sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

8 passos a seguir na compra de imóvel na planta

- Publicidade -

Estabeleça critérios. Antes de começar a procurar seu imóvel, lembre-se que isto pode levar tempo, em virtude da análise prévia que o procedimento exige. A prestação cabe no seu bolso? Qual a sua necessidade? Você tem pressa? Depois de responder a essas questões, comece a busca, sempre lembrando do tamanho que a parcela para quitar o imóvel vai ocupar no seu orçamento. É um cálculo simples, mas suficiente para o comprador ficar longe de fechar contratos por impulso.
Imóveis comprados na planta são mais baratos e, dependendo da cidade, do bairro e da procura, valorização pode alcançar até 50% entre o início da construção e a entrega das chaves
Estamos falando de uma quantia significativa de dinheiro, por isso o comprador não pode confiar apenas nas palavras tentadoras do corretor imobiliário. Veja qual a situação da empresa junto ao Procon, se há processos na justiça e converse com pessoas que já compraram imóveis através dela. As redes sociais podem ajudar bastante nesse momento. Peça ajuda aos amigos.

3 A Lei 4591, de 1964, determina que, antes de começar um negócio imobiliário, as incorporadoras precisam registrar em cartório um conjunto de quinze documentos. Entre eles, estão a prova da propriedade do terreno, o projeto de construção aprovado pela prefeitura, o cálculo exato da área do imóvel e a descrição do acabamento e material utilizado na construção. Não deixe por menos: exija a apresentação desse material, eles são mais importantes do que a boa apresentação em um estande.

4  Conheça o local do imóvel, pessoalmente. Quem compra um imóvel pela internet ou em estandes de vendas em shoppings, sem antes visitar o terreno, corre o risco de enfrentar surpresas desagradáveis. Em muitos casos, a vizinhança é barulhenta e o bairro enfrenta problemas como enchentes, trânsito e falta de segurança.

Caso a construtora/incorporadora insira em seu contrato cláusula que estipule prazo de prorrogação para a entrega do imóvel, que pode variar de 120/180 dias, não aceite. O Procon-RN considera essa prática abusiva, porque permite a variação unilateral das condições contratuais. Também são abusivas as taxas de assistência jurídica, interveniência e a taxa de condomínio antes da entrega do imóvel.

6 Seja organizado. É preciso separar uma pasta para guardar todo o material que for recolhido sobre o empreendimento: folders, e-mail, anotações feitas na hora da compra do imóvel. Tudo isso pode ser levado em conta pela justiça, servindo como prova, caso o comprador se sinta lesado e queira processar a construtora posteriormente.


7 No estande de vendas, observe na planta de edificação a exata localização da unidade pretendida – sua ventilação, incidência de luz do sol, etc. No memorial descritivo, identifique a marca e a qualidade dos materiais e equipamentos a serem utilizados – elevador, azulejos, metais, piso, etc.

8 Torne a compra do imóvel oficial, fazendo o registro do negócio no cartório. Enquanto a construção não for concluída, o índice a ser aplicado para reajuste das parcelas geralmente é o indicador da evolução dos custos da construção civil, o INCC. Após a entrega do imóvel, o índice será o estabelecido com a construtora ou com o agente financeiro, informação que deve ser dada previamente. E um detalhe importante: não aceite a cobrança de juros durante a construção e antes da entrega das chaves.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas