31,5 mil doses da vacina AstraZeneca chegam ao Rio Grande do Norte neste domingo

Publicação: 2021-01-23 20:04:00
As doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 chegam ao Rio Grande do Norte neste domingo (24), às 16h. A informação é do governo estadual. Este primeiro lote tem 31,5 mil doses e será destinado para os profissionais de saúde da linha de frente.

Créditos: STEVE PARSONS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Segundo o governo, as doses serão recebidas às 16h no Aeroporto Internacional Aluízio Alves e armazenada na Unicat, em Natal. A distribuição para os municípios deve acontecer em seguida. O governo também afirmou que todas as doses devem ser aplicadas neste momento porque, apesar da vacinação da AstraZeneca também exigir duas doses, a janela para a segunda dose é de até 12 semanas.

A vacina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, entra na campanha de imunização contra a Covid-19 em paralelo à Coronavac. Juntas, as remessas das duas fabricantes devem vacinar, neste primeiro momento, cerca de 65% dos profissionais de saúde, incluídos na primeira fase da campanha.

As doses da AstraZeneca foram recebidas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (22). Dois milhões de doses foram recebidas para serem distribuídas para todo Brasil. A distribuição começou na tarde deste sábado (23).

Além das doses que chegam nestes domingo, o Rio Grande do Norte deve receber mais uma remessa da Coronavac, depois da Anvisa aprovar mais 4,8 milhões de doses nesta sexta-feira. Entretanto, o governo informou que o Instituto Butantan, fabricante da vacina, ainda não sinalizou quando o envio deve acontecer. 

Na primeira remessa, a vacina foi aplicada em 39,2 mil pessoas. A prioridade foram os trabalhadores de saúde a linha de frente e os idosos residentes em abrigos. Neste caso, o Estado recebeu 80 mil doses, mas não aplicou todas porque a segunda dose deve ser aplicada em uma janela de 2 a 4 semanas – ao contrário do lote da vacina AstraZeneca, que deve ser totalmente aplicada em 31,5 mil pessoas. A campanha de imunização começou na terça-feira (19).











Leia também: