sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Mônica Serra tenta conquistar votos das mulheres em Natal

- Publicidade -

Anna Ruth Dantas – Repórter

A psicóloga chilena Mônica Serra, esposa do presidenciável do PSDB José Serra, começou nessa terça-feira em Natal a fazer campanha política pelo Nordeste. A ex-primeira dama de São Paulo admitiu que está em busca do voto feminino e de “mostrar”, como ela mesmo afirma, que “Lula não é o candidato a Presidência da República”. Mônica Serra cumpriu agenda em Natal durante todo dia ontem.

Psicóloga  Mônica Serra, esposa do presidenciável José Serra, visita o Hospital Varela Santiago“Minha participação na campanha no Nordeste é falar com as mulheres e poder colocar para elas qual a forma de trabalho do Serra e com essa forma que acho que as mulheres poderão fazer uma boa escolha”, comentou. Mônica Serra frisou que tem como objetivo conquistar o voto feminino: “As mulheres nunca são enganadas por outra mulher. Elas podem ver como estou sendo sincera quando falo dele como homem público”, frisou.

A psicóloga lembrou a história com José Serra, que conhece há 40 anos. Por isso ela se considera a “melhor pessoa” para falar do tucano. “Não tem pessoa melhor do que eu para falar do Serra, que eu que conheço há 40 anos. Sei das suas intenções, sei dos seus sonhos, do amor que tem pelo povo brasileiro, por querer fazer melhor”, destacou.

Em Natal, Mônica Serra cumpriu agenda de candidata. Visitou a Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, almoçou em um shopping e foi ainda ao Hospital Infantil Varela Santiago e ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer.

Rosalba participa

A visita de Mônica Serra ao Estado serviu para marcar a primeira participação da senadora Rosalba Ciarlini, candidata do DEM ao Governo, em mobilização favorável a Serra. Ao chegar no Hospital Infantil Varela Santiago, onde estava a esposa do tucano, Rosalba Ciarlini creditou a adversários a discussão sobre a não participação dela na campanha tucana. “Eles estão querendo racionalizar a campanha. Estou querendo discutir o melhor para o Rio Grande do Norte”, destacou. 

Para o fato de não ter nenhuma peça publicitária com o tucano José Serra, a governadorável do DEM destacou que “as alianças formais e informais” mantidas pela coligação dela tem outros candidatos a Presidência da República. Rosalba Ciarlini confirmou que hoje acompanhará a agenda de José Serra ao Rio Grande do Norte.

José Serra tem programação em Natal

Pela primeira vez desembarcando no Rio Grande do Norte como candidato a Presidência da República, o ex-governador de São Paulo José Serra chegará hoje a Natal. Ele cumprirá uma agenda que começará às 14h e terá o último compromisso às 19h. De caminhada no bairro do Alecrim até encontro com profissionais de saúde, José Serra atuará em “várias frentes” na mobilização da capital potiguar.

Ele desembarcará às 14h no Aeroporto Internacional Augusto Severo. Em seguida, irá direto para o centro comercial do bairro do Alecrim. A previsão da coordenação de campanha de Serra é que ele caminhe com a senadora Rosalba Ciarlini, o deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, e outros candidatos da coligação “Força da União”.

Ainda no Alecrim, ele fará alguns comícios relâmpagos. Às 17 horas o presidenciável tucano irá para o “Comitê Serra 45”, que funciona na avenida Alexandrino de Alencar, onde será lançado o   “Programa Sou Serra no RN”. É nesse local, que José Serra receberá a “Carta do RN”, um documento com reivindicações e sugestões do Estado para o programa de governo tucano. Às 19 horas,  José Serra terá uma reunião com o segmento da saúde e debaterá propostas na Associação Médica.

Ontem, o candidato do PSDB à sucessão presidencial se recusou a comentar a pesquisa CNT/Sensus de intenções de voto, divulgada pela manhã (veja texto na página 4). “Não tenho o menor interesse. Nenhum”, respondeu ao ser indagado por jornalistas sobre a pesquisa.

TRE autoriza propaganda conjunta

Os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM), candidatos à reeleição,  podem continuar utilizando material de campanha conjunta. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu ontem, por quatro votos a dois, que não há irregularidade no uso de cartazes, panfletos, adesivos em veículos e outros impressos, além da publicidade na Internet, reunindo a imagem dos dois, integrantes de coligações diferentes, junto com a candidata Rosalba Ciarlini (DEM).

O relator do processo, juiz Ivan Lira, entendeu que não há, na legislação, vedação expressa a esse tipo de propaganda e indeferiu o recurso impetrado pela coligação Vitória do Povo. No entanto, o magistrado deixou claro que a permissão não abrange propaganda em rádio e TV. Lena Rocha, Ricardo Moura e Marco Duarte seguiram o relator.

Para o advogado Felipe Cortez a decisão foi acertada: “O óbvio ululante é que os dois não são adversários políticos, nem no campo eleitoral.” Segundo ele, o objetivo do material é pedir um voto para o governo e dois para o Senado, portanto não caberia ao TRE determinar uma proibição inexistente na lei. “Por que a coligação (Vitória do Povo) não impede João Maia (PR) e Henrique Alves (PMDB) de pedirem voto para Iberê (PSB), se querem impedir Garibaldi de pedir para Rosalba e Agripino?” questionou.

O representante jurídico da Vitória do Povo, Leonardo Palitot, destacou que o caso se configura o mais importante já julgado pela corte nesta eleição, em relação à propaganda.

Bate-papo

Mônica Serra » Psicóloga e esposa do candidato

O que a senhora busca participando da campanha eleitoral?

Essa participação se dá muito naturalmente. Eu como cidadã brasileira tenho o interesse em que seja escolhido o melhor candidato. Não tenho dúvida de que o melhor candidato é o Serra. Então, estou indo conversar com as pessoas para que elas saibam. O voto como instrumento de liberdade só é válido, só exerce mesmo a cidadania, se a pessoa faz uma escolha livre e espontânea . Para querer a liberdade de escolha. você tem que ter conhecimento. Não tem pessoa melhor do que eu para falar do Serra. Eu conheço (José Serra) há 40 anos. Sei das suas intenções, sei dos seus sonhos, do amor que tem pelo povo brasileiro, por querer fazer melhor. Ele se preparou a vida inteira para fazer as coisas bem feitas. Então, não tem uma pessoa melhor do que eu para passar isso para as pessoas com muita sinceridade. E sobretudo para as mulheres. As mulheres nunca são enganadas por outra mulher. Elas podem ver como estou sendo sincera quando falo dele como homem público.

A participação da senhora é uma tentativa de “minar” o fato da outra candidata (Dilma Rousseff) ser mulher?

Minha participação tem o intuito de levar às mulheres o esclarecimento sobre o Serra como político, como executivo na política e porque eu posso dizer para todas as mulheres que ele tem feito aquilo que fez em São Paulo. Isso pode ser repetido por todo Brasil. O Serra se preocupa com a família. Se preocupar com a família é se preocupar com a segurança, com a educação, com a saúde entre outras coisas. Isso é algo interligado, para família estar bem tem que ter saúde, seus filhos não têm que estar nas drogas. Isso é política pública. Tem que ter educação que dê oportunidade para ele sair da escola e já ter um emprego. O jovem precisa ter possibilidade maior. A saúde é fundamental, uma mãe, um pai que não tem saúde a criança não vai ficar bem na escola. Serra vai tratar isso muito bem porque ele entende a política como um sistema integrado. A missão de presidente é o que comunico às pessoas.

As pesquisas apontam que a eleição poderá ser decidida no primeiro turno para Dilma Rousseff…

O cenário que encontro nas minhas viagens tem sido muito bom. Todos sabem que Serra foi o ministro da Saúde, elas não esquecem o modo dele governar. Mesmo ele não sendo médico foi o melhor ministro da Saúde do mundo porque fez políticas sanitaristas. Ele é uma pessoa que escuta os outros e sabe escutar. Então isso é uma marca do modo de Serra governar.

No RN o DEM até o momento não fez qualquer ligação da imagem de José Serra com os candidatos da majoritária…

Você me perguntou o que estou fazendo aqui. Então, estou estampando a figura do Serra no coração das mulheres. As mulheres são uma peça muito importante nas eleições porque são elas que estão olhando para seus filhos, são elas que olham para o futuro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas