sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Edição especial da TN se esgotou nas bancas

- Publicidade -

A edição especial da TRIBUNA DO NORTE que circulou ontem, com a cobertura das eleições no Rio Grande do Norte e em todo o país, esgotou em bancas. A tiragem foi superior 300% em relação a média impressa em dias úteis, informou o  subgerente de Circulação do jornal, Sérgio Flademir. “Além do incremento na venda avulsa, que são jornais destinados ao leitor que compra nas bancas ou gazeteiros, o assinante da TRIBUNA, nesta edição especial, teve seu exemplar garantido. Todos os assinantes do jornal sejam eles diários ou de final de semana foram privilegiados”, disse o subgerente de circulação.

Sérgio Flademir explicou que esta foi a segunda vez que a TRIBUNA DO NORTE circulou numa segunda-feira este ano. A primeira foi no dia 21 de junho, em virtude de a Seleção Brasileira de futebol ter jogado num domingo pela Copa do Mundo, dispstada na África do Sul.

Flademir explica que a tiragem da edição de hoje também será aumentada em 100%, baseada na tiragem que normalmente ocorre na terça-feira, devido a continuidade da cobertura especial das eleições de 2010. “Nós vamos publicar o resultado do primeiro turno para presidente, governador e senador em todos os 167 municípios do Estado”, disse ele.

Para Sérgio Flademir, o fato de a TN ter esgotado a sua venda avulsa, deve-se à tradição das pessoas que – “por curiosidade ou afinidade, entre outras motivações” – gostam de saber o desempenho e as votações dos candidatos aos cargos eletivos nas cidades em que moram ou em que viveram. Ele conta também que, ao contrário da TV e do rádio – o  jornal serve como documento: “A pessoa escuta ou vê radio e TV, memoriza duas ou três informações, o jornal não, ela pode guardar, consultar”.

Na edição de ontem, a TRIBUNA trouxe a relação nominal e a votação dos 24 deputados estaduais e dos oito deputados federais eleitos, além do resultado oficial para governador, senadores e presidente da República no Rio Grande do Norte, bem como a lista dos governadores e senadores eleitos em todos os estados e o Distrito Federal e ainda o resultado para presidente em todo o  país e a votação geral de todos os candidatos para todos os cargos no Estado.

Urnas dão mandatos a famosos

A lista de deputados eleitos em todo o país no domingo inclui pessoas que alcançaram a fama antes mesmo de entrar para a política. O ex-BBB Jean Wyllys, a atriz Myriam Rios, o goleiro Danrlei e o ator Stepan Nercessian disseram que enfrentaram uma eleição disputada e que nem sempre ser famoso ajuda. As três celebridades serão colegas de campeões de voto como Wagner Montes (PDT), que foi o deputado estadual mais votado no Rio de Janeiro, e Tiririca (PR), que superou o 1,3 milhão de votos para a Câmara Federal.

O ator Stepan Nercessian foi eleito deputado federal pelo PPS com 84 mil votos. Em entrevista ao G1, ele disse que a eleição foi “dificílima”. “Fiquei muito feliz de ter sido eleito e ao mesmo tempo ganhar uma eleição trabalhando com pouco recurso. Você enfrenta campanhas milionárias, campanhas disputadíssimas, com gente que está com base de governo. Eu, como oposicionista ao governo federal, estadual e municipal, achei que a gente foi bem”, disse.

Segundo Nercessian, entretanto, sua eleição não se deu por ele ser uma celebridade. “É um misto de um voto conquistado como político, e não só de celebridade. Eu já tenho voto de pessoas que acompanharam meu mandato de vereador aqui no Rio. Eu tento não ser um político temático de categoria. Eu acho que na Câmara posso levar contribuições para a arte. Mas minha principal meta é levar a política para a política. Eu acho que nós estamos vivendo um momento que a política está despolitizada.”

Segundo ele, a eleição de Tiririca, em São Paulo, foi uma válvula de escape para aquelas pessoas alienadas que detestam política e que fazem um voto de protesto. “Às vezes o cara está protestando, mas ao mesmo tempo está elegendo pessoas que realmente são as culpadas por esse descrédito que a política tem.”

Nercessian disse que vai trabalhar pela reforma política no país. Segundo ele, em política, “o brasileiro participa de um jogo cujas regras não conhece. É fundamental que as pessoas comecem a aprender na escola. Precisamos repensar o horário eleitoral. Os debates não levam a nada.”

Deputada estadual eleita no Rio de Janeiro pelo PDT, a atriz Myriam Rios disse ao G1 estar muito feliz com a vitória e afirmou que resgatar a educação em tempo integral é um dos seus principais objetivos. “Este é um projeto de Darcy Ribeiro, que deu certo na época do Brizola e é uma forma de o pai ter certeza que a criança não está nas ruas”, contou Myriam.

A atriz foi eleita com 22.169 votos e foi a 64ª mais bem colocada no estado do Rio de Janeiro num total de 70 deputados. Ela acredita que o fato de ser atriz ajudou na eleição.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas