sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

210 pediram aposentadoria em 2018

- Publicidade -

Luiz Henrique Gomes
Repórter

O estado de calamidade na saúde pública do Rio Grande do Norte está em vigor há um ano e, no dia 7 de agosto, foi renovado por mais seis meses. Um dos argumentos do Governo para decretá-lo é a “escassez de recursos econômicos”, que dificulta o pagamento  da folha dos servidores. Ao contrário da Educação, onde os funcionários são pagos com recursos transferidos da União, a Saúde não tem recursos próprios. Com constantes meses em atraso, e com um quadro de servidores cada vez mais perto da aposentadoria, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesap) ainda viu 1.172 servidores se aposentarem até novembro 2017.

Juracir Pereira Mariano diz que “passa necesidades” por conta dos atrasos da aposentadoria

Juracir Pereira Mariano diz que “passa necessidades” por conta dos atrasos da aposentadoria

#SAIBAMAIS#O número de aposentados este ano é desconhecido. A Tribuna do Norte solicitou, há uma semana, no dia 22 de agosto, à assessoria da Sesap a quantidade, mas não recebeu respostas. Em contato com a reportagem, a pasta informou que estava “aguardando” a aprovação, mas até o fechamento desta reportagem ainda não havia dado resposta. O protocolo do Estado mostra que 205 aposentadorias por tempo de contribuição de servidores ligados à Sesap foram pedidas no ano. Outras cinco foram por proporcional. Não há confirmação se todas foram deferidas.

Diante do quadro de calamidade, servidores da saúde chegaram a entrar em greve no fim de 2017. O movimento durou 100 dias e só foi interrompido em fevereiro deste ano. Focado no calendário de pagamento do salário dos ativos, pouco se falou sobre a situação dos aposentados na época. Segundo diversos aposentados ouvidos pela reportagem, naquele momento a situação foi ainda mais delicada porque não viam uma maneira de fazer movimento semelhante. “Aposentado não pode entrar em greve, então como é que íamos  lutar”, declarou um dos médicos ouvido pela reportagem. Nos últimos meses, o Governo tem conseguido pagar os servidores da saúde. Para renovar o quadro, um concurso também foi aberto este ano com 404 vagas. O número de inscritos chegou a 23 mil. A nomeação dos aprovados foi no dia 10 de julho deste ano, publicado no Diário Oficial.

Aposentados

O Estado do RN tem 42 mil funcionários aposentados vinculados ao Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) e, aproximadamente, 57 mil ativos – incluindo todos os Poderes. A proporção é de 1,37 servidor ativo para um aposentado. O ideal, segundo especialistas, é uma proporção de cinco para um. Com a defasagem, o Estado tem dificuldades para garantir o pagamento dos aposentados. No RN, os servidores recebem salário em atraso há vários meses.

Série
“Por trás dos números– Aposentadorias”

A Tribuna do Norte traz a terceira reportagem da série “Por trás dos números”. Na edição impressa desta quarta-feira, 29, contamos a história de profissionais da rede de saúde, que estão aposentados, aptos a se aposentar ou que pensam em obter o benefício, mas se frustram por alguma razão.

1.172 funcionários da Secretaria de Estado de Saúde (Sesap) se aposentaram em 2017;

210 solicitações de aposentadoria por tempo de contribuição e idade foram pedidos este ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas