Exemplos
Atualizado: 21:38:15 26/11/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

Estamos chegando ao fim de mais um ano e uma nova temporada do futebol vem por aí. Nessa época, sempre surgem aquelas promessas de melhora para os próximos 12 meses. Vamos aproveitar o espaço para apresentar exemplos que podem servir para o nosso futebol crescer. O primeiro exemplo tem relação com o marketing e pode servir para crescimento, desenvolvimento e melhora do alcance das marcas dos nossos clubes. Tudo isso, se bem aproveitado, gera retorno financeiro imediato e a longo prazo. O segundo exemplo é educacional e vem de fora do País. Os clubes precisam ter responsabilidade social e as entidades que comandam o esporte podem e devem ajudar nisso. Essa responsabilidade passa por processos educacionais, que evitem a formação de gerações futuras de ex-atletas em situações carentes, devido a falta de uma profissão pós-futebol. Seguem dois belos exemplos:

Exemplo 1
O Íbis é um case de sucesso de marketing e não é de hoje. O “pior time do mundo” passou a ser conhecido no Brasil inteiro desde a década de 80. O título foi abraçado pelo clube e o crescimento das redes sociais fez com que o pior se tornasse o melhor na comunicação digital. E não pára por aí. Se dentro de campo o clube venceu, com o acesso à Série A1 do Campeonato Pernambucano, fora das quatro linhas segue dando show. campanha de lançamento do BetssonFC, fantasy game de futebol da patrocinadora master do time, a Betsson, que foi estrelada pelos jogadores do Pássaro Preto acaba de conquistar dois prêmios no Festival El Ojo de Iberoamérica: Ouro na categoria "El Ojo Eficacia" e Prata na categoria "El Ojo PR". Criada pela Bold, sob o conceito "Todo mundo pode jogar com os melhores do mundo. Até Você", a estratégia de comunicação tem a compra do patrocínio máster do Clube, conhecido como "O Pior Time do Mundo", como centro de tudo. A campanha, que foi pensada para gerar buzz e impulsionar o engajamento nas redes sociais da Betsson e do Íbis Sport Club, começou por um esquenta sobre a quota máster, que provocou a comunidade de boleiros a descobrir quem estava por trás do maior patrocínio da história do Clube. Contou também com peças digitais, conteúdos únicos impulsionados pelas redes sociais do time, com a participação de influenciadores como Bolívia (ex-desimpedidos) e FuleragemFC (o famoso Nilsinho responsável pelas redes sociais do Íbis), além, é claro, do filme (versões de 45", 30" e 15") estrelado pelos jogadores e gravado na Arena Pernambuco. No Festival, a peça venceu candidatos de outros países como Peru e Estados Unidos, além de campanhas brasileiras de marcas como Coca-Cola e Unilever. A 24ª Edição do Festival recebeu 2.317 trabalhos nas competições. O Brasil é o país com mais inscrições - 401, no total.

Exemplo 2
or meio de seu departamento educacional LaLiga Business School, LaLiga está preparando o curso 'Global Players Program' para jogadores das ligas LaLiga Santander e LaLiga SmartBank. Promovida pelo Banco Santander, com a Oxygen como parceiro de eLearning e em colaboração com a AFE (Associação Espanhola de Futebolistas) e a Players App, com esta importante iniciativa, LaLiga dá um passo mais longe na formação, apostando nos jogadores de futebol e investindo na sua atualidade e oportunidades futuras na indústria do esporte para criar uma alternativa à sua profissão atual. O "Global Players Program" é um programa educacional que visa fornecer aos jogadores o conhecimento e as ferramentas de que precisam para se desenvolver profissionalmente, tanto em sua indústria como em outros lugares, e durante e no final de suas carreiras como jogadores. O objetivo final do programa, o primeiro do gênero entre as grandes ligas europeias, é aconselhar cada jogador sobre onde focar sua carreira profissional no final de sua carreira esportiva. Atendendo aos horários de trabalho dos jogadores de futebol, o curso será ministrado em diferentes formatos (presencial, streaming e online) para que os jogadores possam compatibilizar os seus treinos e jogos com o calendário escolar. 

Libertadores
A final da Copa Libertadores da América deve lotar os bares de Natal hoje, além de reunir grandes turmas em suas casas para acompanhar a partida. Analisando os estilos e características de jogo, a partida deve se desenrolar com o Flamengo pressionando e o Palmeiras armando aquela defesa que Abel Ferreira sabe montar muito bem. Dessa forma, o jogo vai exigir um pouco mais de Renato Gaúcho, que terá que encontrar soluções para furar o bloqueio e, além disso se proteger dos contra-ataques alviverdes. Será um belo jogo de xadrez fora das quatro linhas.

Eleições
Neste domingo é dia de votar no ABC. Bira Marques é favorito para a reeleição na disputa contra Idamylton Garcia. O atual presidente conseguiu um acesso da Série D para a Série B do Campeonato Brasileiro e, ao menos pelo que consta, não permitiu gastanças que desequilibrassem o orçamento Alvinegro na atual temporada. Após a votação e a declaração do vencedor, o mesmo precisa, de lá mesmo, da sede, apertar o “botão” que libera as contratações. A indefinição quanto ao eleito tem feito com que o clube perca competitividade na renovação de alguns jogadores importantes no elenco e a busca por outros nomes para a temporada 2022. No mais, boa sorte ao vencedor do pleito.

Determinado
O presidente eleito Souza, cheio de tarefas a cumprir e com pouco dinheiro circulando no América, volta a firmar confiança na torcida para ajudar a nova diretoria na recuperção alvirrubra. Um dos grandes desafios do ex-camisa dez será a reforma e modernização do CT de Parnamirim que, se sair, será um gol de placa!

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Realidade
Atualizado: 22:22:27 24/11/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

O torcedor potiguar tem que estar consciente de uma coisa: As dificuldades financeiras dos dois principais clubes do Rio Grande do Norte são muito grandes. Claro que não vamos aqui voltar no passado e citar uma lista gigante de erros que foram cometidos e que nos trouxeram até esse momento tão difícil. Fazer isso, caçar bruxas, é fácil. Mas a facilidade é, na minha visão, improdutiva. Não acredite naqueles que sentam diante de você e fazem críticas e mais críticas sem apontar caminhos, ou, no mínimo, encontrar algo de positivo. Por pior que tenha sido uma gestão, ao menos em algum lugar algo de bom foi executado e, nesse caso, carece de repetição com aperfeiçoamento. Por isso, afirmo que o torcedor precisa estar com os “pés no chão” sobre ABC e América, mas, de forma alguma, isso pode significar passividade, imobilismo, falta de apoio, ou de cobrança com relação a projetos estruturantes desportivamente e economicamente falando. Os abecedistas e americanos precisam ter, diante de si, muito claramente, quais os objetivos das duas gestões que começam em dezembro. Souza no América e Bira Marques ou Idamylton Garcia precisam ser didáticos, claros, objetivos e transparentes. Os fãs dos clubes, mesmo em dificuldades, afinal a crise está aí para todos, com  projeção de inflação de 10%, querem participar. Mas como? Para quê? Com quais objetivos? Financeiramente viável de que forma? Essas são perguntas a serem respondidas, dentre outras. Vejo o momento abecedista melhor devido o acesso. Mas, surfar nessa onda precisa de profissionalismo. Elenco forte, enxuto, capaz de atrair o torcedor para seu plano de sócio. Tem que empolgar. No América não é diferente. Mas, na Série D e longe da Copa do Nordeste, o alvirrubro precisa ser mais compreensivo. No entanto, a margem de erro é menor. O ABC tem a possibilidade de investimentos na área de Ponta Negra. O América também pensa na mesma direção em relação ao terreno do CT, em Parnamirim e o possível aproveitamento comercial da sede social, no Tirol. Esses são alguns trunfos e o torcedor quer saber tudo sobre isso e mais.

Paradesporto
Referência no setor de produtos ortopédicos, a Bomporte renovou o contrato de patrocínio com a Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN). A parceria já vem desde abril de 2018. O apoio é comemorado pela Sadef, entidade civil sem fins econômicos, que hoje atende mais de 200 pessoas com deficiência e suas famílias, com poucos patrocinadores e apoios. 

Paradesporto 1
A delegação paralímpica do Rio Grande do Norte conta com 23 atletas na disputa das Paralimpíadas Escolares 2021, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Na última participação em 2019, o Rio Grande do Norte conquistou 71 medalhas (29 de ouro, 23 de prata e 19 de bronze). As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e tiveram a sua primeira edição em 2009. Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia de Covid-19. Ao todo, 13 modalidades serão disputadas até a sexta, 26: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Boa sorte aos nossos atletas e que a competição seja um grande aprendizado para todos.

Viaja Tite
Com a seleção brasileira classificada para a Copa do Mundo, o técnico Tite e sua comissão técnica vão usar o último mês do ano para observação de jogadores. Eles estarão divididos em oito jogos na Europa e quatro no país-sede do próximo Mundial entre os dias 1º e 12 de dezembro. Na agenda estão partidas do Lyon, Paris Saint-Germain, Juventus, Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Manchester United, Liverpool e Chelsea, além da Copa da Arábia no Catar de teste em estádios da Copa. Por causa da pandemia da covid-19, há quase dois anos que Tite e seus fiéis escudeiros não acompanhavam os jogadores da seleção brasileira que atuam na Europa in loco. A volta começa no dia 1° de dezembro, em Lyon x Reims, com o auxiliar Cleber Xavier e o preparador físico Fábio Mahseredjian no estádio. Estão agendadas também visitas aos centros de treinamento.

Maradona
A morte de Maradona completou um ano nesta quinta-feira ainda envolvida em mistério, acusações, intrigas e uma série de indiciamentos feitos pela Justiça da Argentina. No último dia 8 de novembro, os responsáveis pela investigação do caso confirmaram o indiciamento por homicídio eventual doloso de sete pessoas que cuidavam da saúde do craque antes de sua morte. Homicídio com dolo eventual é aquele no qual a pessoa prevê que suas atitudes podem resultar na morte de outra. Mesmo assim, prossegue com a ação, assumindo o risco de matar. Maradona morreu no dia 25 de novembro do ano passado, aos 60 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. Em abril deste ano, peritos convocados pelo Ministério Público de San Isidro apresentaram um relatório que determinava que o cuidado com a saúde do astro foi "irresponsável e inadequado". Será que foi só isso mesmo? Dia desses a imprensa argentina publicou que o ex-ídolo foi enterrado sem coração. Isso não seria nenhum ritual mórbido. Segundo os analistas da imprensa daquela país, a intenção era seguir investigando o motivo da morte do ex-jogador.

Torneio
A ABB realizou um torneio na categoria Sub-9, em sua sede, no bairro de Petrópolis. Além da movimentação da garotada, chamou a atenção a presença do técnico do América, Renatinho Potiguar, cria do clube e que foi homenageado com um troféu.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Leitor
Atualizado: 21:46:15 22/11/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

Sempre acreditei que o jornalismo tem uma função social importante. É nesse espaço que podemos debater, sugerir e ajudar a sociedade na busca pelo progresso. O esporte não é diferente da economia ou da política. Aqui também há espaço para influenciar no desenvolvimento da cidade e do Estado. Na semana passada postei algumas notas mostrando a importância do esporte no desenvolvimento econômico, sugeri e apontei exemplo de como o RN poderia buscar alternativas e apontei as nossas potencialidades. O leitor José Wilson Gomes Netto, advogado, a quem agradeço a atenção, enviou um texto comentando a nota e, com a autorização do mesmo, reproduzo aqui na coluna.

Leitor 1
“Como leitor de sua coluna na TN, hoje observei e gostei muito dos comentários que fez com referência às potencialidades esportivas do nosso estado, como um todo, e de Natal, principalmente, com relação as possibilidades de envolvimento do trade turístico como um todo.

Realmente, é lamentável o descaso que vem ocorrendo há muito tempo no RN e, principalmente, em nossa ainda bela capital, apesar do grande potencial turístico que possui, com relação às atividades esportivas mais chamativas que existem, não só em nível nacional como também mundial.

Você faz referências as corridas de rua (maratonas e eventos mais simples), e a grande perda que houve no caso do projeto da construção da marina na foz do rio Potengi, que o MP e as "autoridades" da época vetaram por motivos injustificáveis. Esses tipos de projetos já existem em várias cidades do mundo (Monte Carlo, Nápoles, Barcelona, Marselha, todas as ilhas do Caribe, Miami, várias cidades da Ásia, entre outras), todas com grande sucesso, por exatamente reunir no mesmo ambiente pessoal e empresa com grande potencial econômico/financeiro.

Infelizmente, aqui em Natal não deu certo, trazendo um  grande prejuízo. Infelizmente. É o nosso destino.

Agora, a nível de complemento ao seu excelente e oportuno assunto, tomo a liberdade de lembrar que se houvesse realmente políticos e/ou empresários dispostos a fazer/trazer grandes eventos esportivos para o nosso estado, como por exemplo surf (aproveitando o sucesso olímpico de Ítalo Ferreira), as corridas de ruas de datas festivas, torneios de futebol, aproveitando o belo estádio Arena das Dunas, ralis, entre outros, passaríamos a ser considerados no mundo esportivo nacional, principalmente, um excelente destino também turístico em nível de nordeste, sempre lembrado durante todo o ano.

Afinal de contas, Natal possuí ainda o melhor parque hoteleiro de todo o nordeste, e um dos melhores do país, com vários hotéis 5 estrelas.

 É uma pena o que vem ocorrendo no nosso estado, pois já faz, no mínimo, 20 anos que estamos estagnados em todos os sentidos, principalmente no ramo turístico, apesar da grande potencialidade, repita-se à exaustão. Esse fato se reflete do atraso e despreparo de grande parte do nosso quadro político, em geral, cada vez pior. É uma pena.”

Grande abraço.
José Wilson Gomes Netto - advogado.   

Menino de ouro
Uma das principais promessas do futebol espanhol, o meio-campista Pedri, do Barcelona, foi anunciado nesta segunda-feira como vencedor do prêmio Golden Boy, concedido ao melhor jogador sub-21 da Europa. O anúncio foi feito pelo jornal italiano Tuttosport, que entregará o troféu em cerimônia no dia 13 de dezembro. O Golden Boy é restrito aos atletas que disputam a primeira divisão das ligas nacionais do continente europeu. O jogador do Barça recebeu 318 pontos na eleição, contra 119 do inglês Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, que ficou na segunda colocação. A eleição de Pedri chamou atenção pela forma expressiva como o jogador foi escolhido vencedor, com uma diferença de 199 pontos para Bellingham. Dos 40 jornalistas que formam o júri, 24 escolheram o espanhol, a maior vantagem da história da premiação, de acordo com o Tuttosport. O jornalista Alex Medeiros é fã do futebol do jovem jogador espanhol.

Stock Car
Após a 11ª e penúltima etapa da Stock Car, em Santa Cruz do Sul (RS), no domingo, apenas três pilotos permanecem com chances de título na temporada. São eles: Gabriel Casagrande, Daniel Serra e Thiago Camilo. Dos três, apenas Serra, tricampeão em 2017/18/19, já possui conquista na principal categoria do automobilismo brasileiro. Faltando apenas a etapa final em Interlagos, marcada para o dia 12 de dezembro, com 56 pontos máximos a ganhar, Casagrande tem larga vantagem na ponta com 336 pontos, enquanto Serra soma 311, e Camilo, 280. E graças aos grandes resultados deste domingo. Todas as pontuações já estão com os descartes dos quatro piores resultados do ano de cada piloto, conforme determina o regulamento da competição. O líder e favorito ao título nacional, o piloto da A. Mattheis Vogel Motorsport aumentou a vantagem após terminar na 4ª e 6ª posições das corridas da 11ª etapa, ficando na frente do tricampeão nas duas oportunidades. Serra fechou a prova 1 em 5º lugar, logo atrás de Casagrande, e terminou a corrida 2 em 10º, após largar em sexto, mas não conseguiu bom desempenho.


Voleibol
O Funvic Educacoin Natal volta a reencontrar a torcida natalense no próximo sábado (27), no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital potiguar. A partida, contra o Farma Conde São José, válida pela Superliga de Vôlei 21/22, terá início às 19h30, com transmissão pelo Canal Supervôlei. O time de Natal vem de vitória na competição. Na noite do último sábado (20), no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), o Funvic derrotou o Azulim/Gabarito/Uberlândia por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/18 e 25/22.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Estadual
Atualizado: 22:10:40 19/11/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

As mudanças no Campeonato Estadual de 2022 atendem a uma necessidade econômica dos clubes. Após dois anos sem poder contar com a força da torcida, finalmente os estádios passaram a receber público com o arrefecimento dos números da pandemia de covid-19. Diante dessa realidade e conhecedores do perfil da torcida brasileira que gosta de decisões, os dirigentes optaram por inseri-las mais uma vez no regulamento do certame local. As duas semifinais e as finais vão deixar o calendário apertado no início do ano, mas, mais apertado está o bolso dos clubes. No entanto, todos sabemos que, a Federação e os clubes terão que ter paciência, uma vez que o Globo disputará jogos pela Copa do Nordeste e Copa do Brasil, assim como o ABC, no caso da Copa do Brasil. Sendo assim, algumas datas poderão ter que ser modificadas, tornando o andamento da competição local um tanto quanto confusa. Todos lembram dos problemas causados recentemente na alteração de tabela e a relação disso com os cartões recebidos por atletas que desfalcariam seus clubes nas rodadas seguintes. Ou seja, todos assinaram o regulamento. Depois, não venham com teorias conspiratórias.

Corridas
O Circuito Sesc de Corridas e o Mesa Brasil Sesc estão juntos novamente para uma ação de solidariedade. Entre os dias 4 e 12 de dezembro será realizada uma nova etapa virtual do circuito, com valor dos ingressos revertido para a compra de cestas básicas, que serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade. As inscrições começam dia 16 de novembro e podem ser feitas pelo site www.sesc.com.br/circuitodecorridas. Interessados em participar da prova poderão se inscrever até o dia 28 de novembro, mediante doação no valor de R$ 20, que dá direito a camisa e medalha da etapa virtual do Circuito Sesc de Corridas. A prova será realizada em data, local e horário escolhidos pelo participante, dentro do período de 4 a 12 de dezembro. Os corredores poderão cumprir o percurso de 5km em ambiente externo ou em esteira ergométrica.  

Recursos
O esporte e atividades no seu entorno sempre renderam milhões. Natal é uma cidade que tem tudo para “surfar” nessa onda. Um lugar lindo, com leitos de sobra em hotéis espalhados por toda cidade. Não à toa, a capital potiguar esteve entre as escolhidas para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Na minha opinião, naquela oportunidade, aproveitou pouco da visibilidade mundial que teve. Por exemplo, São Paulo recebeu a Fórmula 1 e a cidade viu movimentar quase R$ 1 bilhão em um fim de semana. Imaginem uma grana dessas circulando por nossa cidade. Já apareceram por aqui projetos para um circuito. Se não me engano o local seria Macaíba. Nesse caso específico, acho que seria impossível competir com São Paulo. O Rio de Janeiro está tentando há tempos, tem apoio do governo federal e não consegue. O nosso caso seria buscar outras áreas. A náutica, por exemplo é uma opção. Voltando a falar da capital paulista, por exemplo, a cidade organizou mais um São Paulo Boat Show. Foi a 24ª edição do evento. A eira comercializou 320 embarcações e movimentou R$ 300 milhões em negócios. Além disso, durante seis dias, cerca de 36 mil pessoas passaram pelo São Paulo Expo, reafirmando o título de maior evento náutico indoor da América Latina.

Recursos 1
Os barcos luxuosos expostos na feira também chamaram a atenção das celebridades. Quem, inclusive, aproveitou as vantagens especiais do Boat Show foi o cantor Luan Santana, que adquiriu uma lancha avaliada em mais de R$ 1 milhão. Além disso, prestigiaram o evento a atriz, apresentadora e cantora, Mariana Rios, que está participando do Show dos Famosos, no Domingão com Huck; o ator e apresentador Julio Rocha; o empresário e apresentador Roberto Justus e sua esposa Ana Paula Siebert Justus; o estilista e uma das maiores referências brasileiras da moda, Ricardo Almeida; o ex-jogador Emerson Sheik; o pai do jogador Neymar, Neymar da Silva Santos; e Tamara Klink, filha de Amyr Klink, recém-chegada ao Brasil, e que passou os últimos três meses percorrendo o Atlântico e se tornando a brasileira mais jovem a cruzá-lo sozinha à vela.

Recursos 2
Todos lembram que a capital potiguar recebeu a proposta para a construção de uma marina, na saída do Rio Potengi. O projeto foi descartado por “n” problemas que surgiram depois. Esse tipo de atividade movimenta a economia. Compra, venda de barcos, locações, aluguéis, enfim, recursos e renda através de empregos no local e nos arredores. Possibilidade de eventos. O retorno dos turistas estrangeiros e, nesse caso, o turista de qualidade, que vem com a família, que gasta em restaurantes e não aquela memória horrível da época do “sexturismo”. Existem muitas outras opções que fazem do esporte não apenas a saúde, mas também o desenvolvimento. A cidade pode e merece esse tipo de ação.

UFC
O UFC retorna ao UFC APEX com uma luta que promete movimentar a divisão de peso galo feminino: No. 7 do ranking da divisão, Ketlen Vieira (11-2) enfrenta a No. 8 Miesha Tate (19-7). A brasileira retorna ao octógono neste sábado (o card começa às 17h) em busca da maior vitória de sua carreira no MMA. Faixa-preta no jiu-jitsu e no judô, Ketlen rapidamente se destacou no UFC com vitórias impressionantes sobre Sara McMann, Cat Zingano e Ashlee Evans-Smith. Agora ela quer recuperar o impulso inicial e voltar ao top 5 ao derrotar pela primeira vez uma ex-campeã do UFC.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Estadual
Atualizado: 22:16:25 17/11/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

Hoje é dia de definir como fica o Campeonato Estadual de 2020. Aposto na força da competição, contra todas as previsões de alguns pessimistas. Acredito que ainda há uma baixa profissionalização da maioria dos clubes, principalmente no interior potiguar. No entanto, esse ano, Currais Novos deve investir alto no Potyguar, campeão da Segunda Divisão e que voltou à elite do nosso futebol. Fala-se em cerca de R$ 60 mil para o time. A presença do Globo, atual campeão, também deverá ser forte. O time tem recursos de sobra para 2022. A equipe de Ceará-Mirim tem garantida as verbas da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil. Juntas, as competições valem, de largada, quase R$ 1,5 milhão para o clube. Em Natal, o torcedor não pode esquecer do organizadíssimo Santa Cruz. O Tricolor sempre dá trabalho. Ou seja, ABC e América não terão vida fácil e precisam ficar de olho para não terem vazios na temporada seguinte.

Ciclismo
A Prefeitura do Natal, integrante do Programa Laço Amarelo do Observatório Nacional de Segurança Viária e do Programa Vida no Trânsito (PVT), realiza por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana neste sábado (20), passeio ciclístico, para marcar o Dia Municipal de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito – instituído no calendário oficial da cidade por meio da Lei de número 7.197/2021. Segundo a secretária da STTU, Daliana Bandeira, "esse será um momento de respeito à memória de todas as pessoas que perderam suas vidas no trânsito e, é também uma oportunidade de refletir sobre a disseminação das boas práticas na mobilidade.”

Ciclismo 1
A efetivação da proposta do passeio ciclístico em memória das vítimas de acidentes de trânsito passará por dois momentos nesta primeira edição. A primeira com a realização do passeio, com saída e chegada no Partage Norte Shopping Natal, a partir das 15h; a segunda, com a divulgação e compartilhamento de forma espontânea da informação com a população, através dos participantes da ação e por meio da imprensa e redes sociais.

Chinelo
De volta ao Barcelona, Daniel Alves foi apresentado oficialmente pela direção do time espanhol nesta quarta-feira. Calçando chinelo, o lateral-direito exaltou o clube e sua torcida, disse que ser apresentado pela segunda vez na equipe é ainda mais especial e afirmou que jogaria até de graça no Barça. "O processo tem sido muito curioso. Eu queria voltar a jogar. Garanto que posso ajudar. Posso ajudar os jogadores a saberem o que é o Barça. Xavi sabe o que eu penso e o que vivemos dentro e fora do campo. Ele me ligou perguntando se eu poderia ajudar. Disse a ele: 'É o Barça e, se o Barça precisar, não quero saber de mais nada. Se precisar jogar de graça, eu jogo de graça'", afirmou o jogador brasileiro. Esbanjando alegria, Daniel Alves se apresentou de chinelo, calça e blazer.

Vaquejada tecnológica
A ValeuApp, startup que digitaliza todo o processo da vaquejada, foi aprovada para participar do InovAtiva Brasil – maior programa de aceleração de startups da América Latina que oferece capacitação, conexão e mentoria. Fundada no Rio Grande do Norte em 2019, a empresa faz toda a parte de vendas e julgamento do evento de forma totalmente eletrônica, modernização nunca antes pensada e praticada no esporte. De acordo com Brenno Senna, co-fundador da ValeuApp e vaqueiro desde criança, a iniciativa vai além da vaquejada, muitas vezes é o primeiro contato que o vaqueiro tradicional do interior tem com a tecnologia, o que pode ser uma porta de entrada para outras inovações que visam trazer competitividade para o agronegócio do nordeste.

Surfe
Quanto custa sonhar? Para ele, tudo começou com R$30 e a vontade de cortar as águas. E se o enredo de um bom filme precisa de emoção, superação e glórias, o dele tem tudo isso de sobra. Encarando as forças da natureza e das suas origens, não precisou nem nadar contra a maré. Fez dela sua amiga. Melhor dizendo, ele é o capitão das ondas. Campeão mundial de surf, Adriano de Souza fincou uma âncora na história da modalidade. E para eternizar sua trajetória, Mineirinho lança, a partir desta quarta-feira (17), o minidocumentário ‘O Capitão e a Tempestade’, disponível gratuitamente na Red Bull TV por meio do link www.redbull.com.br/capitaoeatempestade .

Feminino
O União venceu o Alecrim por 1 a 0 com gol de Martinha e faturou o título do Campeonato Potiguar Feminino pela quarta vez! Parabéns, União! A equipe vai representar o RN na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino 2022.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Calendário
Atualizado: 22:04:06 12/11/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

O calendário de 2022 não é o melhor para ABC e América em termos financeiros. No caso do Alvirrubro, longe da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste a situação é pior. No entanto, em termos de possibilidade de organização e de manutenção do elenco, a situação não é tão ruim. Todos sabemos que os nossos clubes não tem “bala na agulha” para montarem elencos grandes com nível técnico equilibrado entre titulares e reservas. Ou seja, um primeiro semestre, com três competições sendo disputadas ao mesmo tempo, significa que há a necessidade de priorizar um torneio em detrimento do outro. Com menos calendário, como em 2022, técnicos e clubes não precisarão fazer essa “Escolha de Sofia” e poderão jogar com o que tem de melhor sempre. Parece consolo ? E é! (Risos)

Eleição
A chapa 2 "ABC no Rumo Certo", formada por Bira Marques e Fred Menezes, realiza coletiva de apresentação da chapa e do plano de gestão para as eleições do ABC Futebol Clube. O evento acontece na próxima terça-feira (16), às 16h, no Sesc Rio Branco. O processo eleitoral para a escolha da nova gestão para o triênio 2022-2024 ocorre no dia 28 de novembro e vai definir, além da nova diretoria executiva, os membros do Conselho Deliberativo do Clube. Bira está no cargo de presidente do ABC desse abril de 2020, após a renúncia do então presidente Fernando Suassuna.

Beach Tennis 
Começou ontem o Aberto de Natal de Beach Tennis, que acontecerá no Aeroclube do Rio Grande do Norte e segue até 15 de novembro (segunda-feira). A competição é a 3ª etapa do Circuito BRB de Beach Tennis e conta pontos para o ranking mundial da  Federação Internacional de Tênis - ITF, distribuindo US$ 5.500 em premiação (equivalente a R$ 30 mil).

Karatê
A Taça Patriota de Karatê é uma das mais tradicionais do Rio Grande do Norte. A competição, organizada pelos professores Marcos e Júlio Patriota será disputada de 3 a 5 de dezembro, no ginásio do Centro Esportivo João Gomes da Costa Neto, em Parnamirim. Os vencedores de algumas categorias vão receber kimonos como premiação e os três primeiros em todas as categorias serão premiados com medalhas. Todos receberão certificados de participação no evento esportivo.

Futsal 
A Copa Natal de Futsal Sub-13 acontecerá junto com a Copa Natal de Futsal Feminino e é  organizada pela Prefeitura do Natal, através da SEL, em parceria com a FNFS - Federação Norte-Rio-Grandense de Futsal. A tabela dos torneios com as datas e as equipes participantes serão divulgadas após a realização do Congresso Técnico. A titular da SEL, Jódia Melo, ressalta a importância da competição: "O esporte é prioridade na Prefeitura do Natal e torneios como a Copa Natal de Futsal Sub-13 possibilitam a iniciação esportiva de crianças e a revelação de novos talentos no futsal", destacou.

Italo Ferreira 
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2021. Medalhistas olímpicos nos Jogos de Tóquio,Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística), no feminino; e Hebert Conceição (boxe), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) e o potiguar Italo Ferreira (surfe), no masculino, concorrerão ao prêmio máximo da festa de gala do esporte brasileiro. Os vencedores serão revelados no dia 7 de dezembro, em cerimônia no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE). Em 2019, última edição do evento, os melhores do ano foram o ginasta Arthur Nory e a pugilista Bia Ferreira. 

Voleibol
Os usuários do aplicativo Nota Potiguar podem trocar os pontos acumulados por vouchers que garantem o acesso ao jogo da equipe do Funvic Natal contra o Sada Cruzeiro (MG), no ginásio Nélio Dias, situado na Zona Norte da capital potiguar. O jogo será realizado hoje (13), às 22h, e é válido pela quarta rodada da Superliga Masculina de Vôlei, principal competição da modalidade no país. Serão disponibilizados 1,8 mil ingressos no app. 

Handebol 
A equipe potiguar do RN HANDMASTER participa, neste fim de semana, da Brazil Cup Master 49+ da modalidade, em João Pessoa/PB. O time local estreia neste sábado às 18h contra a Associação Paraibana de Handebol Master - AHMP. Os jogos serão disputados no ginásio do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral - CPDAC.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Previsões
Atualizado: 22:16:33 10/11/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

Como será o amanhã? A pergunta move a humanidade há anos. Enriqueceu enganadores, deu esperanças a iludidos e até virou música na voz de Simone. Com o fim da temporada, em breve vamos ler, em algum lugar, alguém “cravando” o time campeão, o rebaixado, enfim, uma infinidade de previsões para todos os gostos. Analisar cenários, no fim das contas, não deixa de ser um pouco de previsão. Nesse caso, não precisamos de bola de cristal, ou de mandingas. Usa-se a experiência, o bom senso e as informações que estão postas depois de uma temporada (mais uma) complicada, em meio a pandemia. Em relação a isso, com a vacinação e os números de mortes em queda, o cenário aponta para algo melhor em 2022. A torcida vai estar nas arquibancadas e os planos de sócios podem, e devem, ser os motores para o desenvolvimento de ABC e América. Em relação aos calendários, apenas o Globo tem, em seu leque de competições, dois torneios rentáveis (Copa do Nordeste e Copa do Brasil). O ABC tem apenas a Copa do Brasil e o América não tem nada. O Alvirrubro vai ter que lutar para recuperar essas vagas em 2023. O time, que já estará sendo presidido pelo ídolo Souza, vai encarar o Estadual e a Série D do Campeonato Brasileiro. Em ambos os casos os torneios são importantíssimos, mas apenas para apontar um futuro financeiro e técnico. Em termos de presente, são investimentos. O ABC não se engane. O time estará na Série C, mas perdeu uma bolada de mais de R$ 1 milhão ao cair para o Souza. Não duvidem, esse dinheiro fará muita falta. Para muitos, tudo isso pode parecer um copo meio vazio. Eu prefiro ver oportunidades para todos. Acredito que, com planejamento e engajamento, além de profissionalismo, pode dar certo. Que venha 2022!

Ranking
Na edição deste mês do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom deixa o ABC na 35ª colocação e o América na 37ª posição. O Alvinegro tem 536 mil seguidores nas redes sociais. Já o Alvirrubro possui 496 mil fãs. Os americanos são maioria no Facebook e no Youtube em relação aos abecedistas, mas ficam atrás no Twitter, Instagram e TikTok. O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.

Ranking nacional
Destacam-se: Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro, São Paulo e Palmeiras. Juntos, foram responsáveis por cerca de 790 mil inscrições, ou 50% do total entre todos os clubes no período. O Instagram foi responsável por 45% das mais de 1,6 milhão de novas inscrições em outubro e retoma o protagonismo como principal canal de aquisição de novas inscrições nas plataformas oficiais dos clubes no País. Ao longo de 2021, o Instagram foi a principal via de crescimento digital dos clubes e, considerando as 50 equipes monitoradas, trouxe 6,7 milhões de novas inscrições aos clubes de futebol. O Flamengo mantém a liderança no crescimento mensal. No último mês, o rubro-negro somou mais cerca de 400 mil novas inscrições em seus canais oficiais e deve ao final de 2021 atingir a marca dos 43 milhões de inscrições em suas plataformas oficiais. 88% do desempenho flamenguista no último mês foi proveniente de sua base de seguidores no Twitter (36%), Instagram (27%) e no TikTok (25%). O clube liderou o crescimento mensal em quatro das cinco plataformas monitoradas no último mês.

Voleibol
Os alunos do projeto social Sesc Cidadão, mantido pelo Sistema Fecomércio RN, receberam a visita especial dos atletas profissionais do time de vôlei Natal-Funvic, na terça-feira, 9, quando acompanharam as atividades socioeducativas e participaram de bate-papo com as crianças e adolescentes. Os atletas Felipe Roque, Fábio Rodrigues e Emanuel Filho fizeram uma surpresa aos jovens. Um dos convidados, Felipe Roque falou sobre a experiência de ser um profissional do esporte, ter a expectativa e a responsabilidade de ser convocado para a seleção brasileira de vôlei. 

Surf Dog
No dia 27 de novembro, a partir das 14h, a Cacau Surf Dog, filha do pentacampeão mundial de surf dog, o labrador Bono Surf Dog, estreia na cena do surfe brasileiro. Será na segunda edição do Surf Dog Festival, que dessa vez vai reunir dezenas de cães de várias partes do país na praia de Miami (Areia Preta), conhecida como a praia dos surfistas, em Natal. Qualquer cão saudável poderá participar. Ao fazer a inscrição, o responsável assinará um termo autorizando o cão a participar do evento e as inscrições serão abertas a partir de 01 de novembro, através do site www.programapetzoo.com.br

Gentileza
Sábado (13) é celebrado o Dia Mundial da Gentileza. A data, que busca estimular boas ações na sociedade, motivou a Casa Verda, novo point comercial de Petrópolis, a organizar, junto a outros parceiros, o Treino da Gentileza. Com o mote “Qual a causa que te move para uma ação de gentileza?”, a ideia é movimentar as pessoas para levantarem bandeiras do bem, além de ajudar a Amico (Associação dos Amigos do Coração da Criança). Por isso, todos estão sendo convidados a correrem de branco e o ato gentil concreto será a doação de água sanitária à instituição, que poderá ser entregue aos organizadores no dia do evento.

Lá como cá
O São Paulo anunciou, nesta quarta-feira, a nomeação de uma comissão que irá analisar o projeto que separa o social do futebol dentro do clube. A separação entre clube social e futebol ainda será amplamente estudada e discutida. Foi formado um comitê que será responsável pelo projeto.


Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Vale quanto pesa
Atualizado: 22:49:11 08/11/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

Segundo o pesquisador Rainer Sousa (o sobrenome já é um aviso aos abecedistas), A expressão “Vale quanto pesa”, popularizada no Brasil poderia ter duas origens. “Uma primeira explicação de origem europeia diz que, durante a Idade Média, os nórdicos tinham o costume de cobrar uma indenização às pessoas que cometiam assassinatos. Para que o preço da pena fosse estipulado, eles tinham o estranho costume de estipular os valores com base no peso da pessoa morta. De tal modo, a indenização deixada à família do morto era diretamente proporcional ao peso do falecido. Ninguém sabe ao certo se a expressão tenha se popularizado pela Europa para somente depois, chegar às terras brasileiras. No entanto, nos tempos da escravidão, era comum que o valor de um negro fosse estipulado a partir de sua idade e de seu peso. Dependendo dos valores, a capacidade física do escravo seria maior. Logicamente, quanto mais força (ou peso!) tivesse, o escravo era vendido por um valor maior”, escreveu o pesquisador. Todo esse “nariz de cera”, expressão jornalística para identificar uma espécie de introdução que retarda a entrada no assunto específico do texto, é para dizer que a Copa do Nordeste vale o quanto pesa. Nesta terça-feira, quando entrar em campo para enfrentar o Sousa, no Frasqueirão, o ABC estará em busca de um início de temporada de 2022 com respaldo financeiro. Ano passado, quando fazia parte do Grupo 3 das cotas da competição, o ABC recebeu R$ 1,29 milhão pela participação. Além disso, esteve muito perto de colocar as mãos em mais R$ 300 mil se tivesse passado para a fase de quartas de final do Regional. Para o leitor ter uma ideia do quanto o Campeonato é importante para o futebol nordestino, as nove edições de 2013 a 2021 somam R$ 176,24 milhões em cotas, desconsiderando o valor do novo pay-per-view. Caso não consiga fazer os gols que necessita, hoje, o ABC vai receber uma quantia irrisória de R$ 80 mil por ter jogado a fase eliminatória. 

Vale quanto pesa 1
Os valores aos quais me referi, na nota anterior, são ganhos diretos. Mas, participar da fase de grupos da Copa do Nordeste também traz ganhos indiretos. Visibilidade nacional, com consequente aumento do valor da marca ABC, interesse de um grupo maior de atletas de melhor qualidade, uma vez que a competição é uma vitrine importante, além de todas as possibilidades de marketinhg que se abrem diante da participação nessa disputa. É para correr dobrado hoje para cima dos paraibanos.

Exemplo
Um dos exemplos a ser seguidos, pelos clubes potiguares, já escrevi sobre isso aqui, é o Fortaleza, no que diz respeito ao trabalho de inovação constante e busca de parcerias. O clube participou de uma ação da Editora Panini, líder no segmento de colecionáveis, no último final de semana (06). Durante a partida contra o Corinthians, pela 30ª rodada do Brasileirão, os jogadores entraram em campo com a camisa correspondente a numeração de sua figurinha do álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro 2021, produzido pela editora. A campanha deste ano utiliza o mote “a diversão voltou!” e busca reaproximar os torcedores depois de mais de 1 ano em isolamento social. 

Xavi
Xavi Hernández está de volta à LaLiga Santander. A lenda do Barcelona assumiu o comando no banco de reservas do Camp Nou em meio a grande emoção, realizando um sonho de toda a vida. Xavi conquistou 8 títulos LaLiga Santander como jogador com as cores do Barça e espera levar o Blaugrana de volta ao topo da tabela, ao mesmo tempo em que retorna ao estilo clássico de jogo do Barça. Na chegada ele revelou que foi procurado pela CBF para iniciar um trabalho na Seleção Brasileira, ao lado de Tite e, após a Copa do Catar, assumir o comando da equipe “Canarinha”. A proposta parecia interessante para a Seleção. No entanto, na minha opinião, o nome ideal continua sendo o de Pep Guardiola. Esse mereceria todo tipo de esforço. No entanto, como a CBF ainda tem vários vícios do futebol antigo, dificilmente Guardiola aceitaria se submeter.

Voleibol
Em sua terceira partida na Superliga 21/22, a primeira com a presença de torcida, o Funvic Educacoin Natal acabou sendo batido na noite deste domingo pelo Sesi-SP por 3 sets a 1, com parciais de 21/25, 25/19, 21/25 e 25/12. Com o resultado adverso, a equipe do técnico Carlos Weber manteve os seis pontos na classificação geral e ocupa agora o terceiro lugar, atrás do Sada Cruzeiro e do próprio Sesi-SP, ambos com 8 pontos. O próximo compromisso do Funvic Educacoin Natal, será no sábado, dia 13, às 22h, contra o Sada Cruzeiro, mais uma vez no Ginásio Nélio Dias. A torcida, como era de se esperar, prestigiou o primeiro jogo em casa do Funvic Educacoin Natal, ocupando os cerca de 1800 lugares liberados nas arquibancadas.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Potiguares
Atualizado: 21:52:34 05/11/2021
Itamar Ciríaco 
itamar@tribunadonorte.com.br

Dia desses escrevi para a Tribuna do Norte, uma matéria sobre um jovem talento potiguar, David Gondim, que está brilhando na defesa das bases do Flamengo. Neste domingo (7) conto a história de Jadson, 29 anos, zagueiro do Shandong Taishan, da China. Em comum entre as duas matérias o fato de serem zagueiros e o de não terem tudo oportunidades entre os grandes clubes do Rio Grande do Norte. É gigantesco o número de jogadores com talento que é garimpado em solo potiguar por empresários e que fazem carreira longe dos nossos olhos. Atletas que saem daqui a custo baixo e que, se passassem por ABC e/ou América deixaram sua marca em forma de títulos e também financeiramente em negócios futuros. Já ouvi muitas histórias com justificativas mil para o ocorrido e aqui dividirei algumas: 1) falta de estrutura das bases locais; 2) profissionais que deixam de lado alguns atletas e apostam em outros ou por má fé, ou por não terem conhecimento suficiente para escolher os melhores. Além disso, faltaria capacidade para lapidação dos talentos brutos que aparecem; 3) falta de oportunidade nos times de cima. Estas são apenas algumas das lamentáveis histórias que ouvimos. São erros que prejudicam os clubes locais e que, por vezes, destroem os sonhos de meninos e meninas potiguares. Ah, por fim, mesmo sem ter tido oportunidade, Jadson, que está na China, disse que ainda sonha em jogar no América. O nome disso é IDENTIFICAÇÃO. Esse sentimento, você é contra com muito mais facilidade no atleta da terra.

Dívidas
Nesta última semana “pipocaram” notícias de dívidas do América, desde antigas a futuros possíveis débitos trabalhistas que resultarão de processos já em curso no Tribunal do Trabalho. As pendências financeiras existem em todas as áreas e isso não se questiona. O que precisa de avaliação é a quantidade de erros que os clubes cometem ao contratar. Aqui mesmo na Tribuna do Norte publicamos material que demonstra o baixo índice de acertos nas contratações. Nesse índice o América vai mal como demonstrou a matéria. Vamos citar o exemplo dos jogadores que aparecem com processos. Flávio Boaventura, Elton, Daniel Dias e Serginho. Qual desses atletas foi fundamental em alguma conquista nessa passagem atual? Boaventura tem história no clube, poderiam dizer seus defensores. Sim, mas Souza também tem e não voltou para ser o camisa 10 e sim o presidente. O tempo passa e as contribuições podem ser outras. Dentro de campo a análise precisa ser mais criteriosa.

Dívidas 1
Com o comentário acima não questiono a intenção, nem tampouco a razão dos atletas que processam o Alvirrubro. Todos devem ter seus motivos e, caso comprovados os débitos, o América tem a obrigação de pagar as quantias. O contratante é quem se responsabiliza por suas escolhas. Esses jogadores trabalharam, cumpriram horários e se dedicaram. O rendimento, bom ou ruim, não influencia em seus direitos trabalhistas. É o mercado quem determina os valores de cada atleta e é o clube quem escolhe se vai ou não acertar a contratação. “Quem não pode com o pote, não segura na rodilha”.

Sócios
O ABC comemora uma marca histórica. O Mais Querido chegou nesta quarta-feira (9) aos 5000 sócios ativos, número que supera 2010, pelo período mais curto por conquistar novos associados. O marcador do site sociomaisquerido.com.br divulgou a meta projetada pela gestão do alvinegro, que em menos de dois meses conseguiu captar mais de 4 mil. Em maio deste ano, o Clube do Povo tinha 500 associados. A notícia divulgada no site alvinegro reflete o projeto bem feito e bem gerido pelo jornalista Alan Oliveira com a participação de muitas mãos como a de Cláudio Porpino e com a força de muitos pés, como os dos jogadores que conseguiram as vitórias, empolgando o torcedor.

Sócios 1
Alan Oliveira já provou que é um craque na área. Os trabalhos executados por ele em vários clubes atestam sua competência e mais uma vez provam que, dentro do Rio Grande do Norte, temos profissionais capazes para suprir nossas carências. No próprio Alvinegro, Oliveira já havia feito algo semelhante ao atingir a marca de 10 mil associados. Para a Série C os planos precisam ser ajustados e o clube pode crescer ainda mais.

JEBs 
Parabéns aos atletas potiguares. O desporto escolar do Rio Grande do Norte manteve a tradição de conquistas em competições nacionais e despediu-se dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs 2021), no Rio de Janeiro, com 18 medalhas. A delegação de 214 atletas disputou 17 modalidades esportivas e conquistou seis ouros, três pratas e nove bronzes.

Campanha 
Campanhas para levar cultura, emprego, saúde ou alimentação aos que não tem como conseguir sem a ajuda de outros merecem aplausos. Esse é o caso da campanha feita pela Bodytech Tirol, em Natal, comemora o sucesso da campanha de arrecadação de livros realizada pela própria academia em alusão ao Dia Nacional do Livro, comemorado no último dia 29 de outubro. Ao todo, foram arrecadados cerca de 800 exemplares, entre livros didáticos e literários. Com curadoria da Semear Livros RN, a campanha destinará parte das obras para escolas da rede pública com bibliotecas ativas. Outros livros serão comercializados em bazares ou destinados para reciclagem, cujos valores serão revertidos para aquisição de novos exemplares.

Handebol 
A equipe da categoria 49+ do RN HANDMASTER está treinando para para o BMC NE que será realizado em João Pessoa, entre os dias 13 a 15 de novembro.  Geleia, Ricardão, Adriano Pantera, Paulo, Douglas, Luis Dias, Aldryn, Marco, Sérgio Giordano, Kenneth, Jailson Pontes, Américo, Augusto, Carlos Igapó, Arcelino, Bocão, Eudes, Ranke, Sérgio Melo e César estão treinando no ginásio do Sagrada Família.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.


Estadual
Atualizado: 22:12:35 03/11/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

O Campeonato Estadual já começou a ser “gestado”. Em reunião realizada ontem na Federação Norte-rio-grandenses de Futebol – FNF, os clubes começaram a desenhar a primeira competição do ano de 2022. Pelos planos dos dirigentes, o torneio local já vai começar no dia 9 de janeiro. Ou seja, um desafio a mais para as equipes que precisarão começar a trabalhar já em dezembro, apesar de terem que obedecer, em alguns casos, as férias regulamentares de atletas, de 30 dias. O problema não é fácil de resolver. O calendário de 2022 deverá ser muito apertado com a Copa do Mundo sendo realizada em dezembro no Catar, devido ao fato de ser impossível jogar futebol, no horário que seria viável para as transmissões de televisão, no verão do Catar. A opção foi “empurrar” a competição da FIFA para o “inverno” onde as temperaturas são mais amenas, inclusive pensando nos treinamentos das seleções. Sendo assim, como sempre faz, a Confederação Brasileira de Futebol deverá espremer ao máximo os Estaduais em termos de datas.

Estadual 1
Conscientes da importância do Campeonato Estadual para a formação de um calendário para 2023, ABC e América vão ter que “rebolar” para formar elencos competitivos já desde o início do ano. Não teremos um ano fácil e planejamento será mais que essencial para os dois principais clubes do Rio Grande do Norte, até porquê os clubes menores, que já não estão jogando, podem antecipar a apresentação de seus jogadores e começar em um ritmo muito melhor.

Pedala
O drible continua sendo um dos artifícios preferidos de Neymar Jr em campo. Graças a ele o craque consegue escapar da forte marcação e criar jogadas de perigo para sua equipe. Um levantamento divulgado esta semana mostra que o atacante do PSG ainda é o brasileiro que mais utiliza esse recurso entre as cinco principais ligas da Europa. Os dados foram coletados pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos, o CIEE (sigla em inglês), criado em 2005 para analisar performances no esporte pelo mundo. O breve relatório foi feito com base em informações do “InStat” e leva em conta partidas jogadas na temporada 2021/2022 até 27 de outubro de 2021. Dentro desse critério, entre o fim de agosto e a penúltima semana de outubro, Neymar Jr atuou em seis jogos da Ligue 1, o campeonato francês. O craque é o brasileiro melhor colocado no ranking, o primeiro do Paris Saint-Germain e o 5º na lista geral das “5 Grandes Ligas”. Neymar Jr dribla, em média, 6.28 por jogo – um drible a cada 9,33 minutos, sendo a porcentagem de acerto na faixa dos 60%. Vale destacar que todos os demais atletas acima do brasileiro jogaram mais vezes que ele em suas ligas nacionais nesta temporada.

JEBS
O Rio Grande do Norte encerrou sua participação nas modalidades individuais dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), no Rio de Janeiro, com 14 medalhas conquistadas. Foram quatro de ouro, três de prata e sete de bronze. Destaque para o atleta da natação Otávio Jorge que conquistou três medalhas de ouro nas provas dos 100m livre, 50m livre e 50m borboleta. Atleta do colégio Fênix, da zona Norte de Natal, Otávio Jorge conquistou um feito inédito para a natação potiguar, é campeão brasileiro e surge como uma grande promessa das piscinas. Quem também se destacou foi a atleta de Baía Formosa, Stelly Beatriz, da Escola Municipal Manoel Germano, que conquistou o ouro na prova dos 80m rasos e que demonstrou muita garra ao conquistar o bronze nos 150m, pois precisou superar a dor de uma lesão no joelho direito.

JEBS 1 
Com cinco medalhas conquistadas, o taekwondo do Rio Grande do Norte ficou como o terceiro melhor do Brasil na categoria 12 a 14 anos. O resultado foi fruto da excelente performance dos atletas que ganharam quatro medalhas de bronze e uma de prata. O judô manteve a tradição e encerrou sua participação com três medalhas. Depois das conquistas no feminino de Nickolly Yasmim, da Escola Estadual Ary Parreias, medalha de prata (até 59kg) e Karla Jamilly, da Escola Estadual Lauro de Castro, bronze (44kg), ontem foi a vez do masculino garantir mais três medalhas e fechar com chave de ouro a participação do taekwondo potiguar.

JEBS 2 
O xadrez potiguar comemora a participação da enxadrista Cecília Maria de Macedo nos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs). Com apenas 13 anos de idade e cursando o 8° ano no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, a estudante sagrou-se campeã na fase regional, que aconteceu nos últimos dias 2 e 3 de outubro. Agora, ela busca o reconhecimento nacional, que é uma prévia antes mesmo dos preparativos para a competição mundial.

Bom exemplo
O Sport Recife e a UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife assinaram um acordo de cooperação para que o clube pernambucano possa disponibilizar acompanhamentos em diversas áreas para as categorias de base do seu departamento de futebol. A ideia é que a Instituição de Ensino Superior (IES) possa contribuir para que o Leão busque a certificação de Clube Formador, junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A parceria irá render diversos benefícios tanto para a IES, quanto para o clube. Hoje, o Sport conta com mais de 150 atletas, divididos em 5 categorias: sub-20, sub-17, sub-15, sub-14 e sub-13. Incialmente, a UNINASSAU irá disponibilizar mais de 90 estudantes de cursos como Nutrição, Direito, Fisioterapia, Serviço Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Odontologia, entre outros. Eles passarão a ter o Clube pernambucano como campo de estágio, onde poderão colocar em prática tudo o que aprendem em sala de aula.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.