Rosalie Arruda
1 milhão de cisternas...
Publicado: 00:00:00 - 09/05/2021 Atualizado: 12:26:10 - 08/05/2021

O Programa “Um Milhão de Cisternas (P1MC)” para o semiárido está parado e corre o risco de não ser executado. A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que aplica os recursos do programa, disse à coluna que só em 24 de março de 2021 - mais de um ano da assinatura do Termo de Colaboração - recebeu a primeira parcela para a construção dos reservatórios, sem a parcela de custeio. Segundo a ASA, a defasagem de 25% no custo do material de construção, atrelada à inflação, “torna inexequível o contrato”.

 ... a esperança ...  
A Articulação Semiárido Brasileiro disse também que o problema foi comunicado ao Ministério da Cidadania e que a situação estava sendo encaminhada pelo governo, “já tendo sido aprovada a correção dos valores por parte do Ministério da Justiça”, responsável pelo financiamento. “Deste modo, estamos no aguardo da solução para a questão financeira e o depósito dos recursos de custeio para iniciar o projeto”.

 ... o resultado
“Se o projeto tivesse sido executado assim que contratado, teríamos mais 12,5 mil pessoas com água nas suas propriedades. Cerca de 2,5 mil famílias teriam um maior nível de segurança hídrica, alimentar e nutricional e teríamos também 2.285 escolas rurais com cisternas de 52 mil litros à disposição da comunidade”.

A   emoção...
Devoto de Nossa Senhora de Fátima, o ex-ministro Henrique Alves foi só emoção ao tomar conhecimento, pela esposa Laurita Arruda, de sua absolvição no processo da operação chamada “Quadrilhão do MDB”.  O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, considerou que a notícia apresentada “não passa de uma tentativa de “criminalizar a política”.

...e a reação
“Corremos e nos abraçamos porque aconteceu minutos antes de fazermos a Novena de Nossa Senhora de Fátima. E era o dia que agradecíamos sua volta depois da prisão - 4 de maio de 18. Somos devotos a Ela desde desse dia”, lembrou Laurita também emocionada.

Em busca de respostas!!
O Ministério da Saúde deve uma explicação à população brasileira que está com a segunda dose da vacina CoronaVac atrasada. Qual a possibilidade do surgimento do imunizante? Vai se perder o que já foi usado? Pode-se tomar uma outra vacina?

Algo precisa ser feito.
A governadora Fátima Bezerra pediu ao ministério que troque as vacinas da Pfizer, que estão por vir, por CoronaVac. Mas, será que elas existem?  Por que até uma vacina tem que envolver desgaste emocional à população?

Sucesso nos negócios
O potiguar André Macedo se tornou sócio da MRD Consulting e passa a comandar, a partir de Natal, a filial que vai atender toda a região Nordeste. A MRD Consulting é uma empresa especializada em gestão executiva e assessoria a grandes e médias companhias, criada em 2012 e com escritório em São Paulo e em Lisboa (Portugal).

Futura mamãe  
A jornalista Marilia Rocha, secretária de Comunicação da Assembleia Legislativa, não esconde de ninguém seu contentamento com a notícia de que será mãe, brevemente. O papai orgulhoso, Léo Souza, comunicou a novidade a seus seguidores através de sua conta no Instagram.

Limite de horário
A Associação de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte comunica aos menos desavisados que os estabelecimentos fecham mais cedo neste domingo de Dia das Mães (9), às 15h. Tudo em nome da boa saúde da população.

Enfermeiras
Enfermeiros e Enfermeiras de Natal vão às ruas no próximo dia 12 de maio, data em que é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, em uma grande mobilização, a partir das 15h, em frente à faculdade Estácio da Av. Roberto Freire, em Natal. A atividade é em defesa da PL 2564 que institui um piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras do serviço público e privado de saúde do Brasil.

Do Saiba Mais
A médica potiguar Roberta Lacerda está acusando o Instagram de censurá-la porque teve um vídeo removido. A infectologista é defensora apaixonada do chamado “kit covid”. A plataforma exclui informações falsas quando denunciadas.

CPI da Covid
A propósito, a senadora Zenaide Maia, perguntou ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga quando o governo Bolsonaro fará campanha publicitária contra o uso  aleatório da  cloroquina e ivermectina pela população.  Zenaide também cobrou uma campanha em defesa das medidas preventivas, como o distanciamento social e o uso de máscaras, dois pontos constantemente desrespeitados pelo próprio presidente da República.

Chuva no interior
O açude do município de Marcelino Vieira atingiu os 100% de sua capacidade e começou a sangrar na sexta-feira (07). O reservatório, que possui capacidade para 11.200.125 m³, não sangrava desde julho de 2009.

Destino fixo
O ex-presidente Lula volta a morar em Brasília. Fez o comunicado em rede social. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte