Hospitalidade.

As visitas aos estádios são marcadas de seis em seis meses, e a frequência aumenta conforme a Copa do Mundo da FIFA 2014 se aproxima. O processo de acompanhamento das obras com o objetivo de planejar como vão operar os estádios ocorre desde 2010. No início, as inspeções eram apenas virtuais. Neste caso, as reuniões ocorriam na sede do COL, com a presença de representantes da construtora, dos arquitetos e de especialistas das áreas de transporte e segurança das sedes. “Através de imagens e plantas, o andamento dos projetos é analisado pela equipe da FIFA e do COL, e as plantas vão sofrendo ajustes após cada encontro”, explica Paes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas