quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

159 mil procuram por vagas no Enem

- Publicidade -

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (5), a partir das 12h (horário local). O primeiro dia é composto pelas disciplinas de ciências humanas, de português e redação. A prova terá duração de 5h30. Cerca de 159 mil pessoas participam do exame no Rio Grande do Norte, aplicado em 40 municípios. Os portões estarão abertos a partir das 11h por causa do horário de verão. A recomendação de especialistas e professores é que os alunos cheguem cedo para se ambientar no espaço antes da prova e evitar estresses com possíveis atrasos.

Neste domingo tem provas de Ciências Humanas, Português e a Redação. No próximo fim de semana (12/11), as provas serão de Ciências da Natureza e Matemática, com um prazo menor: 4h30

Neste domingo tem provas de Ciências Humanas, Português e a Redação.
No próximo fim de semana (12/11), as provas serão de Ciências da
Natureza e Matemática, com um prazo menor: 4h30

Este ano, o Ministério da Educação (MEC) implantou o cadastro biométrico para impedir que pessoas realizem provas por outras. Antes do início do exame, as digitais dos participantes serão coletadas.

A Prefeitura de Natal afirmou que haverá reforço na quantidade de ônibus a partir das 10h. A frequência das principais linhas será de 20 minutos, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SSTU). As que passam por Petrópolis e pelo Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão garantidas para fazer o itinerário normal. O circular da UFRN, que não funciona durante os domingos, estará com três veículos o dia inteiro para atender os participantes do Enem. A STTU também estará com 10 motocicletas e quatro viaturas para garantir a fluidez do trânsito.

Este ano, o exame deixou de ser aplicado durante um fim de semana (sábado e domingo) para ser em duas semanas. No próximo domingo, dia 12, a segunda atapa acontece com as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com duração de 4h30. Para especialistas, essas medidas favoreceram os alunos por diminuir o cansaço mental.

Abaixo, veja dicas da psicóloga Hétera Fernanda e da professora Roberta Matos, do CEI Romualdo, da Plataforma Educação SAS e Descomplica para os participantes e o que pode e o que não pode levar para a prova.

Descanso e tranquilidade
A prova do Enem é de longa duração e exige esforço mental dos candidatos. Por isso: evite estresses e descanse. Verifique com antecedência o local da prova, o material necessário e tenha confiança na preparação feita para diminuir a ansiedade. É importante sair de casa mais cedo que o habitual porque o trânsito pode estar congestionado.

Ao longo da semana, para o segundo dia de prova, alimente-se e durma bem. É recomendável fazer atividades prazerosas para diminuir a ansiedade. Revisar o conteúdo é positivo para os participantes que se sentem mais confiantes com isso, mas, caso a ansiedade esteja em alta, é preferível deixar de lado.

Alimentação
Antes da prova, escolha os carboidratos, frutas e beba bastante líquido (água, água-de-coco e suco de frutas). Evite  alimentação diferente da  dieta. Almoçar ou não antes da prova depende do participante – de toda forma, evite a comida carregada.
No dia, escolha produtos fáceis e evite os que fazem barulho ou sujeira para não prejudicar a si mesmo e outros candidatos. O chocolate é o preferido porque ajuda a combater a ansiedade. Leve uma garrafinha d’água para se hidratar. A ida ao banheiro durante a prova é permitido desde que acompanhado com fiscal.

Controle da ansiedade durante a prova
É preciso não se desesperar se as primeiras questões da prova não forem fáceis. O recomendado é que a prova seja lida superficialmente pelo candidato antes de ser respondida. Nos momentos de mais cansaço e tensão, o alongamento, pausa para a água ou ida ao banheiro podem relaxar.

Neste primeiro dia de provas, o aluno tem 90 questões e a redação para fazer em 5h30. Olhar o tema da redação e pensar a estrutura do texto é importante fazer no início ou no meio. Deixar para o fim é visto como “tiro no pé” por profissionais: neste momento, o cansaço mental é maior e inibe a criação.

Não tente adivinhar o tema da redação
Não vá para a prova tentando adivinhar o tema da redação. Ou, pelo menos, tente evitar. Escolher um tema e se deparar com outro pode causar frustração e piorar o desempenho. Nesta hora, é essencial levar em conta toda a preparação feita durante o ano, estar bem informado e seguro em relação a estrutura do texto.

Nos últimos anos, o eixo das minorias sociais fora a mais abordada. O Exame pode seguir a linha ou alterar: meio ambiente e saúde têm potencial para serem eixos alternativos.

Planeje a estrutura da redação e respeite os direitos humanos
Leia a redação no primeiro momento da prova e pense a estrutura textual: a tese, desenvolvimento e intervenção. Só depois, faça o rascunho. É recomendável dar um tempo antes de finalizar o texto. A recomendação é que todo processo dure cerca de 1h15 e seja feito no início e no meio da prova para não comprometer as questões objetivas.

O ponto de maior atenção é a intervenção, na conclusão do texto. Detalhe a proposta. Este é um ponto visto como essencial para uma boa nota. Mesmo que não seja mais obrigatório, é recomendável que o participante respeite os direitos humanos na conclusão.

Referências socioculturais e informativas no desenvolvimento da redação
As referências socioculturais e informativas dos candidatos devem ser utilizadas na redação desde que não fujam do tema. O conteúdo enriquece o texto e pesa na hora da avaliação.

É preciso ficar atento para não copiar trechos ou referências dos conteúdos do caderno de questões. Isso é proibido e passível de zerar a redação. Os especialistas, no entanto, avaliam que esses textos podem ser utilizados para despertar a reflexão dos candidatos.

Possíveis temas da redação
A professora Roberta Matos, do CEI Romualdo, prefere não arriscar o tema, mas trabalhar com os eixos temáticos de sociedade, meio ambiente e saúde. Ela ressalta que o INEP abordou este primeiro nos últimos anos e corre o risco de permanecer assim.

Veja possíveis temas dentro dos eixos temáticos:
Social: discurso de ódio,  polarização política, segurança pública, questões de gênero, democracia, saída da crise política, nacionalismo;

Meio ambiente: acordo de Paris, resíduos sólidos, reservas ambientais, aquecimento global;

Saúde: aumento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) no Brasil, obesidade, qualidade de vida;

Temas dos últimos exames
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Fonte: CEI Romualdo, Plataforma Educação SAS e Descomplica

Fiscalização de alimentos
Os lanches são permitidos, mas os industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Provas personalizadas
Neste ano, pela primeira vez será usada prova personalizada. Os cadernos de questões e o caderno de respostas estarão identificados com nome e número de inscrição do participante. O candidato deve verificar se ambos têm a mesma quantidade de itens, se o nome está correto e se não há defeito gráfico.

Segurança contra fraudes
67 mil detectores de metal serão utilizados durante o Enem, um para cada 100 participantes. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número é para garantir a vistoria dos candidatos na entrada e na saída dos banheiros de todas as escolas onde a prova será aplicada. Detectores de ponto eletrônico também serão utilizados.

Segurança no Rio Grande do Norte
900 policiais irão garantir a segurança do Enem em todo RN. Cada local de provas terá a presença de dois policiais, e oficiais da PMRN ficarão responsáveis pela fiscalização das ações. Os militares também farão a escolta das provas – tanto antes quando depois da realização.

A STTU irá monitorar os pontos críticos do trânsito por meio das câmeras espalhadas na cidade, além das viaturas que estarão nas ruas.

Horários no Rio Grande do Norte
10h: STTU aumenta frota dos ônibus
11h: portões dos locais de prova abrem
12h: portões serão fechados
12h30: prova do Enem tem início com duração de 5h30

Obs.: Só é permitido sair 2h depois da prova

Atenção

O que levar
O Enem exige que o candidato leve:
Caneta preta feita em material transparente
Documento de identificação, original e com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de resevista ou passaporte)
Obs.: Se o candidato perdeu o documento ou teve roubado, deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há no máximo 90 dias do primeiro domingo de aplicação
Cartão de confirmação da inscrição

O que não levar
É proibido, sob pena de eliminação, os seguintes itens:
Celular
Chaves
Livros
Manuais
Borracha
Anotações
Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens
Impressos
Lapiseira
Óculos escuros
Caneta de material não transparente
Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drive, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas