Cuiabá-Natal pela Azul
Atualizado: 21:36:16 19/05/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), além da ABIH-RN, participou na quarta-feira passada do evento promocional e de divulgação do novo voo direto entre Natal e Cuiabá, capital do Mato Grosso, operado pela Azul Linhas Aéreas.

O evento foi realizado pela Azul Viagens no Centro de Eventos do Pantanal, na capital mato-grossense. O intuito foi promover o voo e também capacitar mais de 200 agentes de viagens das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte sobre o destino.

“O Centro-Oeste brasileiro é um dos importantes polos emissores para o nosso destino e ter mais esse voo com ligação direta possibilitará um aumento do fluxo turístico e, consequentemente, um incremento na economia potiguar”, observa Bruno Reis, presidente da Emprotur.

Pipa participará de evento LGBT+
O Preserve Pipa, projeto desenvolvido entre a Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e o Pipa Convention & Visitors Bureau, que juntos são responsáveis pela conservação e promoção da praia da Pipa, irá participar do LGBT+ Turismo Expo 2022, que acontecerá no hotel Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro, em 26 de julho, das 9h às 18h. Além de um espaço de atendimento no salão de expositores, o destino terá 15 minutos de treinamento para os agentes de viagens e operadores.

O evento reúne agentes de viagens e operadores para um dia de debates. A ideia é aprofundar o conhecimento sobre o segmento que movimenta, anualmente, US$ 3 trilhões em nível global. No intuito de inspirar e capacitar a cadeia nacional de vendas, destaca palestras e cases de sucesso ministrados por profissionais que são reconhecidos mundo afora pela atuação em prol de um Turismo voltado para os viajantes LGBT.

Apoio - O LGBT+ Turismo Expo 2022 tem apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro e TurisRio, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Turismo de Portugal, Accor/Fairmont, Gol/ Air France/ KLM, Vila Galé Hotels, Ministério do Turismo de Israel, Preserve Pipa, Copa Airlines, Hard Rock Hotéis do Caribe, CC Hotéis, Osaka CVB e ICS Travel Group. O evento ainda conta com a chancela da Associação Interacional de Turismo LGBT+ (IGLTA) e os apoios institucionais da Abav RJ, Rio CVB e Fórum de Empresas e Direitos LGBTI.

Fest Bossa Jazz presencial em agosto
O Fest Bossa & Jazz prepara retorno presencial à Pipa, de 18 a 21 de agosto. E para marcar esta nova fase também trará uma identidade nova ao festival, além de um formato que proporcionará maior sinergia entre público e artista.
Com acesso gratuito e polos espalhados pelos pontos estratégicos da Pipa, a Feirinha de Artesanato será uma das novidades do festival, que vai reunir artesãos com obras voltadas à arte musical.

Patrocínio - O Fest Bossa & Jazz – Pipa 2022 tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo, Coca-Cola e Prefeitura de Tibau do Sul, com apoios da Secretaria de Turismo do RN, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul e Café Santa Clara. A realização é da Juçara Figueiredo Produções.

Turismo de Gramado visitará Natal
A Brocker Turismo, com atuação na Serra Gaúcha, está organizando em quinze cidades brasileiras, incluindo Natal, o workshop “Gramado o ano inteiro”, onde serão divulgados os principais eventos e atrativos do destino turístico.

Natal Luz - A maior atração é o famoso Natal Luz de Gramado (entre outubro e janeiro), com sua ornamentação natalina e luminosa nas praças, avenidas e vitrines. Uma das principais atrações desta época é o Bustour Illumination Show, que percorre as ruas de Gramado decoradas com a magia do Natal. Há ainda desfiles a céu aberto, shows e espetáculos teatrais.

MTur divulga números de abril
A Semana Santa e o feriado de Tiradentes  impulsionaram o turismo nos principais destinos nacionais em abril. Cidades como Bonito (MS), Balneário Camboriú (SC), Salvador (BA) e Florianópolis (SC) registraram números expressivos de visitações e, consequentemente, recordes na taxa de ocupação hoteleira no mês passado. A avaliação é do Ministério do Turismo. 

Em Bonito (MS), por exemplo, mais de 22,5 mil pessoas visitaram a cidade no mês passado. Trata-se da melhor taxa dos últimos sete anos, de acordo com o Observatório de Turismo (OTEB). Ainda segundo o Ministério do Turismo, outro destino que apresentou recorde em abril foi Balneário Camboriú, em Santa Catarina. 

E Natal? - O MTur destaca também os bons números de alguns destinos do Nordeste, como Salvador e Porto Seguro, na Bahia. Na capital baiana a taxa de ocupação hoteleira no mês de abril chegou a 56,79%. O índice é superior ao registrado em 2019, quando 53,18% dos leitos ofertados estavam com hóspedes. 

Em Porto Seguro, abril bateu recorde. Segundo os gestores locais, dos cerca de 75 mil leitos distribuídos entre Porto Seguro e os distritos Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, 95% estiveram ocupados.

Corporativo - A volta dos eventos corporativos rendeu à rede hoteleira de Campinas (SP) uma alta expressiva na taxa de ocupação. Dados do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau apontaram que a média em abril foi de 55,28%, contra 50,28% registrados em março. 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Ações promocionais na Femptur
Atualizado: 21:03:13 12/05/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A oitava Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o décimo-terceiro Fórum de Turismo do RN, que se realizarão de 21 a 23 de julho no Centro de Convenções de Natal, terão ações paralelas de divulgação e promoção do Turismo potiguar. A Emprotur, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), trará a Natal, no período do evento, seis jornalistas ou influencers de mercados emissores em potencial, como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Goiânia e Cuiabá. Já a Argus Eventos, empresa promotora da Femptur e do Fórum, está organizando um famtour com 30 agentes de viagens da Paraíba, em parceria com a ABIH-RN e a Abav-PB. 

Palestra - A abertura do décimo-terceiro Fórum de Turismo do RN, no dia 21 de julho, às 9h, no salão Celina Guimarães, do Centro de Convenções de Natal, terá palestra de Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio-SP. 

Bacharel em Turismo, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Geografia Humana, todos pela USP, Mariana tem estudos embasados tanto para o Turismo quanto para os viajantes. É também comentarista da Globo News.

Sala de Capacitação - Uma das novidades da Femptur, nos dias 22 e 23 de julho, será uma sala de capacitação, com 20 momentos - nos dois dias -, para apresentações de destinos e ações de fomento ao turismo do RN.

Apresentações culturais - No palco do espaço gastronômico da Femptur haverá apresentações a cada meia hora, também nos dias do evento. O encerramento no primeiro dia estará a cargo da Orquestra Sanfônica de São Miguel do Gostoso.

Artesanato - Além da mostra e comercialização do genuíno artesanato potiguar, a cargo da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), a Casa Durval Paiva também terá espaço na Femptur. Vai mostrar a arte produzida pelas mães das crianças atendidas pela instituição filantrópica. 

Majestic é 14 em hotéis de luxo
Pelo 10º ano consecutivo, o Hotel Majestic Natal está entre os melhores hotéis de luxo do país. Foi reconhecido pelo selo Travellers’ Choice – Best of the Best 2022 do TripAdvisor como o 14º entre os 25 melhores hotéis de luxo do Brasil.

“Essa avaliação comprova que estamos no caminho certo, com comprometimento e excelente serviço para aqueles que buscam uma hospedagem de luxo na capital potiguar. E é essa a nossa missão. Oferecer ao nosso hóspede uma experiência única nos serviços e acomodações, além de uma extraordinária experiência gastronômica. Esse prêmio é fruto de muito trabalho e dedicação de toda uma equipe”, ressalta o diretor do hotel, Abdon Gosson.

Erick Jacquin - Vale lembrar que uma atração exclusiva no Hotel Majestic é o restaurante La Brasserie de La Mer, comandado pelo premiado chef francês Erick Jacquin. Sobre o prêmio Melhor dos Melhores do “Travellers’ Choice – Best of the Best”, trata-se da maior homenagem que o TripAdvisor concede.

Senac leva Turismo a Areia Branca
O Senac RN inaugura, na próxima segunda-feira (16), às 16h, a Unidade Móvel de Turismo e Hotelaria de Areia Branca, na Costa Branca. Ao todo, serão ofertadas 60 vagas gratuitas para cursos de  Cozinha Regional, Corte e Cocção de Peixes e Frutos do Mar, Bolos e Tortas e Técnicas de Produção de Sobremesas.

Estrutura - Durante 30 dias, a carreta-escola ficará estacionada no centro da cidade. A unidade é estruturada com mobiliário e equipamentos que reproduzem o ambiente real de trabalho, permitindo aos alunos conhecimentos teóricos e práticos ao longo das capacitações.

Cozinha pedagógica - As unidades têm cerca de 14 metros de comprimento, 4 metros de altura e 2,6 metros de largura. São equipadas com materiais específicos da área de formação, como por exemplo uma cozinha pedagógica.

RN capta Convenção da Schultz
O Rio Grande do Norte vai sediar a Convenção de Vendas de 2023 da operadora Schultz. O evento é realizado há 14 anos, sempre voltado para agentes de viagens e parceiros de negócios. Virão a Natal profissionais de venda selecionados em 153 cidades e 20 estados brasileiros.

“Nossa Convenção de Vendas reúne uma agenda técnica e de relacionamento. É uma verdadeira imersão em nossas empresas e nos produtos e serviços que oferecemos, além, claro, de ser o grande marco de apresentação dos nossos parceiros", comenta Aroldo Schultz, diretor-presidente da operadora.

Marco - Aroldo ressalta ainda a certeza de que o evento será um marco para a Schultz. "E será importante para o RN, para nossos parceiros, para o trade turístico e, claro, para todos os viajantes que serão impactados no pós-convenção", comenta.

Shopping de Viagens Agaxtur
O Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participa do Shopping de Viagens Agaxtur/SP, que prossegue até 31 de maio na capital paulista. A estimativa é de 750 mil visitantes impactados durante a nona edição do evento, que se realiza no Atrium Shopping Eldorado, na capital paulista.  

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Filha da Lua se destaca
Atualizado: 21:42:03 05/05/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Filha da Lua Eco Lodge, na Pipa, foi indicado ao Condé Nast Traveler 2022 Readers’ Choice Awards. Organizada pela conceituada publicação norte-americana com base na opinião dos leitores, a premiação elege o que há de melhor no mundo do turismo. 

Com 17 bangalôs montados sobre palafitas, duas piscinas, spa, restaurante especializado em receitas sem glúten e cenários naturais exuberantes, o hotel de luxo brasileiro concorre na categoria Hotels & Resorts.

Durante a votação, os participantes podem avaliar fatores como acomodações, localização, serviço e staff, opções gastronômicas, design, atividades e facilidades, concierge, protocolos de segurança, acessibilidade, limpeza, recursos para trabalho remoto, experiências e investimentos para a comunidade.

Cichetti Pipa - O conceituado restaurante Cicchetti Pipa, que pertence ao grupo Filha da Lua, também aparece entre os indicados ao prêmio. Especializado em gastronomia italiana servida em pequenas porções, o estabelecimento disputa a categoria Restaurants, Bars and Beach Clubs. As avaliações levam em consideração a atmosfera, o bar, as opções culinárias, a localização, o serviço e a acessibilidade do local.

Natal-Lisboa-Natal a 500 dólares
A Tap Air Portugal lançou recentemente uma promoção para várias cidades da Europa com tarifas a partir de US$ 440 e parcelamento em até 10 vezes sem juros. É válida até 16 de maio. O período de embarque vai do dia 15/05/2022 até 31/03/2023 (exceto de 15/07 a 31/08 e 15/12/22 a 15/01/23).

As saídas de São Paulo, Rio e Fortaleza custam a partir de US$ 440 + taxas. De Salvador, Recife, Natal, Maceió e Belém saem a partir de US$ 480 + taxas. Já os voos de Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre estão por US$ 540 + taxas.

Ligações - Atualmente, a Tap liga Brasil a Portugal com voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, além de conectar o Porto a São Paulo e Rio de Janeiro. No verão europeu a Tap passará a operar com 73 voos por semana entre Brasil e Portugal.

Cadeira gigante no Praia Bonita Resort
Uma cadeira gigante, com seis metros de altura, foi instalada nas dependências do Praia Bonita Resort, localizado na praia de Camurupim, em Nísia Floresta. A decoração foi criada pelo proprietário do hotel, o engenheiro civil e arquiteto Sérgio Boffa, italiano que vive no Brasil há quase 20 anos.

Acompanhando a cadeira há também um guarda sol gigante, de oito metros, um super chapéu de sol, chinelos de praia, toalha de banho e uma mesa de petiscos com camarões (símbolo de Nisía Floresta, um dos maiores produtores de camarão do mundo).

"Ponto turístico" - Na mesa também é possível ver um livro, óculos de sol e balde de cerveja. A construção chama a atenção por seu tamanho e magnitude. "Dessa forma acreditamos que será referência como ponto turístico", afirmou Boffa.

Pediatria trouxe quatro mil médicos
A capital potiguar sedia até amanhã o 40º Congresso Brasileiro de Pediatria, no Centro de Convenções de Natal. O evento, que é considerado o maior da especialidade, é realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern). 

Cerca de quatro mil médicos participaram dos  cinco dias do congresso. Na programação, palestrantes renomados abordaram temas atuais que contemplam a especialidade, dentre eles coberturas vacinais e recusa vacinal; estratégias para apoiar a amamentação em situações especiais; distúrbio respiratório do sono; e doenças sistêmicas.

Workshop do Turismo Náutico do RN
Para alavancar e desenvolver o potencial do turismo náutico no estado, a Secretaria de Turismo realiza no próximo dia 16 o I Workshop do Turismo Náutico do RN, que acontecerá no Centro de Convenções de Natal, a partir das 08:30h. O evento é um desdobramento das atividades do Grupo de Trabalho do Turismo Náutico, criado por decreto em 2021 e coordenado pela Secretaria de Turismo.  O workshop é destinado para os gestores municipais de turismo e para empresários do setor privado, que atuam com a operacionalização de atividades de turismo náutico.

Samba também é Turismo
O projeto Ribeira Boêmia está completando 10 anos e a celebração promete agitar o Centro de Convenções de Natal no dia 14 de maio. As atrações serão Pagode do Coxa; Dodora Cardoso; Roda de Samba Ribeira Boêmia; Moacyr Luz e Samba do Trabalhador; quarteto João Cavalcanti, Alfredo Del Penho, Moyseis Marques e Pedro Miranda; e a cantora Maria Rita, com o show “Samba da Maria”.

Aviso - Para os turistas, vale a dica: Natal produz samba de qualidade.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Dia do Profissional de Eventos
Atualizado: 22:10:17 29/04/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Natal Convention celebra o Dia do Profissional de Eventos, comemorado hoje, com números bastante animadores. O diretor executivo da entidade, Leandro di Martins, ressalta que está em curso uma ampla retomada na realização, captação e prospecção de grandes eventos médicos e técnico-científicos na capital potiguar.

Somente no primeiro trimestre deste ano, informa di Martins, a instituição chegou à marca de 96 eventos, entre captados, em captação ou na fase de prospecção. Para 2022, O Natal Convention estima captar e apoiar 42 eventos de médio e grande portes, com aumento de 20% no comparativo com 2019.

"As perspectivas são de gerar 525 mil hospedagens e um incremento de R$ 390 milhões na economia do Estado, sempre levando em consideração o gasto médio diário de R$ 743,84 e a permanência média desse turista, que é de cinco dias, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-RN", prevê o presidente do Natal Convention.

Retomada dos eventos surpreende
A retomada do turismo e a volta dos grandes eventos já são uma realidade e o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo reflete este momento de confiança e de recuperação do setor. Em fevereiro deste ano, o sistema contabilizava pouco mais de 200 eventos a serem realizados em 2022. Agora, em abril, já são 741 atividades previstas até o fim do ano.

 “Este salto da quantidade de eventos, de quase quatro vezes o número registrado no início do ano, mostra que, daqui para frente, não tem outro caminho a não ser o de crescimento do turismo. A retomada das feiras movimenta toda a cadeia turística e gera emprego, renda e desenvolvimento para o Brasil”, destacou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Ranking - Os estados com maior número de eventos cadastrados são os seguintes: São Paulo (149), Rio de Janeiro (72), Amazonas (59), Rio Grande do Sul (53), Bahia (45), Minas Gerais (43) e Tocantins (41).  As informações contidas no sistema são coletadas de forma colaborativa e cedidas por organizadores de eventos e secretarias estaduais e municipais de Turismo. Entre os eventos que podem ser inseridos no Calendário estão as categorias artístico, cultural e folclórico, religioso, rural, cívico, gastronômico e esportivo.

Emendas parlamentares ajudam o Turismo
Com o intuito de potencializar o turismo, o deputado federal Beto Rosado destinou uma emenda parlamentar para a divulgação do Rio Grande do Norte em níveis nacional e internacional. As ações serão realizadas pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), que homenageou o deputado, na quinta-feira passada (28), com uma comenda de agradecimento.
“Este ano já está sendo marcado pelo incentivo de políticos ao nosso setor. O aporte financeiro que o deputado nos fornece será multiplicado, pois através dele nós faremos a promoção do nosso destino e já estamos planejando outras estratégias para trazer o turista ao nosso estado", comenta Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN.  

Ações estratégicas - Ainda segundo o gestor, o turista não cai de paraquedas no destino. "É de extrema importância a realização de inúmeras ações, como capacitações de agentes de viagens, participações em feiras de turismo, investimentos em ações de publicidade e mídia cooperada, entre outras ações", ressalta Gosson.

O deputado federal destacou que a ABIH-RN tem realizado um importante trabalho de promoção do destino. "Sempre foi vontade minha ajudar nesta área. Afinal, o turismo é, sim, uma das principais atividades econômicas no nosso estado. É importante que as entidades se unam para buscar estratégias e apoio junto aos órgãos públicos", afirmou Beto Rosado.

Previsão de maio: 1.243 voos para Natal 
Dados divulgados no mais recente Boletim de Inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) estimam um crescimento de 6% na oferta de voos para o Rio Grande do Norte em maio. São previstos 1.243 voos para o estado, entre chegadas e partidas. Esse número é a melhor previsão para o mês em três anos, superando a movimentação aérea para o mesmo período de 2019, antes da pandemia. A previsão também é de crescimento na oferta de assentos, passando dos 190 mil. É um aumento de 3% na comparação com maio de 2019.

Querosene de aviação - "Esses números consolidam uma trajetória de crescimento que já acompanhamos desde o final do ano passado. E não acontecem por acaso. O aumento, tanto no fluxo de voos como na oferta de assentos, é uma resposta às ações de promoção do destino em mercados emissores importantes, e acontecem na esteira do decreto estadual que reduz a alíquota dos impostos que incidem sobre o querosene de aviação, o que beneficia as aéreas", explica Bruno Reis, diretor presidente da Emprotur.
 
Latam lidera - A expectativa é que a Latam tenha a maior fatia dos assentos com destino ao Aeroporto de Natal em maio, chegando a 43% do total, seguida pela Gol com 32%. E com mais três novos voos semanais ligando Lisboa a Natal, a Tap passa a ter uma fatia de 5% do mercado potiguar.

Foco Operadora na Feira da Amazônia
A Foco Operadora, baseada em Natal e com filiais no Nordeste e representantes em Minas Gerais e regiões Centro-Oeste e Norte do país, é a única operadora do Nordeste convidada para participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia-FITA 2022, que será realizada na próxima semana em Belém. O próprio diretor da Foco, Antonio Neto, marcará presença no evento, cujo intuito é mostrar o potencial turístico da Amazônia a operadores e agentes de viagem nacionais e internacionais.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Um balanço do Turismo
Atualizado: 21:06:33 14/04/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br 

O ano de 2021 começou com expectativas tímidas de recuperação do Turismo, mas terminou com resultados surpreendentemente positivos. É o que mostra o Anuário Braztoa 2022, estudo realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) em parceria com a Sprint Dados (empresa de consultoria especializada em análise de dados para o turismo), que traça o contexto econômico nacional e internacional do segmento de viagens de lazer e do comportamento do turista, a partir de informações das operadoras associadas à entidade.

Nesta edição, o Anuário vai além dos comparativos relacionados a 2020 e conta, também, com análises sobre 2019, período pré-pandemia que se tornou uma meta de retomada não apenas para o Turismo, mas para diversas atividades econômicas do Brasil e do mundo. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, 2021 teve 415 milhões de viagens internacionais, com uma receita entre U$ 700 e 900 bilhões. 

Perseverança - Já no Brasil, as operadoras Braztoa demonstraram garra e resiliência durante este período desafiador, mantendo suas empresas abertas e em atividade, buscando se reinventar e trazer novas formas de atender seus clientes e gerar receitas para seus negócios. Os dados a seguir mostram a superação de alguns valores históricos, como a contabilização do maior volume de passageiros embarcados desde o início do Anuário. Estes números são a materialização da estratégia desenvolvida por cada uma dessas empresas.
Em 2021, as operadoras Braztoa alcançaram R$ 7,1 bilhões em faturamento, com uma recuperação de 77,3% em relação ao ano anterior. Quando comparado a 2019, esse número fica 44% abaixo do que foi registrado no último ano do período pré-pandemia (15,1 bilhões). O volume de passageiros embarcados foi surpreendente, contabilizando 7,4 milhões de embarques, o que corresponde a um aumento de 124,6% em relação a 2020 (3,3 milhões de pessoas). E 14,2%, se comparado a 2019 (6,5 milhões de pessoas).

Turismo interno - Desse total, mais de 7,1 milhões foram para destinos dentro do Brasil (95,8%), o que equivale à cidade de Nova York com 100% de ocupação por 13 dias. Um aumento de 225% em relação ao ano anterior e 48% a mais que em 2019. Já a porcentagem de pessoas que viajaram para destinos internacionais foi de 4,2%. Ou seja, pouco mais de 300 mil brasileiros foram para fora do país em 2021.

Natal se destaca - No Brasil, o Nordeste permaneceu em 2021 na liderança, com 67% do faturamento doméstico e 85,5% dos embarques, seguido pelo Sudeste (11,2% faturamento e 4,7% de embarques) e pelo Sul (9% de faturamento e 6,8% de embarques). Norte e Centro-Oeste ficaram abaixo de 3% do total nacional.

Entre os destinos que compõem o pódio brasileiro dos mais buscados, Salvador  e Praia do Forte ficaram na primeira colocação no ano passado, seguidos por Natal, Gramado e São Paulo. As atrações mais vendidas foram resorts, praias e Natal Luz. Mais de 2,3 milhões de diárias em meios de hospedagem brasileiros foram comercializadas no período.

Exterior - Nos embarques internacionais, as restrições sanitárias e de circulação implementadas em virtude da pandemia alteraram o cenário com uma significativa redistribuição do público, mantendo as tendências iniciadas em 2020. 
Com isso, a América Central obteve o melhor desempenho, responsável por 27,7% do faturamento e 35,3% dos passageiros embarcados. Apesar das limitações  de fronteiras, a Europa ficou em segundo lugar, com 23,8% do faturamento e 12,8% dos embarques.

México - No ranking de destinos, Cancún aparece em destaque, com grande vantagem para os segundos colocados Cairo e Miami. A atração mais buscada em 2021 foi a Disney, mesmo diante das restrições de viagens para os Estados Unidos, vigentes até novembro de 2021. As Pirâmides do Egito também apareceram entre as mais adquiridas. Em 2021 foram comercializadas mais de 687 mil diárias para hospedagens internacionais.

Ticket médio - Com o aumento no volume de viagens realizadas, identifica-se uma redução de 15,7% no ticket médio dos roteiros domésticos em comparação a 2020, e de 45,8% em relação a 2019, chegando ao valor médio de R$ 820,55. No internacional, observa-se o retorno ao patamar dos valores históricos, chegando a R$ 4.047,50, o que representa uma redução de 36% em relação a 2020 e um aumento de 15%, se comparado a 2019.

Vale ressaltar que ainda existe um volume de viagens que foram adquiridas antes da pandemia e só puderam ser executadas em 2021. Os operadores também apontam que, das viagens nacionais e internacionais adquiridas em 2021, 60% foram realizadas como previsto, 26% remarcadas e apenas 13% canceladas.

Pacotes - Sobre o tipo de experiência vendida, as completas, que envolvem a parte terrestre e aérea, representaram 45% do faturamento no ano passado, enquanto as viagens que englobam apenas a parte terrestre, sem aéreo, foram responsáveis por 34,7%. 
Quando o assunto é antecedência da compra no mercado doméstico, 51% aconteceram no mês da viagem ou no mês anterior. Ou seja: compra para consumo quase imediato. Para o internacional, as aquisições em 2021 foram realizadas entre dois e seis meses antes. Cerca de 75% das vendas foram feitas integralmente por meio digital e 23% pelas lojas físicas.

Canais on-line - O novo comportamento digital, impulsionado pela pandemia, levou à forte presença das operadoras nos canais on-line e redes sociais, com  94% das empresas presentes no Instagram e 89% no Facebook. O e-mail é o principal meio de comunicação (91%), seguido do WhatsApp (85%).

Práticas ambientais - A sustentabilidade é outro ponto fundamental para o setor de viagens e muito presente nas operadoras associadas à Braztoa que, juntas, contribuem para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas. 
Quase 38% dessas empresas afirmam que suas ações de sustentabilidade aumentaram desde o início da pandemia. Já 42,5% dizem que essa atuação se manteve. Entre as motivações, 76,9% das empresas fizeram implementações visando a proteção do meio ambiente, 74,3% para melhorar a sociedade e apenas 38,4% focaram na redução de custos.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Turismo da Pipa se une
Atualizado: 23:12:44 07/04/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN), vive um bom momento no Turismo, pelo menos no que diz respeito à união de poder público e entidades para captação de turistas e negócios. Ao contrário de outros tempos, nos quais o trade turístico local se mostrou desunido,atualmente integração e interação parecem ser as novas palavras-chave do Turismo da Pipa.

Todas as entidades de classe do Turismo têm se unido para receber eventos de grande porte, como o Rally dos Sertões, no ano passado, alguns festivais gastronômicos e, como ocorreu na semana passada, o encerramento do Encontro da Abav em Natal, quando a Secretaria de Turismo de Tibau do Sul/Pipa, a Abrasel Pipa, o Pipa Convention, o Preserve Pipa e a Associação dos Hoteleiros de Pipa e Tibau do Sul (Ashtep) se uniram numa efetiva ação de marketing.

Ocupação -  Para o secretário de Turismo de Tibau do Sul/Pipa, Lavoisyer Macena, "a estratégia atual dos empresários que fazem o Turismo da Pipa é, também, tentar aproximar o turista de eventos que se hospeda em Natal, para pernoite ou mesmo num bate-e-volta. Nossa ocupação média hoteleira no verão foi de 80%, mas caiu para 60% em março", observa.

Escola de Gastronomia - Com mais de sete mil leitos em quase 250 meios de hospedagem, além de aproximadamente 300 restaurantes, dos quais 87 filiados à Abrasel Pipa, o segundo principal destino turístico do Rio Grande do Norte terá novidades em breve. Ganhará ainda neste ano uma Escola de Gastronomia.

"Já temos o terreno. Fica no alto de uma falésia. O local é icônico, já que sediou a primeira casa de farinha da região. O Sebrae apóia o projeto", comenta Adrianne Ciantelli, presidente da Abrasel Pipa. Já o sonho de ter um centro de convenções parece ainda longe do município de Tibau do Sul, que já teve um projeto de equipamento para eventos, em 2016, mas não saiu do papel. 
 
Nova atração - O catamarã Entremares, que navega desde janeiro pela Lagoa de Guaraíras, nos municípios de Tibau do Sul e Georgino Avelino, tem dois níveis e capacidade para 150 pessoas. Com saídas diárias, o que facilita a ida de turistas hospedados em Natal, o barco anunciará brevemente uma segunda saída diária, às 16h, com direito a saxofone e pôr-do-sol na Lagoa de Guaraíras. 

Gol prevê Natal-Buenos em novembro
"Estamos perto da definição. No segundo semestre iremos recomeçar as operações entre algumas capitais do Nordeste e Buenos Aires. A ligação semanal para Natal, por exemplo, está prevista para novembro. Não dá para voltar todos os voos ainda neste ano. Uma frequência do Nordeste para a capital argentina custa caro. São cinco horas de voo. É muito querosene. Temos que dar passos bem sustentados", comenta o vice-presidente da Gol, que esteve em Natal recentemente.

Como era - Do Nordeste para Buenos Aires a Gol voava, até início de 2020, a partir de sete capitais da região. Só São Luís (MA) e Teresina (PI) não tinham ligação com solo portenho. Salvador, Recife e Fortaleza tinham várias operações semanais, enquanto Natal, João Pessoa, Maceió e Aracaju tinham, cada capital, uma frequência a cada sete dias para Buenos Aires.
 
Malha aérea - Eduardo Bernardes comentou ainda que a empresa já atingiu 53% da malha aérea internacional pré-pandemia (no nacional, ele crava 98%). "Os voos registram boa ocupação - ressalta Bernardes -, mas há ponderações no ar", reforça.

 "Vale lembrar que há muitas remarcações. São créditos da época da alta pandemia. Precisamos de bilhetes novos para pensar em voltar a voar para alguns destinos internacionais. A recuperação é gradual, mas creio que está próxima", comenta o vice-presidente da Gol.   

Serhs reformará os 396 apartamentos
O Serhs Natal Grand Hotel, que pertence a um grupo empresarial catalão, já tem o protótipo do novo apartamento que o hotel brevemente vai oferecer. Segundo o diretor William Lass, todas as 396 unidades habitacionais serão totalmente reformadas.

"Vamos fazer as mudanças em lotes de 30 apartamentos. A previsão é de 14 meses para acabar toda a obra. A estratégia é mexer o mínimo possível na oferta de apartamentos. Assim, teremos  sempre 366 unidades habitacionais disponíves", comenta Lass.

Eventos - Na área de eventos, ainda de acordo com o diretor, todos os salões estão em funcionamento. E com boas ocupações. Segundo ele, a perspectiva é que o setor será responsável por 12% da receita do hotel em 2022. "No ano passado os eventos representaram 5% da receita e comemoramos, pois em 2020 foi zero. Zero mesmo", lembra o diretor do Serhs Natal.

Rodada da Foco ganha novo site
A 7° Rodada de Negócios da Foco Operadora, que será realizada de 25 a 28 de agosto no Centro de Convenções de João Pessoa, lançou um site bastante informativo e interativo. Segundo o CEO da empresa, Antônio Neto, "mostra bem a cara de como vai ser o maior evento voltado para agentes de viagem do Nordeste,".

Além da programação completa e atualizada, o site reúne notícias publicadas na imprensa, galeria de fotos, informações sobre a rodada de negócios e fornecedores participantes. Também será possível se credenciar no site para participar do evento. No ano passado, a Rodada de Negócios da Foco foi realizada no Vila Galé Touros.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Em abril tem 'Carnaval'
Atualizado: 22:42:20 31/03/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Os feriados prolongados são os mais esperados pelos brasileiros, que desejam aproveitar a data para descansar ou viajar, e também pelo comércio em geral, incluindo o setor de turismo. Dentre essas datas, o carnaval é, sem dúvidas, um dos períodos que mais atraem os viajantes, estimula os deslocamentos e movimenta a economia brasileira. 

Prova disso é que, em 2020, em um período pré-pandemia, só na cidade de São Paulo, a festividade movimentou cerca de R$2,75 bilhões, somados aos R$227 milhões provenientes do Carnaval no Sambódromo. Os números superam, inclusive, os do Carnaval de 2019. Geraram crescimento econômico de R$650 milhões, 31% a mais, de acordo com a Prefeitura de São Paulo, por meio de uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo.

Tiradentes - No feriado de Tiradentes deste ano, celebrado em 21 de abril, data em que também acontecerão os desfiles de carnaval, a metrópole paulistana é o destino mais procurado pelos brasileiros que vão viajar de avião para aproveitar o feriado. Concentra mais de 17% do interesse. 

Na segunda colocação aparece o Rio de Janeiro, com mais de 8%, seguida por Recife e Salvador, os dois destinos com pouco mais de 5%, e Fortaleza, que retém mais de 4% das aquisições de passagens.  

É o que aponta uma pesquisa recente da agência virtual de turismo ViajaNet, que apurou, até o dia 16 de março, o volume de compra de passagens aéreas para o período de 18/04 a 26/04. 

Previsão para destinos internacionais
Ainda segundo o levantamento da ViajaNet, Lisboa é o destino mais procurado pelos brasileiros que decidiram passar o feriado em solo estrangeiro. Em seguida vêm Buenos Aires, na Argentina (6,5%); Nova Iorque, nos Estados Unidos (6,4); Grande Porto, região também portuguesa (6,2); e Orlando (5,4%).  

Caixa lança "Crédito + Turismo"
Os servidores públicos federais, aposentados e pensionistas do INSS, além de clientes do cartão de crédito da Caixa, terão mais um incentivo para viajar pelo país. O Ministério do Turismo e a Caixa lançaram na quarta-feira passada (30) o programa “+Crédito+Turismo”, com maior facilidade de crédito e de parcelamento para serviços turísticos no Brasil. 

Negócios - A iniciativa também contemplará os empreendedores do setor, já que a Caixa também promete disponibilizar produtos e condições mais atrativas para alavancar negócios e fortalecer o turismo doméstico no país.
  
96 parcelas - O programa atenderá os servidores públicos federais e os aposentados e pensionistas do INSS, incluindo os negativados, com crédito consignado para viajar pelo país. O parcelamento poderá ser feito em até 96 vezes. 

Como obter - O crédito poderá ser obtido diretamente junto às empresas de turismo cadastradas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo), além daquelas conveniadas com a Caixa.

Roadshow BTM vai a São Paulo
Depois de Lisboa e do Porto, o Roadshow BTM 2022 - Brazil Travel Market prossegue em São Paulo na próxima segunda-feira (4). O evento será no Restaurante Mangai e reunirá agentes de viagens e operadores de turismo, que conhecerão detalhes do evento que será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. 

MG, BA, PE e PA - Além de revelar as principais novidades do evento, a equipe da BBC, promotora do BTM, divulgará o potencial turístico do Ceará. O Roadshow BTM seguirá depois para Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Belém (PA).

A "novela" da relicitação
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou de reunião, ontem (31), com representantes do Tribunal de Contas da União, em Brasília, para tratar do processo de relicitação do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. O encontro com a chefe de Gabinete, Karla Amâncio, e o assessor do Ministro Aroldo Cedraz, Paulo Guerra, é uma devolutiva de uma solicitação da Federação para tratar sobre o tema, enviada no início deste mês.

A preocupação da Federação potiguar, que lidera este tema entre as entidades empresariais ligadas ao turismo, é a lentidão dos trâmites do processo de relicitação do equipamento ao Governo Federal. 
Plano para o Turismo
Atualizado: 23:04:33 17/03/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Natal tem tudo para, nos próximos cinco anos, finalmente fazer jus ao jargão já tão amarrotado, mas que sugere que "uma cidade só é boa para o turista se for boa para a população". A bela capital potiguar não vem cumprindo, como deveria, ao longo dos anos, tais interfaces. 

Porém, a partir do novo Plano Diretor de Natal, sancionado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, há duas semanas, deverá ser pavimentado, finalmente, um novo caminho que trará melhorias do saneamento ao investimento. E o Turismo, obviamente, será o maior beneficiado. A esperança está no "mar".

Maquiagens - A capital potiguar, que tem uma das orlas marítimas mais exuberantes do país, é paradoxalmente a que oferece menos atrativos ou avanços urbanos. O péssimo estado de conservação cruza anos e administrações, com "maquiagens" mal feitas focadas em votos fáceis. 
Um fato é inquestionável: Natal agora poderá ganhar, com o Plano Diretor, a "roupa nova" que tanto precisa para desfilar, em grande estilo, nas passarelas do turismo mundial.

Orla - "O momento é de otimismo. A alteração do gabarito nas praias dos Artistas, Meio e Forte vai trazer investimentos, negócios e o interesse das redes de hotéis. Idem em relação à praia da Redinha, onde já está em curso uma grande obra de revitalização. Com o novo Plano Diretor, a bela orla que permite vista do Forte dos Reis Magoas e da ponte Newton Navarro poderá ganhar meios de hospedagem e locais de entretenimento", comenta George Costa, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomécio-RN, que participou das exaustivas reuniões que resultaram no Plano Diretor.

Marina - O gestor, que atua no segmento de turismo receptivo (Luck Natal), observa ainda que a regulamentação da ZPA 7, da Fortaleza dos Reis Magos, permitirá não só equipamentos no seu entorno como a tão-sonhada marina, que poderá ser uma "revolução" no turismo potiguar. 

Integração - "Na Via Costeira, o desmembramento dos grandes lotes propiciará espaços de lazer em áreas de até 2 mil metros, como bares, restaurantes e casas de show, entre outros. Vai dar mais uso à Via Costeira. E integrar a população aos turistas", ressalta George Costa.

RN está na BTL, em Portugal
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participa da 31ª edição da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2022, na capital portuguesa, até domingo (20). Com estande próprio de 36m², o RN quer fortalecer a marca do destino em seu principal mercado emissor na Europa.
Agendas com empresas aéreas e operadoras estão entre as pautas, assim como o atendimento ao público visitantes, sempre realizado pela gerente de Promoção Internacional, Nayara Santana. Além de empresários de Natal, estão na BTL representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH/RN) e de municípios como São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul (Pipa).

Europa - A BTL é a segunda feira do ano na Europa que traz negócios para o Nordeste. A primeira é a Fitur, que foi realizada em janeiro, em Madri. Em áureos tempos de voos charteres internacionais para Natal, com mercado amplamente aquecido, as outras duas feiras importantes para o Nordeste neste primeiro semestre, na Europa, eram a BIT (Milão) e a ITB (Berlim). 

Estande na feira de Ribeirão Preto
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participa nesta sexta e sábado (18 e 19) da 24ª edição da Feira de Turismo AVIRRP (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região), que ocorre na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O Rio Grande do Norte marca presença com estande próprio de 24 metros quadrados.

Pipa recebe influenciadores portugueses
Com o objetivo de apresentar o destino Pipa por meio do marketing de influência, o Ilê de Pipa Mc Gallery Hotel Collection, em parceria com o Sofitel Lisboa Liberdade, promoveu nesta semana um evento voltado para influenciadores lusitanos.
 Os influenciadores convidados são @ivadominguesoficial (419 mil seguidores), diamantinomartins (19 mil), @emmanuelle_realstate_iad (2.576), @patnunes6 (1.422), @sarasousapintoo (32,1 mil), @mariaalicemedina (2.436), @enio_sem_h (1.930) e @brunocabrerizo (549 mil). Juntos, os produtores de conteúdo e influenciadores que estão no evento somam um público de mais de um milhão de seguidores.

Arquitetos e urbanistas visitarão o Forte
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU) promove visita oficial neste sábado (19) ao Forte dos Reis Magos. A proposta é levar, além dos arquitetos e urbanistas, estudantes de arquitetura e pessoas interessadas em patrimônio, agregando informações e curiosidades sobre o local.
A visita será guiada pelo professor de História Henrique Lucena e pelo engenheiro Alcio Pereira, responsável pela restauração e recuperação da fortaleza.  O CAU/RN conta com as parcerias do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e da Fundação José Augusto (FJA) nesta ação, cujo acesso é gratuito.

Preservação - A Comissão de Patrimônio do CAU tem como objetivo a preservação e a valorização do patrimônio arquitetônico do RN. Vale sempre lembrar que a história e a identidade do povo são mantidas através de atos de cidadania.  

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Relicitação em crise
Atualizado: 06:24:08 11/03/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) solicitou, por meio de correspondência recentemente enviada, audiência com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, para tratar do complicado processo de relicitação do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. 

Este é o primeiro caso no Brasil de um aeroporto devolvido por uma concessionária à União. Atualmente está em análise no TCU, sob relatoria de Cedraz, o valor da indenização a ser paga à Inframérica. O montante está sendo analisado por uma empresa verificadora independente. 

Laudo final - Há um entendimento que indica a necessidade de esperar o laudo final da verificadora, a fim de que se promova uma nova rodada de audiências públicas. Depois disso, aí sim, o valor referendado por elas poderia ser especificado no edital do futuro leilão, o que certamente levaria a concorrência a acontecer somente em 2023. 

O Ministério da Infraestrutura e a Fecomércio RN entendem, porém, que os dois processos - análise do edital e audiências públicas - podem correr em paralelo, ganhando-se um tempo muito precioso para o próprio desenvolvimento do Rio Grande do Norte . Se o relator e os demais ministros concordarem com esta posição, a relicitação poderá ser realizada ainda este ano.    

Modelo - O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ressalta que "por ser uma ação sem precedentes no país deve servir de modelo para relicitações que possam ocorrer em outros aeroportos. Naturalmente há uma grande atenção dos nossos gestores públicos federais e dos órgãos de controle externo. Nossa intenção é verificar o que pode ser feito para que o nosso processo ocorra ainda dentro do exercício de 2022”, garante. 

A principal preocupação da entidade são os impactos para o turismo e para a economia do Rio Grande do Norte como um todo. “Temos, hoje, um cenário claro de falta de novos investimentos no nosso terminal, que se apresenta com manutenção precária e visivelmente deficiente”, argumenta Queiroz. 

RN no prejuízo - Segundo ainda o presidente da Fecomércio-RN, é urgente que o aeroporto seja mais competitivo e atrativo. “Precisamos de ações para ampliar a malha aérea, divulgação do destino em mercados nacionais e internacionais e busca de parceiros para intensificar o transporte aéreo. Caso tenhamos que esperar mais um ano para que uma nova licitação ocorra, certamente enfrentaremos problemas na infraestrutura aérea, com prejuízos incalculáveis para o estado”, reclama.

Turismo náutico recebe incentivos
O Ministério do Turismo lançou nesta semana um pacote de medidas para desenvolver e promover o turismo náutico no país. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, e seu secretário de Turismo, Fernando Fernandes, estiveram presentes à solenidade de anúncio dos incentivos; São ações de isenção de tributos, capacitação e reconhecimento profissional, oferta de crédito e melhoria na infraestrutura náutica e na promoção, por meio de campanhas publicitárias e de site com informações do setor.

 Entre os benefícios tributários, destaque para a isenção de impostos federais para todos os interessados em importar veleiros esportistas, assim como empreendedores do turismo que utilizam suas embarcações como ativo econômico. A autorização de importação de barcos à vela, motos aquáticas e jet-skis com até 30 anos de fabricação foi outra medida. O Governo Federal também acabou com o imposto de 18% para os interessados em importar jet-skis.

Condutor - No campo profissional, a Pasta anunciou o reconhecimento da atividade de condutor de turismo náutico como profissão pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A medida beneficia cerca de 100 mil brasileiros que atuam na atividade. Outra medida divulgada foi a promoção de um curso para estes profissionais, em parceria com a Marinha do Brasil. A expectativa é de que a capacitação seja realizada a partir de julho deste ano. 

 O pacote de ações também inclui acordo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal para a realização de estudo do mercado para ofertar crédito a quem deseja implantar infraestrutura e equipamentos de apoio às atividades de turismo náutico. A medida será direcionada para as atividades de esporte e recreio, turismo de pesca e mergulho, em âmbito nacional.

Como é? - A atividade do turismo náutico é caracterizada pelo contato com a água - salgada ou doce - e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.

Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico no mundo.

Azul anuncia voos de Cuiabá e Goiânia
Natal terá novos voos de Cuiabá e Goiânia, operados pela Azul Linhas Aéreas, a partir de julho. A confirmação ocorreu em reunião realizada nesta semana entre representantes do Governo do RN e diretores da companhia aérea, em São Paulo. 

Conduziram a reunião a secretária de Turismo do RN, Aninha Costa; o presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Bruno Reis; e o secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier.

Do RN também participaram do encontro Leonardo Seabra, coordenador de Inteligência da Emprotur; Decca Bolonha, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur); e Michelle Pereira, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/RN).

Segundo dados do Sistema de Inteligência da Emprotur, o Sírio, a Azul teve, em 2021, 31,4% da divisão de mercado no Rio Grande do Norte, quando analisado o fluxo de voos para o estado.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Cruzeiros voltam ao Brasil
Atualizado: 00:20:38 04/03/2022
Antonio Roberto Rocha 
[antonioroberto@tribunadonorte.com.br ]

A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) e seus membros confirmaram a continuação da temporada nacional de cruzeiros no Brasil a partir de amanhã (5), com saídas programadas até 18 de abril de 2022. Já a temporada 2022/2023 está programada para começar em outubro de 2022. Serão 19 roteiros que passarão por oito destinos dos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios.

Exigências - Os cruzeiros, segundo a direção da CLIA, são o único segmento do turismo que exige uma abordagem robusta em várias camadas aos protocolos de saúde e segurança que abrangem toda a experiência – incluindo testes negativos antes do embarque; testes regulares da tripulação; um ambiente onde quase todas as pessoas são vacinadas; limpeza contínua de todos os espaços públicos e quartos de hóspedes/tripulação; uso de máscaras, distanciamento social, ventilação e outras medidas que especialistas em saúde pública de todo o mundo endossaram. 

Segurança -  Ainda de acordo com a CLIA, a incidência de Covid-19 a bordo de navios de cruzeiro é uma fração do que ocorre em terra e as hospitalizações são extremamente raras. Nas excepcionais ocasiões em que é necessário tratamento médico para passageiros ou tripulantes, os navios de cruzeiro têm instalações médicas, de isolamento e quarentena no local, assim como planos de resposta abrangentes usando recursos privados em terra para evitar qualquer ônus para os portos ou comunidades.

 Números - O setor de cruzeiros é vital para a recuperação econômica global. Desde julho de 2020, mais de 6 milhões de pessoas navegaram em quase 90 mercados em todo o mundo. As companhias associadas à CLIA representam mais de 90% da capacidade oceânica do mundo com aproximadamente 270 navios.

Impacto - No Brasil, a última temporada (2019/2020) trouxe um impacto de R$ 2,24 bilhões para a economia nacional e gerou cerca de 34 mil empregos, envolvendo uma extensa cadeia de setores, entre eles comércio, alimentação, transportes, hospedagem, serviços turísticos, agenciamento, receptivos e combustíveis, entre muitos outros.

Protocolos vigentes no Brasil

Vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes (elegíveis dentro do Plano Nacional de Imunização).
 
Testagem pré-embarque (PCR até três dias antes ou Antígeno até um dia antes da viagem).
 
Testagem frequente de, pelo menos, 10% dos hóspedes e tripulantes.

Capacidade reduzida a bordo para facilitar o distanciamento social de 1,5m entre grupos e permitir a distribuição de cabines reservadas para isolar casos potenciais.

Uso obrigatório de máscaras.

Preenchimento de formulário de saúde pessoal (DSV – Declaração de Saúde do Viajante).

Ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes.
 
Plano de contingência com equipe médica especialmente treinada e estrutura com recursos modernos para atendimento de hóspedes e tripulantes.

Medidas de rastreabilidade e comunicação diária com a Anvisa  Municípios e Estados.

Recuperação do aéreo só em 2024
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) espera que o número total de passageiros aéreos atinja 4 bilhões em 2024 (considerando as viagens com diversas conexões como um passageiro), ultrapassando os níveis pré-Covid (103% do total registrado em 2019).

As expectativas de recuperação no curto prazo mudaram um pouco, refletindo a evolução das restrições de viagem impostas pelos governos de alguns mercados. No entanto, o quadro geral apresentado na última atualização da previsão de longo prazo da IATA permanece inalterado em relação ao esperado em novembro, antes da variante Ômicron.

Melhorias -Em 2021, os números totais de passageiros corresponderam a 47% dos níveis de 2019. Esses números devem melhorar e atingir 83% em 2022, 94% em 2023, 103% em 2024 e 111% em 2025.

Este é um cenário de recuperação internacional de curto prazo um pouco mais otimista em comparação com a previsão de novembro de 2021, com base no relaxamento progressivo ou na eliminação das restrições de viagem em muitos mercados.

Natal receberá presidentes das Abavs
Natal receberá de 31 de março a 3 de abril o Encontro Nacional de Presidentes das Abavs Estaduais, que também contará com a presença da diretoria da Abav Nacional. O evento será realizado no Serhs Natal Grand Hotel e Resort. 

Segundo Michelle Pereira, presidente da Abav-RN, "será um marco na história da entidade e no próprio turismo do Rio Grande do Norte, já que o evento sempre ocorreu em São Paulo". 

Virão a Natal, ainda segundo Michelle, os 28 presidentes das Abavs estaduais, além dos 22 diretores da Abav Nacional e a presidente da entidade, Magda Nassar.

A comissão de organização do Encontro conta, além da presidente da Abav-RN, com a vice presidente, Ohana Fernandes,  e a diretora de eventos, Jarbiana Costa.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.