30 anos da Constituição

Publicação: 2019-06-15 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

A Constituição do Estado do RN fará 30 anos no próximo dia 3 de outubro. Durante sua elaboração e proclamação, o presidente do legislativo era o deputado Arnóbio Abreu, médico da região do Vale do Açu.

Para comemorar a data, a Mesa Diretora da Assembleia está propondo a criação da  "Comenda Deputado Arnóbio Abreu" para homenagear o ex-presidente e, também, ser concedida aos cidadãos que, de maneira significativa, contribuíram para a manutenção e para o fortalecimento da Ordem Constitucional e Democrática do Estado.

Sem efeito
A governadora Fátima Bezerra suspendeu a convocação de novos professores que estavam no cadastro de reserva do Processo Seletivo Simplificado para a Educação.

Os professores temporários foram chamados no decreto publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 13 de junho de 2019, para suprirem as vagas daqueles que não se apresentaram.

Esta semana, o governo enviou projeto à Assembleia Legislativa pedindo autorização para prorrogar o contrato dos atuais mestres temporários.

Cobrança no ar
O senador Jean Paul Prates aproveitou o momento que presidia sessão no Senado, nessa quinta -feira (13), para cobrar uma solução para os altos preços das passagens aéreas com partida de Natal. O senador revelou que um bilhete de Natal para Brasília foi cotado em mais de R$ 2 mil, só um trecho.

Quem aguenta essa exploração????

Contas de governo
As contas do governo Robinson Faria, ano 2017, serão julgadas pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado, no próximo dia 26 de junho. O relator é o conselheiro Tarcísio Costa.

As contas do ex-gestor de 2016 foram rejeitadas pelo TCE, mas referendadas pelo legislativo.
Sem burocracia.

Não é mais necessário agendamento prévio de uma semana para visitar Lula na prisão. A decisão é do TRF da 4ª região que, por unanimidade, entendeu que é possível fazer o cadastramento para visita no momento de ingresso na unidade. A nota é do site Migalhas.

Santa Casa
O deputado federal Benes Leocádio convidou o chefe de Departamento de Assuntos Legislativos do BNDES, Victor Alexander Contarato, para vir ao RN lançar  o programa  "BNDES Saúde Filantrópica", para  apoio às Santas Casas, em Natal. Como também, um seminário sobre a disponibilização de recursos do banco de linha de crédito para investimentos.

Inconfidência ...
Mais um militar a receber uma canetada do presidente Jair Bolsonaro. O general Juarez Aparecido de Paulo  Cunha, presidente dos Correios,  cometeu o pecado de participar, no Congresso Nacional, de ato em defesa da instituição. A demissão foi anunciada no café da manhã do presidente com jornalistas. Antes de terminar sua apresentação, Cunha falou sobre a importância social da estatal.

...Aplaudida
“Essa é uma empresa estratégica, autossustentável, insubstituível, é uma empresa cidadã, trabalha ao lado do cidadão, orgulho do Brasil, presente na vida do Brasil.” Foi aplaudido pela plateia formada em parte por funcionários da empresa que, ao final do discurso, repetiam em alto e bom som: “não à privatização”."

O presidente não gostou da fala do agora ex-auxiliar.

Doadores
O Brasil está dentro da média no quesito doadores de sangue. Ontem, comemorou-se o Dia Mundial do Doador de Sangue com a informação de que 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue, no país. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde. Do total de doadores de sangue em 2017, 62% são do sexo masculino e 38% são do sexo feminino.

Justiça Presente 
Os juízes Diego Dantas e Henrique Baltazar representaram o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) no evento Altos Estudos em Audiência de Custódia, que ocorreu nesta sexta (14),  no Supremo Tribunal Federal (STF),  com a participação de magistrados, acadêmicos e profissionais que atuam no campo penal. O encontro foi uma realização do programa Justiça Presente, iniciativa do CNJ em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e agências das Nações Unidas para enfrentar a crise penal no país.

Pesar
A conselheira do TCE/RN,  Adélia Sales, teve que sair às pressas do  seminário “Perspectivas e desafios das carreiras públicas no terceiro milênio: como conciliar medidas para enfrentar a crise financeira e fiscal x proteção aos direitos fundamentais”, promovido pelo órgão de contas nesta sexta-feira (14). A conselheira foi comunicada na ocasião da  morte do irmão, o artista plástico Arruda Sales. 
Arrudinha, como era mais conhecido, morreu de um enfarto fulminante em sua casa.  A notícia não só deixou em choque a família, como a sociedade potiguar que conviveu durante mais de 40 anos com a alegria e a irreverência de Danuza D”Sales, personagem mais popular do artista.  O sepultamento de Arruda Sales será neste sábado na cidade de São José do Mipibu, onde ele nasceu.

Pela cidade
SERRA VERDE |O ex-governador Robinson Faria subiu a Serra de Martins. Foi presenciar os festejos juninos olhando do alto. “Tudo verdinho! Ôh chuva abençoada!”, relatou Robinson via Instagram.

OLHO NO GATO| A adulteração no medidor de energia caracteriza crime de estelionato. A decisão é da 5ª turma do Superior Tribunal de Justiça.

PARA OS FÃS|  Vem aí THE ROSSI BANDA, a banda oficial de Reginaldo Rossi trazendo os maiores sucessos do Rei do Brega, no Kozmopolit. Dia 19 de Junho, véspera de feriado.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários