Estratégia
Atualizado: 22:01:10 18/05/2022
Itamar Ciríaco: itamar@tribunadonorte.com.br

A estratégia faz parte da disputa de um campeonato de futebol. No entanto, em algumas situações, não é necessário confundir um plano para conquistar seus objetivos, com omissão de informação que, ao invés de servir como base para confundir o oponente, serve como alimento para pequenas crises e desconfianças por parte dos torcedores. Por vezes, informar com precisão, com justificativas sólidas é a melhor arma para atingir o seu objetivo. Esconder fatos, decisões ou opções só gera desconfiança e põe em risco, desnecessário, um bom projeto. Uma certa vez, por exemplo, uma determinada instituição optou por não informar algo que faria de forma legal, justa e necessária. Simplesmente a justificativa era que o fato, pelo risco de polêmica, seria melhor não ser exposto. O resultado é que, no mesmo dia, ao acaso, a informação vazou. O que era legal, justo e necessário passou a ser tratado como uma ação irregular e/ou, no mínimo, suspeita. Ou seja, expor a realidade pode ser o melhor caminho. Informar ao torcedor sobre as decisões, opções, etc, é o melhor caminho. No mundo atual, repleto de câmeras e microfones por todos os lados, o “mistério” não é bem visto e as vezes soa até patético e jocoso. Além disso, caso não funcione, principalmente, o “feitiço pode virar contra o feiticeiro”.

Ciclo
Parte dos clubes do Nordeste costumam fica numa espécie de ciclo vicioso em relação aos treinadores. O Altos do Piauí, que demitiu o técnico Francisco Diá apenas após poucos jogos, contratou Fernando Tonet. É o quinto treinador do Jacaré em 2022.

Ostentação
A Confederação Brasileira de Futebol tenta se livrar da ostentação de outrora. O presidente da entidade convidou as federações filiadas para a Assembleia Geral Extraordinária, de natureza administrativa, que se realizará no dia 24 de maio, no Rio de Janeiro. Em pauta as vendas simplesmente de: UMA AERONAVE: Modelo: CITATION 680 Sovereign, Ano de Fabricação: 2009, Número de Série: 680-0260, Prefixo PP-AAD, Capacidade: 9 lugares; UM HELICÓPTERO: Modelo: Agusta A109S, Matrícula: PR-WDA, Número de Série: 22149, Ano de Fabricação: 2010, Capacidade: 4 lugares e UM VEÍCULO: Mercedes-Benz E 500, blindado, Cor: Preta, Chassi: WDDHF7CW3AA056655, Ano de Fabricação: 2009. Uma grana preta.

Credenciamento
A CBF abriu o processo de credenciamento para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Há um número limitado de credenciais distribuído para cada país e regras específicas para realizar a solicitação da credencial. 

Fórmula 1
A possibilidade de substituir o GP da Rússia, cancelado em fevereiro por causa da invasão russa na Ucrânia, foi descartada pela Fórmula 1 nesta quarta-feira. Em comunicado oficial, a organização da modalidade informou que não vai preencher a vaga em aberto no calendário, o que deixa a temporada com o total de 22 corridas, em vez de 23, como previsto anteriormente. As 23 corridas programadas para esta temporada representariam um recorde de número de etapas na história da Fórmula 1. Agora, com 22 GPs no calendário, a quantidade de provas realizadas é a mesma da temporada passada, que quebrou a marca de 21 corridas disputadas em 2016, 2018 e 2019.

Homofobia 
O volante Idrissa Gana Gueye, do Paris Saint-Germain, deverá comparecer ao Comitê de Ética da Federação Francesa de Futebol (FFF) para prestar esclarecimentos após se recusar a utilizar uma camisa que continha as cores do arco-íris, em referência à causa LGBTQIA+. Os jogadores que disputaram a rodada do Campeonato Francês usaram uniformes em que os números estavam pintados com as cores da bandeira LGBT+.

Homofobia 1 
Pela segunda temporada consecutiva, Gueye não joga nas datas próximas ao protesto. Diante disso, o Comitê de Ética pediu que o volante se apresente para esclarecer os rumores. A FFF também sugeriu que Gueye permita ser fotografado com a camisa ou confirme sua vontade de não se associar à campanha contra a homofobia.

Jiu-jitsu
O jovem Sílvio Romero Júnior, apenas 11 anos, já sabe o que é ser campeão brasileiro. O atleta potiguar competiu em Barueri e ficou com o título nacional Kids. Lutador da equipe de Checkmat, Silvinho agora se volta pra outras 3 competições internacionais. Vai disputar o Sulamericano IBJJF 2022, no Rio de janeiro, próximo mês de junho e ainda tem presença confirmada nos 2 campeonatos mundiais da categoria esse ano. O Pan Kids IBJJF Jiu Jitsu 2022, que será disputado em julho, nos Estados Unidos, e o Mundial de Jiu Jitsu de Abu Dabi, nos Emirados Árabes, em novembro. A meta é consolidar definitivamente o nome no cenário mundial.

Jiu-jitsu 1
Silvinho vem construindo uma carreira meteórica no jiu jitsu. Ele começou apenas em setembro de 2019 e apesar do pouquíssimo tempo na modalidade, cerca 2 anos e meio, já acumula títulos e desempenhos surpreendentes. Antes desse título de Campeão Brasileiro Kids, Silvinho já tinha dado mostras pra que veio. No ano passado, ele ficou em 3° lugar no mundial de Jiu Jitsu kids em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Essa competição ele disputou aos 10 anos, enquanto os adversários tinham 11 e o que parece ser um pequeno detalhe faz enorme diferença principalmente na questão do peso. E esse fato é preponderante em situações práticas de artes marciais.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Sócios
Atualizado: 22:29:06 16/05/2022
Itamar Ciríaco
itamatar@tribunadonorte.com.br

De acordo com dados nacionais, o programa de sócio-torcedor dos clubes se recupera e já apresenta números parecidos aos de antes da pandemia da covid-19. O público ficou afastado dos estádios no futebol brasileiro de março de 2020 até outubro de 2021, quando foi liberado com comprovante de vacinação. O Corinthians, por exemplo, saiu de 18 mil sócios adimplentes em maio de 2021 (período crítico da pandemia) para 80 mil.  O clube paulista está na terceira colocação entre os programas de sócios-torcedores, atrás de Atlético-MG (130 mil) e Internacional (100 mil).  O Palmeiras alcançou mais de 65 mil sócios-torcedores neste mês de abril - eram 40 mil em novembro de 2021. O Santos registrou um crescimento de 32% (31 mil sócios-torcedores). Já o São Paulo contava com 30 mil sócios antes da pandemia (no programa antigo) e, após reformulá-lo, subiu para mais de 41 mil. Para se ter uma noção, o jogo entre Coritiba e Goiás, na primeira rodada do. Brasileiro, mais de 95% do público no Estádio Couto Pereira era composto pelo programa de fidelidade do time paranaense. Por outro lado, os clubes precisam administrar esses clientes, oferecendo benefícios e experiências exclusivas para conseguir manter uma rede de fãs contribuindo financeiramente com a agremiação. O Internacional presenteou seus associados com entradas grátis para a despedida do futebol do ídolo Andrés D’Alessandro. O resultado foi satisfatório e mostrou o comprometimento da torcida com o clube: 23.906 sócios compareceram ao Beira-Rio, o que correspondeu a 65,36% do público presente.

Equilíbrio 
A colocação do ABC, na Série C do Campeonato Brasileiro mostra o quanto a competição é equilibrada. Quando o time vence, vai para o alto da tabela de classificação. Quando perde, cai assustadoramente, como foi nesta rodada.

Problemas 
O ABC apresentou muitos problemas em Ribeirão Preto. As ausências fizeram muita falta e as opções táticas e substituições promovidas pelo técnico Fernando Marchiori não agradaram. Optar por Kelvin na esquerda foi uma decisão complexa de ser explicada. Voltando de contusão o meia-atacante foi mal e posicionado diferente devido à ausência de Fábio Lima ou por outra ideia do técnico, não rendeu. Outras peças não funcionaram e o zagueiro Eduardo foi muito mal.

Resultado 
O jogo entre Globo e América, no Barrettão, foi de um nível técnico extremamente baixo. As duas equipes pecaram pela falta de criatividade e, apesar de todas as mudanças promovidas por Renatinho Potiguar na Águia e por João Brigatti, no Alvirrubro, o jogo seguiu bem abaixo em termos de qualidade. Dois erros proporcionaram a vitória americana, um deles resultou em um golaço, de bicicleta, feito por Araújo.

Sub-17
Em jogo realizado no Estádio Juvenal Lamartine, Alecrim e Parnamirim empataram em 0 a 0 pelo Campeonato Potiguar Sub-17. Com esse resultado, o Parnamirim chega aos 4 pontos e assume a 2ª colocação na classificação do Grupo B. Já o Alecrim, com 1 ponto, é o 5° colocado.

Maratona
Corredores de todo Brasil acordaram cedinho no domingo para participar da Maratona Internacional da Cidade do Natal. Os atletas saíram da Arena das Dunas, percorrendo toda a Av. Engenheiro Roberto Freire, em direção a Via Costeira. Mais de seis mil atletas participaram da competição esportiva. O prefeito Álvaro Dias prestigiou o evento e participou da cerimônia de entrega de medalhas. Foi a quinta edição da Maratona, que é conhecida por ter o percurso mais desafiador do Nordeste. A prova dos 42km exige muito dos atletas e o estilo do percurso, com muitas subidas e descidas. Além do prova dos 42km, o evento também premiou atletas nas provas de 21km, 10km e 5km.

Atletismo 
Organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o evento do Troféu Adhemar Ferreira da Silva aconteceu neste final de semana, 14 e 15 de maio, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. Representando a UFRN, os atletas Elmir Henrique Silva, Isis Raquel Nascimento e Hyan Maurício somaram sete medalhas conquistadas, sendo seis de ouro e uma de prata. Com isso, a UFRN somou 86 pontos no ranking da competição e ficou com a quarta colocação na categoria universitária, mesmo com apenas três atletas.

Atletismo 1 
Já na primeira etapa do Troféu, Elmir Henrique Silva, aluno de Engenharia Biomédica, disputou a prova dos 110 metros com barreiras. Com o tempo de 15s51, o atleta potiguar ficou com a  medalha de ouro. Ainda no sábado, o estudante participou da disputa por medalha nos 100 metros rasos e conquistou mais um ouro, com a marca de 11s52.

Atletismo 2 
Outro a alcançar o lugar mais alto do pódio duas vezes foi Hyan Maurício. O aluno do curso de licenciatura em Educação Física conquistou o ouro nos 1.500 e nos 5.000 metros rasos, batendo seu recorde pessoal em ambas as provas. Assim como Hyan Maurício, Isis Raquel Nascimento conquistou suas melhores marcas pessoais na temporada. Competindo nos 200 e 400 metros rasos e nos 400 metros com barreiras, a aluna do curso de Gestão Hospitalar ganhou três medalhas, sendo duas de ouro, nos 200 metros rasos e 400 metros com barreiras, e uma de prata, nos 400 metros rasos. 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Dependência
Atualizado: 20:59:52 13/05/2022
O fim de semana está chegando e tanto ABC quanto América têm missões complicadas pela frente. O Alvinegro encara o Botafogo/SP em Ribeirão Preto, pela Série C do Campeonato Brasileiro. O Alvirrubro terá o desafio do confronto local diante do Globo, no Barrettão. Os abecedistas comemoram a volta de Kelvin e os americanos o retorno 100% de Wallace Pernambucano. Ouvi e li críticas ao que seria uma espécie de dependência das duas equipes em relação a esses dois jogadores. Criticar essa situação é não reconhecer a realidade financeira do futebol potiguar. Para nossos clubes, ter 11 jogadores de bom nível para colocar em campo já é um baita desafio. Imaginem ter o time titular e reservas à altura. Então, na realidade, não existe dependência, o que há é a situação de baixo poder de investimento. Ou seja, não dá para ter vários craques e, quando aparece um, grande parte das ações do time giram em torno desse atleta. No caso de Kelvin, jovem talento, esse ainda corre o risco de ser levado na janela do meio do ano. Wallace, apesar de seus 35 anos, ainda pode ser objeto de desejo de clubes da Série C, ficando difícil de ser segurado em Natal. 

Quadras

As quadras esportivas localizadas nas unidades da Rede Municipal de Ensino estão passando por reformas e melhorias. Segundo a Prefeitura de Natal o investimento se aproxima de R$ 900 mil. Uma das reformas foi realizada na quadra da Escola Municipal Cívico-Militar Professora Maria Alexandrina Sampaio, no bairro de Pajuçara, no valor de R$ 63.713,08. No equipamento com uma área de 657,62 metros quadrados foram realizados os serviços de troca de alambrado, manutenção da estrutura de alumínio, troca de tela de nylon, pintura acrílica do piso, pintura esmalte das traves, poste de vôlei e base da cesta de basquete, substituição de telhas, fornecimento e instalação de rede de vôlei, rede de futsal e basquete.

Quadras 1

A Escola Municipal Ferreira Itajubá, nas Quintas também recebeu reparos no equipamento esportivo. Foram R$ 59 mil em investimentos com a troca de alambrado, manutenção da estrutura de alumínio, troca de tela de nylon, pintura acrílica do piso, pintura esmalte das traves, poste de vôlei e base de cesta de basquete, em uma área de 600,07 metros quadrados. A Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, no bairro Nova Descoberta, recebeu serviços de troca de alambrado, manutenção da estrutura de alumínio, troca de tela de nylon, pintura acrílica do piso, pintura esmalte das traves, poste de vôlei e base de cesta de basquete, pintura dos cobogós, fornecimento e instalação de rede de vôlei, rede de futsal e basquete. A obra da quadra será entregue em breve e o investimento foi de R$ 45.939,45.   

Quadras 2

Entre 2019 e 2021 foram investidos em manutenção das quadras escolares o valor de R$ 730.010,52, contemplando as Escolas Municipais Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante, Irmã Arcângela, Prof. Antônio Severiano de Araújo, Djalma Maranhão, Santos Reis, Professora Almerinda Bezerra, Professora Zuleide Fernandes, Monsenhor José Alves Landim, Prof. Carlos Bello Moreno, Henrique Castriciano, Juvenal Lamartine, Prof. Bernardo do Nascimento, Prof. Reginaldo Ferreira Neto, Professora Vera Lúcia Soares, Santa Catarina, Nossa Senhora da Apresentação e nos Centros Municipais Hayddé Monteiro, Professora Maria de Fátima Medeiros de Araújo e Professora Stella Lopes.

Acompanhantes

O Globo já utilizou a marca no uniforme e deu sorte. No jogo contra o Internacional/RS, a Águia de Ceará-Mirim apareceu com o nome da empresa Fatal Model estampado no uniforme. Eis que, o negócio da Fatal é o de acompanhantes, o que causou desconforto em algumas pessoas. Eis que, a empresa resolveu seguir anunciando no mercado do esporte. A a Portuguesa-RJ estampou a marca em seu uniforme para o confronto desta quarta-feira, diante do Corinthians. Nesta Copa do Brasil, a marca também apareceu nos uniformes do Altos, rival piauiense do Flamengo na terceira fase. "Temos que reconhecer que em estádios de futebol, há um grande público que precisa ser educado sobre respeito aos profissionais do sexo, por isso é lá que o Fatal Model decidiu propagar seus valores. Além disso, com as portas abertas para estar na rede de televisão aberta, mais pessoas podem conhecer sobre a marca e seus valores, dando visibilidade para os profissionais anunciantes e também captando contratantes mais alinhados ao propósito de respeito da plataforma", diz a marca em comunicado publicado no site oficial.

Ex-ABC

Sem conseguir fechar com um novo treinador para o lugar de Daniel Paulista, o Guarani será comandado mais uma vez de forma interina por Ben-Hur Moreira, auxiliar-técnico fixo do clube e que brilhou como capitão do ABC e zagueiro. A diretoria não confirma e passa confiança a Ben-Hur Moreira, mas está no mercado em busca de um treinador desde a demissão de Daniel Paulista, na semana passada. Ex-Ponte Preta, Jorginho foi procurado, mas não chegou a um acordo. Agora, o nome da vez é Matheus Costa, com passagens por Paraná e Operário-PR. O ex-jogador Alvinegro ainda se envolveu em uma polêmica por ter colocado o clube potiguar na justiça. Ben-Hur é considerado um dos ícones da campanha vitoriosa do ABC na temporada 2007, quando o clube venceu o campeonato estadual após goleada sobre o América e, no fim do ano, conquistou o acesso à série B, com retrospecto de 17 vitórias e um empate nas 18 partidas como mandante na competição. O jogador, chamado por "xerife" pela torcida do ABC, está no hall de ídolos da história do clube.
Lições numéricas
Atualizado: 21:07:06 11/05/2022
Itamar Ciríaco: itamar@tribunadonorte.com.br

A Tribuna do Norte publicou, nesta quarta-feira (11), uma matéria com a estatística sobre a probabilidade de o América avançar de fase na Série D do Campeonato Brasileiro. A chance alta (92%) causou estranheza para alguns, visto que o time não está, sequer, entre os quatro primeiros do grupo 3 da competição. Se não  bastasse isso, o Alvirrubro, na atual temporada, trocou de técnico quatro vezes e vem de dois jogo em casa sem conseguir vencer (uma derrota e um empate). No entanto, os números do site Chance de Gol trazem uma lição implícita. Essa probabilidade alta do América só aparece graças a sua tradição. Esses dados levam em conta os resultados americanos num passado recente e até um pouco mais longínquo. Naquele período, o Alvirrubro tinha outra postura, resultado de um período vencedor e altivo. Há tempos o América não consegue repetir esse momento e, apesar de alguns ainda viverem dessa glória, o tempo passou e a realidade mudou. É hora de cair na real e voltar a construir as paredes do castelo. Por sorte, a tradição garante os tijolos e o cimento. No entanto, a mão de obra é de responsabilidade de quem está vivendo o momento atual. O passado não irá erguer nada. É importante, mas precisa das ações do presente. Do contrário, as entrevistas elogiando desempenho, esforço e tudo mais, serão cada vez mais vistas. As festas, irão se tornar raras.

Dependência
É cedo para falar em “Kelvin dependência” no ABC. Mas fica evidente que sem o meia-atacante, o Alvinegro perde muito de sua força ofensiva. Jogador corajoso, driblador, veloz e matador, o “loirinho” conquistou a torcida e deixou os alvinegros felizes ao treinar nesta quarta-feira (11). Segundo o médico Roberto Vital, o atacante teve uma lesão leve e já está sem sentir dor no local. Allan Dias, no entanto, teve um problema mais grave e ficará mais tempo fora do time. O ABC joga fora de casa contra o Botafogo de Ribeirão Preto/SP.

Luta
Após 23 anos de tradição no ensino do Krav Magá em São Paulo, com mais de 20 academias credenciadas e aulas regulares na Capital e Interior do Estado, a Federação Internacional de Krav Magá cruza as fronteiras e chega a Orlando, nos Estados Unidos, com aulas regulares da defesa pessoal israelense. 

Paredesporto
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação começa nesta quinta-feira, 12, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com a participação de 248 nadadores. Esta é a última competição nacional antes do Mundial da modalidade e contará com a transmissão ao vivo no primeiro dia de disputas. A etapa da tarde desta quinta-feira, 12, do Brasileiro será transmitida ao vivo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Facebook e YouTube , a partir das 16h.

Paredesporto 1
Antes da Copa do Mundo no final do ano, outro evento futebolístico reunirá seleções representando suas nações. De 31 de julho a 06 de agosto, a Copa Unificada das Olimpíadas Especiais – Detroit 2022 contará com 25 países selecionados, dentre eles, o Brasil, com sua equipe masculina. O campeonato, que acontece no Estado de Michigan, é uma iniciativa da Special Olympics Internacional, instituição mundial sem fins lucrativos que busca desenvolver pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte, há 54 anos, e em mais de 200 países.

Surfe 
Foram dias incríveis nesse evento que vai ficar marcado na história do longboard profissional brasileiro. Um cenário espetacular, atletas de nível internacional, alto astral, uma energia positiva, uma excelente estrutura e ondas perfeitas. O II Pipa Long Surf Festival, evento válido pela III Etapa do Circuito Latino-americano de Longboard Profissional, movimentou a Praia do Madeiro, em Tibau do Sul, no último final de semana. As disputas masculinas e femininas começaram na sexta (6) e foram até o domingo (8), com diversas atividades paralelas, como aulões, ações ecológicas, exposições fotográficas e muito mais.

Surfe 1 
Quem levou o grande prêmio da competição foi o cearense Antônio Victor, atleta local de Jericoacoara (CE), que apresentou o melhor desempenho na final profissional e superou o carismático pernambucano Reginaldo Nascimento, vice-campeão. Além de levantar o troféu, ele embolsar a premiação de R$9 mil. Os paulistas Jefson Silva, atual campeão, e Carlos Bahia, bicampeão brasileiro, que conhecem bem o caminho da vitória, amargaram a terceira e quarta posição, respectivamente.

Messi
Eleito seis vezes o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e recordista do prêmio Bola de Ouro, Lionel Messi soma 761 gols ao longo de seus 18 anos de carreira no futebol. O que pouca gente sabe é como se deu a trajetória do craque argentino nos bastidores. É isso que o jornalista esportivo Ariel Senosiain revela na biografia Messi, o gênio completo, publicada no Brasil pela Editora Hábito. Ao compartilhar investigações jornalísticas, dados e análises das jogadas de Messi – desde expulsão até cobranças de pênaltis lendários –, Ariel apresenta ao leitor 68 entrevistas com personalidades próximas ao capitão do time argentino. Entre elas, três conversas inéditas que ninguém mais conseguiu: o relato do próprio pai do jogador, Jorge Horacio Messi, o treinador Alejandro Sabella e o ex-presidente da FIFA Sepp Blatter.  Com uma narrativa fiel, detalhada e atualizada de toda a jornada do atacante, os 12 capítulos que compõem o livro são apresentados em ordem cronológica. Entre eles, a descoberta do talento na adolescência, a mudança de país para a Espanha, a convocação para grandes times como Barcelona e Paris Saint-Germain (PSG), como tornou-se capitão da Seleção Argentina e os prêmios recebidos.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Super Matutão
Atualizado: 22:24:24 09/05/2022
Itamar Ciríaco
itamatar@tribunadonorte.com.br

Por vezes, a solução para o futuro está numa releitura do passado. O futebol potiguar lançou, nesta segunda-feira, o Super Matutão. A competição, organizada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF busca inspiração em um antigo campeonato que teve como um dos mentores, o jornalista Everaldo Lopes, da Tribuna do Norte. Lopes, que escrevia sua coluna justamente neste espaço que hoje ocupo com muito orgulho, via na competição a oportunidade de tornar visível, aos clubes natalenses, grandes talentos que brotavam no interior do Estado. Dessa vez, com mais estrutura, apoio governamental e das prefeituras, além da coordenação da FNF, o torneio tem tudo para ajudar no crescimento do esporte potiguar e, por tabela, dos clubes, que poderão observar de perto jogadores que, muitas vezes, passam despercebidos.

Prazo
A FNF dará o prazo até a próxima sexta-feira (13) para que a equipes interessadas confirmem suas partições no  Super Matutão. Após essa data, uma nova reunião técnica será realizada para as definições do regulamento da competição. Sobre os atletas, o dirigente do Santa Cruz de Natal, Lupércio Segundo (coordenador da competição) explicou que será vedada a participação de profissionais. Outra restrição deve ser a participação de atletas amadores que tenham vínculo com clubes profissionais no ano de 2022. A faixa etária dos jogadores também será limitada.

Grupos
Há também a possibilidade da formação de grupos, também com disputa de forma regional. Esse formato foi proposto pelo representante do Município de São José do Mipibu e será analisado pela comissão que trabalha na elaboração do regulamento do Super Matutão. O presidente Zé Vanildo explica que a FNF irá aguardar o encerramento das inscrições para definição da forma de disputa. De acordo com Lupércio Segundo, a tendência é que seja usado formato semelhante ao da Copa do Brasil.

Comissão
Formam a comissão de elaboração do regulamento do Super Matutão o diretor técnico da FNF, José Marques da Costa Neto, o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RN e secretário do TJD/RN, Rubem Neto, e o presidente de honra do Santa Cruz de Natal, Lupércio Segundo. 

Inédito
O Super Matutão, inclusive, já permitiu um ato simbólico inédito. Em toda a história da FNF, numa um chefe do executivo participou, na sede da entidade, do lançamento de um torneio organizado pela Federação. Ontem, o evento contou com a  presença da governadora Fátima Bezerra.

Prestígio 
Além da governadora, cerca de 35 prefeitos e/ou representantes de cidades estiveram no evento. Além disso, três diretores de emissoras de televisão local buscaram informações sobre a viabilidade para transmissão de alguns jogos.

Em alta
O ABC encarou um adversário difícil e saiu de campo vencedor. O time sofreu no setor criativo na etapa inicial e mais uma vez teve dificuldades no comando do ataque. O técnico Fernando Marchiori, fez mudanças táticas na etapa final e colocou o Alvinegro no ataque. No entanto, foi o lateral Marcos Vinícius quem chamou atenção no jogo de ontem. Bem na marcação e no apoio, foi dele a jogada que resultou no gol da vitória, após o rebote do goleiro do Voltaço. Alyson, estreante, mostrou que tem estrela ao marcar. Após o jogo, Marchiori defendeu suas mudanças na coletiva. Uma delas, que causou estranheza foi tirar Wallyson e deixar Jefinho em campo. Tecnicamente não há justificativa, apenas a questão tática de manter um centro-avante fixo explica. A ideia de Alyson para liberar Felipinho foi uma boa solução, assim como a entrada de Erick Varão no meio.

Desempenho 
O técnico do América, João Brigatti elogiou o desempenho do América diante do Retrô. O time ficou no 0 a 0, mas ele disse ter gostado do esforço e da dedicação do time que controlou quase o jogo inteiro sem ser ameaçado. Verdade. No entanto, apesar da opinião de Carlos Alberto Parreira, o gol não é um detalhe, principalmente para o estilo de competição que o Alvirrubro está disputando. Ou seja, é urgente que o time alie o desempenho ao resultado. Do contrário, pode ser muito tarde para o Alvirrubro.

Globo 
Como jogará o Globo é uma incógnita. A Águia tem sofrido na temporada e, apesar dos reforços, ainda não conseguiu “voar”. Para complicar, o time enfrenta o América, que precisa vencer, no próximo final de semana. O jogo será disputado no estádio Barretão, em Ceará-Mirim. Vai “sair faísca” e a Jovem Pan News Natal estará lá para transmitir tudo ao vivo no 93.5 FM e no Youtube.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Fator casa
Atualizado: 22:48:21 06/05/2022
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

O fator casa é, segundo todas as pesquisas, extremamente importante na definição de resultados, no futebol. América e ABC jogam em casa, nesse fim de semana, e não podem deixar passar a oportunidade de vencerem seus jogos e subirem na classificação. Os duelos não são fáceis. O Alvirrubro recebe o Retrô, líder do Grupo C da Série D do Campeonato Brasileiro. O time foi vice-campeão pernambucano e derrubou quase todos os grandes no estadual daquele estado. Além disso, tem 100% de aproveitamento e já está com o time montado há mais tempo. No América, João Brigatti ainda não pode ser cobrado pelo resultado, mas o time sim. Os jogadores precisam dar uma resposta aos torcedores, após a derrota absurda para o Afogados da Ingazeira. No domingo, o ABC recebe o Volta Redonda. Contra o Altos, uma derrota dolorosa. O time começou bem, mas caiu de produção e perdeu por 2 a 1 no Piauí. É necessário se recuperar em Natal. O técnico Fernando Marchiori, que já era considerado quase um semideus, cometeu erros no jogo anterior e isso pode ser bom para que todos ponham os pés no chão. Os cariocas vêm de duas vitórias seguidas e estão empolgados. É fazer valer o fator casa e que os potiguares vençam.

Tráfico
O atacante Jobson, com passagens por clubes como Botafogo, Atlético-MG e Bahia, foi levado a uma delegacia na quinta-feira, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, devido a uma investigação a respeito de tráfico de drogas na região. Policiais do 33º BPM encontraram dois suspeitos em uma casa com 16 trouxinhas de maconha e 12 pinos contendo pó branco.

Estudo
A empresa Sports Value divulgou seu estudo anual sobre as finanças dos TOP 20  clubes do Brasil, Depois de um 2020 muito difícil, com perdas de receitas de mais de R$ 1 bilhão, clubes se recuperaram e atingiram faturamento conjunto de R$ 7 bilhões. As receitas cresceram 47% em 2021 em relação a 2020.  Destaque extremamente positivoEstudo foram as receitas com patrocínios, que passaram, pela primeira vez, dos R$ 800 milhões.

Estudo 1 
Os principais impactos foram os recursos com direitos de TV e premiações que passaram de R$ 1,7 bilhão em 2020 para R$ R$ 3,4 bilhões em 2021. Nesse valor está incutido o valor da TV que não foi ingressado em 2020. As transferências apresentaram queda de 7% em 2021. 

Estudo 2
Os custos com futebol dos clubes atingiram R$ 4,9 bilhões, frente aos R$ 4,4 bilhões de 2020. Em 2019 os custos estavam em R$ 4,7 bilhões. Atualizados pela inflação os custos com futebol de 2019, a valores atuais, eram de R$ 5,5 bilhões. Isso significa que os clubes vem conseguindo manter certo controle orçamentário. Os déficits de 2021 que foram de R$ -1,06 bi em 2020 se convertem em superávits de R$ 534 milhões em 2021. As dívidas que tinham passado dos R$ 10 bilhões em 2020, foram reduzidas em 4%, e estão em R$ 9,8 bilhões para os TOP 20 times. Dívidas fiscais cresceram 2% e agora somam R$ 2,8 bilhões.

Estudo 3
O Flamengo atingiu faturamento de R$ 1,08 bi, crescimento de 62%. Sem o impacto das transferências a evolução foi de 80% em relação a 2020. Os R$ 950 milhões gerados em 2019 atualizados pela inflação representam R$ 1,1 bi. Custos com futebol atingiram R$ 693 milhões, alta de 12%. O futebol representa 64% das receitas. Clube fechou com o maior superávit do futebol brasileiro, R$ 177 milhões e dívidas foram reduzidas em 43%.

Estudo 4
O Palmeiras atingiu a maior receita de sua história, R$ 910 milhões, crescimento de 71%. Sem o impacto das transferências a evolução foi de 101% em relação a 2020. Ano com muitas premiações em dólar alavancou seus números. Custos com futebol atingiram R$ 618 milhões, alta de 19%. O futebol representa 68% das receitas. Clube fechou com superávits de R$ 123 milhões e dívidas foram reduzidas em 23%.

Estudo 5 
O Atlético-MG atingiu faturamento de R$ 505 milhões crescimento de 268%. Sem o impacto das transferências a evolução foi de 271% em relação a 2020. O clube apresentou novos números de receitas de 2020, bem abaixo dos apresentados no ano passado. Custos com futebol atingiram R$ 522 milhões, alta de 67%. O futebol representa 103% das receitas. Clube fechou superávit de R$ 102 milhões, graças aos recursos imobiliários e dívidas subiram 6%.

Estudo 6 
O torcedor deve prestar atenção a algumas coisas importantes nesse estudo. Primeiro a concentração de renda segue em alta. Segundo, apesar da Covid-19, já houve recuperação. Terceiro, nossos clubes potiguares precisam estar atentos à profissionalização. Exemplo disso é o quadro abaixo. Clubes como Cuiabá e Remo, aparecem com grandes investimentos.

Confira: 
Estes clubes apresentaram receitas que podem levá-los, em futuros estudos, a participarem dos TOP 20.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Recorde
Atualizado: 22:15:02 04/05/2022
Itamar Ciríaco: itamar@tribunadonorte.com.br

Não posso precisar, mas a passagem de Edson Vieira pelo América deve brigar entre os recordistas de brevidade. Para se ter uma ideia, cinco meses e 13 dias é o tempo médio que um técnico de futebol da Série A do Campeonato Brasileiro permanece no cargo. Essa é uma das constatações de um estudo realizado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (Cies), fundação criada em 1995 pela Fifa. O levantamento abarca 90 campeonatos realizados pelo mundo. Esse tipo de situação precisa ser combatido. O futebol potiguar é muito pobre para que erros como esse sejam cometidos, uma vez que enfraquecem os cofres e desgastam a imagem do clube perante a torcida e investidores.

Ítalo Ferreira 
O Brasil parou nas quartas de final, com Ítalo Ferreira sendo o único a vencer uma bateria no último dia. Ele entrou no G-5 com este resultado, Filipe Toledo segue liderando o ranking e o tricampeão mundial Gabriel Medina vai reforçar a "seleção brasileira" na próxima etapa, o Quiksilver Pro G-Land, de 28 de maio a 6 de junho, na Indonésia. 

Ítalo Ferreira 1
Ítalo fez o duelo brasileiro com Miguel Pupo. O potiguar de Baía Formosa destruiu uma direita em Main Break que valeu nota 8,33, que somou com o 7,50 da onda anterior para vencer fácil por 15,83 a 8,83 pontos. Depois, ele tentou de tudo para avançar para as semifinais, mas o sul-africano Matthew McGillivray pegou as melhores ondas da bateria e venceu por 15,87 a 14,67 pontos. Mesmo assim, Ítalo conseguiu o objetivo que era entrar no grupo dos top-5 e está em quinto lugar no ranking.

Rocas
O Estádio Senador João Câmara, no bairro das Rocas ganhou uma nova iluminação. O equipamento esportivo agora conta com seis modernos postes, cada um deles com três refletores de 660 watts de potência. A modernização da iluminação, com lâmpadas de led, era uma antiga reivindicação da comunidade, que agora conta com o espaço totalmente revitalizado pela Prefeitura de Natal.

Beach tênis 
Começou ontem (4) e segue até domingo (8), na Arena Pixbet-ACE, Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, a primeira etapa do Circuito Vivo Open de Beach Tênis. O evento deve reunir cerca de 600 atletas de vários estados do Brasil e vai distribuir R$ 50 mil em prêmios divididos pelas 24 categorias. Entre os atletas de destaque que já confirmaram presença estão o pentacampeão nordestino da modalidade, Airton Rodrigues, e 31º no ranking mundial.

Judô 
Escolinha de Judô do Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, em Petrópolis está funcionando à todo vapor. As aulas acontecerão todas as terças e quintas em dois horários (8h às 9h e 15h às 16h) e serão ministradas pelo professor Fábio Romano. Mais informações pelo telefone (84) 3663-6733 com a Secretaria de Esportes - SEL.

Copa
Faltando poucos meses para o início da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™, a Qatar Airways Holidays lançou pacotes para torcedores que querem ver o Mundial de perto. Com algumas etapas fáceis a seguir, os torcedores de todo o Brasil precisarão primeiro inscrever-se no Programa Qatar Airways Privilege Club, para ter acesso a pacotes de viagem. Os hóspedes que desejam descobrir o Qatar durante a sua viagem também podem optar por adicionar serviços suplementares, como transporte para o aeroporto e passeios turísticos.
Cada torcedor pode reservar um total de sete partidas combinando mais de um pacote. No caso de sua equipe favorita ser derrotada nas fases avançadas do torneio, serão emitidos ingressos para partidas de uma das equipes vencedoras do mesmo grupo ou fase eliminatória. Para reservar ou saber mais, visite: https://www.qatarairways.com/app/fifa2022/

Futsal 
Estou em uma mesma rede social com o Amigo Andrey Valério. Por esses dias ele fez um post importante que resgata a história do futsal no Rio Grande do Norte. Por isso, peço licença para reproduzir aqui na coluna. O Futsal Brasileiro teve início praticamente aqui. O RN é um dos primeiros estados a ter o seu campeonato. Um mossoroense em Natal usou o nome do Potiguar em sua equipe que acabou se tornando o primeiro campeão. Confira todos os campeões até 2017:

1957: A. D. Potiguar
1958: ABC
1959: América
1960: América
1961: América
1962: Bola Preta
1963: América
1964: ABC
1965: América
1966: América
1967: América
1968: ABC
1969: América
1970: América
1971: América
1972: América
1973: Jiqui Country Club
1974: América
1975: América
1976: ASSEN
1977: ASSEN
1978: Emserv
1979: ABC
1980: ABC
1981: ABC
1982: AFURN
1983: América
1984: Alecrim
1985: Bandern
1986: América
1987: América
1988: América
1989: América
1990: ABC
1991: Aspetro
1992: ABC
1993: Ceará-Mirim
1994: AABB
1995: América
1996: América
1997: América
1998: AABB
1999: América
2000: P. Federal
2001: América
2002: América
2003: América
2004: América
2005: ABC ART&C
2006: ABC ART&C
2007: ABC ART&C
2008: ABC ART&C
2009: ABC ART&C
2010: ABC ART&C
2011: Alecrim/Serra de São Bento
2012: Alecrim/Serra de São Bento
2013: Cruzeiro de Açu
2014: A. do Rodrigues
2015: Cruzeiro de Açu
2016: ABC
2017: C. de Macaíba

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Mico
Atualizado: 22:57:37 02/05/2022
Itamar Ciríaco
itamatar@tribunadonorte.com.br

Se houvesse uma escolha do “Mico do ano”, a contratação do técnico Edson Vieira seria eleita por unanimidade. Poucas vezes vimos algo tão estranho e fora de propósito no futebol local. A surpresa com o retorno de Leandro Sena à condição de auxiliar, sem que houvesse uma causa evidente, e de forma tão intempestiva, foi superada pela escolha do substituto. O clube escolheu um profissional com métodos que pareciam ter sido tirados de vídeos de coach, com respostas vazias nas entrevistas e cujas redes sociais pareciam apontar o caminho que depois foi descoberto em relação ao seu posicionamento contra as vacinas. Tudo isso diante de uma regra de competição que proíbe o trabalho daqueles que não estejam com o ciclo vacinal em dia. Ao explicar a opção Vieira ainda disse que a presença dele à beira do campo não faria diferença no resultado de derrota do América para o Afogados da Ingazeira. Enfim, o clube cometeu um “mico” que custou três pontos em casa, tempo de trabalho e, claro, algum prejuízo financeiro.

Dificuldades
O ABC não vai encontrar moleza contra o Altos no Piauí. O time parece ter abraçado o estilo Diá, que já conquistou todo mundo por lá. Além disso, os piauienses conhecem bem o Alvinegro, assim como o próprio Diá. Caso vença, o Alvinegro segue brigando lá em cima contra Mirassol, Botafogo de Ribeirão Preto, etc. É um resultado importante, até porquê é uma briga direta contra outro clube da região Nordeste.

Livro
O livro “Memórias Fotográficas e Jornalísticas do Nosso Esporte”, de autoria do professor Jamilson Martins, foi lançado no sábado (30), no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão. Na oportunidade foram homenageadas as atletas da seleção feminina norte-rio-grandense de Handebol, campeãs dos Jogos Brasileiros Universitários em 1984, e os atletas da seleção norte-rio-grandense de futsal, tetracampeões brasileiros do Jub's em 1999, além do prefeito Álvaro Dias. Com 304 páginas, o livro é uma verdadeira enciclopédia do desporto e do jornalismo esportivo potiguar, trazendo inúmeras matérias e fotos publicadas nos principais veículos da imprensa do Estado.

Pedal
A tarde do último domingo (1), feriado do Dia do Trabalhador, foi de muito pedal no Ciclo Natal Solidário de promoção da Cultura da Paz e lançamento da campanha Maio Amarelo. Centenas de ciclistas participaram do passeio ciclístico. A temática desta edição foi "Peace Road", um pedal solidário para propagar a cultura da paz e chamar a atenção para o assunto. A largada do Ciclo aconteceu na Escadaria de Mãe Luíza, na Zona Leste, após um momento de oração pela Paz, e o ponto de chegada foi a Feirinha de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O percurso foi todo realizado pela Via Costeira. O evento contou com a participação especial do ciclista amazonense Valdeni Pinheiro, Embaixador da Paz da UPF, que está percorrendo o país de bike com o projeto Pão Solidário. No encerramento do Ciclo Natal, aconteceu a entrega da bandeira da Peace Road para a secretária Municipal de Esporte e Lazer, Jódia Melo, representando o Prefeito Álvaro Dias, e uma oração pela paz mundial, além de apresentações culturais do grupo Folia de Rua Potiguar, aulão de dança e sorteio de brindes aos ciclistas participantes da ação.

Skate
Os campeonatos mundiais oficiais de Park e Street acontecerão no Brasil em 2022. Os eventos são considerados os mais importantes da temporada e cruciais na corrida olímpica para os Jogos de Paris 2024. O anúncio oficial foi realizado nesta segunda-feira (02) pela World Skate, entidade que comanda a modalidade mundialmente. As duas competições serão realizadas pelo STU na Praça Duó, no Rio de Janeiro (RJ), no mês de outubro, fazendo do Rio a capital mundial do skate. Os eventos acontecerão em sequência. Entre os dias 2 e 9 de outubro será a vez do RIO World Skate Park World Championships 2022. E de 9 e 16 de outubro entra em cena o RIO World Skate Street World Championships 2022.

Wrestling
O atleta potiguar do Desportivo Rio Grande, Vitor Alves (foto), sagrou-se vice-campeão brasileiro de wrestling sub-20, no estilo greco-romano. Competição reuniu os melhores atletas do país neste final de semana no ginásio do Sesi, em Cubatão-SP, e contou pontuação para os Jogos Olímpicos de Paris. O torneio concedeu vaga aos campeões nacionais no Pan-Americano U-20 que acontece em Querétaro, no México, em julho. Nas categorias 65kg e 125kg do estilo livre masculino, os campeões de cada categoria farão uma seletiva com os atletas Don Juan Ferreira e Gabriel Silva, que não puderam participar do torneio por estarem convocados para participar do Pan-Americano Sênior.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Expectativa
Atualizado: 22:41:56 29/04/2022
Itamar Ciríaco - itamar@tribunadonorte.com.br

O América está de técnico novo e já vai para campo neste sábado (30). O adversário é o time do Afogados que, aqui para nós, não mete medo, mas que também não pode, nem deve, ser subestimado. As lições dos “salto altos” precisam sempre ser relembradas. É claro que não deu tempo do treinador Edson Vieira fazer nada que produza resultados neste jogo. O time ainda terá a cara e a mão do técnico Leandro Sena, que foi sem nunca ter sido, no Alvirrubro. A falta de convicção do clube em relação a ele chega a ser constrangedora, assim como a mudança repentina, apesar do bom aproveitamento de Sena. Enfim, vida que segue e o time precisa entender isso dentro de campo. No caso da Série D do Campeonato Brasileiro, essa vida segue rápido e é traiçoeira. Sendo assim, com mudança, ou sem mudança, o time precisa ter foco na partida. Vencer e voltar a convencer. Ainda acho que sentirá falta de seu principal jogador. Wallace Pernambucano é meio time, ou mais.

Equilíbrio
Com muitos dias longe dos jogos, o ABC buscou o equilíbrio. O tempo de descanso dos atletas foi muito bem organizado de forma a garantir que a equipe volte em alto nível, principalmente na questão física. Na área médica, a recuperação de Vinícius Paulista é importante. Jogador de marcação firme, pode garantir a proteção à zaga, caso Fernando Marchiori decida voltar a jogar com dois zagueiros, abrindo vaga no meio de campo para que Giovani seja titular. Com só dois na zaga, essa proteção será ainda mais exigida.

RN de fora
A edição 2022 do Sertões irá comemorar 30 anos de história e o bicentenário do Brasil com a realização do maior rally do mundo em trechos cronometrados (especiais). Os detalhes do roteiro, que conta com 7.216 quilômetros, 4.811 deles contra o relógio, acaba de ser anunciado pela organização do evento. O percurso foi conhecido em evento no Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP). Serão 14 dias de disputas, além de um dia de descanso, entre 27 de agosto e 10 de setembro. Nas edições anteriores, a prova durou, em média, oito dias. O Sertões 2022 terá largada em Foz do Iguaçu (PR) e chegada em Salinópolis (PA), passando por oito estados (PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA) das cinco regiões do país. Infelizmente o Rio Grande do Norte dessa vez ficou de fora de uma das principais provas do mundo.

Corrida de rua
A etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas acontece neste domingo, 1º, Dia do Trabalhador, quando são esperados 1.700 participantes. A largada está marcada às 16 horas, na lateral do Sesc Cidade Alta, começando pela categoria infantil e logo em seguida para o público adulto. O evento contará com serviços abertos à comunidade e atrações artísticas. Para a corrida, a organização disponibilizou dois percursos na categoria principal masculino e feminino, sendo um com 5 quilômetros e outros com 10 km, partindo da Avenida Câmara Cascudo, para ambas as distâncias, passando pela as avenidas do Contorno, Juvenal Lamartine e Prudente de Morais. O público infantil percorrerá um trajeto especial de 100 metros. Entre os adultos, também estão inscritos os públicos idosos e Pessoas com Deficiência (PCD).

Corrida de rua 1
A estrutura da corrida conta com pontos de hidratação, nos 2 km, 4 km, 6 km e 8 km, além de um no pós-linha de chegada. Todo o percurso conta com sinalização das distâncias e a presença de orientadores. O trânsito estará bloqueado a partir das 10h, na Rua Câmara Cascudo e a das 13h nas demais avenidas, com apoio de agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Antes da largada, haverá um aquecimento aeróbico, atração musical com The Sax in The House. Na chegada, os atletas inscritos contam com reposição hídrica e calórica, massagem, banheiros químicos e ambulância.

Corrida de rua 2
No dia 17 de setembro de 2022 acontece a Meia Maratona do Sol – Sicredi, o maior evento esportivo do Rio Grande do Norte. A Corrida chega a sua oitava edição em um ano cheio de expectativas e de novos objetivos. Apesar de ainda termos mais de quatro meses até o evento a corrida comemora os números já alcançados. Esta semana a prova ultrapassou a marca de dois mil atletas inscritos no evento. Este ano são esperados 10 mil corredores. Com percursos de 5km, 10km e 21km, a competição envolve os participantes numa experiência desafiadora, com trajetos que contemplam as ladeiras marcantes da cidade construída sobre dunas. A largada e chegada acontecem na Arena das Dunas.

Fórmula 1 
O frustrante 13º lugar de Lewis Hamilton no GP de Emília Romagna, em Ímola, não vai acontecer mais por causa de desempenho do carro da Mercedes. Ao menos é isso o que Andrew Shovlin, diretor de engenharia da escuderia promete. A confiança é em evolução a partir do próximo Grande Prêmio, dia 8 de maio, em Miami.

Coma 
A ciclista holandesa Amy Pieters acordou de um coma quatro meses após ter sofrido um grave acidente em um acampamento de treinos na região de Calpe, na cidade de Alicante, na Espanha. O hospital onde a atleta de 30 anos está internada divulgou na quinta-feira que ela se comunicou "rapidamente" e de maneira "não-verbal". "Amy reconhece as pessoas, entende o que está sendo dito e é capaz de realizar cada vez mais tarefas", disse SD Worx, equipe de comunicação da atleta.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
Machismo
Atualizado: 21:33:52 27/04/2022
Itamar Ciríaco: itamar@tribunadonorte.com.br

O Machismo é, acima de tudo, um nojo. Quem desvaloriza ou diminui as mulheres não é capaz de perceber a própria origem. Os machistas são, na realidade, fracos por natureza, inseguros e se escondem em bolhas que valorizam sorrisos imbecis mais que a importância de um ser humano. Somos todos iguais. Homens, mulheres, brancos, negros, magros, gordos. A sexualidade então nem se discute. Cada um escolha seu caminho e seja livre para ser feliz. Digo isso porque, encontrei, nesta terça-feira (23), em uma rede social, a capa de uma revista especializada em esportes, sucesso de várias gerações, que mostrava o futebol feminino em 1995. A imagem é machista e o título é aquela piadinha sem graça que todos nós conhecemos bem (foto). Não se enganem, ainda hoje, nas conversas informais, ouço esse tipo de comentário. Ao identificarem minha relação com o esporte e se o assunto for futebol feminino surgem logo as mesmas fala de sempre, questionamentos sobre a sexualidade das meninas, piadas sobre a forma física e desrespeitos sob todos os aspectos. De uns anos pra cá, confesso que isso piorou. As pessoas tomaram para si um sentimento de que têm o direito de ofender os outros, de espalhar seu ódio e mau gosto por todos os lados. Nas redes, onde encontrei a foto, os comentários estavam lá. Sinceramente, não sei o que está acontecendo, mas, como pai, de menino, tenho uma grande responsabilidade de educar meu filho para respeitar as mulheres e tratá-las como iguais. Nós, pais, temos essa obrigação. Nós, jornalistas esportivos, temos a missão de evitar que esse tipo de coisa se perpetue no jornalismo. 

Salários 
O diretor de futebol do ABC, Gustavo Cartaxo voltou a repetir um “mantra” que tem feito sucesso no clube, com a gestão Bira Marques. Em entrevista ao programa Tribuna Esporte, da Rádio Jovem Pan News Natal, Cartaxo disse: “O maior reforço do ABC é manter os salários em dia”. Segundo ele, o clube já quitou os salários do mês, inclusive com relação aos funcionários do clube. Apesar disso, o Alvinegro anunciou nove jogadores na última semana e espera contar com retornos importantes como Vinícius Paulista e Allan Dias.

Indiscutível 
Discutir, nesse momento, a competência do técnico Leandro Sena, é uma bobagem sem tamanho. O treinador conseguiu organizar o time e vem sofrendo com a ausência de dois dos seus principais jogadores (Wallace e William). Em time de Série D você ficar sem dois atletas dessa qualidade é impossível não sofrer queda de rendimento ofensivo. Se não bastasse isso, o Alvirrubro ainda perdeu Thiaguinho, que recebeu proposta e foi embora de Natal.

Badminton 
O Rio Grande do Norte vai estar representado na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Badminton em Joinville-SC, entre os dias 27 de abril e 1º maio. A equipe do Desportivo Rio Grande vai levar os seus melhores atletas para a competição que conta com a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Ao todo, oito atletas e dois técnicos estarão encarregados de colocar o RN no lugar mais alto do pódio. Integram a delegação do Desportivo os atletas: Jackson Câmara (número oito do ranking nacional na categoria Simples), José Ruan, Pedro Lucas, Victor Cauã, Gabriel Miranda, Rafael Henrique, Lucas e Isabel Azevedo, além dos técnicos Alicson Maia e Eduardo Pessoa. A competição será disputada nas categorias Principal e Jovens (Sub-19 e Sub-17), divididos em Série A e B, além das categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, que serão disputadas em séries únicas nas modalidades Simples Masculina (SM), Simples Feminina (SF), Duplas (Masculina (DM), Feminina (DF) e Mista (DX).

Ingressos 
Os ingressos para o terceiro jogo do América na competição nacional podem ser adquiridos através do site oficial da Arena das Dunas (www.arenadunas.com.br), onde a venda permanece até as 17h do dia do jogo, sábado (30). Os valores seguem os mesmos cobrados no primeiro jogo em casa, custando R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) para arquibancadas no 1º e 2º Anel Leste, bem como no 1º Anel Noroeste, setor disponível para a torcida visitante. Já para o Setor Premium, conhecido como um espaço para torcida mista, os preços praticados são: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Além da venda online, os ingressos para este jogo também estarão disponíveis em três pontos físicos a partir desta terça-feira (26), e também na Bilheteria 2, da Arena das Dunas, no dia do jogo.

Liderança  
Com quatro pontos marcados, o América ocupa a terceira colocação do Grupo A3, e uma vitória contra o Afogados pode colocar a equipe potiguar na liderança, hoje ocupada pelo Retrô/PE, que tem seis pontos marcados, mesma quantidade do São Paulo Crystal/PB. O adversário americano, o Afogados/PE, é o quarto colocado, com três pontos. Em seu último compromisso, o América empatou sem gols com o Crato, no Ceará. Já a equipe pernambucana jogou em casa e venceu o Icasa/CE por 1 a 0.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.