Psicologia
Atualizado: 08:31:28 16/09/2021
Itamar Ciríaco
itamar@tribunadonorte.com.br

Em todas as grandes equipes, digo isso utilizando o conceito de organizadas e não em relação a tradição, as comissões técnicas são multidisciplinares. Ou seja, além do treinador, existem outros que aconselham na escalação, ajudam na recuperação e/ou preparam o elenco para as competições. Em momentos como o que estão ABC e América, decisivos, alguns profissionais entram na linha de frente do trabalho. São os psicólogos do esporte. Eles “entram em campo” para que os atletas possam ter o controle necessário para tempos decisivos, como por exemplo o “mata-mata”. Mas, se engana quem acha que esse profissional pode ser contratado para um fim de semana, uma palestra, ou qualquer ação sem planejamento. Isso pode até acontecer, pode render algum fruto, mas o trabalho ideal é o de longo prazo. Aquele que cataloga jogador por jogador. Que busca entender as necessidades do grupo como um todo e de cada um em particular. Para isso funcionar, é necessário uma temporada inteira de trabalho, que começa com o acolhimento de atletas que chegam dos mais variados lugares, com experiências de vida diferentes, processos educacionais diversos, traumas e alegrias muito distintas entre si. Dito tudo isso, chego ao momento que estão nossos clubes. Um jogo vale a manutenção de sonhos, ou a temporada na “lata do lixo”. O que passa nas cabeças desses atletas? Como elas precisam ser trabalhadas? É um trabalho duro para as comissões técnicas que não contam com profissionais especializados, às vezes por preconceito, às vezes por economia (de palito de fósforo).

Psicologia 1
Na opinião do psicólogo do esporte, Emerson Soares, entrevistado pelo programa Tribuna Esportes da rádio Jovem Pan News Natal, o América enfrenta uma pressão maior. A sequência de eliminações por anos na Série D atingiu o elenco deste ano. No ABC, a pressão parece menor, pelo resultado fora de casa. No entanto, o relaxamento pode fazer mal. Ou seja, ambos os clubes potiguares precisam estar focados, de forma diferente, mas concentrados no objetivo final. Para o psicólogo, o ideal seria que os times determinassem “micro-objetivos” ao longo do jogo. Ou seja, cada atleta e o grupo como um todo teriam missões a serem cumpridas em etapas na partida. Assim, o nível de concentração se manteria alto por mais tempo e o peso da missão seria distribuído ao longo do jogo.

Voleibol
O Funvic Educacoin Natal já treina na capital potiguar com vistas à participação na Superliga Nacional 2021/22, com início previsto para 22 de outubro. O atual campeão nacional, comandado pelo técnico Carlos Javier Weber, na verdade, está iniciando segunda pré-temporada, uma vez que começou os trabalhos ainda em Taubaté (SP). O objetivo é preparar o time para um bom desempenho nesta edição do principal torneio de vôlei do país e, para isso, aposta no potencial de seus atletas e no conjunto para brigar pelas vitórias. No que diz respeito às pretensões neste primeiro ano do projeto com sede em Natal, Weber afirma que o foco é sempre ir o mais longe possível. “Ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisas. Mas, primeiro vamos em busca de uma vaga nos playoffs e, depois, brigar por um lugar entre os quatro melhores da competição. Volto a destacar que o grupo tem condições de evoluir e atingir esse objetivo”, comenta.A equipe seguirá treinando em dois períodos, pela manhã no Sesc e de tarde no ginásio Nélio Moura, com folga no domingo.

Análise
No início do Brasileirão 2021, ninguém poderia imaginar que o campeonato contaria com a participação de tantos nomes com histórico de passagens pela Seleção Brasileira, como Willian, Renato Augusto (ambos no Corinthians), David Luiz (Flamengo), Diego Costa (Atlético-MG), Douglas Costa (Grêmio)… Ou mesmo de jogadores com grande potencial, como Kenedy e Andreas Pereira (Flamengo). Mas a certeza é que o returno deste Brasileirão, que começou oficialmente no último final de semana com a disputa da 20ª rodada, promete muita disputa e emoção! (No entanto, como há muitos jogos atrasados, apenas nove equipes já jogaram as 20 partidas até agora.) De acordo com análise da Betfair.net, especialista em cálculos de probabilidade esportiva, o Flamengo entra na segunda metade do campeonato como o principal favorito, com 55,6% de chances de conquistar o título de Campeão Brasileiro novamente, e assim igualar o feito até hoje obtido apenas pelo São Paulo, com três conquistas consecutivas.

Análise 1
O Atlético Mineiro, atual líder do Brasileirão, aparece com 47,6% de probabilidade de levar o título. O Galo, que já havia surpreendido os torcedores ao repatriar o atacante Hulk no início da temporada, voltou a mostrar fome de títulos ao anunciar a contratação de Diego Costa, que colecionou títulos na Espanha e na Inglaterra, além de ter jogado pela Seleção Espanhola. Depois da derrota para o Flamengo no último domingo, o Palmeiras aparece em terceiro lugar na análise da Betfair.net, com 5,9% de chance de levar o título. Com um dos elencos mais completos do país, o Verdão ainda se reforçou ao trazer de volta Dudu, ídolo da torcida que estava no Al-Duhail, do Qatar. O Palmeiras ocupa a segunda posição no campeonato, logo atrás do Atlético-MG.

Favoritos segundo a Betfair.net:
Flamengo      55,6%
 Atlético-MG      47,6%
 Palmeiras      5,9%
 Bragantino      1%
 Fortaleza      1%
 Corinthians      0,4%
 Outro      1%







180 minutos
Atualizado: 21:51:04 13/09/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

Não está nada definido. Existe um cenário posto e este favorece ao ABC em relação ao Retrô e o Itabaiana, em relação ao América. No entanto, observando, inclusive, outros resultados da Série D, como por exemplo, a supreendente derrota do Castanhal/PA para o Moto Club/MA e os placares apertados de outros jogos, fica muito claro o equilíbrio da competição. São jogos duros, infelizmente, devido a queda de produção de equipes de peso como ABC e América. Os anos passaram e não foram bons com nossos clubes. A quarta divisão do futebol nacional é sintomática dessa queda. Mas, precisamos pensar para frente e trabalhar para sair desse “lamaçal”. Apesar de o América ter que decidir fora ainda aposto no Alvirrubro. Mesmo com o Abc tendo cedido o empate no último lance do jogo, vai definir no Frasqueirão e lá, considero o Alvinegro favorito.

Segunda Divisão
Quando falei que iria começar a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar ouvi comentários nada elogiosos ao torneio. Pois bem, a competição começou nesta segunda-feira (13) e só pelo pelo canal da TV FNF no YouTube, foram 18.188 pessoas assistindo às duas partidas. Isso prova que as pessoas são e estão ávidas por consumir o esporte. Não interessa a divisão, as pessoas querem ver, assistir, opinar, participar. O esporte é um excelente negócio, precisa de gestão para dar certo.

Segunda Divisão 1
Na rodada desta segunda-feira (13), o Potyguar de Currais Novos se deu bem. A equipe recebeu o Parnamirim e vencei por 2 a 0. O “Leão do Seridó” lidera o Grupo A. No outro jogo de ontem, o clássico mossoroense agitou a “Capital do Oeste”. Baraúnas e Mossoró entraram em campo, fizeram um jogo movimentado, mas não conseguiram sair do placar em branco. 

Segunda Divisão 2
Nesta terça-feira é a vez dos times do Grupo B jogarem. Palmeira x Alecrim se encaram no Estádio Nazarenão, em Goianinha, enquanto Visão Celeste x Riachuelo medem forças no Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim. Os dois jogos começam às 15h. O vencedor da Segundona do Campeonato Potiguar leva pra casa o troféu de campeão e uma vaga na elite do futebol do Rio Grande do Norte de 2022. 

Eliminatórias
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou nesta segunda-feira a realização de mais uma rodada tripla, desta vez em outubro, das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar. O Brasil volta a campo primeiro para enfrentar a Venezuela, fora de casa, no dia 7, na sequência a Colômbia, também como visitante, três dias depois, e por último o Uruguai, no dia 14, na Arena Amazônia, em Manaus. Neste mês, a competição que classifica quatro seleções diretamente ao Mundial - o quinto colocado disputará uma repescagem - teve a sua primeira rodada tripla. Nela, o Brasil derrotou o Chile por 1 a 0, em Santiago, e o Peru por 2 a 0, na Arena Pernambuco, no Recife.

Eliminatórias 1
O presidente da Federação norte-rio-grandense de Futebol – FNF, José Vanildo já confirmou que está trabalhando junto à Confederação Brasileira de Futebol – CBF para que a Seleção Brasileira volte a jogar em Natal, na Arena das Dunas. Como o estádio potiguar é um dos mais elogiados do país e Vanildo goza de muita influência com seus pares no Rio de Janeiro, a possibilidade de assistirmos Nwymar e cia em Natal, mais uma vez, é bem grande.

Fórmula 1
O halo é utilizado de forma obrigatória desde 2018 na Fórmula 1 e foi desenvolvido para ser fixado ao cockpit e proteger a cabeça do piloto. Em tradução livre para o português, a peça se chama aréola. O sistema foi essencial para salvar a vida do francês Romain Grosjean, que sobreviveu a um acidente grave no GP do Bahrein no ano passado, e também a do monegasco Charles Leclerc durante uma colisão com o espanhol Fernando Alonso no GP da Bélgica, em 2018. Dessa vez, no fim de semana passado, foi a vez da estranha peça salvar o inglês Lewis Hamilton. A imagem da roda do carro de Verstappen sobre sua cabeça é de impressionar. Por ter causado o acidente, Verstappen foi punido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA, na sigla em francês) e perderá três posições no grid de largada para a próxima etapa do mundial de Fórmula 1, que será disputada em Sochi, na Rússia, no próximo dia 26.

Marcelinho 
PB Interminável, Marcelinho Paraíba segue sua carreira no futebol, não mais como atleta, mas agora como treinador. O Sport Lagoa Seca anunciou o ex-craque para a disputa do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão. O Seu último trabalho foi à frente do Treze FC onde comandou a equipe na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e em grande parte da primeira divisão do campeonato estadual.

Mudança 
À pedido do time do Itabaiana, o local do jogo contra o América, no próximo domingo, foi alterado pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF. A partida será disputada no estádio Barretão, na cidade de Lagarto. O Estádio Paulo Barreto de Menezes, no município de Lagarto, a 81 km de Aracaju foi reformado ano passado e é considerado um dos melhores do interior sergipano. Na reforma foram investidos R$ 3,5 milhão e contou com aplicação de grama tipo esmeralda, moderno sistema de drenagem e irrigação. Implantado também cabeamento estruturado em todas as cabines, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, revisão estrutural das arquibancadas, rampas de acesso, vestiários, coberturas e esquadrias, climatização das cabines, refletores, além de novo Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e de incêndios.







Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.






'Vive-vive'
Atualizado: 22:41:25 10/09/2021
Itamar Ciríaco 
itamar@tribunadonorte.com.br

Não quero saber de “mata-mata”. Quero mesmo é o “vive-vive”. Ou seja, que ABC e América saiam vivos dessa sequência de jogos eliminatórios pela Série D e que cheguem, juntos, ao acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Os desafios começam nesse fim de semana. O América recebe o Itabaiana/SE na Arena das Dunas, hoje às 15h. O Alvirrubro precisa ser mais vertical. Parar de tocar de lado e furar as linhas de marcação do rival. Ao mesmo tempo, a defesa precisa ficar atenta. Os sergipanos adoram os contra-ataques e virão para Natal com essa intenção. Neste domingo, o ABC encara o Retrô/PE, na Arena Pernambuco às 16h. Caso Negueba esteja apto para jogar, eu optaria pelo esquema 4-1-4-1. Um volante fixo (Felipe Manoel), uma linha com quatro homens no meio, dando poder ao time na região do meio de campo (Valderrama e Allan Dias pela direita – com a ultrapassagem de Netinho via ala; Na esquerda, Negueba e Wallyson tomariam conta do jogo. Na frente, como pivô, Gustavo Henrique). Um time sólido, mas também capaz de maltratar o adversário de vez em quando. O Alvinegro decide em casa no próximo domingo e, no mesmo dia, o Alvirrubro define o futuro fora do Rio Grande do Norte, em Sergipe.

Atletismo
A Federação Norte Riograndense de Atletismo e as Loterias Caixa realizam o Campeonato Estadual Loterias Caixa de Atletismo de Adulto 2021 a ser realizado hoje e amanhã na pista de Atletismo Magnólia Figueiredo no CAIC Lagoa Nova. A cerimônia de abertura: está marcada para as 14h. 

Feitos e desfeitos
O atacante Neymar chegou a 12 gols nas Eliminatórias da Copa do Mundo, tornando-se o maior artilheiro do Brasil na história da competição. Com o feito, Neymar deixou para trás Romário e Zico, que eram os artilheiros da Seleção até aqui em Eliminatórias. Na Seleção Brasileira desde 2010, Neymar só passou a jogar as Eliminatórias em 2015, já que não disputou o torneio em todo o ciclo para a Copa do Mundo FIFA de 2014, sediada no Brasil. No entanto, o jogador segue um “mimado”. Como jogou mal a partida anterior e alguns alegaram que ele estaria “gordinho”, deixou o campo chateado e acusou todo mundo de não respeitá-lo. Ou seja, ele não aceita críticas, só quer flores.

Feminino
Palmeiras e Corinthians decidem o título brasileiro de futebol feminino. A primeira partida está marcada para o domingo (12), às 21h, no Allianz Parque, São Paulo (SP). O grande vencedor será definido no final do mês, no domingo 26 de setembro, às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Os dois duelos serão transmitidos pela Band, SporTV, Tik Tok do Brasileirão e Tik Tok do Desimpedidos.

Marcas
ABC e América são grandes marcas. Desse conceito poucos vão duvidar. São clubes centenários, amados por milhares de pessoas e que, juntos, têm mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais. Já bati na tecla aqui algumas vezes e vou voltar a fazê-lo agora, até que alguém nas direções tente ao menos algo nessa direção. O mercado do licenciamento de produtos é bilionário e muito pouco explorado por aqui. Já soube de tentativas desastrosas e que geraram mais prejuízos que lucros e parece ter criado uma espécie de trauma. Para vocês terem uma ideia de quanto pode-se lucrar com produtos licenciados, Só neste começo de mês, Gabigol já anunciou sua loja oficial em parceria com o Mercado Livre, renovou um acordo milionário com as sandálias Kenner, pediu a própria música que havia acabado de lançar no “Fantástico” após marcar três gols e, agora, prepara o lançamento de uma animação voltada para o público infantil. O negócio com a Kenner é um exemplo. A linha de sandálias com a assinatura do atacante vendeu surpreendentes R$ 15 milhões no primeiro ano de parceria. Cerca de 5% a 10% do faturamento deve chegar ao atacante.

Marcas 1
Segundo O Máquina do Esporte, atualmente, já são mais de 30 produtos licenciados com a marca de Gabigol. Nas próximas semanas, a Blue Man, famosa grife de roupas para natação do Rio de Janeiro, deve apresentar a linha criada em parceria com o jogador. A expectativa é de vender tão bem quanto a Kenner.A agência 4ComM é responsável por cuidar dos negócios de Gabi.

Marcas 2
A última novidade do mercado são os FAN TOKENS. Mas o que seria isso? Fan Tokens são criptomoedas que permitem aos torcedores a participação em experiências do clube por meio do aplicativo do Socios.com. O torcedor que adquirir poderá, por exemplo, votar em detalhes do uniforme do time ou na música que irá tocar no aquecimento pré-jogo, participar de experiências e ter acesso a serviços exclusivos. Mais uma vez, o Flamengo sai na frente de todo mundo. acertou as bases contratuais de um acordo de marketing com a Socios.com, empresa de fan tokens e parceira de clubes como Paris Saint-Germain, Barcelona, Manchester City, Juventus, Corinthians e Atlético Mineiro. O contrato negociado vai até dezembro de 2025 e renderá ao clube neste período um valor mínimo garantido. egundo divulgado pelo jornalista Gilmar Ferreiro, do jornal Extra, o negócio pode garantir ao clube o mínimo de R$ 153 milhões ao câmbio de R$ 5,32 nos próximos quatro anos e meio. É muita grana no mercado. ABC e América poderiam buscar mais.



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.







Estrela mundial
Atualizado: 21:21:46 08/09/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

O potiguar Italo Ferreira se consolida, cada vez mais, como estrela mundial. Coproduzido pela Billabong e O2, ‘A Curiosa História de Italo Ferreira’ estreou global e gratuitamente, ontem (8), na Red Bull TV. O Documentário de Italo Ferreira tem 49 minutos de duração e aborda diferentes pontos de vista sobre o surfista. A descrição da produção diz que “ele é explosivo e radical, mas também é tímido e superfamília. Para uma nação, ele é ídolo. Do mar que a cidade tira o sustento, ele tira onda. E se existiam fronteiras ou barreiras para acreditar em ser diferente, ele provou que basta sonhar e persistir”. Quem tiver interesse em assistir é só copiar o link: www.redbull.com.br/acuriosahistoriadeitalo – ou apontar a câmera para o QR Code abaixo. 

Estrela mundial 1
“Quando começamos a gravar em Baía Formosa, eu nem imaginei que poderia ficar tão emocionante. Eu fico imaginando as pessoas vendo. Se eu me emocionei, acredito que as pessoas também vão sentir um pouco de como toda essa história me fez chegar até aqui, o quão difícil foi enfrentar os desafios, mas nunca desistir. E ter o apoio da minha família e dos meus amigos foi importante nessa caminhada. Estou bem ansioso para ver o resultado e acompanhar a repercussão. E só uma curiosidade: eu pedi para esperarem para lançar por conta das Olimpíadas. Eu iria fazer história lá, assim eles teriam que acrescentar mais algumas cenas”, afirma Italo Ferreira. Com cerca de 49 minutos de duração, o documentário retoma as origens de Italo, em Baía Formosa (RN), por meio de depoimentos (e narração!) de amigos, familiares e moradores da região, assim como imagens raras de quando ainda era garoto. Do começo no surf, usando uma tampa de isopor, às travessias por canaviais e estradas em busca das melhores ondas, a produção traz a essência do surfista potiguar que ‘continua sendo um moleque cheio de sonhos’. “Me ver na frente das câmeras e dando voz ao documentário do meu amigo foi gratificante, emocionante. Muitas coisas dão emoção na hora de falar, mas não pode extravasar. É algo muito especial. Isso mostra que a gente chegou onde sequer esperávamos por meio do Italo, então, só temos que agradecer”, comenta ‘Buxexa’, amigo de infância de Italo e narrador do documentário.

Estrela mundial 2
‘Predestinado’, como dizem ao longo do documentário, Italo queria ir ainda mais longe. Focado em ser o primeiro campeão olímpico da história do surf, o brasileiro quis acrescentar esse momento simbólico à produção. E o enredo não poderia ser diferente: vitória, mesmo tendo de trocar a prancha após quebrá-la. “Não tem nada parecido com a história de Italo no surf", afirma Evan Slater, VP Global de Marketing da Billabong. "E nós estamos orgulhosos de trabalhar com Red Bull e O2 para compartilhar essa trajetória inspiradora com o mundo”.

Público
A Confederação Brasileira de Futebol – CBF foi conservadora demais na decisão de seguir com os jogos de futebol sem público no Brasil. Acredito que, com a liberação e eventos em vários lugares, com a queda nos números de internações e mortes e, com as exigências que seriam feitas pelos protocolos, principalmente a da comprovação de vacinação em suas duas doses, não há motivos para manter os estádios completamente fechados. O que poderia ocorrer seria, no máximo, uma equipe da entidade percorrer os estádios para avalilar quantos por cento de cada campo de jogo poderia ser utilizado. Por exemplo, um local como a Arena das Dunas, com acentos marcados, amplo, com saídas e entradas bem definidas e sinalizadas, o público poderia ser maior, ou seja até 30%. Em um estádio menor, sem marcações de locais, com poucas entradas e saídas, o público liberado seria menor, algo em torno de 15%.

Contratações x equilíbrio
Leio em todos os locais e ouço torcedores e até dirigentes falando aos quatro cantos que, ABC e América precisam de contratações. O prazo acaba nesta sexta-feira (10) e a correria parece estar grande. No entanto, na minha opinião, os clubes precisam se debruçar bem sobre suas planilhas financeiras porque, pior do que não se reforçar é atrasar o salário de quem está jogando. Ou seja, só vá ao mercado se puder pagar e pagar a todos, em dia. Do contrário, numa fase decisiva, como é de “mata-mata”, o atraso pode representar a eliminação.

Schumacher
A Netflix se prepara para lançar um documentário sobre a vida e carreira do alemão Michael Schumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1, e começam a ser revelados alguns trechos da obra que ficará disponível no próximo dia 15. Corinna Schumacher, esposa do ex-piloto que sofreu um grave acidente de ski em dezembro de 2013, na França, falou sobre a vida da família desde esse dia trágico. "Claro que tenho saudades do Michael todos os dias. Mas não sou só eu que finto falta dele: as crianças, a família, o seu pai (a mãe de Schumacher, Elisabeth, morreu em 2003), toda a gente à sua volta. Todos sentem falta do Michael, mas o Michael está aqui. Diferente, mas está aqui e isso dê-nos força, acho", disse Corinna. No último dia 29 de dezembro, completou-se sete anos do acidente de esqui sofrido por Schumacher, que desde então, se recupera das lesões cerebrais.








Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.









Início
Atualizado: 22:43:42 06/09/2021
Itamar Ciríaco 
itamar@tribunadonorte.com.br

Quer saber… o Campeonato da Série D começa agora. Ah Itamar, e tudo que foi feito antes? Não vai adiantar de nada se não confirmar agora, leitor (a)!!! Mas não importa o que passou? Sim, importa muito. Ter ficado em primeiro, por exemplo, deu ao ABC a vantagem de decidir em casa, agora, e, pela quarta posição geral, deverá dar ao clube a mesma oportunidade até o fim. Por outro lado, o América, terceiro lugar no grupo A-3, não terá essa “boquinha”. O Alvirrubro vai ter que encarar a casa adversária nos jogos decisivos. Opa!!! Então o ABC está dentro e o América está fora??? Nada disso, o que foi feito antes é importante, dá moral, confiança e vantagem, mas garantia quem dá mesmo é fábrica de carro novo. Ambas as equipes potiguares precisam “ralar”, cada uma ao seu modo e diante de seus problemas, para subir em direção à Série C do Campeonato Brasileiro. Mas, para ser justo, o Alvinegro, até o momento, trilhou um caminho mais seguro. Apesar dos problemas, terminou líder do grupo com folga e vai decidir em casa. As críticas a Moacir Júnior, justas ou não, precisam de momentos a serem repensadas. Os elogios a Renatinho Potiguar também carecem de moderação. Opaaaa!!! Então quer dizer que Moacir sempre esteve certo e Renatinho errado ??? E o ABC vai subir e o América não ??? Errado mais uma vez amigo (a) leitor. Não existe ponto certo no futebol. Nem sempre o menor caminho entre um ponto e outro é uma linha reta. Por vezes, curvas e mais curvas levam ao local certo. Mas, não dá para esconder que o ABC chega com mais “moral” para a fase decisiva. O América vai ter que buscar forças e reagir. Condições tem. O Itabaiana não é “bicho papão” e se eu tivesse fichas para apostar elas seriam americanas. Assim como seriam alvinegras contra o Retrô.

Passo em falso
O América que vinha numa forte campanha de recuperação até alcançar a classificação e perder o clássico para o ABC, teve uma forte queda em relação ao aproveitamento na reta final da primeira fase da Série D. Não tem como se cobrar muito do treinador Renatinho, que sofreu com várias baixas na equipe, o que atrapalhou os planos da comissão técnica no duelo com o Campinense pela segunda colocação do grupo 3. Agora a equipe irá enfrentar um adversário perigoso, que não perde desde 1 de agosto e que é apontado como um dos visitantes mais ingratos do Brasileirão, uma vez que ainda não foi batido como visitante. O time conseguiu três vitórias e quatro empates atuando na casa dos adversários. Os americanos sabem da importância de uma boa vitória no próximo sábado, para quando está previsto o primeiro jogo do mata-mata, na Arena das Dunas, a equipe terá o retorno peças importantes como Esquerdinha, Alvinho, Weslley Smth, Felipe Guedes e Raniery, o que certamente fará o Alvirrubro mais forte, já que elenco ele tem para ir longe dentro dessa disputa.

Subida
Como uma vitória faz diferença dentro de uma competição como a Série D. O ABC entrou para última rodada da primeira fase, como o último colocado em termos de aproveitamento, entre os clubes que se encontravam na primeira colocação de seus grupos.  Mas bastou um resultado positivo diante do Treze, em Natal, para a equipe comandada por Moacir Júnior fechar a fase inicial como o quarto melhor aproveitamento da competição. A equipe alvinegra oscilou muito entre as partidas, um defeito que necessita ser corrigido para essa fase mais aguda do Brasileirão, mas também temos de convir, que sempre em que necessitou dar uma resposta forte, a equipe conseguiu. Isso mostra que o grupo possui um excelente espírito de decisão, uma particularidade que vem fazendo falta ao América nos últimos anos.

Pior Campanha
Em que pese ter sido a equipe de pior aproveitamento dentro do grupo 3, onde sofreu algumas goleadas humilhantes, sendo a mais marcante a sofrida para o ABC, no Frasqueirão, por 9 a 1, o Caucaia, para minha surpresa não teve a pior campanha na primeira fase da Série D. O clube cearense acabou sua participação na 57ª colocação, entre os 64 clubes que iniciaram a disputa. O último colocado foi o Jaraguá-GO, que conseguiu somar apenas cinco pontos em 14 rodadas. O Caucaia só não escapou de se despedir da competição como a equipe de pior defesa do Brasileirão. Pasmem, o Rubro-Negro conseguiu levar 51 gols, a segunda pior defesa foi a do Águia Negra-MS, vazada 41 vezes.

Doping
O Vasco deve ter um desfalque para sua sequência de jogos na Série B do Campeonato Brasileiro. A Conmebol notificou o clube carioca nesta ontem sobre o resultado positivo de um teste antidoping realizado pelo zagueiro Miranda. O exame apontou a presença de Canrenona, um diurético proibido, na amostra do jogador, que deve ser afastado preventivamente. Mesmo com o Vasco não disputando jogos internacionais desde a Copa Sul-Americana, ainda no fim de 2020, a Conmebol faz testes regulares com os jogadores de todos os clubes da América do Sul e, num deles, Miranda acabou flagrado.  O zagueiro corre risco de punição grande. Normalmente, as penas por doping vão de três meses a dois anos, o que atrapalharia bastante a carreira do jovem de 21 anos.

Pelé
Internado há seis dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após passar por exames de rotina, Pelé atualizou o seu estado de saúde. Nas redes sociais, o Rei do Futebol revelou que foi submetido no último sábado a uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon direito, uma parte do intestino. "Meus amigos, muito obrigado pelas mensagens de carinho. Eu agradeço a Deus por estar me sentindo muito bem e por permitir que o Dr. Fábio e o Dr. Miguel cuidem da minha saúde. No último sábado fui submetido a uma cirurgia de retirada de lesão suspeita no cólon direito", disse Pelé.





Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.







Ganhar moral
Atualizado: 22:41:51 03/09/2021
Itamar Ciríaco 
itamar@tribunadonorte.com.br

A expressão “ganhar moral” pode ter vários significados. No futebol acontece quando uma equipe vive um momento de confiança em alta, capaz de superar desafios, por vezes, até maior do que suas reais possibilidades. Para atingir esse patamar existem alguns caminhos, mas, o principal é um só: VENCER. A sequência de vitórias torna a perna “leve”, o riso solto, o chute certeiro, o drible fácil, entre outras coisas. Jogadores confiantes acertam mais passes, arriscam mais e, em consequência disso, atingem seus objetivos. Então, embora muita gente diga que essa rodada não tem valor algum para o ABC e que o valor para o América é relativo, uma vez que tem gente que prefere decidir o segundo jogo do “mata-mata” fora de casa, acredito que, para “ganhar moral”, os jogos deste domingo são muito importantes para os potiguares. No lado Alvinegro, além da chegada de Allan Dias, que pode estrear, o torcedor que acreditar que o tropeço contra o Souza foi só um “mal entendido”. O time já oscilou muito na competição, apesar da liderança inalcançável. No lado Alvirrubro, vencer é importante para terminar na segunda colocação sim. Claro que depende do desempenho do Campinense/PB contra o Caucaia, mas o time de Renatinho Potiguar tem que pensar apenas no seu próprio jogo. Do caucaia cuide o time de Campina Grande (ou não). Na minha opinião, prefiro a decisão em casa, por isso vou torcer para que a equipe americana consiga ser segundo lugar. Além disso, os dois times do Rio Grande do Norte em primeiro e segundo só se enfrentariam na semifinal, ou seja, com ambos já na Série C do Campeonato Brasileiro de 2022. Seria um alívio para todos nós.

Heróis
Nossos paralímpicos são heróis. Não falo isso apenas pela vitória sobre as barreiras das limitações, ou a superação dos preconceitos. Ser atleta no Brasil é um desafio gigantesco. Tornar-se um de alto rendimento é quase um milagre. Conquistar uma medalha em uma competição mundial como as Paralimpíadas é ser herói. O trabalho feito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB é exemplar, mas a força desses homens e mulheres é espantosa e inspiradora. Parabéns aos nossos paratletas.

Impressiona
Os números de Cristiano Ronaldo em campo impressionam. Seus feitos entraram definitivamente para a história do futebol e até mesmo da internet. O recorde quebrado por ele na tarde da última quarta-feira (1º) teve grande destaque no Twitter no Brasil. Na temática esportes, o nome do atacante ficou no topo dos mais comentados da plataforma no país entre ontem e hoje. A repercussão se deu após ele marcar dois gols na partida de Portugal contra Irlanda e chegar aos 111, se consagrando como o maior artilheiro por seleções da história - anteriormente, estava empatado com 109 gols ao lado do iraniano Ali Daei.

Vacinados
Segundo dados do início de setembro, divulgados no portal RN + Vacina, 932 mil pessoas no estado completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. O percentual corresponde a 35% do público-alvo da campanha, que contempla pessoas maiores de 18 anos.   Diante do ritmo lento da vacinação aliado ao compromisso em oferecer saúde aos potiguares, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte, Sesc RN, instituição do Sistema Fecomércio RN, lança uma campanha de descontos especiais para quem comprovar que completou o esquema vacinal (2ª dose ou dose única). A iniciativa fica disponível até o dia 10 de setembro e os clientes deverão procurar as Centrais de Relacionamento para fazer uso do benefício. Os descontos variam de 10% a 15% nas mensalidades de setembro das modalidades esportivas, bem como uma avaliação gratuita de bioimpedância, exame realizado em balanças especiais que avaliam a densidade corporal do indivíduo. Caso a mensalidade de setembro esteja quitada, a redução do valor será aplicada no mês seguinte. São 10 modalidades diferentes oferecidas nas unidades Sesc RN, para todos os público e faixas etárias com turmas presenciais e on-line. Os nossos associados contam com uma estrutura moderna e preços diferenciados. Saiba mais no www.sescrn.com.br 

Futebol americano
Amanhã é dia de “peneirão” no futebol americano potiguar. O Bulls Potiguares está retomando gradativamente os seus compromissos esportivos e já retomou os treinos presenciais. Para recrutar novos atletas, a equipe potiguar fará uma seletiva neste domingo, dia 05 de setembro. O tradicional Try Out acontecerá às 9h, no Campo do Bulls, no conjunto Serrambi, no bairro de Ponta Negra, em Natal. Try Out neste momento tem como objetivo principal a equivalência do grupo, em que novatos e veteranos partem do mesmo período físico de retomada de exercícios do futebol americano. Neste ano a seletiva do Bulls abre espaço para homens a partir de 16 anos e que tenham ou não familiaridade com o esporte, com o objetivo de conhecer e praticar a modalidade. Pela variedade de funções e posição dentro de campo, o futebol americano não exige biótipo físico predeterminado.

Voleibol
Uma das forças do vôlei nacional, dono de dois títulos da Superliga, o Funvic Vôlei está de casa nova, agora na capital potiguar. O grupo comandado pelo argentino Carlo Weber ganhou mais um importante reforço fora das quadras para a disputa da principal competição do vôlei nacional nas temporada 21/22. A Educacoin, a primeira criptomoeda / token brasileira, que veio para facilitar o acesso à educação, cultura, esporte e desenvolvimento social, é o novo patrocinador. A equipe passa a se chamar Funvic Educacoin Natal.







Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.






Público
Atualizado: 23:16:15 01/09/2021
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

O movimento pela volta do público aos estádios ganhou corpo. Penso que já está na hora de experiências serem feitas. Os números da pandemia apresentam queda à medida que a vacinação avança. Natal tem mostrado sucesso no combate à doença e existem vagas nas UTIs Covid. Além disso, tudo seria feito com base em um protocolo rígido e com exigência de imunização completa dos que comparecessem aos jogos. Existe a intençãopor parte do Governo do Estado de liberar os jogos à partir do dia 17. Agora, pelo que vejo, falta apenas a autorização da Confederação Brasileira de Futebol, que adia a decisão pela necessidade do princípio da reciprocidade que garanta o equilíbrio desportivo entre os que disputam o Campeonato Brasileiro. Ou seja, se tem público em Natal, os clubes da cidade terão que jogar em locais, fora da capital potiguar, onde também haja autorização para que torcedores frequentem o estádio.

Seleção
O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF, José Vanildo embarca rumo ao Rio de Janeiro com uma solicitação “debaixo do braço” para a Confederação Brasileira de Futebol – CBF: Um novo jogo da Seleção Brasileira de Futebol em Natal, antes do Mundial do Catar em 2022. 

Revolução dos clubes
O Zenit solicitou a volta de Claudinho e Malcom porque quer contar com eles na estreia da Liga dos Campeões. O clube russo enfrenta o atual campeão Chelsea no dia 14, na Inglaterra. Ao retornar agora, a dupla cumpre quarentena de 10 dias e tem condições de estar em campo na partida em Londres. Com isso, os atletas já não podem ser utilizados nesta quinta-feira contra o Chile, em Santiago. Os clubes europeus resolveram mesmo se rebelar contra as seleções. A CBF já avisou que vai acionar a FIFA.

Reação
A janela de transferências no Brasil para contratações provenientes do exterior fechou na segunda-feira, às 23h59. Corinthians e São Paulo se destacaram na reta final e, apesar das dívidas com cifras astronômicas, investiram em reforços para tentar fazer frente a Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo no Campeonato Brasileiro.

Coração
O treinador Ranielle Ribeiro, que comanda o Campinense/PB e que começou a carreira no ABC teve que passar por um cateterismo. Segundo informações, o profissional potiguar não chegou a sofrer um ataque cardíaco, mas ficou constatada a necessiade de intervenção cirúrgica. Melhoras para Ranielle.

Startups futebol
a Ambev e o Arena Hub anunciam o desafio Golaço, projeto que vai selecionar startups que se dediquem a desenvolver soluções para o mercado de esportes e entretenimentos. A ideia é fomentar a criação de produtos ou serviços inovadores, com os quais a Ambev pretende transformar a experiência do torcedor que consome futebol. A principal demanda é promover maior interação e engajamento dos fãs. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 01 de outubro pelo site: https://www.ambev.com.br/desafio-golaco

Italo Ferreira
A Ford renovou a parceria com Ítalo Ferreira, campeão mundial de surf e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, para continuar atuando como embaixador da marca até 2022. Para celebrar a renovação, o atleta visitou a sede da empresa em São Paulo antes de embarcar para a Califórnia para disputar o campeonato mundial. "Ítalo Ferreira é motivo de orgulho e inspiração para todos os brasileiros com a sua história e suas conquistas no esporte", elogiou Antonio Baltar Jr., diretor executivo de Marketing, Vendas e Serviços da Ford. "É uma satisfação ter a nossa marca associada a este grande atleta, que é um exemplo de talento e determinação na busca dos seus sonhos." O campeão agradeceu o apoio da Ford à sua carreira, revelou ser apaixonado por carros e aproveitou para deixar sua assinatura gravada numa parede do escritório da Ford em São Paulo. "Já faz alguns anos que eu sou patrocinado pela Ford e estou muito feliz de fazer parte dessa família. Eu tenho a Ford como um parceiro que me motiva e me dá muita força para alcançar meus objetivos", disse. "Eu sou fascinado por carro, louco por potência e velocidade. Poucas pessoas sabem disso, mas de agora em diante acho que vou começar a mostrar um pouco mais."

Futebol americano
Após 497 dias da suspensão das atividades em razão da pandemia do Covid-19, o Bulls Potiguares está retomando gradativamente os seus compromissos esportivos desde o dia 2 de agosto, quando reiniciou os treinos presenciais. Para recrutar novos atletas, a equipe potiguar fará uma seletiva neste domingo, dia 05 de setembro. O tradicional Try Out acontecerá às 9h, no Campo do Bulls, no conjunto Serrambi, no bairro de Ponta Negra, em Natal.

SERVIÇO:
· Try Out – Bulls Potiguares (Recrutamento de novos atletas)
· Domingo (05 de Setembro) – 9h
· Campo do Conjunto Serrambi I. (Rua Profª Zila Mamede, conjunto Serrambi I, bairro Ponta Negra)
· Idade: A partir de 16 anos.
· Inscrição: R$ 25 antecipado (R$ 35 na hora)
· Vestimenta: Roupas leves. Camisa branca e chuteira.







Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.












Risco
Atualizado: 22:15:03 30/08/2021
Itamar Ciríaco 
itamar@tribunadonorte.com.br

ABC e América correm risco desnecessários. O Alvirrubro por ter colocado em risco o segundo lugar do Grupo A-3 ao fazer um jogo abaixo da média contra o Campinense/PB, na Arena das Dunas. Pelo primeiro tempo da partida, o empate foi lucro para o time da Rodrigues Alves. Apesar de muita gente achar que não é vantajoso decidir em casa, na fase “mata-mata”, eu continuo achando que é sim. Os números mostram que os jogos nos seus domínios são geralmente decididos em favor do mandante. E, recuperar algum resultado ruim é muito mais provável no seu campo de jogo do que no do rival. Se o problema do América é em campo, na luta pela segunda posição, no ABC a questão é extra-campo. Primeiro por permitir que, nessa altura do campeonato, surgisse a polêmica de Vinícius Leandro e, pior que isso, se dar ao “luxo” de estarmos em Agosto, quase setembro, por tanto o nono mês do ano, sem que o elenco tenha um camisa 10 de qualidade. Caso o time contrate algum, hoje e ele chegue amanhã, serão poucos dias de treino para entrosamento e já ir para a fase decisiva da competição. É um grande risco. Falta esse jogador no elenco. O time sofre demais. A derrota por 2 a 0, para o fraco Souza, deixa o alerta. Se perder por igual marcador, por exemplo, no “mata-mata”, vai ser complicado para dar o troco no Frasqueirão, apesar dos bons números do estádio.

Wallyson 
O “Mago” Wallyson deve ficar mesmo no ABC. Alguns dizem que ele está fora de forma e ajudando pouco. Discordo. O atacante é diferenciado e pode ser extremamente útil nas fases que vêm pela frente.

Esquerdinha
Posso estar enganado, mas o meia Esquerdinha, teve uma queda de produção no América. O jogador voltou a ser substituído por Mazinho no jogo passado. Ainda acho que ele é importantíssimo para o time, mas precisa voltar com aquele futebol que encantou quando da sua chegada.

Perda
A crônica esportiva brasileira e não apenas a potiguar sofreu uma enorme perda. Morreu nesse domingo, 29 de agosto, o narrador José Arimatéria, conhecido como Zé Ary. Ele foi um dos pioneiros na narração esportiva do Rio Grande do Norte. Um grande criador de bordões, foi inspiração para muitos. Zé Ary trabalhou na Rádio Rural e Rádio Poti e se tornou o primeiro apresentador de um programa esportivo na televisão do Rio Grande do Norte ao vivo, na TVU-RN. A causa da morte de Zé Ary não foi informada. O corpo do narrador foi enterrado na manhã de ontem (30), no cemitério de Nova Descoberta, em Natal. 

Fórmula 1
Conheço alguns potiguares apaixonados por velocidade que estão de olho nessa informação: Após o adiamento em uma semana do GP de São Paulo de Fórmula 1, a organização da prova reabre nesta segunda-feira a venda de ingressos para a corrida remarcada para o dia 14 de novembro, no Autódromo de Interlagos, na capital paulista. O GP contará com liberação de 100% do público. O GP começa a comercializar nesta segunda novos bilhetes de setores das arquibancadas já abertos anteriormente e também ingressos para novos setores do autódromo: o "D" (no S do Senna) e o "V" (final da Reta Oposta). A venda tem início ao meio-dia, pelo site eventim.com.br/f1saopaulo. Esta venda será direcionada para aqueles que se cadastraram na fila de espera do site oficial (f1saopaulo.com.br/fila-de-espera). Os valores das entradas, válidas para os três dias do evento, variam de R$ 650 a R$ 3.280, este com alimentação incluída.

Seleção
A CBF anunciou nesta segunda-feira (30) que não haverá venda de ingressos para o jogo entre Brasil e Argentina na Neo Química Arena, domingo, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. Embora o protocolo de saúde na capital paulista tenha aprovado a comercialização para 25% da capacidade do estádio, a entidade optou por colocar apenas 1.500 pessoas, todas convidadas. A entidade havia informado na semana passada que a partida receberia até 12 mil pessoas na Neo Química Arena, cerca de 25% de sua capacidade total aberta ao público.  A expectativa, na ocasião, era se reunir com representantes do Governo de São Paulo e da Federação Paulista de Futebol para depois divulgar o protocolo sanitário do jogo e as informações sobre a venda e distribuição de ingressos para a partida. Mas nesta segunda-feira houve o recuo. "CBF, FPF e demais autoridades seguem em permanente contato a fim de aprimorar a integração entre os sistemas em prazo viável, cumprindo os requisitos para a realização do evento-modelo com sucesso." A entidade também falou que não havia tempo para criar um sistema de ingressos.

Gabigol 
Além de fazer gols, Gabigol também sabe fazer dinheiro. O cara inaugurou uma loja oficial no Mercado Livre para vender seus próprios produtos. Ele simplesmente já licenciou, com seu nome, abricados chinelos, roupas, artigos infantis, linha de cabelo e barba, perfume, além do desenho animado e o Gabigolzinho, que será lançado em breve. Se você é fã do atacante, vai lá. 

Breaking 
Já que virou esporte olímpico vamos lá. Com quase duas décadas e fortes nomes do breaking reunidos ao redor do mundo, o Red Bull BC One retorna ao Brasil em 2021 e abriu inscrições ontem (30), por meio do site www.redbull.com.br/bcone. Para conectar os mais talentosos dançarinos do País, o evento conta com seletivas regionais, as chamadas Cyphers - que, neste ano, não permitirão a presença de público - nas cidades de São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Brasília (DF). Os 16 b-boys e 16 b-girls que se destacarem nesta primeira fase se enfrentarão na Final Nacional visando à uma vaga por categoria na etapa Mundial do evento, que ocorre na Polônia, em novembro. 





Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.











Vantagem
Atualizado: 23:12:14 27/08/2021
Itamar Ciríaco
itamar@tribunadonorte.com.br

Tem gente que prefere ao contrário e tem até bons argumentos. Mas, eu ainda escolho a boa e velha decisão dentro de casa. Alguns dizem que, sem público, o fator teria perdido um pouco da vantagem, afinal, a pressão sobre os adversário e a arbitragem, em tese, não existiria mais. Concordo, em parte e uso o empirismo local para comprovar. No último clássico, nos debates no programa Tribuna Esportes, da rádio Jovem Pan News Natal, eu enveredei por esse caminho e, utilizei o argumento que o ABC não perdia em casa para o América desde 2015. Pois é, o tabu continua. A “casa” de uma equipe não é composta apenas pela torcida nas arquibancadas. Te muito mais que isso. Tem grama, vento, espaços, iluminação e até mesmo a famosa mística do lugar. Além disso, engana-se quem não acha que adversários e árbitros não se sintam intimidados. Pode não ter a galera gritando, mas sempre será a casa alheia. Por isso,  Alvinegros e Alvirrubros, que entram em campo hoje à tarde pela Série D do Campeonato Brasileiro precisam da vitória. O América para deixar o Campinense para trás e seguir na briga pela liderança, ou pela segunda colocação. O ABC, que joga fora contra o Sousa/PB para já assegurar o primeiro lugar. Com isso, os potiguares asseguram, ao menos no primeiro “mata-mata”, o direito de decidir, em casa.  Pra cima deles!

Transmissão

A rádio Jovem Pan News Natal transmite os dois jogos de hoje ao vivo pela 93.5 FM e também na plataforma do Youtube (Youtube.com/jovempannewnatal). É incrível o quanto está crescendo a comunidade nesta plataforma. Além disso, a interatividade tem sido uma marca das jornadas. São centenas de mensagens por jogo.

Homenagem

Michael Schumacher estreou na Fórmula 1 há 30 anos, no GP da Bélgica. Para homenagear seu pai, Mick Schumacher, piloto da Haas, está usando uma réplica do capacete de estreia do sete vezes campeão mundial na mesma pista, a de Spa-Francorchamps. A categoria do automobilismo está no país europeu neste fim de semana para a 12ª etapa da temporada.

Que pena

Dois dias após sugerir que poderá trabalhar com alguma seleção no futuro, Josep Guardiola afirmou nesta sexta-feira que poderá renovar seu contrato com o Manchester City. O vínculo atual com o clube inglês vai até 2023. O treinador disse que poderia estender sua permanência no time por "mais cinco anos". Uma pena, ficaria muito feliz em ver esse “craque” comandando a Seleção Brasileira. Acho que poderia ser uma revolução de cima para baixo no jeito de trabalhar o futebol em solo verde e amarelo. Seria necessário um estrangeiro para ensinar o caminho da volta para as nossas próprias tradições.

Protocolo

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol anunciou que vai passar a adotar um novo protocolo de testagem de atletas e outras pessoas envolvidas nos jogos oficiais realizados pela entidade em 2021, o Campeonato Potiguar Sub-19, o Campeonato Potiguar Feminino e a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar. O uso de máscaras, o controle de acesso e o distanciamento continuam a valer, o que muda, basicamente, é o período de suspensão da necessidade de testagem para Covid-19 de acordo com infecção ou vacinação.

Protocolo 1

Pessoas imunizadas com vacinas de dose única ficam liberadas da testagem por seis meses a contar do 28º dia após a aplicação. Quem se vacinar com a segunda dose, fica liberado dos testes por seis meses depois de 14 dias. Pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus também ficam liberadas da testagem a partir da confirmação por meio de teste. "Esse é o novo protocolo da própria CBF. Quem não estiver em nenhum desses critérios terá que ser testado até 72 horas antes de cada partida, os resultados positivos significam afastamento por dez  dias. É importante lembrar que ainda estamos na pandemia e que regras como o uso de máscara, distanciamento e controle de acesso continuam a existir", explica Antônio Araújo, médico infectologista e membro da comissão médica da FNF.

Campeonato

Por falar em Campeonato de base aqui no RN, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol realizou a entrada dos carnês da rifa de duas motos Honda Pop 1101 CBS 2021 que foram adquiridas pela entidades para a ação em favor das equipes. Cada filiado participante da competição recebeu 1.000 rifas que vão ser vendidas pelo valor de R$ 10 cada e dão direito à participação no sorteio das motos, que vai ser realizado no dia 22 de outubro, com transmissão da TV FNF. Todo o dinheiro arrecadado com a venda das rifas fica com os clubes que fizeram as vendas.  O "Sorteio Futebol Potiguar" é uma ação de incentivo financeiro realizada pela FNF para beneficiar os clubes que disputam a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar. As equipes vão divulgar em suas redes sociais os locais de venda das rifas.

Livro

O nosso colega jornalista Rodrigo Ferreira e o pesquisador/historiador Jorge Tavares Filho lançam na próxima quinta (02/09), a partir das 17h30, na Sede da Associação de Funcionários da UFRN (Afurn), localizada no Conjunto Mirassol, o livro “Jorginho Tavares: o Professor de Bola”. A biografia do craque alvinegro tem como objetivos resgatar um passado remoto do futebol potiguar, pouco registrado ou perdido nas páginas de jornais antigos do Rio Grande do Norte, e prestar uma homenagem a um personagem importante da história do futebol potiguar, como afirma Jorge Tavares Filho, autor e filho do biografado. Estarei por lá se Deus quiser.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Gestão
Atualizado: 01:54:20 26/08/2021
Itamar Ciríaco
itamar@tribunadonorte.com.br

Artigo escrito por Jéferson Alves Valvassori, graduado em Educação Física, José Augusto Evangelho Hernandez, Doutor em Psicologia e Rogério da Cunha Voser, Doutor em Ciências da Saúde deixa claro que: “O desempenho dos atletas pode ser influenciado pela atuação e determinação do treinador. A forma e o estilo de exercer essa liderança no relacionamento com os atletas podem exercer efeito decisivo sobre o rendimento dos mesmos”. Concordo plenamente com o que eles escrevem e discorrem em um excelente trabalho, aliás, poucos ainda no Brasil, que tratam do futebol. Na minha análise, posso estar equivocado, acredito que um erro de gestão de grupo, por parte do ex-técnico do América, Paulinho Kobayashi, tenha sido um dos responsáveis pela queda do América diante do Floresta/CE, na Série D de 2020. Ao não administrar com sucesso conflitos que envolveram atletas e sua liderança, ele não conseguiu evitar a perda de rendimento em um momento decisivo para o clube, mesmo sendo um excelente profissional. Erros acontecem. Digo isso porque, desde a terça-feira (23), iniciou-se um debate em relação a saída do ex-capitão do ABC, Vinicius Leandro. Para muitos, a rescisão contratual do atleta (forma bonita de escrever demissão) poderá afetar o grupo abecedista. Na minha visão acho que o técnico abecedista, Moacir Júnior tem experiência suficiente para conter os danos, mas,  o futebol tem coisa que só o futebol explica. É esperar para ver.

Sertões
Foram dez dias de desafio, 3.615km percorridos por sete estados do Nordeste (RN, PB, CE, PI, BA, AL e PE). O Sertões 100% sertão e 100% nordestino, que consagrou neste domingo (22) seus grandes campeões, dignos vencedores de uma prova que chamou a atenção pela dureza e  exigência técnica do percurso, assim como as paisagens paradisíacas. A rampa montada junto ao Forte de Tamandaré, na cidade pernambucana de mesmo nome foi o palco para a festa. De quem acelerou forte para terminar na frente e também de quem encarou o desafio com o objetivo de superá-lo. O cansaço nos rostos deu lugar aos sorrisos e à emoção.

Sertões 1
Nas quatro modalidades, o degrau mais alto do pódio foi ocupado por duplas acostumadas à vitória, mas também por dois pilotos que conquistaram o maior rally das Américas de forma inédita. Caso do francês Adrien Metge (Yamaha), nas motos. Fora da edição 2020 por testar positivo para Covid-19 na semana da prova, ele pôde mostrar sua força este ano. Nas oito especiais cronometradas, venceu seis, foi o mais rápido em uma (punido por uma infração) e, no estágio entre Delmiro Gouveia e Arapiraca, sábado, procurou administrar a vantagem. Com a vitória, Metge tornu-se o quinto estrangeiro a conquistar a prova – Heinz Kinigadner, Marc Coma, Cyril Despres e Paulo Gonçalves foram o antecederam. Muito querido pelos brasileiros, ganhou  o apelido de Croissant.

Corrupção
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos declarou a Fifa, a Conmebol e a Concacaf como vítimas de ex-funcionários corruptos destas entidades e revelou nesta terça-feira que vai repassar US$ 201 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) em dinheiro confiscado dos cartolas corruptos em sua ampla investigação, realizada desde 2015. O dinheiro será destinado diretamente à Fifa. Uma primeira quantia de US$ 32,2 milhões (R$ 173 milhões) será enviado para um novo fundo da entidade, chamado de "Remissão do Futebol Mundial", supervisionado pela Fundação Fifa. "Este anúncio é o início do processo de devolução de fundos para o vítimas do escândalo de suborno da Fifa e marca o esforço contínuo do departamento em garantir a justiça para as vítimas prejudicadas por este esquema", afirmou o Departamento de Justiça dos EUA, em comunicado.

Schumacher
O documentário sobre Michael Schumacher teve o primeiro trailer divulgado pela Netflix nesta quarta-feira, data que marca os 30 anos da estreia do heptacampeão mundial na Fórmula 1. O vídeo mostra imagens raras da lenda do alemão, além de depoimentos de familiares e amigos, como o do compatriota Sebastian Vettel. "Quando eu o vejo, penso: 'quero ser igual a ele'", disse o filho Mick Schumacher, atualmente competindo na Fórmula 1 pela Haas. "Acho ele simplesmente muito forte mentalmente. Ele ainda me mostra isso todos os dias", contou Corinna, esposa do ex-piloto. A produção, que entra no catálogo da Netflix no dia 15 de setembro, vai contar a trajetória do alemão no esporte, desde os primeiros passos no kart até o recorde de títulos. O filme também promete mostrar um lado pouco conhecido do piloto.

Schumacher 1
Schumacher é considerado por muitos o maior piloto de todos os tempos da Fórmula 1, tendo subido ao lugar mais alto do pódio 91 vezes antes de se aposentar, em 2012. Seu recorde foi quebrado pelo inglês Lewis Hamilton, também detentor de sete títulos, somente no ano passado. Em dezembro de 2013, o alemão sofreu uma grave lesão na cabeça enquanto esquiava na França, ficando em coma por três meses. Ele ficou internado até junho de 2014, quando deixou o hospital para seguir a recuperação em casa. Poucas são as atualizações sobre o seu estado de saúde desde então.

Nota oficial
A CBF enviou a nós jornalistas a seguinte nota: “A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, o Vice-Presidente Ednaldo Rodrigues Gomes assume interinamente a Presidência da entidade. Em reunião do Conselho de Administração da CBF realizada na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto, com a presença dos oito Vice-Presidentes na sede da entidade, todos formalmente abriram mão de seu direito disponível de ocupar interinamente a Presidência da entidade em razão do afastamento temporário do Sr. Rogério Langanke Caboclo. Como o Estatuto não prevê a forma de substituição, Ednaldo Rodrigues Gomes assume interinamente a presidência”.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.