segunda-feira, 13 de maio, 2024
25.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

22 de junho: Dia Mundial do Fusca

- Publicidade -

No pódio como um dos carros mais comercializados de todos os tempos, o FUSCA ganhou até dia para ser celebrado mundialmente: 22 de junho.

O Fusca, no Brasil: foi o primeiro carro de muita gente famosa. tornou-se um ícone, um objeto de estimação, um carro de coleção.

O Fusca, no Brasil: foi o primeiro carro de muita gente famosa.
tornou-se um ícone, um objeto de estimação, um carro de coleção.

Lançado na Alemanha, em 1935, por Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler, o Volkswagen contava com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas (sem marchas sincronizadas). Ao longo de seus 80 anos, o “besouro” evoluiu muito e, além disso, colecionou inúmeras curiosidades. Lembranças que o tornaram um dos carros mais queridos de todos os tempos. Veja, abaixo, algumas delas.

1. Sair do papel não foi fácil
O primeiro protótipo do Fusca foi apresentado em 1932, porém, seu projeto só foi realmente aprovado após 40 tentativas trazidas por Porsche. Ao final de tanto trabalho, foi desenvolvido um V1, apelidado de “Kraft durchFreude” (“Força Através da Alegria”). Posteriormente surgiram outros protótipos, tais como os V2, VW3, VW30 e VW38. Por ter sido idealizado para ser acessível a todos os alemães, o automóvel (e depois a própria fabricante)  passou a se chamar Volkswagen, ou “carro do povo”. Vale salientar uma curiosidade: o nome formal do modelo é Volkswagen Sedan.

O último Fusca do mundo, foi produzido no México. Valioso.

O último Fusca do mundo, foi produzido no México. “Valioso.’

2. Carro familiar
A ideia de que o Fusquinha deveria ser realmente acessível era levada a sério. Por exigência do ditador nazista, o projeto, obrigatoriamente, deveria trazer algumas características: ser capaz de carregar dois adultos e três crianças, além de ser capaz de manter a velocidade média de 100 km/h sem ultrapassar o consumo de 13 km/litro de combustível. Finalmente, seu preço deveria ser menor do que 1.000 marcos imperiais (ou o valor de uma boa motocicleta na época).

3. Pagamento antecipado
A “GesellschaftZurVorbereitungdesDeutschen Volkswagen” (“Sociedade para a Produção do Automóvel Popular Alemão”) e o grupo “Kraft durchFreude” (“Força pela Alegria”) ficaram responsáveis pela fabricação e vendas do Fusca. A princípio, o automóvel seria vendido por um sistema em que o interessado deveria pagar cinco marcos por semana e tomar posse do carro apenas depois de completar os pagamentos. Mesmo não sabendo quando teriam seus VW, 175.000 alemães aderiram ao plano.

4. Início das exportações
No dia 26 de maio de 1938 foi inaugurada oficialmente a primeira fábrica do VW Sedan, na Alemanha. Porém, em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, sua produção acabou sendo substituída pela de utilitários e anfíbios derivados do projeto do Fusca, o que paralisou a produção durante o conflito. Após esse período, a Alemanha dividida retomou a produção na antiga fábrica, sob o comando dos britânicos, em agosto de 1945. Para dar segmento aos trabalhos, os ingleses decidiram chamar Heinz Nordhoff, executivo da Opel,para assumir a fábrica, em 1948. Logo Nordhoff percebeu que a única forma de expandir a linha de produção era investir na exportação do Fusca, particularmente para os Estados Unidos. A partir daí oFUSCA fezsucesso no mundo.

5. Chegada ao Brasil
Os 30 primeiros Fuscas chegaram ao Brasil em 1950, importados pela família Matarazzo. As décadas de 1960, 1970 e início dos 1980, foram totalmente dominadas pelas vendas do modelo. Naquele período, havia 2.878.890 unidades do Fusca pelas ruas brasileiras. Em uma pesquisa realizada em 1963, ele foi eleito o carro preferido de 82,8% dos brasileiros. Em 1972, um em cada dois brasileiros saía das concessionárias ao volante de um Fusca. Já em 1986, 30 % da frota nacional ainda era composta por fuscas.

6. Querido mundialmente
Com um número recorde de 21.529.464 unidades produzidas, o Fusca é o carro mais vendido no mundo, mantendo basicamente o mesmo projeto desde o seu início com Ferdinand Porsche.

O Toyota Corolla e Volkswagen Golf passaram por várias gerações para acumular números milionários de vendas. O Fusca só perde seu posto de veículo produzido por mais tempo para a Volkswagen Kombi. Vale lembrar, que o último dos 22 milhões de exemplares do VW foi fabricado no México em 2003.

7. Produção nacional
No Brasil, a primeira unidade do Fusca montada foi lançada no dia 3 de janeiro de 1959, com o nome oficial “Sedan”. De acordo com informações da Volkswagen, naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do modelo.

8. Fusca rodado
O Fusca que mais rodou marcou o equivalente a 3.100.000 quilômetros. Foram percorridos por Albert Klein, da Califórnia (Estados Unidos), entre os anos de 1963 e 1995.

9. Aclamado no Brasil
O “Encontro Nacional do Fusca” de 1995, está registrado no Livro dos Recordes com a marca de 2.728 unidades, no Autódromo de Interlagos (sendo a maioria deles, Fuscas). Ainda, de acordo com a FBVA, atualmente existem205 clubes de “fusqueiros” registrados no Brasil, sendo 94 na região Sudeste, 76 na Sul, 22 no Nordeste, 12 na Centro-Oeste e 1 no Norte.

10. Muitos nomes
Como afirmamos, o Fusca ganhou diferentes nomes mundialmente, mas, na maior parte dos países, o seu apelido remete ao formato arredondado do inseto com o qual ele se parece. Confira, abaixo, como o modelo é chamado em alguns países.

África do Sul:  Kewer ou Volla;

Alemanha: Käfer;

Argentina: Escarabajo;

Canadá: Beetle, Weevil, Bug, Coccinelle ou Choupette;

Chile:Escarabajo, Moncho ou Poncho;

China:Jiaké Chong;

Croácia: Buba;

Cuba: Huevito ou Be-doblebe;

Egito: Khon-fesa;

Espanha: Escarabajo ou Escarabat;

Estados Unidos: Beetle;

França: Coccinelle;

Grécia: Skaraveos ou Scathari;

Guatemala: Cuca;

Inglaterra: Beetle;

Irã: Folex;

Islândia: Kodok ou Bjalla;

Itália: Maggiolino ou Maggiolone;

Japão: Kabuto-mushi;

México: Pulguita, Vocho ou Vochito;

Noruega: Bobla;

Portugal: Carocha;

Romênia: Broasca;

Rússia: Zhuk;

Uruguai: Escarabajo;

Vietnã: Cônbo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas