sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

74% da rede de esgoto está instalada

- Publicidade -

As obras de esgotamento sanitário realizadas pelo Governo do Estado, que tornarão Natal a primeira capital 100% saneada do Brasil, já chegam à marca de 74% da cidade com tubulações implantadas. Na Zona Norte, a área de maior cobertura do saneamento, já foram concluídas 77% das obras, o que representa 463,15 km de rede coletora instalada.  Em toda a cidade, já foram implantados 641 km da tubulação. A previsão é que sejam instalados cerca de 900 km.

Na zona Sul, foi instalado 62% do total e a previsão é de que até o final deste ano, os bairros de Capim Macio, Ponta Negra, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Dix-Sept Rosado e Alecrim estejam com suas redes de esgotamento sanitário concluídas.  O investimento total é de R$ 504 milhões, com recursos do Governo do Estado, Caern e Governo Federal.

Cerca de 70 mil ramais já estão instalados em Natal nos serviços de ampliação da rede de esgotos – o que representa 61,4% dos 114 mil ramais previstos. Dos instalados, 3.173 estão disponíveis para ser interligadas às residências. Até o fim deste ano, este número deve ser ampliado para 4.404. A maior parte, no entanto, só será liberada com a conclusão das obras da Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) Jaguaribe e Guarapes, prevista para dezembro de 2018.

Somente 37,58% da população da capital é de fato atendida pela rede, segundo dados do Instituto Trata Brasil deste ano. As Estações de Tratamento do Baldo e da Rota do Sol são o destino do esgoto coletado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas