Abav Expo: três mil pessoas
Atualizado: 00:07:17 11/09/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Com o formato itinerante que consagrou o evento Abav como principal encontro do turismo nacional, a Abav Expo & Collab chega no próximo dia 6 de outubro ao Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, para três dias de imersão em negócios, capacitação e relacionamento.

A participação presencial será limitada a um fluxo diário de três mil pessoas, simultaneamente, com fiscalização permanente para que todos os protocolos de biossegurança sejam assegurados.

Na área de exposições, todos os estandes serão dispostos em formato de ilha,  com distanciamento de quatro metros entre um e outro, e apenas três opções de modelo.

Expositores confirmados - Serão 80 expositores, representando 140 marcas. Na lista dos internacionais estão destinos como Israel, Peru e Quênia, assim como empresas portuguesas nos cooperados do Portugal United e Visit  Fatima, estreando participação na feira.

Também já estão confirmadas as participações de Gol, Azul, Itapemirim, Latam, Localiza, além de CNC e  Sebrae, que renovam este ano a tradicional parceria com a Abav como principais patrocinadores do evento.

O Ministério do Turismo estará presente como a grande âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes, alguns com estandes independentes como Mato Grosso do Sul, que tematizará uma das portas do pavilhão.

RN tem reuniões com aéreas em SP
Secretários do Governo do Rio Grande do Norte e representantes do trade turístico potiguar estiveram nesta semana em São Paulo para diversas reuniões com as principais companhias aéreas do país. Em pauta o incremento da malha aérea do estado e a assinatura de um plano de cooperação de marketing.

Além de Aninha Costa, secretária de Turismo de Natal, participaram da ação o secretário de Tributação, Cadu Xavier, o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis, o presidente da ABIH/RN, Abdon Gosson, e o representante da Abav/RN, Carlos Gregório.

“As ofertas de voos e o preço do bilhete são fatores fundamentais na hora de definir o destino que será escolhido para a próxima viagem. Temos a clareza de que a nossa relação com as companhias aéreas precisa envolver o trade e ocorrer de forma constante. Conquistamos avanços importantes nas audiências anteriores e estamos aqui novamente para progredir principalmente em relação às vantagens competitivas”, enfatizou a secretária de Turismo do RN, Aninha Costa.

Cinco aéreas - As reuniões ocorreram com a Azul Linhas Aéreas, Gol, Latam, Ita Transportes Aéreos e com a Tap. Para o secretário de Tributação, Cadu Xavier, essas reuniões são um momento de aproximação e diálogo.

"O Governo do Rio Grande do Norte criou a política de incentivo de ICMS do QAV desde 2019, com a finalidade de incrementar a malha aérea do RN, e as companhias aéreas já sinalizaram que vão fazer uso dessa isenção fiscal para aumentar sua oferta de voos", comentou Cadu.

Azul - A companhia aérea anunciou incremento significativo na oferta de voos para o Rio Grande do Norte. Em janeiro de 2022 serão 58% de assentos a mais do que em janeiro de 2019 (ano pré-pandêmico).

O diretor de Relações Institucionais da Azul, Marcelo Bento, anunciou novos voos dedicados para Natal de Presidente Prudente/SP, Bauru/SP, Ribeirão Preto/SP e Curitiba/PR, além de mais frequências de Belo Horizonte/MG, Goiânia/GO, Uberlândia/MG e Recife/PE.  

Tap - O retorno das ligações de Natal com Lisboa ficou para 3 de novembro, com três voos semanais: quartas, sextas e sábados.

Feriadão teve 60% de ocupação nos hotéis
O feriadão de 7 de setembro confirmou o que pesquisas anteriores já haviam previsto: o turismo no Rio Grande do Norte está se recuperando. A taxa de ocupação nos hotéis e pousadas chegou à média de 59,51%, de acordo com dados revelados pela Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-RN).

Caminho certo - “Os números são animadores e confirmaram nossas expectativas. Isso nos mostra que estamos no caminho certo para a retomada total das atividades turísticas no RN”, comemora o presidente da associação, Abdon Gosson.

Ainda segundo ele, "o setor hoteleiro ainda está se recuperando, mas é visível a procura de viajantes por nossa região. Isso se dá pela diversidade de pontos turísticos que possuímos."

Serhs tem novo chef de cozinha
O Serhs Natal Grand Hotel anuncia a promoção de Rodrigo Praxedes como novo chef de cozinha. Formado em gastronomia há mais de 23 anos pela Escola Senac Barreira Roxa, já participou da abertura de dois restaurantes de gastronomia internacional. Trabalhou na Europa, mais especificamente Espanha e Noruega, por 11 anos, atuando como chef de diversos restaurantes.

Para o diretor geral do Serhs, Willian Lass, "é uma satisfação promover profissionais qualificados, o que vem a contribuir para o crescimento do empreendimento e bem estar dos hóspedes".

Latam já tem 466 voos diários 
Neste mês de setembro, a Latam Brasil terá quase toda a sua frota no ar novamente. De acordo com a direção da companhia, 82% do total de assentos estão disponíveis para operar normalmente. Se comparado com setembro de 2020, a oferta de assentos da empresa vai dobrar (220%) neste mês. Ao todo, serão 466 voos nacionais diários, impulsionados por crescimentos no Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas.






Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.









Projeções da aviação mundial
Atualizado: 23:56:14 03/09/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) anunciou que a demanda de passageiros por viagens aéreas nacionais e internacionais apresentou aumento significativo em julho de 2021 em comparação com junho, mas permaneceu muito abaixo dos níveis pré-pandemia. 

Extensas restrições a viagens impostas pelos governos continuam atrasando a recuperação nos mercados internacionais. Como as comparações entre os resultados mensais de 2021 e 2020 estão distorcidas devido ao impacto extraordinário da Covid-19, todas as comparações são relacionadas a julho de 2019, que seguiu um padrão de demanda normal.

Demanda - A demanda total por viagens aéreas caiu 53,1% em julho de 2021 em relação a julho de 2019. Esse resultado, porém, representa uma melhoria significativa em relação à queda de 60% registrada em junho de 2021.

A demanda por viagens internacionais de julho ficou 73,6% abaixo do índice de julho de 2019, mas esse resultado foi melhor que a queda de 80,9% registrada em junho de 2021. 

Já a demanda total por viagens nacionais caiu 15,6% em relação aos níveis pré-crise (julho de 2019), resultado melhor que o declínio de 22,1% de 2020.

Europa - As companhias aéreas da Europa relataram queda de 64,2% no tráfego internacional de julho de 2021 em relação a julho de 2019, com melhoria significativa em relação à queda de 77% registrada em junho de 2021 versus junho de 2019. A capacidade encolheu 53,8% e a taxa de ocupação caiu 19,9 pontos percentuais, atingindo 69%.

Ásia - As companhias aéreas da Ásia apresentaram queda de 94,2% no tráfego internacional de julho de 2021 em comparação a julho de 2019, com melhoria pequena em relação à queda de 94,7% registrada em junho de 2021 versus junho de 2019, já que a região continua a ter as mais rigorosas medidas de controle de fronteira. A capacidade caiu 86% e a taxa de ocupação caiu 48,2 pontos percentuais, atingindo 34,3%, a menor entre as regiões.
 
América do Norte - As companhias aéreas da América do Norte apresentaram queda de 62,1% na demanda de julho de 2021 em comparação com o mesmo mês de 2019, resultado muito melhor que a queda de 69,4% registrada em junho de 2021 versus junho de 2019. A capacidade encolheu 52,0% e a taxa de ocupação caiu 18,6 pontos percentuais, atingindo 69,3%.

América Latina - As companhias aéreas da América Latina apresentaram queda de 66,3% na demanda de julho em relação ao mesmo mês de 2019, uma melhoria em relação à queda de 69,8% registrada em junho de 2021 versus junho de 2019. A capacidade recuou 60,5% e a taxa de ocupação caiu 12,6 pontos percentuais, atingindo 72,9%, que foi a maior taxa de ocupação entre as regiões pelo nono mês consecutivo.

BTM reunirá mil agentes em Fortaleza
O Brazil Travel Market, um dos maiores eventos de turismo voltados exclusivamente para profissionais do setor, espera receber mais de mil agentes de viagens de diversos lugares do Brasil, assim como especialistas de vários setores integrados ao Turismo. O evento será nos dias 22 e 23 de outubro no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. 

As caravanas estão sendo organizadas por diversas operadoras, assim como aconteceu nos eventos passados, quando o BTM se realizava em João Pessoa. Operadoras, associações e entidades parceiras do evento levarão profissionais do turismo para o BTM. 

Caravanas - Algumas delas: Clube Turismo, Integração Trade e as operadoras FRT (PR), Itaparica (BA), Masterop (AL) e WRT (RN) levarão caravanas com  agentes de viagens convidados. O BTM é uma realização da BBC Eventos, pertence a Breno e Bruno Mesquita e a Cláudio Jr. 

RN terá evento de Turismo de Aventura
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur/RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), abriu inscrições para o primeiro Abeta Conecta – Especial RN.

Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), a ação terá duas edições no Rio Grande do Norte: a primeira no território do Geoparque Seridó de 28 a 30 de setembro e 1º de outubro; e a segunda em Natal, de 4 a 7 de outubro. A ideia é reunir, integrar e capacitar os profissionais dos segmentos de aventura e ecoturismo.

Em 2021, o Rio Grande do Norte será o único estado do Nordeste a receber o evento. As duas edições serão presenciais, mas as vagas são limitadas e destinadas a empresas e profissionais que trabalhem com os segmentos. 

George Costa é destaque no portal Panrotas
O diretor da Luck Natal, George Costa, foi o entrevistado desta semana no Bastidores do Turismo, do portal Panrotas. Na entrevista concedida ao diretor da principal mídia especializada do país, Artur Luís Andrade, o empresário falou do papel das empresas de receptivo e demais fornecedores nessa retomada das viagens.

Ele também indicou as novidades do Rio Grande do Norte para quem não vem ao destino desde antes da pandemia, com mais atrativos nos litorais Sul (Pipa e Baía Formosa) e Norte (onde São Miguel do Gostoso se destaca no momento)

No interior, George Costa citou, por exemplo, as serras e o Santuário de Santa Rita de Cássia. Em Natal, lembrou da reabertura da Fortaleza dos Reis Magos, símbolo da cidade, e do Complexo da Rampa, uma atração interativa que contará a história da região durante a Segunda Guerra Mundial.





Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.












Femptur reunirá 40 municípios
Atualizado: 00:29:15 28/08/2021
Antonio Roberto Rocha
[antonioroberto@tribunadonorte.com.br ]

Com 90% dos espaços já reservados, a 7ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte (Femptur) terá cerca de 40 municípios expositores, além de estandes da iniciativa privada. Já o 12º Fórum de Turismo do RN, que ocorre paralelamente, vai debater temas pertinentes ao atual momento do turismo, como sustentabilidade, integração regional (com secretários de Turismo de Natal, Fortaleza e João Pessoa), economia criativa, turismo de natureza e turismo cultural, entre outros assuntos de relevância para o setor. Os dois eventos se realizarão nos dias 17 e 18 de setembro, das 14h às 21h, no Centro de Convenções de Natal. O acesso é gratuito, mediante inscrição prévia ou credenciamento na hora.

Apresentações culturais - Vários municípios trarão para a Femptur apresentações culturais, como Fandango, Dança do Toré, Chegança, Boi de Reis, Dança de Côco, Cordel e outras manifestações folclóricas e teatrais. Entre os municípios que integrarão o palco principal da Femptur estão São Miguel do Gostoso, Canguaretama, Lajes, Grossos, Touros, São José de Mipibu e outros. Integram a praça de alimentação da Femptur, que estrategicamente fica ao lado do palco cultural, estandes gastronômicos como creperia, hamburgueria, cafeteria, restaurantes de comidas típicas, além de bar.

Apoio - Femptur e Fórum de Turismo do RN contam com o apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Natal, Sebrae RN, Fecomércio RN e Banco do Nordeste. Também dão suporte ao evento a DataShow Brasil, o Serhs Natal Grand Hotel & Resort e a InterTV. Os presidentes das principais entidades de classe do Turismo participam ativamente do evento, como Abdon Gosson (ABIH-RN), Michelle Pereira (Abav-RN), Júnior Câmara (Sindetur-RN), George Gosson (Natal Convention) e Júnior Lima (Sindguias-RN).

Interiorização - Para a secretária de Turismo do RN, Ana Maria Costa, "A Femptur promove a interiorização do turismo potiguar e permite que municípios participem pela primeira vez de um evento de turismo, trazendo sobretudo sua cultura", ressalta. Já Gustavo Porpino, um dos diretores da Argus Eventos, empresa promotora dos dois eventos, comenta que o Fórum traz pontos importantes para o crescimento sustentável e econômico do Estado. "Estamos em um cenário de procura pelo turismo terrestre, de natureza, passeios a céu aberto, novas experiências, e o nosso Estado tem muito a oferecer”, reforça.

MUNICÍPIOS EXPOSITORES DA FEMPTUR

- Acari
- Areia Branca
- Baía Formosa
- Barra do Cunhaú
- Carnaúba dos Dantas
- Ceará Mirim
- Cerro Corá
- Currais Novos
- Galinhos
- Grossos
- Guamaré
- Ipanguaçu
- Lagoa Nova
- Lajes
- Natal
- Nísia Floresta
- Monte da Gameleiras
- Jucurutu
- Parelhas
- Parnamirim
- Passa e Fica
- Pedro Velho
- Pipa/Tibau do Sul
- Rio do Fogo
- Santa Cruz
- São Bento do Norte
- São Gonçalo do Amarante
- São José do Mipibu
- São Miguel do Gostoso
- Serra Caiada
- Serra de São Bento
- Sítio Novo
- Tangará
- Tibau
- Touros
- Vera Cruz
- Araruna - PB
- Baraúna - PB

Demais expositores

ABAV RN
CANINDÉ SOARES FOTOGRAFIA         
CARLA BELKE FOTOGRAFIA         
FECOMÉRCIO - RN
INTER TV CABUGI        
MARAZUL RECEPTIVO        
MIX INTERNET         
MSOM
PB TUR         
SEBRAE RN         
SETUR RN / EMPROTUR         
SECRETARIA DO TRABALHO, DA HABITAÇÃO E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - SETHAS-RN         
SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEMTAS NATAL      
SEHRS NATAL GRAND HOTEL
SINDGUIAS RN
STARTUPS SEBRAE
WHELTOUR

RN e PB juntos pelo Ecoturismo

Para fortalecer o segmento de Ecoturismo & Aventura, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), em parceria com a PBTUR, Sebrae RN e Preserve Pipa, promove o famtour Costa Potiguara, destinado a agentes de viagens que terão a oportunidade de conhecer os atrativos e o potencial turístico do litoral sul do estado, além de ampliar a estratégia de marketing e venda das operadoras.
O evento tem duração de 10 dias e começou no litoral paraibano. Prossegue até a próxima segunda-feira (30). O roteiro da viagem contempla os municípios de Baía Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul. A ação tem como objetivo treinar os agentes de viagens e apresentar aos participantes a equipe técnica do trade local. Uma rodada de negócios também será realizada amanhã, na Pipa.

Paris-Fortaleza retorna 22 de outubro

A Air France retomará as operações de seu hub em Fortaleza a partir de 22 de outubro. Serão três voos semanais, às quartas, sextas e domingos. De Paris para Fortaleza o voo sairá às 13h30, chegando às 17h30 do dia seguinte. O voo de volta decolará às 19h35 na capital cearense, pousando às 9h25 no Aeroporto Charles de Gaulle.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Inteligância de Turismo
Atualizado: 00:03:52 20/08/2021
Antônio Roberto Rocha
[antonioroberto@tribunadonorte.com.br ]

O turismo do RN ganha o primeiro Sistema de Inteligência de Turismo do Estado, o Sírio, que visa ampliar a geração de inteligência de dados comerciais ligada às atividades turísticas. Em um projeto que contou com a parceria da Fecomércio RN e o apoio do Senac RN, com objetivo de impulsionar a retomada do turismo no Rio Grande do Norte, o Sírio é uma ferramenta on-line aberta ao público e foi desenvolvida com a finalidade de reunir e divulgar fontes, dados, pesquisas e o monitoramento do desempenho do setor turístico do Rio Grande do Norte.

A plataforma fornecerá painéis com informações, além de relatórios específicos, com base nos dados coletados e analisados pelo setor de inteligência da Emprotur e a equipe da Fecomércio RN, como por exemplo o perfil dos turistas e suas impressões, malha aérea e monitoramento do fluxo de voos e passageiros, capacidade empresarial, percepção dos residentes, entre outros.

O sistema, que está em sua primeira fase, vai gerar informações atualizadas trimestralmente, por meio de relatórios descritivos e dashboards, que auxiliarão na tomada de decisões do setor público, empresas e profissionais, estimulando toda cadeia produtiva do turismo potiguar.

Influenciadores visitam o RN
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), promove esta semana uma ação de marketing com três influenciadoras nacionais. Juntas, elas têm mais de sete milhões de seguidores.  

A apresentadora, Thaynara OG (@thaynaraog), com 4,6 milhões de seguidores; junto com a ex-BBB e ex-No Limite 2021, Elana Valeriana (@elana.valeriana), com 2,7M de usuários na sua conta do Instagram; e a criadora de conteúdo, Isa Rabello (@isarabello), com 13,6K, estão no RN para mostrarem a experiência do @VisiteRioGrandeDoNorte em suas redes sociais.

“Precisamos nos posicionar para os mais diversos públicos. Sabemos que atualmente o marketing de influência possui enorme capacidade de definir a próxima viagem das pessoas. Por isso, nesse momento de retomada estamos promovendo nosso destino de forma estratégica em parceria com o trade potiguar”, comenta Bruno Reis, diretor presidente da Emprotur .

Barreira Roxa ganha selo internacional
O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, equipamento gerido pelo Sistema Fecomércio RN, recebeu o selo ISO 21401:2020 e passa a ser o único na América Latina certificado por desempenhar um modelo de gestão sustentável. A certificação é concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é fruto de um processo de auditoria que analisou critérios como inclusão social, valorização regional, segurança sanitária e responsabilidade socioambiental.

“O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa tem a responsabilidade de cumprir rigorosamente com todas as normas indicadas para a promoção do turismo sustentável. Esse reconhecimento atesta o trabalho consciente executado diariamente por nossa equipe de colaboradores em todos os processos e práticas”, diz o gerente do hotel, Celso Paiva.

Guias ganham 80 mil em concurso
Foi realizada na manhã de ontem (19) a entrega dos prêmios aos ganhadores do Concurso Guia de Turismo Virtual. Destinado aos guias de turismo locais, a ação teve foco em roteiros no formato audiovisual que contemplem os destinos e atrativos do RN, distribuídos na plataforma de vídeos online - Youtube. A curadoria selecionou os conteúdos que tiveram mais engajamento na plataforma e o valor total da premiação foi de 80 mil reais. Ao todo, 32 guias de turismo, com cadastro ativo no Cadastur, foram contemplados.

O concurso foi criado para os guias e profissionais de turismo que, durante o período mais crítico da pandemia, ficaram impossibilitados de trabalhar. A premiação, além de auxiliar os guias, também proporcionou às secretarias conteúdos digitais atualizados, produzidos por profissionais que conhecem os destinos. Os vídeos contemplados estão disponíveis no canal do Youtube Visite Rio Grande do Norte e serão utilizados nas ações de promoção e divulgação do Rio Grande do Norte, por meio das redes sociais, e sites institucionais.

O ganhador do concurso, o guia de turismo Eider Cruz, destacou em sua fala o reconhecimento proporcionado pela ação. “Em 20 anos trabalhando como guia de turismo nunca vi um reconhecimento desse nível, um projeto moderno e atual que mobilizou toda a categoria”.

Ocupação média em julho foi de 52%
Pesquisa realizada mensalmente pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) revela que em julho a hotelaria do Estado registrou ocupação média de 52% nos principais destinos como Natal, Pipa/Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso.

“A hotelaria do RN começa a registrar uma lenta recuperação, impulsionada pelo turismo regional, sobretudo aquele de final de semana. Os municípios com apelo lazer contaram com uma ocupação mais instável neste mês. Já os hotéis com apelo corporativo ainda não apresentaram recuperação, devido às restrições ainda em vigor devido à pandemia, ocasionando a falta de eventos e fluxo corporativo. Esperamos que, com o avanço da vacinação e a queda no número de internações, em breve possamos aumentar esses números”, destaca Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN.

Números satisfatórios - Comparado com o mesmo período de 2020, quando 80% dos hotéis estavam fechados por causa do agravamento da pandemia, são números consideravelmente satisfatórios na situação de retomada, o que indica uma boa recuperação do turismo potiguar. A perspectiva de final de ano é que boa parte da população já esteja vacinada e a malha aérea nacional já esteja operando com mais voos.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Gol comemora julho
Atualizado: 23:46:01 12/08/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A Gol Linhas Aéreas, maior companhia doméstica do País, fechou sua alta temporada  de julho com números que confirmam a retomada consciente das viagens e do turismo em terras brasileiras. Devido ao avanço da vacinação e à confiança nas rigorosas medidas de segurança praticadas nos aeroportos e a bordo de suas aeronaves, a Gol transportou mais de 1,85 milhão passageiros em 12,6 mil voos no mês passado, atendendo 132 mercados nacionais.

Frente ao mesmo período do ano passado, esses registros mostram acréscimos de 167,7% (passageiros), 133,5% (voos) e 28,2% (mercados atendidos). A média de voos diários repete a evolução de 133,5% com relação a julho de 2020: 407,39 decolagens/dia em todo o País, contra as 174,45 saídas/dia do ano passado.

Pico - No dia de maior pico no mês de julho, 16/07, que caiu numa sexta-feira, a empresa operou 479 voos. Na alta temporada de 2020, o máximo foi de 257 decolagens diárias. Foram 73 mil passageiros transportados em 16/07, marca superior à da sexta-feira de Carnaval, dia 12/02, durante a alta temporada de verão de 2021, com 468 voos e 67.412 embarques.

RN estimula operadores nacionais
A partir de hoje (13), a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), em parceria institucional com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa, promove encontros on-line e presenciais com os diretores e gestores das operadoras associadas. O objetivo é estreitar relacionamento e fomentar vendas para o destino.

O primeiro encontro tem como finalidade identificar os desafios, as possibilidades e as oportunidades na comercialização de novas experiências e serviços do Rio Grande do Norte junto a um grupo de operadoras. Já no dia 24 de agosto, a equipe da Emprotur apresentará o destino, destacando os produtos, atrativos e a oferta turística atualizada aos agentes parceiros dessas operadoras.

Premiação - No dia 28 de setembro, de forma presencial, acontecerá um encontro com o trade local, com objetivo de incentivar acordos comerciais. Finalizando a ação, no dia 09 de novembro, durante a realização da terceira edição do RN Experience, haverá uma premiação simbólica para as operadoras que melhor se destacarem na ação. “Realizaremos também uma cerimônia de reconhecimento das operadoras que tiveram um melhor desempenho nas vendas”, explica a gerente de promoção internacional, Nayara Santana.

Interdependência - Para o presidente da associação, o anúncio da parceria é motivo de satisfação, sobretudo neste momento de reconstrução do turismo. “O mercado ganhou novos contornos e a noção do quanto somos interdependentes ficou ainda mais perceptível. Desta maneira, é essencial que façamos esse trabalho de conhecimento mútuo mais aprofundado, entendendo as demandas de todas as partes da cadeia, para que possamos contribuir com assertividade para esse processo de transformação e evolução dos negócios e de destinos turísticos do Brasil, comenta Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa.

Mercado de eventos se atualiza
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), esteve presente nesta semana na 3ª edição do Abroad Mice, evento cujo objetivo é trazer aprendizado e atualização de temas inerentes ao dia a dia dos clientes, compradores de eventos e organizadoras de eventos. 

As duas primeiras edições ocorreram em fevereiro e maio de 2021 e abordaram, respectivamente, os desafios para a retomada do setor e a expectativa de retorno dos eventos com a ampliação da vacinação.

Cenário no RN - Nesta 3ª edição foi realizado um painel com a participação da subgerente de Promoção Nacional da Emprotur, Ângela Braga. Na ocasião, foi debatido quais tipos de evento têm tido mais procura, liberações de capacidades dos espaços e qual o cenário para os eventos híbridos no Rio Grande do Norte. O painel foi mais uma oportunidade para explicar sobre as fases de reabertura do setor de eventos no Rio Grande do Norte, estabelecidos no Decreto de 22 de junho de 2021. 

"Foi uma oportunidade de apresentar os protocolos e fases adotados na retomada do segmento de eventos corporativos no Rio Grande do Norte para um público de todo o Brasil. E assim posicionar o Centro de Convenções de Natal como possibilidade para receber futuros congressos, assim como outros municípios do estado, com destaque para Pipa e Mossoró”, declara Ângela Braga.

Parceria com a BWT capacita agentes
O Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), promove em parceria com a BWT operadora a campanha comercial “Visite Rio Grande do Norte - Um mundo para aproveitar”. A parceria Emprotur - BWT teve início em abril deste ano com capacitações para os mais de 100 agentes de viagens do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Amazonas. A operadora atua no mercado de vendas de roteiros turísticos personalizados há 10 anos e atende o mercado nacional e internacional. 

Femptur e Fórum serão lançados no Serhs - Serão lançados na próxima sexta-feira (20), às 10h, no salão Bossa Nova do Serhs Natal Grand Hotel, os dois principais eventos do turismo norte-rio-grandense, que acontecerão de forma paralela e presencial: a Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), na sétima edição; e o Fórum de Turismo do RN, que se realizará pela décima-segunda vez consecutiva. Ambos serão nos dias 17 e 18 de setembro no Centro de Convenções de Natal, mediante rígidos protocolos de biossegurança, como foi o caso no ano passado, quando se realizaram em novembro. 





Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.







Natal em Gramado. É show!
Atualizado: 23:51:36 05/08/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

É grande o número de norte-rio-grandenses que procuram a Serra Gaúcha em novembro e dezembro. As atrações do Natal Luz de Gramado, afinal, fazem a diferença. A Gramadotur, que já obteve aprovação de todos os protocolos para a realização dos espetáculos e atrações do 36º Natal Luz, anunciou recentemente os novos shows. Houve uma redução da capacidade de público em todos eles, garantindo segurança aos espectadores, artistas e profissionais que atuam nos eventos. 

Serão cinco atrações, entre elas duas novidades:  O Primeiro Milagre do Menino Jesus e O Reino do Natal. Também estão previstos Nativitaten, O Grande Desfile de Natal e A Criação. O valor dos ingressos varia de acordo com o espetáculo e a data da apresentação.

Confira as sinopses:
O REINO DO NATAL - É a mais nova atração da 36ª edição do Natal Luz de Gramado. Com estrutura de aproximadamente 3.000 metros quadrados e um inovador formato de fluxo circular de público tecnicamente estudado para atendimento às exigências impostas pelos protocolos de distanciamento, o espetáculo terá mais de 60 sessões diárias. 

nNo espaço principal da atração, composto por cinco domos geodésicos de 20m de diâmetro com rica cenografia natalina e sistemas constantes de renovação de ar e higienização de áreas de fluxo, o público conhecerá, através de imponentes pocket shows com as mais variadas performances artísticas,, a história de um lugar que foi se transformando aos poucos no verdadeiro Reino do Natal. 

nNo primeiro ambiente, o Jardim do Reino, o público será recebido pelos divertidos soldados e guardiões da muralha do Reino que encantarão o público em um vibrante show de música, luz e efeitos. Abertos os portões da muralha, o público conhecerá, no segundo ambiente, o Vilarejo do Reino. Será um show de dança e muita alegria e uma mistura de etnias e costumes próprios deste povo conhecido mundialmente pelo carinho com todos os seus visitantes. 

nNo terceiro ambiente, o Ateliê do Reino, os biscoitos, doces, brinquedos e presentes ganham vida em um divertido espetáculo acrobático de cor e movimento. Mas para conhecer o lugar que guarda toda a magia do Natal será preciso atravessar a Floresta do Reino. Nesta jornada o público será guiado pelos carismáticos esquilos e pássaros da floresta que mostrarão o caminho em mais um emocionante show de luzes, efeitos e performances aéreas. 

nAbertos os caminhos da floresta, o público enfim chegará à Vila Branca do Reino, no exato momento em que as renas deslizam e ensaiam seus passos para o longo voo que virá. É neste magnífico e cintilante show de luz e neve que os visitantes irão descobrir que lugar é este que se transformou aos poucos no verdadeiro Reino do Natal.

Local: complexo do Centro de Eventos Expogramado.
Dias: Diariamente, das 10h às 20h

O PRIMEIRO MILAGRE DO MENINO JESUS - Trata-se de uma opereta natalina escrita por Gian Carlo Menotti, que deu vida a suas memórias de criança numa história baseada na jornada dos Reis Magos seguindo a estrela guia. Os reis buscam se aquecer em uma lareira, avistam um vilarejo e decidem bater à porta de alguém para um breve descanso. Eles batem à porta de Amahl e sua mãe. Amahl é um garoto sonhador que inspira pela sua simplicidade e pela fantasia de que tudo sempre tem uma solução. Sua mãe vive ansiosa pelos desafios do amanhã e sofre por pensar em um futuro incerto para seu filho deficiente. 

Local: complexo do Centro de Eventos Expogramado.
Dias: quartas, sextas e domingos, às 19h. A partir de 26 de novembro.

NATALIS, A CRIAÇÃO - É um espetáculo que resgata as mais fortes tradições natalinas, com modernidade e muitos efeitos visuais. Apresentado com sucesso de público em 2013 e 2014, com mais de 100 mil espectadores, o espetáculo está mais humanizado e tecnológico. Foi repaginado e atualizado, com nova tecnologia de projeção a laser. Ganhou mais definição nas telas de águas, fogos sincronizados e a participação de oito performáticos e 16 bailarinos, além de produção de novos conteúdos com resolução de 4K. 

nCom narrativa de Cid Moreira, o espetáculo inicia com Gênesis capítulo 1, a criação, e destaca os grandes eventos bíblicos ate´ o nascimento de Jesus. A Celebração do Nascimento e´ um dos grandes momentos do espetáculo. São 45 minutos de um show com belas canções de Natal. No final tem a presença da grande estrela do Natal, o Papai Noel.

Local: Lago Joaquina Rita Bier
Dias: quartas, sextas e domingos, às 20h. A partir de 31 de outubro.

O GRANDE DESFILE DE NATAL - Um dos mais tradicionais espetáculos da programação do Natal Luz de Gramado, promete grandes novidades e emoções. Uma experiência para guardar na memória. Um show com muita dança, luzes, cores e brilho, acompanhado por uma linda trilha sonora original e personagens tradicionais do imaginário natalino trarão diversão, beleza e encantamento. 

nO Grande Desfile de Natal é formado por alas temáticas. Com abertura surpreendente, a ala da Luz Sagrada representa o nascimento do Menino Jesus. Já a ala Celebrações Natalinas será pura alegria. A ala Doces Enfeites nos transporta para o mundo da fantasia e para lembranças com sabor das guloseimas presentes na ceia de Natal. A ala Branca tem a corte da Rainha da Neve preparando a chegada do Papai Noel. Por fim, a ala do Papai Noel traz a empolgação que envolve o período natalino.

Local: complexo do Centro de Eventos Expogramado.
Dias: domingos, quartas e sextas, às 21h. A partir de 29 de outubro.

NATIVITATEN - É ternura do passado, valor do presente e esperança de um futuro melhor. É relembrar os ensinamentos de Jesus, no desejo mais sincero de que cada coração transborde o que há de mais divino em nós. Um espetáculo encantado que vai conduzir a plateia por uma viagem inesquecível sobre a história da criação. Um enredo musical com clássicos do cancioneiro mundial, em interpretações de grandes vozes. O lago ganha contornos de árvore de Natal e os enfeites tradicionais abrigam os artistas que flutuam  num palco de emoção. 

nLogo no início, a voz de Deus anuncia a criação do mundo numa dança de efeitos pirotécnicos. Os tambores, o grande coro, um ballet de águas coloridas em um roteiro musical arrebatador vai transportar o público para um mundo de sonhos, emoção e fantasia. São momentos de pura magia, como o voo do anjo Gabriel sobre Maria anunciando a chegada do Salvador, a montagem em tempo real do Presépio que abriga o nascimento do menino Jesus e a jornada dos Reis Magos seguindo a estrela guia.  

Local: Lago Joaquina Rita Bier
Dias: terças, quintas e sábados, às 21h. A partir de 30 de outubro.











A Costa Branca vem aí
Atualizado: 23:08:37 29/07/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A Costa Branca poderá ser a bola da vez do turismo do Rio Grande do Norte. Está prevista uma série de ações de promoção e divulgação desta região de sol e sal que precisa ser mais conhecida pelo norte-rio-grandense em geral, já que mossoroenses - e cearenses da fronteira do RN - já costumam fazer turismo por lá. 

O tema principal de uma importante reunião realizada na quarta-feira passada, em Mossoró, foi o "Projeto 23", que trata da inauguração do voo da Azul Linhas Aéreas que ligará Natal a Mossoró e cuja operação começará no próximo dia 23 de agosto. 

Parceria inédita - A reunião, na verdade, faz parte de uma articulação mais abrangente, que unirá, de forma inédita, as principais entidades representativas de Mossoró e as prefeituras de Grossos, Tibau, Porto do Mangue, Areia Branca e Baraúna. 

A intenção é tornar o dia 23 de agosto um marco para o Turismo de Mossoró e da Costa Branca. O viés turístico do voo será realçado com a ambientação do Aeroporto, voltada para a exploração dos aspectos turísticos de Mossoró e Região da Costa Branca.

Femptur - A maciça participação da Costa Branca na Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), nos dias 17 e 18 de setembro, demonstra o ânimo e o anseio dos responsáveis pelo turismo na região. Além de Mossoró, Grossos, Tibau, Areia Branca e Baraúna, também já confirmaram presença na feira os municípios de Galinhos e Guamaré.

RN participa de feira de turismo no RS
A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) estará presente, em conjunto com o trade turístico potiguar, na edição 2021 da Feira de Negócios Turísticos que será realizada amanhã e sábado (30 e 31) no Centro de Eventos Barra Shopping Sul, em Porto Alegre/RS.

Com foco na permanente atualização dos agentes de viagens, o evento terá capacitações, palestras e rodadas de negócios. Serão realizados diversos sorteios de pacotes para Natal. A organização da feira estima um público de 2.400 participantes, entre agentes de viagem e operadores de turismo. 

Operadora Cativa - Reuniões também estão agendadas com operadoras importantes do mercado gaúcho. Uma apresentação exclusiva do destino RN será feita para os agentes de viagens da Operadora Cativa, uma das mais importantes da região.

“O mercado do sul do Brasil é muito estratégico para o Rio Grande do Norte. Vamos levar informações atualizadas do RN e gerar novas oportunidades de negócios para o destino”, comenta o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis.

Recife promove feira do Turismo Criativo
A Abav-PE, o Recife CVB e a Recria promovem, de 24 a 26 de agosto, a 1ª Feira de Turismo Criativo do Nordeste – Expo Vivências, no Recife. O evento, que será totalmente on-line, prevê insights e networking por meio de capacitações, experiências, show room e conexões entre fornecedores e compradores de produtos de Turismo criativo.

A feira é destinada a expositores como empreendedores, patrocinadores e destinos criativos, além  de operadores, agentes de viagens, jornalistas, guias de Turismo e entidades do trade. Durante todo o evento haverá exposição de produtos e roteiros, oficinas, palestras e rodadas de negócios.

Mercado doméstico continua em alta
A demanda por voos domésticos, medida em passageiros-quilômetro transportados, registrou crescimento de 19,2% em junho, em comparação com o mês anterior, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), compilados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A oferta, calculada em assentos-quilômetro oferecidos, teve aumento de 21,0% na mesma comparação.

A Abear também mostra a comparação do desempenho operacional do setor em junho, em relação a igual mês de 2019. Nesse levantamento, a demanda por voos domésticos registrou queda de 31,8%, com redução de 31,2% na oferta. A taxa de ocupação das aeronaves ficou em 80,9%, com recuo de 0,8 pontos percentuais. No total, embarcaram 4,2 milhões de passageiros no período, com retração de 39,4%. 

Voo inaugural da Ita terá recepções
O voo inaugural da Ita para Natal e Fortaleza sairá do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) no próximo domingo (1) às 21h30, fará escala em Fortaleza e pousará em Natal na segunda-feira (2), às 2h30. Para celebrar o incremento da malha aérea e da conectividade do RN, Setur e Emprotur prepararam ações no aeroporto de partida, no domingo à noite. Também haverá recepção e batismo no Aeroporto Internacional Aluízio Alves para os passageiros, executivos da Ita, jornalistas, produtores de conteúdo e empresários do Turismo. Tais eventos serão na madrugada de segunda-feira. 

Caravanas do RN para a Abav Expo
Agentes de viagens credenciados para visitar a Abav Expo & Collab, em Fortaleza (CE), de 6 a 8 de outubro, já podem consultar a disponibilidade de caravanas rodoviárias  com saídas a partir de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. 

Todas as caravanas contemplam transporte de ida e volta, transfer hotel/centro de eventos/hotel, duas diárias de hospedagem e seguro viagem. Os preços variam de R$ 210 (por pessoa) para apartamento duplo a R$ 380 para apartamento individual. 







Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.









Rio-Natal pela Ita dia 1º
Atualizado: 22:39:21 22/07/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A Itapemirim Transportes Aéreos, que começa a voar para Natal no próximo dia 1º, com voos a partir do Rio de Janeiro, incorporou mais uma aeronave à sua frota operacional. O terceiro Airbus A320 permitirá ampliar a quantidade de frequências e destinos atendidos. 

Desde 29 de junho, a empresa opera em oito aeroportos: São Paulo-Guarulhos (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte-Confins (MG), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Salvador (BA) e Curitiba (PR). A partir de 1 de agosto voará para Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE).

Bagagem gratuita - A Ita é a única companhia a operar voos domésticos no Brasil com franquia de bagagem gratuita para todos os passageiros, além de oferecer mais espaço entre as poltronas em todas as fileiras e marcação de assentos sem nenhum custo adicional.

Com 68 anos de história, o Grupo Itapemirim é referência no mercado de transportes brasileiro. A companhia tem como presidente Sidnei Piva e como vice-presidente corporativo Adilson Furlan. A Viação Itapemirim, empresa de transporte rodoviário, atende 2,5 milhões de passageiros por ano em 2.700 cidades de 19 estados brasileiros, com mais de 300 ônibus em operação.

Pesquisa sobre biossegurança aérea
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata - International Air Transport Association), que representa cerca de 290 companhias aéreas e é responsável por 82% do tráfego aéreo global, informa que, com base em sua pesquisa mais recente com passageiros, realizada em junho, a maioria dos viajantes está confiante sobre a segurança das viagens aéreas e apoia o uso de máscara no curto prazo. 

No entanto, a maioria também está frustrada com os transtornos envolvendo os protocolos da Covid-19, incluindo confusão e incerteza sobre regras de viagem, requisitos de teste e alto custo do teste. A pesquisa com 4.700 viajantes em 11 mercados ao redor do mundo mostra que:

• 85% deles acreditam que as aeronaves são totalmente higienizadas e desinfetadas;
• 65% concordam que o ar da aeronave é tão limpo quanto o de uma sala de cirurgia.
. 86% se sentiram seguros a bordo devido às medidas da Covid-19:
• 89% acreditam que as medidas de proteção estão bem implementadas;
• 90% acreditam que os funcionários da companhia aérea fazem um bom trabalho no cumprimento das medidas.
• 70% deles acham que as regras e a documentação exigida são difíceis de entender;
• 67% acham a realização do teste um transtorno;
• 89% concordam que os governos devem padronizar os comprovantes de vacina/teste.

Aplicativo 
Quase nove entre dez entrevistados gostam da ideia de usar um aplicativo móvel para armazenar suas credenciais de saúde durante as viagens e 87% apoiam o uso de um sistema digital seguro para gerenciar as credenciais de saúde. Porém,75% dizem que só usarão um aplicativo se tiverem controle total sobre os dados da vacina/teste. 

Demanda de voos continua em alta
As companhias aéreas nacionais registram, em julho, o terceiro mês consecutivo de crescimento da malha aérea doméstica, com um média de partidas diárias de 1.624, ou o equivalente a 67,7% da oferta de voos no início de março de 2020, antes dos severos impactos da pandemia sobre o setor. O crescimento em relação às 1.230 decolagens por dia de junho é de 16,4 pontos percentuais. O levantamento é da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Os dados da malha aérea doméstica de julho confirmam que a vacinação contra a Covid-19 está reaquecendo a demanda por viagens de avião. É fundamental que a imunização da população brasileira mantenha o ritmo atual para que a aviação possa retomar sua atividade de forma consistente. É importante também avançarmos em temas que podem inibir uma retomada mais vigorosa, como o alto preço do combustível dos aviões e a tributação sobre o setor”, afirma o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Atrasos e cancelamentos de voos
Estudo da AirHelp, líder mundial em direitos de passageiros de companhias aéreas, mostra que 1.235.900 consumidores foram afetados por atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos brasileiros no primeiro semestre deste ano. O número indica que um em cada 13 passageiros sofreu com problemas de cumprimento de horário de voos nos aeroportos do país.

Ranking - O Aeroporto Internacional de Guarulhos foi o campeão de atrasos de cancelamentos no primeiro semestre deste ano. Dos 32.800 voos registrados no aeroporto neste período, 2.650 sofreram atrasos e cancelamentos, o que afetou um em cada 11 dos 3,3 milhões de passageiros que utilizaram os serviços do aeroporto. 

O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, foi o segundo colocado em atrasos e cancelamentos. Um em cada nove dos 19.900 voos programados no aeroporto sofreram com atrasos e cancelamentos, o que afetou 110.900 passageiros. 

O terceiro colocado foi o aeroporto internacional do Recife, que registrou um atraso ou cancelamento a cada nove partidas programadas no primeiro semestre, o que afetou um em cada nove de 1.000.700 passageiros atendidos no período. 







Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.







Perspectivas para o setor
Atualizado: 23:24:29 15/07/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Cautelosa, porém otimista. Esta é a previsão dos dirigentes das principais entidades de classe do Turismo do Rio Grande do Norte quanto à retomada, ainda considerada lenta e gradual. Já o poder público do RN é mais efusivo e aposta em índices satisfatórios já neste atual momento, sobretudo devido ao fato de as empresas aéreas terem aumentado significativamente a oferta de voos para Natal em julho. 

A ABIH-RN, que constatou através de levantamento mensal, em junho, ocupação hoteleira média surpreendente de 43% em Natal e de 41% na Pipa/Tibau do Sul, informa que a perspectiva para julho não é das mais animadoras, ao contrário do mês anterior.

"Julho ficará em torno de 50%. E olha que esses 50% são para comemorar. Estou falando de uma média. O momento ainda é muito difícil. Tem hotéis com 30%, que sequer pagam o custo. Melhoras mesmo só em setembro e outubro, quando a vacinação for mais abrangente. Já as perspectivas para o verão são muito boas. É inegável", comenta Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares do RN, Habib Chalita, lembra que o prejuízo no setor é incalculável. "Só a perda de empregos diretos no Turismo do RN durante a pandemia já está em torno de 50 mil postos de trabalho. Hotéis, bares, restaurantes, bufês e casas de recepção, porém, se reinventaram e estão se adequando bem às exigências dos protocolos de biossegurança", reforça Chalita.

Eventos - Já o vice-presidente do Natal Convention Bureau, Leandro Martins, prevê que no próximo ano o setor de eventos, em Natal, voltará finalmente aos níveis pré-pandemia. Há muita reserva de espaço, segundo ele, já que houve vários eventos adiados. 

Para este ano, a grande expectativa de faturamento, diz Martins, está no Congresso Brasileiro de Oftalmologia, de 21 a 23 de outubro, que prevê a participação de cinco mil pessoas em 15 espaços distintos: o pavilhão de feiras e 14 salas do Centro de Convenções de Natal.

"O momento atual já é razoável para o setor de eventos. As empresas organizadoras e montadoras estão voltando a trabalhar. Os decretos nos permitem uma programação para a carga total de participantes. Já dá para planejar", ressalta o vice do Natal CVB, diretor de uma empresa especializada em tecnologia para eventos, a Data Show Brasil.

RN se destaca em demanda aérea
Levantamento realizado pela Emprotur,  em parceria com a empresa europeia de Big Data, a ForwardKeys, revelou que a demanda por passagens aéreas domésticas no Brasil tem crescido substancialmente. Entre os destinos nacionais, o Rio Grande do Norte teve o segundo maior crescimento na emissão de passagens aéreas para chegadas até setembro, em relação ao período pré-pandêmico de 2019. Foi o primeiro do Nordeste.

Somente em junho deste ano, segundo o levantamento, o Rio Grande do Norte obteve um aumento de mais de 200% em quantidade de passagens aéreas emitidas, considerando somente as viagens domésticas, nos quais as cidades de Belo Horizonte (423%) e Brasília (235%) registraram as maiores altas de envios de passageiros. São Paulo, porém, continua com a maior fatia de visitantes que desembarcam no RN, com 44% do total. 

Passageiros - Em junho de 2021, o movimento de passageiros no Aeroporto Internacional de São Gonçalo voltou a atingir a casa dos seis dígitos, ultrapassando os 120 mil passageiros domésticos, somando embarques (62 mil) e desembarques (59,6 mil). Significa 80% da demanda de 2019. 
O fluxo de passageiros do mês de junho foi aproximadamente 28% superior ao mês de maio. Esse é o segundo mês de crescimento consecutivo de movimentação de passageiros e aeronaves, tendência que deve ser mantida nos próximos meses.

Natal é o destino mais resiliente
O desempenho geral do RN no mercado interno brasileiro em junho, segundo ainda o levantamento da Foward Keys, atingiu 108% da demanda de junho de 2019. Foi o maior percentual entre os destinos brasileiros. O resultado levou a empresa a classificar Natal como "o destino doméstico brasileiro mais resiliente".

Entre as cinco principais cidades de origem para viagens domésticas a Natal estão Brasília, com 314% de aumento em relação aos níveis de 2019, entre 1º de julho a 31 de dezembro, seguida de São Paulo (+288%), Belo Horizonte (+275%), Porto Alegre (+191%) e Rio de Janeiro (+150%). 

Agentes terão experiências no RN
“A experiência do Rio Grande do Norte”. Este é o evento que o presidente da Emprotur, Bruno Reis, anuncia para o quarto trimestre do ano. Agentes de viagens selecionados com os melhores desempenhos em vendas para o RN serão convidados para uma experiência inusitada no destino. 

RN se beneficia com nova trilha da PB
A Paraíba ganhou mais um roteiro turístico que poderá beneficiar o Rio Grande do Norte. Trata-de de uma trilha de longa distância, que é uma das primeiras do Nordeste. Está situada no Mirante Vale da Serra, em Araruna (PB), cidade vizinha a Passa e Fica (RN). A trilha Caminhos das Ararunas tem 100 km de percurso e fica a 4km do Rio Grande do Norte. Está cadastrada na Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e é toda georreferenciada e sinalizada. 










Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.









ENTREVISTA
Atualizado: 22:36:04 08/07/2021
Habib Chalita
presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do RN

Quais as perspectivas dos hotéis, bares e restaurantes para este segundo semestre?
Temos que ser otimistas, mas sem deixar de sermos realistas. Vivemos um momento muito difícil desde o ano passado, em que o turismo teve perdas bilionárias, mas a recuperação mesmo será no início do primeiro semestre de 2023. Aos poucos, o mercado porém tem dado sinais de melhoria. Pouca, discreta, mas já é um avanço. Infelizmente, muitos não resistiram ao baque e fecharam seus comércios. Aqueles que continuaram estão fazendo e refazendo contas. Acredito que este segundo semestre poderá ser o início de uma retomada para nosso setor.

Percentualmente, quanto cada setor perdeu de empregos na pandemia? Hotéis, restaurantes e bares.
Não há como calcular o percentual de cada setor, mas atualmente deveremos ter, envolvendo hospedagem, alimentação e eventos, entre 50 mil e 55 mil demitidos durante a pandemia.

Quantos sindicalizados o SHRBS RN tem atualmente?
Quando assumimos em 2019 tínhamos 15 associados. Atualmente são 65 associados.

Houve muita inadimplência nesses últimos 15 meses?
Tem sido difícil para todos. Quem é empresário sabe bem disso. Houve, sim, inadimplência. Não tão alta, mas houve. Contudo, os associados têm buscado retomar seu compromisso com o Sindicato. Não fizemos "caça às bruxas" com quem está inadimplente. Pelo contrário. Buscamos dar suporte, porque entendemos que o momento é de união e logo que isso for melhorando os associados voltam a dar sua contribuição para a manutenção do sindicato.

Como está o RN nos itens capacitação e qualificação em hotéis, restaurantes e bares? Houve avanço mesmo na pandemia?
Os últimos meses foram de readequação. Hotéis, bares, restaurantes, bufês e casas de recepção precisaram se adequar às exigências dos protocolos de biossegurança, em virtude dos decretos estaduais de combate à Covid-19. Os bufês e casas de recepção aos poucos estão retomando suas atividades com um planejamento gradual. Vale lembrar que muitos estabelecimentos tiveram redução em seu quadro de colaboradores, o que resulta em um esforço maior para desempenhar as atividades. Mesmo assim, não se deixou de investir em capacitação e qualificação, uma vez que são diferenciais que destacam os setores de hospedagem e alimentação do RN frente a estados vizinhos, principalmente.

Biossegurança em Natal e Mossoró
O projeto Lazer com Responsabilidade encerra a primeira fase de atuação nos bares e restaurantes em Natal e Mossoró. Nas duas cidades, quase 400 estabelecimentos foram visitados, impactando cerca de 10 mil pessoas, entre clientes, empresários e colaboradores, durante os finais de semana. A ação ocorreu nos meses de maio e junho. 

“A nossa intenção com esta iniciativa era mostrar que é possível desfrutar momentos de lazer, atendendo as condutas e normas de biossegurança em bares e restaurantes, durante a pandemia. Os números comprovam a aceitação do público diante da ação e dos cumprimentos dos protocolos", analisa o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 

Adesivo - Na abordagem, os técnicos orientados e treinados pela Fecomércio RN e Sebrae RN distribuíram álcool 70%, máscaras de tripla proteção descartáveis e folheteria, com detalhes sobre as regras determinadas pelos decretos estadual e municipal. Além disso, foi fixado um adesivo que comprova que o bar ou restaurante estava inserido na rota de conscientização.

O Lazer com Responsabilidade contou com o apoio da Abrasel RN, SHRBS RN, ABIH RN, Natal Convention Bureau, Mossoró Convention Bureau, Sindetur RN, Abav RN, Abrajet, Ashtep e Abrasel;Pipa. 

Servclub tem quarta unidade no RN
Apesar das dificuldades do setor em tempos de pandemia, novos empreendimentos turísticos surgem no litoral sul do Rio Grande do Norte. Um deles é o Condomínio Servclub Praia. Aberto recentemente na praia de Tabatinga, dispõe de apartamentos com até 150 m², alguns com jacuzzi e churrasqueira próprios, além de segurança 24h e área de lazer. 

É a quarta unidade que o grupo genuinamente potiguar Servclub lança — e que conta também com as unidades Park (São Gonçalo do Amarante), Fazenda (em Macaíba), Praia (também em Tabatinga) e ainda a Pousada Paraíso Potiguar. Numa época em que o lazer virou, cada vez mais, item essencial para as famílias, é sobretudo um bom negócio.

Novos voos da Latam e Azul para o RN
A Latam Brasil está intensificando os voos para Natal neste mês de julho. A companhia opera novos voos diários nas rotas Natal-Congonhas e Natal-Galeão, além de ampliar as operações das rotas Natal-Brasília (de 11 para 17 voos semanais) e Natal-Guarulhos (de 22 para 33 voos semanais).
A partir de 23 de agosto, a Azul anuncia que Mossoró terá, finalmente, um voo para Natal. As passagens já estão à venda, por R$ 130. Serão três frequências semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras, em ATR 72-600, com 70 assentos. 

Dívidas do turismo chegam a 341 bilhões
Números oficiais da perda: a crise gerada pela pandemia trouxe para o turismo nacional uma dívida de R$ 341 bilhões durante o período de março de 2020 a abril de 2021. O levantamento é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está acompanhando de perto a involução do setor, que só agora dá sinais de recuperação.




Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.