quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

5 passos para formar um time vencedor

- Publicidade -

Semio Timeni Segundo
Business coach
 
Você concorda que por trás de um grande empreendedor tem sempre uma grande equipe? Basta olhar para qualquer empresário de sucesso e você verá que ele se cerca de pessoas que o ajudaram a chegar aonde ele está. Por isso a formação de times vencedores é apontada como um dos maiores desafios que um empreendedor pode encarar.
E como formar uma equipe campeã? Aqui vai um guia para você se inspirar e construir o verdadeiro diferencial de sucesso nos negócios – um time vencedor!
 
1) Ter ou não ter sócio, eis a questão! Apesar do peso dado a esta pergunta, a resposta tem que vir da reflexão em cima de dois fatores. O primeiro é entender como o sócio vai contribuir naquilo que você precisa, como por exemplo com recursos financeiros ou competências complementares às suas. O segundo fator é entender se você precisa de um sócio para conseguir o primeiro fator: será que não consegue o capital necessário emprestado? Ou contratar um funcionário ao invés de ter um sócio?
 
2) Sendo um sócio a solução, como evitar que ele se torne um problema? Definindo os papéis de cada um na sociedade é um bom caminho. Descreva o que cada sócio fará, buscando ser o mais detalhista possível. Converse entre vocês, depois converse com pessoas mais experientes, anote tudo e por fim converse com um advogado para colocar todos os pontos no papel. Questões como a remuneração de cada um, participação nos lucros e pró-labore são pontos essenciais na construção de uma relação societária saudável.
 
3) E como atrair as pessoas certas?  Seja como sócio ou como empregado, sua empresa tem que inspirar as pessoas com brilho no olhar na formação de um time vencedor. Para isto não basta uma boa remuneração, você tem que compartilhar sua ideia de forma inspiradora. Na busca das pessoas, use seu network ou a internet. Já nas entrevistas, você pode focar nas experiências anteriores para preencher questões técnicas, e nas questões comportamentais para avaliar o espírito empreendedor do candidato, as aspirações que o movem, sua capacidade de lidar com o novo, etc. Dependendo da vaga, a ênfase poderá ser maior ou menor no lado técnico ou comportamental.
 
4) Agora sua missão é reter os melhores. E de cara já digo que salário é fator menor nesta retenção. Pesquisas mostram que as melhores empresas retém seus colaboradores ofertando autonomia, conhecimento e propósito. E isto se materializa no dia-a-dia com o bom relacionamento no ambiente de trabalho, o reconhecimento pelo trabalho realizado, ter autonomia de ação, ser sempre desafiado, ser ouvido (pertencimento), possibilidade de crescimento pessoal (conhecimento) e profissional (promoções), entre outros. Foque nestes pontos, pague um salário justo, e você terá os melhores ao seu lado. 
 
5) E qual é a peça-chave para o sucesso na construção de um time vencedor? Você! Como líder – sim, liderança e empreendedorismo tem tudo a ver! – você precisa se conhecer e se desenvolver! A boa notícia é que a liderança não é um dom que vem no DNA: trata-se de uma competência comportamental que pode ser aprendida. Depende apenas de você! E cada vez que sua empresa cresce, mais líderes são necessários para sustentar este crescimento, o que torna uma das suas maiores missões a formação de novos líderes na sua empresa.
Sua empresa é feita de pessoas. Lidera-as bem e você estará pavimentando o caminho para o sucesso. Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas