quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Participante vai sair bem na foto

- Publicidade -

Guardar imagens de eventos especiais é um hábito de todos os atletas profissionais ou amadores, que muitas vezes precisam do auxílio de amigos e familiares para conseguir as fotos de suas participações em jogos ou corridas. Na Meia Maratona de Natal, os atletas não terão dificuldades em conseguir as suas fotos. A organização da prova trará ao evento mais uma inovação, que possibilitará que todos os participantes tenham fotos de momentos distintos da corrida feitas por profissionais.

Em importantes corridas de rua do mundo e nas maiores provas realizadas principalmente no eixo Rio – São Paulo, empresas especializadas em fotografia fazem inúmeras fotos durante a prova e, utilizando um sistema que reconhece os caracteres nas imagens, separam as fotos em que cada um dos participantes apareceu. O sistema, chamado OCR (Optical Character Recognition), será utilizado pela primeira vez em uma prova de corrida do Rio Grande do Norte.

O maratonista natalense Nivaldo Pereira observou a tecnologia durante uma Maratona disputada no Rio de Janeiro, onde ele pôde comprar as fotos em um site da cidade. De acordo com ele, que será o pioneiro na implantação do OCR no Rio Grande do Norte, a Maia Maratona de Natal é o momento ideal para o lançamento da nova ideia. “Ter fotos das provas é algo que todas as pessoas que correm gostam, mas nem sempre é fácil. Esse sistema só era utilizado por empresas do Rio e São Paulo, onde a quantidade de corridas é maior. Já vi sendo utilizado em Salvador, mas por uma empresa carioca que prestou serviço lá”, disse Nivaldo Pereira, que fará o lançamento do site horadecorrer.com no mês de setembro.

Para a prova da Meia Maratona de Natal, haverá seis fotógrafos em trechos diversos do percurso, posicionados de modo que possam fazer o maior número de imagens possível, além de câmeras nos momentos de largada e chegada. Segundo Nivaldo Pereira a expectativa é que na Meia Maratona de Natal a equipe do site Hora de Correr faça mais de 20 mil fotos dos participantes das provas de 5km, 10km e 21km. “No momento da largada serão feitas fotos a cada segundo, assim como quando os participantes estiveram finalizando o percurso. Com certeza, todos poderão pegar suas lembranças da Meia Maratona”, garante.

A Unika Eventos, empresa que organiza a Meia Maratona de Natal, vê a iniciativa mais um diferencial que a prova do dia 12 de setembro terá com relação à maioria das corridas de rua do país. O diretor comercial empresa, Karlley Pondofe, acredita que todos os participantes ficarão satisfeitos com as novidades apresentadas, inclusive a possibilidade de fotografias profissionais de todos os corredores. “É uma ferramenta muito legal que será lançada na Meia Maratona de Natal, e com certeza é mais entre tantos outros diferenciais da prova, como a distribuição de isotônicos, as tendas de massagem e fisioterapia, praça de alimentação e tudo o que faz da prova a maior e melhor corrida de rua do estado”, comemora Pondofe.

Acesso

Para ter acesso às fotos que quiser comprar após a prova, os corredores terão apenas que entrar no site Hora de Correr (horadecorrer.com) e preencher o campo com o seu nome ou número de inscrição. Feito isso, todas as imagens em que o participante estiver aparecerão na tela do computador com a opção de compra. Lá, o corredor escolhe a imagem que quer comprar, gera-se um boleto bancário e o atleta informa qual o endereço eletrônico que quer receber a foto em alta resolução.

 De acordo com Nivaldo Pereira, ainda está sendo estudada a possibilidade de que seja disponibilizada a alternativa do depósito digital e se haverá a entrega da fotografia impressa. “São detalhes que vamos definir brevemente, mas o mais importante é que todos os participantes poderão guardar a sua recordação”, finaliza Nivaldo Pereira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas