quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

340 servidores foram capacitados

- Publicidade -

O professor Sérgio Viana Fialho, coordenador do PoP/RN, destaca a junção da implantação da rede com sua consequente manutenção como um aspecto singular do projeto.  “Montou-se um projeto com um diferencial: não é só implantar uma rede, mas a responsabilidade de operar e manter a rede operando, com um sistema de atendimento às escolas, razão pela qual 340 servidores nas escolas públicas passaram por treinamento para terem o mínimo de familiaridade com os equipamentos”, destacou.

Gerência da estrutura fica no campus central da UFRN
Gerência da estrutura do Rede Giga Metrópole fica no campus central da UFRN

#SAIBAMAIS#O PoP é o ponto de presença da Rede Nacional de Pesquisa no Estado e fica localizado no campus central da UFRN. Ele provê acesso a internet para as instituições interligadas que mantém atividades de pesquisa, como por exemplo o IFRN e, também, para as escolas através de convênio destas com a UFRN. Além disso, por intermédio da Rede Giga Metrópole, fornece a ligação física através dos cabos de fibra ótica. O professor Fialho acrescenta que, apesar de não operacionalizar comercialmente, todas as instituições contribuem para a manutenção da rede. “De forma proporcional: quanto mais usa, mais coopera”. Segundo ele, a operacionalização do projeto já foi copiado em outros estados, como quando da implantação da RedeRio, no estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa beneficia de imediato alunos de escolas como a Edgar Barbosa, pertencente à rede estadual. Apesar de estar localizada em uma região considerada central de Natal, no bairro de Lagoa Nova, os estudantes sofriam com as constantes quedas do sinal da internet. O diretor da escola, Fernando Cabral, conta que a instabilidade era diária. Para ele, com a utilização da nova rede, o planejamento pedagógico é beneficiado, com a educação estadual podendo fazer uso de novas ferramentas.

Além de interligar as escolas públicas, a Rede Giga Metrópole continua provendo conectividade a várias instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, localizadas na Grande Natal, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, o CT-GÁS, a Petrobrás, o Instituto de Pesos e Medidas e a Secretaria Estadual de Segurança, dentre outros.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas