1.841 voluntários se cadastram para limpeza do óleo nas praias do RN

Publicação: 2019-10-23 16:55:00 | Comentários: 0
A+ A-
Aberto desde última segunda-feira, se encerrou na tarde desta quarta-feira, 23, o cadastro de voluntários que se interessaram em auxiliar na limpeza do óleo cru nas praias do litoral potiguar. De acordo com o Governo do Estado, 1.841 pessoas se cadastraram, número superior à expectativa inicial, que era de cerca de 1.000 pessoas.

Voluntários colaboram para retirada do óleo nas praias do Nordeste

O próximo passo é a capacitação dos voluntários que atuarão na limpeza das praias, que será realizada nos dias 24 e 25 deste mês nos 12 municípios atingidos pelo óleo do litoral do Estado. A ação é de realização da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Idema e Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). Após uma triagem, eliminando possíveis interessados que tenham problemas respiratórios crônicos, tenham idade inferior a 16 anos ou qualquer fator complicador serão formados núcleos de 40 pessoas por município que passarão pela capacitação e estarão aptas a participar dos mutirões de limpeza.

O coordenador da Defesa Civil, Marcos de Carvalho, destaca a importante participação da população nas ações.  “Além dos voluntários, fomos procurados pelos Escoteiros, pela Cosern, que quer fazer doação de material, pelo Sindipostos (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN) que vai disponibilizar os postos de combustíveis como pontos de coleta de produtos, como água e protetor solar, para os voluntários. E mais empresas estão aderindo à campanha”, ressaltou.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, os voluntários que participarem do momento injuntivo poderão repassar o conteúdo para outras pessoas que se interessarem em auxiliar nas ações, mas que por alguma razão não conseguiram se cadastrar para as capacitações. No entanto, só poderão participar das ações de limpeza pessoas com equipamento de proteção individual (EPI), evitando, assim, alguma possibilidade de contaminação através dos resíduos colhidos. A Defesa Civil Estadual reitera que, até a tarde desta quarta-feira, 23, as praias do litoral potiguar estão limpas, livres de contaminação. "A capacitação servirá para, em novas aparições do óleo em nossas praias, estarmos preparados", comenta o coordenador da Defesa Civil.



continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários