quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

14-Bis não decola em Natal e decepciona os visitantes

- Publicidade -

EXIBIÇÃO - A solenidade em homenagem a Santos Dumont ficou incompletaNo dia em que Santos Dumont completaria 133 anos, a Base Área de Natal comemorou o aniversário com uma solenidade militar na tarde de ontem. A cerimônia levou diversas pessoas para assistir ao vôo da réplica do 14-Bis – modelo que o aviador pilotou há um século atrás, em Paris – entre elas, diversas crianças de escolas de Parnamirim e outros tantos que receberam convite na exposição “Cem Anos do Primeiro Avião”, que ocorreu no Natal Shopping entre 13 e 18 deste mês. Entretanto, a decepção tomou conta de todos, pois devido às condições climáticas, a aeronave não pôde decolar.

Cerca de mil convites foram distribuídos e a solenidade contou com a presença de civis, militares e autoridades. A réplica do 14-Bis, o principal atrativo, foi projetada pelo Instituto de Desenvolvimento da Aeronáutica de Caldas Novas e executado pela Calassa Aviation, empresa presidida por Alan Calassa, que vem fazendo o vôo em diversas cidades do Brasil. A réplica já passou por oito cidades antes de chegar em Natal e ainda segue para Palmas em agosto e mais cinco até o fim do ano. Entretanto, apenas quatro tiveram o privilégio de assistir ao vôo até agora, sendo Fortaleza a última.

O modelo levou quatro anos de pesquisa para ser construído, baseado na máquina original de Santo Dumont, com materiais como madeira, cera, fios de aço e um motor com 50 HP. A decolagem é feita com 18 Km/h, desse modo, a velocidade máxima do vento que pode ser feito o vôo é de oito nós ou cerca de 14 Km/h. Ontem, entretanto, chegava a 25 Km/h. Após a decolagem, a nave alcança entre 25 Km/h e 30 Km/h e voa por 30 a 50 segundos em até oito metros de altura. “O modelo original voou por 21 segundos, em 220 metros, no dia 12 de novembro de 1906”, diz o piloto e projetista Alan Calassa.

O evento, entretanto, marcou o fim da passagem da nave pelo Nordeste em Natal e no aniversário do piloto Santos Dumont. De acordo com o assessor da Comissão Interministerial da Comemoração do Centenário do 14-Bis, Tenente Coronel Xavier, diversas atividades marcam a celebração desde março do ano passado e prossegue até novembro  deste ano com o intuito de resgatar a memória do piloto e a importância do seu feito.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas