Bossa Ballad, Livre Iniciattiva, Gloria Morena e outros 4 lançamentos da nova safra musical natalense

Publicação: 2020-01-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ramon Ribeiro
Repórter

Começo de ano movimentado este de 2020 na música potiguar. Vários artistas estão divulgando músicas inéditas, dando mostras de que vem disco novo por aí – e vem, já que alguns estão com data de lançamento marcado ou acabaram de ser lançados. Dos sete artistas e bandas listados pela TRIBUNA DO NORTE, todos são estreando projetos musicais novos. O curioso é que embora o período seja propício para sonoridades no clima do verão ou do carnaval, a safra que está vindo é bem mais abrangente.

Créditos: PedrasLila prepara primeiro álbum, mas já soltou diversos singlesLila prepara primeiro álbum, mas já soltou diversos singles
Lila prepara primeiro álbum, mas já soltou diversos singles

O pop romântico com beats eletrônicos é algo que pode ser ouvido em artistas como Filipe Toca, Lila e Alexandre. Guitarras potentes – aliado a beats e sintetizadores –, é a linha de trabalho de Maria Fxntes. O samba rock com pegada mangue é o solo por onde caminha a banda Livre Iniciattiva. Já o jazz e bossa nova é a essência do disco “Bossa*Ballad”, primeiro registro de um grupo de amigos músicos tarimbados da cidade. E de carnaval mesmo, só a novata Glória Morena, que se lança na música agora, aos 57 anos, com um single que mistura marchinha com batida de funk, dando ritmo a uma letra pra lá de picante.

BOSSA*BALLAD
Flávio Freitas, os irmãos Roberto e Eduardo Taufic,  Jau Ferreira, Paulo Oliveira, Darlan Marley e Paul Jonnes são amigos que desde 2006, pelo menos uma vez por ano, se reúnem em Natal para tocar jazz e bossa nova. Tocam por prazer, de amigos, para amigos. Mas depois de tantos encontros, eles resolveram fazer um registro dessa amizade musical. O resultado é o disco “Bossa*Ballad”, já disponível no Youtube e com show de lançamento marcado para o sábado (18), a partir das 20h, no Iate Clube, com entrada gratuita (para sócios e não sócios).

“Não é um disco de autorais. O repertório é de clássicos, tanto do jazz americano dos anos 40 e 50, quanto da Bossa Nova”, explica Flávio Freitas, que na banda mostra seu talento no trompete – antes de se dedicar as Artes Visuais, ele foi aluno da Escola de Música da UFRN e chegou a ser instrumentista da sinfônica do RN. Ele informa que no vocal está seu tio carioca Paul Jonnes. “Nossos encontros sempre foram num clima de confraternização de amigos para amigos. Depois de tantos anos, achamos importante fazer o registro desses momentos”.

Glória Morena
Glória Morena tem 57 anos, vive na Zona Norte, é professora e dona de um vasto repertório de composições. Mas suas músicas não estavam à mostra para o público. Não estavam até o meados do ano passado, quando Glória estreou na cena musical da cidade com o single “Gato Guloso”, um batidão descontraído.

Neste janeiro de 2020, sob os cuidados do selo Rizomarte, a cantora veio com novo single, “Vou te pegar no carnaval”, lançado a uma semana. A música remete aos antigos e recentes carnavais por meio de uma marchinha modernosa com batidinha de funk. A letra fala de se arrancar o abadá, tirar a fantasia, e cair na surra de amor, no camarote ou atrás do trio elétrico. E como diz o refrão, “Não tem Ivete, Chiclete e Claudia Leite que impeça que eu me aproveite de te pegar no carnaval". A produção é de Zé Caxangá e Carlos Tupy (ambos da banda Luísa e Os Alquimistas), com percussão de Aiyra Soares.

Lila
A cantora Lila lançará seu disco de estreia neste primeiro semestre. Aos poucos ela tem dado pistas de como será o álbum – que já tem nome, “Uno”. Depois do single “Magia”, lançado no ano passado com direito a videoclipe, a artista apresenta no alvorecer de 2020 a nova “Deixa". A música tem uma atmosfera pop romântica e conta com a parceria do cantor Filipe Toca. A produção é de Gabriel Souto (Dusouto e Luísa e Os Alquimistas), que está cuidando da produção do disco junto com Pedras. Pelo já divulgado até aqui, “Uno” terá canções marcadas por uma sonoridade pop envolvente, a partir de beats eletrônicos minimalistas e melodias sutis.

Filipe Toca
Depois de bons anos tocando cover em barzinhos, o cantor Filipe Toca começa a investir na carreira autoral. Depois de lançar “Rir do mundo”, no ano passado, ele aparece agora com “Oitava Maravilha”. A canção é bem alto astral, vai das Pirâmides do Egito até Machu Picchu, tudo pra expressar seu sentimento pelo pessoa amada.

A inspiração para a nova música, informa o compositor, bateu no meio de uma festa, quando ele correu para o banheiro e se trancou para gravar as primeiras melodias.

Embora tenha poucas músicas lançadas, Filipe soma várias parcerias, como trabalhos com a banda potiguar Plutão Já Foi Planeta e com a cantora carioca Mahmundi.

Alexandre
Alexandre é Bruno Alexandre, cantor e compositor bastante atuante na cidade. Foi vocalista da banda Desventura e há cerca de oito anos é o frontman da banda Cafonaite. Agora ele estreia em projeto solo com o álbum “Agosto".  O álbum completo será lançado só no dia 24 de janeiro, mas exatamente nesta sexta-feira (17) ele apresente o primeiro single, “Veraneio", composta em parceria com Gustavo Arruda, do Plutão Já Foi Planeta.

A música revela bastante do que será a cara do disco: um trabalho repleto de letras românticas inspiradas numa grande paixão que o cantor teve. Há espaço para momentos de carinho, discussões explosivas, brigas e reconciliações, tudo numa levada pop romântica com influências da música oitentista, por meio de baterias eletrônicas e sintetizadores. A produção musical é de Vik Romero e Zé Caxangá. O lançamento é do selo Rizomarte.

Maria Fxntes
Maria Fxntes também escolheu esta sexta-feira (17) para lançar trabalho novo. Mas no caso dela é o EP completo, disponibilizado em todas as plataformas digitais. Batizado de “Salmoura”, o disco é composto de cinco músicas, onde se percebe intensidade poética nas letras e destacada presença de guitarras (tocadas pela própria Fxntes). Os arranjos eletrônicos são de Dante Augusto, que também assina a produção musical.

Créditos: PedrasMaria Fxontes lança EP “Salmoura” nesta sexta-feiraMaria Fxontes lança EP “Salmoura” nesta sexta-feira
Maria Fxontes lança EP “Salmoura” nesta sexta-feira

LIVRE INICIATTIVA
Formada no meio do ano passado, a banda Livre Iniciattiva está se lançando aos palcos oficialmente no começo de 2020. Quem quiser conferir o som do grupo tem esta sexta-feira (17), a partir das 22h, no Castelo de Mestre Zaia (na Rota do Sol, Ponta Negra), quando a banda estreia o projeto “Livre Iniciativa Convida”, com a participação do artista pernambucano Fred 04 (Mundo Livre SA) e a Skarimbó.

O Livre Iniciattiva é formado por ex-integrantes da extinta banda Brigitte Beréu, grupo que agitou a cena alternativa potiguar no início dos anos 2000. A sonoridade agora é de muito swing com a mistura de samba rock com manguebeat.








Deixe seu comentário!

Comentários