quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Rosalba participa de sabatina da TN e rebate acusações

- Publicidade -

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi a primeira participante da Sabatina da TRIBUNA DO NORTE com os principais concorrentes ao cargo de governador do estado. Durante uma hora, na tarde de ontem, a representante da coligação “A Força da União” respondeu a perguntas formuladas pelos editores do jornal e internautas que acompanharam as imagens pelo portal TN Online. Hoje é a vez de o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) participar da sabatina e amanhã o atual governador, Iberê Ferreira (PSB), encerra a série, sempre às 14h.

Rosalba Ciarlini aponta que o “governo errou ao não pensar em outra proposta para a Arena das Dunas, mas não mudará o projeto#SAIBAMAIS#Rosalba Ciarlini rebateu as acusações feitas por entidades de servidores e estudantes do IFRN à declaração contida em sua propaganda, de que ela apresentou “projeto para implantar 12 institutos federais, os antigos Cefets, no interior do estado”. Segundo nota de repúdio das entidades, tais unidades faziam parte das expansões realizadas em 2006 e 2007 e das quais a senadora não participou.

Ela ainda criticou o atual governo e a falta de transparência na divulgação de dados e das contas do estado. Ao final, elogiou a iniciativa e destacou a importância da sabatina. “A gente fica de mãos suando, gelada, porque é uma oportunidade de interagir, saber o que as pessoas estão esperando, questionando. Vi que o governo está sendo avaliado de forma muita negativa”, declarou. Veja a seguir alguns assuntos abordados:

Nota de repúdio

Rosalba afirmou ao editor de Política da TN, Aldemar Freire, que sempre defendeu as escolas técnicas e deu apoio, quando, prefeita, à instalação da unidade de Mossoró. A candidata explicou que não participou – e em momento algum divulgou o contrário – das expansões ocorridas em 2006 e 2007. Mas reforçou que apresentou 12 projetos autorizativos indicando cidades para receber as futuras unidades: Lajes, Nova Cruz, Umarizal, Ceará-Mirim, Goianinha, São Paulo do Potengi, Macaíba, Assu, Alexandria, Jucurutu, Canguaretama e Parelhas. “Se já tivessem sido indicadas os projetos seriam aprovados? Claro que não. Quem está colocando (a nota) não está, digamos assim, de boa fé.”

Estradas e ferrovias

Questionada pela editora do caderno de Cidades, Yara Okubo, a candidata defendeu um trabalho contínuo de manutenção das rodovias estaduais e lembrou que lutou, junto com os senadores do Rio Grande do Norte e Ceará, pela inclusão da obra de duplicação da BR-304 no PAC. “Temos de ter um fundo específico para manutenção das estradas, com recursos que venham da companhia de trânsito, dos royalties do petróleo e percentual fixo do orçamento.” Respondendo ao editor de Economia, Vinícius Albuquerque, disse já ter iniciado a luta pela inclusão do RN na ferrovia Transnordestina e defendeu uma união do governo com a bancada neste objetivo.

Doações de campanha

Rosalba afirmou à apresentadora da Sabatina, jornalista Anna Ruth Dantas, que vem fazendo campanha com doação de amigos, do partido e “quem quiser ajudar”, mas garantiu que tais ajudas não serão revertidas em privilégios no futuro governo. “Esse tipo de política não faz parte de minha história de vida. Quem quer contribuir para minha campanha, pode ficar certo que vai contribuir porque quer.” A candidata defendeu o financiamento público como uma das formas de acabar com as “interrogações” que surgem sobre os recursos utilizados pelos políticos e garantiu que sua campanha não será cara.

Copa do Mundo

A representante do DEM assegurou ao editor de Esportes, Itamar Ciríaco, que vem acompanhando os projetos destinados à Copa de 2014 e irá lutar para que os recursos já assegurados cheguem logo ao estado. “O governo, acho que errou em não pensar em uma outra proposta para fazer a Arena das Dunas. Agora os projetos que já foram aprovados e têm prazo, se formos modificar iremos perder a copa”, reconheceu.

Micarla de Sousa

A parlamentar ressaltou os investimentos que ajudou a trazer a Natal, como as unidades de pronto atendimento (UPAs), mas evitou julgar a gestão da prefeita Micarla de Sousa. “Espero que Natal supere esse momento de dificuldade, enfrentando por muitas cidades, com a redução que houve do ICMS e FPM, para que possamos fazer somar, dar as mãos, porque o governo fecha a porta, não quer ajudar, tá naquela do quanto pior melhor.” Ela afirmou que a avaliação da prefeita tem um prazo adequado: após os quatro anos do mandato. “E espero que, para o bem de Natal, a gente possa ter uma boa administração”, declarou. Rosalba Ciarlini lembrou que tem de haver união do governo com prefeitura, em prol do bem da população. “A cidade do Natal precisa dessa união. O governo tem de entender que aqui é nossa capital e a capital precisa do governo. O governo não pode só dar as mãos a quem for seu parceiro político.”

Programa do Leite

Rosalba Ciarlini demonstrou preocupação com os problemas enfrentados pelos produtores que participam do Programa do Leite. “Vou procurar atender às reivindicações dos produtores. As informações que tenho é que muitos estão em situação dificílima, não somente por não ter tido aumento, mas porque estão atrasados no pagamento, há 50 dias sem receber”, lamentou, lembrando que a zona rural enfrenta seca este ano.

Fundo de cultura

O entendimento da candidata é que a cultura precisa ser trabalhada de forma contínua, partindo de dentro das escolas. Ela garantiu à editora do caderno Viver, Cinthia Lopes, que pretende  valorizar os artistas locais e garantir mais recursos para o setor. “Hoje, pela Lei Câmara Cascudo, existe apenas algo em torno de 4 milhões a ser captado junto às empresas. Com o Fundo Estadual de Cultura, que vou fazer destinando 1% da arrecadação do ICMS, seria algo em torno de 30 milhões”, comparou. O fundo seria administrado por um conselho “para evitar os escândalos e desperdícios que acontecem no atual governo”.

Caern

Questionada sobre uma possível privatização da Caern, Rosalba Ciarlini garantiu que, ao contrário, pensa em dar condições à companhia para atuar melhor na distribuição de água e no saneamento básico.

José Serra

A integrante do DEM negou que falte empenho dos aliados do candidato à Presidência, José Serra (PSDB), no Rio Grande do Norte. “É inegável que o presidente Lula tem tido ações e que a proximidade com o povo tem feito com que sua candidata tenha sido aceita pela população.”

Aeroporto

“Será a minha primeira ação, não vou esperar nem pela posse, vamos convocar todos os eleitos para que, independente de cores partidárias, possamos estar todos unidos para valer, indo ao Governo Federal para que essas ações sejam agilizadas. Temos de correr agora com o tempo. Já perdemos muitas oportunidades por não termos o aeroporto e ele é fundamental para a Copa do Mundo de 2014.”

Estado quebrado?

A candidata da “Força da União” defendeu que, com competência, boa administração e planejamento, é possível reverter a situação das finanças do estado, que há dois anos se encontra acima do limite prudencial de gastos. “Preciso ver porque está no limite prudencial. Saber o que está acontecendo para que o governo esteja sempre nessa defensiva do limite prudencial. Espero que tenha solução. Sei que o estado está em uma situação difícil, as informações são muito nebulosas, de despesas, de gastos, de que o estado está em uma situação quebrada e espero que isso não seja verdade e que os atuais administradores tenham tido a responsabilidade de deixar o estado em condições de realmente podermos fazer acontecer.”

Sindicalistas contestam versão de Rosalba Ciarlini

Um novo capítulo no embate direto envolvendo a senadora Rosalba Ciarlini, candidata do DEM ao governo do Estado, e o Sindicato Nacional dos Servidores do IFRN (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN), que acusa a parlamentar de estar fazendo proselitismo político ao divulgar instalações do Instituto Federal como tendo sido autoria dela.

A entidade e a parlamentar travam uma discussão pública que foi deflagrada depois de uma nota oficial do Sindicato que acusou Rosalba Ciarlini de ser “falsa e oportunista” ao tentar assumir o crédito da implantação de novas unidades do IFRN em Natal. A parlamentar do DEM rebateu, ontem na sabatina da TRIBUNA DO NORTE, transmitida on line no portal da TN e no twitter, e disse que as afirmações feitas no programa eleitoral são referentes a projetos apresentados por ela, mas que ainda estão em tramitação no Senado. “Se já tivessem sido indicados os projetos seriam aprovados? Claro que não. Quem está colocando (a nota) não está, digamos assim, de boa-fé”, disse a candidata.

O coordenador geral do Sindicato, Lailson de Almeida, rebateu as declarações da senadora, feitas durante a sabatina. “Na propaganda o que ela (Rosalba Ciarlini) mostra são  como se fossem obras realizadas, algo definido em face da intervenção dela. Mas o papel do parlamentar não é de realizações”, comentou o professor do IFRN. Ele destacou que todas as proposições de Rosalba Ciarlini foram feitas no segundo semestre de 2009. “São processos recentes que estão sujeitos a  discussões e aprovação da política de expansão da rede”, frisou.

Sobre a lista de 12 cidades, apresentadas pela senadora, que serão beneficiadas com os projetos de lei apresentados por ela para instalação de IFRNs, o diretor do Sindicato é cauteloso.

“O sindicato acompanha, visita, faz reuniões periódicas e cobra ajustes ao processo de expansão dos IFRNs. Proposição sem diagnóstico sério, abalizado, observando a potencialidade das cidades é complicado. Temos que ter o devido o cuidado”, destacou Lailson de Almeida.

Artista diz esperar que proposta  seja colocada em prática

Com a proposta de criar uma Secretaria de Estado da Cultura e de destinar 1% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para pagamento de programas e projetos, a senadora Rosalba Ciarlini terá, se eleita, uma classe vigilante, segundo o compositor Erço Alencar, um dos criadores do denominado grupo “Locau”, que discute, entre outras coisas, políticas públicas para a área cultural potiguar. Erço ressaltou que “propostas são apenas propostas” e observou que a candidata do DEM já evoluiu o discurso uma vez que, durante o evento “Cultura em Debate”, promovido pela Revista Catorze e pelo grupo Novos Artistas, não mencionou a criação de um órgão fomentador para a área. “Quem falou sobre a Secretaria foi [o candidato do PDT] Carlos Eduardo. De qualquer forma, nós achamos que este é hoje um caminho tão evidente e necessário que será difícil qualquer tipo de governante não assumir essa postura. É imoral para nós não termos uma Secretaria de Cultura. Não cabe mais isso, não ter órgãos que funcionem com dotações orçamentárias para que as ações sejam realizadas”, destacou o músico. Ele reconhece serem salutares as propostas apresentadas.

O grupo “Locau” se reuniu na última segunda-feira (20) e definiu  um documento que contém treze diretrizes para a classe, entre elas, a criação da Secretaria estadual. “Nós estamos vivendo várias transições e estamos vendo a possibilidade e necessidade de nos organizarmos e aderirmos a esses formatos para as pessoas que trabalham com a arte. Eu acho que os artistas estão procurando um envolvimento que possibilite para eles ganhos e uma inserção nessa nova realidade”, finalizou Erço Alencar.

Carlos Eduardo será sabatinado hoje na TRIBUNA

A TRIBUNA DO NORTE fará hoje o segundo dia de sabatina com os principais candidatos a governador do Rio Grande do Norte. O convidado desta quarta-feira será o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT). A entrevista começará às 14h e será transmitida no portal www.tribunadonorte.com.br .

A sabatina tem duração de uma hora. Ontem foi a vez da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e amanhã o convidado será o governador Iberê Ferreira (PSB).

A ordem das entrevistas foi definida em sorteio com a presença dos assessores dos candidatos, que também concordaram com as regras do programa, não sendo permitida ofensas pessoais entre os governadoráveis.

Editores

A sabatina tem a apresentação e mediação da jornalista Anna Ruth Dantas e participação de cinco editores da TRIBUNA DO NORTE que fazem perguntas relacionadas as editorias que coordenam. Questionam os  governadoráveis Aldemar Freire, editor de Política; Yara Okubo, de Natal; Vinícius Albuquerque, editor de Economia; Itamar Ciríaco, de Esporte, e Cintia Lopes, editora de Cultura.

As perguntas dos editores e da própria mediadora serão intercaladas com questionamentos que serão enviados pelo internauta da TRIBUNA DO NORTE, através do twitter da TN (www.twitter.com/tribunadonorte).

O portal da TRIBUNA DO NORTE é hoje o de maior acesso do Rio Grande do Norte. A média diária é de 70 mil acessos. Em alguns dias há picos que alcançam 80 mil acessos. O portal se destaca pelo conteúdo diferenciado e diversificado ofertado ao internauta, que dispõem de blogs especializados, matérias exclusivas e uma atualização em tempo real.

Detalhes minimalistas

A agenda da reta final da campanha parece estar exercendo pouca ou nenhuma pressão sobre  a candidata do DEM. Sem pressa, falando de forma pousada e atenta à necessidade de cumprimentar qualquer um pela frente, a senadora Rosalba Ciarlini chegou ao prédio da TRIBUNA DO NORTE com 10 minutos de antecedência para o início da sabatina.

Veio acompanhada de quatro assessores, incluindo o pessoal do comitê de imprensa da campanha. A blusa rosa, calça preta e a bolsa cinza, que ela mesmo carregava, não chamavam a atenção.  Minimalismo também nos adereços: só a aliança de ouro, um anel e, no pulso,  o relógio MICHAEL KORS Horn Jet Set Watch (custo: R$ 700,00). Antes de começar, preferiu ter a mão uma caneta promocional da Prefeitura de Natal (descartável), uma folha de papel com anotações (que consultou para responder sobre a nota do IFRN) e uma cartela de pastilhas para garganta.

Depois de uma hora de sabatina, demorou-se a fazer alguns comentários com a equipe da TN, emendando respostas dadas. A assessoria cobrou os horários dos compromissos seguintes na agenda. A senadora apertou mais algumas mãos e se despediu com um desejo:  “Espero que a boa sorte se confirme nesta reta final da campanha”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas