Geoparque foi bem avaliado
Atualizado: 00:04:42 27/11/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Brasil pode ter, em breve, mais um geoparque reconhecido internacionalmente pela Unesco. Representantes da organização, acompanhados do Ministério do Turismo e de outras entidades, realizaram, durante esta semana, uma visita técnica ao Geoparque Seridó para avaliação da candidatura do território à Rede Mundial de Geoparques. Atualmente, apenas o Parque Geológico do Araripe, no Ceará, possui a certificação no Brasil.

Entre os itens observados na visita destacaram-se as ações desenvolvidas na região para a promoção do turismo de forma sustentável e para a implementação de projetos que contribuam com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado da avaliação deve ser divulgado até abril de 2022.

Reconhecimento - Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o geoturismo é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento territorial sustentável. "Tenho certeza de que o Seridó ganhará a certificação e impulsionará tantos outros geoparques brasileiros a também serem incluídos na lista da Unesco, o que dará mais visibilidade aos nossos atrativos”, comentou.
Durante três dias os técnicos da Unesco e representantes do MTur e de outras instituições participaram de reuniões com a governança local e acompanharam os projetos desenvolvidos pelo geoparque, que envolvem educação, geoconservação e turismo junto às escolas públicas.  

Impacto - O presidente da Empresa de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (Emprotur), Bruno Reis, destacou o impacto que esta titulação dará ao turismo potiguar. “É um produto que intensifica a proposta de segmentação da atividade, destacando-se no território os segmentos de ecoturismo e aventura”, ressaltou.
O Geoparque Seridó compreende seis municípios: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. São mais de 2,8 mil km² na Caatinga, bioma único do mundo. Em todo o território, o turista contempla a cultura local, a história, a gastronomia e a natureza, além de materiais geológicos como as rochas metamórficas do período Paleoproterozoico, que datam até dois bilhões de anos.

Sustentabilidade - O Geoparque Seridó é considerado um “geoparque aspirante” ao título mundial, assim como o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, localizado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Caso receba o título e passe a integrar a Rede Mundial de Geoparques, a governança local deverá zelar pela garantia da sustentabilidade, preservação e proteção ambiental, assim como promover o envolvimento dos moradores da região.
Para se instituir como geoparque, é necessário que uma região tenha atributos geológicos e paleontológicos de relevância internacional, aliados a ações de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. A implantação deve contemplar o turismo, desenvolver a economia local e modificar a realidade socioeconômica dos habitantes da região. 

RN faz ações no Paraná
A ABIH-RN está realizando uma série de promoções no Paraná. A comitiva já passou por Curitiba, Londrina e Maringá, onde foram capacitados cerca de 260 agentes de viagens. Na próxima semana serão realizados workshops em Cascavel e Foz de Iguaçu. Na maioria destas cidades, a ação de marketing é realizada através de jantar com os principais vendedores do dest.
Esta ação de promoção e divulgação do destino é realizada pela ABIH-RN, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Turismo/Emprotur, a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo/Setur, e o Natal Convention Bureau. 
No treinamento, comenta Gabriela Duarte, gerente executiva da ABIH-RN, os representantes das agências de viagem conhecem detalhes do Rio Grande do Norte para melhor vender o destino aos clientes. Durante a ação, os hotéis participantes promovem brincadeiras, sorteios de brindes e de diárias, além de distribuição de material publicitário. 

Hotéis presentes - Participam da ação os associados Aram Imirá Plaza, Aram Natal Mar, Aram Ponta Negra, Arituba Park Hotel, Hotel Majestic, Esmeralda Praia Hotel, Hotel Senac Barreira Roxa, Marsol All Inclusive, Natal Dunnas Hotel, Porto Suítes Natal, Praiamar Express, Praiamar Natal, Holiday Inn, Praia Bonita Resort, Pipa Lagoa, Luck Receptivo,  Potiguar Turismo, Vogal, Rifóles, Divi-Divi, Hotel Village do Sol, Ocean Palace, Vila Galé, Hotel da Pipa, Moriah Natal Beach Hotel, Brisa do Mar Beach Hotel, Safari Beach Hotel, Yak Hotel, Yak Beach Hotel Ponta Negra e Visual Praia Hotel.

Festival gastronômico no Beco da Lama
O Pratodomundo, festival gastronômico do Beco da Lama, prossegue até 10 de dezembro.  A 14ª edição está com um número recorde de estabelecimentos: 14 bares e restaurantes das adjacências estão participando, cada qual com um prato especialmente criado para a ocasião. Além das degustações, há shows musicais aos sábados, além de oficinas e palestras. Neste ano, o festival celebra as raízes indígenas da culinária potiguar. 
Todos os pratos têm no mínimo quatro ingredientes que foram trabalhados pelos indígenas na cozinha local, como a mandioca e seus derivados: feijão verde, milho, batata-doce, pimentas nativas e frutos do mar em geral. O Pratodomundo 2021 está homenageando duas cozinheiras históricas da cidade: a Comadre, da Peixada, e Odete, uma personagem icônica do Beco da Lama. 

O que comer? - As opções gastronômicas, entre outras, são o bolinho de siri do Cida Bar; camarão Ananás no Bar do Galo; caldo de ova de peixe do Bar do Naldo; e camarão crocante ao creme de jerimum no bar Encontro dos Boêmios. O Laricão Roots tem uma tapioca recheada com camarão; o Rocket Bar está com um “tapirá”; o restaurante Seridó serve carne de caranguejo na barquinha de tapioca; e o Bar de Nazaré sugere o camarão a Olavo. Os petiscos têm o valor máximo de R$ 15.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.


RN ganha Desafio Turistech
Atualizado: 22:01:01 18/11/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Governo do Rio Grande do Norte é o vencedor da premiação Desafio Turistech Brasil, desenvolvida e promovida pelo Ministério do Turismo, em colaboração com o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo. Apoiam ainda a iniciativa o Sebrae, o Banco Internacional de Desenvolvimento (Bid) e a Organização Mundial do Turismo (OMT). 

O Sistema de Inteligência do Turismo do Rio Grande do Norte (Sírio), desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado (Emprotur), Fecomércio RN e Senac, venceu na categoria Academia, Destinos e Empresas. Concorreu com outros 350 projetos inscritos de 24 estados do país.

Transformação digital - O Desafio Turistech Brasil tem como objetivo estimular a inovação do turismo e melhorar a competitividade do setor por meio da transformação digital, além de dar visibilidade nacional e internacional aos agentes e líderes da inovação no turismo. Para o responsável pelo setor de Inteligência da Emprotur, Leonardo Seabra, o prêmio é um reconhecimento do trabalho de excelência realizado pelo Governo do Estado e Emprotur.  

“O prêmio mostra como é importante estimular ações de planejamento a partir de dados e informações. Esse reconhecimento externo é importante, mostra que estamos no caminho certo”, comemora Seabra. 

Ferramenta essencial - Marcelo Queiroz, presidente da Fecomercio-RN, entidade parceira no desenvolvimento do Sírio, avalia que o sistema é uma ferramenta essencial para que o planejamento do turismo do estado ocorra de forma cada vez mais efetiva, especialmente no processo de retomada.

“Tomar decisões com base em dados é uma necessidade. Esta plataforma tem permitido ao Rio Grande do Norte a melhor adoção de metodologias, técnicas e ferramentas analíticas para criar novos projetos e elaborar ações estratégicas com maior assertividade", afirmou.

O que é o Sírio? - Trata-se de uma ferramenta on-line aberta ao público e desenvolvida com a finalidade de reunir e divulgar fontes, dados, pesquisas e o monitoramento do desempenho do setor turístico do Rio Grande do Norte. Também contribui com o acompanhamento dos indicadores mais importantes do setor, que serão utilizados para o planejamento das metas de competitividade, sustentabilidade, tendências e estratégias comerciais mais efetivas. 

Malha aérea - A ferramenta fornece informações analisadas pelo setor de inteligência da Emprotur e Fecomércio RN, que apresentam dados e impressões dos turistas, projeção da malha aérea e o monitoramento do fluxo de passageiros que visitaram o estado.

O Rio Grande do Norte é o único estado do Nordeste e o terceiro no país a utilizar o projeto de inteligência comercial. A plataforma online, que está disponível no endereço sirio.tur.br, foi desenvolvida em parceria entre a Emprotur, Fecomércio e o apoio do Senac/RN.

Gostoso investe em festival do camarão
O Festival “Eita Camarão Gostoso”, em São Miguel do Gostoso, que acontece de hoje a domingo, terá cardápio especial tendo o camarão como base. O evento segue modelo descentralizado, no qual cada recinto oferece um menu composto por entrada e prato principal. O circuito traz estabelecimentos gastronômicos do município, incluindo restaurantes, bares, lanchonetes e barracas, que estarão sinalizadas com bandeirolas para identificar a participação no Festival.

Alguns deles: Aligot, La Pepita, Luz Tranquila, Jack Sparrow, Balica, Dr. Wind, Bristrô, Sampei, Mar e Brasa, Spaço Mix, Mar de Estrela, Hibiscus, Idílico, Maná Pastelaria, Recanto Caipira, OMG, Genesis, Abelhuda Café e Armazém, Gabiroba, Tuk tuk, Cozinha da Rua da Ponte, Borogodó, Republika, Bambuareca, Pantai, Sheiks, Bistrô Capella, Barraca do Mayudo, San Gennaro Forneria, Pizzeria Positano e Ox Brasil.

Quanto custa - Os restaurantes participantes (independente do porte) oferecem menu exclusivo no valor de R$ 60. Já nos estabelecimentos menores, como barracas, bares e lanchonetes, o valor investido para apreciar a entrada e o prato principal é de R$ 30. O evento é uma iniciativa da AEGostoso (Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso) e da Camanor, com apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso.

Geoparque Seridó rumo à Unesco
Seis cidades do Rio Grande do Norte buscam a chancela para se tornar mais um Geoparque reconhecido mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco. Entre os dias 22 e 26 de novembro haverá uma missão no território do Geoparque Aspirante Seridó, que receberá a visita de dois representantes do órgão para avaliar o território.

Será um momento de observação da infraestrutura turística, aspectos ambientais, sociais e culturais da região junto aos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.

Interiorização - “O desenvolvimento turístico do Geoparque Aspirante Seridó traz um produto inovador para o Rio Grande do Norte. A proposta é intensificar a interiorização da atividade turística, assim como com a proposta de segmentação da atividade", ressalta o presidente da Empresa de Promoção Turística do Estado (Emprotur), Bruno Reis.

Para o professor Marcos Nascimento, do Departamento de Geologia da UFRN e coordenador científico do Geoparque Aspirante Seridó, "o projeto tem foco na conservação, educação e desenvolvimento sustentável, com destaque para o turismo. O objetivo agora é mostrar aos avaliadores que essas ações já estão promovendo esse desenvolvimento e favorecendo a população local", explica.

Parcerias - A ação ocorre em parceria com a Setur e Emprotur, com o Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó, a UFRN e o Serviço Geológico do Brasil-CPRM, que apoiam e promovem a vinda dos avaliadores. A missão também terá o acompanhamento de um técnico do Ministério do Turismo. Após o período da missão, os avaliadores irão produzir um relatório técnico com informações importantes acerca do território e cujo resultado será oficializado até abril de 2022. 

O resultado positivo colocará o Geoparque Aspirante Seridó na seleta lista de Geoparques Mundiais da Unesco, que atualmente conta com 169 geoparques em 44 países de todo o mundo.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Gramado ganhará Chocotel
Atualizado: 23:36:22 13/11/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Inovação com expertise em hospitalidade. A combinação desses dois ativos será materializada em Gramado com um empreendimento turístico inédito: o Chocotel, primeiro hotel temático do chocolate do Brasil, que reunirá  gastronomia, entretenimento, eventos e bem-estar.

O casal Daniela Gallassini e Daniel Rodolfo, proprietário da Rede Alameda, viajou ao exterior para estudar o mercado e buscar inspirações para implementar na Serra Gaúcha algo que fosse único. A participação em feiras internacionais do entretenimento foi somada ao curso presencial de qualificação em atendimento e excelência, realizado no complexo Disney.

Personagens - O projeto do Chocotel Gramado  conta com tematização e personagens como o Mestre Alquimista, que viaja com seu baú mágico, onde está guardada a minifábrica de chocolate. Xícaras com chocolate vão tomando forma e seres do seu imaginário vão surgindo e o ajudam a construir um palácio chamado Chocotel. 

A decoração do hotel terá o chocolate como ícone e estará em todos os ambientes. Uma marca já consagrada será parceira neste empreendimento hoteleiro. A Prawer Chocolates – primeiro chocolate artesanal do Brasil – terá seus chocolates como objeto de desejo neste hotel temático que será inédito no País.

Spa do cacau - Outro diferencial do Chocotel será o Chocospa que terá uma área de relaxamento e conexão com todos os benefícios que o cacau pode proporcionar à saúde, além de uma linha completa de produtos desenvolvidos com exclusividade para a marca.

A nova opção em hotelaria está em construção e terá aproximadamente sete mil metros quadrados, contemplando 118 apartamentos com a bandeira Chocotel. A inauguração está prevista para dezembro de 2022. Os projetos futuros contemplam também a abertura de uma unidade do Chocotel em Orlando, nos Estados Unidos. 

Bustour Illumination tem 2ª temporada
A Brocker Turismo, referência em receptivo na Serra Gaúcha, comemora a segunda temporada do Bustour Illumination Show. Trata-se de um passeio especial criado no final do ano passado exclusivamente para as noites do Natal Luz de Gramado e do Sonho de Natal de Canela. 

A bordo do ônibus panorâmico de turismo da região, o Bustour, todo iluminado e tematizado com elementos natalinos, o projeto é inspirado nos clássicos da Broadway, onde os artistas vão para às ruas promover espetáculos. 

Decoração - Os ônibus, que circulam pelos principais pontos turísticos de Gramado e Canela, têm uma decoração de luzes que o transformam em  grande cenário de espetáculos feitos especialmente para os passageiros do Bustour Illumination Show.

As trilhas sonoras são exclusivas de músicas natalinas e as intervenções artísticas durante o percurso também são tematizadas. O Papai Noel, por sua vez, canta e encanta o público com show ao vivo. 

Serra Gaúcha tem novo tour: Farroupilha
A Turistur Turismo de Gramado, receptivo oficial da CVC para a Região das Hortênsias, acaba de lançar um novo roteiro para a cidade de Farroupilha, que tem um dos pontos naturais mais bonitos do Rio Grande do Sul: a Cascata do Salto Ventoso, que despenca a 56 metros de altura sobre uma gruta e forma uma bonita cortina d’água.

Parque - O novo passeio inclui um complexo com trilhas, uma passarela que dá acesso à parte de trás da queda d’água, mirantes e uma ponte que atravessa o rio. O parque está localizado a cerca de 10 quilômetros do centro de Farroupilha.

No mesmo tour, os turistas são levados à Vinícola Aurora, à Fetina de Formaio, com degustação de queijos e salames, e à já tradicional fábrica da Tramontina, um dos locais mais visitados da Serra Gaúcha.

Natal Luz volta a encantar
A decoração do Natal Luz, em Gramado, encanta mais uma vez os turistas. O projeto, que tem as marcas da sustentabilidade, memória afetiva e ludicidade, tem a assinatura das gramadenses Neka Pante e Aline Herrmann. 

Entre os elementos decorativos deste ano estão alguns que são genuínos de uma região montanhosa, como lenha e feno, entre outros. Como sempre, as luzes são predominância em toda a cenografia, com o uso de lâmpadas de led, refletores e mangueiras de neon.

Espetáculos - Nesta 36ª edição do evento há cinco espetáculos. Dois deles são novidades: "O Primeiro Milagre do Menino Jesus" e "O Reino do Natal". Os outros são "Nativitaten", "O Grande Desfile de Natal" e "A Criação". 

Troféu Infinito para maiores vendedores
A Brocker Turismo, de Gramado, confirmou a data do próximo Troféu Infinito. O evento, que premia as empresas do trade turístico nacional que mais comercializam o destino Serra Gaúcha, será realizado entre os dias 6 e 9 de março de 2022. Com novo formato, terá uma programação exclusiva de imersão, interação e conexão com os principais atrativos turísticos de Gramado, Canela e cidades vizinhas. 

“Será uma viagem personalizada. Nesta edição, construímos uma experiência para que os premiados do Troféu Infinito possam ver de perto o que há de melhor em produtos e serviços na nossa região”, explica Any Brocker, CEO do Grupo Brocker.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Festuris prossegue em Gramado
Atualizado: 23:45:53 06/11/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Com cerca de oito mil inscritos, o 33° Festuris Gramado prossegue nesta sexta e sábado (5 e 6) no Serra Park, na Serra Gaúcha, com meeting, feira e mentorias. Com mais de 1.700 marcas em exposição e mais de 20 representações internacionais, em uma área construída de 22 mil metros quadrados, a organização do evento destaca que houve um crescimento em 64% com relação ao ano passado.

Meeting - O período da manhã é direcionado para a parte de conteúdo com o Meeting Festuris, que recebe palestrantes como John Rodgerson (Azul), Ronaldo Santini (Secretário de Turismo do RS), José Galló (Lojas Renner), Elói D’avila (Flytour) e Marcelo Cohen (Befly - Belvitour e Flytour), Samuel Lloyd (Urbia e Mineirão), Aldo Leone (Agaxtur) e Jovane Guissone (esgrimista paraolímpico), entre outros. 

Espaço Green - À tarde uma das novidades na feira é o Espaço Green & Experience. A temática é toda voltada à sustentabilidade (também um dos pilares do evento), reunindo expositores com essência ligada ao meio ambiente e experiências diversas como um todo.

Luxury - O 33º Festuris também ampliou a área do Espaço Luxury, que terá o Collection Wedding. Já o espaço Business & Innovation abrange diversos segmentos do turismo, dentre eles o corporativo e tecnologia aplicada para o turismo, em um espaço estilo coworking. 

Mentorias - Acontecem no período da tarde com abordagens para os movimentos do mercado no pós-pandemia, além de estudos futuros. Especialistas em assuntos como finanças, marketing, gestão, hospitalidade, tecnologia, turismo e inovação estão à disposição de um seleto número de pessoas para conversar e trocar ideias.

16 Estados - Todas as regiões do Brasil marcam presença na feira de turismo. Entre eles, 16 estão com estandes próprios: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas. Os demais estados brasileiros estão junto com o Ministério do Turismo. O estande do Rio Grande do Norte tem 24 metros quadrados.

Incremento - Estes números representam um aumento na participação de estados em relação à edição anterior, quando algumas unidades federativas restringiram sua promoção devido aos impactos da pandemia em suas populações. Além dos estados, diversos municípios, associações, rotas e roteiros turísticos Brasil participam do Festuris com estandes próprios, buscando posicionar suas marcas com ainda mais força no turismo nacional.

Riqueza singular - “Temos um país de dimensões continentais e uma riqueza singular em termos históricos, naturais e culturais. Cada cantinho do Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento da atividade turística. E agora, mais do que nunca, o turismo será fundamental para que os estados e municípios retomem suas economias. Ficamos felizes e honrados em sermos o palco para este recomeço”, destaca a CEO do Festuris, Marta Rossi.

Eita Camarão Gostoso com preço bom
O circuito culinário “Eita Camarão Gostoso!” promete movimentar ainda mais o turismo gastronômico de São Miguel do Gostoso de 19 a 21 de novembro. O evento seguirá um modelo descentralizado, onde cada estabelecimento oferece um cardápio especial do festival, tendo o camarão como carro-chefe. Com menu composto por entrada e prato principal, o circuito abrange restaurantes, lanchonetes e barracas. 

Todos os restaurantes participantes do evento, independentemente do porte, estarão com menu especial no valor de R$ 60. Já nos estabelecimentos menores, como barracas, bares e lanchonetes, o valor para apreciar a entrada e o prato principal do festival será de R$ 30. Os estabelecimentos que integram o circuito estarão sinalizados com bandeirolas que identificarão sua participação. 

Com o objetivo de atrair turistas, movimentar a economia e consolidar o turismo local, o “Eita Camarão Gostoso!” é uma iniciativa da AEGostoso (Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso) e da Camanor, com apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso.

Pittsburg - São Miguel do Gostoso ganha lanchonete com a grife Pittsburg. Já inaugurada, pertence ao franqueado Henrique Carvalho e está localizada na Av. dos Arrecifes. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 18h à meia-noite; e às sextas e sábados, das 18h à 1h. 

O projeto traz uma proposta diferenciada, em versão express. Integram o cardápio os produtos mais pedidos da casa, tais como os sanduíches clássicos, beirutes, petiscos, bebidas e sobremesas como a famosa cartola. 

Essa é a oitava loja do Pittsburg, que já contabiliza 35 anos. Além de São Miguel do Gostoso, a rede está presente em Natal e Mossoró, com lojas na Prudente de Moraes, Ponta Negra, Abel Cabral, Nordestão Tirol, Shopping Cidade Jardim, Midway Mall e Partage Shopping Mossoró.

Noronha vai ter voo diário de Sampa
Um dos destinos mais encantadores do Brasil vai ganhar um voo do Sudeste no próximo dia 20 de dezembro, já que a Azul lançará uma rota inédita ligando São Paulo (Congonhas) à ilha de Fernando de Noronha. Com partidas diárias e operando de forma regular, o voo será feito com os jatos Embraer E2, maior e mais moderna aeronave comercial produzida no Brasil, com capacidade para até 134 passageiros e equipada com TV Sky ao vivo e internet totalmente gratuita.

"A Ilha de Fernando de Noronha é um dos lugares mais paradisíacos e desejados por viajantes do Brasil e do mundo. Estamos muito animados com o lançamento desse voo, já que tornará a ligação entre a maior metrópole do país e Fernando de Noronha muito mais rápida, confortável e conveniente, atendendo também passageiros com conexões de outras cidades", comenta Vitor Silva, gerente de Planejamento de Malha da Azul. 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Natal é 3º em vendas
Atualizado: 23:07:41 29/10/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A aproximação do fim do ano, os avanços da vacinação e a abertura de fronteiras são fatores que favorecem a recuperação do Turismo. Diante de uma demanda reprimida que, mês a mês, se mostra apta a viajar, oferecer a melhor experiência, não apenas de viagem, mas também de escolha e de compra, é essencial para conquistar clientes e, acima de tudo, fidelizá-los.

Os resultados das operadoras de turismo no mês de setembro e como elas estão usando as ferramentas atuais em prol do seu crescimento fazem parte do Boletim Mensal Braztoa, estudo realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir de informações das associadas.

Entre os destinos mais vendidos em setembro estão Salvador e Gramado em primeiro lugar, seguidos de Natal, Praia do Forte, São Paulo e Fortaleza. Foz do Iguaçu e Maceió despontam no ranking do mês como destinos com aumento expressivo de vendas, segundo pesquisa da Braztoa.

Faturamento - Em setembro, 36% das operadoras alcançaram faturamento próximo da média histórica (75% ou mais) e 46% em patamares equivalentes a 25% dos números pré-pandemia. Já em relação ao ano passado, 43% das operadoras dobraram o faturamento de setembro de 2020. Ao se comparar o desempenho com o mês de agosto de 2021, 80% das operadoras tiveram faturamento igual ou maior no mês de setembro.

Outros indicativos reforçam a linha evolutiva do setor: em setembro, 61,4% dos embarques nacionais foram de novas vendas, número quase empatado com o internacional, onde 62% dos embarques foram decorrentes de vendas novas.

RN participa de roadshow na Europa
O Rio Grande do Norte volta a buscar o turista europeu. A gerente de Turismo Internacional, Nayara Santana, está participando de quatro workshops da operadora Vbrata Brazilian Road no Velho Mundo: Lisboa, Madri, Paris e Frankfurt. Ela retorna na próxima quarta-feira (3) no voo da Tap que marcará a retomada das ligações de Lisboa com Natal

O único estado nordestino presente no roadshow é o RN. Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraná são os outros destinos brasileiros nos workshops..A Vbrata é uma associação europeia sem fins lucrativos que reúne operadores de turismo especialistas no Brasil. Com mais de 10 anos de experiência, destina-se única e exclusivamente à promoção e comercialização de atrativos turísticos e culturais. 

Estande na feira do interior paulista
A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) participou na na terça e quarta-feira desta semana da 43ª Aviesp Expo de Negócios em Turismo, que aconteceu presencialmente no Centro de Eventos do Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia (SP). O RN teve estande bastante concorrido na feira. 

O interior do Estado de São Paulo é um dos principais mercados emissores para Natal, que chegou a ganhar seguidamente o Troféu Aviesp, na década passada. Trata-se de homenagem concedida pelos agentes de viagem do interior paulista ao melhor destino turístico do país. 

Luck campeã - A Luck Receptivo, que atua em Natal, João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Maceió e Chapada Diamantina, foi mais uma vez agraciada com o troféu em seu segmento, agência de receptivo, nesta edição da Aviesp..

Em busca do segmento Mice
O RN também participou nesta semana, junto com o Natal Convention e o Preserve Pipa, da 19ª Feira EBS. O evento retornou ao formato presencial e foi realizado  no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista

Entre os mais de 50 expositores, destaque para empresas de soluções tecnológicas, hotelaria e destinos que prospectam eventos corporativos, entre outros produtos e serviços voltados ao setor de eventos corporativos. 

O Centro de Convenções de Natal foi mostrado na feira para o segmento. A EBS também teve o retorno da edição presencial do Congresso Mice Brasil, com conteúdo voltado aos gestores que atuam no segmento Mice - Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions.

Trilha do Artesão na rota potiguar
O Sebrae elaborou, em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), a Trilha do Artesão Brasileiro, conjunto de capacitações gratuitas que visa sobretudo impulsionar os empreendedores a recuperarem seu faturamento e inovarem mais. O Rio Grande do Norte será um dos maiores  beneficiados. É grande o número de artistas manuais no estado potiguar. Vale ressaltar que o artesanato está entre as atividades mais atingidas pela pandemia da Covid-19. 

Pesquisa - De acordo com a 12ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 76% dos artesãos possuem faturamento abaixo da pré-pandemia, 23% estão com o funcionamento interrompido e apenas 49% fizeram modificações na forma de atuar. A dinâmica de comercialização do segmento de artesanato sempre foi presencial, mas com o novo cenário é preciso que os pequenos negócios percebam a  necessidade de interação com o mundo digital. 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
UFRN faz parceria com MTur
Atualizado: 22:54:10 22/10/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O projeto "Brasil, essa é nossa praia", parceria entre a UFRN e o Ministério do Turismo (MTur), recebe até o próximo dia 8 de novembro inscrições de municípios banhados por águas federais, tanto costeiras quanto lacustres, fluviais ou estuarinas, que estejam inseridos no Mapa do Ministério pertencentes às categorias A, B ou C.  

A ação deve selecionar nove municípios brasileiros e têm como objetivo geral orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas. 

Dentre as ações específicas, o projeto deve prestar assessoria técnica na revisão e/ou elaboração de Planos de Gestão Integrada da Orla – PGIs nos destinos turísticos selecionados, criando condições para que mais destinos turísticos de praia façam a adesão à política nacional do Projeto Orla.

Avanço - Para Leilianne Barreto, coordenadora do projeto e professora do Departamento de Turismo (Detur), da UFRN, a ação deve contribuir em um avanço para que as orlas passem a ser geridas pelos municípios. 

“Muitos deles têm dificuldades para aderir ao Projeto Orla, por falta de uma equipe especializada; E nós, enquanto Universidade e com uma equipe qualificada, vamos dar apoio a esses municípios para que possam conquistar essa adesão, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas”, destaca.

Costa Branca ganha passeio off road
Um jipe Bandeirantes, tração 4x4, com capacidade para 12 passageiros, fará passeios turísticos na Costa Branca. Por iniciativa do setor privado, a praia do Cristóvão, em Areia Branca, foi escolhida pelo empresário Wellington Alves para implantar o tour, que contemplará ainda os municípios de Porto do Mangue,Tibau, Grossos e Baraúna.  

A ação vai movimentar um litoral que possui um dos mais belos pôr do sol do Rio Grande do Norte. Os empresários que possuem equipamentos turísticos, como pousadas e restaurantes, aguardam agora a chegada de buggys e quadriciclos.

Cavernas - Serão mostradas no passeio a Rotas das Falésias e a Rota do Sal, assim como as cavernas. O jipe também pretende se inserir no contexto das festividades juninas de Mossoró. A ação de captação teve o apoio da Associação Costa Branca de Turismo (ACBT).  

Promoções no voo de retomada de Lisboa
Conforme já anunciado nesta coluna de Turismo e no nosso blog da TRIBUNA DO NORTE, o voo direto Lisboa-Natal-Lisboa, operado pela Tap, retornará no próximo dia 3, com chegada na capital potiguar às 21h30. A frequência será de três voos por semana. 

Para marcar o retorno da rota internacional para o estado, Setur e Emprotur vão realizar ações no Aeroporto Internacional Aluízio Alves para recepcionar os turistas. O diretor presidente da Emprotur, Bruno Reis, e a gerente de Promoção Internacional, Nayara Santana, participam de workshops na Europa na próxima semana e estarão no primeiro voo desta nova temporada entre Lisboa e Natal. 

BTM termina hoje em Fortaleza
Prossegue neste sábado (24), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a 10ª edição do BTM - Brazil Travel Market, que estreou como Festival do Turismo de João Pessoa e depois passou a se chamar JPA Travel Market, sempre na capital paraibana. No ano passado, devido á pandemia, o evento não foi realizado.  

Com apoio do Ministério do Turismo e Embratur, a feira conta com 125 estandes e recebe mais de 20 ônibus de caravanas de várias operadoras. A previsão é de mil agentes de viagem, a grande maioria do Nordeste. Só a Masterop, de Alagoas, levou 250 agentes de Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Aracaju.

Tailândia e Suíça - Há quatro salas para capacitação de destinos e produtos, assim como Rodadas de Negócios e, pela primeira vez, uma Área Luxury. Entre os destinos internacionais, destaque para a Tailândia e para a Suíça. Outra novidade do BTM é a convenção da Clube Turismo, com um grupo de 30 franqueados de diferentes regiões do Brasil. 

João Pessoa terá "Natal dos Sentimentos"
A Prefeitura de João Pessoa lançou, nesta segunda-feira (18), o projeto ‘Natal dos Sentimentos’, que pretende inserir a capital paraibana no calendário nacional de eventos alusivos ao período natalino. De 3 a 26 de dezembro, turistas e moradores da cidade terão uma série de eventos que serão promovidos em três polos temáticos: do Amor, da Esperança e da Alegria, que envolvem da orla marítima ao Centro Histórico. A expectativa é de que o projeto crie 4,5 mil novas vagas de empregos, aumente em 200% o fluxo de turistas e injete cerca de R$ 80 milhões na economia local.

Divulgação - A prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, está investindo na participação da capital paraibana nas maiores feiras de turismo do Brasil. Já participou recentemente da Abav Expo e da 7ª edição da Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur). Hoje está com técnicos em Fortaleza, onde será apresentado o projeto “Natal dos Sentimentos” durante a realização do BTM - Brazil Travel Market.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Buggys bem avaliados
Atualizado: 22:59:51 15/10/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br 

Os serviços dos passeios de buggy em Natal e região foram avaliados pelo Instituto Fecomércio Rio Grande do Norte. Os dados foram apresentados ao presidente do Sindbuggy RN, Hertz Medeiros, e ao coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN (CET), George Costa. 

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, reforçou o trabalho da Federação em apoiar as atividades que fazem o turismo no estado. “Esses números irão nortear o trabalho desenvolvido pela categoria, buscando aperfeiçoar o serviço prestado para atender não só o turista, mas os potiguares que fazem os passeios de buggy pelo nosso litoral”, afirmou Marcelo. 

Perspectivas - Os números foram apresentados pelo diretor de Inovação e Competitividade, Luciano Kleiber, e trazem uma boa perspectiva aos bugueiros e passageiros. Quando avaliados sobre o atendimento dos bugueiros, 75,1% dos entrevistados elogiam o serviço, bem como a pontualidade (99,3%), empatia (67%), e conhecimento técnico e teórico (98,5%).  

Além disso, 78,1% dos turistas indicaram o passeio como ótimo, 20,9% indicaram como bom. Os que mais indicariam são os turistas das regiões Sul (88,9%) e Norte (88,9%). Ainda, 97% dos usuários revelaram que fariam o passeio de buggy novamente.  

Avaliação - No final, a nota que o usuário daria para o passeio realizado, de 0 a 10, 65,5% responderam a nota “Dez”; 23,2% responderam a nota “Nove”; 8,9% “Oito” e apenas 2,5% notas “Sete ou inferior”. 

“Essa pesquisa veio em uma boa hora para categoria e apresenta números satisfatórios. Vamos juntar os bugueiros, mostrar os dados e expandir essa nossa qualidade para o restante do litoral, e ainda, pleitear através dos números, melhorias e qualificação para os profissionais”, declarou Hertz Medeiros, presidente do Sindibuggy. A entidade representa mais de 720 bugueiros credenciados. 

Relevância - O coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, George Costa, comentou que, com os números apresentados pela Fecomércio, é possível mostrar aos poderes públicos e reafirmar o nível de relevância que a atividade tem para a cadeia turística.  

“São resultados satisfatórios que comprovam a qualidade do serviço. São profissionais que fazem bem o seu trabalho e ajudam na imagem do turismo do RN”, comentou Costa. 

Levantamento - O perfil do consumidor de passeios de buggy são homens, com 56,2%; com faixa etária de 25 a 34 anos (34,2%). A renda média individual dos usuários do passeio foi de 5,2 salários. 

Na amostra, um pouco mais de 46,1% dos usuários dos passeios eram da região Sudeste; 30,3% da região Nordeste; 11,1% da região Sul. A maioria eram pessoas vindas de São Paulo (26,8%), Pernambuco (13,5%); Minas Gerais (11,1%); Rio de Janeiro (7,9%). 

Roteiros - Em relação ao roteiro contratado para passeio, a maior fatia (37,2%) dos usuários optou pelo passeio completo até Muriú. Além disso, destaca-se a escolha por dunas móveis com fixas (31,3%); apenas dunas fixas (18,7%) e dunas fixas com pôr do sol (12,1%). 

Brasileiro de Oftalmologia
Natal receberá, de 21 a 23 de outubro, a 65ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O evento, que será realizado no Centro de Convenções de Natal, irá proporcionar debates amplos nos campos da educação, ciência e inovação em oftalmologia, reunindo profissionais de todo o País.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia, órgão responsável pelo evento, promete trazer o que há de mais atual na prática e produção científica da oftalmologia nacional. A programação, de período integral, é composta por apresentações de trabalhos científicos, cursos e exposições comerciais com as principais novidades do mercado.

Eventos seguros de turismo
A 10° edição do BTM - Brazil Travel Market, nos próximos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, será mais um evento seguro nesta retomada presencial. A BBC, empresa responsável pelo BTM, alinhada com as Secretarias de Saúde e a Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde do Ceará, definiu as diretrizes de biossegurança. 

Dentre as exigências do protocolo, todos os participantes deverão apresentar a carteira de vacinação completa, com a segunda dose da vacina recebida há mais de 15 dias do início do evento. Caso contrário, a alternativa é a apresentação do comprovante da primeira dose e o teste de tipo antígeno ou RT/PCR com resultado negativo e realizado até 24 horas antes do evento. 

Maratona da Pipa neste sábado
Neste sábado (16) acontece a 3ª edição da 21k de Pipa. A largada começa a partir das 6h20, em uma arena base montada no Chapadão da Praia do Amor, com três tipos de percursos, de 21,10 e cinco quilômetros, além da corrida infantil. 

O evento possui mais de 2.500 atletas de vários estados do país e conta com a participação de corredores da Suíça, Argentina, Bahamas, Chile e Uruguai. A organização do evento estima que aproximadamente quatro mil pessoas estarão no município durante este final de semana, entre eles corredores, acompanhantes e familiares. 

Durante o trajeto os atletas passarão pelos principais pontos turísticos de Pipa, como o Chapadão na Praia do Amor, Praia do Centro, Santuário Ecológico, Praia do Madeiro, Baía dos Golfinhos, Rio Catu e Sibaúma.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Hotel Food Nordeste
Atualizado: 22:32:16 07/10/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN) 2021 vai ser uma das atrações da HFN - Hotel & Food Nordeste, de 3 a 5 de novembro no Centro de Convenções de Pernambuco. Serão três palestras por dia com os principais nomes do setor no Brasil e América Latina. Os 11 especialistas abordarão tendências, marketing, inovação e 0contratação no pós-pandemia. Além da programação de conteúdo, a feira terá 270 marcas expositoras e será realizada em paralelo com a Super Mix.

Hotelaria - No dia 3 de novembro, a primeira palestra trará o tema “A Nova Hotelaria e suas Vertentes” com o especialista em desenvolvimento, implantac¸a~o e operac¸a~o de marcas hoteleiras Ronaldo Albertino. A partir das 17h, Alex-Sandro de Souza, turismólogo e especialista em Inbound Marketing para Hotelaria, aborda “Cases de Marketing e Vendas na Hotelaria Independente”. Finalizando o dia, o assunto é “Tendências da Gestão de Governança”, às 18h30, com Maria José Dantas, palestrante, escritora e consultora especializada em hospitalidade, e Marcelo Boeger, mestre em planejamento ambiental.

Marketing - No segundo dia (4), “Os Novos Desafios de Marketing e Vendas” serão discutidos por Jeferson Munhoz, especialista em marketing e vendas, e Daniel Mourão, estrategista em comunicação. O “chekin-in Digital e outras formas de potencializar o atendimento” conta com Sebastian Barrionuevo, expert em soluções para acessos; e, para finalizar o dia, as “Tendências da Gastronomia nos hotéis” com o também estrategista Henrique Michel.

Proteção de dados - O último dia traz a palestra “Benefícios da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados” por Jorge Muniz, expert em segurança da informação. O segundo tema fica por conta do consultor Gilberto Vasconcelos com as “Novas Fontes de Energia”. Fechando o evento, dicas de “Contratação no pós-pandemia. Quem vai fazer a diferença?”, vai ser ministrada pela psicóloga e especialista em gestão de pessoas Patrícia Ghisleni.

Quem promove - O FHAN é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) com curadoria do Hotelier News e da Escola para Resultados. A programação integra a HFN - Hotel & Food Nordeste, realizada pela Insight Feiras e Negócios e as entidades ABIH-PE e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE). 

Emprotur e Riachuelo: Turismo na moda
A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) foi selecionada para apresentar, na terça-feira passada, o case Um Mergulho no RN, parceria com a Riachuelo. A ação promocional foi mostrada no 13º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT). 

O encontro aconteceu no Centro de Eventos de Fortaleza/CE e teve a participação do diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis, na área de Inovação e Experiências na Retomada do Turismo, no painel Parcerias Público-Privadas e Inovações.

Parceria - "Um mergulho no RN" mostrou como se consolidou a parceria entre a Emprotur e as lojas Riachuelo, na qual uma coleção exclusiva inspirada nas potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte uniu moda, sustentabilidade e cultura. 

A coleção, inteiramente estampada por uma artista potiguar, tem como objetivo colaborar com o posicionamento do destino no imaginário de clientes e possíveis turistas, sendo parte da estratégia de consolidação da marca "Visite Rio Grande do Norte"

Rede - A Rede de Inteligência de Mercado do Turismo (RIMT) é um ambiente para análise e compartilhamento permanente de informações e conhecimentos entre representantes da iniciativa privada, do terceiro setor e do poder público, de modo a orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados. 

É uma forma não-institucional de organização, uma maneira de articulação que permite trabalhar em conjunto e de forma organizada. Trata-se de um ambiente dinâmico para desenvolver a cultura associativa e participativa.

Selo de biossegurança e mais crédito
A coordenadora geral de Apoio ao Crédito do Ministério do Turismo, Gleurice Sousa, anunciou na 48ª Abav Expo & Collab, que se encerra nesta sexta-feira em Fortaleza, ações como o Selo de Biossegurança, que qualifica os empreendimentos que atendem  o Ministério, e ainda o Crédito Extraordinário, para auxiliar o setor com três linhas, principalmente capital de giro, aumentando muito a capilaridade do fundo e atendendo a todas as regiões do Brasil. 
Durante o evento o Ministério também ressaltou a importância do Cadastur, que é o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. De acordo com o coordenador da Área de Cadastramento, Ricardo Tambosi, a plataforma veio para ajudar totalmente as agências. 

Facebook - “Estamos aqui para auxiliar as agências no cadastro, e também trazer alguns benefícios, como uma ação em parceria com o Facebook em combate às fraudes nas redes sociais. Por meio do Cadastur, as agências podem cadastrar as redes sociais, como Facebook e Instagram, e essa informação vai ficar disponível no site oficial para o turista consultar e dar uma maior segurança na contratação dos serviços”, explica Ricardo.

Ainda de acordo com o coordenador, ocorrem muitas fraudes por meio de páginas falsas no Instagram e o Cadastur auxilia e reforça a credibilidade das páginas oficiais. “Como se sabe, ocorrem muitas fraudes por meio de páginas falsas no Instagram e no Facebook. No site do Cadastur as pessoas podem consultar a rede oficial do prestador, compartilhando também essas informações com as empresas de redes sociais, para que consigam derrubar e impedir que páginas ilegais sejam criadas”, ressalta o coordenador do Cadastur.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Os protocolos da Abav Expo
Atualizado: 22:55:46 30/09/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Para reunir o trade em total conformidade com as restrições ainda impostas pela pandemia, a Abav Nacional realiza seu evento anual em formato híbrido. A programação presencial se desenvolverá  no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com público  limitado a um fluxo simultâneo de três mil pessoas, que se alternarão entre 13h30 e 20h30 nos dias 6, 7 e 8 de outubro.  A expectativa da organização é reunir perto de oito mil pessoas, ao término dos três dias de atividades, e outras 20 mil na audiência da plataforma online que espelhará a programação física.

A todos os participantes será exigido comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias do ingresso no evento. E os que tiverem se vacinado apenas com a primeira dose deverão apresentar adicionalmente teste negativo para Covid-19 (antígeno ou  RTPCR), realizado 24 horas antes do evento.
A comprovação poderá ser feita mediante apresentação do Cartão de Vacinação contra a Covid-19 ou registro das doses no APP do ConecteSUS, do Ministério da Saúde, e com apresentação de documento oficial de identificação com foto. Para comprovação de testagem negativa, deve ser apresentado o laudo laboratorial e documento de identidade.

Controle de acesso - Dentro do pavilhão, o controle de acesso do público se dará por um sistema online que exibirá de forma contínua o volume de pessoas em circulação em cada área do pavilhão, que totaliza 27 mil metros quadrados. As credenciais, impressas ou em QR Code carregadas no celular, deverão ser apresentadas na entrada e na saída, que terão oito portas para evitar qualquer risco de aglomeração.

Somente será permitida a entrada de pessoas portando máscaras cirúrgicas, N-95 ou PFF2, e estas devem permanecer utilizando adequadamente o acessório  durante todo o tempo de estada, sendo permitida sua retirada, exclusivamente, para ingestão de alimentos e bebidas. Todos os convidados e colaboradores devem passar por higienização das mãos com água e sabonete ou com aplicação de álcool em gel a 70%, acessível em dispositivos em pontos estratégicos, desde a entrada, e demais locais de circulação de pessoas.

Estandes-ilha - Na área de exposições, todos os estandes estarão dispostos em formato de ilha,  com distanciamento de quatro metros entre um e outro. No andar superior do pavilhão ficarão as áreas de capacitação, distribuídas em quatro salas com capacidade individual para 280 pessoas, porém limitadas a uma audiência reduzida a 80 pessoas. Ao término de cada uma das 56 apresentações que ocorrerão ao longo dos três dias, as salas serão esvaziadas para higienização.

Para a alimentação, expositores e visitantes contarão com um espaço de convivência amplo e arejado localizado no terceiro andar do pavilhão e com sistema próprio de higienização do ar, além de uma unidade de suporte com serviço de água e café, instalada em área afastada dos pontos de circulação.

Fortaleza - Suspensa no ano passado por conta da pandemia, a Abav Expo volta este ano como o primeiro grande evento do setor nacional a ser realizado de forma presencial e há grande expectativa pela oferta que será apresentada pelos fornecedores e pela demanda do mercado nessa fase de retomada, além da atração do próprio destino. Fortaleza é um importante hub aéreo e o Ceará um dos principais destinos turísticos nacionais. Em pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a capital cearense liderou entre os destinos turísticos mais procurados no Brasil no mês de agosto.

Expositores - Para esta edição confirmaram presença 140 marcas expositoras, representando toda a cadeia produtiva do turismo, nacional e internacional. Na lista dos internacionais estão destinos como Argentina, Costa do Marfim, Israel, Peru e  Quênia, além de empresas portuguesas nos cooperados do Portugal United e Visit Fátima. A Jordânia estará representada pela DMC Hajjat Tours & Travel. Também já estão confirmadas as participações de Gol, Azul, Air France-KLM, Itapemirim, Latam, as locadoras Localiza e Movida, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e  do Sebrae Nacional, como patrocinadores do evento. O Ministério do Turismo estará presente como a grande âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes.

Retomada - A presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, ressalta a satisfação de ter a Abav Expo & Collab inserida entre os eventos que os estados têm abraçado, de norte a sul do País, como teste para a retomada segura das feiras e convenções. “Respeitamos muito essa pandemia ao optar pela não realização do evento presencial no ano passado, e hoje estamos certos de que o momento não poderia ser mais oportuno, o que vemos refletido também no otimismo do mercado", afirma.

Como participar - O credenciamento para visitantes, que já totaliza cinco mil pré-inscritos, segue aberto e deve ser feito antecipadamente pelo site www.abavexpo.com.br, onde também se encontra uma lista de benefícios exclusivos para os participantes, como descontos de 15% a 20% oferecidos por 30 hotéis em Fortaleza associados à ABIH-CE. Além disso, contam ainda com preços especiais concedidos em restaurantes, bares, equipamentos e atrações turísticas durante o período do evento, em decorrência de acordos  firmados pela Abav com a Abrasel e outros parceiros locais. Importante lembrar que o mesmo credenciamento vale para quem optar pela participação virtual. No site www.abavexpo.com.br também é possível conferir a grade com a programação de palestras confirmadas e a relação completa dos expositores.

Importância - Realizada pela Abav Nacional, a Abav Expo & Collab é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. Anualmente, e há 48 edições, reúne toda a cadeia produtiva do setor contribuindo de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes. É a grande vitrine para o  lançamento  de novidades e a apresentação de tendências para o mercado profissional ao reunir companhias aéreas, meios de hospedagem, operadores de turismo, empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, Mice (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBTIQ+, locadoras de veículos, equipamentos turísticos e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo, nacionais e internacionais.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Feira de Empregos no Turismo
Atualizado: 22:25:59 23/09/2021
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A 10ª edição do BTM - Brazil Travel Market, que se realizará nos dias 22 e 23 de outubro de 2021, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, abrirá oportunidade para quem está procurando uma colocação no mercado de trabalho. Em parceria com a Associação Fórum Turismo - associação portuguesa especialista em emprego e empreendedorismo em turismo -, será realizada durante o evento, pela primeira vez, uma Feira de Empregos. 

Este ano, e como resultado do impacto negativo da pandemia no emprego em Turismo, o BTM aliou-se ao Fórum Turismo, que já organiza a maior feira de emprego no Turismo em Portugal desde 2016 (Bolsa da Empregabilidade, que acontece na BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa). A feira de emprego surge para auxiliar os profissionais do setor do Brasil na procura de oportunidades de emprego. 

Sucesso em Portugal - O Fórum Turismo trabalha ativamente na promoção de iniciativas que interligam os estudantes, profissionais e organizações de ensino e empresas do setor. Em Portugal, a feira de emprego já conta com quatro edições, mais de 180 empresas participantes e 20 mil ofertas de trabalho geradas. 

A feira de emprego do BTM terá 10 estandes compostos por empresas de turismo, nacionais e internacionais, de diferentes áreas do setor. Os profissionais interessados nas vagas disponíveis pelas empresas participantes poderão tratar diretamente com os diretores ou responsáveis pelos recursos humanos que estarão representando as empresas durante os dois dias de evento. 

Integração - O BTM é um evento que tem como principal objetivo reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, ao mesmo tempo em que oferece novos produtos ao mercado. O evento é organizado pela BBC Eventos, de João Pessoa, que estreou a feira em 2010 com 60 expositores e 200 agentes e operadores de viagens. 

Na sua nona e última edição, em 2019, contou com a presença de quatro mil profissionais do turismo e 240 estandes, tornando-se um dos maiores eventos de turismo realizados no Brasil. 

Hotel & Food Nordeste será em novembro
A organização da HFN - Hotel & Food Nordeste e da Super Mix iniciou nesta semana visita a donos de restaurantes, bares, cafeterias, padarias e similares, gestores de hotéis, mercados e varejos no geral para entregar pessoalmente o convite dos dois eventos, que acontecem simultaneamente de 3 a 5 de novembro no Centro de Convenções de Pernambuco, das 15h às 21h. 

Estão sendo visitados empreendimentos nas principais cidades nordestinas como João Pessoa e litoral da Paraíba, Campina Grande, Natal, Pipa, Maceió e litoral de Alagoas, Recife e Região Metropolitana, Litoral Norte e Sul e interior de Pernambuco.

Três mil pessoas - De acordo com a diretora de Marketing da Insight Feiras & Negócios, Tatiana Menezes, a expectativa é impactar aproximadamente três mil pessoas. Esse contato mais próximo com os principais compradores de todo o Nordeste é fundamental para que o público das feiras seja extremamente qualificado.

Emprotur debate conectividade aérea
A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) participou na terça-feira passada de mais um ForwardKeys & Friends Webinar. O evento abordou os mecanismos estratégicos de análise de dados, que tem evoluído bastante desde o início da pandemia, além da conectividade aérea e a reativação do mercado. O debate contou com a participação de Federico Esper, cofundador e CEO da Soul Data, além de Olivier Ponte, vice-presidente da ForwardKeys. e do responsável pelo setor de Inteligência da Emprotur, Leonardo Seabra.

“A malha aérea está no patamar próximo aos 100% da oferta pré-pandemia. Além disso, em janeiro Natal terá mais rotas. Pelo menos 18 estão garantidas, contra 12 em 2021, 16 em 2020 e 15 em 2019. O desempenho da demanda também já acompanha o incremento da oferta. Em julho e agosto de 2021 a movimentação de passageiros foi de cerca de 95% do período pré-pandemia, com aproximadamente 270 mil embarques e desembarques”, explica Seabra.

Abav Expo: até três mil pessoas simultâneas
A Abav Expo, de 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, será o primeiro grande evento do setor nacional a ser realizado de forma presencial este ano e há grande expectativa pela oferta que será apresentada pelos fornecedores e pela demanda do mercado nessa fase de retomada. Vale lembrar que Fortaleza é um importante hub aéreo e o Ceará um dos principais destinos turísticos nacionais.

A participação presencial será limitada a um fluxo diário de três mil pessoas simultaneamente, com fiscalização permanente para que todos os protocolos de biossegurança sejam assegurados. O controle de acesso se dará por um sistema online que exibirá de forma contínua o volume de pessoas em circulação em cada área do pavilhão, que totaliza 13,5 mil metros quadrados. 

QR Code - As credenciais, impressas ou em QR Code carregadas no celular, deverão ser apresentadas na entrada e na  saída, que terão oito portas para evitar qualquer risco de aglomeração. Na área de exposições, todos os estandes serão dispostos em formato de ilha,  com distanciamento de quatro metros entre um e outro, e apenas três opções de modelo.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.